Anda di halaman 1dari 5

A respeito das sondagens percusso (SPT), correto dizer que a) NSPT igual soma do nmero de golpes necessrios para

para penetrar os 30 cm finais no processo de cravao, a cada metro investigado. b) apesar de ser um excelente ensaio para inspeo geotcnica dos solos, com fins de aplicao em fundaes, o ensaio SPT no atravessa solos compactos e duros. c) este ensaio realizado com uma sonda rotativa. d) o ensaio (SPT) realizado a cada 3 metros de sondagem. e) as amostras de solo analisadas so indeformadas.

Gabarito: Letra A
Conhecer o tipo de solo sobre o qual uma construo ser edificada de fundamental importncia, uma vez que a interao do solo com a estrutura garantir a estabilidade da edificao. O conhecimento do tipo tambm influenciar o processo de compactao dos solos, bem como na escolha e execuo das fundaes. Alm disso, alguns tipos de solos podem apresentar comportamentos em relao aos processos de deformao cujas consequncias sero observadas aps anos. Acerca dos tipos de solos encontrados na natureza, assinale a alternativa correta. a) Os solos granulares so perfeitamente identificveis por suas curvas granulomtricas, isto , solos de curvas granulomtricas iguais comportam-se de maneira semelhante. O mesmo no ocorre nos solos coesivos, pois se encontram na natureza solos de mesma curva granulomtrica, porm com comportamentos diferentes. b) Sem a considerao da rugosidade das partculas nem da umidade do solo, a compactao de solos coesivos deve ser feita preferencialmente com compactadores vibratrios. c) A finalidade precpua dos rolos ps de carneiro a compactao de solos no coesivos. d) A permeabilidade dos solos granulares menor do que a dos solos finos. e) O conceito de compacidade aplica-se a solos coesivos, enquanto o de consistncia, a solos no coesivos.

Gabarito: Letra A

Segundo as dimenses das suas partculas e dentro de determinados limites convencionais, as "fraes constituintes" dos solos recebem designaes prprias que se identifiquem com as acepes usuais dos termos. Essas fraes, de acordo com a escala granulomtrica brasileira (ABNT), esto apresentadas para pedregulho, areia, silte e argila. Segundo a norma para a argila, a dimenso da partcula tem de ser inferior a: a) 1 mm; b) 0,1 cm; c) 0,5 mm; d) 0,005 mm; e) 0,05 mm.

Gabarito:Letra D
Quanto natureza dos solos e sua forma de escavao, assinale a alternativa correta: a) solo arenoso: material coeso, constitudo de argila rija, com ou sem ocorrncia de matria orgnica, pedregulhos, gros minerais, saibros. Escavado com ferramentas manuais, ps, enxadas, enxades. b) solo de terra compacta: agregao natural, constitudo de material solto sem coeso, pedregulhos, areias, siltes, argilas, turfas ou quaisquer de suas combinaes, com ou sem componentes orgnicos. Escavado com picaretas, ps, enxades, alavancas, cortadeiras. c) solo de rocha branda: material com agregao natural de gros minerais, ligados mediante foras coesivas permanentes, apresentando grande resistncia escavao manual, constitudo de rocha alterada, "pedras-bola" com dimetro acima de 25 cm, mataces, folhelhos com ocorrncia contnua. Escavado com rompedores, picaretas, alavancas, ponteiras, talhadeiras e, eventualmente, com uso de explosivos. d) solo de rocha dura: material que apresenta alguma resistncia ao desagregamento, constitudo de arenitos compactos, rocha em adiantado estado de decomposio, seixo rolado ou irregular, mataces, "pedras-bola" at 25 cm. Escavado normalmente com uso de explosivos. e) solo de moledo ou cascalho: material altamente coesivo, constitudo de todos os tipos de rocha viva como granito, basalto, gnaisse, entre outros. Escavado com picaretas, cunhas, alavancas.

Gabarito:Letra C

Terraplenagem a tcnica de engenharia para o manuseio de solos e rochas, inclusive o desmonte de rocha, sendo que as etapas relacionadas na aplicao dessa tcnica so: a) escavao, carregamento, transporte e espalhamento. b) prospeco, escavao, desmonte e transporte. c) mapeamento, planificao, escavao e carregamento. d) prospeco, escavao, segregao e amontoamento. e) sulcagem, estiramento, escavao e transporte.

Gabarito: A

Fundaes superficiais, tambm chamadas de fundao rasa ou direta, transmitem a carga do edifcio ao terreno atravs das presses distribudas sob a base e so assentadas, preferencialmente, a uma profundidade de at duas vezes a sua menor dimenso em planta. De acordo com as caractersticas do solo, as condies ideais para a execuo dessas fundaes, so: a) areia fofa, argila rija, presena do lenol fretico e aterro compactado. b) areia compacta, argila rija, ausncia do lenol fretico e aterro compactado. c) argila mole, areia fofa, ausncia do lenol fretico e aterro no compactado. d) areia compacta, argila rija, presena do lenol fretico e aterro compactado. e) areia compacta, argila mole, presena do lenol fretico e aterro no compactado.

Gabarito: B

Em funo das caractersticas e das propriedades do solo e da obra a ser construda, existem diferentes tipos de solues de fundaes que devem ser consideradas. Dentre essas, est correto afirmar que a do tipo Radier uma fundao a) superficial de pequenas dimenses para pilares individuais. b) profunda, com elevada rigidez e elevada capacidade de carga. c) em estacas pr-moldadas, especialmente indicada para situaes de carregamento lateral. d) superficial que transfere as cargas dos pilares da construo para o terreno atravs de uma nica placa.

e) profunda, indicada para reforo das fundaes existentes na construo e que vem apresentando elevados recalques.

Gabarito: Letra d

Dimensione uma sapata na condio mais econmica, para um pilar de dimenses iguais a 30 x 30 cm e carga de 800 KN sendo a taxa admissvel no solo igual a 0,20 MN/m . Marque a opo correta, que corresponde s dimenses da sapata dimensionada: a) 0,80 m x 0,80 m b) 1,00 m x 1,00 m c) 1,50 m x 1,50 m d) 2,00 m x 2,00 m Gabarito: Letra D
. O termo rocha designa materiais naturais consolidados,
duros e compactos, da crosta terrestre ou litosfera. Existem trs grandes categorias de rochas: sedimentares, eruptivas e metamrfi cas. O granito e o arenito so, respectivamente, rochas do tipo: A) eruptiva e sedimentar B) sedimentar e metamrfica C) metamrfica e eruptiva D) metamrfica e sedimentar E) sedimentar e eruptiva Gabarito: A Dentre os tipos de fundao profunda, destaca-se o tubulo, que pode ser executado com ou sem o emprego de ar comprimido. A execuo de um tubulo com ar comprimido necessria quando: A) o solo coesivo B) o tempo est chuvoso C) no se utiliza camisa metlica D) o solo na base do tubulo est saturado de gua E) o tubulo realizado com concreto simples Gabarito: D

Em regies tropicais de clima mido e estaes chuvosas e secas alternadas, podem ocorrer um processo de lixiviao do solo ou rocha, que resulta na remoo de slica e no enriquecimento em ferro e alumina.Esse processo denominado: (A) laterizao (B) sedimentao (C) diastrofismo (D) estratificao (E) intruso

Gabarito: A

O solo formado por decomposio de grande quantidade de folhas, caules e troncos de arvores, que sofrem um processo incipiente de carbonificao, transformando-se em um solo fibroso essencialmente de carbono, conhecido como: (A) Aluvio (B) Elicos (C) Sedimentar (D) Talus (E) Turfa Gabarito : E

Anda mungkin juga menyukai