Anda di halaman 1dari 2

A Crise do Governo Regencial

Os velhos e os novos partidos


As reformas de 1834 alteraram o quadro poltico do incio da Regncia. A morte de D.Pedro I causou a dissoluo do grupo dos restauradores. O Ato Adicional, por sua vez, dividiu os liberais moderados entre os que apoiavam e os que criticavam as medidas. A desestruturao dos velhos partidos abriu espao para a formao de dois novos agrupamentos polticos. O grupo regressista, composto de moderados e restauradores, pregava um governo forte e centralizado, que anulasse as reformas liberais. O grupo progressista, que reunia membros da ala dos exaltados e alguns moderados, defendia a manuteno das reformas liberais.

As diferenas entre Regressistas e Progressistas levaram a formao de dois novos partidos, o Conservador e o Liberal, que passaram a controlar o cenrio poltico do pas at a proclamao da repblica.

Da Regncia Trina Regncia Una


O Ato Adicional de 1834 criou a Regncia Uma. No ano seguinte, realizaram-se eleies para regente uno (ou nico), sendo eleito o padre Diogo Antnio Feij, representante dos progressistas. Como regente, Feij no conseguiu ser to hbil quanto fora quando ministro. Fez inimigos em todos os grupos e se indisps com os membros de sua agremiao. Defendeu a extino das ordens religiosas e o fim do celibato clerical, regra catlica que impede o casamento dos membros do clero, causando uma crise na relao com a Igreja Catlica. Em 1836, os regressistas venceram as eleies para o Parlamento e conquistaram a maioria na Cmara. O regente Feij perdeu sua base de apoio e renunciou, assumindo a Regncia, o poltico e senhor de engenho pernambucano Arajo Lima, apoiado pelos regressistas. O novo regente buscou acabar com as poucas liberdades concedidas s provncias e fortalecer o poder central. Outro objetivo era conter as revoltas populares, que eclodiam de norte a sul do pas.

As rebelies regenciais
As disputas polticas entre as faces das elites em cada provncia, a fragilidade das instituies e as condies de pobreza em que vivia a maior parte dos brasileiros explicam as numerosas revoltas que eclodiram no Brasil durante as regncias, tanto no campo como nas cidades. Dentre elas, estudaremos a Revolta dos Mals e a Balaiada.

A Revolta dos Mals


No incio do sculo XIX, vrias rebelies de escravos explodiram na provncia da Bahia. Os negros que vieram para o Brasil tinham diferentes procedncias e etnias. Em Salvador, havia uma grande concentrao de negros cativos e libertos islamizados, como os haus e os nags.

Em 1835, aconteceu a mais consistente revolta de negros naquela cidade. A maioria dos revoltosos fazia parte da nao nag, em cuja lngua (o ioruba) a palavra muulmano tem o nome de male. Por isso eles aqui eram chamados de mals, e a rebelio ficou conhecida como Revolta dos Mals. Na noite de 25 de janeiro, cerca de 600 negros escravos e alforriados se levantaram com o propsito de libertar escravos, matar brancos e mulatos considerados traidores e pr fim escravido africana. Embora tenha havido planejamento, inclusive com a compra de armas e a elaborao de escritos em rabe com planos de ataque, os revoltosos foram delatados antes de o movimento eclodir. Uma contraofensiva foi preparada pelas autoridades locais. Os revoltosos ainda conseguiram atacar o quartel militar da cidade, mas a represso foi intensa por parte dos membros da Guarda Nacional. Morreram setenta rebeldes e dez militares, alm de ter havidos muitos feridos e centenas de prises. Duzentos negros foram levados a julgamento e receberam penas duras, que variavam do aoitamento ao fuzilamento. Mais de quinhentos negros libertos foram expulsos e mandados para a frica

Etnia: Coletividade de indivduos que pode ser definida por um povo, uma cultura ou ambos. Islamizado: Que se converteu ao Isl (religio fundada pelo profeta rabe Maom)

Anda mungkin juga menyukai