Anda di halaman 1dari 2

DELEGAO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE VORA

Reflexo sobre a UFCD 0777 Processador de texto, UFCD 0778 Folha de clculo e UFCD 0779 Utilitrio de apresentao grfica.

O mdulo 0777 Processador de texto processamento e edio, foi o primeiro a ser ministrado no curso e tinha como objetivo ensinar aos formandos as possibilidades de criao de documentos tendo sido utilizado o Word 2007. No meu caso, muito do que demos no mdulo j era conhecido, pois, sendo jovem e tendo recentemente completado o 12 ano, j estava habituado a ter de criar trabalhos escritos no Word e at a format-los de uma certa maneira para facilitar a sua leitura e melhorar o seu aspeto visual. No entanto nesta reflexo quero incluir o teste que realizmos neste mdulo, pois, representa exatamente aquilo que at agora nunca tinha utilizado no Word e que at desconhecia. A possibilidade de criar etiquetas, envelopes e cartas que permitem impresses em srie e utilizar tabelas formatadas no Word para a sua utilizao como base de dados (apesar de j saber que tabelas do Excel ou Access so mais utilizadas) foi algo completamente novo para mim, mas que rapidamente demonstrou as possibilidades que permite, mesmo para algo to simples como convidar amigos para uma festa, ou pelo contrrio, ser utilizado por uma empresa multinacional para contactar milhares de pessoas ao mesmo tempo evitando ter de escrever milhares de cartas uma a uma. Mesmo a aprender algo de novo, neste mdulo no senti grandes dificuldades e demonstrei as capacidades necessrias para ser aprovado no mesmo, devido minha j referida experincia com o Word. Assim, penso que melhorei os meus conhecimentos e adquiri novos.

O mdulo seguinte foi o mdulo 0778 Folha de clculo, onde utilizei o Microsoft Excel. Este mdulo tem como objetivo utilizar e programar aplicaes informticas de folhas de clculo. Na base j conhecia a matria que foi dada no mdulo, mas tambm aprendi novas maneiras e opes que facilitam muito na construo de folhas de clculo. O teste realizado foi bastante extenso e completo, tive de utilizar todo o conhecimento que aprendi no mdulo. Apesar de ter demonstrado umas pequenas falhas no conhecimento terico de Excel, na prtica no experimentei grandes dificuldades a realizar o que me foi pedido, como por exemplo, frmulas com condies, frmulas que vo buscar dados de outras folhas ou livros.

DELEGAO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE VORA

Gostei do mdulo e bvio que a utilizao de folhas de clculo em bases de dados, construo de oramentos e outros tipos de folhas de clculo de uma grande utilidade na vida profissional, mesmo se a pessoa no desempenhar a profisso de tcnico de informtica. Face ao exposto, considero que melhorei mais uma vez os meus conhecimentos e adquiri novas competncias, logo penso que atingi os objetivos propostos nesta UFCD.

Seguiu-se o mdulo 0779 Utilitrio de apresentaes grficas, cuja competncia a atingir era a utilizao de aplicaes informticas de apresentaes grficas. Mdulo mais curto que os dois anteriores, a matria dada foi no s menor em quantidade, como tambm mais leve em complexidade. Comecei a dar algumas bases de como construir uma boa apresentao e ao mesmo tempo comecei a trabalhar na apresentao a ser avaliada no mdulo, com um tema escolha, para ter uma durao mxima de 15 minutos e para ser apresentada aos colegas. Assim, irei colocar no meu PRA esta apresentao, pois, nesta atividade tive de aplicar conhecimentos tais como efeitos de transio entre diapositivos, utilizao de galerias de imagens e legendagem de figuras. Apesar de no ser de uma grande dificuldade na sua realizao, a apresentao em si custou um pouco, devido a eu no gostar de falar frente a uma audincia. No entanto apesar do nervosismo e de alguns enganos na comunicao, tudo correu razoavelmente bem. No evita que dos trs mdulos dados at agora, este foi o que menos gostei porque no me sinto confortvel em apresentaes pblicas para um grande nmero de pessoas, contudo, na execuo das tarefas propostas no tive dificuldades e nem na apreenso dos contedos programticos. Penso assim ter atingido os objetivos propostos.

Alexandre Mendes 04 de Dezembro de 2012

Anda mungkin juga menyukai