Anda di halaman 1dari 3

Questes de prova rea 2

Qui 01011

1) Atravs de um esquema simplificado mostre o que ocorre com a soluo de amostra e o analito, no caso o Co, num espectrmetro de ICP-AES desde a aspirao da soluo da amostra at o registro do sinal de Co. O principio fundamental da Espectrometria de Emisso Atmica consiste na ionizao dos elementos a serem analisados pelo plasma indutivo de argnio. No plasma as amostras transportadas em forma de aerossol (aps sofrerem uma nebulizao) sofrem uma seqncia de processos fsico-qumicos: dessolvatao, vaporizao, dissociao e ionizao. Em seguida, a luz emitida filtrada e separada por regio do espectro (difratada pelas redes de difrao). Cada regio do espectro est associada a uma transio eletrnica (no nosso caso indicar o Co caracteristicamente) e as intensidades luminosas so medidas, pois so proporcionais concentrao do elemento. Observao: a seqncia de ignio e formao do plasma : a) b) c) d) Gs argnio introduzido na tocha; RF aplicada a espiral; Uma fasca produz alguns eltrons livres no argnio; Os eltrons livres so acelerados pelo campo magntico, causando mais ionizaes e formando o plasma; e) O aerossol da amostra introduzido no plasma. Observo 2: acho que a questo quer na verdade um fluxograma de blocos, mas eu fiquei com preguia de fazer. 2) Porque se adiciona Cs na determinao de K na FAAS? E La na determinao de Ca, na presena de PO4-3? Adicionamos Cs devido interferncia chamada ionizao. Parte significativa dos tomos do analito sofre ionizao temperatura da chama; os tomos ionizados so perdidos, para a absoro. Isto ocorre para elementos facilmente ionizveis, como metais alcalinos. Esta interferncia pode ser contornada pela adio de um excesso de um elemento mais facilmente ionizvel que o analito. Neste caso em especfico a adio de Cs pode inibir a ionizao de K na chama, o Cs funcionara como um supressor da ionizao de K. Isto acontece baseado no deslocamento do equilbrio, j que a ionizao do Cs origina um grande nmero de eltrons, deslocando o equilbrio para a esquerda. K+ + e-

J no caso da adio de La, estamos tentando neutralizar uma interferncia qumica. Na chama ocorre formao de compostos difceis de serem destrudos e que, assim, impedem a liberao do elemento como vapor atmico. Estas interferncias so, geralmente, ocasionadas por nions. Por exemplo, a presena de PO4-3 poder formar Ca2(PO4)3, de difcil dissociao, impedindo a determinao do Ca. A adio de La (agente liberador) faz com que isso no acontea, j que o La acaba se ligando com o PO4-3, liberando o Ca para a atomizao. 3) Em qual das duas tcnicas de espectometria de absoro atmica com chama (FAAS) ou espectometria de absoro atmica com forno de grafite (GFAAS) podem detectar concentraes mais baixas de cobre numa amostra de gua, por exemplo? Quais so os principais fatores que contribuem para o aumento da sensibilidade desta tcnica em relao a outra? A GFAAS (tubo de grafite) possui maior sensibilidade e capaz de detectar concentraes mais baixas, uma vez que o vapor atmico mais concentrado no interior do tubo de grafite, consumindo pouca amostra. Na FAAS o vapor atmico produzido na chama, aumenta assim o consumo da amostra (2 a 5 % do aerossol aproveitado), sendo que a nuvem atmica formada no esttica e muito menos densa. 4) Suponha que voc trabalhe num laboratrio o qual dispe de espectofotometro de emisso com centelha, GFAAS, fotmetro de chama e FAAS e recebesse as seguintes solicitaes: a) Determinao de Fe numa amostra de gua de afluente industrial. b) Determinao de Cd em plasma sanguneo (a quantidade de amostra disponvel de 2 mL). c) Determinao de Zn numa amostra de minrio (concentrao na faixa de mg/Kg). d) Determinao de Cr, Ni, Mo, Fe, Mn, C e S numa amostra de ao inoxidvel. Qual tcnica voc escolheria para cada caso? Justifique sua resposta. a) FAAS, porque no se tem limitaes de amostra (quantidade), sendo que as solues so facilmente manuseadas e o custo baixo. b) GFAAS, porque capaz de detectar baixas concentraes e no necessita de grande quantidade de amostra (100% aproveitada), como j foi dito na questo dois. c) FAAS, porque no se tem limitaes de amostra (quantidade), sendo que as solues so facilmente manuseadas e o custo baixo. d) Centelha, j que a amostra slida e necessita-se da determinao simultnea de elementos (principalmente metlicos). Observao: A fotometria de chama utilizada na determinao de metais alcalinos e alcalinos terrosos que emitem luz a temperaturas mais baixas que 1700 C.

5) Ecel = Eind Eref + Ej a expresso do potencial de uma clula potenciomtrica. a) Defina e d um exemplo de Eind e Eref. Na maioria das aplicaes eletro-analticas desejvel que o potencial de meia clula de um eletrodo seja conhecido, constante e completamente insensvel a composio da soluo a ser estudada. Um eletrodo que seja assim descrito dito um eletrodo de referncia. O eletrodo de referencia ideal: * reversvel e obedece a equao de Nernst * exibe potencial constante com o tempo * retorna ao potencial original depois de estar sujeito a pequenas correntes * exibir baixa histerese num ciclo de temperatura (tendncia de um material ou sistema conservar suas propriedades na ausncia de um estmulo que as gerou). Um exemplo de Eletrodo de referencia o de Calomelano. Eletrodos indicadores so aqueles que respondem rapidamente e com reproducibilidade a mudanas de atividades do analito. Existem dois tipos de eletrodos indicadores, os de membrana (eletrodos ion-seletivos) e os metlicos (1, 2 e 3 classe alm dos inertes). Um exemplo de eletrodo indicador o eletrodo de vidro para medio de pH. b) O que Ej? Como se pode minimiza-lo? o potencial de juno lquida, desenvolvido na interface de duas solues eletrolticas com composies diferentes colocadas em contato. Isso porque existe uma distribuio desigual de ctions e nions atravs da interface devido s suas diferenas de mobilidade. Minimiza-se o potencial de juno liquida atravs da ponte salina c) Explique como possvel determinar a concentrao de uma espcie em soluo a partir da expresso dada. A expresso dada, aliada a equao de Nernst pode auxiliar na determinao de uma espcie em soluo a partir da expresso dada, uma vez que o Eref conhecido, o Ecel pode ser medido e o Ej pode ser minimizado. Ficando como potencial calculado o Eind (Eletrodo indicador ou de trabalho).

Anda mungkin juga menyukai