Anda di halaman 1dari 3

Histria da Imigrao no Brasil, os imigrantes italianos, espanhis, alemes, portugueses etc.

A formao da cultura brasileira, indstria e agricultura no Brasil do sculo XIX.

Histria da imigrao no Brasil Podemos considerar o incio da imigrao no Brasil a data de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso pas para dar incio ao plantio de cana-deacar. Porm, a imigrao intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes no-portugueses, que vieram para c durante a regncia de D. Joo VI. Devido ao enorme tamanho do territrio brasileiro e ao desenvolvimento das plantaes de caf, a imigrao teve uma grande importncia para o desenvolvimento do pas, no sculo XIX. Em busca de oportunidades na terra nova, para c vieram os suos, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemes, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, So Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originrios da Ucrnia e Polnia, habitando o Paran, os turcos e os rabes, que se concentraram na Amaznia, os italianos de Veneza, Gnova, Calbria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para So Paulo, os japoneses, entre outros. O maior nmero de imigrantes no Brasil so os portugueses, que vieram em grande nmero desde o perodo da Independncia do Brasil. Aps a abolio da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso territrio. Com a necessidade de mo-de-obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de italianos e alemes chegaram para trabalharnas fazendas de caf do interior de So Paulo, nas indstrias e na zona rural do sul do pas. No ano de 1908, comeou a imigrao japonesa com a chegada ao Brasil do navio Kasato Maru, trazendo do Japo 165 famlias de imigrantes japoneses. Estes tambm buscavam os empregos nas fazendas de caf do oeste paulista. Todos estes povos vieram e se fixaram no territrio brasileiro com os mais variados ramos de negcio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produo de borracha, a vinicultura, etc. Atualmente, observamos um novo grupo imigrando para o Brasil: os coreanos. Estes no so diferentes dos anteriores, pois da mesma forma, vieram acreditando que podero encontrar oportunidades aqui que no encontram em seu pas de origem. Eles se destacam no comrcio vendendo produtos dos mais variados tipos que vai desde alimentos, calados, vesturio (roupas e acessrios) at artigos eletrnicos.
Embora a imigrao tenha seu lado positivo, muitos pases, como por exemplo, os Estados Unidos, procuram dificult-la e, sempre que possvel, at mesmo impedi-la, para, desta forma, tentar evitar um crescimento exagerado e desordenado de sua populao. Cada vez mais medidas so adotadas com este propsito e uma delas a dificuldade para se obter um visto americano no passaporte. Concluso: O processo imigratrio foi de extrema importncia para a formao da cultura brasileira. Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando caractersticas dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influncias trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma portugus, a culinria italiana, as tcnicas agrcolas alems, as batidas musicais africanas e muito mais. Graas a todos eles, temos um pas de mltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histrico.

Voc sabia? - Comemora-se em 25 de junho o Dia do Imigrante. - Comemora-se em 21 e fevereiro o Dia Nacional do Imigrante Italiano. - Entre os sculos XIX e XX, cerca de 1,5 milho de imigrantes italianos vieram morar no Brasil. - Existe um Memorial do Imigrante (museu) situado no bairro da Mooca, na cidade de So Paulo, destinado pesquisas e exposies sobre o tema da imigrao. Bibliografia : http://www.suapesquisa.com/historia/imigracao/ http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Hist%C3%B3ria/Imp%C3%A9rio/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil/

Anda mungkin juga menyukai