Anda di halaman 1dari 4

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade Aula 6 Nesta aula seguem os temas para o nosso 4 exerccio discursivo.

Estou finalizando a aula de redaes comparadas que ir ao curso amanh como aula extra.

PROPOSTAS TEMTICAS E NORMAS DE ENVIO DO TEXTO PARA A CORREO 1. Entre OS TEMAS PROPOSTOS, ESCOLHAM UM para compor o texto inteiro da redao. Este deve ser desenvolvido com o mnimo de 20 linhas e o mximo de 30 linhas. 2. Aponte o nmero do tema escolhido para a redao. 3. O documento dever ser enviado ao curso em word, digitado, nas fontes verdana ou arial, tamanho 14. Fotos, textos digitalizados ou textos em PDF podero acompanhar este texto digitado em um s documento. 4. Encabeando o texto, coloquem o nmero do tema, nome completo (nome inscrito no Ponto dos Concursos), endereo de e-mail (se houver mais um segundo, melhor, para evitar extravios). A inexistncia desses dados poder inviabilizar a correo. 5. No usem pauta para as linhas nem desenhem tabelas, por gentileza. 6. O envio do texto ser feito por meio da plataforma de redao que fica ao lado desta aula 6, no frum do curso. 7. Envio do texto at 12/5. 8. Devoluo do texto at 15/5.

Propostas temticas Tema 1 extrado do simulado Suponhamos a seguinte situao fictcia:

1 www.pontodosconcursos.com.br

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade Alexandre membro do Ministrio Pblico (MP). Mesmo gozando de vitaliciedade e de um timo subsdio para os padres econmicos brasileiros, ele tambm scio-gerente de um curso preparatrio para concursos no qual tambm exerce, h alguns anos, a atividade de professor. Nos dias atuais, por defender questes ligadas preservao do meio ambiente, Alexandre se identificou com as ideias de um partido poltico que defende a bandeira da economia sustentvel. Partindo dessa suposio, discorra, de modo claro, objetivo e fundamentado, acerca das garantias e das vedaes dos membros do Ministrio Pblico da Unio. Em seu texto, considere necessariamente os seguintes aspectos: a. Por que a vitaliciedade de Alexandre no se compara estabilidade dos servidores pblicos? b. O fato de Alexandre exercer outras tarefas pode ser explicado por algum temor em sofrer reduo do seu subsdio ou de perder o carter vitalcio de sua funo? c. O que a Lei dispe sobre o direito de Alexandre lecionar e de ser scio de empresa? d. Mesmo que Alexandre no seja candidato a nenhum caro eletivo, hoje, na forma da lei, ele poderia ser filiar ao partido com o qual se identifica?

Tema 2 Segundo doutrinadores, o Ministrio Pblico possui autonomia estrutural perante o Estado, no pertencendo, portanto, a qualquer dos trs Poderes. Em relao ao Ministrio Pblico, disserte de forma fundamentada, abordando o seguinte: a) Qual a funo institucional do Ministrio Pblico? Justifique. b) correto afirmar que o Ministrio Pblico faz parte da estrutura da Constituio Federal de 1988? Justifique. c) Pode-se dizer que entre as funes do Ministrio Pblico, esto s atribuies da defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais disponveis? Justifique.

2 www.pontodosconcursos.com.br

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade

Tema 3 Ministrio Pblico por destinao constitucional defende aquilo que inerente ao direito de todos os cidados, por isso muitos dos doutrinadores o chamam de defensor do povo. Em relao ao Ministrio Pblico, disserte de forma fundamentada, abordando, necessariamente, os aspectos: a) Pode-se dizer que o Ministrio Pblico, como instituio essencial funo jurisdicional do Estado, submete-se aos mandamentos do Poder Judicirio? Justifique. b) correto dizer que o Ministrio Pblico instituio subordinada ao Poder Executivo e que no detm autonomia funcional? Justifique. c) correto afirmar que o Ministrio Pblico, nos parmetros estabelecidos pela Constituio, foi a mais notvel inovao institucional desde a proclamao da Repblica, retomando o caminho histrico da Liberdade, que norteia a Histria da Humanidade? Tema 4 Das funes do Ministrio Pblico, podemos ponderar que uma das mais importantes zelar pelo conjunto de bens, direitos e valores pertencentes a todos, ou seja, o patrimnio pblico e social do Brasil. Nesse rol no se postula apenas pela correta aplicao das verbas pblicas, mas, sobretudo, se exige que o administrador pblico paute sua conduta imbuda dos melhores propsitos republicanos e trace sua linha de atuao em observncia aos princpios ticos da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Em relao defesa do patrimnio pblico pelo Ministrio Pblico, disserte de forma fundamentada, abordando os itens a seguir: a) Pode-se dizer que a improbidade administrativa caracterizada apenas quando o servidor faz mau uso do dinheiro pblico, com ou sem enriquecimento ilcito? b) dever do Ministrio Pblico promover a imediata investigao dos fatos e, uma vez sendo comprovada a ilicitude, buscar a responsabilizao civil e penal dos envolvidos? c) Quais as aes judiciais cabveis? relevante a participao do cidado no combate prtica de improbidade administrativa?

3 www.pontodosconcursos.com.br

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade ****

4 www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai