Anda di halaman 1dari 2

Critrios de avaliao

Interpretao correta das informaes disponveis. Clareza na expresso de resultados. Aplicao correta dos conceitos fsicos. Preciso nos resultados obtidos. Expresso crtica nas respostas.

Srie:

3a.

Turma: _____

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE FSICA ENSINO MDIO Data: 18/04/2013

Professor: Washington

Nome:___________________________________________________________ n ______
INSTRUES PARA REALIZAO DA ATIVIDADE: Preencha adequadamente o cabealho com nome, nmero, srie, turma, etc. Todas as questes devem ser respondidas nos respectivos espaos, respeitando seus limites. Leia atentamente os textos antes de responder as questes Leia as questes com cuidado. A compreenso destas faz parte da avaliao. Toda a atividade deve ser feita caneta azul ou preta. Data para entrega: 22/04/2013 Questes que envolvem clculos podem ser respondidas a lpis desde que a resposta final esteja caneta. importante demonstrar todos os clculos BOA SORTE!! realizados. COMPETENCIAS E HABILIDADES ESPERADAS
Utilizar-se das linguagens como meio de expresso, informao e comunicao, em situaes intersubjetivas, adequando-as aos contextos diferenciados dos interlocutores e das situaes. Perceber a pertinncia da utilizao de determinadas formas de linguagem, de acordo com diferentes situaes e objetivos. Exprimir-se por escrito ou oralmente com clareza, usando a terminologia pertinente. Reconhecer e utilizar terminologia e vocabulrio especficos a cada situao.

CONHECIMENTOS
Gravitao Universal Esttica dos Corpos Rgidos

Fluidosttica

Com base na leitura do Texto 1, responda:


1. Observe a figura 6.14 no texto e considere a Terra em seu movimento de translao, deslocando-se entre as duas posies mostradas na figura. A fora gravitacional do Sol sobre a camada de gua que envolve a Terra, maior em A ou em B?

2. Na figura 6-15, suponha que o eixo E esteja mostrando a direo atual do eixo terrestre e considere a Terra em sua posio mais prxima ao Sol. Nessa poca do ano, no hemisfrio Sul seria inverno ou vero?

3. Suponha que sobre esse planeta atuasse somente a fora de atrao do Sol. Qual seria a trajetria desse planeta?

Responda as prximas questes com base no Texto 2:


5. No texto citada a clebre frase de Arquimedes: Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, eu deslocarei o mundo! Imagine que ele tenha conseguido obter um corpo de massa igual massa da Terra (aproximadamente 6 x 10 24 kg) e que esse corpo tenha sido suspenso na extremidade de uma alavanca, a 1 m do ponto de apoio. Suponha que a fora mxima que Arquimedes poderia exercer na outra extremidade da alavanca fosse de 1000 N. Considerando g = 10 m/s 2, a que distncia do ponto de apoio Arquimedes deveria exercer essa fora para equilibrar a alavanca? Essa distncias equivale a quanto raios terrestres? (lembre-se o raio da Terra de aproximadamente 6 x 106 m)

6. Na figura 7-40 est uma representao do raciocnio de Arquimedes para resolver o problema da coroa do rei de Siracusa. a) Na figura 7-40a, em que colocou na gua uma massa de ouro igual da coroa, suponha que tenham sido recolhidos 30 cm 3 de gua. Qual era a massa da coroa? (Considere a densidade do ouro igual a 20 g/cm 3. Observe que o volume recolhido de gua equivale ao volume da coroa imersa)

b)Considerando a densidade da prata igual a 10 g/cm3, qual teria sido o volume de gua recolhido na figura 7-40b?

c)Supondo que a massa da coroa fosse constituda por 70% de ouro e 30% de prata, e considerando as densidades do ouro e da prata adotadas acima, qual seria o volume recolhido por Arquimedes na figura 7-40c?

Anda mungkin juga menyukai