Anda di halaman 1dari 3

Urbanismo /Planejamento: UMA CIDADE PARA VOCE VIVER E CONSTRUIR EM NOSSA CIDADE AS OBRAS NO PARAM MAIS CONFORMTO E SEGURANA

PARA OS NOVA-LIMENSES: A duplicao da MG-030 j est na reta final, logo comeam tambm as obras para a iluminao do trecho entre o posto da Polcia Rodoviria e a rotatria da Faculdade Milton Campos. O prazo de entrega setembro/2004. A maior parte das Obras de duplicao, que liga Nova Lima a Belo Horizonte, est concluda, 95% do trecho. At nos finais de semana os trabalhos continuam, isso para cumprir o prazo de entrega, apesar das chuvas tudo indica que no haver atrasos.

SECRETARIA DE OBRAS A TODO VAPOR: Recomposio de pavimento asfltico em 48 ruas; Recomposio de calamento, sarjetas e meios-fios em 24 ruas; Desentupimento de redes de esgoto sanitrio e drenagem pluvial em 477 localidades; Manuteno de rede de esgoto sanitria em 213 pontos; Manuteno hidrossanitria em prdios pblicos em 330 locais; Construo de redes coletoras de esgoto sanitrio em 570 metros de ruas diversas; Construo de redes para drenagem pluvial em 120 metros de ruas diversas.

CONVNIO VIABILIZAM REDE DE ESGOTO E ATERRO SANITRIO NO JARDIM CANAD: O bairro Jardim Canad ter rede de esgoto e toda regio noroeste ser beneficiada com a implantao de aterro sanitrio. Os convnios para realizao das obras foram assinados pela Prefeitura de Nova Lima, Copasa, MBR e Alpahaville. As obras de rede de esgoto comearo at 2002. Logo aps as instalaes da rede, as ruas do bairro sero pavimentadas. A gua o principal meio de contaminao e poluio, com a instalao da rede ser possvel diminuir os impactos ambientais e acabar com as incidncias de doenas causadas pelo esgoto a cu aberto. Alm de trazer mais qualidade de vida para os moradores, o meio ambiente ser preservado. PREFEITURA CONSTRI NOVOS PTIOS PARA GUARDAR VECULOS IRREGULARES: A Prefeitura est construindo ptios para guarda de veculos irregulares apreendidos pela polcia na cidade. Com essa medida, o poder pblico ter mais condies de controlar o transito.

Cultura: CONHEA A ESCOLA CASA ARISTIDES DE NOVA LIMA: Edificao datada do sculo passado, em estilo arquitetnico ingls, a Casa Aristides foi recuperada pela Prefeitura Municipal em 1997 para a instalao da primeira escola de arte em reciclveis do Brasil. A casa Aristides abrigava um tradicional armazm que abastecia a regio. O comerciante ingls Alexandre & Sons primava pela organizao e qualidade dos produtos fornecidos aos funcionrios da mina. No armazm, eram vendidos secos e molhados. Quando o Cel. Aristides de Paula Ferreira, assumiu o armazm, eram atendidos cerca de oito mil funcionrios da Saint John Del Rey Minig Company Limited, hoje Minerao Morro Velho. Comearam ento a surgir cooperativas de compra dos trabalhadores dos diversos setores da cidade. A casa Aristides perdeu sua maior clientela. Hoje, funciona no local a Escola Casa Aristides. Recentemente a casa foi tombada pelo Conselho Consultivo do Patrimnio Histrico e Artstico de Nova Lima. COMPANHIA DE BALLET DE NOVA LIMA CONQUISTA FESTIVAL DE JOINVILLE: A Companhia e Escola de Ballet Clssico, criada pela prefeitura, representa o municpio de Nova Lima e o Teatro em apresentaes de peas, peras, festivais de dana, solenidades e eventos em geral nas mais diversas regies do Pas. A escola investe nos talentos mirins que demonstram aptido para o balett clssico ou moderno, as aulas acontecem no Teatro Municipal de Nova Lima. As crianas e adolescentes aprendem a conviver socialmente, com disciplina adequada, tanto no ballet quanto perante sociedade. A dana tambm contribui para o desenvolvimento fsico e mental dos alunos. A escola de ballet do Teatro possui cerca de 200 alunos. A companhia de Ballet Clssico representada pelo Ballet Cristina Helena, conquistou o primeiro lugar do 19 festival de dana promovido em Joinville, Santa Catarina. O Ballet Cristina Helena venceu na categoria Snior, com a coreografia L Petit Elfus. PATRIMNIO CULTURAL QUER RECUPERAR CAPELA EM MACACOS: A Capela de So Sebastio das guas Claras uma construo do sculo XVIII, segunda metade. A capela foi erguida no arraial de macacos. No seu interior h um rico acervo, como o retbulo do altar-mor e imagens em madeira. Os primeiros reparos na capela foram feitos ainda no sculo passado. Em 1988, ela foi totalmente restaurada. Hoje a capela precisa novamente de consertos. Foi promovido em So Sebastio, distrito de Nova Lima um Seminrio Paisagem Compartilhada para dar incio a restaurao da Capela. O

objetivo foi mobilizar a comunidade para buscar alternativas e solues que visem a melhoria da qualidade de vida no distrito e a articulao de propostas coletivas para futuros projetos que beneficiem a comunidade em vrios aspectos. EDUCAO: NOVA LIMA UMA CIDADE PARA VOC VIVER E APRENDER: PROJETO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL AREFERNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ALUNOS DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL APRENDEM INGLS E INFORMTICA: Nova Lima uma das poucas cidades da regio metropolitana onde os alunos do segundo ciclo (antiga 3 e 4 series) aprendem ingls. So os resultados do Projeto Escola em Tempo integral. O projeto foi implantado em 2001e, hoje, em cinco , de maneira semi-integral. O tempo integral, atende cerca de 2.000 crianas do ensino fundamental. Os cursos de informtica e ingls, funcionam desde 2001, e fazem sucesso com a garotada. Com salas bem cuidadas e montadas com equipamentos modernos e professores bem preparados, as escolas municipais de Nova Lima oferecem o que h de melhor para as crianas da cidade. Nova Lima constri o adulto de amanha. PREFEITURA EXPANDE O MERENDA DE FRIAS: As frias de julho esto chegando, e com elas o programa Merenda de Frias. O nmero de escolas atendidas so de 15, cerca de 50% , e com certeza o nmero de 25 mil refeies servidas. Em Nova Lima assim, nas frias, as escolas no param. Desde 1990, no perodo de frias escolares a Secretaria de Educao oferece merenda escolar aos alunos carentes da comunidade. Aps a triagem, para selecionar os alunos, as crianas recebem um carto, que lhes d o direito de receber, alm das refeies um litro de leite, todos os dias. O cardpio elaborado com carinho pelas nutricionistas da rede municipal, atendendo 18% das necessidades nutritivas das crianas. O Programa Nacional de Alimentao (PNAE) recomenda que as refeies atendam ao menos 15%, em Nova Lima, no entanto, oferece mais que o exigido. Quando o assunto o bem estar das crianas nova-limenses, a prefeitura de Nova Lima no descansa, e ensina que cuidar da formao de uma criana mais que ensinar a ler e a escrever.

Anda mungkin juga menyukai