Anda di halaman 1dari 16

1

EU SOU BEYONC: UMA REFLEXO-CRTICA SOBRE A PERFORMANCE ARTSTICA BE_ONCE Daniel dos Santos Colin1

RESUMO: Este artigo faz uma anlise-crtica da performance artstica BE_once, do grupo Teatro Sarcustico (Porto Alegre/RS). A performance faz uma crtica corpolatria ao confrontar duas ideias de modelo corporal: o corpo cannico e o corpo dissonante (FONTES, 2007). A partir da imagem corporal da cantora norteamericana Beyonc, os performers remodelam seus prprios corpos atravs de artifcios como maquiagem, peruca e cinta modeladora, por exemplo. PALAVRAS-CHAVE: Performance art, corpo cannico, corpo dissonante, corpolatria

ABSTRACT: This article makes a critical-analysis of the performance BE_once, done by Teatro Sarcustico (Porto Alegre/RS). The performance criticizes body idolatry when confronting ideas of body model: the "canonical body" and "dissonant body" (FONTES, 2007). From the American singer Beyoncs body image, the performers reshape their bodies through devices like makeup, wig and belt molding, for example. KEYWORDS: Performance art, "canonical body", "dissonant body ", body idolatry

Daniel dos Santos Colin mestrando (Bolsa REUNI) no Programa de Ps-Graduao em Artes Cnicas da UFRGS, no qual desenvolve a pesquisa prtica intitulada No -eu: a busca incessante do performer por si mesmo, orientada pela Prof Dra. Ins Alcaraz Marocco. Bacharel em Artes Cnicas Habilit. Interpretao Teatral (DAD-UFRGS). Fundador do grupo Teatro Sarcustico (Porto Alegre/RS), no qual atua como diretor, ator e dramaturgo.

INTRODUO Minha relao com o teatro nasceu do ato de interpretar. A partir desta paixo, enveredei por outros caminhos cnicos, como a direo e a dramaturgia, e, muitas vezes, encontro-me dividido nessa tripla-funo num mesmo espetculo. Como artista, o que me move a aprofundar meus conhecimentos justamente o dilogo entre o criador e o seu processo mais pessoal . Minhas experincias artsticas mais recompensadoras, tanto na Academia quanto fora dela, basearam-se em processos terico-prticos e, desta forma, pretendo seguir pesquisando, pois acredito que da experincia que emerge a conceituao e no o contrrio (GREINER, 2005, p. 123). Ao ingressar no Programa de Ps-Graduao em Artes Cnicas da UFRGS, tinha como objeto de pesquisa o espao no-convencional. Porm, desestimulado pelo lugar-comum a qual minha pesquisa pessoal se encontrava sendo que trabalho com esta opo espacial h um certo tempo... -, decidi abraar-me a outro fator que me apaixona e impulsiona: o amor pelo desconhecido, por descobrir novos caminhos. Por isso, optei por investigar mais a fundo a Performance art, sobre a qual tenho pouca compreenso e muito preconceito. At porque ela possui um aspecto que muito me agrada: o que interessa primordialmente numa performance o processo de trabalho, sua seqncia, seus fatores constitutivos e sua relao com o produto artstico: tudo isso se fundindo numa manifestao final. (GLUSBERG, 2009, p. 53). A partir disso, comeo minhas primeiras reflexes: se o corpo assume na arte contempornea o papel do prprio objeto artstico (LE BRETON, 2003, p. 44), nada mais sensato que centrar meu foco no corpo do performer, ou seja, no meu prprio corpo. Mas, qual o meu corpo? De que corpo estamos falando? Se concordamos com Greiner, quando esta escreve que (...) no a cultura que influencia o corpo ou o corpo que influencia a cultura. Trata-se de uma espcie de contaminao simultnea entre dois sistemas sgnicos onde ambos trocam informaes de modo a evoluir em processo, juntos (GREINER, 2005, p. 103-104), podemos ento nos perguntar: que corpo esse que eu produzo e que a cultura constri em mim simultaneamente? Vrios autores2 crem que

Ler especificamente sobre este assunto nos escritos de Momo, Malysse, Goldenberg e Fontes.

por meio das mdias, das formas de representao e dos discursos colocados em circulao, criamos parmetros para avaliar e produzir nosso prprio corpo. Estabelecemos padres de exigncia que acabam regulando e promovendo o consumo (...) para atingir o corpo almejado (MOMO, 2007, p.58).

O tal corpo almejado descrito por Momo pode receber outras denominaes, tais como corpo cannico (FONTES, 2007) ou ainda corpo virtual (MALYSSE, 2007), no importa o fato que este corpo, apresentado pela mdia, um corpo de mentira, medido, calculado e artificialmente preparado antes de ser traduzido em imagens e de tornar-se uma poderosa mensagem de corpolatria (MALYSSE, 2007, pg.93). Pergunto-me, portanto, referenciando Momo e Camozzato (2009, p.38): Que modos de estar sendo sujeito a sociedade contempornea vem produzindo ao apresentar determinados corpos como objetos a serem incansavelmente buscados e desejados? A partir desta, formulo outras questes: Quais so os parmetros deste corpo cannico veiculado pela mdia? Se a mdia contamina o meu corpo, a minha aparncia, at que ponto isso afeta a minha identidade? E o corpo do performer? Em que medida a idealizao do corpo interfere no seu processo criativo ? Ou, melhor formulada: em que medida os processos do performer podem ser influenciados pela noo de corpo ideal difundida pela mdia? Quais procedimentos o performer pode utilizar para desconstruir/corrigir/reconstruir/transformar seu corpo?

Beyonc em foto promocional de Single Ladies (Put A Ring On It)

Apresento aqui, portanto, uma reflexo-crtica acerca da performance artstica BE_once, dirigida por mim, cujos processos vo de encontro a alguns destes questionamentos.

O CORPO COMO OBRA DE ARTE


O corpo o lugar onde mundo questionado (LE BRETON, 2003, p. 44-45).

Alguns estudiosos defendem que, de modo panormico, podemos aceitar o fato de que o corpo passou por trs estatutos culturais bsicos durante o sculo passado, a saber:
(...) o corpo representado, visto e descrito pelo olhar do outro, da igreja, do estado, do artista; o corpo representante, um corpo ativo, autnomo, quanto s suas prticas, consciente do seu poder poltico e revolucionrio, porta-voz do discurso de uma gerao, contestador, sujeito desse prprio discurso e agente propositor e defensor de reformas que vo da sexualidade poltica. Finalmente temos o corpo apresentador de si mesmo, aparentemente a servio de uma cultura que se pauta pelo efmero e pelo imediato, caracterizado como porta-voz de forma e no de contedos. Trata-se do corpo reconstrudo base de cirurgias plsticas e implantes de substncias qumicas que busca incessantemente apagar da pele as marcas biolgicas do tempo, ao mesmo tempo inscrever na forma fsica os sinais da corpolatria. Este corpo , em si mesmo, o prprio espetculo. (FONTES, 2007, p. 79).

Evidentemente, as pesquisas acerca do corpo no se restringiram apenas aos estudos culturais, ultrapassando fronteiras e chegando ao mbito artstico. Da mesma maneira que Fontes relata os estatutos culturais pelos quais o corpo passou no sculo XX, autores como Le Breton e Glusberg afirmam que ele assumiu tambm uma postura indita por volta dos anos 1960 ao se transformar em objeto artstico, ou seja, ao entrar em cena em sua materialidade (LE BRETON, 2003, p. 44), como pde ser percebido em movimentos como os Happenings ou a Body art. Contudo, ao que parece, na Performance art que o corpo vai ser mais explorado, j que alguns de seus criadores no se limitaram apenas investigao das capacidades corporais tendo o corpo como matria-prima, mas sim incorporando tambm outros aspectos, tanto individuais quanto sociais, vinculados com o princpio bsico de transformar o artista na sua prpria obra, ou, melhor ainda, em sujeito e objeto de sua arte. (GLUSBERG, 2009, p. 43). preciso compreender ainda que, segundo GLUSBERG (2009, p. 57), a performance e a body art no trabalham com o corpo e sim com o discurso do corpo.

Assumida a condio do corpo como foco de variadas e inmeras investigaes artsticas, diversas perspectivas surgem acerca dos estudos somticos. Greiner, por exemplo, compreende que
o corpo muda de estado cada vez que percebe o mundo. E o corpo artista aquele em que aquilo que ocorre ocasionalmente como desestabilizador de todos os outros corpos (acionando o sistema lmbico) vai perdurar. No porque ganhar permanncia neste estado, o que seria uma impossibilidade, uma vez que sacrificaria a sua prpria sobrevivncia. Mas o motivo mais importante que desta experincia, necessariamente arrebatadora, nascem metforas imediatas e complexas que sero, por sua vez, operadores de outras experincias sucessivas, prontas a desestabilizar outros contextos (corpos e ambientes) mapeados instantaneamente de modo que o risco tornar-se- inevitavelmente presente (GREINER, 2005, p. 122123).

Sejam quais forem as metforas epistemolgicas que surgirem - corpo sem rgos, corpo-mquina, corpo-autmato, corpo-organismo, corpo-treinamento... (GREINER, 2005, p. 122-124) - o importante no esquecer que preciso ficar atento para o fato de que a metfora de um corpo no o aprisiona definitivamente, uma vez que tudo fluxo (GREINER, 2005, p. 120). Torna-se fundamental tambm a explicao de que o prprio termo performance pode expor diversas dubiedades e englobar os mais variados aspectos do cotidiano, tal como podemos perceber na citao de Caballero:
Para (Victor) Turner, em qualquer tipo de performance cultural desde o ritual, o carnaval at a poesia ou o teatro se ilumina algo que pertence s profundidades da vida sociocultural, se explicita algo da prpria vida. Neste sentido, toda expresso performativa est em relao ou exprime uma experincia. Da que se volta etimologia do termo performance derivado do francs antigo parfournir realizar ou completar concebendo ento a performance como a realizao de uma experincia (80) (CABALLERO, 2007, p. 40)

Para evitar possveis desentendimentos, coloco que, neste estudo, utilizo o termo associando-o sempre ideia de Performance art, tal como a descreve Robyn Brentano:
A performance tem sido um catalisador poderoso na histria da arte do sculo XX no somente porque subverteu as convenes formais e as premissas racionais da arte modernista e sim tambm porque aguou nossa conscincia do papel social da arte e, s vezes, tem

servido como veculo da troca social... (...) Nos ltimos trinta e cinco anos, se produziram muitos estilos e modas de performance, desde as investigaes privadas at (...) projetos baseados na comunidade, em grande escala, como meios de apropriar-se do poder social e poltico (BRENTANO apud SCHECHNER, 2000, p. 252).

Ao contextualizar aqui a ideia de performance, estarei me referindo ainda s caractersticas que Caballero atrela a ela: criatividade eufrica, condio ultraefmera e conscincia de ser uma arte inconclusa, tanto no processo de elaborao como no ato performtico em si (CABALLERO, 2007, p. 54). VOC SEMPRE PODE SER MELHOR DO QUE VOC MESMO! A performance intitulada BE_once, dirigida por mim, realizava-se em 20 minutos e foi apresentada em duas ocasies apenas, uma em 2009 e outra em 2010, ambas na Usina do Gasmetro, em Porto Alegre. BE_once, como o prprio ttulo da performance sugere3, consistia na transformao dos corpos dos seis performers, utilizando o modelo corporal da cantora norte-americana Beyonc como referncia. A partir dos corpos metamorfoseados, os performers tinham que realizar juntos a coreografia do videoclipe Single Ladies (Put A Ring On It)4, que era transmitido em uma TV5. Sejam as 'Beyoncs' mais perfeitas que vocs conseguirem!, era a orientao dada aos performers, que utilizaram procedimentos como depilao, escurecimento da pele com maquiagem, uso de perucas, levantamento do nariz com esparadrapos e afunilamento da cintura por meio de cinta modeladora. A escolha de Beyonc e, sobretudo do videoclipe da msica Single Ladies (Put A Ring On It) no foi aleatria: a coreografia executada pela cantora e suas duas danarinas virou febre na internet e tornou-se referncia para
3

A expresso da lngua inglesa BE_once significa seja uma vez e notadamente um trocadilho com o nome da cantora norte-americana. 4 A coreografia do videoclipe teve um grande sucesso, ganhando vrios tipos de imitaes e pardias. De acordo com o jornal Toronto Star, a coreografia se tornou conhecida por ser a primeira grande mania de dana do milnio e da internet. (...) O clipe de Single Ladies (Put a Ring on It) foi dirigido por Jake Nava (...) O vdeo foi lanado em 13 de Outubro de 2008. Beyonc aparece com um mai preto e rebolando e com duas danarinas - Ashley Everett e Ebony Williams - uma de cada lado. Ao decorrer do clipe Beyonc faz inmeras coreografias cansativas e com alto nvel de dificuldade. (...) Foi a coreografia mais imitada no YouTube (...) O vdeo de Single Ladies (Put a Ring On It) ganhou diversas premiaes, como Melhor Vdeo do Ano da Revista Rolling Stones (em 2008), BET's Awards 2009 e foi o Vdeo no Ano no VMA 2009. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Single_Ladies_%28Put_a_Ring_on_It%29) 5 Na primeira apresentao, o videoclipe era comandado pelos prprios performers, que poderiam inici-lo a qualquer momento, fazendo com que todos os outros participantes parassem suas aes para reproduzir a coreografia. J na segunda, o vdeo foi veiculado apenas uma vez, no final da performance, com todos os participantes tendo concludo suas transformaes.

diversos flash mobs, seriados de TV, filmes, outros videoclipes, bem como para cidados comuns que, gravando a si mesmos, expuseram-se como fantasias anatmicas (CABALLERO, 2007, p. 50) de Beyonc em inmeros vdeos no Youtube.

Alguns exemplos de pessoas que parodiam ou homenageiam o videoclipe de Single Ladies...

Em BE_once, os performers brincavam com a possibilidade de mudar suas identidades atravs da reconfigurao de seus corpos, o que coincide com duas reflexes de Le Breton: a primeira diz que todo corpo contm inmeros outros corpos virtuais que o indivduo pode atualizar por meio da manipulao de sua aparncia e de seus estados afetivos (apud. MALYSSE, 2007, p. 79), ao passo que a segunda percebe que
o corpo no mais apenas, em nossas sociedades contemporneas, a determinao de uma identidade intangvel (...), mas uma construo (...), um objeto transitrio e manipulvel suscetvel de muitos emparelhamentos. (...) Hoje o corpo constitui um alter ego, um duplo, um outro si mesmo, mas disponvel a todas as modificaes, prova radical e modulvel da existncia pessoal e exibio de uma identidade escolhida provisria ou duravelmente (LE BRETON, 2003, p. 28).

Um dos objetivos da performance era a de confrontar duas ideias de modelo corporal: a primeira delas seria referente cantora Beyonc, cujo corpo poderamos chamar de cannico, que segundo Fontes, aquele corpo

(...) equivalente a uma determinada corporeidade fsico-anatmica predominante na cena sociocultural contempornea e corresponde a um modelo de construo da identidade e da imagem prprio das ltimas dcadas do sculo XX. sinnimo do modelo corporal, marcado pelo culto chamada boa forma fsica, o corpo estandartizado onipresente nos meios de comunicao de massa (FONTES, 2007, p. 74).

J cada um dos performers, com seus corpos desiguais e fora dos padres estabelecidos, seria denominado como dissonante, ou seja,
um corpo no vlido quando comparado e confrontado com a lgica da boa forma e do vigor fsicos. O corpo dissonante, (...) aquele que no adere aos artifcios de reformulao e adequao da aparncia, tende a despertar reaes de estranhamento e at mesmo de repulsa (FONTES, 2007, p. 84).

Atravs do confronto real entre dois modelos diferenciados de corpo o cannico e o dissonante , fazendo com que um se (re)modele no outro, BE_once quer fundamentalmente criticar a padronizao dos corpos, uma das grandes caractersticas da corpolatria, to em voga nas ltimas dcadas. Segundo Malysse,
(...) os corplatras tornam-se os Pigmalies do prprio corpo, esculpindo-o e desenhando-o ao longo dos regimes e das sesses de musculao e procurando imitar os corpos prestigiosos apresentados pela mdia ou simplesmente vistos na praia ou na academia. (...) Na busca de um corpo ideal, os indivduos incorporam as imagens-norma dessa nova esttica e se condenam a uma aparncia que lhes escapa irremediavelmente. (...) Como uma obra de arte, a corpolatria considera o corpo uma simples imagem que projetamos de ns mesmos (MALYSSE, 2007, p.132-134).

Os processos de (re)construo corporal pelos quais as pessoas se submetem para se encaixarem nos moldes de padres de beleza ou para se parecerem com seus dolos particularmente me impressionam. Desde atividades aparentemente inofensivas como dietas rigorosas, at prticas mais extremistas cirurgias plsticas passando por bronzeamentos (artificiais), lipoaspiraes, malhao, cremes, cabeleireiros... Existe uma verdadeira indstria em torno da produo de corpos e desejos sobre os corpos (MOMO & CAMOZZATO, 2009,

p.38). Mas, para mim e para outros autores6 o que est por trs desta corpolatria desenfreada bem mais profundo e preocupante:
o indivduo contemporneo busca em seu corpo uma verdade sobre si mesmo que a sociedade no consegue mais lhe proporcionar. Na falta de realizar-se em sua prpria existncia, este indivduo procura hoje realizar-se atravs de seu corpo. Ao mud-lo, ele busca transformar a sua relao com o mundo (LE BRETON apud. GOLDENBERG, 2007).

O primeiro procedimento usado por cada um dos performers nos ensaios foi o de comparar detalhes de seu corpo com os da cantora, tentando levantar pontos especficos de sua dissonncia corporal para poder consert -los. Desta maneira, tornou-se extremamente pessoal o trabalho dos performers, j que cada um possua atributos diferentes a serem remodelados: enquanto os homens precisavam esconder ou modificar seu gnero, por exemplo, as mulheres tentavam disfarar suas diferenas atravs de alisamento do cabelo ou do aumento de quadril com artifcios extra-corporais, como enchimentos. (...) As performances e a body art particularizam o corpo (...). Desta forma, a cabea, os ps, as mos ou um brao podem se apresentar como elementos distintos do corpo que se oferecem contendo uma proposta artstica. (GLUSBERG, 2009, p. 56). No meu caso, especificamente, fiquei mais preocupado em parecer mais magro, em disfarar minha barriga e minhas coxas grossas, tendo em vista que peso cerca de 40 kg a mais que a cantora. Meu processo foi de pesquisar formas de emagrecimento rpido durante os ensaios, e acabei optando por manter o uso de cinta e bermuda moduladoras e de maquiagem na apresentao. Atravs da tentativa de assumirem um corpo que no era o seu, os performers colocavam prova essas imagens-normas, que, segundo Malysse, vo convidando os espectadores a considerar seu corpo como defeituoso e vo incentivando-os a corrigir este corpo atravs de
numerosos rituais de autotransformao, sempre seguindo os conselhos das imagens-normas veiculadas pela mdia (...). A mdia apresenta o corpo como um objeto a ser reconstrudo tanto em seus contornos quanto em seu gnero. Por meio de complexos mecanismos de incorporao de esteretipos corporais, o corpo
6

Ler especificamente sobre este assunto tambm nos escritos de Momo, Malysse, Goldenberg, Le Breton e Fontes.

10

torna-se ento uma superfcie virtual, um terreno onde so cultivadas identidades sexuais e sociais (MALYSSE, 2007, p. 94).

precisamente na crtica a estas convenes sociais, atravs de um discurso corpreo que seja oposto a elas, que reside a maior qualidade de BE_once: frente fico de uma forma corporal imposta por rituais sociais estabelecidos, os artistas apresentam um corpo diferenciado, que se aproxima do que Glusberg escreve como (...) um corpo que dramatiza, caricaturiza, enfatiza ou transgrida a realidade operativa. (GLUSBERG, 2009, p. 57).

BE_once (2009), performance dirigida por Daniel Colin. Teatro Sarcustico (Porto Alegre/RS) Foto: Patrcia Salge Lessa Colin.

de extrema importncia ressaltar que a modificao corporal realizada em prol de um modelo exterior ao prprio corpo, no diz respeito apenas forma, pois, como nos informa Malysse, ao mudar seu corpo, a pessoa vai tentar controlar tudo aquilo que foge ao seu controle na vida social:
ela escolhe uma forma fsica nova, indo atrs de um modelo que a personifique e com o qual se identifique. No entanto, esse modelo corporal no apenas formal, uma vez que o sujeito incorpora tambm os valores morais (corporeidade modal) includos em sua constante reconstruo (MALYSSE, 2007, p. 96).

Esta afirmao em muito lembra o que Greiner escreve, citando Edelman, ao dizer que o que se costuma chamar de si-mesmo no diz respeito apenas ao interior de um corpo, mas s conexes do interior com o exterior (GREINER, 2005, p. 42). A frase irnica proferida por um dos performers, ao final de cada apresentao, ilustra bem estas ltimas afirmaes: E lembre-se: voc sempre

11

pode ser melhor do que voc mesmo! Pois, como escreve Le Breton, se no possvel mudar suas condies de existncia, pode-se pelo menos mudar o corpo de mltiplas maneiras (LE BRETON, 2003, p. 28).

O CORPO COMO ESPELHO DEFORMANTE evidente, contudo, que, em 20 minutos, nenhum dos performers conseguiu modelar seu corpo tal e qual a imagem-norma de Beyonc, principalmente por falta de tempo, o que gerou a profuso de vrios outros corpos, incompletos, inconclusos, que no eram nem aqueles dos performers e muito menos o da cantora. Estes corpos estranhamente distorcidos, carregados de um discurso poltico-artstico, com rostos deformados por esparadrapos ou barbeados apenas pela metade, com peles de tonalidades diferentes em uma mesma pessoa, ou ainda com a sugesto de gnero dbio, reforado quando um dos performers tenta esconder seu rgo genital para conseguir que seu corpo masculino conseguisse assemelhar-se ao de uma mulher, aproximam-se da ideia de corpo grotesco, o qual, segundo Caballero, adquire dimenso plena nas aes carnavalescas,
(...) pertence ao sistema de imagens da cultura popular, onde o alto e o baixo tm um sentido estritamente topogrfico e onde se integram o csmico, o social e o corporal. Ali o grotesco representa uma imagem heterognea e ambivalente do mundo, integrando reinos opostos: vida-morte, riso-dor (CABALLERO, 2007, p. 56-57).

Quando Caballero escreve sobre a questo riso-dor como uma das caractersticas do corpo grotesco, podemos perceber nitidamente esta ambivalncia no resultado de BE_once: ao passo que vrias pessoas gargalhavam ao assistir queles corpos deformados reproduzirem a coreografia do videoclipe, outros se sentiram angustiados com a estranheza dos mesmos, fazendo associaes com cirurgias plsticas e outras prticas dolorosas e intrusivas no corpo.7 A utilizao consciente de um corpo grotesco, que evidentemente se trata de um corpo em movimento, nunca acabado, sempre em estado de criao (CABALLERO, 2007, p. 56-57), vem concordar com as palavras de Caballero, que percebe a arte do sculo XX e XXI como produtora de construes visuais que problematizam o cnone do belo. Para a autora,
7

Registro de opinies diversas coletadas pelos integrantes da performance, opinies estas que foram expressas atravs de e-mails ou por depoimentos orais.

12

o grotesco um organismo desorganizador, desestabilizador do cnone agelasta do belo. As sries do belo-srio-elevado e do feiocmico/risvel-degradado tm estabelecido convenes legitimadas por um sistema potico ao largo de mais de vinte sculos. Estas convenes determinaram a percepo esttica de nossa cultura, inclusive depois das perfuraes das vanguardas (CABALLERO, 2007, p. 57).

Caballero, ao rememorar algumas aes da vanguarda, citando obras artsticas de Marcel Duchamp, Orlan, Carolee Schneemann, Marina Abramovic, dentre outros, percebe que em todas elas,
se configura o corpo grotesco como esfera do hbrido, produzindo a emergncia do oculto-degradado, do sujo e do feio social. Esta outra configurao artstica constitui uma subverso de convenes, de olhares, de posies, e gera confrontaes. A representao do corporal como espelho deformante, como freak, tem um correlato metafrico no corpus nada apolneo de certas teatralidades emergentes nas ltimas dcadas do XX (CABALLERO, 2007, p. 58).

Para a autora, portanto, estas novas teatralidades se enriqueceram com as experincias das collages, das instalaes, da body art e da performance, e implicam um questionamento progressivo dos espaos da fico/iluso e das fronteiras entre a arte e o real (CABALLERO, 2007, p. 58). Estas fronteiras entre o real e o artstico explicitamente reforado em BE_once, j que cada um dos performers coloca-se em cena com suas roupas cotidianas, reforando ainda mais suas identidades e aparncias a elas atreladas. Esta postura de no-representao, uma das vrias caractersticas da Performance art, acentua a condio do performer, tal e qual se tem entendido na arte contempornea, e enfatiza uma poltica da presena ao implicar uma participao tica, um risco em suas aes sem o encobrimento das histrias e dos personagens dramticos (CABALLERO, 2007, p. 45). Schechner, por exemplo, ao comentar o trabalho de Athey e de outros artistas da performance, escreve que neles (...) est passando algo que mais real, mais verdadeiro, mais sincero e mais significativo que o que oferece o teatro comum. (...) os atores so os significados que representam (SCHECHNER, 2000, p. 244). Ao relacionar o real com o artstico, a performance apresenta, portanto, um apelo scio-poltico j que mais alm da especializao e da hiperreflexibilidade, o retorno ao real apela ao entrecruzamento entre o social e o artstico, acentuando a implicao tica do artista (CABALLERO, 2007, p. 46).

13

Alm disso, como refora Caballero, a Performance art (...) redescobriu outras dimenses da corporalidade. O olhar pardico e carnavalizador olhar poltico dos atos performativos se projetaram na construo de corpos grotescos que questionaram os modelos apolneos dos cenrios mais tradicionais

(CABALLERO, 2007, p. 58-59). Quando utiliza o termo carnavalizao, bem como suas variantes, a autora refere-se a Bakhtin e defende que
a carnavalizao toma daquele (o carnaval) a irreverncia e as manifestaes de inverso topogrfica, com os consequentes destronamentos e criao de duplos rebaixados ou pardicos. Qualquer discurso artstico estruturado a partir dos procedimentos da inverso carnavalesca representa uma transgresso e desmitificao dos discursos oficiais e monologuistas (...). Os discursos carnavalescos parodiam convenes, invertem cnones, trazem cena as vozes dos marginais, a cultura da praa pblica, o riso libertador, o corpo aberto e transbordado. Qualquer imagem associada s estruturaes carnavalescas reflete o grande espetculo do mundo ao contrrio (CABALLERO, 2007, p. 59).

Os corpos grotescos dos performers de BE_once, ao imitarem um modelo e ao reproduzirem uma coreografia realizada com destreza por Beyonc, carnavalizam a corpolatria, a qual (...) transforma o aspecto fsico dos indivduos em uma verdadeira fachada social, e transforma a relao corpo/sujeito em idolatria do corpo/objeto (MALYSSE, 2007, p.119). Alis, o processo de aprendizagem e mmese da coreografia foi o mais complicado dentro da performance: se modificar o prprio corpo para parecer com outra pessoa j era uma tarefa rdua, conseguir executar os movimentos coreografados do videoclipe de Single Ladies..., caracterizados por gestos fragmentados de diversas partes do corpo, tornou-se extremamente difcil. Atravs da observao do clipe e de inmeras pausas para a perfeita compreenso e imitao dos passos -, os performers perceberam que mimetizar uma ao era deveras hermtico, sobretudo aquelas to elaboradamente encenadas. Desta maneira, o momento da coreografia em BE_once talvez colaborasse ainda mais para que os espectadores percebessem o grotesco nos corpos dos artistas, j que estes mesmos tornavam-se desengonados na reproduo dos passos e na imitao da performance da cantora. A imitao, em BE_once, assume uma posio fundamental no processo de criao dos artistas e possui um carter absolutamente central no objetivo crtico do trabalho, j que pode ser compreendida sob duas perspectivas. Se por um lado, a

14

imitao comumente pode ser observada como um processo evolutivo do homem, tal como Mauss defende ao escrever que
a criana, como o adulto, imita atos que obtiveram xito e que ela viu serem bem sucedidos em pessoas em quem confia e que tm autoridade sobre ela. (...) O indivduo toma emprestado a srie de movimentos de que ele se compe do executado sua frente ou com ele pelos outros. precisamente nesta noo de prestgio da pessoa que torna o ato ordenado, autorizado e provado, em relao ao indivduo imitador, que se encontra todo o elemento social (MAUSS, 1974, p. 215),

por outro, podemos perceber a mmese no s como semelhana, mas tambm como uma ameaa. Aqui, BE_once entra em contato com o que Greiner escreve sobre a mmese: para a autora, amparada nos textos de Homi K. Bhabba,
a imitao emergeria tambm como representao da diferena, que seria, por si mesma, um processo de repdio. A imitao seria o signo da dupla articulao, uma estratgia complexa que se apropria do outro j que este visualiza o poder (...) A ameaa da imitao est na viso dupla que revela a ambivalncia do discurso colonial e rompe com a sua autoridade. (GREINER, 2005, p. 105-106).

Desta forma, BE_once utiliza a imitao como artifcio contestador dos processos de padronizao corporal socialmente estabelecidos, pois a mmese no apenas destri a autoridade narcsica no discurso colonizador atravs da fragmentao da diferena e do desejo, como o afronta a partir de estratgias diferentes (GREINER, 2005, p. 106).

BE_once (2010), performance dirigida por Daniel Colin. Teatro Sarcustico (Porto Alegre/RS). Fotograma da gravao feita por Eder Ramos.

15

BIBLIOGRAFIA

CABALLERO,

Ileana

Diguez.

Escenarios

liminales:

teatralidades,

performances y poltica. Buenos Aires: Atuel, 2007. FONTES, Malu. Os percursos do corpo na cultura contempornea. In: COUTO, E. S.; GOELLNER, S. V. (orgs.). Corpos mutantes: ensaio sobre novas (d)eficincias corporais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 73-87. GLUSBERG, Jorge. A arte da Performance. Trad. Renato Cohen. So Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2009. GOLDENBERG, Mirian (org.). Nu & Vestido: dez antroplogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2007. GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. So Paulo: Annablume, 2005. LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2003. MALYSSE, S. Em busca de (H)alteres-ego: Olhares franceses nos bastidores da corpolatria carioca. In: GOLDENBERG, M. (org.). Nu & Vestido: dez antroplogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 79-138. MAUSS, Marcel. As tcnicas corporais. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. Trad. Mauro W. B. de Almeida. So Paulo: EPU, 1974. MOMO, Mariangela. Mdia e consumo na produo de uma infncia psmoderna que vai escola. Porto Alegre, 2007. Tese (Doutorado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MOMO, Mariangela; CAMOZZATO, Viviane Castro. O inescapvel consumo de si mesmo: pensando a fabricao dos sujeitos contemporneos . In: COSTA, M. V. (org.). A educao na cultura da mdia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 38-40. SCHECHNER, Richard. Teatro que se cree. In: SCHECHNER, R.

Performance: teoria y prcticas interculturales. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2000, p. 231-252.

16

PERFORMANCE

BE_once. Performance artstica apresentada na Usina do Gasmetro, em 26/03/2009 (mezanino) e em 26/03/2010 (hall de entrada), ambas para o evento coletivo Usina Polifnica, do Projeto Cultural Usina das Artes (SMC-Porto Alegre). Direo: Daniel Colin. Performers: Daniel Colin, Guadalupe Casal, Ricardo Zigomtico, Rodrigo Marquez, Tatiana Mielczarski e Vania Tavares. Participao especial: Rossendo Rodrigues (2009) / Claudio Loimil (2010). Porto Alegre, 20092010.

VIDEOGRAFIA

NAVA, Jake. Single Ladies (Put a Ring on It). Com Beyonc Knowles, Ashley Everett e Ebony Williams. EUA, 2008.

Anda mungkin juga menyukai