Anda di halaman 1dari 14

Questes de Balano Oramentrio e Financeiro 1) (NCE/UFRJ AOF/2007) A variao das disponibilidades financeiras de um exerccio para o outro verificada no (a):

): (A) Balano Patrimonial; (B) Balano Financeiro; (C) Demonstrao das Variaes Patrimoniais; (D) Demonstrao do Resultado do Exerccio; (E) Balano Oramentrio. 2) (NCE/UFRJ AOF/2007) O Balano Oramentrio demonstrar: (A) o resultado financeiro e patrimonial do exerccio; (B) as variaes patrimoniais ativas e passivas do exerccio; (C) as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas; (D) o saldo das disponibilidades do exerccio anterior e do exerccio seguinte; (E) o ativo, o passivo e o patrimnio lquido. 3) (NCE/UFRJ AOF/2007) No compreende demonstrativo contbil previsto na lei n 4320/64: (A) Demonstrao das Variaes Patrimoniais; (B) Demonstrao do Resultado do Exerccio; (C) Balano Patrimonial; (D) Balano Financeiro; (E) Balano Oramentrio. 4) (NCE/UFRJ AOF/2007) Um demonstrativo contbil que deve ser elaborado bimestralmente, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal o (a): (A) Balano Financeiro; (B) Balano Patrimonial; (C) Balano Oramentrio; (D) Demonstrao das Variaes Patrimoniais; (E) Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. (CESPE SENADO FEDERAL/1996) A propsito das informaes que podem ser colhidas de um balano oramentrio, julgue os itens a seguir. 5) O resultado oramentrio do exerccio corresponde diferena entre a receita e a despesa realizadas. 6) O excesso de arrecadao corresponde diferena positiva entre a receita realizada e a receita prevista. 7) A economia oramentria corresponde diferena negativa entre a despesa realizada e a despesa fixada. 8) O excesso da despesa realizada em relao fixada indica a correta utilizao dos recursos autorizados, quando circunstncias excepcionais ocorrerem. 9) As despesas fixadas devem ser apresentadas de tal modo que seja possvel identificar os crditos adicionais. (CESPE SENADO FEDERAL/1996) Julgue os itens que se seguem, relativos s informaes constantes do balano financeiro. 10) As despesas oramentrias, ao contrrio da forma pela qual so apresentadas na demonstrao das variaes patrimoniais, so relacionadas em funo de sua classificao econmica. 11) O valor total das despesas oramentrias efetivamente pagas no exerccio somente pode ser obtido por mtodo indireto, mediante a utilizao da variao ocorrida no saldo da conta restos a pagar, entre as datas-base do exerccio anterior e o atual, acrescida ou diminuda da despesa oramentria apresentada. 12) As receitas oramentrias so apresentadas em funo de sua classificao funcional-programtica.

13) Os saldos das contas do disponvel, relativas ao final do exerccio anterior, so apresentados do mesmo lado em que so relacionadas as receitas, enquanto os saldos para o exerccio seguinte ficam ao lado das despesas. 14) Nessa demonstrao contbil, devem ser divulgados os saldos das contas, desprezando-se o somatrio das operaes realizadas durante o exerccio. 15) CESGRANRIO/TCE/RO/2007) O balano oramentrio permite a mensurao das diferenas entre o oramento previsto e o efetivamente realizado. Sobre o balano oramentrio, indique qual das afirmativas relacionadas s diferentes contas correta. (A) As despesas so divididas em despesas correntes previstas, despesas correntes fixadas e despesas de capital executadas. (B) As despesas so divididas em previstas, executadas e realizadas. (C) As receitas so divididas em movimentao financeira executada e movimentao financeira realizada. (D) As receitas corrente e de capital so divididas em previstas e executadas. (E) As receitas correntes so dividas em fixadas e executadas, enquanto as receitas de capital so divididas em previstas e fixadas. 16)(FESAG TCE/RR/2006) Em relao ao Anexo 12 Balano Oramentrio e em relao ao Anexo 13 - Balano Financeiro, ambos originrios da Lei Federal 4.320/64, sabe-se que a despesa apresentada com diferentes enfoques, embora em ambos ocupe o lado direito de cada um destes demonstrativos. Assinale, nas alternativas abaixo aquela que expressa corretamente a situao de grupalizao adotada no Brasil: a) No Anexo 12 a despesa oramentria apresentada por Crditos Suplementares e Oramentrios; Crditos Especiais e Crditos Extraordinrios e no Anexo 13 apresentada por Oramentria e Extraoramentria. b) No Anexo 12 a despesa oramentria apresentada por Funes e Sub-funes e no Anexo 13 apresentada por Orgnica e Grupos de Natureza de Despesa. c) No Anexo 12 a despesa oramentria apresentada por Orgnica e Grupos de Natureza de Despesa e no Anexo 13 apresentada por Funes e Sub-funes. d) No Anexo 12 a despesa oramentria apresentada por Oramentria e Extra-oramentria e no Anexo 13 apresentada por Crditos Suplementares e Oramentrios; Crditos Especiais e Crditos Extraordinrios.

17) (ESAF/AUDITOR/TCE/GO/2007) Ao final do exerccio, uma determinada entidade de direito pblico, que realiza o controle das disponibilidades de caixa segregando os recursos de acordo com a destinao, apresentou os seguintes dados referentes execuo oramentria e financeira (valores em mil):
Receitas: Receita de Servios Receita de Alienao de Bens Receita de Juros Despesas: Despesa de Pessoal Despesa de Inverso Financeira Despesa de Juros Despesa de Investimentos Despesas: Despesa de Pessoal Despesa de Inverso Financeira Despesa de Juros Despesa de Investimento Previso(LOA) 1.400 400 300
Dotao (LOA)

Arrecadao(Realizada)

700 300 400 600


Liquidao

600 100 200 200

1.300 500 350 Empenho 600 150 250 350 Pagamento 600 80 200 150

Considere ainda que, para fins de elaborao do Balano Oramentrio, ser considerada despesa realizada: a despesa em que j se tenha verificado o direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e os documentos comprobatrios do respectivo crdito, acrescida dos restos a pagar no-processados inscritos ao final do exerccio. Analisando as informaes, indique a opo correta em relao ao Balano Oramentrio da entidade. a) O supervit oramentrio foi de 700. b) A entidade apresentou dficit corrente.

c) O excesso de arrecadao, originrio da receita de alienao bens, no montante de 100, no poder ser utilizado como fonte de recursos para a abertura de crdito adicional no exerccio seguinte, com a finalidade de pagamento de juros da dvida. d) O montante inscrito em restos a pagar processado soma 200. e) Ser inscrito em restos a pagar o valor de 250. 18) (FCC/AUDITOR/TCE/AL/2008) Do Balano Oramentrio de um municpio, referente ao exerccio encerrado em 31-12-2007, foram extradas as seguintes informaes (em R$): Receita Prevista .......................................... 250.000,00 Excesso de Arrecadao ............................... 40.000,00 Economia Oramentria ................................ 35.000,00 Supervit Oramentrio ................................. 15.000,00 correto afirmar que a despesa fixada e a despesa realizada por esse municpio em 2007 corresponderam, respectivamente, em R$, a (A) 310.000,00 e 275.000,00. (B) 305.000,00 e 280.000,00. (C) 300.000,00 e 285.000,00. (D) 285.000,00 e 300.000,00. (E) 275.000,00 e 310.000,00. (CESPE/TCE/ES/2004) Considerando a demonstrao e os balanos previstos na Lei n. 4.320/1964, julgue os itens a seguir. 19) O balano financeiro evidencia a diferena de saldo entre o valor previsto para a receita e o valor da receita realizada. 20) A disponibilidade de caixa do exerccio anterior e o saldo que passa para o exerccio seguinte so apresentados no balano financeiro. 21) A economia oramentria apresentada por uma entidade no ano de 2003 pode ser verificada no balano oramentrio. 22) O passivo financeiro compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. 23) (CESGRANRIO/TCE/RO/2007) Na Contabilidade Pblica, a demonstrao que tambm pode ser denominada Balano de Resultados a(o): (A) Demonstrao das Variaes Patrimoniais. (B) Demonstrao de Lucros e Perdas. (C) Demonstrao de Oscilaes Oramentrias. (D) Demonstrao do Resultado Financeiro. (E) Balano Oramentrio. 24) (CESGRANRIO/TCE/RO/2007) Em relao s contas do Balano Oramentrio so feitas as afirmaes a seguir. I - As receitas correntes so divididas em executadas e realizadas. II - As receitas de capital so divididas em previstas e executadas. III - As despesas oramentrias so divididas em fixadas e executadas. (So) correta(s), apenas, a(s) afirmao(es): (A) I (B) II (C) I e II (D) I e III (E) II e III (CESPE/ANA/2006) No que se refere ao levantamento dos balanos pblicos, julgue os itens a seguir. 25) Para o levantamento do balano financeiro, necessria a inscrio dos restos a pagar de despesas processadas e no processadas. Assim, o registro da transferncia de restos a pagar de despesas no processadas ser pela transferncia do saldo da conta de despesa oramentria do exerccio a pagar.

para a conta de restos a pagar. 26) Um dos lanamentos necessrios para a elaborao do balano oramentrio a transferncia do saldo da conta de crditos oramentrios para a conta de dotao inicial. 27) Para o levantamento do balano financeiro, ser dispensada a transferncia da despesa oramentria para a conta de transferncias financeiras. 28) O demonstrativo que congrega receitas e despesas oramentrias, mutaes patrimoniais, bem como contas independentes da execuo oramentrias denomina-se (A) Balano Compensado. (B) Balano Oramentrio. (C) Balano Financeiro. (D) Balano Patrimonial. (E)) Demonstrao das Variaes Patrimoniais. 29) So demonstradas no Balano Oramentrio: (A) Receitas oramentrias: previstas; fixadas e as diferenas. (B) Despesas oramentrias: fixadas, previstas e as diferenas. (C) Receitas oramentrias: fixadas; executadas e as previstas. (D)) Despesas oramentrias: previstas; executadas e as diferenas. (E) Receitas e despesas oramentrias: previstas; verificadas e executadas. (CESPE/SEPRO/2005) Balano patrimonial, balano financeiro, balano oramentrio e demonstraes das variaes patrimoniais so alguns dos instrumentos que evidenciam a forma como os recursos foram utilizados pela administrao pblica. A respeito desses demonstrativos, julgue os itens que se seguem. 30) As dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao so demonstradas no passivo financeiro do balano patrimonial. 31) O balano financeiro evidencia os saldos inicial e final das disponibilidades, bem como os ingressos e dispndios ocorridos em um exerccio. 32. Na hiptese de um balano oramentrio apresentar supervit, este demonstrado no lado da despesa. 33. O balano financeiro evidencia os saldos inicial e final das disponibilidades, bem como os ingressos e dispndios ocorridos em um exerccio. 34. (CESPE ANA CONTADOR 2006) Para que exista supervit no oramento de capital, o valor das receitas de capital deve ser superior ao valor das despesas de capital. Dessa maneira, enquanto o supervit corrente possibilita a cobertura de despesas de capital, o supervit de capital provocar a diminuio do patrimnio pblico. 35. No Balano Financeiro, os Restos a Pagar do exerccio sero computados na receita extraoramentria, para compensar sua incluso na despesa oramentria. 36. Os resultados gerais do exerccio financeiro sero demonstrados por meio de balano patrimonial, balano oramentrio, balano financeiro e demonstraes das variaes patrimoniais. 37. O Balano Oramentrio demonstrar a receita e a despes oramentria, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. 38. (ESAF CGU/AFC 2006) A respeito do Balano Oramentrio correto afirmar, exceto que: a) apresenta a receita prevista e a despesa fixada. b) o confronto da receita realizada com a despesa realizada demonstra o resultado oramentrio. c) a receita e a despesa so apresentadas por categoria econmica. d) no evidencia o fluxo financeiro da entidade no exerccio. e) evidencia o resultado patrimonial da entidade.

39. No acompanhamento do oramento, quando for verificada uma situao na qual a receita arrecadada maior do que a despesa realizada, tem-se: a) um supervit oramentrio. b) um dficit oramentrio. c) uma insuficincia oramentria. d) um recurso extraordinrio. e) uma economia oramentria. 40. Assinale a opo que indica um dado que no pode ser obtido do Balano Oramentrio. a) O supervit financeiro, se houver. b) A previso de arrecadao de receitas correntes. c) O supervit corrente, se houver. d) O dficit de capital, se houver. e) O montante de receita corrente arrecadada. 41. (FCC/Contabilidade/2007) Consoante o dispositivo no art. Da Lei n 4.320/64, pertencem ao exerccio financeiro as: a) despesas nele fixadas. b) despesas nele liquidadas. c) receitas nele lanadas. d) receitas nele arrecadas. e) receitas nele pagas. (TCE/MG/Inspetor Com. Externo/Cont./2007) Instrues: Para responder s questes de nmeros 42 e 43, considere os seguintes nmeros de execuo oramentria e financeira do ano de 2006: Despesa empenhada em 2006 ...................................R$ 12.000,00 Despesa liquidada em 2006 .......................................R$ 9.500,00 Despesa paga em 2006 ................................................R$ 8.000,00 42. Findo o exerccio de 2006, o montante de Restos a Pagar Processados , em reais, a) 1.500,00 b) 3.500,00 c) 4.000,00 d) 8.000,00 e) 13.500,00 43. Findo o exerccio de 2006, o montante de restos a pagar no-processados , em reais, a) 13.500,00 b) 9.500,00 c) 4.000,00 d) 3.500,00 e) 2.500,00 44. (TCM/RJ/Tc. Cont. Externo/2003) Determinado Municpio amortiza R$ 2.198.000,00 de uma dvida junto instituio financeira oficial, pagando juros e encargos correspondentes a 11% do valor que est sendo amortizado. Este fato provocar, no Resultado Patrimonial da entidade, a seguinte variao: a) diminuio de R$ 2.439,780,00 b) diminuio de R$ 241.780,00 c) aumento de R$ 2,198.000,00 d) aumento de R$ 1.956.220,00 45. (TCI-CGM-RJ/2003) A prefeitura de Unidos movimentao: Receitas: Impostos R$ 60.000,00 Transferncias Correntes R$110.000,00 Depsitos de terceiros R$ 30.000,00 Amortizao de emprstimos R$ 80.000,00 apresentou, durante o exerccio de 2002, a seguinte Despesas: Pessoal R$ 100.000,00 Material permanente R$ 90.000,00 Servios de terceiros R$ 40.000,00 Consignaes R$ 20.000,00

Com base nas informaes acima, o valor do Resultado Oramentrio de Capital corresponde a:

a) supervit de R$ 30.000,00. b) supervit de R$ 20.00,00. c) dficit de R$ 30.000,00. d) dficit de R$ 10.000,00. 46. (ACE/TCU/2005) Com base nos dados seguintes, assinale a opo que representa o correto resultado oramentrio: Receita corrente prevista : $ 60 Receita corrente realizada: $ 65 Despesa corrente prevista: $ 60 Despesa corrente realizada: $60 Receita de capital prevista: $ 40 Receita de capital realizada: $ 35 Despesa de capital prevista: $40 Despesa de capital realizada: $ 40 a) Supervit do oramento corrente de $ 5, que dever constituir item da receita oramentria. b) Supervit do oramento de capital de $ 5, que dever constituir item da receita oramentria . c) Supervit oramentrio de $ 5, que dever constituir item da receita extra-oramentria. d) Supervit do oramento de capital de $ 5, que dever constituir item da receita extra-oramentria. e) Supervit do oramento corrente de $5, que dever constituir item da receita extra-oramentria. 47. (SEFAZ-PI/TCI/2001) No Balano Financeiro, os Restos a Pagar do exerccio sero computados: a) na receita oramentria, para garantir recursos para o seu pagamento no exerccio seguinte. b) na receita extra-oramentria, por se tratar de despesa paga e cujos bens ou servios ainda no foram recebidos. c) na receita extra-oramentria, para compensar sua incluso na despesa oramentria. d) na despes extra-oramentria, para compensar sua incluso na receita oramentria. e) na receita oramentria, por se tratar de despesa ainda no paga. 48. (SEFAZ/CE/Analista Contbil/2006) O demonstrativo da execuo oramentria do Setor Pblico, em um determinado exerccio, apresentou o seguinte resultado em unidades monetrias: Receita Receita Tributria $ 3.000.000 Receita de Aplicaes Financeiras $ 600.000 Receita de Operaes de Crditos $ 500.000 Despesa Despesa Correntes $ 2.000.000 Despesa de Juros da Dvida Pblica $ 350.000 Despesa de Capital $ 500.000 Despesa de Amortizao da Dvida Pblica $ 700.000 Identifique, nas opes abaixo, o montante que corresponda ao resultado primrio desse exerccio. a) 1.050.000 b) 550.000 c) 700.000 d) 500.000 e) 200.000 49. (Aud. Tes. Municipal/Recife/2003) A demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar: a) as receitas e despesa previstas, em confronto com as realizadas. b) as receitas e despesas oramentrias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie de exerccio anterior, os quais se transferem para o exerccio seguinte. c) as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. d) os bens, crditos e valores, cuja mobilizao depende de autorizao legislativa. e) os crditos e valores realizveis, independentemente de autorizao oramentria e valores numerrios. 50. (SEFAZ/CE/Analista Contbil/2006) Sobre uma Demonstrao das Variaes Patrimoniais DVP em que se observa a ocorrncia de supervit do exerccio correto afirmar:

a) o montante das receitas oramentrias foi maior do que as despesas oramentrias. b) as despesas correntes foram necessariamente menores do que as receitas correntes. c) as variaes ativas totais foram maiores do que as variaes passivas totais. d) as mutaes ativas obrigatoriamente superam as despesas de capital. e) a ocorrncia de supervit implica a no-existncia de receitas de capital. 51. (SEFAZ/PI/TCI/2001) Acerca do resultado patrimonial do exerccio correto afirmar ser o mesmo apurado pela confrontao: a ) da receita e da despesa no Balano Financeiro. b) da receita e da despesa na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. c) das variaes ativas e passivas no Balano Patrimonial. d) das variaes ativas e passivas na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. e) das variaes ativas e passivas no Balano Oramentrio. 52. (AFC/STN/2005) Segundo disposio do artigo 101 da Lei n 4320/64, os resultados gerais do exerccio sero demonstrados nos Balanos Oramentrio, Financeiro e Patrimonial, bem como na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. Assinale a opo falsa em relao a essas demonstraes. a) No Balano Patrimonial, o ativo composto pelas rubricas Ativo Financeiro, Ativo Permanente e Ativo Compensado. b) O resultado patrimonial do exerccio, apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais, leva em conta as alteraes resultantes da execuo oramentria, bem como as independentes dessa. c) O confronto entre a previso e a realizao, tanto da receita como da despesa, d-se no Balano Oramentrio. d) No Balano Financeiro, os restos a pagar inscritos no exerccio so computados como receita oramentria. e) A dvida fundada que dependa de autorizao oramentria para o seu pagamento integra o Passivo Permanente. 53. (TCI/PI/2001) No Balano Financeiro, os Restos a Pagar do exerccio sero computados: a) Na receita oramentria, para garantir recursos para o seu pagamento no exerccio seguinte; b) Na receita extra-oramentria, por se tratar de despesa paga e cujos bens ou servios ainda no foram recebidos; c) Na receita extra-oramentria, para compensar sua incluso na despesa oramentria; d) Na despesa extra-oramentria, para compensar sua incluso na receita oramentria. e) Na receita oramentria, por se tratar de despesa ainda no-paga. 54. (SEFAZ/PI/TCI/2001) Segundo os preceitos da Lei n 4320/64, assinale, entre as opes abaixo, a que no contm uma rubrica do Balano Patrimonial da administrao pblica: a) Ativo Circulante b) Saldo Patrimonial c) Ativo Permanente d) Passivo Permanente e) Passivo Compensado 55. (CESPE-INMETRO/2007) Na elaborao do balano financeiro, os restos a pagar do exerccio devem ser computados na receita extra-oramentria, para se compensar sua incluso na despesa oramentria. 56. (CESPE-INMETRO/2007) Na demonstrao das variaes patrimoniais, deve ser apurada a situao patrimonial lquida da entidade, que poder ser positiva (supervit), negativa (dficit) ou nula. (CESPE/CLDF/CONTADOR/2006) Com referncia aos demonstrativos da contabilidade pblica, julgue os itens que se seguem. 57. Considere-se que , at outubro de 2005, o balano oramentrio do GDF apresente os valores acumulados, em R$ milhes, mostrados na tabela a seguir. Receitas correntes 5.594 Despesas correntes 4.782 Receitas de capital 65 Despesas de capital 678 Total 5.659 Total 5.460 Nesse caso, correto concluir que o supervit corrente excedeu o dficit de capital em R$ 199 milhes.

58. Considere-se que, no balano oramentrio do GDF, at outubro de 2005, tenha sido verificado que as receitas tributrias previstas para o exerccio eram de R$ 5.078 milhes e que a arrecadao tenha sido de R$ 4.008 milhes. Nesse caso, supondo-se que, nos dois ltimos meses do ano, a arrecadao se manteria na mdia mensal dos dez primeiros meses, era correto esperar, em outubro de 2005, um dficit, no exerccio, inferior a R$ 150 milhes. 59. (ESAF/CGU/2006) Observe o Balano hipottico em correta. Receita Prev. Real Despesa Receita Crditos or e Corrente suplementares Receita de 700 530 Despesas Correntes servios Pessoal Receitas de Outras despesas Capital correntes Alienao de 190 200 Despesa de Capital Bens Investimentos Dficit Supervit Totais Totais que faltam alguns dados e assinale a opo Prev. Real

200

200

210

200

a) O dficit corrente foi de 170 unidades monetrias. b) A entidade apresentou supervit total no montante de 40 unidades monetrias. c) O supervit de capital foi de 10 unidades monetrias. d) O excesso de arrecadao verificado em receitas de capital considerado receita extra-oramentria. e) No houve supervit corrente que poderia ser aplicado em investimentos. (FCC/TRT24R/2006) Instrues: Para responder s questes de 60 a 64 utilize as informaes abaixo e identifique os valores solicitados. Findo o exerccio financeiro de 2005, o balano oramentrio apresentou os seguintes valores: Receita Executada (arrecadada), assim composta: Receita Corrente .....................................................$ 110 Receita de Capital ...................................................$ 10 Receita Prevista, assim integrada: Receita Corrente......................................................$ 90 Receita de Capital ...................................................$ 20 Crditos autorizados na Lei Oramentria/2005.....$100 Crditos adicionais suplementares abertos em fevereiro de 2005, assim constitudos: Por excesso de arrecadao ....................................$ 20 Por anulao de dotaes oramentrias ................$ 10 Crditos adicionais especiais abertos em maro de 2005, amparados no supervit financeiro apurado no Balano Patrimonial do exerccio anterior.............$ 10 Despesa executada (empenhada) Contra crditos oramentrios e suplementares.....$ 110 Contra crditos especiais........................................$ 5 60. O resultado da previso oramentria atualizada: a) supervit de $ 5 b) supervit de $ 20 c) dficit de $ 30 d) supervit de $ 30 e) dficit de $ 20 61. Resultado da execuo oramentria: a) supervit de $ 5 b) supervit de $ 15 c) dficit de $ 5 d) dficit de $ 15 e) supervit de $ 10

62. O Oramento anual comeou a ser executado (01/01/05) com: a) dficit de $ 10 b) perfeito equilbrio c) supervit de $10 d) dficit de $20 e) dficit de $ 30 63. A economia oramentria significou o montante de: a) $25 b) $15 c) $ 10 d) $5 e) no houve, pois se empenhou mais do que possibilitava o saldo das dotaes. 64. No campo da Receita, o resultado foi: a) insuficincia de arrecadao de $ 10 b) insuficincia de arrecadao de $ 5 c) excesso de arrecadao de $ 10 d) excesso de arrecadao de $ 5 e) perfeito equilbrio entre receitas previstas e executadas. 65. Em um Balano Financeiro em que nos ingresso extra-oramentrios consta a rubrica Restos a Pagar com valores diferentes de zero, correto afirmar que a rubrica demonstra: a) o montante de Restos a Pagar pagos no exerccio b) o montante de recursos recebidos para o pagamento de Restos a pagar no exerccio. c) o montante de Restos a Pagar inscritos no exerccio. d) os Restos a Pagar no-processados inscritos no exerccio. e) o montante de Restos a Pagar cancelados no exerccio. 66. O Balano Patrimonial de que trata o art. 105 da Lei 4320/64 demonstra os bens, os direitos e as obrigaes dos entes pblicos classificados como em financeiros e no-financeiros. Assinale a seguir a opo falsa a respeito dessa demonstrao contbil, considerando a estrutura atual do balano na esfera federal. a) Estoque de material para consumo imediato pertence ao ativo financeiro. b) O ativo real a soma do ativo financeiro com o ativo no financeiro. c) A diferena entre ativo financeiro e passivo financeiro, se positiva, pode ser utilizada como fonte de recursos para crditos suplementares. d) Avais concedidos integram o ativo compensado. e) As contas de controle de execuo oramentria no so demonstradas no Balano Patrimonial. 67. Segundo disposio do artigo 101 da Lei n 4320/64, os resultados gerais do exerccio sero demonstrados nos Balanos Oramentrio, Financeiro e Patrimonial, bem como na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. Assinale a opo falsa em relao a essas demonstraes. a) No Balano Patrimonial, o ativo composto pelas rubricas Ativo Financeiro, Ativo Permanente e Ativo Compensado. b) O resultado patrimonial do exerccio, apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais, leva em conta as alteraes resultantes da execuo oramentria, bem como as independentes dessa. c) O conforto entre a previso e a realizao, tanto da receita como da despesa, d-se no Balano Oramentrio. d) No Balano Financeiro, os restos a pagar inscritos no exerccio so computados com receita oramentria. e) A dvida fundada que dependa de autorizao oramentria para o seu pagamento integra o Passivo Permanente. 68. Identifique a nica opo incorreta com relao ao contedo de um Balano Financeiro da Administrao Pblica, segundo a Lei n. 4320/64. a) Contm os crditos e valores realizveis independentemente de autorizaes oramentrias e valores numerrios.

b) Contm operaes de recebimento e pagamento no perodo demonstrado. c) Contm os saldos do exerccio anterior e os saldos para o exerccio seguinte. d) Contm as operaes oramentrias de receita e despesa. e) Contm as operaes de carter financeiro que alteram o fluxo de caixa no perodo para o qual se elabora a demonstrao. 69. A Contabilidade Pblica est estruturada e organizada em Sistemas especficos, como Oramentrio, Financeiro, Patrimonial e de Compensao. Assinale a nica opo falsa no que tange estrutura dos balanos pblicos. a) Ao se proceder anlise ou interpretao dos balanos pblicos, h que se atentar sempre para as caractersticas intrnsecas relativas aos aspectos legais, regulamentares e tcnicos. b) O balano patrimonial elaborado para atender e controlar as receitas e despesas de acordo com as especificaes constantes da Lei do oramento e dos crditos adicionais. c) O balano financeiro um quadro de contabilidade com receita e despesa, em que se distribuem entradas e sadas de numerrios e se demonstram as operaes de tesouraria e de dvida pblica. d) Patrimnio pblico compreende o conjunto de bens, direitos e obrigaes, avaliveis em moeda corrente das entidades que compem a administrao pblica. e) O balano oramentrio demonstra as receitas e despesas previstas em conforto com as realizadas. 70. O patrimonial financeiro abrange: a) o caixa, a dvida fundada e os restos a pagar b) o caixa, os restos a pagar e os dbitos de tesouraria c) os bancos, os crditos e os bens mveis d) o passivo real descoberto e o ativo real lquido e) o cancelamento e a encampao de dvidas passvas. 71. O Passivo Financeiro compreender a) os crditos e valores realizveis independentemente da autorizao oramentria e dos valores numerrios. b) os crditos e valores cuja mobilizao dependa de autorizao legislativa c) os compromissos exigveis cujo pagamento independe de autorizao oramentrias d) as dvidas fundadas que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate e) os compromissos exigveis cujo pagamento dependa de autorizao oramentria. 72. Na Contabilidade Pblica, o Balano Patrimonial demonstrada: a) Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Passivo Financeiro, Passivo Permanente e Saldo Financeiro. b) Contas de Compensao, Passivo Financeiro, Ativo Permanente, Ativo Financeiro, Passivo Permanente e Saldo Patrimonial. c) Ativo Patrimonial, Passivo Patrimonial e Saldo Financeiro. d) Ativo Operacional, Passivo Operacional, Ativo Realizvel e Longo Prazo, Passivo Exigvel a Longo Prazo, Ativo Permanente e Patrimnio Lquido. e) Patrimnio Lquido, Ativo Permanente, Ativo Operacional, Ativo Realizvel a Longo Prazo, Passivo Exigvel a Longo Prazo, Passivo Operacional e Contas de Compensao. 73. Os compromissos exigveis, cujo pagamento depende de autorizao legislativa ou oramentria, so recolhidos na forma de receitas extra-oramentrias. 74. Quando uma prefeitura retm o valor do imposto de renda sobre a folha de pagamentos de sua responsabilidade, o montante ser classificado como receita extra-oramentria. 75. As receitas na administrao pblica so utilizadas para execuo de despesas com o intuito de atender ao seu funcionamento e s demandas da sociedade. Na execuo dessas receitas e despesas, ocorrem interferncias mutaes no patrimnio das entidades pblicas. Com relao a esse assunto, julgue os itens a seguir: I Operaes de crdito por antecipao de receita um exemplo de receita extra-oramentria. 76. Constituem despesas extra-oramentrias de um ente pblico: devolues de caues efetuadas por terceiros, pagamentos de restos a pagar e restituies de tributos pagos a maior pelo contribuinte.

77. Para que exista supervit no oramento de capital, o valor das receitas de capital deve ser superior ao valor das despesas de capital. Dessa maneira, enquanto o supervit de corrente possibilita a cobertura de despesas de capital, o supervit de capital provocar a diminuio do patrimnio pblico. Com referncia aos demonstrativos da contabilidade pblica, julgue os itens que se seguem: 78. Considere-se que, at outubro de 2005, o balano oramentrio do GDF apresente os valores acumulados em R$ milhes, mostrados na tabela a seguir. Receitas correntes Receitas de capital Total 5.594 65 5.659 Despesas correntes Despesas de capital Total 4.782 678 5.460

Nesse caso, correto concluir que o supervit corrente excedeu o dficit de capital em R$ 199 milhes. 79. Considere-se que, no balano oramentrio do GDF, at outubro de 2005, tenha sido verificado que as receitas tributrias previstas para o exerccio eram de R$ 5.078 milhes e que a arrecadao tenha sido de R$ 4.008 milhes. Nesse caso, supondo-se que, nos dois ltimos meses do ano, a arrecadao se manteria na mdia mensal dos dez primeiros meses, era correto esperar, em outubro de 2005, um dficit, no exerccio, inferior a R$ 150 milhes. (FCC-TRF 4R-2004) As questes a seguir devero ser respondidas considerando as instrues a seguir: -tratar-se de uma entidade de direito pblico; -que o oramento para o exerccio foi aprovado sem saldo; -que, na produo das suas informaes, foram observadas as disposies atinentes contidas na Lei 4.320/64, sem qualquer restrio; -que os dados, para resposta ao que est sendo requerido para cada uma delas, so a seguir indicados: Receita prevista no oramento 500 Receita recolhida aos cofres pblicos 540 Excesso de arrecadao 90 Insuficincias de arrecadao 20 Despesa fixada em crditos adicionais: a) por crditos reabertos 12 b) por crditos suplementares abertos c) com recursos de excesso de arrecadao 35 d) com recursos de anulao de despesas 55 Subtotal 90 e) por crditos especiais f) com recursos de supervit financeiro 15 g) com recursos de operao de crdito 10 Subtotal 25 h) por crditos extraordinrios 28 Total da despesa fixada em crditos adicionais 155 Economias oramentrias do perodo 18 Despesa do exerccio empenhada e liquidada 575 Despesa oramentria paga no exerccio 560 80. O resultado da execuo oramentria do exerccio foi: a)12 dficit b)18 dficit c)5 supervit d)18 supervit e)35 supervit 81. Restos a pagar total inscrito : a)5 b)13 c)15

d)22 e)77 82. Restos a Pagar no processados: a) 5 b) 7 c) 22 d) 47 e) 62 83. Pela classificao econmica, tanto a receita quanto a despesa oramentrias so classificadas nas categorias correntes e de capital. O confronto entre cada uma dessas categorias de receitas previstas e de despesas fixadas no oramento aprovado, tem por finalidade evidenciar, em relao ao ente: a) sua capacidade de investimento b) o equilbrio de sua receita com sua despesa c) o equilbrio de sua receita efetiva com sua receita de mutaes d) o equilbrio de sua despesa efetiva com sua despesa de mutaes e) o equilbrio de suas receitas efetivas e de mutaes com suas despesas efetivas e de mutaes

(FCC TRT 23 R-2004) Considere o seguinte Balano Oramentrio: Receita Oramentria Receitas Correntes Receitas de Capital Despesa Oramentria Crdito Oramentrio e Suplementar Crdito Especial Soma Previso 8.000 2.000 Fixao 10.000 2.000 12.000 Execuo 9.500 1.200 Execuo 8.100 1.300 9.400 Diferena +1.500 -800 Diferena -1.900 -700 -2.600

84. O resultado da execuo oramentria : a) dficit de 700 b) supervit de 900 c) dficit de 1.200 d) supervit de 1.300 e) supervit de 2.600 85. A economia de dotao corresponde a: a) 700 b) 800 c) 1.900 d) 2.300 e) 2.600 86. O excesso de arrecadao corresponde: a) 700 b) 800 c) 1.500 d) 1.900 e) 2.600 87. (FCC TRT 24R 2003) Se a despesa fixada no exerccio foi de $100, j deduzidas anulaes de $5, e em 31 de dezembro apresentou economia oramentria de $15, despesa protocolizada de $10, liquidada de $70 e a paga $50: os restos a pagar processados e no processados foram, respectivamente: a) 25 e 15 b) 20 e 15 c) 20 e 20 d) 15 e 15 e) 15 e 20

(FCC TRE-2003) Considerando que as posies da despesa oramentria de uma entidade de direito pblico, no fim do perodo de apurao, em R$, eram as seguintes: a) despesa fixada no oramento 100 b) crditos adicionais abertos com recursos de excesso de arrecadao 30 c) crditos adicionais abertos com recursos de anulao de despesa fixada no oramento ou em crditos adicionais abertos no exerccio 10 d) crditos adicionais abertos com recursos de saldo do oramento 15 e) economia oramentria do exerccio 10 f) despesa liquidada 110 g) despesa paga 90 88. Os restos a pagar no processados no exerccio financeiro foram: a) 40 b) 35 c) 30 d) 25 e) 20 89. Os restos a pagar processados do exerccio somaram: a) 10 b) 15 c) 20 d) 25 e) 30

90. (FCC) A soma do excesso de arrecadao que constou do balano oramentrio do exerccio foi de 50, incluindo excessos s operaes de crdito autorizadas para crditos adicionais especiais, no valor de 10 e 10 de fundo especial aplicado nas respectivas despesas do exerccio. No exerccio tambm foi aberto um crdito extraordinrio no valor de 10. Assim, o excesso de arrecadao que poderia ter sido utilizado nesse exerccio seria de: a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 91. (CESPE/IEMA/ES/2007) Na estrutura das demonstraes da contabilidade pblica adotadas no Brasil, os totais da receita oramentria constantes nos balanos oramentrio e financeiro devem coincidir com os da demonstrao das variaes patrimoniais. 92. CESPE/TRE/AL/2004) Segundo a LRF, o balano oramentrio apresentar a execuo das receitas, por categoria econmica e fonte, especificando a previso inicial, a previso atualizada para o exerccio, a receita realizada no bimestre, a realizada no exerccio e a previso a realizar, e a execuo das despesas, por categoria econmica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotao inicial, os crditos adicionais, a dotao para o exerccio e as despesas empenhadas e no-liquidadas. 93. (CESPE/TRE/PA/2005) O balano oramentrio demonstra as receitas e despesas oramentrias comparando
os seus resultados. No caso de um dficit oramentrio, este evidenciado no lado da despesa. 94. (CESPE/TRE/PA/2005) No balano financeiro, na coluna das receitas so evidenciados os ingressos oramentrios e extra-oramentrios e o disponvel para o exerccio seguinte. 95. (CESPE/TRE/PA/2005) O balano financeiro apresenta, no ttulo dispndios extra-oramentrios, o valor da inscrio de restos a pagar efetuada no exerccio. 96. O excesso de arrecadao o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms, entre arrecadao prevista e a realizada.

97. O resultado oramentrio apurado no balano oramentrio, comparando-se o total das receitas com o total das despesas. 98. No relatrio resumido da execuo oramentria o balano oramentrio especificar as receitas por fonte e as despesas por grupo de natureza. 99. A apresentao da receita e da despesa por categoria econmica no balano oramentrio tem a finalidade de possibilitar o clculo do resultado corrente e do resultado de capital. 100. O balano financeiro demonstrar os ingressos e dispndios de recursos financeiros a ttulo de receitas e despesas oramentrias, bem como os recebimentos e pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos de disponibilidades do exerccio anterior e aqueles que passaro para o exerccio seguinte.

Anda mungkin juga menyukai