Anda di halaman 1dari 3

www.euvoupassar.com.

br

Fabiano Sales

CESPE/UnB: Questo Comentada - Aspectos lingusticos e gramaticais


10/04/2013

Ol, alunos deste imenso Brasil! O artigo de hoje ser breve! Escrevo neste espao para que vocs analisem uma questo do CESPE/UnB, banca que vem organizando diversos concursos pblicos nos ltimos meses. Ao final do item, haver os comentrios. Mos obra! ;-)

Agente da Polcia Federal (2012)

Dizem que Karl Marx descobriu o inconsciente trs dcadas antes de Freud. Se a afirmao no rigorosamente exata, no deixa de fazer sentido, uma vez que Marx, em O Capital, no captulo sobre o fetiche da mercadoria, estabelece dois parmetros conceituais imprescindveis para explicar a transformao que o capitalismo produziu na subjetividade. So eles os conceitos de fetichismo e de alienao, ambos tributrios da descoberta da mais-valia - ou do inconsciente, como queiram. A rigor, no h grande diferena entre o emprego dessas duas palavras na psicanlise e no materialismo histrico. Em Freud, o fetiche organiza a gesto perversa do desejo sexual e, de forma menos evidente, de todo desejo humano; j a alienao no passa de efeito da diviso do sujeito, ou seja, da existncia do inconsciente. Em Marx, o fetiche da mercadoria, fruto da expropriao alienada do trabalho, tem um papel decisivo na produo inconsciente da mais-valia. O sujeito das duas teorias um s: aquele que sofre e se indaga sobre a origem inconsciente de seus sintomas o mesmo que desconhece, por efeito dessa mesma inconscincia, que o poder encantatrio das mercadorias condio no de sua riqueza, mas de sua misria material e espiritual. Se a sociedade em que vivemos se diz de mercado, porque a mercadoria o grande organizador do lao social. Maria Rita Kehl. 18 crnicas e mais algumas. So Paulo: Boitempo, 2011, p. 142 (com adaptaes)

Com relao s ideias desenvolvidas no texto acima e a seus aspectos gramaticais, julgue os itens subsequentes.

1. Com correo gramatical, o perodo A rigor (...) histrico poderia, sem se contrariar a ideia original do texto, ser assim reescrito: Caso se proceda com rigor, a anlise desses conceitos, verifica-se que no existe diferenas entre eles.

Comentrio: Embora as expresses a rigor e em rigor sejam de uso frequente no portugus contemporneo,

no so termos sinnimos, sendo importante fazer uma breve distino entre elas. A primeira uma expresso idiomtica que significa de acordo com as exigncias da ocasio, conforme as circunstncias. Segundo as lies de Luiz Antonio Sacconi, a expresso a rigor copiada do francs la rigueur:

A expresso a rigor copiada do francs la rigueur. S devemos usar palavras, expresses, construes estrangeiras, quando absolutamente necessrias. Parece-nos que em rigor substitui a contento a rigor . (Luiz Antonio Sacconi, in No erre mais!)

Por sua vez, a locuo adverbial em rigor geralmente precede explicaes e/ou exposies de ideias exatas. Pode ser substituda pelo advrbio rigorosamente e apresenta o significado proceder com rigor, exatido, estritamente. O Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa Caldas Aulete registra somente a forma em rigor:

Em rigor (loc. adv.), rigorosamente, conforme as exigncias do assunto; no sentido estrito.

Ex.: Quem ignorando ofendeu, em rigor (rigorosamente) no delinquente. (Pe. Antnio Vieira)

Voltando questo da prova...

No enunciado da questo 1, o trecho Caso se proceda com rigor faz meno ao segmento em rigor, alterando a ideia original do texto.

Alm disso, na reescrita proposta pelo examinador da banca, houve os seguintes desvios gramaticais:

(i) a vrgula aps a expresso a rigor est separando incorretamente o verbo proceder do complemento a anlise desses conceitos. Trata-se de um dos pr-requisitos bsicos para o emprego da vrgula. Para corrigir o trecho, ou se emprega uma vrgula antes da mencionada expresso, ou se retira o referido sinal de pontuao do contexto:

Caso se proceda, com rigor, anlise (...)

Caso se proceda com rigor anlise (...)

Vale mencionar, ainda, que, no primeiro exemplo, o emprego das vrgulas deve-se a questes estilsticas. Nesse caso, o autor visa a enfatizar a expresso com rigor.

(ii) o verbo existir deveria ter sido flexionado no plural para concordar com o sujeito diferenas. Sabemos que o verbo existir pessoal, ou seja, relaciona-se a um sujeito.

Dica : Lembrem-se de diferenciar os verbos existir e haver . Este ltimo, ao ser empregado na acepo (significado) de existir, acontecer ou ocorrer, assume carter impessoal, devendo permanecer na terceira pessoa do singular.

(...) verifica-se que no existem diferenas entre eles.


sujeito

(...) verifica-se que no h diferenas entre eles.


objeto direto

(iii) por fim, o trecho tambm apresenta erro de regncia. O verbo proceder foi empregado na acepo de levar a efeito, efetuar, realizar, fazer, devendo assumir transitividade indireta. Segundo o Dicionrio Prtico de Regncia Verbal, de Celso Pedro Luft, editora tica, edio 2010, p. 418, na linguagem culta formal, aconselha-se a regncia primria (transitiva indireta): Proceder ao inventrio; proceder chamada. Essa incorreo no contexto da questo tambm implicou omisso inadequada do acento grave indicativo de crase, uma vez que o termo regente proceder exige o emprego da preposio a e, por seu turno, o termo regido anlise admite a anteposio do artigo definido a: Caso se proceda, com rigor, anlise desses conceitos (...).

Logo, o item est totalmente errado!

Por hoje s, meus amigos!

Abraos e timos estudos!

URL: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=3ICL41yG-UEk8vmyN0P5bpK3seVjMy0pbCc_zOj_HKg~ Eu Vou Passar. Todos os direitos reservados.

Anda mungkin juga menyukai