Anda di halaman 1dari 12

CURSO DE INSPETOR DE SOLDA QUESTIONARIO PARA ESTUDO PARA A P2 MAI/2013 NOME: _____________________________________________

01 Assinale a alternativa incorreta com relao s responsabilidades do N1 e N2: a) No tocante soldagem, o N2 interpreta os requisitos de normas tcnicas. b) O N1 verifica a adequao de procedimentos para uma determinada situao. c) Ver se um determinado procedimento certificado atividade do N2. d) O modo de atuao dos inspetores preventivo. e) O inspetor N1 no verifica se um procedimento foi qualificado.

02 Com relao qualificao de procedimento de soldagem e soldadores incorreto afirmar: a) O N2 define a quantidade de chapas de teste e o N1 acompanha a execuo da soldagem. b) O N1 verifica se a quantidade de chapas de teste est de acordo com o especificado. c) A anlise dos resultados dos ensaios no destrutivos uma atividade do N1. d) Verificar a conformidade dos corpos de prova no tarefa do N1. e) Uma das funes do N1 a determinao da dureza das chapas de teste.

03 Com relao verificao do material de base e dos consumveis, qual atividade exclusiva do N2. a) Verificar, comparando as marcaes no metal de base e os documentos aplicveis se o metal de base o especificado. b) A constatao de que o consumvel est em condies de uso. c) A averiguao de que o consumvel est armazenado de forma correta. d) A verificao de que as instrues do fabricante para o ressecamento dos consumveis esto sendo seguidas. e) A verificao de que o consumvel est de acordo com a especificao tcnica. 04 Com relao inspeo antes e durante a soldagem correto dizer que: a) b) c) d) e) O N1, para cada servio verifica se os procedimentos esto de acordo com as normas tcnicas. O N2 pode verificar se os procedimentos de soldagem esto disponveis aos soldadores. O N2 nunca verifica as condies do local de trabalho. A verificao de temperatura entre passes atividade exclusiva do N2. O N1 sempre verifica se o preaquecimento esta de acordo com a especificao tcnica.

05 Com relao ao registro de resultados e inspeo aps a soldagem, pode-se afirmar que: a) N1 e N2 podem aprovar a soldagem efetuada por meio dos resultados dos ensaios em peas. b) Quando se faz necessrio um ps-aquecimento, o mesmo pode ser verificado somente pelo N2 atravs das instrues de fabricao. c) de competncia exclusiva do N2 a manuteno de documentos tcnicos de soldagem. d) de competncia exclusiva do N1 a execuo de controle dimensional da solda. e) O N1 tambm pode emitir a relao de soldadores qualificados seguindo as especificaes tcnicas.

06 Para o ensaio de dureza incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) Ela representa a resistncia que um material oferece a penetrao de um corpo duro. Para aos carbono, se o limite de resistncia maior ento a dureza obtida maior. considerado como um ensaio destrutivo. Seu resultado a manifestao combinada de varias propriedades do material. A composio qumica do metal de adio no influencia no resultado do valor da dureza.

07 Sobre o ensaio de dobramento qual a afirmao falsa: a) b) c) d) e) Este ensaio fornece uma indicao quantitativa da ductilidade do material. Para o ensaio comum nunca fornecido um valor numrico. Um cutelo de dimetro menor fornece uma severidade maior ao ensaio. A zona tracionada no ensaio examinada a olho nu a procura de descontinuidades. Um material considerado reprovado se romper-se antes de atingir o ngulo especificado.

08 Considerando o ensaio de dobramento correto dizer que: a) b) c) d) e) Possui pelo menos quatro tipos de variantes do processo. No dobramento semiguiado uma das extremidades do corpo de prova engastada. No dobramento guiado um esforo de flexo aplicado nas extremidades do corpo de prova. A velocidade um item irrelevante neste ensaio. O dobramento livre o nico que no permite obter o valor do alongamento do corpo de prova.

09 A nica afirmao, para o ensaio de dobramento que verdadeira : a) Dobramento Lateral Transversal: neste ensaio o eixo da solda paralelo ao eixo longitudinal do corpo de prova. b) Dobramento Transversal de Raiz: neste ensaio a face da solda fica tracionada. c) Dobramento Longitudinal de Raiz: neste ensaio h uma compresso da raiz da solda. d) Dobramento Transversal de Face: neste ensaio o eixo da solda perpendicular ao eixo longitudinal do corpo de prova. e) Dobramento Longitudinal de Raiz: neste ensaio a raiz da solda fica comprimida.

10 Para os ensaios mecnicos incorreto dizer que: a) b) c) d) e) Servem para a qualificao de um procedimento de soldagem. So ensaios que dificilmente rompem o material ensaiado. Sua funo garantir uma qualidade mnima da solda. Permitem avaliar as propriedades mecnicas de um material. Os corpos de prova utilizados nos ensaios so padronizados por normas.

11 Com relao orientao dos corpos de prova correto dizer que: a) A anisotropia a variao das propriedades mecnicas de um material deformado devido direo que foram retirados os corpos de prova. b) No dobramento longitudinal o eixo de fechamento paralelo a direo de laminao. c) No ensaio de trao transversal a fora aplicada deve ser paralela direo de laminao. d) No dobramento transversal o eixo de fechamento ortogonal a direo de laminao. e) No ensaio de trao longitudinal a fora aplicada deve ser ortogonal a direo de laminao.

12 Considerando o mtodos de ensaio de dureza Brinell falso dizer que: a) b) c) d) A dureza representada por HB. Neste ensaio comprime-se rapidamente uma esfera de ao sobre a superfcie a ser ensaiada. Neste mtodo a unidade Kgf/mm2 pode ser omitida. Para este ensaio a carga usada e o dimetro da esfera dependem da dureza do material a ser ensaiado. e) um ensaio largamente utilizado devido facilidade de aplicao.

13 incorreto afirmar para o ensaio Rockwell que: a) b) c) d) e) dividido entre Rockwell normal e Rockwell superficial. Utiliza-se de penetradores esfricos ou cnicos. Neste ensaio um valor alto na escala significa que o material tem baixa dureza. As escalas utilizadas neste ensaio possuem uma dependncia entre si. Neste ensaio utiliza-se, sempre, primeiro uma pr-carga para garantir um bom contato.

14 Para o ensaio de dureza Vickers no verdade que: a) b) c) d) e) O penetrador utilizado uma pirmide de base quadrada e ngulo entre as faces de 120. O nmero de dureza Vickers deve sempre ser seguido pelo smbolo HV. Neste ensaio a dureza independente da carga aplicada. O penetrador utilizado neste ensaio no se deforma. Este ensaio, apesar se ser considerado destrutivo, no inutiliza a pea ensaiada.

15 Para o ensaio macrogrfico verdade dizer que: a) b) c) d) e) O objetivo deste ensaio a determinao da dureza do material ensaiado. Neste ensaio utiliza-se um microscpio para fazer a analise do material ensaiado. As heterogeneidades podem ser qumicas, cristalinas e mecnicas. A funo do reativo utilizado remover as descontinuidades presentes na superfcie da amostra. Neste ensaio, um cuidado que se deve ter fotografar a pea somente aps o seccionamento.

16 Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) O ensaio visual um ensaio realizado somente aps a soldagem. O ensaio visual detecta somente descontinuidades superficiais. Uma junta defeituosa aquela que apresenta descontinuidades. Apesar de o ensaio visual ser de alto custo, um ensaio rpido. A sequncia do ensaio visual : inspeo e em seguida preparao da superfcie.

17 Assinale a alternativa correta: a) No teste magntico os materiais so classificados em magnticos e ferromagnticos. b) No teste por pontos observa-se a capacidade de reao espontnea ou forada por eletrolise de um material. c) No teste por pontos o material reconhecido pelas calotas geradas nos mesmos. d) O teste por pontos utiliza-se de dois mtodos: ataque qumico simples e por magnetizao. e) Uma desvantagem do teste magntico que sua execuo demorada.

18 incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) O ensaio de estanqueidade permite detectar defeitos passantes em chapas. Testes pneumticos no so considerados como ensaios de estanqueidade. O ensaio de estanqueidade pode ser realizado por presso positiva e presso negativa. O teste de capilaridade realizado com liquido de baixo efeito capilar. Rapidez e baixo custo so caractersticas do teste de estanqueidade.

19 Considerando o ensaio de ultrassom incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) A faixa de som audvel pelo aparelho auditivo humano situa-se acima de 20 KHz. O ultrassom detecta defeitos de materiais ferrosos e no ferrosos. O teste ultrassnico de materiais feito com o uso de ondas mecnicas ou acsticas. O ultrassom permite a deteco de descontinuidades internas. Dupla laminao, escrias em unies so detectadas pelo ensaio de ultrassom.

20 Qual das afirmativas abaixo a correta: a) b) c) d) e) Ondas longitudinais oscilam perpendicularmente em relao direo de propagao da onda. Nas ondas longitudinais os planos de partculas mantem a mesma distancia entre si. Ondas transversais so tambm conhecidas como ondas de cisalhamento. Ondas transversais contem zonas de compresso e zonas diludas. As ondas transversais tem a facilidade de se propagarem em lquidos.

21 Qual das afirmativas abaixo sobre o ensaio por ultrassom falsa: a) b) c) d) e) Este ensaio pode ser feito por qualquer pessoa que tem boa audio. Este ensaio utiliza-se de uma norma tcnica para ser realizado. O transdutor composto de um cristal polarizado que se deforma por tenso aplicada. O cristal utilizado atua como um martelo ultrassnico. A amplitude das ondas geradas no pode ser sentida por serem muito pequenas.

22 Qual das afirmativas abaixo a respeito do ultrassom a falsa: a) b) c) d) O cabeote normal colocado em um plano paralelo ao plano da pea. O cabeo normal tambm conhecido como cabeote monocristal. O cabeote angular utilizado para soldas com reforo. O cabeote duplo-cristal o menos adequado para detectar descontinuidades prximas superfcie. e) O acoplante tem a funo de transmitir s vibraes de energia ultrassnica do cabeote a pea e vice-versa.

23 Com relao ao ultrassom qual das afirmativas abaixo incorreta: a) b) c) d) e) A medio de espessura feita normalmente com cabeotes duplo-cristal. O ensaio de dupla-laminao usado para orientar o plano de corte de chapas. A inspeo da solda tem a funo de avaliar a dureza de um determinado material. Este ensaio necessita ter acesso somente a uma superfcie da pea. E um ensaio mais rpido que a radiografia.

24 Qual das afirmativas abaixo a respeito do ensaio radiogrfico a falsa: a) b) c) d) A radiografia no necessita de energia eltrica para a sua operao. A gamatografia muito utilizada em inspees de campo. A radiografia detecta com sensibilidade defeitos volumtricos. As trincas normalmente s so detectadas quando esto paralelas a direo de propagao da radiao. e) Quanto maior for o comprimento de onda, maior ser a capacidade de penetrao da radiao.

25 Qual das afirmativas abaixo a respeito do ensaio radiogrfico a verdadeira: a) Os geradores de radiao X no constituem uma fonte natural de radiao. b) O filme radiogrfico sensibilizado somente pela luz. c) As reas escuras de um filme radiogrfico indicam que a pea absorveu menos radiao naquela regio. d) Para a radiografia necessrio ter acesso somente a um dos lados da pea a ser ensaiada. e) Na radiografia industrial usa-se muito os istopos radiativos Cobalto 192 e o Selnio 60.

26 Para o ensaio radiogrfico qual das afirmativas abaixo a verdadeira: a) b) c) d) e) Os raios gama no podem ter o seu comprimento de onda variado. Os raios gama so melhores em qualidade que os raios X. Os penetrmetros nos indicam a origem da radiao recebida pela pea ensaiada. A radiografia permite apenas o registro temporrio dos resultados. Uma das vantagens da radiografia a obteno de resultados de forma imediata.

27 Para o ensaio por meio de liquido penetrante incorreto dizer que: a) b) c) d) e) O ensaio por liquido penetrante s detecta descontinuidades superficiais. Este ensaio utiliza-se de trs produtos: removedor, penetrante e revelador. Neste ensaio o magnetismo da pea no afeta o resultado. Para este ensaio a superfcie do material no pode ser porosa. Este ensaio permite obter o registro permanente dos resultados.

28 Para o ensaio por meio de liquido penetrante a sequencia correta : a) Preparao da superfcie; aplicao do revelador; aplicao do penetrante; remoo do excesso de penetrante; laudo final. b) Preparao da superfcie; aplicao do penetrante; remoo do excesso de penetrante; aplicao do revelador; laudo final. c) Aplicao do revelador; preparao da superfcie; aplicao do penetrante; remoo do excesso de penetrante; laudo final. d) Aplicao do penetrante; aplicao do revelador; preparao da superfcie; remoo do excesso de penetrante; laudo final. e) Preparao da superfcie; aplicao do revelador; remoo do excesso de penetrante; aplicao do penetrante; laudo final.

29 Para o ensaio por meio de partculas magnticas incorreto dizer que: a) Este ensaio no pode ser aplicado em materiais no magnticos. b) Neste ensaio as partculas ferromagnticas aglomeram-se nos campos de fuga. c) Neste ensaio, para uma melhor deteco das descontinuidades, as mesmas devem estar paralelas s linhas de fora. d) O Yoke utilizado no ensaio utiliza-se de corrente alternada. e) Na tcnica dos eletrodos o campo magntico criado circular. 6

30 Para o ensaio por meio de partculas magnticas verdade que: a) b) c) d) e) A tcnica da bobina utilizada para detectar descontinuidades longitudinais na pea. A tcnica do contato direto utilizada para detectar descontinuidades transversais pea. A aplicao das partculas magnticas pode ser por via seca ou por via mida. O ensaio por liquido penetrante tem custo menor que o de partculas magnticas. Este ensaio tem a vantagem de no ser afetado pela geometria da pea a ser ensaiada.

31 Amostra retirada da chapa ou tubo de teste, com o objetivo de conhecer as propriedades mecnicas do material analisado chamada de: a) b) c) d) e) Chapa de teste. Tubo de produo. Chapa de produo. Corpo de prova. Chapa de teste de produo.

32 Para o cdigo ASME o agrupamento dos consumveis com base nas propriedades mecnicas, composio qumica e usabilidade chamados de: a) b) c) d) e) P NUMBER. M NUMBER. C NUMBER. F NUMBER. A NUMBER.

33 Assinale considerando as afirmativas abaixo qual a incorreta: a) b) c) d) e) Um procedimento de soldagem contem limites ou faixas de parmetros a serem utilizados. Um procedimento de soldagem valido somente dentro dos limites nele especificados. Muitas normas exigem que o procedimento de soldagem seja qualificado. Equipamento tipo de maquina de solda utilizada na construo de uma estrutura. Um procedimento de soldagem pode conter itens como corrente de soldagem, espessura do metal de base e tipo de consumvel.

34 Para um dado procedimento de soldagem a seguinte afirmativa falsa: a) A adequao de um dado procedimento de soldagem provada por meio de sua qualificao. b) Um procedimento pr-qualificado aquele que foi provado ser adequado por meio de servios executados seguindo o mesmo por um perodo de tempo longo. c) Procedimentos pr-qualificados exigem sempre a execuo de ensaios de qualificao. d) Os requisitos de qualificao de um dado procedimento variam conforme a norma empregada. e) Para qualificar um procedimento as peas de teste soldadas pelo mesmo sero ensaiadas e avaliadas seguindo uma determinada norma.

35 Das alternativas abaixo qual a incorreta: a) Chapas de teste de produo so colocadas como apndice s juntas a serem soldadas. b) As chapas de teste de produo so soldadas em condies diferentes das soldas do equipamento. c) Chapas de teste de produo so utilizadas quando se necessita realizar ensaio de impacto nas juntas soldadas. d) Variveis essenciais so aquelas que uma vez alteradas requerem a requalificao. e) Variveis essenciais suplementares so aquelas que, se alteradas e a junta necessitar de ensaio de impacto, vai implicar em uma requalificao.

36 Assinale a alternativa incorreta sobre pirmetro de contato: a) b) c) d) e) Um pirmetro de contato no contamina a pea a ser soldada. Este instrumento necessita de calibrao de acordo com o sensor utilizado. Este instrumento possui uma preciso muito boa, na faixa de 10% ou mais. So instrumentos caros e delicados, usados somente quando o seu uso se faz necessrio. Este instrumento serve para medir temperaturas de preaquecimento, interpasse e psaquecimento.

37 Assinale a alternativa incorreta sobre lpis de fuso: a) Utilizam a propriedade de que cada substancia apresenta ponto de fuso nico. b) Uma forma de se determinar a temperatura de uma superfcie com o uso de diversos lpis de fuso de temperaturas diferentes. c) Os lpis de fuso possuem uma boa preciso em torno de 1%. d) Uma das vantagens do lpis de fuso que, mesmo quebrado, pode ser utilizado. e) Outra vantagem do lpis de fuso que o mesmo nunca contamina o metal de base. 38 Assinale a alternativa correta sobre termopares: a) Seu funcionamento baseia-se na diferena de potencial gerada pela diferena de temperatura entre suas extremidades. b) Leituras de corrente podem ser traduzidas em leituras de temperatura desde que o instrumento esteja calibrado. c) O termopar de cromo - constatan usado na maioria das aplicaes que envolvem aquecimento por resistncia eltrica. d) O fio de cromel positivo e magntico enquanto que o fio de alumel negativo e no magntico. e) Quanto mais fino o fio do termopar, mais lenta ser a resposta s variaes de temperatura. 39 Assinale a alternativa incorreta sobre registradores: a) b) c) d) e) Os registradores de temperatura apresentam um registro de curva tempo x temperatura. So instrumentos que precisam de aferio constante. Uma das desvantagens dos registradores que podem controlar um nico termopar. Ao usar um registrador deve-se verificar a velocidade de avano da fita de registro. Os registradores so instrumentos caros e frgeis. 8

40 Assinale a alternativa falsa: a) Os termopares so disponveis em duas formas: fabricada e pronta para uso ou peas que sero montadas. b) A forma fabricada possui os fios cobertos com revestimento de ao inoxidadavel. c) Os termopares de Ferro-Constantan trabalham em temperaturas de ate 760C. d) Por serem muito robustos, no h a necessidade de cuidados no manuseio dos termopares. e) Ao usar um registrador deve-se ter o cuidado de verificar em qual unidade o mesmo opera ( F ou C).

41 Considere um procedimento de soldagem cuja temperatura mnima de 175C (praquecimento) e a temperatura mxima de 250C (interpasse) e que, para se fazer medies de temperatura, utilizamos um lpis de fuso de 180C (pr-aquecimento) e outro de 260 C (interpasse). Ao se fazer um risco com cada um dos lpis correto afirmar que: a) Quando a junta estiver a 182C o lpis de pr-aquecimento no ira se fundir. b) Quando a junta estiver a 250C o lpis de interpasse ira se fundir. c) Quando for atingida na junta a temperatura de pr-aquecimento o lpis de pr-aquecimento ir se fundir. d) Quando for atingida na junta a temperatura de interpasse o lpis de interpasse ir se fundir. e) Quando for atingida na junta a temperatura de interpasse o lpis de pr-aquecimento ira se fundir.

42 Assinale a alternativa incorreta sobre a rgua graduada: a) b) c) d) e) utilizada quando no h necessidade de grande preciso. Para ser completa deve ter a graduao em um nico sistema de medidas. As rguas devem apresentar traos finos, profundos e salientes em preto. A graduao presente na mesma de ter uniformidade. Ao guarda-la deve-se aplicar na mesma uma camada pequena de vaselina.

43 O nmero 7,0031 x 102 possui quantos algarismos significativos: a) b) c) d) e) 1. 4. 5. 2. 3.

44 O resultado de 73 55 54 53 56 59 : a) b) c) d) e) 20 55 54. 19 55 54. 29 54 55. 19 115 114. 09 55 54.

45 Com relao aos reguladores de presso incorreto afirmar: a) b) c) d) e) Sua funo aumentar a presso de sada dos cilindros de gs. O regulador de um estagio mais aplicado em operaes de oxicorte. O regulador de dois estgios proporciona uma dupla reduo da presso. A presso nos reguladores no deve ultrapassar a 2/3 da presso total indicada. O regulador de dois estgios mais indicado para operaes de soldagem.

46 Sobre a EPS falso afirmar que: a) b) c) d) e) Contem todos os parmetros e condies da operao de soldagem. um documento usado pelo inspetor para o acompanhamento das qualificaes. Com a EPS o inspetor verifica se os parmetros e condies de soldagem esto sendo seguidos. Pr-aquecimento e detalhes da junta so itens que esto contidos neste documento. O nome do soldador que realizara o trabalho esta contido neste documento.

47 Sobre a RQPS falso afirmar que: a) b) c) d) e) Contem os resultados dos ensaios e exames realizados na chapa ou tubo de teste. Uma RQPS permite preparar varias EPS. Varias RQPS podem dar suporte a uma EPS. Ensaio de trao e ensaio de dobramento so itens que podem estar contidos em uma RQPS. A sequncia de soldagem do equipamento esta contida neste documento.

48 Sobre a IEIS falso afirmar que: a) Este documento contem os parmetros principais dos procedimentos de soldagem qualificados. b) Este documento composto de trs partes. c) Este documento elaborado a partir dos desenhos de fabricao e montagem dos equipamentos e da relao de soldadores habilitados a executar o servio. d) Este documento contem a identificao de todas as juntas a serem soldadas. e) Este documento no possui um prazo de validade .

49 Sobre a RQS falso afirmar que: a) b) c) d) e) Para se qualificar um soldador usa-se uma RQPS qualificada. Para se qualificar um soldador usa-se uma EPS qualificada. Este documento contem o nome do soldador e seu respectivo sinete. Os resultados dos ensaios de dobramento esto contidos neste documento. O F NUMBER um dos itens contidos neste documento.

10

50 Em uma Relao de Soldadores qualificados no deve conter a seguinte informao: a) b) c) d) e) Um resumo das qualificaes dos soldadores. Os limites de qualificao de um soldador. O nome do soldador habilitado a realizar o trabalho. O croqui da junta a ser soldada. O P NUMBER para o qual o soldador esta habilitado a soldar.

51 O controle de desempenho dos soldadores um documento que no...: a) b) c) d) e) Deve ser atualizado semanalmente. Faz a comparao entre soldas inspecionadas e soldas defeituosas de cada soldador. Visa manuteno da qualidade das soldas. Contem os ensaios de dobramento que sero realizados na junta. Contem a porcentagem das radiografias reprovadas.

52 O relatrio de inspeo de produto um documento que no...: a) b) c) d) e) Contem resultados de inspees em equipamentos ou peas. Possui uma sequencia nas informaes nele contidas. Contem uma descrio do equipamento ou produto analisado. Contem uma descrio das condies do local de trabalho. Contem comentrios sobre a inspeo efetuada.

53 Assinale a alternativa incorreta sobre arquivamento de documentao: a) Deve permitir que as informaes possam ser rapidamente recuperadas. b) Os documentos podem ser classificados em funo da sua aplicao. c) A classificao dos documentos dividida em documentos de uso geral e documentos de uso especifico. d) EPS, RQPS e RQS so documentos que o inspetor de soldagem deve manter sobre o seu controle. e) Documentos de uso especfico so aplicados a todos os documentos.

54 Assinale a alternativa incorreta sobre EPI: a) Sua funo evitar ou amenizar leses. b) As mascaras protegem o soldador das radiaes emitidas pelo arco e dos salpicos provenientes da soldagem. c) As lentes de cobertura tem a funo de absorver os raios infravermelhos e ultravioletas. d) Quanto maior for o numero da lente filtrante maior sua proteo. e) As mascaras de solda para serem transferidas a outro soldador devem passar por limpeza e desinfeo. 11

55 Assinale a alternativa incorreta sobre fatores de risco: a) b) c) d) e) Esses fatores so classificados em: radiao, calor, rudo, fumos e gases e eletricidade. As roupas utilizadas pelo soldador devem ser resistentes ao calor e as projees. O soldador pode ter sua capacidade auditiva reduzida se no utilizar protetores auriculares. A soldagem possui a caracterstica de nunca emanar fumos nocivos sade do soldador. Para se trabalhar em segurana com equipamentos eltricos o soldador deve possuir a maior resistncia possvel.

12

Anda mungkin juga menyukai