Anda di halaman 1dari 10

Identificao da escola EMEF.

PROF EGDIO COSTA PLANO DE ENSINO ANUAL Disciplina Professores Ano/ Srie Carga Horria Ano letivo Cincias Paulo Mariano 6 ano/5 srie 3h/A semanal 2012

Justificativa da disciplina Ao ensinar , devemos resguardar e valorizar o conhecimento cotidiano que o educando traz de casa, com questes pertinentes e estratgias bem definidas, podemos colocar em questo esse conhecimento, para que o educando possa caminhar para o conhecimento cientfico. O conhecimento cientfico tem especificidades que o transformam em ferramenta poderosa no mundo moderno. O ensino e a aprendizagem das Cincias Naturais marcam um espao privilegiado , uma vez que, as diferentes explicaes sobre o mundo, os fenmenos da natureza e as transformaes produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. tambm neste espao que se v a expresso das explicaes espontneas dos alunos oriundas de vrios sistemas explicativos. Assim, oportuniza-se o desenvolvimento de uma postura reflexiva, crtica, questionadora e investigativa, colaborando para a construo da autonomia de pensamento e ao, condio necessria formao do educando. Desta forma, constri-se uma prtica coerente e tica dentro das novas exigncias da sociedade .

Ementa Os objetivos de Cincias Naturais no ensino fundamental so concebidos para que o aluno desenvolva competncias e habilidades que lhe permitam compreender o mundo utilizando conhecimentos de natureza cientfica e tecnolgica.Esses objetivos de rea so coerentes com os objetivos gerais estabelecidos na Introduo aos Parmetros Curriculares Nacionais e tambm com aqueles distribudos nos Temas Transversais. O ensino das Cincias Naturais tem como difusor os estudos dos avanos da tecnologia e o papel do ensino da Cincias Naturais tem como ser um agente de conscientizao de problemas sociais, naturais e ecolgico.

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA

Objetivos Gerais da Escola O foco da aprendizagem da U.E. est centrado na identidade, que visa valores socioculturais, desenvolvendo em nossos educandos e educandas a integralidade dos saberes cientficos e ticos, assegurando o respeito, a universalidade e a equidade das relaes interpessoais e a excelncia dos servios prestados ampliando desta forma, seus conhecimentos. Com isso, garantir a vivencia dos nossos valores que so autonomia, conhecer, solidariedade fazer, autenticidade conviver e a excelncia ser levando-os a aprender a Aprender e entrar bem para sair melhor.

Objetivos Gerais Analisar os elementos histricos, polticos e culturais do ensino de Cincias; Identificar as relaes entre conhecimento cientfico, produo de tecnologias e condies de vida no mundo de hoje; Identificar o papel do professor e do aluno numa proposta investigativa do ensino de Cincias; Observar e registrar diferenas entre diversos ambientes; Realizar experimentos simples; Reconhecer processos e etapas de transformao de materiais em objetos; Elaborar relatrios de aulas observadas; Conhecer e dominar os contedos bsicos relacionados rea de Cincias Naturais, adequando-os s caractersticas dos alunos nas devidas sries; Organizar atividades ativas, interessantes e significativas de aprendizagem, gerindo tempo, espao e recursos, a partir do contedo estudado e utilizando de maneira adequada e criativa o material disponvel; Sistematizar os novos conhecimentos e as reflexes sobre a prtica docente em Cincias Naturais, por meio de um processo permanente de investigao e produo de conhecimento

Habilidades Bimestre

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA Contedos: 1

Bloco de Conted o Terra e Universo

Habilidades

Contedos

Ser Humano e Sade

1.1 Perceber a importncia dos hbitos de higiene para manter a sade individual e coletiva; 1.2 Entender as mudanas fsicas e comportamentais tpicas da adolescncia; 1.3 Estabelecer a relao existente entre os mtodos contraceptivos, gravidez e DSTs; 1.4 Compreender a importncia da preveno e da conscientizao quanto ao uso das drogas lcitas.

1. Cuidando do ambiente e do corpo: Cuidando do ambiente; Higiene dos alimentos; Higiene corporal e mental;

Puberdade e adolescncia.

Vida e Ambiente

2.1 Compreender a importncia das ideias e dos equipamentos na explorao do universo; 2.2 Diferenciar os modelos que explicam os movimentos dos planetas do Sistema Solar; 2.3 Entender de maneira simplificada a teoria que explica a origem do Sistema Solar; 2.4 Identificar o Sol como astro principal do sistema solar e as principais caractersticas dos planetas de sua rbita.

2.

Explorando o espao: Astronomia; O modelo geocntrico; O modelo heliocntrico; A origem do universo; A origem do Sistema Solar; Conhecendo o Sistema Solar.

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA Tecnologia e Sociedade Habilidades Bimestre

Contedos:

Bloco de Conted o Terra e Universo

Habilidades

Contedos

1.1 Identificar o planeta Terra como parte do Sistema Solar e a Lua como seu satlite natural; 1.2 Compreender que os movimentos da Terra influenciam nos ritmos biolgicos; 1.3 Compreender as fases da Lua e sua influncia sobre alguns fenmenos terrestres; 1.4 Relacionar as caractersticas da Terra ao favorecimento de toda a biodiversidade.

1. Terra: um planeta do Sistema Solar: Os movimentos de rotao e translao da Terra e os ritmos biolgicos associados; Lua: o satlite da Terra; Os componentes da Biosfera: Atmosfera, Litosfera e Hidrosfera.

2.1 Compreender a atmosfera como uma camada composta pela mistura de gases, os quais influenciam processos e transformaes tanto na hidrosfera como na

2. A Terra e a atmosfera: As caractersticas gerais atmosfera; As camadas da atmosfera;

da

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA Ser Humano e Sade


litosfera; 2.2 Identificar algumas modificaes atmosfricas provocadas pela interferncia humana no ambiente; 2.3 Perceber que a poluio atmosfrica est associada a doenas e qualidade de vida; 2.4 Entender a formao do vento e sua utilizao na produo de energia. A poluio atmosfrica; A destruio da camada oznio; A inverso trmica; O efeito estufa; A energia dos ventos. de

Habilidades Bimestre

Tecnologia e Sociedade

Vida e Ambiente

Contedos:

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA Bloco de Conted o Terra e Universo Habilidades Contedos

1.1 Reconhecer que alguns animais que convivem com o homem so transmissores de doenas; 1.2 Estabelecer postura e conduta responsvel na posse de animais domsticos; 1.3 Demonstrar atitudes de participao e incentivo nas campanhas de vacinao de ces e gatos; 1.4 Compreender as transformaes ocorridas na Terra pela ao humana e os impactos sobre os recursos naturais e os seres vivos; 1.5 Diferenciar os materiais reciclveis dos no reciclveis; 1.6 Compreender a importncia no desenvolvimento de atividades voltadas para a coleta seletiva, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais; 1.7 Compreender que as guas residuais quando no tratadas poluem e contaminam o meio ambiente; 1.8 Compreender que o leo de fritura quando descartado de maneira inadequada polui o meio ambiente.

Ser Humano e Sade

1. Cuidando da Terra e dos seres vivos: Os animais sinantrpicos e domsticos; A posse responsvel de animais de estimao; Mudanas nas paisagens por aes humanas; O lixo: sua origem e destinao; O esgoto; A coleta do leo de fritura.

2.1 Compreender de maneira simplificada os processos bsicos da dinmica do planeta que originam o solo; 2.2 Identificar alguns tipos de solo, sua composio e caractersticas especficas; 2.3 Perceber que a porosidade e a permeabilidade so propriedades essenciais para a formao dos aquferos; 2.4 Valorizar a importncia do solo como sustento da vida na Terra e a promoo de prticas para a sua conservao; 2.5 Relacionar doenas, poluio e a contaminao do solo ao uso incorreto pelo homem.

2. Solo: o substrato da vida. A formao do solo; A composio do solo; Os tipos de solos; A degradao do solo; O manejo adequado do solo; O solo e a sade.

Vida e Ambiente

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA Tecnologia e Sociedade Habilidades Bimestre Bloco de Conted o Terra e Universo

Contedos:

Habilidades

Contedos

1.1 Identificar a gua como recurso indispensvel vida; 1.2 Diferenciar os estados fsicos da gua; entender sua composio qumica e identificar suas propriedades; 1.3 Verificar que a gua um importante agente do intemperismo e se comporta como um solvente de muitas substncias; 1.4 Perceber que a gua participa de um ciclo global e contnuo provocado pela ao da energia solar; 1.5 Entender a distribuio da gua na Terra, a sua funo e variao nos seres vivos; 1.6 Perceber que a gua prpria para consumo deve ser obtida em estaes de tratamento apropriadas para esse fim; 1.7 Compreender a relao da gua parada com o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti; 1.8 Estabelecer prticas preventivas de controle do mosquito Aedes aegypti e identificar os sintomas da doena; 1.9 Compreender de maneira simplificada os

1. gua na Terra: A gua: composio, propriedades e estados fsicos; O ciclo da gua na natureza e nos seres vivos; A gua apropriada para o consumo; A gua e a sade; O consumo consciente dos recursos hdricos.

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA Ser Humano e Sade


processos de gerao de energia atravs da gua; 1.10 Entender a importncia da preservao dos mananciais como essenciais qualidade de vida das populaes.

Metodologia de ensino Aula expositiva dialgica Exposio via televiso/DVD de filme, documentrio, clipe e entrevistas ; Exposio de transparncias via retro projetor, elaborao de fichamentos, resumos de textos pr-selecionados, mapeamentos, resoluo de exerccios, aplicao de mini aulas, utilizao

Tecnologia e Sociedade

Vida e Ambiente

2.1 Compreender a dinmica existente entre os componentes vivos e fsicos e qumicos de um ecossistema; 2.2 Reconhecer os componentes e a organizao de um ecossistema; 2.3 Diferenciar cadeia alimentar de teia alimentar; 2.4 Perceber as relaes alimentares e as posies trficas numa cadeia alimentar; 2.5 Compreender como os seres vivos estabelecem associaes dentro da comunidade ecolgica; 2.6 Compreender que as aes humanas interferem no equilbrio e no ciclo vital dos seres vivos.

2. A Vida e o ambiente: A biodiversidade e os componentes de um ecossistema; A organizao de um ecossistema; As relaes alimentares estabelecidas em um ecossistema; As cadeias e as teias alimentares de um ecossistema; As associaes estabelecidas entre os seres vivos.

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd); Uso do laboratrio para pequenas experincias cientficas; Recorte de jornais, revistas e gibis para melhor compreenso do contedo a ser abordado; Orientao de Estudos, maquetes e seminrios

Recursos
Uso da sala de Vdeo Microscpio Revistas Jornais Cola Tesoura Giz de cera Lpis de cor Sulfite Isopor Figuras de animais Cartolina Rgua Data show Retroprojetor

Identificao da escola EMEF.PROF EGDIO COSTA


Tv/Dvd Uso do Laboratrio Uso do quadro Negro

Avaliao Portaria SE 04/09, de 06 de maio de 2009 que dispe sobre a sistemtica de avaliao para as escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Referencial Terico
BIBLIOGRAFIA CANTO, Eduardo Leite do. Cincias Naturais: Aprendendo com o cotidiano.., 6 ano . 2.edio So Paulo: Moderna. Departamento de Edies Educativas da Editora Moderna. Cincias. Ensino Fundamental. Livro , 6 ano , Projeto Ararib. Editor responsvel: Jos Luiz Carvalho da Cruz. So Paulo: Moderna

Anda mungkin juga menyukai