Anda di halaman 1dari 19

1 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos.

Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

GESTO DO AGRONEGCIO FAMILIAR: ESTUDO DE CASO DA FAZENDA PARASO


MANAGEMENT OF FAMILY AGRIBUSINESS: CASE STUDY OF PARADISE FARM

Aurea Lucia Silva Andrade1 Carla Matias Gontijo2 Paula de Barcelos Frana3
RESUMO A tendncia mundial de reduo dos preos das commodities agrcolas aumenta a necessidade de modelos administrativos que auxiliem a tomada de deciso dos empresrios rurais. Neste contexto, props-se uma pesquisa do processo de gesto adotado por uma propriedade rural familiar em Carmo do Paranaba, Minas Gerais. Assim, buscou-se investigar a gesto e, especificamente, identificar a estrutura organizacional, as tcnicas de gesto e controle adotadas; e classificar o empreendimento agrcola como tradicional, em transio ou moderno, de acordo com classificao proposta por Nantes & Scarpelli (2007). Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso, na Fazenda Paraso. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica e posteriormente, pesquisa documental e entrevista semi-estruturada. A concluso permitiu a caracterizao da propriedade como empreendimento rural em transio devido ao seu estgio de adoo de tcnicas de produo e de gesto. PALAVRAS-CHAVE: Administrao Rural; Tcnicas de Gesto e Controle; Agricultura Familiar. ABSTRACT The global trend of lower prices of agricultural commodities increases the need for administrative models to aid decision-making of rural entrepreneurs. In this context, it presents a survey of the management process adopted by a family farm in Carmo do Paranaiba, Minas Gerais. Thus, we sought to investigate the management and specifically identify the organizational structure, management techniques and control measures adopted, and classify the agricultural enterprise as traditional, transitional or modern, according to the classification proposed by Nantes & Scarpelli (2007). Methodologically, we used a case study in Paradise Farm. Initially, we performed a literature search and subsequently, documentary research and semi-structured interview. The conclusion allowed the characterization of the property as a rural enterprise in transition due to their stage of adoption of techniques of production and management. KEYWORDS: Rural Administration; Management and Control Techniques; Family Agriculture.

Mestre e graduada em Administrao pela Universidade Federal de Lavras. Docente da Universidade Federal de Viosa. Currculo: http://lattes.cnpq.br/6113559553280759.

Graduanda em Administrao pela Universidade Federal de Viosa, Campus Rio Paranaba. Currculo: http://lattes.cnpq.br/4953832623920806. Graduanda em Administrao pela Universidade Federal de Viosa, Campus Rio Paranaba. Currculo: http://lattes.cnpq.br/1925291068240263.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

2 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

1 INTRODUO

A Administrao uma cincia que proporciona aos gestores condies de efetuarem o planejamento e controle do processo de gesto. Autores clssicos da Administrao apontam a importncia das ferramentas de gesto no processo de maximizao dos fatores de produo para a obteno de maior rentabilidade dos empreendimentos. Desde a estabilidade econmica com gnese, em 1994, com a implantao do Plano Real, o agronegcio apontado como ncora do processo de sustentabilidade do desenvolvimento econmico vivenciado no Brasil nos ltimos anos. Apesar da destacada participao nacional na exportao de produtos ligados ao agronegcio como a cadeia produtiva da carne bovina e a cadeia produtiva de frutas, ainda encontra-se no cenrio nacional produtores que so resistentes adoo de processos de gesto em suas unidades produtivas. Ao analisar a tendncia mundial de reduo dos preos das commodities agrcolas e consequente reduo da margem de lucros, percebe-se a necessidade da adoo, por parte dos empresrios rurais, de modelos administrativos que auxiliem o processo de tomada de deciso. Adicionado aos processos de gesto adequados para auxiliar o processo de tomada de deciso, percebe-se que a adequao da produo aos padres de exigncia do mercado consumidor condio necessria para a insero de um empreendimento agrcola em uma cadeia produtiva coordenada. Nesse sentido, a administrao rural considerada uma rea do conhecimento fundamental para auxiliar a transio de um empreendimento tradicional para um empreendimento moderno (Nantes & Scarpelli, 2007). Inserida nesta realidade, prope-se como problema de pesquisa a seguinte indagao: como o processo de gesto de uma propriedade rural familiar em um municpio do Alto Paranaba? Para tanto, busca-se investigar o processo de gesto e, especificamente, identificar a estrutura organizacional da propriedade analisada; identificar as tcnicas de gesto e controle adotadas para auxiliar o processo de tomada de deciso;

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

3 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

classificar o empreendimento agrcola como tradicional, em transio ou moderno, de acordo com classificao proposta por Nantes & Scarpelli (2007). O presente artigo est dividido em cinco partes. A introduo apresenta o problema de pesquisa e sua importncia. Na sequncia, prope-se uma reviso de literatura para delimitar os conceitos chave do trabalho. Na terceira parte, delimita-se o percurso metodolgico da pesquisa e as ferramentas de investigao utilizadas. Na quarta parte, apresentam-se os resultados analisados na propriedade rural luz da opo terico-metodolgica. Finalmente, so discutidos, na quinta parte, os resultados e limitaes da pesquisa.

2 A IMPORTNCIA DA GESTO NOS EMPREENDIMENTOS RURAIS FAMILIARES

2.1 A Insero da Agricultura Familiar no Agronegcio Nacional

O termo agronegcio originou-se na Universidade de Harvard e prope uma viso sistmica do funcionamento das atividades ligadas agropecuria. Em seu conjunto, o agronegcio formado por vrios sistemas agroindustriais associados aos principais produtos, incluindo todas as fases de produo at o consumidor final. (SAAB, NEVES E CLUDIO, 2009). De acordo com Loureno (2009, 326), o agronegcio hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada trs reais gerados no pas. O Brasil situa-se, no contexto mundial atual, como celeiro mundial em termos de agronegcio. As projees atuais apontam que o Brasil ser o maior pas agrcola do mundo em dez anos. Deste modo, relevante a capacidade de gerir as organizaes relacionadas ao agronegcio, possibilitando a obteno dos benefcios dessa proeminente expanso brasileira. (BORGES, 2007). Atualmente, o Brasil utiliza em torno de 64 milhes de hectares de terra para a agricultura, com uma produo de gros estimada em 190 milhes de toneladas. E se somadas s terras ocupadas por uma pecuria caracterizada pelo fraco uso de tecnologia, esse nmero pode ser ainda maior. (LOURENO, 2009).

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

4 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

O produtor familiar pode ser responsvel por at 60% da produo de alimentos bsicos da dieta do brasileiro. O segmento tem cerca de 20% das terras e responde por 30% da produo global de alimentos. A agricultura familiar composta principalmente por pequenas e mdias propriedades e representa a maior parte de produtores no Brasil. Comumente, estes possuem baixo nvel de escolaridade e cultivam uma maior diversidade de produtos para diluir custos, aumentar a renda e aproveitar as oportunidades ambientais e disponibilidade de mo-de-obra. (PORTUGAL, 2004). Nantes & Scarpelli (2007) destacam a importncia do planejamento e do controle na gesto das propriedades rurais. No h dvidas, portanto, de que as ferramentas de gesto tm o potencial de aumentar a viabilidade e gerar sustentabilidade agricultura familiar (BATALHA, BUAINAIN e SOUZA FILHO, 2005). Contudo, a maior preocupao a baixa prioridade dada aos aspectos gerenciais pelos produtores rurais familiares, conforme destacam Nantes & Scarpelli (2007). Os mesmos autores afirmam que produtores de pequeno porte no adotam ferramentas adequadas de planejamento e controle no sistema de gesto de suas unidades produtivas por uma questo cultural.

2.2 Particularidades do Agronegcio e Especificidades da Agricultura Familiar

A propriedade rural uma unidade de anlise da administrao rural que, alinhada cincia administrativa, proporciona ferramentas para auxiliar o processo de tomada de deciso. Contudo, Batalha, Buainain e Souza Filho (2005) destacam que as modernas ferramentas de gesto so inadequadas s particularidades do agronegcio e s especificidades da agricultura familiar. As particularidades do agronegcio so descritas Arbage (2006) e trazem tona a especificidade da agricultura familiar: natureza biolgica da produo, sazonalidade da produo, atomizao da produo, ciclos de produo, perecibilidade, volume de produo, incerteza, produo homognea e custos de entrada/sada da atividade.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

5 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

O autor supracitado caracteriza a natureza biolgica da produo como a falta de garantia de que a produo prevista ser obtida. Eventos podero acontecer entre a deciso do que plantar at a chegada do produto ao consumidor final. Destaca, ainda, que a sazonalidade da produo relaciona-se produo de alimentos que podem sofrer variaes ao longo de um perodo, o que pode ocasionar consequncias importantes sobre os preos de insumos e da produo (ARBAGE, 2006). Os agricultores familiares que produzem em volume mais baixo e, em geral, esto dispersos geograficamente, dispem de pouco capital de giro e tm dificuldades para obteno de crdito, enfrentam maiores dificuldades tanto para lidar com o problema da sazonalidade da produo como para dela tirar proveito (BATALHA e SILVA, 2007). A atomizao da produo, saturao do mercado rural, associada disperso ao longo do territrio brasileiro dificulta a organizao no controle e ganhos de escala a partir das funes de beneficiamento, armazenamento e transporte. Os ciclos de produo no ocorrem de forma automtica como no setor industrial, pois no possvel antecipar colheita ou abate de animais. (ARBAGE, 2006). A varivel perecibilidade pode ocasionar reduo do poder de barganha dos produtores frente aos intermedirios e consumidores. Este aspecto coloca duas questes importantes para a gesto da agricultura familiar. A primeira est ligada logstica de distribuio; a segunda relaciona-se logstica de armazenagem (ARBAGE, 2006; BATALHA, BUAINAIN e SOUZA FILHO, 2005). O fator incerteza relaciona-se difcil previso da produo, que est constantemente sob o risco de intempries. Esta caracterstica faz com que a oferta de produtos agrcolas seja classificada como instvel (ARBAGE, 2006). A produo homognea, ou seja, a difcil diferenciao frente aos consumidores traz consequncias quanto definio dos preos dos produtos agrcolas. Os preos so processados fora da ao direta dos produtores e determinados por funes mercadolgicas (ARBAGE, 2006).

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

6 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

Devido s caractersticas estruturais, o custo de entrada e sada de atividades agrcolas alto em relao aos demais setores da economia (ARBAGE, 2006). Os aspectos gerenciais, quando adotados pelo produtor rural na gesto de sua unidade produtiva podem minimizar os efeitos das particularidades do agronegcio. Em relao agricultura familiar, os aspectos gerenciais so fundamentais para adequar a produo s exigncias de mercado considerando as especificidades da agricultura familiar. No entanto, conforme destacam Nantes & Scarpelli (2007) os aspectos gerenciais so adotados com maior frequncia entre os produtores de grande porte e quando as ferramentas de gesto so adotadas por produtores de pequeno porte, muitas vezes so adotadas de forma parcial, no gerando as melhorias necessrias na gesto de cenrios futuros.

2.3 A Gesto Profissional na Agricultura Familiar

Para analisar a diversidade no tocante gesto, Nantes & Scarpelli (2007) sugerem a classificao dos empreendimentos rurais em: empreendimento rural tradicional, empreendimento rural em transio e empreendimento rural moderno. O empreendimento rural tradicional caracterizado pela adoo de equipamentos agrcolas rudimentares, sua estrutura organizacional familiar e inflexvel. O processo de tomada de decises emprico e as decises esto sujeitas a alto grau de incerteza devido falta de processos de controle e planejamento. Os resultados obtidos dependem da poltica agrcola, das condies climticas e interesses dos agentes de comercializao. H pouca flexibilidade quanto escolha do tipo de produo, alm disso, a produtividade inferior mdia, devido baixa utilizao da tecnologia disponvel. Neste caso h alta resistncia adoo de tecnologias. (NANTES & SCARPELLI, 2007) No empreendimento rural em transio h a adoo de algumas tcnicas produtivas e administrativas, porque a preocupao com o nvel de exigncia do mercado mais acentuada. Isto gera um maior nvel de competitividade a mdio e longo prazo. Em alguns casos, a propriedade est inserida em cadeia produtiva

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

7 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

coordenada e, nestes casos, o empreendimento entendido como um elo de uma cadeia de produo. O produtor rural possui maior capacidade gerencial e os processos de controle utilizados auxiliam na tomada de deciso. (NANTES & SCARPELLI, 2007) Empreendimento rural moderno aquele que est alinhado com a demanda do mercado consumidor externo ou o mercado interno mais exigente. Este alinhamento demanda flexibilidade maior para os ajustes necessrios s novas demandas do mercado. Apresenta equilbrio entre seus aspectos de capacitao gerencial, adequao tecnolgica e desempenho econmico. Alm disso, utilizam recursos oferecidos pelos centros de pesquisa e, em muitos casos, os processos de gesto so informatizados. (NANTES & SCARPELLI, 2007) Na agricultura familiar h a necessidade de adoo de ferramentas de gesto, como ferramentas contbeis para auxiliar no esquema de custeio; financeiras para a anlise de investimentos; de produo para o melhoramento do processo produtivo; de marketing para identificar tendncias de mercado e em busca de alternativas estratgias de escoamento da produo; indicadores de

desempenho, dentre outros que so de fundamental importncia para o auxilio nas decises, mas so difceis de encontrar sua utilizao no dia a dia das propriedades rurais. A gesto do agronegcio familiar, de acordo com Batalha, Buainain e Souza Filho (2005) enfrenta desafios em dois nveis diferentes de atuao: gesto de sistema e da propriedade. O primeiro est ligado necessidade de desenvolver capacidade e ferramentas para abordar as relaes sistmicas dos agricultores familiares com os outros agentes das cadeias agroindustriais e as relaes entre os prprios agricultores familiares. Deste modo, tais relaes sistmicas proporcionam aos gestores maior interao e troca de informao com seus stakeholders, alm da diluio de custos a partir da integrao entre agricultores familiares que buscam focalizar-se em torno de projetos comuns e economicamente viveis. O segundo nvel relaciona-se com a gesto individual das propriedades. As dificuldades esto ligadas inadequao das ferramentas gerenciais realidade da agricultura familiar; o baixo nvel de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento nesta rea; a

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

8 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

descapitalizao dos pequenos agricultores, que impede o acesso a modernas tecnologias de informao; o baixo nvel de educao formal dos agricultores familiares, que dificulta o domnio das tcnicas de gesto; a falta de uma cultura que crie um ambiente propcio adoo de novas tecnologias de gesto e, finalmente, a falta de capacitao adequada dos assistentes tcnicos e a prpria falta de

programas de extenso com foco na gesto das propriedades rurais. (BATALHA, BUAINAIN e SOUZA FILHO, 2005). Nantes & Scarpelli (2007, p.636) afirmam que a implantao de um sistema de gesto nas propriedades rurais encontra o primeiro obstculo na cultura do produtor, que privilegia os investimentos para a produo. Contudo, os mesmos autores destacam a inexistncia de programas para capacitar o produtor para a adoo de ferramentas de gesto nas propriedades rurais. Em conformidade, Batalha, Buainain e Souza Filho (2009, p.9) destacam que [...] muito pouco tem sido feito em termos de desenvolvimento de tcnicas de gesto que contemplem as particularidades da agricultura familiar e as formas pelas quais ela pode inserir-se de forma competitiva e sustentada no agronegcio nacional. Machado e Nantes (2000) demonstram que novos softwares surgem como ferramentas de gesto, possibilitando controle mais rigoroso dos custos e receitas e acesso distncia via internet s informaes de produo e de mercado. A identificao eletrnica dos animais e a rastreabilidade das informaes dentro das propriedades permitem alimentar um sistema de dados informatizados, flexibilizando os processos de gesto da propriedade atravs de decises mais rpidas e adequadas. Percebe-se que h ferramentas para auxlio gerencial que podem ser usadas em propriedades rurais, no entanto os agricultores no as utilizam para melhorar seu processo de tomada de deciso, seja por falta de conhecimento ou por apresentarem altos custos. Diagnsticos realizados em diferentes regies com foco em produtos ou cadeias produtivas diversas apontam para a mesma constatao. Rezende e Zylberstajn (1999), ao analisarem a realidade gerencial dos produtores de Gois, apontaram que a adoo de ferramentas de gesto frequente entre os produtores de grande porte e com foco financeiro e econmico. Salgado, Reis e Fialho (2001)

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

9 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

investigaram o perfil gerencial da suinocultura da Zona da Mata e constataram que os suinocultores possuem alto grau de tecnificao produtiva, mas no tm preocupao com o acompanhamento gerencial da atividade. A anlise da realidade gerencial de propriedades familiares na regio de Araraquara e So Carlos permitiu a compreenso da importncia que os produtores do aos processos de gesto de suas unidades produtivas. Queiroz & Batalha (2003) constataram que dos 61% dos produtores que realizam atividades de coleta e registro de dados, 95% deles no revertem estes em anlise para subsidiar o processo de tomada de deciso. Contudo, a constatao mais relevante para a rea de gesto refere-se ao fato que dos 39% que no realizam coleta e registro dos dados, declararam que no o fazem por falta de tempo e hbito, e sim porque no veem importncia nos processos controle. Estes estudos reforam a importncia de novos diagnsticos,

principalmente pelo fato de que programas de extenso esto sendo implantados em diferentes regies do pas para auxiliar o produtor na implantao de uma gesto profissional em sua propriedade; e os resultados esto demonstrando que, a partir do conhecimento das ferramentas de gesto o produtor passa a adot-las. Lunardi (2000) descreve os programas de gesto agrcola implantados pelas empresas oficiais de extenso rural em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Segundo o mesmo autor, os programas obtiveram sucesso porque houve adaptaes s demandas dos agricultores locais e considerou-se o nvel educacional dos mesmos. Outro programa que alcana adeso junto aos produtores rurais o Educampo, do Sebrae. O projeto que se refere consultoria gerencial no campo promove o treinamento do produtor rural para que este possa familiarizar-se com o uso de ferramentas como livro caixa, previso de custos e anlise de resultados. O Educampo engloba o diagnstico da propriedade, o planejamento das atividades da empresa rural e a avaliao e acompanhamento do desempenho da propriedade. Por meio da descrio, mensurao, controle e avaliao da propriedade rural, com o auxlio de tcnicos, o programa alcana bons resultados em diferentes regies do pas. (SEBRAE, 2007)

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

10 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

Considerando a importncia da adequao dos programas de extenso em gesto realidade de cada regio, h necessidade de investigao de realidades especficas para promover a adoo em grande escala de ferramentas de gesto no dia a dia da administrao das propriedades rurais no Brasil, conforme a proposta de pesquisa do presente estudo.

3 METODOLOGIA

O presente trabalho resultado de uma pesquisa realizada como exigncia do processo de avaliao da disciplina Administrao Rural do curso de Administrao da Universidade Federal de Viosa, campus de Rio Paranaba. Metodologicamente, o estudo de caso representou-se como a melhor opo para o alcance dos objetivos propostos. Segundo Trivios (1987) o estudo de caso permite realizar uma investigao em profundidade, contudo no permite generalizaes porque trabalha o especfico, o particular. A investigao foi realizada em uma propriedade rural familiar, localizada em Carmo do Paranaba na regio do Alto Paranaba. Para preservar a identidade do produtor e da propriedade analisada, adotou-se Fazenda Paraso como nome fictcio para a propriedade. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliogrfica para construir o modelo terico-metodolgico. Posteriormente, para a anlise da gesto da propriedade rural familiar, utilizaram-se como meios de investigao a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. A pesquisa documental foi realizada por meio da investigao de documentos disponibilizados pelo proprietrio da Fazenda Paraso. A entrevista semi-estruturada (Anexo 1) foi realizada com o proprietrio da fazenda e utilizada com o intuito de aprofundar as questes relevantes para a compreenso do problema de pesquisa investigado, conforme destaca Gil (2002).

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

11 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

4 O PROCESSO DE GESTO DE UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR: O CASO DA FAZENDA PARASO

4.1 Caracterizao da Propriedade Em 1988 foi fundada a Fazenda Paraso no municpio de Carmo do Paranaba - MG, inicialmente com 88 hectares (ha). Nos anos de 1992 e 2000, foram ampliadas as instalaes em 186 ha e 50 ha, respectivamente. Alm disso, iniciou-se um processo de diversificao; as atividades desenvolvidas na propriedade envolvem a pecuria de corte e leiteira, alm do cultivo de caf, maracuj e milho. O terreno foi distribudo da seguinte maneira: 41,05% destinado pastagem para o gado de corte, 31,55% para a pecuria leiteira, 20% alocado como reserva legal, e 7,4% para a agricultura. Atualmente, a fazenda possui uma rea total de 324 ha, e gerenciada pelo scio fundador e um de seus filhos. A pecuria leiteira a principal atividade da fazenda, e a produo alcana 51.000 litros de leite/ms.

4.2 O Processo de Gesto da Fazenda Paraso

A propriedade em estudo iniciou seu processo de diversificao ao introduzir alm do gado leiteiro, o de corte e posteriormente, o desenvolvimento agrcola. A aquisio de novas propriedades ocorreu, a princpio, como uma forma de reinvestimento de lucros, e posteriormente, como meta de participao em novos mercados. Essa ampliao, segundo o produtor, no afetou significativamente a forma de gesto, uma vez que os processos administrativos so executados de maneira semelhante, diferenciando-se apenas na intensidade do controle. Sabe-se que a diversificao agropecuria reduz os riscos e incertezas do negcio rural e gera maior lucratividade ao produtor, reduo do impacto econmico oriundo de diversas crises no setor e de vulnerabilidades referentes ao clima, mercado, pragas e doenas. O proprietrio associado a trs instituies de auxlio ao produtor rural. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais fornece iseno de nota fiscal do gado, alm

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

12 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

de menores custos nas transaes de compra e venda de animais em leiles. A Cooperativa Agropecuria de Carmo do Paranaba oferece vantagens nos planos de pagamentos de insumos, alm de, eventualmente, promover palestras tcnicas de cunho agropecurio e administrativo. E a Cooperativa de Crdito SICOOB (Credicarpa), que tem como pblico-alvo os produtores rurais, possui programas de custeio para diversas modalidades de crdito pecurio e agrrio. Assim, concede financiamentos para investimentos e comercializao com taxas menores que as aplicadas em outras instituies financeiras. Em relao ao planejamento financeiro, so feitos fluxos de caixa dirios. Registro de receitas, despesas, e lucratividade, controle de insumos em estoque, quantidade de leite produzida e fertilidade dos animais. Alm disso, os dados obtidos so comparados ano a ano para uma anlise da evoluo ou retrocesso dos resultados apresentados. Isto se caracteriza como um processo de controle de processos ou sistema de avaliao dos sistemas adotados. Deste modo, como a propriedade rural em estudo realiza o controle de seus custos e oramentos, reduz assim, os riscos de desconhecer os resultados do negcio, alm de evitar investimentos desnecessrios ou que comprometam o capital de giro da empresa. O aumento do custo ou a queda das margens de lucros so monitorados periodicamente. H uma conexo entre as estratgias internas e o cenrio externo, por isso a observncia da escassez ou aumento dos custos dos insumos, o aumento ou a falta de crdito torna-se fundamental para a gesto interna da propriedade analisada. Alm disso, o produtor monitora os resultados de produtividade alcanados ao longo dos anos para avaliar os processos de produo e a necessidade de adoo de novas tecnologias. Os registros em uma empresa rural, sob o ponto de vista da administrao, tm como objetivo oferecer subsdios para diagnosticar sua situao e realizar um planejamento eficaz. Portanto, de fundamental importncia o produtor elaborar planos de ao embasados em informaes confiveis, o que possibilita a preveno de alteraes de mercado que envolvem mudanas nos preos de insumos e demais fatores que compem o custo rural.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

13 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

O desenho de cargos da propriedade constitudo por trs reas. O primeiro diz respeito ao servio de coordenao e gerncia, o qual executo pelo proprietrio da fazenda. As atividades desenvolvidas envolvem planejamento financeiro, superviso dos demais colaboradores, compra de insumos, controle da vacinao regular do gado, obteno da guia de trnsito dos animais destinados ao abate, realizao de programas de vermifugaes, controle efetivo de infestaes por carrapatos, preveno de doenas reprodutivas infecciosas e/ou contagiosas, controle de ervas daninhas no ambiente de criao dos animais e das plantaes, contratao de colaboradores terceirizados para a plantao, tratamento e colheita de milho, caf e maracuj, dentre outras atribuies. O servio de gerenciamento do rebanho leiteiro atribudo ao filho do proprietrio, que executa o manejo da ordenha mecnica, controla a alimentao e fertilidade do gado e desempenha condutas higinico-sanitrias no ambiente de ordenha. O servio operacional desenvolve o manejo de manuteno de pastagens, alimenta os animais com silagem e os conduzem ao local de ordenha, efetua a higienizao das instalaes, utenslios, equipamentos e tanque refrigerador de leite. As demais atividades desenvolvidas na propriedade so realizadas por profissionais terceirizados. O treinamento aos funcionrios executado de maneira informal no momento da contratao, quando tambm so registrados em carteira de trabalho. Cada um conhece suas funes, sendo estas pr-estabelecidas, e, portanto no necessitam de monitoramento constante. Porm, no h autonomia por parte do servio operacional, pois este no realiza diagnstico e no soluciona problemas; nestes casos recorre-se ao proprietrio. Assim, percebe-se que as atividades desenvolvidas so bem

determinadas e distribudas. No entanto, a falta de autonomia e a centralizao na tomada de decises podem causar dependncia excessiva da figura do proprietrio, perdendo-se assim, oportunidades de contribuies e novas ideias que agregariam valor ao empreendimento rural.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

14 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

A propriedade possui os equipamentos necessrios para a realizao de suas atividades; utenslios para condutas higinico-sanitrias, tanque refrigerador de leite, ordenhadeira mecnica, tratores, colheitadeiras e veculos apropriados para o transporte de cargas e animais. Quanto s prticas gerenciais, estas so executadas sem o auxlio da tecnologia de informao, pois os dados e seu controle so efetuados manualmente. Isto ocorre, especialmente, pelo volume de informaes da propriedade. A tecnologia da informao aumenta o controle da produtividade e facilita a anlise dos dados, mas sua adoo est atrelada ao domnio da computao. de fundamental importncia que a agricultura familiar adapte-se s tecnologias disponveis, para que este no seja um fator limitante de seu desenvolvimento. Neste caso, observa-se a necessidade do apoio institucional, seja cooperativa ou associao de produtores ou empresa de extenso, para que o aprendizado seja acessvel aos produtores rurais. Os objetivos almejados pelo produtor envolvem a expanso da rea e da produo de leite. Para isso, pretende-se reinvestir parte do lucro dos prximos perodos na aquisio de novas propriedades e em tecnologia de informao para auxiliar no gerenciamento de um volume maior de informaes. Para o aumento da produo, foi iniciado o processo de melhoramento gentico do gado no incio de 2010. Deste modo, pode-se dizer que o produtor aberto ao uso de novas tecnologias, mas estratgico ao analisar o momento ideal para a adoo destas tecnologias em sua propriedade. Atento necessidade de adequar-se s exigncias do mercado consumidor, atualmente o proprietrio busca alternativas tecnolgicas para aprimorar ainda mais o seu processo produtivo. Comparando a pesquisa de campo e a caracterizao proposta por Nantes & Scarpelli (2007), pode-se inferir que a Fazenda Paraso caracterizada como um empreendimento rural em transio.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

15 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

5 CONCLUSO

Aps analisar a gesto da Fazenda Paraso em Carmo do Paranaba, pode-se concluir que esta se caracteriza como um empreendimento rural em transio, apesar de apresentar estrutura organizacional familiar. Este fato evidenciado devido insero de algumas tcnicas produtivas e administrativas. A produo da propriedade rural analisada diversificada, o que reduz os riscos produtivos e diminui a dependncia do comportamento do mercado. H preocupao de permanncia no mercado devido ao planejamento de investimento em novas tecnologias e aquisio de novas reas, tornando o empreendimento competitivo a mdio e longo prazo. A propriedade possui tecnologias de produo como mquinas e equipamentos agrcolas, que aumentam a eficincia da mo de obra. O gestor da Fazenda Paraso toma suas decises embasadas em informaes arquivadas sobre a propriedade, alm de ser aberto s mudanas e adoo de inovaes. Ainda no se encontra na classificao empreendimento moderno porque no apresenta equilbrio suficiente entre capacitao gerencial, adequao tecnolgica e

desempenho econmico. Alm disso, no possui uma proximidade maior com centros de pesquisa existentes. Os resultados mais relevantes evidenciam que h uma estratgia de diversificao agropecuria, o que demonstra certo grau de habilidade do produtor para lidar com as incertezas do mercado. As formas de controle administrativo, apesar de manuais, possibilitam a gerao de dados seguros e teis para o processo decisrio. Vale ressaltar que a participao efetiva do produtor em trs associaes gera benefcios para a propriedade, alm de proporcion-lo aperfeioamento e acesso a novas tecnologias. H uma expectativa de aumento da rea e de produtividade por parte do produtor. As estratgias para se alcanar tais objetivos j foram traadas. Um aspecto relevante nesta estratgia a preocupao em gerao de capital prprio para a expanso. Alm disso, o melhoramento gentico do gado provocar condies de

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

16 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

melhorias nos nveis de produtividade, o que possibilitar elevao do retorno econmico. Ademais, o aspecto desafiante no s da propriedade em estudo, mas da grande parte dos empreendimentos rurais familiares brasileiros, tentar

acompanhar as exigncias mercadolgicas em uma velocidade compatvel com os processos de transformao que inserem o meio rural numa realidade globalizada, aberta e competitiva. Destaca-se que a natureza do estudo de caso aponta como limitao a impossibilidade de generalizaes. Por isso, sugere-se a necessidade de novos estudos para caracterizar o nvel de adoo de tcnicas de gesto pelos produtores familiares de Carmo do Paranaba.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARBAGE, A. P. Fundamentos de Economia Rural. Chapecl: Argos. 2006. p. 176179. BATALHA, M. O.; BUAINAIN, A. M.; FILHO, H. M. de S. Tecnologia de Gesto e Agricultura Familiar. Gesto Integrada da Agricultura Familiar. So Carlos: EdUFSCar, 2005. BATALHA, M. O.; SILVA, A. L. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definies especificidades e correntes metodolgicas. In: BATALHA, Mrio O. (org.). Gesto Agroindustrial. 3.ed. v.1. So Paulo: Atlas, 2007. p. 40-41. BORGES, A. O Grande Desafio do Agronegcio no Brasil. 2007. Disponvel em: <http://www.empreendedorrural.com.br>. Acesso em: fev. 2011. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2002. 175 p. LOURENO, J. C. Agronegcio Brasileiro: projees de crescimento e entraves de infra-estrutura logstica. 2009. Disponvel

em:<http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/09/jcl.htm>. Acesso em: fev. 2011.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

17 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

LUNARDI, S.M. Administrao da Unidade Familiar: uma anlise do programa de gesto agrcola da extenso rural do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na perspectiva dos agricultores. Dissertao de mestrado. Lavras: UFLA, 2000. MACHADO, J. G. C. F.; NANTES, J. F. D. Utilizao da identificao eletrnica de animais e da rastreabilidade na gesto da produo da carne bovina. Revista Brasileira de Agroinformtica, v.3, n.1, p.41-50, 2000. NANTES, J. F.D.; SCARPELLI, M. Elementos de gesto na produo rural. In: BATALHA, Mrio O. (org.). Gesto Agroindustrial. 3.ed. v.1. So Paulo: Atlas, 2007. p.629-664. PORTUGAL, A. D. O Desafio da Agricultura Familiar. 2004. Disponvel em: <www.agricultura.gov.br>. Acesso em: 02 de maio de 2011. QUEIROZ, T.R., BATALHA, M. O. Gerenciamento das pequenas propriedades agrcolas familiares na Regio de Araraquara e So Carlos. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 2003, Juiz de Fora. Anais..., 2003. REZENDE, C. L.; ZYLBERSZTAJN, D. Uma anlise da complexidade do gerenciamento rural. In: IV SEMINRIO EM ADMINISTRAO DA FEA-USP, 1999, Anais..., 1999. Disponvel em:

<http://www.ead.fea.usp.br/semead/4semead/artigos/Adm_geral/Rezende_e_Zylbers ztajn.PDF> Acesso em: 27 de abril de 2009 s 18:00 horas. SAAB, M. S. B. L. M.; NEVES, M. F.; CLUDIO, L. D. G. O desafio da coordenao e seus impactos sobre a competitividade de cadeias e sistemas agroindustriais. Revista Brasileira de Zootecnia, v.38, 2009. SALGADO, J.M.; REIS, R.P.; FIALHO, E.T. A suinocultura da zona da mata de Minas Gerais: perfil gerencial e tcnico na regio do Vale do Piranga em 2001. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 2003, Juiz de Fora. Anais..., 2003. SEBRAE. Educampo: semeando o futuro da empresa rural. 2007. Disponvel em: <http://www.sebraemg.com.br/Geral/VisualizadorConteudo.aspx?cod_conteudo=218

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

18 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

3&amp;cod_areasuperior=2&amp;cod_areaconteudo=40&amp;cod_pasta=822&amp ;navegacao=%C3%81REAS_DE_ATUA%C3%87%C3%83O/Agroneg%C3%B3cios/ Educampo/Educampo_-_Semeando_o_futuro_da_empresa_rural>. Acesso em: 22 de janeiro de 2011. TRIVIOS, A.N.S. Introduo Pesquisa em Cincias Sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. 175 p.

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

19 ANDRADE, Aurea Lucia Silva; GONTIJO, Carla Matias; FRANA, Paula de Barcelos. Gesto do Agronegcio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraso.

7 ANEXOS

Anexo 1 Entrevista

1. Qual o histrico da organizao? 1.1. Qual o nome da fazenda? 1.2. Em que ano foi fundada? 1.3. Existem quantos scios? 1.4. Qual a rea da fazenda? 1.5. Quais atividades so desenvolvidas? 1.6. Quem gerencia a fazenda? E desde quando? 1.7. Os funcionrios so registrados? A propriedade treina seus funcionrios? 2. Existe alguma estratgia de diversificao? Foi necessria a aquisio de novas propriedades? 2.1. Quando? Por qu? O que mudou na gesto? 3. O proprietrio participa de associaes? 4. Em caso positivo, qual o papel da cooperativa em seu dia-a-dia? 4.1. Quanto aquisio de insumos, assistncia tcnica e comercializao de produtos. 5. realizado um planejamento financeiro? So registrados os fluxos de caixa? 6. Quais as atribuies de cada colaborador? Existe autonomia? 7. A propriedade possui os equipamentos necessrios para a realizao das atividades? E tecnologia de informao? 8. Quais so seus objetivos futuros enquanto produtor rural? Quais as estratgias usadas para se alcanar tais objetivos?

Revista Brasileira de Gesto e Engenharia ISSN 2237-1664 Centro de Ensino Superior de So Gotardo http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia

Nmero III Trabalho 01 Jan-jun 2011 Pginas 01-19 periodicoscesg@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai