Anda di halaman 1dari 64

VDEO

O Poder Judicirio mais prximo do cidado!


A Associao Nacional dos Magistrados da Justia do Trabalho (Anamatra), entidade que congrega os juzes do trabalho de todo o Brasil, criou e desenvolve, desde 2004, o Programa Trabalho, Justia e Cidadania, iniciativa que rene a Justia e a educao em aes de construo de cidadania.

Objetivos
l

Conscientizao dos direitos e deveres bsicos do cidado; Integrao do judicirio com a sociedade; Construo e qualificao da cidadania.

l l

Pblico-alvo
l

Estudantes do ensino fundamental e mdio, principalmente da rede pblica, e em especial aqueles que esto se preparando para entrar no mercado de trabalho; estudantes dos cursos profissionalizantes e de escolas de jovens e adultos (EJAs) e professores.

Resultados (at dezembro de 2012)


l

Car tilha do Trabalho Seguro e Saudvel


A experincia exitosa do Programa Trabalho, Justia e Cidadania, aliada preocupao com os altos ndices de acidentes e doenas do trabalho registrados no Brasil, inspiraram a Anamatra a elaborar esta Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel em quadrinhos, com a finalidade de promover a cultura da preveno.

Desde sua criao, o Programa Trabalho, Justia e Cidadania j foi aplicado em mais de 20 estados brasileiros, alm do Distrito Federal. Mais de 170 mil cartilhas foram distribudas, sendo 78 mil estudantes e 6 mil professores impactados.

Material didtico
l l l l

Cartilha do Trabalhador em quadrinhos; Cartilha do Trabalhador de bolso; Cartilha do Direito Internacional do Trabalho; Consolidao das Leis do Trabalho, Constituio Federal, Estatuto da Criana e do Adolescente, entre outros.

Associao Nacional dos Magistrados da Justia do Trabalho (Anamatra)


SHS, quadra 6, bloco E, conjunto A, salas 602 a 608 Ed. Business Center Park Braslia/ DF CEP: 70316-000 Brasil www.anamatra.org.br

02

vida e a sade do trabalhador e o meio ambiente do trabalho sadio so direitos humanos fundamentais e, por isso, devem ser efetivamente promovidos em todo o mundo. A despeito dos avanos tecnolgicos, que atriburam nova feio s relaes de trabalho, e do sistema legal de proteo ao trabalho humano, a sociedade contempornea ainda convive com a chaga dos acidentes do trabalho. A Associao Nacional dos Magistrados da Justia do Trabalho (Anamatra), entidade que congrega os juzes do Trabalho brasileiros, compreende que as estatsticas de acidentes e de doenas do trabalho registram cifras alarmantes. Morrem, no Brasil, em mdia, nove trabalhadores por dia til, uma pessoa a cada hora de trabalho . Estes dados contemplam apenas informaes oficiais, excludas as subnotificaes e a maior parte dos acidentes fatais ocorridos na economia informal.
1

Apresentao

preciso despertar para a gravidade desse cenrio de insegurana. Os acidentes do trabalho afetam os trabalhadores, seus familiares, os empregadores e, no raro, podem atingir a coletividade, causando tragdias como aquelas ocorridas em locais de grande circulao de pessoas, em casas de diverses, em estdios etc. Esses infortnios decorrem invariavelmente da inobservncia de condies de segurana no local. Convicta de que o trabalho fonte de realizao do projeto de vida do ser humano, a Anamatra apresenta sociedade a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel. Em linguagem simples e bem ilustrada, oferece noes bsicas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, orienta sobre o uso dos equipamentos de proteo individual e coletiva. Esclarece, ainda, sobre a responsabilidade do empregador, observa a relevncia da atuao da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), dos rgos de fiscalizao, do Ministrio Pblico do Trabalho, da Previdncia Social e da Justia do Trabalho, ressaltando, fundamentalmente, a importncia da preveno de acidentes e doenas do trabalho, como preconiza a Conveno 155 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). Esta Cartilha integra o material didtico do Programa Trabalho, Justia e Cidadania, ao solidria realizada pelos juzes do Trabalho em quase todos os Estados do pas, com a finalidade de aproximar o Poder Judicirio da sociedade e de difundir o conhecimento do Direito. urgente que se adote a cultura da preveno. O dilogo entre empregadores, trabalhadores, instituies governamentais, entidades da sociedade civil e meios de comunicao o melhor caminho para que esse cenrio de acidentes do trabalho no Brasil e no mundo seja alterado. Vida e sade no trabalho! Boa leitura!

Renato Henry SantAnna Presidente da Anamatra Sandra Assali Bertelli Diretora de Cidadania e Direitos Humanos

Fonte Anurio Estatstico da Previdncia Social. 2.884 mortes em 2011. http://www.previdencia.gov.br/

03

Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel


Ttulo SUMRIO
PRLOGO SADE E SEGURANA NO TRABALHO SO DIREITOS HUMANOS PARTE I UMA HISTRIA QUE PODERIA SER DIFERENTE PARTE II ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO
Seo 1 Acidentes na Construo Civil Seo 2 Acidentes no Trabalho Rural Seo 3 Doenas relacionadas ao trabalho 3.1 Estresse, lombalgia e perda auditiva 3.2 LER/DORT 3.3 Doenas profissionais Seo 4 O assdio moral e as doenas do trabalho

Pgina
06 07 12 13 15 18 20 22 25 26 29 32 36 37 39 42 45 47

PARTE III SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO


Seo 1 - Insalubridade e Periculosidade Seo 2 Condies de Trabalho: exames e treinamento Seo 3 Medidas e Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva (EPI e EPC) Seo 4 CAT Comunicao de Acidente de Trabalho Seo 5 CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes Seo 6 O Papel do Empregador na Preveno de Acidentes

PARTE IV RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR PARTE V A JUSTIA DO TRABALHO Seo 1 Preveno e Reparao dos Acidentes e Doenas do Trabalho Seo 2 Estabilidade Acidentria PARTE VI A PREVIDNCIA SOCIAL Seo 1 Benefcios: Auxlio-acidente, Auxlio-doena acidentrio,
Aposentadoria por Invalidez e Penso Seo 2 Ao Judicial do INSS contra o Empregador (Ao Regressiva) PARTE VII CONCLUSO

51 53 54

LEGISLAO FUNDAMENTAL LEGISLAO FUNDAMENTAL NO BRASIL PRINCIPAIS NORMAS REGULAMENTADORAS DATAS IMPORTANTES PARA OS TRABALHADORES ESTATSTICAS NO BRASIL E NO MUNDO INFORMAES E DENNCIAS GLOSSRIO

11 17 24 31 41 50 57

04

Depositphotos.com /Kirill Makarov

Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel


interage com o mundo virtual e oferece informaes adicionais atravs dos

QR Codes
QR CODE, ou cdigo QR, a sigla de Quick Response que significa resposta rpida. QR CODE um cdigo de barras 2D, que possui esse nome pois tem a capacidade de ser interpretado rapidamente pelos meios digitais. O QR CODE uma tecnologia utilizada para armazenar informaes. Uma vez escaneado pela webcam de um smartphone, tablet ou computador com acesso Internet, o cdigo direciona imediatamente para um site, hotsite, vdeo, etc. Para isto, necessrio baixar um aplicativo especfico que faz a leitura do cdigo e leva o internauta ao link. um recurso muito utilizado por empresas, instituies e at mesmo pelos usurios pessoais da rede mundial de computadores. Para baixar o aplicativo no celular, acesse: http://i-nigma.mobi Para baixar o aplicativo no computador, acesse: http://info.abril.com.br/downloads/qr-code-scanner Existem diversos aplicativos disponveis na Internet para a leitura do QR CODE. Indicamos, abaixo, duas URLs que permitem baixar, gratuitamente, o aplicativo para o computador, tablet ou smartphone. Depois s direcionar a webcam para os cdigos, como o abaixo, que estaro disponibilizados nas pginas da Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel. Assim voc poder acessar muitas outras informaes complementares, conhecer sites novos, assistir vdeos e ler outras cartilhas elaboradas pela mesma equipe que elaborou esta revista em quadrinhos. Desejamos a voc, leitor e internauta, uma enriquecedora experincia.

Direcione a cmera do seu celular com o leitor QR CODE para esta imagem e acesse muito mais informaes.

Dados Internacionais da Catalogao na Publicao (CIP) A849c Associao Nacional dos Magistrados da Justia do Trabalho Cartilha do trabalho seguro e saudvel: em quadrinhos / Associao Nacional dos Magistrados da Justia do Trabalho. Marcos Vaz Produes : Braslia, 2013.

64p. Cartunista: Marcos Vaz.

1. Trabalho. 2. Segurana do Trabalho. 3. Sade no Trabalho. 4. Justia do Trabalho. 5. Acidentes de Trabalho. I. ANAMATRA. II. Vaz, Marcos. III. Ttulo. CDU 331.822 Bibliotecrio responsvel: Ramon Ely CRB-10/2165

05

06

c 2013 Anamatra|Marcos Vaz Produes - Todos os direitos reservados.

07

08

09

10

LEGISLAO FUNDAMENTAL SOBRE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Declarao Universal dos Direitos Humanos

Elaborada pela Organizao das Naes Unidas (ONU) em 1948, a Carta Magna dos direitos civis, polticos, sociais, econmicos e culturais da humanidade. Art. 1. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade.

Pacto Internacional sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais

Esta norma internacional foi criada em 1966 e tem por objetivo estimular o cumprimento da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Este Pacto e a Declarao Universal compem a chamada Carta Internacional dos Direitos Humanos da ONU.

As normas internacionais do trabalho so o principal instrumento da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) para a promoo da justia social no mundo. As Convenes da OIT estabelecem direitos dos trabalhadores, determinam regras e condies de segurana e de sade no trabalho. Uma das Convenes mais importantes a n 155, de 22 de junho de 1981, sobre Segurana e Sade dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho.

Convenes Fundamentais da OIT

Depositphotos.com / Johan Hedengran

11

13

14

15

LEGISLAO FUNDAMENTAL SOBRE SADE E SEGURANA DO TRABALHO NO BRASIL


a Lei Mxima do nosso pas, promulgada em 05 de outubro de 1988. Marcou a democratizao do Brasil e consagrou a supremacia dos Direitos e Garantias Fundamentais. Chamada de Constituio Cidad, dedica especial captulo aos direitos sociais e aos direitos dos trabalhadores. Art. 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

Constituio Federal

Consolidao das Leis do Trabalho (CLT)

Plano Nacional de Segurana e Sade no Trabalho

Cumprindo as diretrizes da Conveno n. 155 da OIT, o Brasil elaborou esse conjunto de normas que prev a incluso de todos os trabalhadores brasileiros no Sistema Nacional de Promoo e Proteo da Segurana e Sade no Trabalho (SST), dentre outros objetivos.

A CLT foi elaborada em 1943 como uma consolidao de leis que regulam as relaes individuais e coletivas de trabalho. Contm os direitos humanos no mbito do trabalho, formando um patamar mnimo legal sobre o qual possvel empregadores e empregados negociarem ampliao e no o rebaixamento de conquistas e garantias fundamentais. Art. 157 - Cabe s empresas: I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II - instruir os empregados, atravs de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenas ocupacionais; III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo rgo regional competente; IV facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente. Art. 158 - Cabe aos empregados: I - observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do artigo anterior; Il - colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste Captulo.

Portaria N. 3.214 de 08 de Junho de 1978 do Ministrio do Trabalho

Aprova as Normas Regulamentadoras (NRs) da CLT relativas segurana e medicina do trabalho.

17

Depositphotos.com / Johan Hedengran

18 14

19

18

21

22

PRINCIPAIS NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO


NR 04 NR 05 NR 06 NR 10 NR 11 NR 12 NR 15 NR 16 NR 17 NR 17 NR 18 NR 19 NR 20 NR 22 NR 23 NR 24 NR 26 NR 31 NR 32

Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT)* Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) Equipamentos de Proteo Individual (EPI) Anexo I - Movimentao, Armazenagem e Manuseio: Mrmore, Granito e outras Rochas Segurana no Trabalho em Mquinas e Equipamentos Atividades e Operaes Insalubres Atividades e Operaes Perigosas Ergonomia Anexo II - Trabalho em Teleatendimento / Telemarketing Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Explosivos Segurana e Sade no Trabalho com Inflamveis e Combustveis Segurana e Sade Ocupacional na Minerao Proteo contra Incndios Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho Sinalizao de Segurana Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade
Depositphotos.com / Alexey Bogatyrev

Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade

* SESMT - um servio especializado que funciona dentro da empresa, composto por profissionais de segurana e medicina do trabalho, que tem por finalidade preservar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores no local de trabalho. obrigatrio em empresas cujas atividades tenham determinado grau de risco, a partir de 50 empregados.
24

25

26

27

28

29

30

28 DE ABRIL DIA MUNDIAL EM MEMRIA DAS VTIMAS DE ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO Essa data foi instituda no Canad em 1995, em
memria de 78 trabalhadores mortos em 1969, na exploso de uma mina na cidade de Farmington, West Virgnia, EUA.
Depositphotos.com / Kirill Makarov

Em 2003, a OIT oficializou o dia 28 de abril com o objetivo de promover a preveno de acidentes e doenas profissionais dentro da Estratgia Global para a Segurana e Sade Ocupacional. uma campanha permanente para concentrar a ateno internacional sobre a magnitude dos acidentes de trabalho, doenas e mortes em todo o mundo. Desde 2005 o Brasil adotou no calendrio oficial essa data.

10 de OUTUBRO Dia NACIONAL DE SEGURANA E SADE NAS ESCOLAS


No dia 10 de outubro comemorado o Dia Nacional de Segurana e Sade nas Escolas, data instituda pela Lei 12.645/12.

12 de junho Dia de Combate ao Trabalho Infantil

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

ESTATSTICAS
NO MUNDO
Acidentes do Trabalho 5.500 mortes por acidentes e doenas do trabalho a cada dia. Doenas do trabalho 438 mil trabalhadores por dia afastam-se do trabalho por doena.
*Fonte: Anurio Estatstico do Trabalho da OIT. Ano 2010
Depositphotos.com / Ming Liu

Subnotificao
Mortes: 2.884 Acidentes do Trabalho: 711.164 C om C AT: 538.480 Se m C AT: 172.684 Doenas do Trabalho: 15.083
*Fonte: Anurio Estatstico de Acidentes do Trabalho 2011, Ministrio da Previdncia Social.

NO BRASIL

importante lembrar que milhares de acidentes do trabalho no so comunicados pelas empresas. Isso se chama subnotificao. Portanto, os dados estatsticos podem ser muito maiores do que esses informados.

Economia Verde

O mundo est evoluindo em direo a uma economia verde e sustentvel. Embora certas prticas e produtos sejam considerados como verdes porque protegem o meio ambiente, as tecnologias utilizadas podem no oferecer condies seguras de trabalho. Ento, os empregos verdes devem ser tambm seguros e saudveis para os trabalhadores e no somente para proteger o meio ambiente.
41

42

43

44

45

47

49

INFORMAES E DENNCIAS Sindicatos Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) Gerncias do Ministrio do Trabalho Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) CEREST
Os Centros de Referncia em Sade do Trabalhador (Cerest) so rgos pblicos especializados que atendem a populao na rea de sade do trabalhador.
Depositphotos.com / Johan Hedengran

ASSISTNCIA JURDICA GRATUITA


Sindicatos Defensorias Pblicas Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) Promotorias de Justia Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

50

Depositphotos.com /Kirill Makarov

51

52

53

54

55

56

Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel em quadrinhos

GLOSSRIO
CEREST CENTROS DE REFERNCIA EM SADE DO TRABALHADOR CIPA CA CAT CLT CF DORT EPC EPI FGTS INSS LER MTE MPT NR OIT OMS ONU PAIRO PNSST SIPAT SESMT SST TAC TST COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES CERTIFICADO DE APROVAO COMUNICAO DE ACIDENTE DE TRABALHO CONSOLIDAO DAS LEIS DO TRABALHO CONSTITUIO FEDERAL DISTRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EQUIPAMENTO DE PROTEO COLETIVA EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL LESES POR ESFOROS REPETITIVOS MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO NORMA REGULAMENTADORA ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUDO OCUPACIONAL POLTICA NACIONAL DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO SEMANA INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES DO TRABALHO SERVIO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANA E EM MEDICINA DO TRABALHO SEGURANA E SADE NO TRABALHO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
57

Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quadrinhos

A Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quadrinhos, desenvolvida por meio de uma parceria entre a Anamatra e a OIT, tem por objetivo difundir os direitos e deveres dos trabalhadores de forma clara e objetiva. A cartilha uma ao do Programa Trabalho, Justia e Cidadania. Foi publicada em portugus, ingls, francs e espanhol. O lanamento ocorreu durante a 100. Conferncia Internacional do Trabalho, realizada em Genebra, na Suia, na sede das Naes Unidas na Europa, em junho de 2011. As verses em portugus e ingls foram distribudas s delegaes de mais de 180 pases que participaram da Conferncia. As verses em espanhol e francs, por sua vez, foram lanadas em Lima, capital do Peru, durante o 22. Encontro Estadual dos Juzes do Trabalho do Rio Grande do Sul, em agosto de 2011. O lanamento teve lugar na sede da OIT para a Amrica Latina e Caribe. A verso em portugus foi lanada no Brasil, em Salvador, no dia 2 de setembro do mesmo ano, durante o 21. Comat (Congresso de Magistrados do Trabalho da Bahia), evento promovido anualmente pela Amatra 5. Em sua interveno, o presidente da Anamatra, Renato Henry SantAnna, destacou que a parceria com a OIT traz ainda mais credibilidade para o Programa TJC. A parceria com a OIT nos deu a possibilidade de levar o TJC para alm do Brasil, afirmou.

Fotos: Marcos Vaz

59

a Justia do Trabalho estar presente, com o compromisso de concretizar os direitos sociais de todos.

Programa Nacional de Preveno de Acidentes de Trabalho


O Programa Trabalho Seguro Programa Nacional de Preveno de Acidentes de Trabalho uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justia do Trabalho, em parceria com diversas instituies pblicas e privadas, visando formulao e execuo de projetos e aes nacionais voltados preveno de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Poltica Nacional de Segurana e Sade no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa contribuir para a diminuio do nmero de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos ltimos anos. O Programa volta-se a promover a articulao entre instituies pblicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se dos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPAs), instituies de pesquisa e ensino, promovendo a conscientizao da importncia do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de preveno de acidentes de trabalho. Conclama-se, assim, permanente participao de empregados, empregadores, sindicatos, instituies pblicas, associaes e demais entidades da sociedade civil para tornarem-se parceiros do Programa Trabalho Seguro e unir foras com a Justia do Trabalho para a preservao da higidez no ambiente laboral.

SEGURANA TUDO!

62

Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel


em quadrinhos

EXPEDIENTE
Presidente da Anamatra Renato Henry SantAnna Assessoria de Comunicao Anamatra Adriana Zetula Reviso Jos Fernando Schlosser Engenheiro Agrnomo Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria/RS Consultoria Tcnica Antonio Pereira do Nascimento Auditor Fiscal do Trabalho Coordenador do Programa Estadual da Construo Civil do Estado de So Paulo Superintendncia Regional do Ministrio Pblico do Trabalho e Emprego/ MTE Tiragem desta edio 70.000 exemplares Associao Nacional dos Magistrados da Justia do Trabalho (Anamatra) SHS, quadra 6, bloco E, conj. A, salas 602 a 608 Ed. Business Center Park Braslia/DF CEP: 70316-000 Brasil www.anamatra.org.br cartilha@anamatra.org.br Amatras e outras entidades interessadas em reproduzir a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel em quadrinhos devem entrar em contato com a Anamatra. Importante: A Comisso esclarece que, para melhor comunicao, substituiu, intencionalmente, algumas expresses tcnicas por outras de mais fcil compreenso.

Comisso de elaborao e reviso da Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel em quadrinhos Anamatra Sandra Miguel Abou Assali Bertelli Juza do Trabalho/SP Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra Eliete da Silva Telles Juza do Trabalho/RJ Coordenadora da Comisso Nacional do Programa TJC Beatriz de Lima Pereira Desembargadora Federal do Trabalho/SP Gustavo Fontoura Vieira Juiz do Trabalho/RS Rosemeire Lopes Fernandes Juza do Trabalho/BA

Marcos Vaz Produes

Criao, argumentos, desenhos e diagramao Marcos Vaz Arte-final Rodrigo Faccio Colorizao digital Anderson Kalixto blog.marcosvaz.com.br www.marcosvaz.com.br www.brasilzinho.com.br www.brasilzinho.com.br/instituto contato@marcosvaz.com.br Copyright c 2013 - Marcos Vaz Produes Os personagens da Cartilha do Trabalho Seguro e Saudvel em quadrinhos so propriedade do cartunista Marcos Vaz, criador e possuidor dos direitos autorais.

Participao Especial Cludio Mascarenhas Brando Desembargador Federal do Trabalho/BA Sebastio Geraldo de Oliveira Desembargador Federal do Trabalho/MG

63

Realizao

Anda mungkin juga menyukai