Anda di halaman 1dari 22

MEMRIAS MIDIATIZADAS: A NOO DE CINCIA CONSTRUDA PELOS INDIVDUOS A PARTIR DO CONSUMO MIDITICO MEDIATED MEMORIES: THE NOTION OF SCIENCE

BUILT BY INDIVIDUALS FROM MEDIA CONSUMPTION MEMORIAS MEDIATIZADAS: LA NOCIN DE CIENCIA CONSTRUIDA POR LOS INDIVIDUOS A PARTIR DEL CONSUMO DE LOS MDIOS

Knia Beatriz Ferreira Maia UFRN keniamaia@yahoo.com Emily Gonzaga de Arajo UFRN gonzaga_araujo@yahoo.com.br

Resumo Este artigo tem como objeto o fenmeno sociocultural da midiatizao (Fausto Neto, 2008; Sodr, 2002), visualizado a partir da recepo, no qual destacado o processo de consumo simblico com o contedo miditico (Garca Canclini, 1999) e seu entrelaamento com elementos extra-miditicos, recuperados segundo as mediaes de Martn-Barbero (2006). Para tanto, realizamos entrevistas com dez pessoas em uma fbrica relacionada Informtica e instalada na regio metropolitana de Natal (Rio Grande do Norte). A inteno foi, por meio de suas narrativas (os discursos de memria), perceber as dinmicas do consumo miditico no recorte escolhido, o tema cincia. No trabalho de campo, usamos a tcnica das entrevistas em profundidade, no qual a fala de nossos entrevistados constituiu nosso corpus. Palavras-chave: Recepo. Midiatizao. Consumo miditico. Abstract This article is about the sociocultural phenomenon of mediatization (Fausto Neto, 2008; Sodr, 2002), taken from the angle of reception, in which we emphasize the process of symbolic consumption with media content (Garca Canclini, 1999) and its interweaving with extra-media elements, recaptured from the perspective of mediations by Martn-Barbero (2006). Thus, we conducted interviews with ten employees from a Computing-related industry, installed in the metropolitan region of Natal (state of Rio Grande do Norte). Our goal was, through their narratives (the discourses of memory), try to understand the dynamics of media consumption about the subject science. In field work, we used the technique of indepth interviews, so that the speech of our interviewers was our corpus. Keywords: Reception. Mediatization. Media Consumption.

84

Resumen Este artculo habla sobre el fenmeno sociocultural de la mediatizacin (Fausto Neto, 2008; Sodr, 2002), que se ve desde la recepcin, donde se destaca el proceso de consumo simblico con contenido multimedia (Garca Canclini, 1999) y su entramado de significados con los elementos extra de los medios, de acuerdo con la perspectiva de las mediaciones de Martn-Barbero (2006). As, llevamos a cabo entrevistas con diez personas, empleados de una industria relacionada a Informtica y instalada en la regin metropolitana de Natal (Rio Grande do Norte). La intencin era, a travs de sus relatos (discursos de la memoria), entender la dinmica del consumo de los medios en la rea seleccionada, el tema ciencia. Durante el trabajo de campo, se utiliz la tcnica de entrevistas en profundidad, donde el discurso de los entrevistados constituyeron nuestro corpus. Palabras clave: Recepcin. Mediatizacin. Consumo de los medios.

O conhecimento acumulado na pesquisa em comunicao nos evidencia que a presena da mdia alterou sobremaneira nossa forma de viver, nossa experincia, tanto enquanto indivduos como em termos de coletividade. Indagar o que os meios fazem conosco - e o que ns fazemos com eles - uma provocao que no de hoje nos estudos da mdia e que se mantm em aberto, revelando a complexidade que a questo comporta, bem como a dinamicidade que os processos da comunicao assumem no contexto da cultura contempornea. Quem deseja vislumbrar os traos da resposta a essa questo instigado a descer mais profundamente nas camadas que permeiam nossa relao com a mdia. Este foi o intento quando nos propusemos a fazer uma incurso tomando como objeto um fenmeno 1: a midiatizao, (Fausto Neto, 2008; Sodr,2002) J no mais novidade falar que vivemos em uma sociedade midiatizada, isto , na qual a presena das mdias no cotidiano do indivduo intensificada, de modo que os meios e as dimenses imbricadas neles passam a ser elementos integrantes do processo de estruturao da sociedade e da elaborao da realidade (noo do real). O fluxo da informao e o processo de produo e apropriao de sentidos so reconfigurados no curso deste fenmeno, desdobrando-se em diversas prticas sociais, evidenciadas de maneira to clara em nosso tempo pelas novas sociabilidades.

"MEMRIAS MIDIATIZADAS: percepes sobre cincias reconfiguradas a partir do consumo miditico", Dissertao de Mestrado (2011). Autor (orientador da dissertao) e Co-autor .

85

Fausto Neto (2008, p. 2) afirma que a midiatizao (...) resulta da evoluo de processos miditicos que se instauram nas sociedades industriais. Esses processos dizem respeito convergncia de fatores scio-tecnolgicos, principalmente nas ltimas trs dcadas, os quais produziram profundas e complexas alteraes na nossa constituio societria. O autor fala da disseminao de protocolos tcnicos em toda extenso da organizao social e da intensificao da transformao de tecnologias em meios de produo, circulao e recepo de discursos. Para ele, o que precisamente distingue esta sociedade midiatizada de sua precedente o protagonismo dos meios nos modos de estruturao e funcionamento das dinmicas sociais.
J no se trata mais de reconhecer a centralidade dos meios na tarefa de organizao de processos interacionais entre os campos sociais, mas de constatar que a constituio e o funcionamento da sociedade de suas prticas, lgicas e esquemas de codificao esto atravessados e permeados por pressupostos e lgicas do que se denominaria a cultura da mdia. Sua existncia no se constitui fenmeno auxiliar, na medida em que as prticas sociais, os processos interacionais e a prpria organizao social, se fazem tomando como referncia o modo de existncia desta cultura, suas lgicas e suas operaes (FAUSTO NETO, 2008, p. 4).

Sodr (2002), por sua vez, compreende a midiatizao em termos de uma qualifica o virtualizante da vida. Observando a passagem do que denomina mdia tradicional ou linear para as teletecnologias e/ou comunicao em rede, verifica a mudana de paradigma de uma comunicao centralizada, vertical e unidirecional para um universo de novas possibilidades no bojo da hipermdia, a exemplo da interatividade e multimidialismo. Possibilidades essas que, para o autor, se realizam e se evidenciam em uma tendncia virtualizao.
Tudo isto, associado a um tipo de poder designvel como ciberocracia, confirma a hiptese, j no to nova, de que a sociedade contempornea (dita ps-industrial) rege-se pela midiatizao, quer dizer, pela tendncia virtualizao ou telerrealizao das relaes humanas, presente na articulao do mltiplo funcionamento institucional e de determinadas pautas individuais de conduta com as tecnologias da comunicao. A estas se deve a multiplicao das tecnointeraes setoriais (SODR, 2002, p. 21).

Dessa forma, Sodr (2002,p. 25-26) menciona a existncia de um quarto bios. Recuperando aqui as ideias aristotlicas em relao s dimenses da existncia, a quarta e hodierna ambincia seria precisamente a miditica, companheira da vida contemplativa (bios theoretikos), poltica (bios politikos) e do prazer (bios apolaustikos). Em outras

86

palavras, este autor expressa a afetao das formas de vida tradicionais por uma qualificao de natureza informacional. Estamos tomando aqui, quanto midiatizao, o pensamento de autores que nos levam a perceber a onipresena da realidade miditica (SANTAELLA, 2002) em nosso contexto. Isso significa, em outras palavras, a intensificao da cultura miditica em termos de vida em sociedade e, mais precisamente nos ltimos trinta anos, de uma cultura miditica alinhada ao virtual, s tecnologias advindas das telecomunicaes. Assim, nos parece cabvel falar em processos complexos de negociao, assinalados por continuidades e descontinuidades. Em coexistncia da cultura miditica com outras formas de cultura, fomentando um envoltrio cultural heterogneo, por assim dizer hbrido (GARCA CANCLINI, 2006). Tal postura apresenta-se, para ns, mais consoante com uma percepo adequada: nem desmerece ou desvaloriza a fora simblica do campo miditico e nem reduz a capacidade crtica e proativa dos sujeitos receptores.
Precisaremos examinar a mdia como um processo, como uma coisa em curso e uma coisa feita, e uma coisa em curso e feita em todos os nveis, onde quer que as pessoas se congreguem no espao real ou virtual, onde se comunicam, onde procuram persuadir, informar, entreter, educar [...] Entender a mdia como um processo e reconhecer que o processo fundamental e eternamente social insistir na mdia como historicamente especfica. [...] Entender a mdia como processo tambm implica um reconhecimento de que ele fundamentalmente poltico ou talvez, mais estritamente, politicamente econmico (SILVERSTONE, 2005, p. 16-17).

No eco das consideraes de Silverstone (2005), estamos concebendo mdia para alm dos suportes tcnicos, isto , dos meios propriamente ditos. Ela um ente social que diz respeito s construes de significados, valores e prticas (WOLF, 2005), e por isso mesmo est relacionada experincia do indivduo, tessitura dos modos de vida em sociedade, nas suas diversas esferas de socializao. Conforme aponta Sodr (2002), ela ambincia; mediao (MARTN-BARBERO, 2006); fenmeno sociocultural em contnuo, o qual se articula e dialoga com outras dimenses (poltica, econmica, histrico-conjuntural, etc.) e no existe apartada delas. No obstante, o entendimento que temos de nossa relao com os meios e sua cultura pode ser compreendida pelo vis do consumo.
Consumimos a mdia. Consumimos pela mdia. Aprendemos como e o que consumir pela mdia. Somos persuadidos a consumir pela mdia. [...] Consumimos objetos. Consumimos bens. Consumimos informao. Mas,

87

nesse consumo, em sua trivialidade cotidiana, construmos nossos prprios significados, negociamos nossos valores e, ao faz-lo, tornamos nosso mundo significativo (SILVERSTONE, 2005, p. 150).

Consumo este onde os elementos miditicos dos quais o indivduo se apropria entrelaam-se com outros de sua experincia. Sobre estes outros, evocamos atores de natureza no-miditica, provenientes do contexto (relaes sociais diretas e indiretas; grupo ou setor scio-econmico, dentre outros) e da subjetividade (aqui, nos ser vlido pr em relevo mais adiante a dimenso da memria). Para esclarecer do que estamos falando exatamente quando situamos estes outros, pertinente pontuar sobre a perspectiva das mediaes, de Martn-Barbero. Elas so elementos constituintes de nossa experincia; so dimenses intrnsecas ao viver em sociedade, as quais possuem um efeito engendrador de nossa forma de vida. Para Martino (2009, p. 179), mediaes so (...) as estruturas de construo de sentido s quais o receptor est vinculado e abarcam aspectos como histria pessoal, cultural de grupo, relaes sociais imediatas e capacidade cognitiva, para dar exemplos. A mdia, por sua vez, tambm uma mediao2. Dessa maneira, as mediaes tambm nos valem como uma espcie de pano de fundo sobre o qual as apropriaes do contedo miditico se debruam; a, tambm se articulam. Estes mecanismos esto diretamente relacionados com a construo de nossas vises de mundo. A perspectiva das mediaes mantm ntima relao com a teoria sociocultural do consumo, principalmente em Garca Canclini (1999). Alm de alinhar consumo recepo, ele mostra como as prticas de consumo so, na verdade, prticas sociais. O consumo visto como vetor de produo de sentido e ressignificao medida que mediao nas trocas objetivas e simblicas entre os indivduos.
O consumo o conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriao e os usos dos produtos. Esta caracterizao ajuda a enxergar os atos pelos quais consumimos como algo mais do que simples exerccios de gostos, caprichos e compras irrefletidas, segundo os julgamentos moralistas, ou atitudes individuais (GARCA CANCLINI, 1999, p. 77).

Da surge um trocadilho: a mediao da mdia seria uma midiao (POLITSCHUK; TRINTA, 2003).

88

Memria: lugar de cristalizao das apropriaes simblicas Para completar nosso horizonte conceitual, agregamos a dimenso da memria. Recuperada sob a tica da histria de vida, ela diz respeito ao acervo pessoal de registros de nossa experincia como um todo, ainda que essa se desdobre em mltiplos episdios, tais como as faces de um diamante que perpassado por um feixe de luz. Dito de outra forma, trata-se de uma instncia reconstituidora do passado que habita dent ro de ns (SARLO, 2007, p. 28). Segundo Maurice Halbwachs (2004), a experincia da memria no estritamente individual, pessoal. Nossas impresses podem se apoiar no somente sobre nossa lembrana, mas tambm sobre as dos outros. Teramos ento, na evocao do lembrar, uma experincia partilhada. Nossas lembranas permanecem coletivas mesmo que tratemos de momentos onde somente ns estivemos presentes, por que nunca estamos ss: levamos os outros dentro de ns (HALBWACHS, 2004, p. 30). Logo, o ato de lembrar coletivo e pessoal ao mesmo tempo, onde o indivduo entra e sai de grupos sociais. No mbito desses grupos pelos quais passeamos socioculturalmente, expomos nossas percepes, nossas vises de mundo, e tambm internalizamos algo da percepo coletiva com a qual tivemos contato. Fazemos trocas simblicas. Em ns, esto verdadeiros palimpsestos, isto , tramas de textos entrecruzados cuja procedncia mescla fontes miditicas e no-miditicas, as quais se inscrevem na memria dos sujeitos (BONIN, 2006, p. 134). A memria nos serviu como operador terico para uma finalidade especfica: por meio de discursos produzidos em seu mbito, alcanarmos empiricamente a midiatizao e o consumo miditico.

Empiria Utilizando da tcnica das entrevistas em profundidade, objetivamos visualizar nas narrativas dos entrevistados - isto , por meio dos seus discursos de memria e, ao mesmo tempo, de consumo simblico sobre o recorte temtico definido - como essas pessoas reproduzem suas percepes reconfiguradas a partir da midiatizao, deixando entrever as reverberaes entre aquilo que se apropriaram na mdia com informaes provenientes de 89

outras esferas de socializao (mbito familiar, escolar, de trabalho, etc). Essa reconfigurao como que a partcula visvel da midiatizao enquanto fenmeno sociocultural que captamos. Junto a ela e, possivelmente, to imbricadas a ponto de no conseguirmos dissoci-las - esto as prticas sociais, as quais constituram-se como fio condutor de todo raciocnio terico-metodolgico do trabalho. Nosso eixo temtico foi "cincia". Poderamos ter escolhido outro assunto para nortear nossa conversa com os entrevistados, contudo, selecionar a cincia - ainda que no seja aquela em seu estado mais original, uma vez que est no mbito do discurso miditico e modificada por ele - nos permite perceber, por conseguinte, do ponto de vista do receptor, como as mdias esto contribuindo com seu papel de difuso de conhecimento, de colaboradoras na formao intelectual/cultural do indivduo em tempos de aprendizado multi-tarefa, isto , um no qual a aquisio de saberes no se d apenas nos domnios escolares, nos territrios tradicionais da educao formal3, mas se amplia para vias alternativas. A etapa emprica propriamente dita foi realizada nas dependncias de um ambiente industrial, em uma fbrica relacionada Informtica e instalada na regio metropolitana de Natal (Rio Grande do Norte) na primeira semana do ms de agosto de 2010. Realizamos entrevistas em profundidade na modalidade semi-aberta (o entrevistador tem um roteiro de perguntas). A fala de nossos entrevistados (total de dez) constituiu nosso corpus, de modo que, por meio de suas narrativas (os discursos de memria), percebemos as dinmicas do consumo miditico no recorte escolhido. Definiu-se um perfil: pessoas de ambos os sexos, cujas idades estivessem entre 18 e 35 anos, entendendo que nesta faixa etria conseguiramos alcanar um pblico jovem, em princpio mais familiarizado com os segmentos de mdia disponveis no contexto sociocultural nacional e local (veculos impressos, rdio, televiso e Internet), isto , seriam usurios mais provveis destas mdias. Alm disso, estariam situados em um estgio de vida no qual boa parte da educao formal (nvel mdio completo ou incompleto; nvel superior em andamento ou concludo) j teria sido cumprida, em tese; isso nos sinalizava que os entrevistados j seriam iniciados no tema (cincia). Por fim, preferimos optar por indivduos legalmente responsveis, isto , maiores de dezoito anos, para eliminar a questo da autorizao de pais ou tutores.

O livro, o professor e o ambiente de ensino, por exemplo.

90

No tocante ao tempo, definimos que o mximo de durao das entrevistas seria de 60 (sessenta minutos). No entanto, durante a realizao das mesmas, percebeu-se que a conversa com as fontes, na maioria das vezes, no extrapolava os trinta minutos. O instrumento de coleta utilizado foi a gravao de udio.
Nossos entrevistados ficaram, ento, assim relacionados (indicados por pseudnimos, a fim de respeitar o sigilo de suas identidades4, porm mantendo a identificao de gnero):

1. Joo (nvel superior incompleto; 31 anos; setor administrativo); 2. Antnio (nvel superior como tecnlogo; 26 anos; setor de criao); 3. Isabel (nvel mdio; 22 anos; setor administrativo); 4. Charles (nvel superior incompleto; 23 anos; setor tcnico); 5. Gasto (nvel superior em curso; 24 anos; setor de produo); 6. Bertoldo (nvel superior incompleto; 34 anos; setor tcnico); 7. Lavnia (nvel mdio; 22 anos; setor administrativo); 8. Francisco (nvel superior em curso; 31 anos; setor tcnico); 9. Incio (nvel superior em curso; 34 anos; setor de criao); 10. Cntia (nvel superior como tecnloga; 30 anos; setor de controle); As perguntas cujas respostas foram mais significativas para nossas anlises constituram-se em trs: na primeira, se o entrevistado(a) tinha ou no interesse sobre cincia. Quando a resposta era positiva, lhe pedamos que mencionasse alguma lembrana sobre o assunto que estivesse situada no contexto da mdia. J na segunda pergunta, tratvamos de saber o qu cincia para ele(a) e, por fim, se este identificava diferenas entre o conhecimento cientfico e outros tipos de conhecimento (senso comum, sabedoria popular, etc.). Desse modo, no primeiro questionamento, procuramos captar por meio do fazer memria de nossos respondentes a midiatizao enquanto fenmeno (leia-se aqui as narrativas proferidas pelos sujeitos). Na segunda e na terceira pergunta, objetivamos visualizar a matriz de pensamento dos nossos entrevistados sobre o nosso recorte. Aqui, percebemos repertrio cultural; nveis de iniciao no campo cientfico e, sobretudo, viso acerca de cincia; no obstante, percebemos como as apropriaes miditicas vo agregando elementos para este repertrio, fornecendo assim referncias para construo desta viso que o indivduo tem/faz de cincia. Apareceram de maneira mais evidente os palimpsestos dos quais falamos anteriormente.
4

Um dos requisitos enfatizados no termo de consentimento para participao na pesquisa.

91

O bloco analtico do trabalho foi dividido em duas partes maiores, as quais funcionaram tambm como categorias analticas: a primeira, intitulada Discursos de memria midiatizada, foca-se na midiatizao e no consumo. A ltima parte, Percepes de cincia, centralizou-se nas matrizes de pensamento sobre o tema. Para ambas as partes, foram utilizados operadores analticos, definidos segundo premissas advindas da perspectiva das mediaes. Constaram de trs variveis, as quais constituram-se como mediaes: famlia e cotidiano, repertrio cultural e formao continuada e crenas. Quanto famlia e cotidiano, tratamos do ambiente familiar5 e/ou domstico como um lugar primeiro de socializao, isto , uma esfera fundamental na constituio da experincia do indivduo. Nas palavras de Martn-Barbero (2006, p. 295), est a a situao primordial de reconhecimento, no qual a cotidianidade familiar um lugar social de uma interpelao fundamental para os setores populares. tambm no mbito familiar que transcorre o tempo da cotidianidade, (...) um tempo repetitivo, que comea e acaba para recomear (...) (MARTN-BARBERO, 2006, p. 297); este tempo comporta a recursividade das interaes, das prticas e dos fluxos que do sentido ao dia-a-dia dos sujeitos e so naturalizados no comum, no ordinrio da rotina diria. J em repertrio cultural e formao continuada, fizemos referncia ao acervo intelectual do indivduo e as competncias desenvolvidas a partir deste, considerando aqui matizes de conhecimento provenientes tanto da educao formal quanto de outras fontes, as quais constituem saberes de outras ordens (cunho artstico-cultural, cunho popular ou vinculado a alguma tradio especfica, experincia de vida, etc.). Preferimos aliar a expresso formao continuada neste operador para enfatizar o carter processual e contnuo na construo deste repertrio. Nas crenas, detivemo-nos no campo dos saberes dignos de credibilidade e adeso por parte do indivduo, isto , aqueles nos quais ele acredita e deposita confiana em graus diversos. Entram neste hall as crenas de cunho religioso, cientfico e popular (vinculadas ao senso comum), dentre outras. Muito embora esta nomenclatura no seja usada por MartnBarbero (2006) como uma mediao especfica a rigor, pensamos que no fugimos da ideia deste autor quando desmembramos as crenas e as elevamos como parmetro significativo o

Famlia para alm dos vnculos biolgicos, abrangendo tambm a dimenso dos amigos e demais pessoas de convvio mais prximo.

92

suficiente para constituir uma mediao particular. O universo das crenas tambm est inserido na cotidianidade como um filtro mediador do mundo nossa volta; elas dizem respeito a um campo de representaes bastante considerado pelos sujeitos, conforme percebemos na fala de nossos entrevistados. As tabelas abaixo expressam os hbitos de consumo miditico dos nossos entrevistados, conforme seu acesso e uso dos meios. Foram elaboradas com base nas suas respostas de modo geral (na conversa inteira, e no somente em uma resposta especfica). Muito embora este dado eminentemente quantitativo no diga tudo que traduz as prticas relativas ao consumo miditico destes indivduos, ela aponta elementos significativos nessa direo. Tambm nos sinaliza midiatizao que pode se realizar como uma tendncia virtualizao, a um multimidialismo centrado nas hipermdias, na cibercultura6. Note-se que, exceo de Lavnia, todos os demais situaram a Internet em primeiro lugar, citando os demais meios que utilizam em segundo e/ou terceiro plano.

Jornal impresso Antnio Bertoldo Cntia Charles Francisco Incio Lavnia Isabel Joo Gasto x X x x x

Revistas

Rdio

Televiso

Internet

X X X X

X X X X X

X X X

X X X X

Tabela 01 - Qual o meio de comunicao que mais usa para se informar?

Uma observao que se restringe aos nossos entrevistados, sem carter generalizante.

93

De 06 a 08 horas/dirias (consumo que se d em horrio de trabalho; motivaes relativas a este fim)

10 horas, em mdia (consumo que se d para alm do horrio de trabalho; h interesse do indivduo em realiz-lo durante seu tempo livre, geralmente antes do expediente ou aps seu retorno ao ambiente domstico)

Joo, Isabel e Gasto

Antnio, Charles, Bertoldo, Lavnia, Francisco, Incio e Cntia

Tabela 02- Tempo despendido no consumo miditico

Vale ressaltar que, nas tabelas acima, a mensurao deue em termos de rotina de nossos entrevistados durante os dias teis da semana (de segunda sexta-feira), no abrangendo seus hbitos em dias de sbado e domingo, quando no ocorre o regime de trabalho formal. Nos fins de semana, o consumo miditico deles assume outros ordenamentos (quantidade de horas, preferncia por determinados meios em relao a outros) por motivaes diversas (lazer pessoal ou familiar, descanso, dentre outros), os quais no aprofundamos7.

Discursos de memria midiatizada Neste bloco, percebemos que a formao intelectual exerce forte influncia mediadora enquanto delimitador de contedo no consumo miditico. Compreendendo que a formao intelectual e o repertrio acumulado (em termos de saberes relacionados educao formal) mantm ntima relao com a rea de atuao profissional, verificamos que o consumo de mdia est, no raro, em um primeiro momento, vinculado demanda de qualificao para o mercado de trabalho. O estar informado quanto a motivaes de ordem pessoal aparece depois.
7

O clculo dos valores mencionados simples: o expediente dirio semanal corresponde de seis a oito horas, de modo que um consumo mais restrito ao ambiente de trabalho seja mais ou menos equivalente a isso; no caso daqueles que citaram um consumo para alm desse perodo, convencionamos quantificar esse excedente em duas horas alm do relacionado ao expediente, incluindo neste ndice os telejornais (alguns os assistem antes de sair para trabalhar, pela manh, enquanto outros o fazem ao retornar para casa, noite, ou no fim de noite/madrugada, aps retornar da faculdade), os filmes (preferencialmente noite), a leitura de revistas e/ou jornais e os programas de rdio (situao semelhante a do consumo de telejornais).

94

Esse trao se sobressaiu fortemente na conversa com Bertoldo e Charles; eles falaram demoradamente sobre o consumo de informao na mdia relacionado s suas reas de interesse antes que pudssemos adentrar no assunto central da entrevista. O primeiro, por exemplo, mencionou a nanotecnologia, citando uma matria que viu no site Convergncia digital, hospedado pelo portal Uol, que falava de tendncias para nanotecnologizar baterias e demais aparelhos. Ele prprio explicou do que se tratava o termo antes mesmo que isso lhe fosse pedido: (...) fazer uma coisa que ocupava um espao maior, fazer a mesma coisa em um espao menor e acrescentar mais recursos. Bertoldo encarna o perfil do "workaholic", isto , das pessoas que respiram sua realidade profissional mesmo fora do ambiente corporativo. Atuando em Tecnologia da Informao, o uso que faz dos meios intimamente vinculado a isso. O meio que mais utiliza para se informar a Internet, dedicando a maior parte de sua navegao virtual a contedo relacionado com sua rea (sites de fabricantes, blogs, fruns de discusso sobre tpicos do mundo da informtica). Mesmo quando acessa portais, escolhe o que vai ler muito motivado pela vinculao da matria com o campo da tecnologia. Em sua fala, comenta ainda que se interessa pelas notcias de economia, por exemplo, quando v se tratar de algo relacionado ao Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), pois sabe que a Tecnologia da Informao contemplada pelo governo neste pacote (Internet para todos). L revistas com frequncia, sendo estas focadas em programao, redes e banco de dados. Em televiso, assiste preferencialmente noticirios (Jornal Nacional, Jornal da Band, Jornal da Record, Jornal da Globo) e, s vezes, filmes. Em princpio, temos a ntida impresso de que seu interesse em cincia percorre apenas as vias por onde esta se aproxima da tecnologia. No entanto, quando o questionamos sobre sua lembrana de alguma coisa sobre cincia vista na mdia, sua primeira meno sobre o antigo embate entre as vises cientfica e religiosa acerca de certos fenmenos. Ele cita a noticia que leu em uma revista semanal, de atualidades, possivelmente Veja ou poca, sobre a simulao do Big-Bang feita na Sua, onde cientistas tentavam reproduzir a origem do universo, e afirma sua opinio diante da polmica: "(...) Eu vejo que muitas pessoas utilizam a religio como... conformismo; sem pensar se isso real ou no. Eu acho que tem a um dado muito importante, que a f; seja na religio ou no, a f, eu acho que... Movimenta montanhas. (...) Foi comprovado cientificamente que a pessoa que te f...A possibilidade de se curar de doenas superior a de uma pessoa que j se entregou. 95

Charles, por sua vez, lembrou primeiramente da entrevista de Steve Ballmer, diretor da Microsoft, falando sobre as ferramentas de comunicao instantnea via Internet. O entrevistado citou uma declarao de Ballmer na qual o Brasil seria o pas com o mais alto nmero de usurios de MSN no mundo at 2012 ou 2014 (o entrevistado no sabia precisar a data). A visita se deu pelo lanamento de uma verso nova deste software, e, segundo reportou Charles, a escolha do Brasil se deu pelos altos ndices dos brasileiros em relao quantidade de horas na Internet. Charles entende que atualizar-se faz parte de seu trabalho, principalmente dentro da rea em que atua (Informtica). Informao poder, afirma, e por isso mesmo a pesquisa faz parte de seu hbito profissional. Internet e revistas so os meios que mais utiliza, de maneira que assiste televiso geralmente ao fim do dia, quando retorna do trabalho ou da faculdade que faz noite, em um quantitativo de tempo bastante reduzido em relao aos primeiros citados. Quando tem tempo, assiste o Jornal da Globo (ltimo noticirio da emissora, exibido aps as 23h). Quando acessa a Internet, logo pela manh, ele tem uma rotina em termos de navegao virtual: as primeiras pginas que acessa so as pginas do Globo.com e do jornal local Tribuna do Norte, a fim de atualizar-se tanto em relao s novas tecnologias quanto para ter uma viso global do que est acontecendo no mundo. Depois, vai para as pginas de Informtica (sites, blogs), direcionado para buscar contedo que lhe sirva em termos profissionais. No campo das revistas, Charles l as especficas de sua rea (RN Informtica) e tem acesso a elas na empresa. Outras do tipo informativas, como Veja e poca, no as costuma ler. Quando questionado sobre seu interesse em cincia, Charles admite que o tema lhe passa despercebido; que no faz parte de seu foco, no lhe desperta muito interesse. Diante dessa resposta, foi colocada para Charles (pelo entrevistador) a relao entre tecnologia e cincia, de modo a evidenciar que a rea de atuao dele no est muito distante do campo cientfico. Posta a provocao e refeito o questionamento sobre a lembrana de alguma coisa vista na mdia sobre o tema, Charles fala de computao nas nuvens, que se trata da possibilidade de armazenar informaes no mais no HD do computador em que se opera ou em outras unidades materiais, mas no prprio servidor (na rede, da a conotao de nuvens), disponvel ao acesso em qualquer lugar onde haja conexo. " a portabilidade dos arquivos, conforme sintetiza Charles, que viu o assunto em uma matria publicada no site Globo.com, na seo sobre Tecnologia. Posteriormente, fez um curso voltado para assunto, de 96

carter presencial, e o fez porque percebeu naquele assunto especfico a necessidade de qualificar-se para manter-se em dia com a demanda de seu mercado de trabalho. Agora sim, "computao nas nuvens" e "cincia" tm tudo a ver segundo este entrevistado: (...) Toda a parte de Informtica est envolvida com cincia, afirma. "Pesquisa", "inovao" e "atualizao" lhes so palavras-chave tanto para o campo da tecnologia quanto para a cincia, e por isso acredita que Cincia... Envolve planejamento, envolve pesquisa, envolve ao, execuo... E tudo isso para se chegar a um resultado, a alguma coisa. (...) A palavra que vem em mim a palavra cincia; uma palavra de pesquisa, de apresentao (...) voc pesquisar uma nova tecnologia, um novo medicamento, uma nova espcie de animal; pesquisar aquele novo ser, ver as caractersticas dele (...) pegar essas informaes, organizar e apresentar para o... O mundo. Em ambos os casos, a ttulo de repertrio cultural e formao continuada, percebemos que o vis miditico apareceu como agregador a uma formao inicial, esta construda em termos de escola e ensino superior. O componente miditico apropriado com mais nfase em termos de formao subsequente. Aqui, talvez no estejamos afirmando nada de novo; o dado relevante, contudo, nos pareceu ser a visualizao dos fluxos de consumo simblico, em seus ordenamentos; a dinmica da interao, nas aproximaes iniciais entre indivduo e fenmeno. No obstante, visualizar tambm as contradies entre o os interesses assumidos (ditos, colocados em nvel de conscincia professada, dita durante as conversas) e os mecanismos de funcionamento da memria midiatizada: Bertoldo afirma claramente seu interesse pela "fatia" da cincia que se relaciona com sua rea profissional, mas seu primeiro registro (lembrana) narrado no se coaduna tanto com essa preferncia manifestada. Quanto cotidianidade familiar, verificamos como esta mediao um articulador subsequente (ou seja, em um contexto mais alinhado ao processo de ressignificao e posterior produo de sentido, este agora reconfigurado) em termos de consumo miditico: se traduz no comentrio, na conversa informal de algum tema apropriado a partir da mdia com outros sujeitos integrantes ou pertinentes a essa dimenso. Isabel, durante o perodo que tinha assinatura semanal de uma revista especializada em cincia (um ano), fazia a troca da mesma com o primo que assinava uma publicao semelhante para, posteriormente, comentar com ele a respeito do que tinha considerado mais interessante. A essa altura, ela j havia concludo o ensino mdio e estudava para o vestibular. Quando perguntada se buscou a assinatura tambm pela preparao para aquelas provas, consentiu que este tambm tinha sido um fator, 97

mas a curiosidade foi de fato preponderante. Isabel assume seu gosto pela temtica, mas pondera quando diz que nem tudo relacionado lhe causa interesse: depende muito do assunto, afirma. Para Isabel, cincia algo extraordinrio, pois sempre descobre algo novo. Descoberta, coisas inusitadas como o porco que brilha, sade, cura de doenas: essas foram as noes que lhe vieram mente sobre o que cincia, bem como cura de A IDS, cura de cncer. Afirma: (...) sempre penso em cura quando penso em cincia. Ela citou ainda uma matria que assistiu no noticirio de televiso sobre a possibilidade da cura para a AIDS em recm-nascidos como tendo sido algo que lhe marcoue chamou a ateno. Mais adiante, a entrevistada explicou que costumava ler muito sobre drogas, pois tinha amigos usurios dessas substncias e entendia que sua atitude de buscar informao sobre o assunto lhe ajudaria a ter argumentos mais fortes para dialogar com eles no sentido de faz-los desistir dessa prtica: (...) Voc sabendo como a droga funciona, voc pode querer usar ela para o mal ou para o bem. Tipo assim, tem gente que pode usar a informao para o bem ou para o mal. (...) Tipo, cocana serve para tal coisa, ento vou usar para dopar aquela menina e tal.... Joo, por sua vez, se lembrou de um debate com amigos, colegas da faculdade em que cursava na poca, em torno do assunto aquecimento global, o qual tinha visto na capa de uma revista, a qual no lembrava exatamente qual era, mas acreditava se tratar da revista Veja: (...) Que era sobre a questo global (...) Uma questo que era levantada sobre se (...) a terra hoje consome mais do que o planeta pode oferecer; alis, se os humanos hoje consomem mais do que a terra pode oferecer (...) A gente discutia bastante. Tem at um autor, que eu tambm no me lembro o nome, que um amigo me falou, que me recomendou a leitura, que ele defende a tese de que o ser humano o cncer da terra; que a terra tem vida; um ser que tem vida; claro, no pensa, mas como se fosse mais ou menos animado, a eu achei bastante interessante mas no me aprofundei tambm no. Mas a matria da revista no foi a primeira lembrana citada por Joo. Este mesmo entrevistado tinha bem mais facilidade em situar registros relativos cincianos filmes do cinema hollywoodiano8 do que em outras mdias. Ele expressou um imaginrio de elementos pertinentes ao campo da cincia ancorados muito mais no patamar da fico do que

"O dia em que a terra parou (remake), A Estrada e O livro de Eli.

98

propriamente em termos do real, isto , o que se espera dos meios de comunicao ditos "informativos", mais prximos da no-fico. Por isso mesmo, quo surpreendente nos foi perceber que, ainda no mbito da midiatizao, a fico comunica mais cincia que os gneros informativos. No somente Joo, como outros entrevistados apresentaram mais referncias de cincia relacionadas a formatos ficcionais (incluem-se aqui os documentrios feitos para televiso com vis ficcional, como nos canais a cabo ou por assinatura). Foram feitas citaes a filmes como Armagedom, O livro de Eli, O dia em que a terra parou e A Estrada, alm do documentrio A Terra sem ningum, exibido pelo History Channel (verso do canal em portugus). Esse dado rompeu com nossas expectativas, pois espervamos pela predominncia de lembranas relacionadas a reportagens ou outros formatos eminentemente informativos e/ou opinativos, tanto em televiso como nos demais (Internet, revistas especializadas ou em jornal impresso). Admitamos at uma possvel meno a um artigo de algum cientista ou jornalista. Mas fomos oportunamente desconstrudos. Voltando fala de Joo, por exemplo, que estabelece comentrios crticos sobre a questo do aquecimento global a partir das lembranas associadas a dois filmes, notamos a teia que o entrevistado vai compondo, conectando um assunto ao outro; a partir da reflexo feita por ele nos filmes (apropriao/reapropriao), ele migra para dimenses aparentemente no relacionadas:
(...) Por exemplo, aquele filme que foi um remake agora, com o Keanu Reeves, O dia em que a terra parou, porque que ele foi feito agora? (...) mas aquele filme j de 58, nem lembro; poxa vida, o pessoal j tinha essa preocupao naquela poca, alguma coisa deve estar acontecendo mesmo, embora muita gente comente que o aquecimento global lorota, coisa que foi inventado, mas acho que no; e a voc vai assistir outro; coincidentemente eu assisti dois filmes no final de semana que falavam j de um caos, no sei se voc j assistiu 'A estrada' (...) Puxa vida, pouco tempo que eu assisti dois filmes com o mesmo tema e isso, assim, j t ficando rotineiro, inclusive; se a gente for falar sobre aquecimento global (...). Se a gente realmente for conversar sobre aquecimento global, o cinema j um brao, que se for pra alertar, se for realmente pra alertar ou s fazer filme mesmo, se for s para trabalhar em obras, literaturas que to sendo faladas, mesmo que fictcias, chama a ateno de uma certa maneira. Eu estava at conversando um tempo desses sobre essas questes e (...) No sei se os partidos polticos que tm essa bandeira de ambientais solicitam ou gritam por um espao maior de uma maneira oportunista ou realmente de uma necessidade. Partido verde, por exemplo, no sei se... No uma coincidncia, claro, que a nossa prefeita do Partido Verde, mas ele vai ganhando um pouco mais fora; no sei se um oportunismo, no sei se

99

uma coisa toa, no sei se isso vai ser uma ideologia mais para frente (...) (JOO, entrevistado).

Essa aproximao com a cincia, operada pela fico, mantm relao importante com o campo da tecnologia:
Assim, a fico cientfica uma narrativa resultante do processo da tecnocincia e sua construo s foi possvel porque seus autores procuraram explicitar as possibilidades ficcionais que a tecnologia de cada poca, cada tempo, permitia. Acabaram por obter, assim, uma interseo entre narrativas, relatos e tcnicas, ou seja, entre a arte e a cincia, cruzando as criaes tecnolgicas com os dilogos narrativos, ficcionais e literrios. Como consequncia direta, diminuram as distncias entre o universo cientfico, a linguagem da arte e a vida cotidiana (COUTINHO, 2008, p. 18).

No caso de nossos respondentes, as narrativas de fico cientfica de fato estreitaram dois mundos: o dos sujeitos e o da cincia, ainda que estas no tenham como objetivo primordial uma alfabetizao cientfica a rigor. Sob um olhar mais criterioso, perceberemos que este tipo de fico incorre, por vezes, em erros cientficos (COUTINHO, 2008). Contudo, no h problema; este o territrio da fico, da literatura, da arte; a licena potica abre tal precedente. Nesse sentido, oportuna a noo de MEDEIROS (2011, p. 38), na qual (...) a fico cientfica no sobre cincia, mas sobre a ideia que fazemos dela. Desse modo, torna-se possvel dizer que o mais importante no o futuro, mas como projetado o futuro no presente. Estas proposies da autora nos servem para, aqui, estabelecer duas importantes conexes com os discursos de nossos entrevistados, mediante o nosso enfoque de pesquisa: o primeiro ponto apreender que as narrativas de fico cientfica apresentam, sobretudo, uma viso de cincia, uma percepo sobre o agir cientfico, seu mtodo e suas implicaes; o segundo que, dado o carter antecipatrio caracterstico maioria dessas narrativas, elas propem, alm de uma viso especfica de cincia, uma projeo sobre o futuro, de maneira tal que este futuro fortemente perpassado pela cincia9, como que em boa medida alicerado em referncias cientficas. Gasto resumiu emblematicamente essa relao entre cincia e futuro a partir das narrativas de fico cientfica. Para este entrevistado, a cincia no somente (...) o futuro, mas um que (...) bem diferente do que agora (...), intimamente associado tecnologia
9

Isso nos remete ao pensamento positivista de Auguste Comte: cincia/progresso/futuro.

100

(...) de ponta, seno no consegue bons resultados. Esse caminho de mudanas rumo ao futuro comportaria, na viso do entrevistado, mudanas em regime gradativo, sem rupturas bruscas ou repentinas. Ele se diz um homem atento quanto sua necessidade de atualizao. Utiliza mais a Internet como fonte de informao, de maneira que procura contedo tanto em termos profissionais, no que diz respeito a sua rea, como tambm para inteirar-se dos acontecimentos (grandes portais, como Globo.com, Uol, Terra, e a pgina do jornal local Tribuna do Norte). Ele assiste pouco televiso devido ao tempo reduzido que dispe para estar em casa, mas, quando pode, opta por noticirios, geralmente matutinos e s vezes os noturnos, dedicando mais ateno s notcias de economia e esporte. Alm desses, v programas de debate e/ou entrevista. No costuma ouvir rdio e nunca teve prazer em ler jornal. J em relao s revistas, l as que so especializadas na sua rea de atuao. Em seu interesse sobre cincia, afirmou ter uma postura de quem procura saber um pouco de tudo, sem especializar-se em algum assunto exceo do que diz respeito sua rea. Porm, gosta de ver coisas ligadas cincia quando percebe se tratar de uma descoberta, dependendo da cincia na qual esta esteja inserida. Ele explica que alguma vez na vida aquilo vai servir para voc, independente de voc precisar agora ou daqui a um ano, a dois anos...Mas [ importante] voc ter alguma informao daquilo. Para ele, (...) todas as descobertas hoje, de alguma forma vai afetar na sua vida; na sua vida daqui a 5 anos, a 10 anos (...) na cincia, eu sempre acho que uma coisa puxa a outra, uma descoberta que puxa outra descoberta que puxa outra descoberta...Que de alguma forma, independente do lugar do mundo que seja, alguma coisa na sua vida pode lhe afetar, e justamente por isso que, na viso de Gasto, a cincia aponta para o futuro.

Consideraes Finais A midiatizao, enquanto fenmeno sobre o qual nos debruamos, se verificou. Mas seus fluxos, seus ordenamentos no nos eram de todo previstos inicialmente. A partir da experincia de nossos respondentes, expressas em seus discursos, percebemos como ela se confirma, na prtica, como uma tendncia virtualizao; ao multimidialismo capitaneado pela hipermdia, pela cibercultura. Mas embora a preferncia pelos meios se reconfigure, o

101

uso de um e de outro se assemelha: a pauta de interesses dos entrevistados, quer seja na Internet, quer seja na televiso ou em mdias impressas, mostrou-se a mesma. Quem quer informao sobre cincia ou outro assunto (esporte, tecnologia, etc) vai busc-la; o meio no inibe ou incita esse movimento em princpio; nesse sentido, a mediao da mdia (ou midiao) no mudou muita coisa. Pelo menos no para os nossos entrevistados. Por outro lado, onde a fico aproximou mais os sujeitos do mundo da cincia, h um agir miditico que no pode ser desconsiderado. Ele no foge ao escopo da cultura d o consumo pertinente ao contexto da sociedade midiatizada. Vises especficas da cincia so ensejadas, propostas. Consumidores apropriaram, ressignificaram e se tornaram produtores de sentido, manifestando suas percepes, evidenciando prticas sociais. A mdia encontrou eco nas representaes manifestas pelos entrevistados. No que tange s mediaes e ao campo da memria, entendemos que esta associao se confirmou. A hiptese de Halbwachs (2004) de que a representatividade da lembrana est diretamente proporcional ao tempo de durao do grupo e fora do vnculo para seus integrantes obteve respaldo em nossa empiria. No partilhamento de vnculo, a mediao propiciou um grupo social, cujo desdobramento foi uma dimenso de memria coletiva a perpassar seus membros. Quando os vnculos eram efmeros, a lembrana era mais fraca ou ausente do plano da conscincia. O contrrio tambm ocorreu: vnculos resistentes e/ou duradouros mantiveram a lembrana viva por mais tempo. Alm disso, visualizamos as mediaes extra-miditicas ora delimitando contedo a priori, ora articulando contedo a posteriori. claro que a mecnica real das mediaes sempre analisada sob um ponto de vista interacional muito mais dinmica, muito mais dialtica; hbrida. Estamos bem lembrados de que o fenmeno que tomamos como objeto fundamentalmente processual. Nossa captao dele pode ter sido apenas um frame. Nem por isso perde sua consistncia, sua validade. No obstante, a tendncia concepo positivista da cincia ainda presente no discurso miditico sobre cincia, conforme pudemos observar em nosso emprico10. bom deixar claro que estamos falando de uma inclinao a uma determinada matriz de pensamento, sem absolutiz-la, deixando margens para abarcar outras noes na composio

10

As anlises especficas a estas concluses esto presentes no segundo bloco analtico, Percepes de Cincia, as quais, por fora de espao, no recuperamos aqui.

102

das vises acerca de cincia. Faz-se necessrio adotar esta postura moderada porque foi isso que encontramos em nosso trabalho. Vale lembrar como, por vezes, percebamos na fala da mesma pessoa pontos de aquiescncia e de ruptura com o ideal cientfico calcado no positivismo. Isso nos permitiu entrever tessituras hbridas nas vises de nossos entrevistados. Ao passo que encontramos indicadores pendentes para a concepo positivista (percepo da cincia como fonte de conhecimento superior em relao a outras formas; cincia e conhecimento proveniente das crenas religiosas como distintos e opostos, bem como a atribuio de confiabilidade concepo cientfica baseada motivaes da ordem da tangibilidade, concentrao de referncias que privilegiam certas reas da cincia, principalmente as cincias exatas e naturais), tambm identificamos aqueles sugestivos a vises mais abrangentes (processo de construo do conhecimento na cincia segundo uma perspectiva no-linear; processo contnuo-inacabado; viso do agir cientfico como promotor no somente de progresso para a sociedade; conscincia das implicaes ticas). Os palimpsestos se revelaram a: nos traos de negociao que ora remetiam ao discurso miditico, como advindos do consumo simblico no mbito da mdia; ora remetiam a outras procedncias, a exemplo das mediaes de mbito familiar. Esta polivalncia de afetaes culturais desvelou, em ltima anlise, a prpria complexidade da experincia dos sujeitos.

REFERNCIAS BONIN, Jiani Adriana. Mdia e memrias: delineamentos para investigar palimpsestos midiatizados de memria tnica na recepo. Fronteiras/Estudos Miditicos v. 3, n. 2, maio/agosto, 2006. COUTINHO, Andra. Fico Cientfica: narrativa do mundo contemporneo. Revista de Letras Universidade Catlica de Braslia. Disponvel em http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/27/59. Acesso em 16 de junho de 2011. FAUSTO NETO, Antnio. Fragmentos de uma analtica da midiatizao. Matrizes . vol. 1, n. 2, abril/2008: So Paulo, pp. 89-105. GARCA CANCLINI, Nstor. Consumidores e cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Editora Centauro, 2004.

103

MARTN-BARBERO, Jess. Dos Meios s Mediaes: comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. MARTINO, Lus Mauro S. Teoria da Comunicao: idias, conceitos e mtodos. Petrpolis, RJ: editora Vozes, 2009. MEDEIROS, Theresa Christina Barbosa de. O futuro do presente: a mdia audiovisual e a sociedade contempornea na fico cientfica do cinema de animao. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Estudos da Mdia da UFRN. Natal (RN), 2011. POLITSCHUK, Ilana; TRINTA, Aluzio Ramos. Teorias da Comunicao: o pensamento e a prtica da Comunicao Social. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. SANTAELLA, Lcia. A crtica das mdias na entrada do sculo 21. In PRADO, Jos Luiz Aidar. Crtica das prticas miditicas: da sociedade de massa s ciberculturas. So Paulo: Hacker Editores, 2002. SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memria e guinada subjetiva. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mdia? So Paulo: edies Loyola, 2005. SODR, Muniz. Antropolgica do Espelho: uma teoria da comunicao linear e em rede. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 2002. WOLF, Mauro. Teoria das Comunicaes de Massa. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

Original recebido em: 30/10/2012 Aceito para publicao em: 03/12/2012

Resumo sobre o autor Emily Gonzaga de Arajo Graduada em Comunicao Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Estudos da Mdia pela UFRN (2011); atualmente professora no depto. de Comunicao Social da mesma instituio; Kenia Beatriz Ferreira Maia doutora em Cincia da Informao 104

e da Comunicao - Universit de Metz (2003). Professora do Departamento de Comunicao e Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Estudos da Mdia da UFRN. Vice-presidente da Associao Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

105

Anda mungkin juga menyukai