Anda di halaman 1dari 16

1 UNIO CENTRO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR - UNICENTRO

ALAN DE FREITAS MIRANDA MARCOS SOARES DA SILVA

IMPORTNCIA DA GESTO DE CUSTOS PARA A PRODUO DE LEITE NA FAZENDA OLHOS DGUA

JARU-RO

2 2012 ALAN DE FREITAS MIRANDA MARCOS SOARES DA SILVA

IMPORTNCIA DA GESTO DE CUSTOS PARA A PRODUO DE LEITE NA FAZENDA OLHOS DGUA

Trabalho apresentado Faculdade de Jaru, na Disciplina de Metodologia de pesquisa Cientfica com o objetivo de adquirir conhecimento. Prof. Israel Sciencia

JARU-RO

3 2012 SUMRIO 1. A CONTABILIDADE DE CUSTOS E A SUA EVOLUO.................................5 1.1 DA CONTABILIDADE DE CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL. .5 1.2 TERMINOLOGIAS CONTBEIS BSICAS..............................................6 1.2.1 GASTOS...........................................................................................6 1.2.2 DESEMBOLSO.................................................................................6 1.2.3 INVERSTIMENTOS..........................................................................6 1.2.4 DESPESAS.......................................................................................7 1.2.5 PERDAS...........................................................................................7 1.2.6 CUSTOS...........................................................................................7 1.3 MTODOS DE CUSTEIO..........................................................................8 1.3.1 CUSTEIO POR ABSORO...........................................................8 1.3.2 CUSTEIO VARIVEL OU DIRETO..................................................8 1.3.3 CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ABC..................................8 2. IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE RURAL.................................................9 2.1 ATIVIDADE RURAL (EMPRESAS RURAIS)............................................10 2.2 CONTABILIDADE RURAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL ...........10 3. CONTABILIDADE DA PECURIA ....................................................................11 3.1 TIPOS DE PECURIA ..............................................................................11 3.2 CLASSIFICAO DO REBANHO ............................................................12 3.3 CLASSIFICAO CONTBIL DO GADO.................................................13 3.3.1 ATIVO CIRCULANTE ......................................................................13 3.3.2 ATIVO NO CIRCULANTE IMOBILIZADO ..................................13 3.4 SISTEMA DE CUSTO COMO FERRAMENTA DE GESTO ..................13 4. CRONOGRAMA.................................................................................................15

4 5. REFERNCIAS BIBLOGRAFICAS...................................................................16 INTRODUO O fato de que o mercado de negcios est ficando cada vez mais competitivo, esta fazendo com que as empresas, tenham cada vez mais, que se adequar s evolues tecnolgicas, s mudanas econmicas e a outros fatores que influenciam neste mercado, para conseguirem se manter neste mundo dos negcios. Esta pesquisa tem como foco buscar informaes para apresentar a importncia da gesto de custo na produo de leite na propriedade rural, localizada na linha C01, km 4, no municpio de Jaru, propriedade chamada de Fazenda Olhos Dgua, sendo seu proprietrio o senhor Antonio Miranda Neto. Este trabalho tem como o objetivo geral mostrar qual a importncia da gesto de custo para a produo do leite na fazenda olhos dgua, e para que isso se torne possvel este trabalho tem os seguintes objetivos especficos: Descrever a funo da gesto de custos nas empresas rurais Coletar informaes sobre os custos gerados para produzir o leite de qualidade, na fazenda olhos dgua. Mostrar a importncia de se ter uma gesto de custo, apresentando os possveis resultados positivos com a utilizao desta gesto. A produo de leite uma das atividades que fonte de renda para a maioria dos stios do municpio de Jaru e seus distritos, sendo este municpio um dos maiores produtores de leite do estado de Rondnia. O Produtor rural como qualquer outro empresrio busca rentabilidade no ramo comercial em que est inserido, mas os pequenos produtores no possuem meios que possam orient-los no momento de uma importante deciso, por isso, sofrem grandes desvantagens diante dos grandes empresrios. Portanto o presente trabalho se torna muito interessante de se discorrer, pois atravs de dados adquiridos na propriedade, na internet e nas pesquisas bibliogrficas, com a finalidade de proporcionar uma melhor compreenso sobre o tema abordado, que ceder informaes que podero servir o produtor na gesto dos custos incidente na produo do leite, e que tambm respondero a seguinte questo: Qual a importncia da gesto de custo para a produo de leite da fazenda olhos dgua? Que o problema de pesquisa deste trabalho.

REFERENCIAL TERICO 1. A CONTABILIDADE DE CUSTOS E A SUA EVOLUO Conforme Martins (2000), at a Revoluo Industrial (sculo XVIII), quase s existia a Contabilidade Financeira (ou Geral), que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais. O controle de custos consistia apenas, em fazer um levantamento dos estoques do incio do perodo, adicionar as compras efetuadas no mesmo perodo e deduzir deste total as mercadorias que ainda restavam por vender. Com o advento das indstrias, surge a necessidade de uma apurao mais detalhada do balano e da demonstrao do resultado, s que para essa apurao detalhada, o contador no dispunha facilmente de dados para atribuir valor aos estoques, surge assim a partir da Contabilidade Financeira a Contabilidade de Custos Industrial. A contabilidade de custo se torna cada vez mais aliada com as empresas na busca de informaes e dados para gerenciar em cada tomada de deciso e no cria os dados; ela necessita desses dados originais que constituem sua matriaprima, e com os quais ir fabricar o produto acabado em forma de informaes (LEONE, 2000).

1.1 DA CONTABILIDADE DE CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL Segundo Leone, (2000), a contabilidade de custos produz informaes gerenciais para que os diversos nveis hierrquicos da administrao sejam capazes de planejar, controlar e decidir com maior eficincia e eficcia ou seja, a contabilidade de custos est cada vez mais abrangendo o sistema gerencial, pelo qual fornece informaes para vrios nveis da empresa, sendo que elas so ferramentas fundamentais para controlar a produtividade e a atividade da mesma. A contabilidade de custos tem duas funes, que Martins, (2003, p. 21), relata da seguinte forma:

6
A contabilidade de custos tem duas funes: auxlio ao controle e a ajuda s tomadas de decises. No que diz respeito ao controle, sua misso fornecer dados para o estabelecimento de padres, oramentos e outras formas de previso [...] no que tange a tomada de deciso [...] consiste na alimentao de informaes sobre valores relevantes que dizem respeito s conseqncias de curto e longo prazo sobre medidas de introduo ou corte de produtos, administrao de preos de venda, opo de compra ou produo.

Conforme Leone, (2000), entendido que a contabilidade de custos o ramo da funo financeira que colhe, acumula, organiza, analisa, interpreta e informa os custos dos produtos, dos servios, dos estoques, dos componentes operacionais e administrativos, dos planos operacionais, programas, das atividades especiais e dos segmentos de distribuio para determinar a rentabilidade e avaliar o patrimnio da empresa, para controlar os prprios custos e as operaes e para auxiliar o administrador no processo de planejamento e tomada de decises.

1.2 TERMINOLOGIAS CONTBEIS BSICAS 1.2.1 Gastos A definio de Gastos dada da seguinte forma: Compra de um produto ou servio qualquer, que gera sacrifcio financeiro para a entidade (desembolso), sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). MARTINS, (2003, p. 24).

1.2.2 Desembolso De acordo com Martins, (2003), todo gasto implica em um desembolso, que ocorre na liquidao do gasto, ou seja, pagamento resultante da aquisio do bem ou realizao do servio.

1.2.2 Investimentos

7 Investimento um Gasto com bem ou servio ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a perodos futuros. CREPALDI, (2005, p. 97).

1.2.3 Despesas De acordo com Crepaldi, (2003), as despesas so entendidas da seguinte forma; So gastos com bens e servios no utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obteno de receitas. Ainda Martins, (2003), complementa dizendo que se transformam em despesas todos os custos que so ou foram gastos, quando da entrega dos bens ou servios a que se referem. Muitos gastos so automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a viasacra completa, passando por investimento, custo e despesa.

1.2.4 Perdas Segundo Crepaldi, (2005), a perda um gasto no intencional decorrente de fatores externos fortuitos ou de atividades produtiva normal da empresa rural. No primeiro caso, as perdas so consideradas da mesma natureza que as despesas e so jogadas diretamente contra o resultado do perodo. No segundo caso, onde se enquadram, por exemplo, as perdas normais de insumos na produo agrcola, integram o custo de produo do perodo. Complementando Martins, (2003), exemplifica o que Crepaldi diz, falando que o gasto com mo de obra durante um perodo de greve, uma perda, no um custo de produo. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda e no um custo; alis, no haveria mesmo lgica em apropriar - se como custo essas anormalidades e, portanto, acabar por ativar um valor dessa natureza.

1.2.5 Custos

8 Custo um, Gasto relativo bem ou servios utilizados em produes; so todos os gastos relativos atividade de produo. (CREPALDI, 2005).

1.3 MTODOS DE CUSTEIO 1.3.1 Custeio por Absoro De acordo com Leone, (2000), o custeio por absoro aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da rea de fabricao, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variveis, de estrutura ou operacionais. O prprio nome do critrio revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento fazer com que cada produto ou produo (ou servio) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados fabricao. Segundo Crepaldi, (2005), para se implantar o mtodo por absoro deve ser seguido quatro passos, que so: A. Separao dos gastos do perodo em custos e despesas; B. Classificao dos custos em diretos e indiretos; C. Apropriao dos custos diretos aos produtos agropecurios; D. Apropriao, atravs de rateio, dos custos indiretos de produo.

1.3.2 Custeio Varivel ou Direto Segundo Viceconti, (2000), o Custeio Varivel (tambm conhecido como Custeio Direto) um tipo de custeamento que consiste em considerar como custo de produo do perodo apenas os Custos Variveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que no haja produo, no so considerados como custos de produo e sim como despesa, sendo encerrados diretamente contra o resultado do perodo.

1.3.3 Custeio Baseado em Atividades ABC

9 O chamado custeio ABC (Activity-Based Costing) um mtodo de custeio que, como o prprio nome indica, est baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricao de seus produtos. (VICECONTI, 2000, p. 128). O custeio baseado em atividade (ABC) de acordo com Crepaldi, (2005), um, sistema de custeio para fins gerenciais que disponibiliza informaes econmicas para a tomada de decises operacionais e estratgicas. Trata-se de uma das mais poderosas estratgias empresariais dos ltimos anos, atravs da qual as companhias cortam desperdcios, melhoram servios, avaliam iniciativas de qualidade, impulsionam para o melhoramento contnuo e calculam, com adequada preciso, os custos dos produtos. Ainda Crepaldi, (2005), afirma que o sistema de custeio baseado em atividades busca: Diminuir o desperdcio e aumentar a produtividade; Tornar a empresa mais organizada; Reduzir os custos sem queda na produo; Implementar o programa de qualidade total sem impacto na linha operacional; Implementar um sistema de pagamento por desempenho; Elaborar um oramento baseado no desempenho;

2. IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE RURAL Segundo Crepaldi, (2005), a contabilidade a radiografia de uma empresa rural. Ela traduz, em valores monetrios, o desempenho do negcio e denuncia o grau de eficincia de sua administrao. Em ltima analise, a contabilidade vai dizer se uma empresa rural est atingindo o seu objetivo final: o lucro. Apesar se ser uma atividade que, por fora lei, s pode ser exercida por um profissional especializado, a contabilidade deve ser acompanhada muito de perto pelo proprietrio rural. nos balanos e nos livros de registro que ele vai encontrar os diagnsticos que vo apontar o caminho do sucesso e as necessrias correes de rumo, inevitveis no processo de evoluo de qualquer empresa rural. Ainda Crepaldi, (2005), afirma que a contabilidade rural surgiu da necessidade de controlar o patrimnio. fato que existem pessoas, entidades e empresas que realizam muitas transaes, decorrendo, da, maior complexidade de

10 controle. Seria impossvel controlar um patrimnio, que um conjunto bens, direitos e obrigaes, sem que houvesse registros organizados de todas as mutaes ocorridas.

2.1 ATIVIDADE RURAL (EMPRESAS RURAIS) A definio de empresas rurais a seguinte: Empresas rurais so aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo atravs do cultivo da terra, da criao de animais e da transformao de determinados produtos agrcolas. (MARION, 2005). A definio de produtor rural dada por Marion, (2005), que fala o seguinte:
O Novo Cdigo Civil define o termo empresrio como aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para produo ou circulao de bens ou servios. Assim, o produtor rural passa a ser chamado de empresrio rural em funo da definio acima, desde que se inscreva na junta comercial. No se inscrevendo na junta comercial, ele ser um produtor rural autnomo.

Segundo Crepaldi, (2005), a contabilidade rural um instrumento da funo administrativa que tem como finalidade: controlar o patrimnio das entidades rurais; apurar o resultado das entidades rurais; prestar informaes sobre o patrimnio e sobre o resultado das entidades rurais aos diversos usurios das informaes contbeis. Conforme Marion, (2005), o campo de explorao da terra das empresas rurais pode ser dividido em trs grandes grupos: produo vegetal atividade agrcola; produo animal atividade zootcnica; indstrias rurais atividades agroindustrial.

2.2 CONTABILIDADE RURAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL

11 A ferramenta gerencial uma pea de suma importncia em qualquer ramo empresarial, principalmente quando suas metas so o lucro, seus focos na rea rurais so os fatores de trabalho, que podem ser agrcolas, zootcnicos e agroindustriais, que tem a funo de mostrar mtodos e conceitos de como gerir sua empresa. Para qualquer atividade empresarial, assim como na rural, busca-se a rentabilidade e a gesto uma ferramenta capaz de suprir as informaes necessrias utilizadas para a eficincia de uma administrao. De acordo com Crepaldi, (2005), uma dificuldade constante para os produtores rurais tarefa de gerar informao gerenciais que permitam a tomada de deciso, com base em dados consistentes e reais,. O administrador de um empreendimento tem a necessidade de saber onde e de que forma esto aplicando seus recursos e qual est sendo o retorno financeiro obtido. Sempre que o produtor rural for implantar qualquer tipo de controle, na busca de obter auxlio nas informaes adquiridas para o gerenciamento do negcio, o mesmo dever primeiramente conhecer sua atividade de forma detalhada para depois implantar o sistema, esse que dever ser com informaes reais e bem especificada do empreendimento. Se no existe uma estrutura capaz de gerar essas informaes, preciso procurar uma soluo mais simples, porque ao trabalhar com informaes no confiveis, se estar gerando resultados tambm sem confiabilidade, (CREPALDI, 2005, p. 66). 3. CONTABILIDADE DA PECURIA De acordo com Marion, (2004), a contabilidade da pecuria est relacionada atividade zootcnica, que a criao de animais, que logo podemos correlacionar com a criao de gado, que segundo ele, so animais geralmente criados no campo, para servios de lavoura, para consumo domstico ou para fins industriais e comerciais. Segundo Crepaldi, (2005), quando se refere s atividades da pecuria, logo se faz associao com gado vacum (bois e vacas); entretanto, elas se referem criao de gado em geral, ou seja, animais que vivem em coletividade (rebanho), quer sejam bois e vacas, bfalos, carneiros, ovelhas e, entre outros, as aves que incluem frango, pato, marreco, faiso, peru etc...

12 3.1 TIPOS DE PECURIA Para Crepaldi, (2005), o rebanho bovino do Brasil explorado com duas finalidades uma o leite e a outra o corte. A produo do leite vem em primeiro lugar e depois as vendas dos bezerros. Pecuria leiteira pela qual os animais so criados com fins de reproduo, quando se selecionam os melhores animais para produo de leite. Normalmente essa seleo feita com animais que nascem e crescem no mesmo estabelecimento. Compe-se de diversas vacas e um ou mais reprodutores, salvo quando se adota a tcnica de inseminao artificial, (NEPOMUCENO, 2004, p. 21). Para Nepomuceno, (2004), O rebanho leiteiro tem as seguintes funes bsicas; produzir leite para venda ou transformao em produtos laticnios; produzir bezerros (nascituros); e desenvolver fmeas para futura substituio de matrizes leiteiras. Pecuria de corte, pela qual os animais so criados com a principal funo produzir carne, so animais criados para abate, consumo da sociedade, podem ser criados com cuidados especiais, no qual produziro carnes de excelente qualidade ou criados sem maiores cuidados no qual produziro carnes mais duras pelo fato dos animais terem mais musculatura. A pecuria de corte formada por animais preparados para engorda, ou seja, o conjunto de animais que se encontra pronto para o abate, fase em que o pecuarista o vende aos frigorficos ou matadouros [...], (NEPOMUCENO, 2004, p. 20).

3.2 CLASSIFICAO DO REBANHO Para santos (2002, p. 30-31), o rebanho pode ser classificado em; Bezerros. Que o recm-nascido da vaca . Para fins contbeis, considera-se bezerro de zero a 12 meses de idade; A Novilha. Por ocasio do desmame, geralmente o at ento bezerro passa a ser denominado garrote, e a bezerra, novilha. Para fins contbeis, considera-se novilha de 13 meses at a primeira pario; O Garrote. Estgio do desmame ao abate. Para fins contbeis, considera-se garrote de 13 meses at o abate; O Tourinho. Macho inteiro desde a desmama at a entrada na reproduo; A Vaca Aps a primeira pario, a novilha passa a categoria de vaca; O Touro A idade para incio do trabalho (tourinho passa para a categoria de touro) deve ser em

13 torno de dois a trs anos e recomenda-se que a permanncia no rebanho no ultrapasse a faixa de trs a quatro anos. Para fins contbeis, considera-se que o garrote, de 25 a 35 meses, em experimentao, apresentando bom desempenho, passar para a categoria de touro. O Boi de trabalho. Bovino adulto, castro e manso, pode ser empregado nos servios agrcolas.

3.3 CLASSIFICAO CONTBIL DO GADO 3.3.1 Ativo Circulante De acordo com Marion, (2005), o Ativo Circulante na contabilidade rural, classificado todos os animais destinados a venda pela propriedade rural, dever ser classificado na conta estoque, animais esses que compreendem as aves, o gado bovino, os sunos, ovinos, eqinos, caprinos, coelhos, peixes e pequenos animais, destinados revenda, ou a serem consumidos.

3.3.2 Ativo No Circulante Imobilizado Para Marion, (2004), o Ativo Circulante ou Imobilizado dividido em; Gado reprodutor que constitudo de touros puros de origem, puros de cruza, vacas puras de cruza, vacas puras de origem e o plantel destinado a inseminao artificial; Gado de renda que representando bovinos, ovinos e eqinos que a empresa explora para a produo de bens que constituem objeto de suas atividades; E os animais de trabalho que compreende os eqinos, bovinos, muares e asininos destinados a trabalho agrcolas, sela e transporte.

3.4 SISTEMA DE CUSTO COMO FERRAMENTA DE GESTO Segundo Segatti, (2002), um sistema de custos completo tem atualmente, objetivos amplos e bem definidos, que refletem sua importncia como ferramenta bsica para a administrao de qualquer empreendimento, especialmente na agropecuria, onde os espaos de tempo entre produo e vendas, ou seja, entre custos e receitas, fogem simplicidade de outros tipos de negcio, exigindo tcnicas especiais para apresentao no dos custos, mas dos resultados econmicos do empreendimento.

14 De acordo com Marion, (2004), a importncia do custo se d pelo fato de que;


Conhecer o custo real de cada cabea, de cada lote ou rebanho a qualquer momento uma informao imprescindvel gerncia, no s para apurar a rentabilidade aps a venda, mas tambm, o que mais importante ainda, para determinar o ponto timo de venda.

Marion, (2004), tambm ressalta que qualquer que seja a informao encontrada atravs dos controles de custos, servir para auxiliar em uma tomada de decises como: ter reprodutor ou inseminao artificial, gerar ou adquirir o bezerro, arrendar ou comprar novos pastos, vender hoje ou esperar aumentar o preo do gado, pastagem extensiva ou confinamento. Conforme Santos; Marion e Segatti (2002, p. 45), os custos para a tomada de deciso trazem informaes de relevncia estratgicas. sendo assim, a contabilidade de custo como ferramenta gerencial, poder utilizar-se de informaes atravs dos levantamentos de custos, para adequar com a realidade de todas as empresas rurais. Os produtores rurais devem estar bem informados do funcionamento de sua empresa e a respeito de tudo que ocorre nela, dessa forma saber se preparar para atender as exigncias dos consumidores. Todos os custos de produo apurados em uma propriedade rural sero de suma importncia para o produtor saber o quanto custa para manter sua propriedade funcionando.

15

4 CRONOGRAMA

Atividades Levantamento Bibliogrfico Leitura e Fichamento Montagem do projeto Coleta de dados Anlise de dados Tabulao dos dados Redao do trabalho Reviso da redao Redao Final Formatao do trabalho Entrega do trabalho

Meses Fev. X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Mar. Abr. Mai. Jun. Jul.

16

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma Abordagem Decisorial. 3. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Atlas, 2005. MARION, Jos Carlos. Contabilidade da Pecuria. 7.ed. So Paulo: Atlas, 2004. __________________ Contabilidade Rural: contabilidade agrcola, contabilidade da pecuria, imposto de renda pessoa jurdica. 8.ed. So Paulo: Atlas, 2005. MARION, Jose Carlos; SEGATTI, Sonia. Sistema de Gesto de Custos nas Pequenas Propriedades Leiteiras. Disponvel em http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero2v2/Sistema%20de %20custos.pdf Acesso 29/10/10 NEPOMUCENO, Fernando. Contabilidade Rural e seus custos de produo. So Paulo: IOB Thomson, 2004. SANTOS, Gilberto Jos dos, MARION, Jos Carlos, SEGATTI, Sonia. Administrao de custos na agropecuria. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2002 VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez, VICECONT, Silvrio das Neves. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 6.ed. rev. e ampl. so Paulo: Frase editora, 2000. FERREIRA, Jos ngelo. Custos na Prtica. 2 edio, editora STS SP, c.1 p.15 e 16, 2000. CLEMENTE, Fabiane apud GIL, A. C. (2007). Pesquisa qualitativa, exploratria e fenomenolgica: Alguns conceitos bsicos. Stio Administradores Disponvel em:<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/pesquisa-qualitativaexploratoria-e-fenomenologica-alguns-conceitos-basicos/14316/>. Acessado em 17 de abril de 2010. PONTE, Joo Pedro (2006). Estudos de caso em educao matemtica. Bolema, 25, 105-132. Este artigo uma verso revista e actualizada de um artigo anterior: Ponte, J. P. (1994). O estudo de caso na investigao em educao matemtica. Quadrante, 3(1), pp3-18. (re-publicado com autorizao)

Anda mungkin juga menyukai