Anda di halaman 1dari 5

Liberdade de expresso na Web e na sociedade

Eurico Manuel Teles Morais 030316002


euricomorais@gmail.com Departamento de Cincia dos Computadores Faculdade de Cincias da Universidade do Porto

Resumo A liberdade de expresso o conceito de poder expressar-se livremente, sem censura. O direito liberdade de expresso est garantida nos termos da legislao internacional atravs de inmeros instrumentos de direitos humanos, nomeadamente ao abrigo do artigo 19o da Declarao Universal dos Direitos Humanos e do artigo 10o da Conveno Europeia dos Direitos Humanos, embora a sua implementao continue ausente em muitos pases. O termo sinnimo de liberdade de expresso muitas vezes prefervel, uma vez que o direito no se limita ao discurso verbal, mas entendida para proteger qualquer acto de falar, escrever e comunicar informaes ou ideias, independentemente do meio utilizado. um tema controverso pois as pessoas no podem dizer tudo aquilo que lhes apetece quando isso leva a reduo da liberdade dos outros. A liberdade de cada um acaba quando implica com a liberdade dos outros. Por vezes a noo que existe principalmente das pessoas malformadas fazer e dizer tudo aquilo que pensa. Vamos tentar ver as abordagens possveis, algumas leis e organizaes, que foram criadas para a luta por estes direitos.

Introduo

Liberdade de expresso o direito de manifestar opinies livremente. um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura no est presente. Os governos podem, sob a gide das Organizao das Naes Unidas e dos pases que dela fazem parte, limitar formas particulares de expresso, tais como aquelas que promovam o incitamento ao dio racial, nacional ou religioso ou ainda o apelo violncia contra um indivduo ou uma comunidade. O que coloca em contradio de legitimidade o prprio conceito desta, visto que no existe liberdade sem a plenitude das livres idias. O direito mais bsico de um ser humano o de gostar ou no de algo em especco, e algo to instintivo no pode ser sequer oprimido pelo estado antinatural de coisas. A censura parcial e a censura plena so partes de um mesmo todo, duas faces de uma mesma moeda. Na prxima seco referimo-nos s leis e artigos que defendem e protejem a liberdade de expresso, na seco 3 falmos sobre a liberdade de expresso na web, apresentando casos de batalha pelas organizaes competentes.

Legislao

Segundo a legislao internacional, as limitaes ao discurso livre devem atender a trs condies: ser baseadas na Lei, perseguir um objectivo reconhecido como legtimo e ser necessrias realizao desse objectivo. Dentre os objectivos considerados legtimos est a proteo dos direitos e da integridade moral de outros (proteo contra a difamao, calnia ou injria): 1. a proteo da ordem pblica, 2. da segurana nacional, 3. da sade e do bem comum. A "ARTICLE 19"(em portugus, ARTIGO 19) uma organizao no governamental de defesa da liberdade de expresso e informao em todo o mundo. Criada em Londres em 1987 e com atuao em mais de 30 pases, a sua denominao refere-se ao Artigo 19o . da Declarao Universal dos Direitos Humanos, que estabelece: Todo indivduo tem direito liberdade de opinio e de expresso, o que implica o direito de no ser inquietado pelas suas opinies e o de procurar, receber e difundir, sem considerao de fronteiras, informaes e idias por qualquer meio de expresso. O escritrio brasileiro da organizao foi aberto em 30 de maro de 2007, em So Paulo, por este facto podemos ver que um assunto de batalhas recentes, e uma temtica que em alguns stios ainda nem sequer defendida ou discutida. No site da organizao podemos ler artigos sobre a temtica, entre os quais destacam-se os seguintes: Comunicado de imprensa sobre a recomendao do Conselho de Direitos Humanos da ONU de que o Brasil adopte uma lei de acesso informao. Data de 17 Apr 2008. Documento contendo a argumentao apresentada pela ARTIGO 19, o Cejil e a Abraji na Comisso Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Data de 11 Mar 2008. Comunicado de imprensa condenando abusos cometidos por policiais militares contra jornalistas que cobriam uma operao para remover manifestantes de uma fazenda na fronteira com o Uruguai. Data de 6 Mar 2008. Relatrio enviado por Article 19 ao Conselho de Direitos Humanos da Organizao das Naoes Unidas sobre liberdade de expresso e direito informao no Brasil. Foco em seis reas: legislao incompleta, falta de pluralismo nos meios, presso sobre rdios comunitrias e violncia contra jornalistas, entre outros. Data de 21 Nov 2007. A Conveno Europeia dos Direitos Humanos foi adoptada pelo Conselho da Europa em 1950 e entrou em vigor em 1953. O nome ocial da Conveno Conveno para a proteo dos Direitos do Homem e das liberdades fundamentais. Ela tem por objectivo proteger os Direitos Humanos e as liberdades fundamentais, permitindo um controle judicirio do respeito desses direitos individuais.

Ela faz referncia Declarao Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assemblia geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948. A m de permitir o controle do respeito efectivo dos direitos humanos, a Conveno instituiu o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (ou Corte Europeia dos Direitos Humanos), efectivo em 1954, e o Comit de ministros do Conselho da Europa. O Conselho da Europa no deve ser confundido com o Conselho da Unio Europeia, que no parte envolvida na Conveno e no tem nenhum papel na administrao do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. No entanto, a Conveno exerce uma certa inuncia sobre o Direito na Unio: por exemplo, a carta dos direitos fundamentais da Unio, no seu prembulo, "rearma...os direitos que resultam nomeadamente...da jurisprudncia...da Corte europeia dos Direitos Humanos". A Conveno evoluiu com o passar do tempo e compreende diversos protocolos. Por exemplo, o protocolo no 6 probe a pena de morte. Em quase todas as democracias liberais, geralmente reconhecido que as restries devero ser a excepo e a expresso livre a regra, no entanto, o cumprimento deste princpio frequentemente inexistente. Na prtica, o direito liberdade de expresso no absoluta em nenhum pas, embora o grau de liberdade varie enormemente. Pases industrializados tambm tm diferentes abordagens com o intuito de equilibrar esta liberdade com a ordem pblica. Por exemplo, a Primeira Emenda dos Estados Unidos teoricamente concede uma liberdade absoluta, ao colocar o fardo sobre o Estado, de demonstrar quando (ou se) uma limitao a esta liberdade necessria.

Liberdade de Expresso na WEB

Neste campo existem vrias associaes que tentam garantir uma srie de direitos para os utilizadores cibernautas. Todas elas se inclinam sobre vrios temas tendo como principal foco a defesa do "blogguer", que todo aquele que escreve uma opinio, crtica, pensamento ou pura e simplesmente o que lhe apetea, num site on-line. Uma dessas associaes a Electronic Frontier Foundation (EFF) que, atravs da "Blue Ribbon Campaign", luta pela liberdade do cibernauta nestes pontos: O cibernauta tem o direito de criar e escrever num Blog anonimamente. EFF tem lutado pelo direito do cibernauta de falar anonimamente na Internet, criando protees legais em vrios estados federais e de jurisdies, bem como o desenvolvimento de tecnologias para o ajudar a proteger a sua identidade. O cibernauta tem o direito de manter as suas fontes condenciais. Em mais que um caso a EFF est a lutar para estabelecer o privilgio do reprter on-line para os jornalistas perante os tribunais da Califrnia.

O cibernauta tem o direito de fazer uso justo da propriedade intelectual. Presentemente a defender um caso em que um fabricante de mquinas para votao eletrnica tinha enviado os direitos de autor em cartas cessar-e-desistir aos ISPs aps os documentos internos indicarem falhas nos sistemas que foram publicadas na Internet. A EFF determinou que a publicao foi uma utilizao correcta. O cibernauta tem o direito de deixar comentrios de leitor sem medo de represlias. Actualmente, em Barrett vs. Rosenthal, a EFF est a trabalhar para estabelecer a Seco 230, uma imunidade federal forte para os editores on-line, que se aplique aos blogueiros. O cibernauta tem o direito de proteger seu servidor da apreenso governamental. EFF tem combatido com xito a desvendar um segredo governamental de intimao que tinha resultado em mais de 20 Centros de Mdia Independente (CMI), sites de notcias e outros servios que esto a ser executados oine. O cibernauta tem o direito de "bloggar"livremente sobre Eleies. EFF tem defendido a aplicao sensata de regras, para a Comisso Eleitoral Federal, em blogs das campanhas polticas. O cibernauta tem o direito de "bloggar"sobre seu local de trabalho. EFF tem educado blogueiros sobre os seus direitos ao blog sobre o seu local de trabalho e desenvolver tecnologias que contribuam para blogueiros annimos. O cibernauta tem o direito de acesso como Media. EFF tem educado bloggers sobre o seu direito de acesso a informaes pblicas, participar em eventos pblicos com os mesmos direitos que os principais meios de comunicao, e como o blog de eventos pblicos. O blogguer deve conhecer os seus direitos como cibernauta e prepararse para os defender. EFF criou o Guia Legal para blogueiros atravs dum roteiro bsico para as questes jurdicas, e um guia sobre a forma de criar blogs com segurana. A EFF, uma organizao on-line lder das liberdades civis. Sendo uma organizao sem ns lucrativos que se dedica em tempo inteiro no extenso contencioso, trabalhos polticos, trabalhos de meios de comunicao social, educao pblica e ativismo. Como exemplos de outras organizaes temos netfreedom.org que se ope a todas as formas de censura sobre a regulamentao e contedo lquido. E acreditam que os utilizadores devem ser livres para fazer os seus prprios juzos sobre o que ler, ver ou ouvir. No seu site podemos ver artigos em que se discute a temtica, os actuais processos a decorrer, as media releases da organizao e os temas mais controversos. A freespeech uma organizao americana que defende que as pessoas devem dizer o que lhes vem na cabea sempre que queiram sem qualquer tipo de represlias ou presses exteriores, que possam alterar as suas formas de escrever, ou at mesmo de pensar. Para se certicarem de que isso acontece e para

conseguir ter algum sucesso nestas lutas burocrticas criaram um sindicato de parcerias, onde pessoas e organizaes que lutam pelas mesmas causas se podem juntar e fazer uma unio forte, mas ainda est somente a comear.

Concluso

Podemos ver que um tema bastante problemtico pois encarado de forma diferente segundo as culturas, paises, tradies e regimes politicos econmicos e sociais. Sobre este assunto dicil cobrir todos os angulos e mostrar todas as perspectivas mas tentamos, atravs de exemplos e enumerando artigos, mostrar alguns aspectos e realar as que foram consideradas interessantes sobre o tema. Portugal como membro pertencente Unio Europeia encontra-se sobre a alada das suas leis, logo estamos sob a regncia do artigo 19o , assim podemos escrever e dizer o que pretendermos porque a organizao ARTICLE19 luta para que isso seja possivel, e, por isso mesmo, pude escrever este artigo. Fazer frente aos opressores no tarefa fcil tendo em conta que normalmente estamos a falar de governos ou algum associado a tal. Podemos dizer ento que sero batalhas difceis, mas bastante graticantes quando alguma ganha, pois estamos a falar de direitos humanos, e um direito bsico, necessrio e grandioso como o de exprimir o que se pensa.

Referncias
1. 2. 3. 4. 5. 6. http://www.ed.uiuc.edu/wp/censorship/resources/general.html http://www.wikipedia.pt http://www.article19.org http://www.netfreedom.org/ http://w2.e.org/br/ http://www.freespeech.com

Anda mungkin juga menyukai