Anda di halaman 1dari 36

Publicao: 29/04/10 DJE: 28/04/10 (*) Republicao: 04/05/10 DJE: 03/05/10

PROVIMENTO-CONJUNTO N 15/2010 (Alterado pelos Provimentos-Conjuntos n 17/2010, n 18/2011, n 19/2011, n 20/2011, n 21/2012 ,n 22/2012, n 23/2012, n 25/2012, n 21/2013, n 26/2013 e Portaria-Conjunta n 269/2012) Dispe sobre o recolhimento das custas judiciais, da Taxa Judiciria, da fiana das despesas processuais e de outros valores devidos no mbito da Justia Estadual de primeiro e segundo graus e d outras providncias.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS e O CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuies legais; CONSIDERANDO o disposto na Lei n 14.939, de 29 de dezembro de 2003, que dispe sobre as custas devidas ao Estado no mbito da Justia Estadual de primeiro e segundo graus, despesas processuais e d outras providncias, e na Lei n 14.938, de 29 de dezembro de 2003, que altera a Lei n 6.763, de 26 de dezembro de 1975, que consolida a legislao tributria no Estado, e d outras providncias; CONSIDERANDO o disposto na Portaria Conjunta n 51, de 26 de maio de 2004, que dispe sobre a forma de recolhimento das receitas judicirias e d outras providncias; CONSIDERANDO que o valor da Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais (UFEMG) para o exerccio de 2010 corresponde a R$ R$ 1,9991 (hum real, nove mil, novecentos e noventa e um dcimos de milsimos), conforme Resoluo n 4.169, de 03 de dezembro de 2009, do Secretrio de Estado de Fazenda. CONSIDERANDO os valores das tarifas em vigor cobradas pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos; RESOLVEM: DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - O pagamento das custas de Primeiro e Segundo Graus, inclusive dos Juizados Especiais, do preparo de recursos, do porte de remessa e retorno dos autos, da Taxa Judiciria, da fiana e demais valores devidos ao Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais ser efetuado de acordo com o disposto nas Leis estaduais 14.938, de 29 de dezembro de 2003; 14.939, de 29 de dezembro de 2003; e neste Provimento Conjunto. Art. 2 - As receitas de que trata o art. 1 deste Provimento Conjunto devero ser recolhidas exclusivamente na rede bancria, por meio da Guia de Recolhimento de Custas e Taxas Judicirias GRCTJ, vedada qualquer outra forma de recolhimento.

1 - O modelo da GRCTJ consta do Anexo IV deste Provimento Conjunto. 2 - A GRCTJ dever ser gerada eletronicamente e estar disponvel para emisso e impresso na rede mundial de computadores, Portal do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais TJMG, no endereo eletrnico http://www.tjmg.jus.br, observando-se, na fase de implantao, o 5 deste artigo. 3 - O prazo de validade da GRCTJ ser: I - em geral, de 30 (trinta) dias, contados da data de emisso, ou at o ltimo dia til do ano corrente de emisso, o que ocorrer primeiro; II - para custas e despesas processuais devidas a final, de 15 (quinze) dias, contados da intimao, ou at o ltimo dia til do ano corrente de emisso, o que ocorrer primeiro. 4 - Os prazos de validade referidos no 3 deste artigo dizem respeito somente ao documento de arrecadao e no se sobrepem, derrogam ou modificam o prazo processual a que est vinculado o recolhimento. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 2 - O recolhimento das custas, da Taxa Judiciria e demais valores previstos no art. 1 deste Provimento Conjunto ser efetuado na Guia de Recolhimento de Custas e Taxas Judicirias GRCTJ, por intermdio da rede bancria. 1 - As guias emitidas devero ser pagas dentro do seu prazo de validade e utilizadas para a distribuio no mesmo ano civil; 2 - A comprovao do recolhimento somente ser vlida com o original da via Autos/TJMG devidamente preenchida e autenticada; 3 - Nos dias em que no houver expediente bancrio, ou aps o seu encerramento, o juiz de direito ou o desembargador competente poder autorizar a realizao de atos urgentes sem o recolhimento antecipado das custas, taxas e despesas processuais, para evitar a prescrio da ao ou a decadncia do direito; 4 - Nas hipteses do 3 deste artigo, obriga-se a parte interessada a comprovar o recolhimento das custas, taxas e despesas processuais no primeiro dia til subsequente em que houver expediente bancrio, sob pena de nulidade dos atos praticados. 5 - As guias inicialmente indisponveis na rede mundial de computadores continuaro a ser emitidas pelo SISCOM WINDOWS e Sistema de Guias da 2 Instncia. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) 6 - A GRCTJ somente poder ser utilizada para fins de distribuio no mesmo exerccio financeiro do pagamento. (Pargrafo acrescentado pelo ProvimentoConjunto n 25/2012) Art. 2-A - Sem prejuzo da verificao e homologao definitiva do recolhimento, a cargo do TJMG, que se far com base nas informaes do arquivo eletrnico disponibilizado pelo Banco, o interessado far prova do recolhimento pela GRCTJ apresentando: I - a guia autenticada mecanicamente; ou

II - a guia acompanhada do comprovante do efetivo pagamento emitido pelo guich de caixa ou pelos canais eletrnicos do Banco. 1 - A autenticao na guia ou o comprovante emitido pelo guich de caixa devero ser originais, no valendo quando apresentados por cpia reprogrfica ou segunda via do comprovante. 2 - Na hiptese do inciso II do caput deste artigo no far prova do recolhimento a apresentao de comprovante emitido por canais eletrnicos relativo ao servio de agendamento ou outro similar que possa vir a ser cancelado, por iniciativa do Banco ou do correntista, antes da realizao do pagamento. (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 2-B - Nos dias em que no houver expediente bancrio, ou aps o seu horrio de encerramento, o juiz de direito ou o desembargador competente poder autorizar a realizao de atos urgentes sem o recolhimento antecipado das custas, taxas e despesas processuais, para evitar a prescrio da ao ou a decadncia do direito; (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Pargrafo nico - Nas hipteses do caput deste artigo, obriga-se a parte interessada a comprovar o recolhimento das custas, taxas e despesas processuais no primeiro dia til subsequente em que houver expediente bancrio, sob pena de nulidade dos atos praticados. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 2-C - vedado aos servidores e magistrados, no exerccio de suas funes, manusear numerrio de qualquer espcie e a qualquer ttulo, salvo as permisses legais ou normativas. (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Pargrafo nico - A vedao prevista no caput deste artigo abrange o recebimento de valores de GRCTJ, a eventual abertura, manuteno ou movimentao de fundos, depsitos, valores e contas bancrias de qualquer espcie, ressalvado, no ltimo caso, as contas relativas a depsitos judiciais vinculados a processos em tramitao na prpria Comarca. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 2-D - Compete Diretoria Executiva de Finanas e Execuo Oramentria DIRFIN o gerenciamento da arrecadao das receitas referidas no art. 1 deste Provimento Conjunto. (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 3 - As tabelas das custas e das despesas processuais, em conformidade com a Lei n 14.939, de 29 de dezembro de 2003, e da Taxa Judiciria, com base na Lei n 14.938, de 29 de dezembro de 2003, expressas em unidade monetria nacional, integram os Anexos I e II, respectivamente, deste Provimento Conjunto. Art. 4 - Para a utilizao da GRCTJ, devero ser preenchidos os campos obrigatrios e lanados, na linha correspondente, os valores a serem recolhidos.

1 - Em caso de recolhimento de Verbas Indenizatrias de Oficiais de Justia e de Receitas Ocasionais / Outras, ser discriminada a quantidade e a espcie dos atos e dos valores no campo de Informaes Complementares; 2 - Para fins de identificao na GRCTJ, so consideradas Receitas Ocasionais / Outras as decorrentes de: I - alvar de folha corrida judicial; II - alvar judicial; III - carta de arrematao, de adjudicao e de remio; IV - certides; V - cpia reprogrfica com ou sem conferncia; VI - desarquivamento de autos; VII - despesas de citao e intimao postais; VIII - formal de partilha; IX - fiana; X - laudos de Assistente Social, Psiclogo e Mdico Judicial; XI - multa em condenao da Lei Federal n 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias; XII - porte de remessa e de retorno; XIII - protocolo integrado; XIV - transmisso via fax ou meio eletrnico; XV - medida socioeducativa / Multa ao Fundo Nacional Antidrogas - FUNAD ( 6 do art. 28 da Lei Federal n 11.343, de 23 de agosto de 2006); XVI - indenizaes e multas impostas pelo Judicirio ao responsvel por danos causados ao meio ambiente e administrao ambiental, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico e a outros bens ou interesses difusos e coletivos, destinados ao Fundo Estadual de Diretos Difusos FUNDIF (Lei n 14.086, de 06 de dezembro de 2001); XVII - multa aplicada pela recusa injustificada ao servio do jri, nos termos do 2 do art. 436 do Cdigo de Processo Penal e ao jurado que, sem causa legtima, deixar de comparecer no dia marcado para a sesso ou retirar-se antes de ser dispensado pelo presidente do Tribunal do Jri, conforme dispe o art. 442 do Cdigo de Processo Penal. (Inciso acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 18/2011)

3 - A pena de multa prevista no art. 49 do Cdigo Penal, decorrente de sentena penal condenatria ou de transao penal, deve ser recolhida em favor do Fundo Penitencirio Estadual FPE, conforme previsto na Lei n 11.402, de 14 de janeiro de 1994 . 4 - A pena restritiva de direitos consistente em prestao pecuniria ser destinada para a vtima, para seus dependentes ou para entidade pblica ou privada com destinao social, vedado o seu recolhimento atravs da GRCTJ. Art. 5 - As custas e o porte de retorno relativos aos recursos dirigidos ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justia e ao Tribunal Regional Federal sero recolhidos conforme leis especficas e normas expedidas por aqueles Tribunais. 1 - de responsabilidade da parte interessada se inteirar sobre os valores devidos aos Tribunais referidos no caput deste artigo, bem como sobre a forma de recolhimento, ficando vedada a utilizao da GRCTJ para este fim; 2 - Os recolhimentos previstos no caput deste artigo devero ser efetuados sem prejuzo dos valores devidos Justia Estadual; 3 - Havendo recurso para o Tribunal Regional Federal em processo que tramitou perante a Justia Estadual, alm dos valores devidos quele Tribunal, a ttulo de preparo, deve ser recolhida para o Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, pela GRCTJ, a importncia correspondente a cinquenta por cento do valor previsto para a remessa dos autos da comarca de origem para Braslia, no Distrito Federal, conforme Tabela H do Anexo I deste Provimento Conjunto. DAS CUSTAS JUDICIAIS Art. 6 - As Custas so referentes aos atos judiciais praticados em razo de ofcio, especificados nas tabelas da legislao de regncia, constantes do Anexo I deste Provimento Conjunto, que abrangem o registro, a expedio, o preparo e o arquivamento do feito. Art. 7 - As custas judiciais tm natureza tributria, no se confundindo com as despesas estabelecidas na legislao processual e no disciplinadas na legislao estadual ou neste Provimento Conjunto. Art. 8 - O recolhimento das custas e das despesas processuais devidas na Jurisdio de 1 grau, quando da interposio de recursos e nos processos de competncia originria do Tribunal de Justia, ser exigido no ato da distribuio, inclusive nas hipteses de embargos execuo, ao monitria e ao penal privada. Art. 9 - As custas prvias so aquelas cobradas no ato da propositura da ao ou de interposio do recurso, conforme as tabelas constantes do Anexo I deste Provimento Conjunto e a natureza da ao ou do recurso. 1 - Por ocasio da propositura de aes ou da interposio de recursos, sero cobrados os valores relativos Taxa Judiciria, verba indenizatria dos oficiais de justia e citao postal, se for o caso;

2 - Os rgos que fazem parte da Administrao Indireta devero, antes da distribuio da ao, recolher a verba indenizatria de transporte dos oficiais de justia, salvo nos casos de convnio firmado com o Tribunal de Justia para este fim especfico, conforme o disposto no art. 24 deste Provimento Conjunto, ou providenciar o pagamento da citao postal. Art. 10 - As custas intermedirias so aquelas geradas no curso do processo ou, ainda, quando: I - houver a determinao de alterao do valor da causa, por deciso judicial no incidente de impugnao do valor que foi atribudo pelo autor; II - for apurada diferena entre o valor devido e as custas prvias recolhidas, em razo de interpretao errnea da natureza do feito ou incluso em faixa de valor diverso daquele dado causa; Pargrafo nico - Para os casos previstos neste artigo, a parte ser intimada a efetuar o recolhimento no prazo de 5 (cinco) dias, nos termos do art. 185 do Cdigo de Processo Civil. Art. 11 - As custas e despesas finais referentes aos atos praticados durante o trmite do processo e no recolhidas, prvia ou intermediariamente, sero apuradas antes do arquivamento do feito. 1 - Haver recolhimento de custas e despesas finais nas hipteses de abandono da causa, desistncia da ao, transao que ponha fim ao processo ou quando houver diferena entre o valor dado causa e a importncia a final apurada ou resultante da condenao definitiva; 2 - As custas e despesas no recolhidas previamente em decorrncia de previso legal ou autorizao judicial sero computadas e quitadas ao final; 3 - A parte vencida na demanda, mesmo que seja a Unio, o Estado, o Municpio, a autarquia ou a fundao pblica, reembolsar as custas judiciais e despesas processuais, nos termos da condenao; 4 - As partes pagaro, proporcionalmente aos seus quinhes, as custas e despesas finais nas aes divisrias e demarcatrias; 5 - Desde que no tenha ocorrido o recolhimento, sero computadas, ao final, as custas e as despesas, a saber: I - as certides e os instrumentos previstos na Tabela F, do Anexo I deste Provimento Conjunto; II - as custas das cartas precatrias cumpridas dentro do Estado de Minas Gerais; III - as despesas necessrias para arrombamento, demolio, apreenso, remoo ou despejo de bens; IV - a penhora, o arresto ou o sequestro de bens;

V - a veiculao de aviso, edital, citao ou intimao, nas publicaes impressas no Dirio do Judicirio, realizadas no jornal Minas Gerais; VI - o reembolso de despesas com os servios postal, telegrfico, telefnico, de transmisso por "fax" ou "fax-modem, de cpias reprogrficas e do protocolo integrado, em favor do Tribunal de Justia; VII - o documento eletrnico ou a comunicao por meio eletrnico; VIII - a remunerao do perito, do intrprete, do tradutor, do assistente tcnico, do agrimensor e do mdico judicial, arbitrada pelo juiz; IX - o reembolso do valor de laudo do Psiclogo Judicial e do Assistente Social Judicial, em favor do Tribunal de Justia; X - o reembolso das verbas indenizatrias de transporte dos servidores da Justia, pagas em processos cuja parte goze dos benefcios da assistncia judiciria, nos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre e em feitos criminais de ao penal pblica e diligncia do juzo, inclusive nos casos do inciso II do art. 23 deste Provimento Conjunto, em favor do Tribunal de Justia; XI - o reembolso das verbas indenizatrias de transporte dos oficiais de justia pagas em feitos de interesse dos rgos da Administrao Direta, em favor do Tribunal de Justia; XII - o reembolso do valor da conduo e da hospedagem de auxiliares e servidores da justia, arbitrada pelo juiz, quando em atividades fora do Municpio-Sede da comarca; XIII - o reembolso do pedgio, quando houver locomoo de servidores em rodovias em que ocorra esta cobrana; e XIV - o reembolso de despesas com a travessia de rios e lagos; 6 - Fica vedada, no computo das custas e despesas finais, a incluso dos valores da verba indenizatria dos Oficiais de Justia recolhidos por meio de convnio firmado com o Tribunal de Justia; 7 - Encerrado o processo de conhecimento, contam-se as custas e despesas devidas at a fase concluda; 8 - As despesas enumeradas no 5 deste artigo sero calculadas, quando for o caso, pela comprovao de sua realizao, mediante notas ou recibos devidamente juntados aos autos. Art. 12 - No h incidncia de custas nos processos: I - de "habeas-corpus"; II - de "habeas-data";

III - de competncia do Juzo da Infncia e da Juventude, ressalvada a hiptese de litigncia de m-f. Art. 13 - No esto sujeitos ao pagamento e recolhimento de custas: I as aes de competncia dos Juizados Especiais, salvo os casos previstos em lei e os recursos para as Turmas Recursais; II - o inventrio, o arrolamento e o pedido de alvar judicial, desde que os valores no excedam a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs. III - os requerimentos de certides sobre a existncia de processos cveis e criminais. Art. 14 - So isentos do pagamento e recolhimento de custas: I - a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e as respectivas autarquias e fundaes; II - os beneficirios da assistncia judiciria; III - o autor nas aes populares, nas aes civis pblicas e nas aes coletivas de que trata a Lei Federal n 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispe sobre o Cdigo de Defesa do Consumidor, ressalvada a hiptese de litigncia de m -f; IV - o autor da ao relativa aos benefcios da previdncia social, at o valor previsto no art. 128 da Lei Federal n 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias, considerado o valor em relao a cada autor, quando houver litisconsrcio ativo; V - o ru que cumprir o mandado de pagamento ou de entrega da coisa na ao monitria; VI - o Ministrio Pblico; e VII - a Defensoria Pblica. 1 - As pessoas elencadas no inciso I deste artigo no so isentas das despesas processuais; 2 - Os beneficirios da assistncia judiciria esto isentos do recolhimento das custas e despesas referentes certido e cpia reprogrfica simples e com conferncia, sendo observados os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, a fim de se coibir eventuais abusos; 3 - No haver cobrana de custas no pedido de desarquivamento, quando, no requerimento formulado pela parte interessada, o Juiz deferir o benefcio da justia gratuita. DA TAXA JUDICIRIA

Art. 15 - A Taxa Judiciria incide sobre a ao, a reconveno ou o processo judicial, ordinrio, especial ou acessrio, ajuizado perante qualquer juzo ou tribunal. Art. 16 - A Taxa Judiciria ser recolhida com observncia do disposto no art. 107 da Lei n 6.763, de 1975, com as alteraes posteriores, especialmente da Lei n 14.938, de 2003, da seguinte forma: I - como regra geral, antes da distribuio da ao ou do despacho do pedido inicial ou da reconveno, inclusive na ao monitria, na primeira e na segunda instncias; II - ao final: a) no inventrio e no arrolamento, quando no for caso de iseno, juntamente com a conta de custas; b) na ao proposta por parte beneficiada pela iseno do pagamento das custas, se condenada ao pagamento, pela Unio, pelos Estados, pelos Municpios ou demais entidades de direito pblico interno, hiptese em que a Taxa Judiciria ser paga pelo ru, se vencido, mesmo em parte; c) na ao penal pblica, se condenado o ru; d) na ao de alimentos; e) nos embargos execuo previstos nos artigos 741 e seguintes do Cdigo de Processo Civil; f) no mandado de segurana, se a ordem for denegada. Art. 17 - A Taxa Judiciria no incide: I - na reclamao trabalhista proposta perante o Juiz Estadual; II - no processo de "habeas-data"; III - no processo de "habeas-corpus; IV - nos processos de competncia do Juzo da lnfncia e da Juventude, ressalvada a hiptese de litigncia de m-f; e V - nos processos de competncia dos Juizados Especiais, salvo os casos previstos em lei e recursos para as Turmas Recursais. Art. 18 - H iseno da Taxa Judiciria: I - para o autor nas aes populares, nas aes civis pblicas e nas aes coletivas de que trata a Lei Federal n 8.078, de 1990, ressalvada a hiptese de litigncia de m-f; II - no conflito de jurisdio;

III - na desapropriao; IV - na habilitao para casamento; V - no inventrio, no arrolamento e no pedido de alvar judicial, desde que os valores no excedam a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs. VI - na prestao de contas testamentrias, de tutela ou curatela; VII - no processo em que for vencido o beneficirio da assistncia judiciria ou a pessoa jurdica de direito pblico interno; VIII - nos incidentes distribudos ou julgados nos mesmos autos da ao principal, salvo os casos previstos em lei; IX - nos pedidos de recuperao judicial e falncia; X - para o Ministrio Pblico; XI - para o ru que cumprir o mandado de pagamento ou de entrega de coisa na ao monitria; XII - para o autor da ao relativa aos benefcios da previdncia social, at o valor previsto no art. 128 da Lei Federal n 8.213, de 1991, considerando o valor em relao a cada autor quando houver litisconsrcio ativo; XIII - na ao de interesse de partido poltico ou de templo de qualquer culto. DAS VERBAS INDENIZATRIAS Art. 19 - Ao Oficial de Justia devida indenizao de transporte, a ttulo de ressarcimento de despesa realizada com locomoo, para fazer citao, intimao e cumprir diligncia fora das dependncias do Tribunal ou do Juzo de 1 grau onde esteja lotado. Art. 20 - O recolhimento prvio do valor da diligncia condio para a expedio do mandado. 1 - Quando mais de um mandado for expedido para cumprimento no mesmo endereo, pelo mesmo Oficial de Justia e na mesma data, ser devida uma verba indenizatria nica; 2 - O disposto no caput deste artigo no se aplica ao penal pblica e aos casos determinados pelo juiz; 3 - Caso, para o cumprimento do mandado, o Oficial de Justia necessite passar por praa de pedgio, essa despesa dever integrar o valor da diligncia de que trata o caput deste artigo. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 19/2011) Art. 21 - O recolhimento prvio da verba indenizatria de transporte devida ao Oficial de Justia far-se- da seguinte maneira:

I - no permetro urbano e suburbano, sero pagos, conforme a natureza da diligncia, os valores previstos na Tabela D do Anexo I deste Provimento Conjunto, exceto o valor previsto no item 1.2; II - fora do permetro urbano e suburbano, ser pago, por quilmetro rodado, o valor previsto no item 1.2 da Tabela D do Anexo I deste Provimento Conjunto, assegurando-se, conforme a diligncia, o valor mnimo previsto nos demais itens da mesma Tabela, observando-se, em qualquer caso, o limite mximo de 160 quilmetros. 1 - O Oficial de Justia companheiro receber, por diligncia cumprida, dentro ou fora do permetro urbano e suburbano, os valores previstos na Tabela D do Anexo I deste Provimento Conjunto, com exceo do previsto no item 1.2 da mesma Tabela; 2 - Caso a diligncia envolver a prtica de atos contnuos especificados em um nico mandado, ser devido somente o valor correspondente ao ato principal praticado. 3 - Caso o Oficial de Justia, em razo da natureza da diligncia, necessite retornar ao endereo para dar continuidade ao ato e isso implicar nova passagem por praa de pedgio, essa despesa tambm dever integrar o valor total da diligncia. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 19/2011) Art. 21-A - A verba indenizatria recolhida por meio da GRCTJ ser processada e paga aos Oficiais de Justia semanalmente pela DIRFIN, desde que ocorra o efetivo cumprimento do mandado judicial e o recebimento das informaes por meios eletrnicos, a serem disponibilizadas pela Diretoria Executiva de Informtica DIRFOR (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 22 - Nos processos cuja parte goze dos benefcios da assistncia judiciria, nos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre, em feitos criminais de ao penal pblica e nas diligncias do juzo, os Oficiais de Justia, por mandado efetivamente cumprido, faro jus a verba indenizatria de R$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos) para mandados cumpridos na regio urbana e R$ 15,00 (quinze reais) para os mandados cumpridos na zona rural, independente da distncia percorrida, pagos pelo Tribunal de Justia. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) Art. 22 - Nos feitos amparados pela justia gratuita, nos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre, em feitos criminais de ao penal pblica e nas diligncias do juzo, os Oficiais de Justia, por mandado efetivamente cumprido, e os Psiclogos Judiciais, Assistentes Sociais Judiciais e Comissrios da Infncia e da Juventude, exceto os voluntrios, por diligncia efetivamente realizada, faro jus a verba indenizatria de R$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos), para mandados cumpridos na regio urbana e R$ 15,00 (quinze reais) para os mandados cumpridos na zona rural, independente da distncia percorrida, pagos pelo Tribunal de Justia. (Nova redao dada pelo Provimento Conjunto n 22/2012) Art. 22 - Nos mandados de interesse de partes amparadas pelos benefcios da assistncia judiciria, nos expedidos em processos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre, em feitos criminais de ao penal pblica e nas diligncias do juzo, os Oficiais de Justia, por mandado efetivamente cumprido, faro jus a verba indenizatria de R$ 6,50 (seis reais e cinqenta centavos), para mandados

cumpridos na regio urbana e R$ 8,50 (oito reais e cinqenta centavos) para os mandados cumpridos na zona rural, independente da distncia percorrida, pagos pelo Tribunal de Justia. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 22 - Nos feitos amparados pela justia gratuita, nos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre, em feitos criminais de ao penal pblica e nas diligncias do juzo, os Oficiais de Justia, por mandado efetivamente cumprido, e os Psiclogos Judiciais, Assistentes Sociais Judiciais e Comissrios da Infncia e da Juventude, exceto os voluntrios, por diligncia efetivamente realizada, faro jus a verba indenizatria de R$ 6,50 (seis reais e cinquenta centavos), para mandados cumpridos na regio urbana e R$ 8,50 (oito reais cinquenta centavos) para os mandados cumpridos na zona rural, independente da distncia percorrida, pagos pelo Tribunal de Justia. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 20/2011) Art. 22 - Nos processos cuja parte goze dos benefcios da assistncia judiciria, nos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre, em feitos criminais de ao penal pblica e nas diligncias do juzo, os Oficiais de Justia, por mandado efetivamente cumprido, faro jus a verba indenizatria de R$5,00 (cinco reais) para mandados cumpridos na regio urbana, e R$6,50 (seis reais e cinquenta centavos) para os mandados cumpridos na regio rural, independente da distncia percorrida, pagos pelo Tribunal de Justia. 1 - Os Psiclogos Judiciais, Assistentes Sociais Judiciais e Comissrios da Infncia e Juventude, exceto os voluntrios, faro jus aos valores especificados no caput deste artigo, por diligncia efetivamente realizada. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 1 - Os Psiclogos Judiciais, Assistentes Sociais Judiciais e Comissrios de Menor, exceto os voluntrios, faro jus aos valores especificados no caput deste artigo, por diligncia efetivamente realizada; 2 - O cumprimento de diligncias relativas aos processos administrativos, processos da Justia Eleitoral e de Servios Notariais e de Registro, entrega de ofcios e outros expedientes administrativos em geral no geram qualquer direito indenizao prevista no caput deste artigo; 3 - No haver o pagamento da indenizao prevista no caput deste artigo se o Tribunal de Justia fornecer transporte ao servidor para o cumprimento do mandado ou da diligncia; 4 - vedada a expedio de mandados para entrega de ofcios, processos e outros documentos por parte do Oficial de Justia, plantonista ou no. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 4 - vedada a expedio de mandados para entrega de ofcios, processos, alvars e outros documentos por parte do oficial de justia, plantonista ou no. 5 - Quando, para o cumprimento dos mandados e realizao de diligncias atinentes aos feitos referidos neste artigo, for necessrio que o Oficial de Justia, o Psiclogo Judicial, o Assistente Social ou o Comissrio da Infncia e da Juventude passe por praa de pedgio, o Tribunal de Justia efetuar o reembolso dessa despesa relativamente a um nico valor de ida e de volta por dia em que houve a emisso de mandado ou a determinao de diligncia, independentemente do nmero de mandados emitidos ou diligncias determinadas. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 19/2011)

6 - O disposto no 5 deste artigo no se aplica s diligncias e aos mandados emitidos em carter de urgncia, cujo reembolso ocorrer por mandado emitido ou diligncia determinada. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 19/2011) Art. 23 - A expedio e o cumprimento de mandados em comarca diversa daquela em que esteja lotado o Oficial de Justia, durante plantes destinados apreciao de habeas corpus e de outras medidas de natureza urgente, bem como durante planto dos feriados compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, dever observar o seguinte procedimento: I - o mandado ser emitido e cumprido antes do recolhimento da respectiva verba indenizatria, sendo a respectiva GRCTJ entregue parte pelo Escrivo, para recolhimento no primeiro dia til subsequente ao planto, devendo ser observados os valores previstos nos incisos I e II do art. 21 deste provimento-conjunto; II - para os mandados expedidos nos processos cuja parte goze dos benefcios da assistncia judiciria, nos que tramitem perante os Juizados Especiais, nos casos de ru pobre, em feitos criminais de ao penal pblica e nas diligncias do juzo, bem como naqueles que sejam de interesse de rgos da Administrao Direta do Estado de Minas Gerais, o Oficial de Justia, por mandado efetivamente cumprido, na forma do caput deste artigo, far jus verba indenizatria de R$30,00 (trinta reai s), independentemente da distncia percorrida. 1 - No haver o pagamento da indenizao prevista no inciso II deste artigo se o Tribunal de Justia fornecer transporte ao Oficial de Justia para o cumprimento do mandado; 2 - O pagamento ao Oficial de Justia da verba indenizatria prevista no inciso I deste artigo ser feito semanalmente, nos termos do 1., do art. 2. da Portaria Conjunta n 51, de 26 de maio de 2004; Art. 24 - O Tribunal de Justia poder celebrar convnios com pessoas jurdicas de direito pblico, visando ao pagamento de verbas indenizatrias de transporte aos Oficiais de Justia, nos feitos de interesse destas entidades. 1 - Caber Assessoria Tcnica e Jurdica para a Gesto de Bens, Servios e Patrimnio - ASCONT conduzir a celebrao de novos convnios e a reviso daqueles em vigor, observando o seguinte: I - os convnios referidos no caput deste artigo devero ser padronizados e compatveis com os sistemas de informatizao do Tribunal de Justia; II - os valores objeto do convnio devero ser repassados ao Tribunal de Justia aps a assinatura do termo e antes da expedio dos mandados; III - as informaes sobre os mandados cumpridos sero encaminhadas s entidades conveniadas, para fins de prestao de contas. IV - a despesa prevista com o objeto do convnio e respectivo aporte financeiro sejam superiores a R$60.000,00 (sessenta mil reais) por ano. (Inciso acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012)

2 - A celebrao de convnio com o Tribunal de Justia exclui a possibilidade de recolhimento de verba indenizatria, pelo conveniado, por meio da GRCTJ. Art. 25 - O Tribunal de Justia pagar aos Oficiais de Justia as verbas referentes ao cumprimento de mandados em feitos de interesse de rgos da Administrao Direta do Estado de Minas Gerais. 1 - Quando, para o cumprimento dos mandados atinentes aos feitos referidos neste artigo, for necessrio que o Oficial de Justia passe por praa de pedgio, o Tribunal de Justia efetuar o reembolso dessa despesa relativamente a um nico valor de ida e de volta por dia em que houve a emisso de mandado, independentemente do nmero de mandados emitidos. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 19/2011) 2 - O disposto no 1 deste artigo no se aplica aos mandados emitidos em carter de urgncia, cujo reembolso ocorrer por mandado emitido. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 19/2011) Art. 26 - Os pagamentos das verbas indenizatrias de que tratam os artigos 22, 23, inciso II, e os artigos 24 e 25 deste Provimento Conjunto sero efetuados mensalmente, pela Diretoria-Executiva de Finanas e Execuo Oramentria - DIRFIN. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 17/2010) Art. 26 - Os pagamentos das verbas indenizatrias de que tratam os artigos 23, inciso II, e dos artigos 24 e 25 deste Provimento Conjunto sero efetuados mensalmente, pela Diretoria-Executiva de Finanas e Execuo Oramentria - DIRFIN. 1 - O pagamento das verbas indenizatrias ser processado por meio eletrnico, com os dados extrados do Sistema de Informatizao dos Servios das Comarcas - SISCOM, aps o cumprimento dos mandados ou das diligncias. 2 - Para os setores ainda no informatizados, os dados para pagamentos de verbas indenizatrias devero ser encaminhados DIRFIN, por meio do formulrio Solicitao de Reembolso de Verbas Indenizatrias, cdigo 10.25.084 -0, assinado pelo Escrivo e pelo Magistrado, no primeiro dia til do ms subseqente ao do cumprimento, a fim de que possam ser processados em tempo hbil. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 2 - Para os setores ainda no informatizados, os dados para pagamentos das verbas indenizatrias devero ser encaminhados DIRFIN, por meio do formulrio Solicitao de Reembolso de Verbas Indenizatrias, cdigo 10.25.084 -0, no primeiro dia til do ms subsequente ao do cumprimento, a fim de que possam ser processados em tempo hbil. 3 - O reembolso das despesas, na forma deste artigo, ser processado e creditado na conta corrente do servidor pela DIRFIN, at o dcimo dia til do ms subsequente. 4 - O formulrio a que se refere o 2 deste artigo dever ser encaminhado com todos os campos devidamente preenchidos, assinado e sem rasuras.

5 - Para as diligncias cumpridas pelos Assistentes Sociais Judiciais, Comissrios de Menores e Psiclogos Judiciais, em caso de necessidade de laudo tcnico que antecipe a formalizao do processo judicial, o formulrio a que se refere o 2 deste artigo poder ser encaminhado sem o preenchimento do campo destinado ao nmero do processo, desde que devidamente justificado, no verso do prprio formulrio. 6 - Caso o formulrio Solicitao de Reembolso de Verbas Indenizatrias no seja regularmente remetido no ms subseqente ao do cumprimento dos mandados ou diligncias, o pagamento somente ser processado se houver a remessa no prazo mximo de noventa dias, contados do ms de referncia, devidamente justificada pelo Escrivo, com o esclarecimento do motivo do atraso e declarao, sob sua responsabilidade, de que aqueles pedidos no foram remetidos anteriormente, eliminando qualquer possibilidade de pagamentos em duplicidade. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 6 - Caso o formulrio Solicitao de Reembolso de Verbas Indenizatrias no seja regularmente remetido no ms subsequente ao do cumprimento dos mandados ou das diligncias, o pagamento somente ser processado se houver a remessa no prazo mximo de noventa dias, contados do ms de referncia, devidamente justificado pelo Escrivo ou Contador-Tesoureiro, com o esclarecimento do motivo do atraso e declarao, sob sua responsabilidade, de que aqueles pedidos no foram remetidos anteriormente, eliminando qualquer possibilidade de pagamentos em duplicidade. Art. 27 - Apurado pelo Tribunal de Justia, de ofcio ou por provocao de terceiro, que houve o recebimento indevido de verba indenizatria, competir Coordenao de Administrao de Repasses Especiais COREP - notificar, por meio idneo, o servidor que recebeu tais valores, para se manifestar no prazo de dez dias. Pargrafo nico - No havendo manifestao ou sendo esta considerada improcedente, a Diretoria Executiva de Administrao de Recursos Humanos DEARHU, ser comunicada, a fim de que, atravs de procedimentos e critrios legais, efetive o desconto do valor devido ao errio, no vencimento ou remunerao do servidor. DOS CASOS ESPECIAIS Art. 28 - Quando da distribuio da ao monitria, competir parte autora recolher as custas, a Taxa Judiciria e demais despesas judiciais, inclusive a verba indenizatria devida ao Oficial de Justia. 1 - O ru que cumprir o mandado de pagamento ou de entrega de coisa ficar isento do pagamento de custas. 2 - Para oferecer embargos, o ru no recolher custas prvias nem Taxa Judiciria, mas, se condenado, reembolsar os valores recolhidos pelo autor, nos termos da lei. 3 - Ao decidir os embargos, o juiz de direito deliberar sobre o pagamento das custas e despesas finais e da Taxa Judiciria. Art. 29 - Os processos de inventrio e arrolamento no se sujeitam ao pagamento das custas judiciais e da Taxa Judiciria, incluindo-se, a, a expedio do primeiro formal de partilha, os alvars e as cartas de adjudicao, desde que o valor

partilhvel no exceda a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 29 - Os processos de inventrios e arrolamentos no se sujeitam ao pagamento das custas judiciais e da Taxa Judiciria, incluindo-se, a, o formal de partilha, os alvars e as cartas de adjudicao, desde que o valor partilhvel no exceda a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs. Pargrafo nico - Nas hipteses previstas no caput deste artigo, quando houver atuao de Oficial de Justia, haver recolhimento de verba indenizatria. Art. 30 - O pedido de alvar formulado em procedimento autnomo ou requerido incidentalmente, cujo valor no exceder a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs, no se sujeita ao pagamento das custas judiciais e Taxa Judiciria, incluindo-se, a, a expedio do alvar e demais atos previstos no Anexo I deste Provimento Conjunto. 1 - Os valores depositados disposio do juzo somente sero levantados mediante alvar judicial, de acordo com formulrio padro especificado pelo Tribunal de Justia. 2 - Para expedio de alvar judicial, cujo valor for superior a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs, dever ser exigido o pagamento pela sua expedio, conforme Tabela F, Anexo I, deste Provimento Conjunto. 3 - No sero cobradas custas para expedio dos alvars mencionados no 2 deste artigo quando o requerente estiver amparado pelos benefcios da assistncia judiciria, exceto para caso de levantamento de honorrios advocatcios. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 30 - O pedido de alvar, cujo valor no exceder a 25.000 (vinte e cinco mil) UFEMGs, no se sujeita ao pagamento das custas judiciais e Taxa Judiciria, incluindo-se a a expedio do alvar e demais atos previstos no Anexo I deste Provimento Conjunto. 1 - Os valores depositados disposio do Juzo somente sero levantados mediante alvar judicial - mandado de pagamento, de acordo com formulrio padro especificado pelo Tribunal de Justia, sendo exigido o pagamento pela sua expedio, conforme Anexo I deste Provimento Conjunto. 2 - No sero cobradas custas pela expedio de alvars em favor das partes beneficirias da justia gratuita, exceto para o levantamento dos honorrios advocatcios. 3 - Para expedio de qualquer alvar judicial em um processo autnomo, dever ser exigido o pagamento constante da Tabela F, Anexo I, deste Provimento Conjunto, inclusive em feitos que tramitem na Vara da Infncia e da Juventude. 4 - O levantamento de valores relativos a honorrios periciais, depsitos em aes de execues contra a Fazenda Pblica, de precatrios ou requisies de pequeno valor e os depsitos a que se refere o art. 488, inciso II, do Cdigo de Processo Civil, ser isento das custas previstas na Tabela F do Anexo I deste Provimento Conjunto. DOS JUIZADOS ESPECIAIS Art. 31 - O Magistrado competente designar, quando necessrio, um Servidor da secretaria dos Juizados Especiais para auxiliar na apurao das custas, da

Taxa Judiciria e das demais despesas processuais, obedecendo, quando for o caso, o que determinar a sentena ou o acrdo. Art. 32 - No mbito dos Juizados Especiais, no 1 grau, no h pagamento de custas judiciais, da Taxa Judiciria, da verba indenizatria e das despesas e citaes postais, exceto nas seguintes hipteses: I - quando reconhecida a litigncia de m-f; II - quando forem julgados improcedentes os embargos do devedor; III - quando extinto o processo, em razo de contumcia da parte autora. Pargrafo nico - Na hiptese do inciso II deste artigo, se a parte j houver recolhido as custas, por ocasio da interposio de recurso, dever recolher apenas os valores relativos s diligncias iniciais da execuo, se for o caso. Art. 33 - Havendo recurso inominado perante as Turmas Recursais, a parte recorrente dever comprovar, independente de intimao e no prazo de 48 horas contados da interposio do recurso, ter recolhido: I - as custas previstas na Tabela A - Grupo 2 do Anexo I deste Provimento Conjunto; II - o valor de preparo do recurso, previsto na Tabela B, Grupo 1, item 1.1.5 do Anexo I deste Provimento Conjunto; III - o valor do porte de retorno, previsto na Tabela H do Anexo I deste Provimento Conjunto; IV - as verbas indenizatrias previstas na Tabela D do Anexo I deste Provimento Conjunto e/ou as despesas de citaes postais; V - o valor da Taxa Judiciria, previsto no Grupo 2 do Anexo II deste Provimento Conjunto. 1 - Havendo pluralidade de recursos, a parte recorrente dever recolher os valores constantes nos incisos II e III do caput deste artigo, exce to se o primeiro recorrente gozar dos benefcios da assistncia judiciria, caso em que o segundo arcar com todas as despesas. 2 - As verbas indenizatrias ou despesas de citaes postais referidas no inciso IV do caput deste artigo sero destinadas ao Tribunal de Justia, a ttulo de reembolso. 3 - Os recursos oriundos da comarca de Belo Horizonte e os dirigidos s Turmas Recursais que tenham sede na prpria comarca no esto sujeitos ao pagamento do porte de retorno. Art. 34 - Havendo apelao na ao penal que tramite perante os Juizados Especiais, a parte recorrente dever recolher:

I - as custas previstas na Tabela B - Grupo 2 - Item 1.2.2 do Anexo I deste Provimento Conjunto; II - o valor do porte de retorno, previsto na Tabela H do Anexo I deste Provimento Conjunto, quando houver; III - as verbas indenizatrias previstas na Tabela D do Anexo I deste Provimento Conjunto ou as despesas de citaes postais. 1 - Na apelao em ao penal privada o preparo dever ser prvio. 2 - Na apelao em ao penal pblica no haver preparo quando da interposio do recurso, entretanto, se houver condenao transitada em julgado, o ru dever recolher as custas e despesas finais constantes nos incisos do caput deste artigo. 3 - Havendo pluralidade de apelaes, a parte recorrente dever recolher os valores constantes nos incisos I e II do caput deste artigo, exceto se o primeiro recorrente gozar dos benefcios da assistncia judiciria, caso em que o segundo arcar com todas as despesas. Art. 35 - No haver, nos Juizados Especiais, cobrana de custas para o desarquivamento de processos. Art. 36 - No h incidncia de pagamento pela extrao de cpia reprogrfica no mbito dos Juizados Especiais, desde que seja para instruir qualquer ato processual relativo aos feitos amparados pela Lei Federal n 9.099, de 26 de setembro de 1995. Art. 37 - No ser cobrada a emisso de certido no mbito dos Juizados Especiais. Art. 38 - No h incidncia de custas no mandado de segurana. DA COBRANA DE CUSTAS E DESPESAS FINAIS Art. 39 - Compete Contadoria-Tesouraria, em Primeira Instncia, e Coordenao de Arrecadao e Contadoria - CORAC, no Tribunal de Justia, apurar as custas, a Taxa Judiciria e demais despesas processuais, obedecendo, quando for o caso, o que determinar a sentena ou o acrdo. 1 - A memria de clculo dos valores das custas, Taxa Judiciria e demais despesas processuais finais ser anexada aos autos do processo. 2 - Os autos dos processos da ao penal pblica, aps o trnsito em julgado, sero devolvidos comarca de origem, devendo o Contador-Tesoureiro incluir no cmputo das custas e das despesas finais, alm dos valores devidos em 1 grau, as custas e despesas processuais devidas em 2 grau pelo ru condenado, ainda que parcial a condenao. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 2 - Os autos dos processos da ao penal pblica, aps o trnsito em julgado, sero devolvidos comarca de origem, devendo o Contador-Tesoureiro incluir no

cmputo das custas e das despesas finais, alm dos valores devidos em 1 grau, as custas e despesas processuais devidas em 2 grau pelo ru condenado. 3 - No caso de reviso criminal julgada improcedente, por deciso transitada em julgado, caber ao Escrivo do Cartrio de Feitos Especiais intimar o ru para o pagamento das custas e despesas finais. (Nova redao dada pelo ProvimentoConjunto n 25/2012) 3 - A memria de clculo das custas devidas em 2. Instncia, no caso de reviso criminal julgada improcedente, por deciso transitada em julgado, dever ser encaminhada Comarca de origem, que intimar o ru para o pagamento das custas e despesas finais. 4 - Nos processos cveis, devolvidos comarca de origem aps o trnsito em julgado, sero includos na conta de custas e despesas finais os valores devidos e ainda no pagos, referentes s medidas cautelares previstas nos arts. 796 e seguintes do CPC. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 26/2013) 4 - Nos processos cveis, devolvidos comarca de origem aps o trnsito em julgado, sero includos na conta de custas e despesas finais os valores devidos e ainda no pagos, referentes s medidas cautelares previstas nos arts. 796 e seguintes do CPC. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2013) 4 - Nos processos cveis, devolvidos comarca de origem aps o trnsito em julgado, sero includos na conta de custas e despesas finais os valores devidos e ainda no pagos, referentes ao agravo de instrumento previsto no art. 522 do Cdigo de Processo Civil, independente do descarte dos autos, e s medidas cautelares previstas nos arts. 796 e seguintes do CPC. 5 - A conta de custas e despesas finais relativas aos recursos cujos processos foram digitalizados nos Tribunais Superiores, nos termos da Portaria Conjunta n 01, de 22 de maio de 2009, sero apuradas imediatamente aps a comunicao do trnsito em julgado. Art. 40 - Aps apuradas as custas, Taxa Judiciria ou sua complementao, penalidade e outros valores devidos ao Estado, caber ao Escrivo Judicial, na 1 e na 2 Instncias, em cumprimento deciso judicial, intimar o advogado ou a parte devedora, conforme o caso, para pagamento do dbito em 15 (quinze) dias. 1 - A intimao prevista no caput deste artigo ser, preferencialmente, por meio de publicao no Dirio do Judicirio Eletrnico - DJe, nos seguintes termos: Fica a parte (autora, r, impetrante, etc.) intimada para o recolhimento da importncia de R$..........., a ttulo de custas, Taxa Judiciria, multa penal e outras despesas processuais devidas ao Estado, no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de inscrio do dbito, acrescido de multa de 10%, em dvida ativa e de registro no Cadastro Informativo de Inadimplncia em relao Administrao Pblica do Estado de Minas Gerais - CADINMG, pela Advocacia Geral do Estado AGE. 2 - Compete ao advogado ou parte intimada, dentro do prazo previsto no caput deste artigo, requerer a juntada do comprovante de pagamento aos autos do processo judicial. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 40 - Aps apuradas as custas e demais despesas processuais finais, caber ao Escrivo Judicial, na 1 e na 2 Instncias, intimar o advogado da parte devedora para pagamento do dbito em 10 (dez) dias, atravs de publicao no Dirio do Judicirio Eletrnico DJE, nos seguintes termos: Fica a parte (autora, r, impetrante,

etc.), intimada para o recolhimento da importncia de R$..........., a ttulo de custas e demais despesas processuais finais, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de inscrio em dvida ativa. 1 - Os comprovantes do recolhimento sero anexados aos autos do processo, para fins de baixa e arquivamento, caso o pagamento ocorra dentro do prazo. 2 - Decorrido o prazo previsto no caput deste artigo e no havendo quitao do dbito, caber ao Escrivo Judicial na 1 e 2 Instncias certificar o fato nos autos, emitir a Certido de No Pagamento de Custas e demais Despesas Processuais Finais, conforme modelo padronizado constante no Anexo III deste Provimento Conjunto, e encaminh-la Advocacia Geral do Estado AGE, para as providncias a seu cargo. 3 - Decorrido o prazo previsto no caput deste artigo e no havendo quitao e respectiva comprovao do pagamento ou verificado o seu pagamento a menor, caber ao Escrivo Judicial na 1 e 2 Instncias certificar o fato nos autos e expedir a Certido de No Pagamento de Despesas Processuais - CNPDP. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 40-A - A CNPDP, expedida unicamente por meio eletrnico no Sistema de Informatizao dos Servios das Comarcas - SISCOM ou no Sistema de Acompanhamento Processual da 2 Instncia - SIAP, ser encaminhada Gerncia de Controle de Receitas - GEREC e conter as seguintes informaes: I - valor devido, acrescido da multa de 10% (dez por cento); II - data do clculo e do vencimento; III - nmero do processo; IV - nome completo de cada parte devedora; V - qualificao de cada parte devedora; VI - nmero de inscrio de cada parte devedora no Cadastro Nacional de Pessoas Fsicas - CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas - CNPJ; VII - endereo completo de cada parte devedora. 1 - O valor devido, para fins de CNPDP, compreende, dentre outros, todas as despesas referentes aos atos processuais, inclusive aquelas havidas por ocasio da intimao prevista no 1 do art. 40 deste Provimento. 2 - A exatido dos dados lanados na CNPDP de responsabilidade exclusiva do Escrivo. 3 - Em caso de no pagamento da multa penal condenatria dever ser expedida CNPDP especfica e individualizada por ru. (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 40-B - vedado promover a baixa ou o arquivamento de processos judiciais sem a devida juntada da comprovao do pagamento das custas finais apuradas ou a expedio da CNPDP. (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012)

Art. 41 - Recebida pela GEREC, a CNPDP ser encaminhada Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, por meio eletrnico, assinada digitalmente. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 41 - Em caso de pagamento extemporneo das custas, da Taxa Judiciria e demais despesas processuais, o Escrivo juntar o comprovante aos autos e enviar correspondncia Advocacia Geral do Estado AGE, informando sobre o pagamento. 1 - Os Escrives devero verificar, sistematicamente, no SISCOM ou SIAP, as mensagens de retorno relativas a eventuais problemas que tenham inviabilizado o recebimento da CNPDP pela AGE, procedendo s correes necessrias. 2 - expressamente vedado a qualquer servidor da GEREC alterar, no todo ou em parte, as informaes constantes da CNPDP. 3 - O encaminhamento eletrnico AGE ser realizado por servidor da GEREC com poderes especficos devidamente outorgados por autoridade competente deste Tribunal. (Pargrafos acrescentados pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 41-A - Havendo necessidade de retificao da CNPDP j encaminhada AGE, o Escrivo dever solicitar, no SISCOM ou SIAP, o cancelamento do documento enviado e aguardar a mensagem eletrnica de retorno. 1 - Deferido o pedido, caber ao Escrivo proceder ao cancelamento da CNPDP e, imediatamente, expedir novo documento. 2 - Indeferido o pedido, hiptese em que dever ser especificado o motivo, fica vedada a expedio de nova CNPDP. (Artigo acrescentado pelo ProvimentoConjunto n 21/2012) Art. 41-B - Aps a expedio da CNPDP, o pagamento do dbito somente ser feito por meio do Documento de Arrecadao Estadual - DAE, observadas as orientaes disponibilizadas nas Regionais da Administrao Fazendria ou da AGE. (Artigo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012)

DA FIANA Art. 42 - Os valores relativos fiana, em dinheiro, sero recolhidos pela GRCTJ. 1 - Excepcionalmente, aps o encerramento do expediente bancrio, caber ao Escrivo, nos termos do pargrafo nico do artigo 331 do Cdigo de Processo Penal, o recebimento e guarda do valor da fiana, ficando responsvel pelo seu recolhimento junto ao banco, no primeiro dia til subsequente em que houver expediente bancrio. 2 - Os valores arbitrados pela Autoridade Policial e que tiverem sido recolhidos como Depsito Judicial, devero ser transferidos para o Tribunal de Justia, por meio da GRCTJ, devidamente atualizados.

Art. 43. O valor ou objetos dados a ttulo de fiana podero ser restitudos ou, em caso de condenao do ru, serviro ao pagamento das custas, da indenizao do dano, da prestao pecuniria e da multa, conforme dispuser a deciso judicial. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Art. 43 - O valor recolhido a ttulo de fiana poder ser restitudo ou destinado a pagamento de custas e despesas finais, conforme dispuser a deciso judicial. 1 - A destinao a ser dada aos valores recolhidos como fiana, conforme disposto no caput deste artigo, est limitada ao valor recolhido. 2 - As solicitaes para destinao dos recursos financeiros de que trata o caput deste artigo devero ser encaminhadas pelo Juiz ou Escrivo DIRFIN, onde sero processadas. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 2 - Os expedientes relativos solicitao de restituio ou pagamento de custas e despesas finais devero ser encaminhados para a DIRFIN, onde sero processados. 3 - A restituio ser processada mediante solicitao, devidamente instruda com o nmero da GRCTJ e do processo relacionado, devendo ser informado, ainda, para fins de concretizao da restituio: I - os dados bancrios do beneficirio para o crdito do valor da restituio (nome do banco, cdigo da agncia e nmero da conta); e II - o nome do favorecido e o nmero do CPF ou CNPJ do titular da conta. 4 - No caso de destinao do valor recolhido como fiana para pagamento de custas e despesas finais, dever ser anexada solicitao encaminhada para a DIRFIN, a respectiva GRCTJ a ser quitada. 5 - A fiana tambm poder ser utilizada no caso de prescrio aps a sentena condenatria, nos termos do art. 110 do Cdigo Penal. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 6 - Se a fiana for declarada sem efeito ou passar em julgado a sentena que houver absolvido o acusado ou declarada extinta a ao penal, o valor que a constituir, atualizado, ser restitudo sem desconto, exceto no caso de condenao do ru. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 7 - Acaso seja decretado o quebramento injustificado da fiana, o ru perder metade do seu valor. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 8 - O valor da fiana ser declarado perdido na totalidade, se, condenado, o acusado no se apresentar para o incio do cumprimento da pena definitivamente imposta. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) 9 - No caso de quebramento ou perda da fiana, o seu valor, deduzidas as custas e demais encargos a que o acusado estiver obrigado, ser recolhido ao fundo penitencirio, na forma da lei. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012)

DAS DISPOSIES FINAIS Art. 44 - A fiscalizao do recolhimento da Taxa Judiciria, das custas e despesas judiciais compete Corregedoria Geral de Justia, aos Relatores, Juzes de Direito, membros do Ministrio Pblico, Escrives, Contadores e Distribuidores Judiciais, Procuradores e Representantes da Fazenda Estadual. Art. 45 - As custas e despesas judiciais, assim como a Taxa Judiciria, sero cobradas pelos valores vigentes na poca de seu efetivo pagamento. 1 - Os atos ainda no praticados, mas j pagos pela parte, sob a vigncia de lei ou tabela antiga, ensejaro cobrana de valor complementar quando de sua efetiva realizao. 2 - A cobrana do valor complementar, prevista no 1 deste artigo, no ser efetuada: I - quando a demora na prtica do ato decorrer de inrcia dos servios judicirios; e II - no prazo de 12 (doze) meses transcorridos aps a alterao das tabelas das custas e despesas judiciais, bem como da Taxa Judiciria, em razo de variao do valor da UFEMG. Art. 46 - O Escrivo dever fiscalizar o recolhimento dos valores das custas e despesas judiciais, assim como da Taxa Judiciria, previamente pagos, cabendo-lhe verificar se houve recolhimento compatvel entre o valor mencionado na petio inicial e o valor efetivo da causa, intimando a parte ou procurador para proceder ao recolhimento complementar da diferena eventualmente apurada. Pargrafo nico - Em caso de dvida, o Escrivo poder remeter os autos ao setor competente para a conferncia dos valores devidos e apurao de diferenas, se houver. Art. 47 - As custas referentes aos incidentes processuais devero ser recolhidas a final, tendo como base de clculo o valor mnimo da tabela correspondente. Art. 48 - Consideram-se Outros Feitos de Natureza Criminal, previstos no Anexo I, Tabela A, Grupo 5, item 1.5.3, deste Provimento Conjunto, a contraveno penal, o crime a que seja cominada pena de deteno, as notificaes, as interpelaes, os procedimentos cautelares e a reabilitao. Art. 49 - Na reconveno, as custas correspondero metade do valor das custas atribudas ao, ressalvado o caso de serem diferentes os valores das causas, hiptese em que a base de clculo ser o valor atribudo reconveno. Pargrafo nico - A Taxa Judiciria devida integralmente. Art. 50 - Para admisso do assistente, do litisconsorte ativo voluntrio e do oponente, haver o pagamento de importncia igual paga pela parte autora.

Art. 51 - No h incidncia de custas nem de Taxa Judiciria para o cumprimento de sentena e impugnao ao cumprimento de sentena, sendo devidas apenas despesas processuais. Pargrafo nico - Nos processos de natureza penal, as custas, despesas e taxas sero calculadas na fase de conhecimento, cabendo, na fase de execuo da pena, apenas a apurao de despesas. Art. 52 - Quando o feito for redistribudo a outra Comarca ou Vara da Justia Estadual, no haver novo pagamento de custas nem de Taxa Judiciria. Art. 53 - Quando houver declnio de competncia para outros rgos jurisdicionais, no haver restituio de custas, despesas judiciais e de Taxa Judiciria. (Artigo revogado pela Portaria-Conjunta n 269/2012) Art. 54 - As custas e as despesas judiciais devidas pelos atos de arrematao, licitao, adjudicao ou remio correm por conta do arrematante, licitante, adjudicatrio ou remidor, quando realizadas pelo Oficial de Justia, observadas as Tabelas C (valor das custas) e F (expedio da carta), ambas do Anexo I deste Provimento Conjunto. Pargrafo nico - As custas da Tabela C sero calculadas pelo valor arrematado, adjudicado ou remido. Art. 55 - Havendo dvidas sobre o deferimento do pedido de assistncia judiciria ou sobre a cobrana das custas e despesas finais, os autos devero ser promovidos ao Juzo para esclarecimento ou deciso. Pargrafo nico - Havendo mais de um litisconsorte e no sendo todos beneficirios da assistncia judiciria, as custas e demais despesas processuais devero ser suportadas pelos litisconsortes aos quais no houver sido deferido o benefcio, nos termos fixados na sentena ou no acrdo. (Nova redao dada pelo ProvimentoConjunto n 23/2012) Pargrafo nico - Havendo mais de um litisconsorte e no sendo todos beneficirios da assistncia judiciria, as custas e demais despesas processuais devero ser proporcionalmente suportadas pelos litisconsortes aos quais no houver sido deferido o benefcio, nos termos fixados na sentena ou acrdo. (Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) Pargrafo nico - Havendo mais de um litisconsorte e no sendo todos beneficirios da assistncia judiciria, as custas e demais despesas processuais devero ser integralmente suportadas pelos litisconsortes aos quais no houver sido deferido o benefcio, salvo deciso judicial em contrrio. Art. 56 - Compete ao Escrivo, aps apuradas as custas e demais despesas processuais, intimar as partes para o seu efetivo pagamento. Art. 57 - Compete aos servidores lotados na Contadoria-Tesouraria, em Primeira Instncia, e na CORAC, em Segunda Instncia, orientar as partes ou seus procuradores sobre os valores a serem recolhidos de acordo com a legislao em vigor, bem como sobre o correto preenchimento da GRCTJ.

1 - O porte de remessa e/ou retorno dever ser cobrado computando-se todas as folhas dos autos at a data de interposio do recurso, inclusive as folhas da petio recursal, e, se houver, as folhas dos apensos e dos processos conexos. 2 - O porte de remessa e/ou retorno devido na apelao adesiva (art. 500, pargrafo nico do Cdigo de Processo Civil e art. 15 da Lei n 14.939, de 2003) e tambm pelo segundo apelante e seguintes. 3 - Na aplicao da Tabela H do Anexo I deste Provimento Conjunto, o peso dos autos que exceder ao valor mximo da tabela dever ser identificado na faixa correspondente na referida Tabela e, em seguida, somado ao valor do peso mximo nela previsto, para clculo do porte de remessa e/ou retorno. 4 - Os valores de porte de remessa e/ou retorno devero ser recolhidos no ato da interposio do recurso, salvo quando a transmisso for feita de forma eletrnica, hiptese em que dever ser recolhido o valor previsto no item 1.3, Tabela G, do Anexo I, deste Provimento Conjunto. (Pargrafo acrescentado pelo ProvimentoConjunto n 25/2012) 5 - Haver o recolhimento posterior do porte de remessa e/ou retorno para os recursos enviados por meio eletrnico, quando o Relator requisitar os autos fsicos. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012) 6 - No exigido o pagamento de porte de retorno para interposio do agravo de instrumento. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 26/2013) 7 - O porte de retorno ser apurado juntamente com as custas finais da ao principal nos casos em que o agravo de instrumento for convertido em agravo retido. (Pargrafo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 26/2013) Art. 58 - O recolhimento de fiana, penso alimentcia e outros valores destinados preservao dos direitos e das garantias fundamentais da pessoa natural poder ser autorizado, a critrio do juiz de direito ou desembargador, fora do horrio de expediente bancrio, mediante despacho fundamentado. 1 - Ao Escrivo caber a guarda dos valores de que trata o caput deste artigo e a obrigao do seu recolhimento, no primeiro dia til subsequente. 2 - A fiana dever ser recolhida pela GRCTJ e os valores de penso alimentcia devero ser depositados disposio do beneficirio. Art. 59 - As publicaes e os editais so veiculados gratuitamente no "Dirio do Judicirio Eletrnico - DJE", sem prejuzo da publicao pela imprensa local, quando assim o exigir a legislao processual, conforme 1 e 2 do art. 2 da Portaria Conjunta n. 119/2008, ressalvado o disposto no art. 11, 5, inciso V deste Provimento Conjunto. Art. 60 - As certides para fins eleitorais, bem como para a comprovao do exerccio da advocacia, inclusive quando necessrio o desarquivamento dos autos, sero gratuitas, desde que devidamente comprovadas as finalidades. Art. 61 - Este Provimento Conjunto entrar em vigor na data de sua publicao.

Art. 63 - Ficam revogados o Provimento Conjunto n 7, de 10 de dezembro de 2008, o Provimento Conjunto n 8, de 1 de fevereiro de 2008, o Provimento Conjunto n 9, de 29 de janeiro de 2009, o Provimento Conjunto n 10, de 15 de maio de 2009, o Provimento Conjunto 11, de 16 de dezembro de 2009, o Ofcio 45/2003, de 21 de maio de 2003, o Aviso n 33/CGJ/2005, de 04 de julho de 2005, o Aviso 28/CGJ/2009, de 30 de setembro de 2009 e os Provimentos Conjuntos 12, de 02 de maro de 2010 e 13, de 19 de maro de 2010.

Belo Horizonte, 26 de abril de 2010.

Desembargador SRGIO ANTNIO DE RESENDE Presidente Desembargador MRIO LCIO CARREIRA MACHADO Primeiro Vice-Presidente Desembargador CLIO CSAR PADUANI Corregedor-Geral de Justia

(*) Republicado para amplo conhecimento e observncia por todos os Juzes de Direito e Servidores do Estado de Minas Gerais

Anexo I (a que se refere o art. 3 do Provimento Conjunto n 15/2010) TABELAS DE CUSTAS TABELA A Valor da Causa (R$)

Item 1 1.1 1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.1.5 1.1.6

Valor da Taxa (R$)

PRIMEIRA INSTNCIA GRUPO 1 - Processo de competncia da Vara Cvel, da Vara de Fazenda Pblica, da Vara de Falncia e Concordata e da Vara de Registros Pblicos Valor inestimvel 127,94 DE AT 0,00 16.005,59 159,93 16.005,60 48.016,80 207,91 48.016,81 160.056,04 319,86 160.056,05 320.112,08 479,78 320.112,09 800.280,21 719,68

1.1.7 Pedido de Alvar 1.1.8 1.2 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.2.4 1.2.5 1.2.6 1.2.7 1.3 1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.3.5 1.3.6 1.3.7 1.4 1.4.1 1.4.2 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.6 1.6.1 1.6.2 1.6.3 1.6.4 1.6.5 1.6.6 1.6.7

Acima de Acima de

800.280,21 49.977,50

1.039,53 79,96

GRUPO 2 - Processo de Competncia da Vara de Famlia, da Vara de Conflitos Agrrios e dos Juizados Especiais Cveis Valor inestimvel 79,96 DE AT 0,00 16.005,59 79,96 16.005,60 48.016,80 111,95 48.016,81 160.056,04 159,93 160.056,05 320.112,08 239,89 320.112,09 800.280,21 319,86 Acima de 800.280,21 399,82 GRUPO 3 - Processo de competncia da Vara de Sucesses Valor inestimvel DE AT 49.977,51 112.039,22 112.039,23 208.072,85 208.072,86 320.112,08 320.112,09 640.224,17 640.224,18 800.280,21 Acima de 800.280,21

79,96 111,95 159,93 239,89 319,86 399,82 799,64

GRUPO 4 - Processo de competncia da Vara de Precatrias Cveis e da Vara de Precatrias Criminais (ao penal privada) Carta de Ordem, Carta Rogatria e Carta 119,95 Precatria Cvel Carta Precatria Criminal 119,95 GRUPO 5 - Processo de competncia da Vara Criminal e da Vara de Execues Criminais Aes criminais privadas 271,88 Crime Cominado com pena de recluso 207,91 Outros feitos de natureza criminal 159,93 GRUPO 6 - Processo Cautelar e Procedimento de Jurisdio Voluntria Valor inestimvel DE AT 0,00 16.005,59 16.005,60 48.016,80 48.016,81 160.056,04 160.056,05 320.112,08 320.112,09 800.280,21 Acima de 800.280,21

79,96 79,96 111,95 159,93 239,89 319,86 399,82

1.7 GRUPO 7 Mandado de Segurana 1.7.1 Primeiro impetrante 1.7.1.1 Valor inestimvel DE

79,96 AT

1.7.1.2 1.7.1.3 1.7.1.4 1.7.1.5 1.7.1.6 1.7.1.7 1.7.2

0,00 16.005,59 16.005,60 48.016,80 48.016,81 160.056,04 160.056,05 320.112,08 320.112,09 800.280,21 Acima de 800.280,21 Segundo impetrante e seguintes (cada impetrante)

79,96 111,95 159,93 239,89 319,86 399,82 10,00

Item 1 1.1 1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.1.5 1.1.6 1.1.7 1.1.8 1.1.9 1.1.10 1.1.11 1.1.12 1.1.13 1.1.14 1.1.15 1.1.16 1.1.17 1.1.18 1.1.19 1.1.20 1.1.21 1.1.22 1.1.23 1.1.24

TABELA B Valor da Causa (R$) SEGUNDA INSTNCIA GRUPO 1 - Feitos Cveis Ao Cautelar Ao de Competncia Originria Ao Direta de Inconstitucionalidade Agravo de Instrumento Apelao Cvel Carta de ordem do STF e do STJ Carta de Sentena Carta Rogatria para exequatur do STF Embargos a Execuo Embargos de Nulidade Embargos Infringentes Exceo da Coisa Julgada Incidente de Falsidade, do valor da causa, da Gratiudade Judiciria Pedido de Interveno Recurso Especial Recurso Extraordinrio Recurso Ordinrio Suspenso de Liminar Suspenso da Tutela Antecipada Mandado de Segurana - primeiro impetrante Mandado de Segurana - segundo impetrante e seguintes (cada impetrante) Restaurao de Autos Suspenso de Execuo de Sentena Exceo da Verdade, de Coisa Julgada, de Impedimento, de Incompetncia, de Litispendncia e de Ilegitimidade GRUPO 2 - Feitos Criminais - Ao Privada Ao Penal Privada Apelao Criminal Carta Testemunhvel Exceo da Verdade, de Coisa Julgada, de Impedimento, de Incompetncia, de Litispendncia e

Valor da Taxa (R$)

119,95 167,92 119,95 119,95 167,92 119,95 119,95 119,95 167,92 119,95 119,95 119,95 119,95 167,92 167,92 167,92 167,92 167,92 167,92 95,96 11,99 119,95 119,95 119,95

1.2 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.2.4

167,92 167,92 119,95 119,95

1.2.5 1.2.6 1.2.7 1.2.8 1.2.9 1.2.10 1.2.11 1.2.12 1.2.13 1.3 1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.3.5 1.3.6 1.3.7 1.3.8 1.3.9

de Ilegitimidade Incidente de Falsidade Interpelao Judicial Notificao Judicial Criminal Recurso em Sentido Estrito Recurso Especial Recurso Extraordinrio Recurso Ordinrio Reviso Criminal Suspenso de Execuo de Sentena GRUPO 3 - Da Ao Rescisria DE

119,95 167,92 167,92 119,95 167,92 167,92 167,92 119,95 119,95

AT 0,00 16.005,59 16.005,60 22.407,83 22.407,84 33.611,77 33.611,78 44.815,68 44.815,69 67.223,54 67.223,55 89.631,37 89.631,38 112.039,22 112.039,22 168.058,84 Acima de 168.058,84

85,96 107,95 155,93 163,93 199,91 271,88 341,85 415,81 523,76

1 2 3 4 5 6

TABELA C ARREMATAO, ADJUDICAO E REMIO DE AT 0,00 4.001,40 4.001,41 8.002,80 8.002,81 16.005,59 16.005,60 48.016,80 48.016,81 112.039,22 Acima de 112.039,22

79,96 119,95 159,93 199,91 239,89 319,86

1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

TABELA D Reembolso de Verbas Indenizatrias de Oficial de Justia-Avalidador CUMPRIMENTO DE MANDADOS Na rea urbana e suburbana Fora do permetro urbano e suburbano (por Km rodado) Citao, penhora e avaliao - ato nico Arrombamento, demolio, remoo de bens Sequestro, arresto, apreenso ou despejo de bens Imisso de posse ou reintegrao de posse

12,79 1,28 30,41 64,01 51,22 51,22

NOTA 1 - Para cumprimento de mandado fora do permetro urbano e suburbano, h o limite de 160 Km (cento e sessenta Kilometros) rodados ( ida e volta ). Aplica-se tal regra para citao, penhora e a avaliao. NOTA 2 O excedente desses valores ser apreciado, caso a caso pelo Juiz.

1 1.1 1.2 1.3

TABELA E REEMBOLSO DE LAUDOS TCNICOS AO ORGO PAGADOR NATUREZA Laudo de Psiclogo Judicial Laudo de Assistente Social Judicial Laudo de Mdico Judicial

360,12 360,12 360,12

1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

TABELA F DAS CERTIDES, CARTAS E OUTROS DOCUMENTOS NATUREZA Certido em geral (manual, datilografada, cpia reprogrfica,ou impresso eletrnica) por folha Carta de Sentena, de arrematao, de adjudicao ou de remio Alvar Judicial ou Mandado de Pagamento Alvar de Folha Corrida Judicial Formal de Partilha - Primeiro Instrumento Formal de Partilha - a partir do segundo instrumento

4,80 71,97 23,93 119,95 119,95 79,96

TABELA G DOS SERVIOS EM GERAL 1 NATUREZA 1.1 Cpia reprogrfia, simples - por folha 1.2 Cpia reprogrfia, com conferncia - por folha (ainda que seja apresentada a cpia pela parte interessada) 1.3 Transmisso via fax, fax-modem ou meio eletrnico 1.4 Desarquivamento de Autos 1.5 Veiculao de Aviso, edital ou assemelhado 0,60 1,20 4,80 8,00 77,00

(cm / coluna)

(Nova redao dada pelo Provimento-Conjunto n 21/2012) TABELA H PORTE DE REMESSA E RETORNO DOS AUTOS (Valores atualizados em conformidade com o artigo 33 da Lei n 14.939, de 29 de dezembro de 2003) VALORES EM REAIS (R$) Nmero de Folhas dos autos Peso Origem ou Destino

(somar as folhas apensos, se houver) At 180 181 a 360 361 a 540 541 a 720 721 a 900 901 a 1080 1081 a 1260 1261 a 1440 1441 a 1620 1621 a 1800 1801 a 1980 1981 a 2160 2161 a 2340 2341 a 2520 2521 a 2700 2701 a 2880 2881 a 3060 3061 a 3240 3241 a 3420 3421 a 3600 3601 a 3780 3781 a 3960 3961 a 4140 4141 a 4320 4321 a 4500 4501 a 4680 4681 a 4860 4861 a 5040 5041 a 5220 5221 a 5400

dos correspondente em Kg 1 KG 2 KG 3 KG 4 KG 5 KG 6 KG 7 KG 8 KG 9 KG 10 KG 11 KG 12 KG 13 KG 14 KG 15 KG 16 KG 17 KG 18 KG 19 KG 20 KG 21 KG 22 KG 23 KG 24 KG 25 KG 26 KG 27 KG 28 KG 29 KG 30 KG

No Prprio Estado R$ 23,24 26,06 28,40 31,22 33,88 36,68 39,48 42,28 45,08 47,88 49,98 52,52 55,06 57,60 60,16 62,70 65,24 67,78 70,34 72,88 74,24 76,30 78,36 80,42 82,48 84,54 86,60 88,66 90,72 92,78

Braslia DF R$ 39,00 46,20 53,20 60,00 65,60 72,60 79,60 86,60 93,80 100,80 106,00 112,20 118,60 124,80 131,00 137,20 143,60 149,80 156,00 162,20 165,80 170,80 175,80 180,80 186,00 191,00 196,00 201,00 206,00 211,20

Anexo II (a que se refere o art. 3 do Provimento Conjunto n 15/2010) TABELAS DE TAXA JUDICIRIA LANAMENTO E COBRANA DA TAXA JUDICIRIA Valor da Causa (R$) Valor da Taxa (R$) Primeira Instncia GRUPO 1 processo de competncia da Vara Cvel, da Vara de Fazenda Pblica, da Vara de Falncia e Concordata (habilitao) e da Vara de Registros Pblicos Valor Inestimvel 57,97 DE AT

Item 1 1.1

1.1.1

1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.1.5 1.1.6 1.1.7 1.1.8 1.1.9 Pedido de Alvar 1.1.10 1.2 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.2.4 1.2.5 1.2.6 1.2.7 1.2.8 1.2.9 1.3 1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.3.5 1.3.6 1.3.7 1.3.8 1.3.9 1.4 1.4.1 1.4.2 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3

0,00 20.966,57 29.009,40 83.870,25 195.587,96 419.027,36 838.212,64 Acima de Acima de

20.966,56 29.009,39 83.870,24 195.587,95 419.027,35 838.212,63 1.396.969,08 1.396.969,08 49.977,50

57,97 171,92 363,84 767,65 1.623,27 2.894,70 4.493,98 6.087,26 57,97

GRUPO 2 - processo de competncia da Vara de Famlia, da Vara de Conflitos Agrrios e dos Juizados Especiais DE AT 0,00 20.966,56 31,99 20.966,57 29.009,39 101,95 29.009,40 83.870,24 229,90 83.870,25 195.587,95 485,78 195.587,96 419.027,35 1.049,53 419.027,36 838.212,63 1.855,16 838.212,64 1.396.969,08 2.946,67 Acima de 1.396.969,08 3.842,27 GRUPO 3 processo de competncia da Vara de Sucesses Valor Inestimvel DE AT 0,00 20.966,56 20.966,57 29.009,39 29.009,40 83.870,24 83.870,25 195.587,95 195.587,96 419.027,35 419.027,36 838.212,63 838.212,64 1.396.969,08 Acima de 1.396.969,08

31,99 31,99 101,95 229,90 485,78 1.049,53 1.855,16 2.946,67 3.842,27

GRUPO 4 processo de competncia da Vara de Precatrias Cveis e da Vara de Precatrias Criminais ( ao penal privada ) Carta de Ordem,Carta Rogatria e Carta 57,97 Precatria Cvel Carta Precatria Criminal 57,97 GRUPO 5 - Processo de Competncia da Vara Criminal e da Vara de Execues Criminais Aes criminais Privadas 121,95 Crime cominado com pena de recluso 91,96 Quaisquer outros feitos de natureza 71,97 criminal GRUPO 6 - Processo Cautelar e Procedimento de Jurisdio Voluntria Valor Inestimvel DE AT

1.6 1.6.1

39,98

1.6.2 1.6.3 1.6.4 1.6.5 1.6.6 1.6.7 1.6.8 1.6.9

0,00 20.966,57 29.009,40 83.870,25 195.587,96 419.027,36 838.212,64 Acima de

20.966,56 29.009,39 83.870,24 195.587,95 419.027,35 838.212,63 1.396.969,08 1.396.969,08

39,98 127,94 287,87 607,73 1.311,41 2.318,96 3.682,34 4.801,84

1.7 GRUPO 7 - Mandado de Segurana 1.7.1 Primeiro impetrante 1.7.1.1 Valor Inestimvel DE AT 1.7.1.2 0,00 20.966,56 1.7.1.3 20.966,57 29.009,39 1.7.1.4 29.009,40 83.870,24 1.7.1.5 83.870,25 195.587,95 1.7.1.6 195.587,96 419.027,35 1.7.1.7 419.027,36 838.212,63 1.7.1.8 838.212,64 1.396.969,08 1.7.1.9 Acima de 1.396.969,08 1.7.2 Segundo impetrante e seguintes (cada impetrante) 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.1.6 2.1.7 2.1.8 2.1.9

39,98 39,98 127,94 287,87 607,73 1.311,41 2.318,96 3.682,34 4.801,84 19,99

Segunda Instncia GRUPO 1- Ao Rescisria, Ao de Competncia Originria, Ao Direta de Inconstitucionalidade Valor Inestimvel 57,97 DE AT 0,00 20.966,56 57,97 20.966,57 29.009,39 171,92 29.009,40 83.870,24 363,84 83.870,25 195.587,95 767,65 195.587,96 419.027,35 1.623,27 419.027,36 838.212,63 2.894,70 838.212,64 1.396.969,08 4.493,98 Acima de 1.396.969,08 6.087,26

2.2 GRUPO 2 - Mandado de Segurana e Ao Cautelar 2.2.1 Primeiro impetrante 2.2.1.1 Valor Inestimvel DE AT 2.2.1.2 0,00 20.966,56 2.2.1.3 20.966,57 29.009,39 2.2.1.4 29.009,40 83.870,24 2.2.1.5 83.870,25 195.587,95 2.2.1.6 195.587,96 419.027,35 2.2.1.7 419.027,36 838.212,63 2.2.1.8 838.212,64 1.396.969,08 2.2.1.9 Acima de 1.396.969,08 2.2.2 Segundo impetrante e seguintes (cada impetrante)

39,98 39,98 127,94 287,87 607,73 1.311,41 2.318,96 3.682,34 4.801,84 19,99

2.3 2.3.1 2.3.2 2.3.3 2.3.4 2.3.5

GRUPO 3 - Feitos Cveis e Feitos Criminais Suspenso Liminar Suspenso de Tutela Antecipada Interpelao Notificao Judicial Ao Penal

75,97 75,97 75,97 75,97 51,98

Anexo III (Modelo de Certido, a que se refere o 2 do art. 40 deste Provimento Conjunto) CERTIDO CUSTAS E DEMAIS DESPESAS PROCESSUAIS FINAIS NO RECOLHIDAS POR PESSOA NATURAL / PESSOA JURDICA Dados do responsvel pelas informaes SECRETARIA: ESCRIVO: Dados do devedor Devedor (a): CPF / CNPJ: Endereo (completo): Dados do processo Nmero: Ao: Data da Distribuio: Outras Partes: Discriminao dos valores Custas R$__________ Taxa Judiciria R$__________ Reembolso ao TJMG R$__________ Valor Total R$__________ Certifico, na conformidade do Provimento Conjunto n 15, de 26 de abril de 2010, que os valores supramencionados no foram recolhidos pela parte devedora. Certifico, tambm, que o processo se encontra devidamente arquivado na Secretaria deste Juzo. O referido verdade e dou f. ____________, _____ de ____________ de ________ Assinatura do(a) Escrivo() Judicial (Anexo revogado pelo Provimento-Conjunto n 21/2012)

Anexo IV (Anexo IV a que se refere o 1 do art. 2 do Provimento Conjunto n 15/2010)

(Anexo acrescentado pelo Provimento-Conjunto n 25/2012)

Anda mungkin juga menyukai