Anda di halaman 1dari 13

Educao partilhada: Desafios da contemporaneidade.

Descentralizao e qualidade na educao As discusses sobre a descentralizao das polticas pblicas, ocorrem longa data, mas efetivou-se enquanto lei no Brasil na Constituio de 1988. Seguindo, portanto, uma tendncia mundial que v na descentralizao uma forma mais eficaz de gesto pblica. Fernndez considera a descentralizao como um problema sciopoltico alm da sua operacionalizao como princpio organizativo-administrativo, assim a questo bsica refere-se a distribuio do poder atravs da participao efetiva onde se assume responsabilidades e obrigaes conjuntas. (Fernndez-Soria, 1996, 290)] A deciso.
La democratizacin de la educacin se enriquece com espacios y frmulas de descentralizacin poltica que repartan las competencias educativas, cuyo buen uso refuerza las condutas democrticas al ofrecer y acercar al ciudadano la posibilidad de decidir y gestionar; per eso considerbamos apropiado aceptar que la rigidez de estructuras muy centralizadas genera insuficiencias destacadas para una gestin ms democrtica. (1996,291)

descentralizao na educao

oferece possibilidades de

ruptura com estruturas cristalizadas, abrindo espaos que ofeream poder de

Alguns conceitos esto atrelados a descentralizao que reparte as competncias polticas e permite a possibilidade de uma participao da gesto nas escolas est ocorrendo de pais e funcionrios na gesto escolar. Casassus coloca que a descentralizao em diversos pases do mundo, proposta como uma estratgia para reforma do sistema educativo, cujo objetivo sinalizado melhorar a qualidade da educao, mas, alerta-nos que esta estratgia de autonomia exigida pelo curso da prpria econmia mundial:
La discussin actual en las ciencias sociales sobre este tema se centra en torno a los problemas que la globalizacion est planteando en los paises. Estos nuevos problemas se refieren al papel que debe ejercer el Estado, en particular, a aquellos

referidos a la governabilidad por una parte, frente a la autonomia cada vez mayor de las fuerzas del mercado y, por otra , frente a los procesos de diferenciacin que ocurren tanto en el mbito de la economia como en el societal. Esta situacin fortalece la opinin de que las estructuras de gestion actuales son un freno para la efectividad de las naciones. En consecuencia, el planteamiento emergente es que se ha tornado necessario generar nuevas formas de estruturacin de los mecanismos de governabilidad (o de gestin) del Estado, de manera de que se tomen en cuenta las forzas operantes en la sociedad y en contexto de creciente globalizacin de la economia. (Casassus,1999,14)

As politicas realizadas de forma descentralizada portanto, traduz uma tendencia no contexto de globalizao mundial, sendo entendida como um tipo de gesto mais eficiente do Estado. A descentralizao, segundo Muniz, passa a ser um critrio tanto do Banco mundial como do Banco Interamericano de desenvolvimento (BID), para aprovao de recursos destinados aos programas, principalmente os voltados para a rea social. (MUNIZ, 2002). Nos tempos atuais necessrio bastante cautela quando aos diversos discursos em favor da democratizao, descentralizao, qualidade na educao e a outros que a estes se agregam. Primeira coisa que devemos verificar : quem se utliza do discurso?, como tambm: Qual sua prtica? Quais os objetivos? Para que tipo de sociedade se deseja intervir. Hoje o conceito de esquerda e direita se diluiram, mas, h ainda alguns principios norteadores e observveis no campo da prxis, na qual se efetivam os discursos.
...os discursos constituem dimenses anunciativas de um tipo especfico de ideologia somente compreensvel no contexto da realidade material que a determina. Por isso o fato de nos referirmos ao discurso da qualidade nos remete diretamente ao plano de prticas materiais nas quais este dirscurso deve (e precisa) ser lido. ( GENTILI, 1994, 117)

O conceito de descentralizao, pode tanto servir aos interesses dos organismos internacionais, para perpetuao de uma ordem econmica e de facilitao para os perversos mecanismos do mercado, como pode ser utilizado por aqueles que vm na descentralizao uma forma de gerir a coisa pblica com a participao de todos, maior controle, maior participao e

transparncia. Ambos os objetivos buscam algo em comum que a qualidade, at mesmo para dar objetivo as suas aes. Falarmos em qualidade de educao, significa falarmos de diferentes enfoques, no necessriamente excludentes, a palavra qualidade polissmica, sua expresso nunca neutra, e muitos de seus significados esto ocultos. Casassus nos diz que h diversas respostas analisadas por diversos autores, para a pergunta: O que qualidade da educao? E que para entendermos do que se est falando necessrio fazer uma distino entre uma compreenso tcnica, ou profissional e uma compreenso do senso comum. importante se levar em conta que falar de educao de qualidade percorrer um terreno ambiquo, que cada um sustenta concepes diferentes do que a qualidade significa. (Casassus, 1999) So diversas as influncias que delineiam as concepes de qualidade, segundo Malta uma delas provem de programas oriundos das empresas 2000) Entendermos estas influncias apenas no mbito da apropriao da escola pelos princpios eficientes do trabalho desenvolvido por empresas, uma forma simplista de se ver a questo. Surez descrevendo os traos que caracterizam o discurso poltico-educativo neoliberal enquanto estratgia politica de reforma cultural nos diz que:
Fundamentalmente, aqueles que, articulados, do sentido ao que denomino de o princpio educativo da Nova Direita e que, a partir da, propem um novo ordenamento tico e poltico da escolaridade das maiorias. Sustento que, para fazlo, este conjunto mais ou menos coerente de conceitos, valores, representaes e imagens tem o objetivo de deslocar os contedos culturais e polticos implicados nas noes modernas de cidadania, bem comum ( Surez,1995,253)

privadas,

desenvolvidos

mundialmente

visando

ganhos

de

produtividade, conhecidos como programas de qualidade total. (MALTA,

Este princpio educativo utiliza-se de um discurso sedutor que busca dar explicaes ao fracasso escolar, estabelecendo receitas de como oferecer uma escola de qualidade, como recuperar o vigor da escola que a grande maioria traz na memria como uma escola de excelncia, no levando em conta que a escola do passado,como diz Beisiegel, era uma escola 3

seletiva, propedutica, que preparava segmentos bem definidos dominante claramente definidas. (Beisiegel,1981,5)

da classe

para o ingresso em algumas escolas superiores, tambm A anlise da temtica da estratgia de descentralizao e sua

importncia para o estabelecimento de uma educao partilhada, pblica e de qualidade, exige maior aprofundamento das intencionalidades das aes e o que subjazem na utilizao desta estratgia. Casassus prope esta anlise em dois nveis: O macro, que diz respeito a expresso da poltica educativa , com suas orientaes e objetivos e o micro que representa a viso local, a escola, onde considerando-se as micropolticas, a nfase colocada nos processos. (Casassus,1999) Portanto, neste breve panorama que inicialmente se deve considerar sobre a estratgia de descentralizao, vamos fazer uma breve anlise sobre o que Casassus chama de nvel micro, ou seja o processo de participao nas escolas, e em particular na creche, cuja faixa etria atendida de 0 a 6 anos. As creches na cidade de So Paulo e a organizao da sociedade. O surgimento das creches no Brasil ocorreu no incio do sculo XX, num processo de estruturao do capitalismo no pas, que em seu bojo traziam mudanas radicais na famlia, sociedade, no panorama urbano e na reproduo da fora de trabalho. Sua concepo acompanhou as diversas ideologias que permearam a construo de sua histria. Na cidade de So Paulo a dcada de 70 palco de atuao de diversos movimentos sociais, entre eles a de luta por creches. O movimento Inicia-se com as mes da periferia e vai sendo engrossado progressivamente por operrias, grupos feministas e intelectuais. A creche passa a ser reivindicada como um direito das mulheres trabalhadoras, e no I Congresso da Mulher Paulista em 1979, o Movimento de Luta por Creches passa a ser oficializado e assume como proposta a criao de uma rede de creches integralmente mantida pelo Municpio. (Haddad, 1993)
O fato de as reivindicaes partirem da camada popular, facilitou o processo de legitimao: a creche ganha aceitao por parte do Estado pela sua funo reconhecida de guarda e assistncia s crianas pobres. O critrio de seleo

priorizando a renda familiar (de zero a trs salrios mnimos) e no o trabalho da me confirma isso. Em decorrncia, nivela-se a clientela da creche pelos mais baixos nveis de pobreza, prevalecendo , assim, a perspectiva assistencialista. (1993, 31)

A histria das creches na cidade de So Paulo esta ligada diretamente s demandas sociais da cidade, na maioria das vezes quando se situa o histrico das creches, segue seu curso em paralelo ao sistema educacional. Por sua vez, no podemos isolar os contextos como se fossem realidades separadas ou estanques, cada sociedade elabora culturalmente suas necessidades. Os movimentos sociais segundo Sader ainda que possam ser identificados como luta pela obteno de bens e servios que satisfaam a sua necessidade de reproduo, o modo como organizam suas aes para alcanarem seus objetivos enquanto indivduo e grupo, variam de acordo o universo simblico que possuem. A constituio histrica das classes depende da experincia das condies dadas, tratando no quadro de significaes culturais que as impregnam. (SADER, 1991,39) Um marco dos direitos foi a Declarao dos Direitos da Criana pelas Naes Unidas em 1959, aceito internacionalmente, com raras excees. Mas, as relaes concretas, estabelecidas no cotidiano demonstrava que este acesso igual, no era to igual. Crianas pobres em contexto pobres e discriminados, mostravam desempenho inferiores crianas das famlias de padres socioeconmicos melhores. Esta constatao, que ocupou inmeros estudos na sociologia da educao nos anos 60, levou a instituio dos programas de educao compensatria (Connell,1999,26). A educao compensatria, baseado na noo de dficit, no pode ser compreendida apenas no sistema escolar formalmente estabelecido, a grande maioria das crianas que freqentavam as creches eram oriundas de famlias de baixa renda, portanto nesta concepo de privao cultural seria necessrio uma compensao. Os tcnicos responsveis pela implantao dos programas a partir da expanso da rede na dcada de 70, seguiam uma linha de educao compensatria, em vigor no s nos rgos de Bem-Estar Social como tambm na educao. Segundo Connell que segundo Connell foram planejados para reinserir crianas em desvantagem no caminho da escola.

...O fracasso do acesso igualitrio foi transferido das instituies para a famlia a quem elas serviam. Famlias e crianas transformaram-se em portadoras de um dficit para o qual as instituies deveriam oferecer uma compensao. Esta manobra protegeu as crenas convencionais sobre educao; de fato, uma onda de otimismo sobre o poder da escola e sobre a interveno na primeira infncia acompanhou o nascimento da educao compensatria. (Connell,1999, 15)

Assim como no podemos isolar o contexto entre creches e escolas formalmente estabelecidas, no podemos dissociar as polticas pblicas, o papel do Estado e sua relao entre classes sociais. Partindo de uma concepo em Marx como, expresso de um Estado Capitalista, onde a sociedade est dividida entre os que detm o capital e os que detm o trabalho a organizao do Estado se d nas relaes concretas dos homens. Engels, citado por Poulantzaz , fala da contradio presente:
O Estado antes de tudo um produto da sociedade num estado determinado do seu desenvolvimento: o testemunho de que esta sociedade est envolvida numa insolvel contradio consigo mesma, encontrando-se cindida em oposies irreconciliveis que importante para conjurar. Mas, para que os antagonistas - classes com interesses econmicos opostos no se aniquilem, a eles e sociedade, impe-se a necessidade de um poder que, aparentemente colocado acima da sociedade, ir dissimular o conflito, mantlo nos limites da ordem; este poder, sado da sociedade, mas que se coloca acima dela e se lhe torna cada vez mais estranho, o Estado (Poulantzaz,1983, 57)

Este acompanhados redemocratizao dos

conflito do

de

interesses que os

adquire

novos O a

contornos de a colocar

discursos Brasil,

justifiquem. passou

processo

paulatinamente

descentralizao como a principal bandeira, pois, entendia-se como a forma mais eficiente de execuo das polticas pblicas. A constituio de 1988, conhecida como a constituio cidad, mas tambm como municipalista, amplia a autonomia dos Municpios, configurando-lhes novas atribuies e responsabilidades, entre elas a Educao infantil. A Constituio de 1988 traz grandes avanos para a garantia de direitos das crianas, determinando como dever do Estado dar atendimento em creches e pr-escolas s crianas de 0 a 6 anos ( artigo 208, inciso IV );e no artigo 211 pargrafo 2 diz que os Municpios atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. O atendimento aos filhos dos

trabalhadores tambm includo no Artigo 7, inciso XXXV:

assistncia

gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at os 6 anos de idade, em creches e pr-escolas. De forma indita a Constituio brasileira faz referncias a direitos especficos que no so apenas circunscritos famlia, como tambm dever do Estado o atendimento em creches e pr-escolas como um direito a educao. Qualidade na Educao Infantil Educao partilhada As diversas formas de conceber a infncia sofrem diretamente a influncia na sua produo na histria da civilizao em que se localiza. Somos seres temporais e como tal pertencemos a uma poca com conhecimentos, experincias e sentimentos tpicos da gerao da qual fazemos parte.
Como a criana pequena tem sido entendida e conceituada o que acreditamos influir em muitos debates pblicos sobre a primeira infncia, assim como em polticas e prticas nesse campo, incluindo discusses sobre a qualidade nas instituies destinadas primeira infncia. As construes so em si produzidas nos limites dos discursos dominantes, os quais esto localizados no projeto de modernidade, e que ns, como pais, profissionais, pesquisadores ou polticos, incorporamos. (DAHLBERG,2003, 64)

Ainda que as legislaes apontem a creche como um direito da criana, ainda compreendida como um local de guarda e cuidado prioritariamente, principalmente, ao nosso ver, pela necessidade que as famlias mais pauperizadas tem deste equipamento. Percebemos que pouco a famlia tem participado do processo educacional destas Instituies, por considerarem que esta preocupao deva se dar a partir da pr-escola, mas principalmente a partir do ensino fundamental. inegvel que a Creche muito importante para a composio de renda das famlias mais pobres, consideramos muito importante ao discutirmos as questes ligadas a educao infantil, no deixarmos de lado o que significa a creche para estas famlias, as construes simblicas produzidas, as relaes de poder que vo se estabelecendo, para podermos pensar sobre o currculo na educao infantil e na questo da participao dos pais no processo educativo.

Para Bila Sorj um mecanismo mais moderno de auxlio na conciliao de trabalho e responsabilidades familiares proporcionado pela existncia de creches e pr-escolas. No relatrio final realizado por esta pesquisadora para a Organizao Internacional do trabalho, h dados interessantssimos sobre o impacto da creche para a famlia de baixa renda. Os dados revelam que as crianas com menos de 6 anos que esto em creches ou pr-escolas, a renda familiar per capita cerca de 50% maior que os domiclios onde as crianas no esto em creche. As mes de crianas em creche tm uma taxa de participao no mercado de trabalho maior que as mulheres cujos filhos no esto em creche ou pr-escola. Essas mes conseguem trabalhar uma hora e meia a mais em relao as que trabalham, mas os filhos esto em casa. Tambm recebem salrios 55% superiores. Evidencia-se que a creche um mecanismo eficiente na conciliao de famlia e trabalho, tendo em vista que alm de possibilitar s mes trabalharem, permite uma melhor insero delas no mercado de trabalho. (SORJ, 2004, 50) Outro dado muito importante diz respeito ao impacto da freqncia dos filhos de 4 a 6 anos creche e a pr-escola sobre os salrios e jornada de trabalho das mes das famlias mais pobres superior ao das famlias mais ricas. Enquanto nas famlias pobres o salrio das mes que tm filhos freqentando a pr-escola se eleva cerca de 35%, nas famlias mais ricas esse percentual cai para cerca de 14%. Com a durao da jornada de trabalho o mesmo padro se repete: para as mes mais pobres, ter filhos freqentando a pr-escola possibilita aumentar a sua jornada de trabalho em duas horas (passa de 27,5 para 29,6), enquanto que para as mes mais ricas, com filhos na pr-escola, a jornada de trabalho permanece igual, cerca de 37 horas semanais. Assim, podemos concluir que o grupo de renda que mais se beneficia do acesso educao infantil so os pobres. (SORJ, 2004, 53) O acesso educao Infantil para esta populao fundamental, tanto pelas questes materiais na qual o estudo aponta, onde h uma acentuada melhora nas condies de vida, como pela oportunidade desta criana de poder ter acesso a um universo cultural mais amplo. Os documentos oficiais que hoje embasam o trabalho da educao infantil, enfatizam a importncia da relao entre a escola e a famlia. Na LDB, no captulo sobre a Educao bsica, define-se a finalidade da Educao 8

Infantil como sendo: O desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social complementando a ao da famlia. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil apontam a importncia das prticas pedaggicas para qual a sociedade se educar e cuidar destas crianas, incluindo a famlia neste projeto: Educar e cuidar de crianas pequenas supe definir previamente para que sociedade ser feito, e como se desenvolvero as prticas pedaggicas para que as crianas e suas famlias sejam includas em uma vida de cidadania plena. (1998, p.1) O desenvolvimento de prticas pedaggicas nos Centros de Educao Infantil, que incluam as crianas e suas famlias em uma vida de cidadania plena, no ocorre de forma espontnea ou com mecanismos como a criao de modelos institucionalizados e burocratizados como o caso de uma grande maioria das Associaes de Pais e Mestres e conselhos presentes nas escolas. O que Hargreaves citado por Anderson chama de colegiado artficial. Coloca ainda os modos sutis em que esta participao maquiada pode manter alguns privilgios ou, a participao como forma de manipulao:
Aparentemente, la participacin em la toma de decisiones brindaria a los grupos desfavorecidos ms possibilidades de tener voz em la vida organizacional, pero muy a menudo ocorre lo oposto. La participacin se convierte em uma forma de manipulacin en el sentido de que refuerza el poder de grupos de intereses similares ( Anderson, 2002,165)

H muitas barreiras a serem transpostas para uma participao efetiva dos pais, e sua incluso no dilogo entre todos envolvidos no processo educativo. Muitas vezes a ao pedaggica da famlia, choca-se diretamente com o modelo escolar. Reconhecer que o currculo no neutro e que por sua vez reflete os conflitos existentes dentro da sociedade cujos valores dominantes regem o processo educativo, (Sacristn, 2000,17). A educao um campo de conflitos, portanto, nada fechado em si mesmo, esta composio de luta de foras, ainda que desigual, existe de forma latente na escola. Assim, a democratizao do ensino (com todos os questionamentos possveis) e a descentralizao do poder, so elementos tarefa que exige um exame cuidadoso das relaes que vo se estabelecendo nesta construo partilhada.

fortssimos, mobilizadores, um contrapoder, ainda que oriundo do poder de uma sociedade tecnocrata, individualizada e injusta na sua redistribuio de riquezas. A existncia de espaos verdadeiramente democrticos que viabiliza condies para o debate, um poderoso instrumento para aqueles que lutam por uma equidade social.
Uma vez que las escuelas proponen la participacin de la comunidad como uno de sus amados ideales, las comunidades pueden tomarles la palabra y reclamar autnticas formas de participacin, aun en aspectos que n habian sido includos em la propuesta, (Andreson, 2002, 167)

Muitos so os questionamentos dentro desta temtica, quando alm do discurso de um currculo crtico, assumimos o compromisso partilhado destes desafios, levanto alguns deles: Da forma como hoje os CEIS so organizados, oferece condies para a incluso famlia neste dilogo sobre o currculo na Educao Infantil? H compreenso da dimenso da participao da famlia neste currculo? A famlia deseja participar do processo educativo de seus filhos ou v a Instituio apenas como um lugar seguro para abrig-los? H espao para a formao dos professores? Mas o desenvolvimento do trabalho com crianas pequenas ou de qualquer atividade educacional no est simplesmente pautada no que nos oferece o poder pblico com suas mazelas, discursos empolados, pautados em direitos que no se operacionalizam. preciso sim, dizer que estamos vendo o que esto fazendo com as propostas educacionais de nossos pequenos no para dizer no possvel ou no tem jeito, sempre ser assim. Eu digo que preciso denunciar, mas em seguida anunciar. Anunciar que no desistiremos de acreditar que possvel para que seja possvel desenvolver e operacionalizar um projeto de sociedade mais justa, na qual a educao tem um papel fundamental. Fazendo as palavras de Nidelcoff palavras: ...No nos bastam os estudos de gabinete o palavreado declamatrio que , s vezes chamado de pedagogia nem os cursinhos que insistem sobre o problema metodolgico e passam por cima dos problemas de fundo.Comeamos a sentir que precisamos dar a ns mesmos e ao pas a nossa prpria resposta: uma resposta como minhas

10

que nasa da anlise e reflexo de nossa realidade cotidiana. hora de abrir os olhos e de elaborar a prpria experincia. (Nidelcoff, 1983,7) Os Centros de Educao Infantil atendem crianas de poucos meses que via de regra permanecero na Instituio at os seis anos de idade. Portanto nestes seis anos de vida esta criana permanecer mais na Instituio do que com seus pais, esta matemtica bastante simples: doze horas que permanece no CEI em cinco dias na semana, a quantidade de horas que fica em casa ser em mdia de quatro horas. Para ficar mais claro imaginemos uma rotina comum. A criana acordada as 6h00 da manh, vai para o CEI as 6h30, l permanece at as 18h30 e indo para casa ir dormir mais ou menos as 22h00. Nesta pesada carga horria fundamental a participao da famlia no Projeto pedaggico da Instituio. Esta presena da famlia nos CEIs construindo e interagindo com o currculo caracterstica de escolas democrticas que reconhecem as condies de opresso desta sociedade de classes, mas tm um desafio de transformao. A populao usuria independente de sua classe social deve ter acesso ao que de melhor podemos oportunizar as crianas.
... no queremos endossar a continuidade de programas rgidos de exerccios mecnicos que constituem com tanta freqncia as experincias escolares das crianas desprivilegiadas. Essas crianas tm o direito ao melhor possvel de nossas idias progressistas . Nossa tarefa reconstruir o conhecimento dominante utiliz-lo para ajudar, no para atrapalhar os menos privilegiados de nossa sociedade.(Apple, 2001,32)

Paulo Freire em seu livro Pedagogia do oprimido com maestria escreve sobre a contradio opressores - oprimidos e sua superao dizendo que:
A realidade social, objetiva, que no existe por acaso, mas como produto da ao dos homens, tambm no se transforma por acaso. Se os homens so os produtores desta realidade e se esta, na inverso da prxis, se volta sobre eles e os condiciona, transformar a realidade opressora tarefa histrica, tarefa dos homens. (Freire, 1987,37)

Se desejarmos transformar as possibilidades tericas em realidade, percebendo e buscando realizar a prxis, ou seja, teoria e prtica se superando

11

no cotidiano, mister que haja um compromisso com esta transformao saber que esta tarefa como diz Freire dos homens portanto, toda nossa.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDERSON, Gary L. Hacia uma participacin autntica: desconstruccin de los discursos de las reformas participativas em la educacin. In NARODOWSKI, Mariano, NORES, Milagros e ANDRADA, Myrian (orgs.) Nuevas tendncias polticas educativas: Estado, mercado y escuela. Buenos Aires: Granica, 2002. p. 143 a 252. BEISIEGEL, Celso de Rui. Relaes entre quantidade e qualidade no ensino comum. Revista da ANDE, ano, a. 1, 1981, p. 49-56 CAMPOS, Maria Malta. A qualidade da educao em debate. So Paulo: fundao Carlos Chagas, Estudos em Avaliao educacional, n 22, jul/dez 1999, p 3-35 CASASSUS, Juan. Descentralizacin de la gestin a las scuelas y calidad de la educacin: mitos o realidades? IN COSTA, Vera Lcia C. (Org.) Descentralizao da educao: novas formas de coordenao e financiamento. So Paulo: Cortez/Fundap, 1999, p. 13-30. CONNELL, R. W. Pobreza e Educao. In GENTILI, Pablo (org), Pedagogia da excluso. Petrpolis: Vozes, 1995 DAHLBERG, Gunilla; MOSS. Peter e PENCE, Alan. Qualidade na educao da primeira infncia: perspectivas ps modernas. Porto Alegre, ArtMed, 2000 ENGUITA, Mariano Fernndez. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, Pablo e SILVA, Toms T. (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educao. Petrpolis, Vozes, 1994, p. 95-110 FERNANDEZ-SORIA, Juan Manuel. Descentralizacin y participacin de los padres y las madres em el sistema educativo. In: PEREYRA, Miguel A. et al. (orgs.) Globalizacn y descentralizacin de los sistemas educativos. Fundamentos para um nuevo programa de la educacin comparada. Barcelona: Pomares-Corredor, 1996. p. 289-333 FREIRE, Paulo Pedagogia do Oprimido.. 26 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1999. GARCIA, Regina Leite. A qualidade comprometida e o compromisso da qualidade. Revista ANDE; ano 1, n.3, 1982, p. 51-55 GENTILI, Pablo A. A. O discurso da qualidade como nova retrica conservadora no campo educacional. In GENTILI, Pablo e SILVA, Toms T. (orgs) Neoliberalismo, qualidade total e educao. Petrpolis: Vozes, 1994, p. 111-117

12

GRINBERG, Jaime . Introducin a los sistemas educativos de los Estados Unidos. In NARODOWSKI, Mariano, NORES, Milagros e ANDRADA, Myrian (orgs.) Nuevas tendncias polticas educativas: Estado, mercado y escuela. Buenos Aires: Granica, 2002. p. 335-362 HADDAD, Lenira. A creche em busca de identidade. So Paulo: Edies Loyola, 1993. MUNIZ, Jos Roberto, GOMES, Elaine Cavalcante. Participao Social e Gesto Pblica. Belo Horizonte, S.N.2002 NIDELCOFF, Mara Teresa. Uma Escola para o povo. Brasiliense, SP, 1983

POULANTZAZ, Nico A noo do Estado em Marx, in Cardoso e Martins (orgs) Poltica e Sociedade, Cia Editora Nacional, 1983, Parte I, p 53-61 SACRISTN, Jose Gimeno, O aluno como inveno. So Paulo: Artmed, 2005 SADER, Eder. Quando Novos personagens entram em cena: Experincias, falas e lutas dos trabalhadores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. SORJ, Bila. Trabalho e responsabilidades familiares: Um estudo sobre o Brasil. UFRJ, OIT. Rio de Janeiro, 2004 SUREZ, Daniel. O princpio Educativo da Nova Direita Neoliberalismo, tica e escola Pblica. In GENTILI, Pablo (org), Pedagogia da excluso. Petrpolis: Vozes, 1995

13

Anda mungkin juga menyukai