Anda di halaman 1dari 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Mecnica 9 Srie


Mquinas Trmicas II
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Valdir Rogrio Corra Pinto


Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Engenharia Mecnica - 9 Srie - Mquinas Trmicas II

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica. Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental.

Produo Acadmica

Relatrio 1: Turbinas e centrais de gs Relatrio 2: Sistemas de ventilao Relatrio 3: Sistemas de refrigerao Relatrio 4: Sistemas de ar condicionado.

Participao
Essa atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de participantes a ser definida pelo professor; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro:

em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia Mecnica - 9 Srie - Mquinas Trmicas II

Pg. 3 de 6

DESAFIO
O desafio projetar um sistema simples de ventilao para renovao de ar de um ambiente e elaborar um programa para clculo da carga trmica de um sistema de ar condionado para pequenos ambientes. Este desafio importante para que o aluno adquira uma slida base conceitual dos fatores necessrios para a elaborao de projetos e desenvolvimento de programas, capacitando o aluno a aplicar a teoria estudada em sala de aula.

Objetivo do desafio
Elaborar e projetar um sistema de ventilao para renovao de ar e executar um programa para clculo de carga trmica de um sistema de ar condicionado.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 3 horas )


Aula-tema: turbinas e centrais a gs. Essa atividade importante para pesquisar sobre as turbinas e centrais a gs, a evoluo dos equipamentos, suas aplicaes e a importncia na indstria atual. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar sobre a evoluo das turbinas a gs e o desenvolvimento que esse equipamento trouxe para as atividades industriais, suas caractersticas gerais de funcionamento e seus principais componentes, seus ciclos de funcionamento, suas aplicaes e as vantagens e desvantagens desse equipamento. Bibliografia complementar

MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N.; MUNSON, Bruce R. Introduo Engenharia de Sistemas Trmicos. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. VAN WYLEN, Gordon J.; SONNTAG, Richard E.. Fundamentos da Termodinmica Clssica: traduo da 4 ed. 1. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2004. MARTINELLI JR., Luiz Carlos. Refrigerao e Ar Condicionado. 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9WAT R68YYLOOWUwN2Y5OTgtYjU3Yi00NDcyLWEzYzItZjI2YzkxMWZjMjA5&hl=pt_BR >. Acesso em: 20 out. 2011.

Site sugerido para pesquisa

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia Mecnica - 9 Srie - Mquinas Trmicas II

Pg. 4 de 6

Passo 2 (Aluno) Elaborar um quadro comparativo entre as turbinas a gs e a vapor, contendo: vantagens e desvantagens de cada equipamento, custos de: instalao, operao, manuteno e gerao, a diferena entre elas com relao a perdas, potncia e rendimento e as principais aplicaes desses equipamentos na atividade industrial. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio intitulado Relatrio 1: Turbinas e centrais a gs com o contedo desenvolvido nos passos anteriores desta etapa e entregar ao professor na data agendada, de acordo com a padronizao definida.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 6 horas )


Aula-tema: sistemas de ventilao, refrigerao e ar condicionado. Essa atividade importante para pesquisar e conhecer os equipamentos e sistemas utilizados para ventilao residencial, comercial e industrial e desenvolver projetos de ventilao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar sobre os objetivos, a classificao, tipos, componentes e aplicaes dos sistemas de ventilao e as etapas necessrias para o desenvolvimento de um projeto. Bibliografia complementar CLEZAR, Carlos A.. Ventilao Industrial. 2. ed.. So Paulo: UFSC, 2009.

Passo 2 (Equipe) Dimensionar para o esquema da figura 1, o sistema de insuflamento com objetivo de renovao de ar para os ambientes (1, 2, 3, 4 e 5) com dampers em cada sada, com temperatura e a densidade do ar mostrado na figura e com os seguintes comprimentos dos dutos: A = 4 m, B = E = H = 1 m, sada para o ambiente 3 = 1 m, C = 2 m, D = F = G = I = 3 m, conexo CG = 2 m. Adotar o mtodo e outros parmetros que sejam necessrios para o desenvolvimento dos clculos.
4 H G I 5

A
T = 20 oC = 1,08 kg/m3

C B

D E

Figura 1 Representao do sistema de ventilao

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia Mecnica - 9 Srie - Mquinas Trmicas II

Pg. 5 de 6

Passo 3 (Equipe) Elaborar a lista de materiais para a instalao do sistema de ventilao do passo 2 e pesquisar atravs de empresas especializadas o custo para a execuo do projeto. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio intitulado Relatrio 2: Sistemas de ventilao com o contedo desenvolvido nos passos anteriores desta etapa e entregar ao professor na data agendada, de acordo com a padronizao definida.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: sistemas de ventilao, refrigerao e ar condicionado. Essa atividade importante para estudar a importncia da refrigerao na atividade industrial, os sistemas de refrigerao, os principais componentes, as formas construtivas das cmaras frigorficas, a expanso do setor e as limitaes em funo dos recursos energticos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar sobre o ciclo de compresso a vapor e os principais componentes de um sistema de refrigerao, mostrando e explicando atravs da figura do ciclo a atuao de cada componente em cada etapa. Bibliografia complementar COSTA, Ennio Cruz da. Refrigerao. 3 ed.. So Paulo: Edgard Blucher, 2002.

Passo 2 (Aluno) Pesquisar sobre os principais refrigerantes utilizados em um sistema de refrigerao industrial e mostrar atravs de um quadro comparativo suas caractersticas, evoluo ao longo do tempo, vantagens e desvantagens, relao com o meio ambiente e custo do produto. Passo 3 (Equipe) Elaborar o procedimento para elaborao de uma curva de congelamento e constru-la para congelar frango resfriado at temperatura de 10 C. A partir dessa curva, determinar o custo do consumo de energia eltrica para efetuar o congelamento de 5 toneladas do produto. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio intitulado Relatrio 3: Sistemas de refrigerao com o contedo desenvolvido nos passos anteriores desta etapa e entregar ao professor na data agendada, de acordo com a padronizao definida.

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia Mecnica - 9 Srie - Mquinas Trmicas II

Pg. 6 de 6

ETAPA 4 (tempo para realizao: 6 horas )


Aula-tema: Sistemas de ventilao, refrigerao e ar condicionado. Essa atividade importante para estudar os sistemas de ar condicionado e a sua aplicao na atualidade, sua aplicao em obras de pequeno e grande porte, projeto, execuo, operao e manuteno desses sistemas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos. Passo 1 (Aluno) Pesquisar sobre os conceitos bsicos para a instalao de sistemas de ar condicionado, a classificao desses sistemas, os equipamentos e a evoluo no controle desses equipamentos ocorrido nas ltimas dcadas. Bibliografia complementar CREDER, Hlio. Instalaes de Ar Condicionado. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

Passo 2 (Aluno) Pesquisar os fatores para a determinao da carga trmica de um ambiente, sua classificao, as variveis para elaborao de um projeto, estratgias para reduo da carga trmica, edifcios inteligentes e as novas tendncias para o mercado. Passo 3 (Equipe) Desenvolver um programa para o clculo da carga trmica para pequenos ambientes e seleo do equipamento com indicao da capacidade necessria do equipamento para o condicionamento desse ambiente, usando ferramentas disponveis na unidade ou de comum acordo com o professor da disciplina. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio intitulado Relatrio 4: Sistemas de ar condicionado com o contedo desenvolvido nos passos anteriores desta etapa e apresentar o programa desenvolvido no passo 3 ao professor da disciplina na data agendada, de acordo com a padronizao definida.

Livro Texto da disciplina:


MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N.; MUNSON, Bruce R. Introduo a Engenharia de Sistemas Trmicos. 1a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

Valdir Rogrio Corra Pinto

Anda mungkin juga menyukai