Anda di halaman 1dari 2

Farmacotcnica FRMULAS FARMACUTICAS Oficinal ou oficial: formulaes fixas com denominaes imutveis, consagradas atravs do tempo. EX.

: gua oxigenada, soluo de lcool iodado, etc. Magistral: formulao preparada na farmcia atendendo a uma prescrio, que estabelece sua composio, forma farmacutica, posologia e modo de usar. EX.: Soluo de fluoreto de sdio, soluo de digluconato de clorexidina etc... Especialidade farmacutica: produto oriundo da industria farmacutica com registro na Anvisa e disponvel no mercado. CONSTITUINTES DE UMA FRMULA FARMACUTICA Deve conter a base medicamentosa ou o princpio ativo, que o componente responsvel pela ao teraputica. Uma s frmula pode conter um ou mais princpios ativos, criando as associaes. Quando a formulao no apresenta nenhum princpio ativo, denominada de placebo. Alm do princpio ativo, uma frmula farmacutica geralmente contm: Coadjuvante teraputico: auxilia a ao do princpio ativo, por adio ou potenciao. Coadjuvante farmacotcnico: funo de facilitar a dissoluo do princpio ativo no veculo ou excipiente. Estabilizantes ou conservantes: finalidade de evitar alteraes de ordem fsica, qumica ou biolgica e aumentar a estabilidade do produto. Os medicamentos podem sofrer alteraes de natureza intrnsecas, decorrentes da instabilidade molecular (como a Hidrlise), ou de natureza extrnseca, ocasionada por fatores externos ao medicamento, como a luz, o calor, oxignio do ar e agentes microbianos, por isso a conservao dos medicamentos to quanto sua preparao. Estabilizantes Podem ser de natureza fsica e qumica. Estabilizantes fsicos so responsveis pela manuteno do aspecto do medicamento, quanto viscosidade, cor, odor ou sabor. Estabilizantes qumicos agem impedindo o desenvolvimento de reaes qumicas como a oxidao, reduo ou hidrlise. Exemplo de estabilizante: Bissulfito ou metabissulfito de sdio, substncias antioxidantes que so incorporadas s solues anestsicas locais que contm vasoconstritores do grupo das aminas simpatomimticas. Os agentes conservantes impedem as alteraes produzidas por microrganismos, tem ao microbiana, Exemplo de conservante: Parabenos, metilparabeno. OBS devido ao seu potencial em causar reaes alrgicas o metilparabeno foi excludo de todas ampolas de anestsico local fabricados nos Estados Unidos.

As frmulas farmacuticas ainda podem conter um corretivo, que visa corrigir as propriedades organolpticas (cor, odor, sabor), a fim de torn-lo mais aceitvel por parte do consumidor. O veculo e excipiente, componentes lquidos e slidos, respectivamente, inertes, servem para dissolverem-se de forma homognea ao princpio ativo e aos demais componentes da frmula farmacutica. FORMAS FARMACUTICAS Os medicamentos so apresentados em dois tipos de formas farmacuticas: Slidas: que podem ser empregadas por via oral ou por meio de aplicao local. Lquidas: que podem ser empregadas por via oral, ou aplicao local ou atravs de injees (vias parenterais). Formas farmacuticas slidas As mais importantes formas farmacuticas so: Comprimidos: Podem ser formulados para dissolver na cavidade oral (uso por via sublingual), no estmago ou intestinos ou ainda em gua antes de serem ingeridos. Drgeas: So comprimidos que recebem um ou mais revestimentos externos, seguido de polimento, com o objetivo de se evitar a alterao de certos princpios ativos e/ou alterao ulcerativa sobre mucosas, eliminar o odor e o sabor desagradvel. Cpsulas: Contm em seu interior substncias slidas, lquidas ou mesmo pastosas. Podem ser de dois tipos: gelatinosas e gastro resistentes, que so cpsulas gelatinosas queratinizadas, glutarinizadas ou ainda revestidas externamente por resinas polivinlicas.Isso s tornam resistentes ao do suco gstrico e desagregando-se rapidamente no intestino. Geralmente as cpsulas gastro resistentes so empregadas quando a substncia for irritante mucosa gstrica ou sofrer ao do suco gstrico.

Anda mungkin juga menyukai