Anda di halaman 1dari 104

U LA A UA L AA U LA Fresagem

41

Fresagem
As peas a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicao do processo de usinagem. Porm, graas mquina fresadora e s suas ferramentas e dispositivos especiais, possvel usinar praticamente qualquer pea e superfcies de todos os tipos e formatos. A operao de usinagem feita por meio da mquina fresadora chamada de fresagem. Neste livro, voc vai estudar as diversas operaes de fresagem que podem ser executadas com a mquina fresadora.

O que fresagem A fresagem um processo de usinagem mecnica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfcie de uma pea, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. Na fresagem, a remoo do sobremetal da pea feita pela combinao de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos o de rotao da ferramenta, a fresa. O outro o movimento da mesa da mquina, onde fixada a pea a ser usinada. o movimento da mesa da mquina ou movimento de avano que leva a pea at a fresa e torna possvel a operao de usinagem. Veja esquema ao lado.

O movimento de avano pode levar a pea contra o movimento de giro do dente da fresa. o chamado movimento discordante. Ou pode tambm levar a pea no mesmo sentido do movimento do dente da fresa. o caso do movimento concordante.

A maioria das fresadoras trabalha com o avano da mesa baseado em uma porca e um parafuso. Com o tempo e desgaste da mquina ocorre uma folga entre eles. Veja figura abaixo. No movimento concordante, a folga empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da pea e podem at quebrar o dente da fresa.

No movimento discordante, a folga no influi no deslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avano mais uniforme. Isto gera um melhor acabamento da pea. Assim, nas fresadoras dotadas de sistema de avano com porca e parafuso, melhor utilizar o movimento discordante. Para tanto,
4

basta observar o sentido de giro da fresa e fazer a pea avanar contra o dente da ferramenta. Como outros processos, a fresagem permite trabalhar superfcies planas, convexas, cncavas ou de perfis especiais. Mas tem a vantagem de ser mais rpido que o processo de tornear, limar, aplainar. Isto se deve ao uso da fresa, que uma ferramenta multicortante.

Fresadoras As mquinas fresadoras so classificadas geralmente de acordo com a posio do seu eixo-rvore em relao mesa de trabalho. Mesa de trabalho o lugar da mquina onde se fixa a pea a ser usinada. O eixo-rvore a parte da mquina onde se fixa a ferramenta. As fresadoras classificam-se em relao ao eixo-rvore em horizontal, vertical e universal. A fresadora horizontal quando seu eixo-rvore paralelo mesa da mquina.

Se o eixo-rvore for perpendicular mesa da mquina, dizemos que se trata de uma fresadora vertical.

J a fresadora universal dispe de dois eixos-rvore, um horizontal e outro vertical. O eixo vertical situa-se no cabeote, parte superior da mquina. O eixo horizontal localiza-se no corpo da mquina. O fato de a fresadora universal dispor de dois eixos permite que ela seja utilizada tanto na posio horizontal quanto na vertical.

No pense porm que h apenas esses tipos de fresadoras! H outras que tomaram como modelo as fresadoras horizontais e verticais, mas no funcionam do mesmo modo. Uma delas a fresadora copiadora, que trabalha com uma mesa e dois cabeotes: o cabeote apalpador e o de usinagem. Como o nome diz, a fresadora copiadora tem a finalidade de usinar, copiando um dado modelo.

Outro tipo de fresadora a fresadora pantogrfica ou o pantgrafo. Como a fresadora copiadora, o pantgrafo permite a cpia de um modelo.

No pantgrafo, a transmisso do movimento coordenada manualmente pelo operador. Isso permite trabalhar detalhes como canais e pequenos raios, mais difceis de serem obtidos numa fresadora copiadora.
7

Quanto aos modelos, eles podem ser confeccionados em material metlico, como o ao e o alumnio, ou ainda em resina. A escolha do material depende do nmero de peas a ser copiado. Devido sua resistncia, modelos em ao so recomendveis para um nmero elevado de cpias. Caso o modelo seja utilizado poucas vezes, para a cpia de duas ou trs peas por exemplo, recomenda-se o uso da resina. H tambm a fresadora CNC e as geradoras de engrenagens, das quais falaremos em aulas especficas, neste mesmo livro.

Pare! Estude! Responda Exerccios Assinale com X a alternativa correta. 1. As fresadoras so geralmente classificadas de acordo com: a) ( ) sua estrutura, peso e tipo de eixo-rvore; b) ( ) a posio da base em relao ao eixo-rvore; c) ( ) a posio do eixo-rvore em relao mesa; d) ( ) a posio do eixo-rvore em relao ao cabeote. 2. Faa corresponder corretamente as fresadoras (coluna A) quanto posio dos eixos-rvore (coluna B). Coluna A 1. ( ) Horizontal 2. ( ) Universal 3. ( ) Angular, universal 4. ( ) Vertical 5. ( ) Plana, vertical Coluna B a) Horizontal e vertical b) Paralelo mesa da mquina c) Perpendicular mesa da mquina

Fresas A fresa dotada de facas ou dentes multicortantes. Isto lhe confere uma vantagem sobre outras ferramentas: quando os dentes no esto cortando, eles esto se refrigerando. Isto contribui para um menor desgaste da ferramenta. Fique por dentro Quanto menor o desgaste, maior vida til da ferramenta. A escolha da ferramenta uma das etapas mais importantes da fresagem. Ela est relacionada principalmente com o tipo de material a ser usinado. Ao escolher uma fresa, deve-se levar em conta se ela resistente ao material que ser usinado. Os materiais so mais ou menos resistentes. Assim, uma fresa adequada usinagem de um material pode no servir para a usinagem de outro.

Escolhendo a fresa Ento como escolher a ferramenta adequada? Para comear, voc deve saber que os dentes da fresa formam ngulos. Estes por sua vez formam a cunha de corte.

Recordar aprender So ngulos da cunha de corte o ngulo de sada (), de cunha () e de folga (). Pois bem, so os ngulos dos dentes da fresa que do a esta maior ou menor resistncia quebra. Isto significa que quanto maior for a abertura do ngulo , mais resistente ser a fresa. Inversamente, quanto menor for a abertura do ngulo , menos resistente a fresa ser. Com isto, possvel classificar a fresa em: tipos W, N e H. Veja figuras a seguir.

Percebeu que a soma dos ngulos , e em cada um dos tipos de fresa sempre igual a 90? Ento voc deve ter percebido tambm que, em cada um deles, a abertura dos ngulos sofre variaes, sendo porm o valor do ngulo de cunha sempre crescente. Pois bem, a partir desta observao e de acordo com o material a ser usinado, voc j pode escolher a fresa adequada ao seu trabalho. A fresa tipo W, por ter uma abertura de ngulo de cunha menor ( = 57), menos resistente. Por isso ela recomendada para a usinagem de materiais no-ferrosos de baixa dureza como o alumnio, o bronze e plsticos. A fresa tipo N ( = 73) mais resistente que a fresa tipo W e por isso recomendada para usinar materiais de mdia dureza, como o ao com at 700N/mm2 de resistncia trao. Finalmente, a fresa tipo H ( = 81) mais resistente que a fresa W e a fresa N. Portanto, recomendada para usinar materiais duros e quebradios como o ao com mais de 700N/mm2 de resistncia trao.

10

Ainda quanto s fresas tipo W, N e H, voc deve estar se perguntando por que uma tem mais dentes que outra. A resposta tem a ver com a dureza do material a ser usinado. Suponha que voc deve usinar uma pea de ao. Por ser mais duro que outros materiais, menor volume dele ser cortado por dente da fresa. Portanto, menos cavaco ser produzido por dente e menos espao para a sada ser necessrio. J maior volume por dente pode ser retirado de materiais mais moles, como o alumnio. Neste caso, mais espao ser necessrio para a sada de cavaco. Fique por dentro Um dos problemas em usinar materiais moles com fresa com muitos dentes que o cavaco fica preso entre os dentes e estes no so refrigerados adequadamente. Isto acarreta o desgaste dos dentes e pode ainda gerar um mau acabamento da pea. Viu como importante estar ligado nos ngulos? Eles permitem classificar as fresas de acordo com o tipo de material a ser usinado.

11

Pare! Estude! Responda Exerccios Assinale com X a alternativa que completa corretamente as questes abaixo. 3. O que confere fresa uma vantagem sobre outras ferramentas o fato de serem........................... de dentes.................. a) ( ) flexveis, variados; b) ( ) dotadas, multicortantes; c) ( ) multicortantes, variados. 4. A escolha da ........................... est relacionada principalmente com o tipo de .................. a ser usinado. a) ( ) temperatura, material; b) ( ) ferramenta, material; c) ( ) mquina, componente. Outra preocupao deve ser quanto aplicao que voc vai dar fresa. o que vamos ver agora, estudando os diversos tipos de fresas e suas aplicaes.

12

Fresas de perfil constante So fresas utilizadas para abrir canais, superfcies cncavas e convexas ou gerar engrenagens entre outras operaes. Veja alguns tipos dessa fresa e suas aplicaes.

fresa biangular/perfil em V fresa convexa/perfil cncavo

fresa cncava/perfil convexo engrenagem

fresa mdulo/dentes de

Fresas planas Trata-se de fresas utilizadas para usinar superfcies planas, abrir rasgos e canais. Veja a seguir, fresas planas em trabalho e suas aplicaes.

13

Fresas angulares Estas so fresas utilizadas para a usinagem de perfis em ngulos, como rasgos prismticos e encaixes do tipo rabo-de-andorinha.

Fresas para rasgos As fresas para rasgos so utilizadas para fazer rasgos de chavetas, ranhuras retas ou em perfil T, como as das mesas das fresadoras e furadeiras.

Fresas de dentes postios So tambm chamadas de cabeote de fresamento. Trata-se de uma ferramenta com dentes postios. Esses dentes so pastilhas de metal duro, fixadas por parafusos, pinos ou garras, e podem ser substitudas facilmente.

14

Fresas para desbaste Estas so fresas utilizadas para o desbaste de grande quantidade de material de uma pea. Em outras palavras, servem para a usinagem pesada. Esta propriedade de desbastar grande quantidade de material devida ao seccionamento dos dentes. Veja figuras abaixo.

Pare! Estude! Responda Exerccios 5. Responda s seguintes questes: a) Qual a primeira preocupao que voc deve ter ao escolher uma fresa em relao ao material a ser usinado? b) Qual o tipo de fresa adequado para gerar superfcies cncavas e convexas, engrenagens e rasgos? c) Que tipo de fresa recomendado para remover grande quantidade de sobremetal. d) Qual a principal vantagem das fresas de dentes postios. e) Que fresa utilizada para abrir rasgos de chavetas, ranhuras retas e preparar rasgos em T, como os das mesas de mquinas.
15

6. Faa corresponder o material (coluna A) com o tipo de fresa e o ngulo de cunha, assinalando 1, 2 ou 3 na coluna B. Coluna A material a ser usinado 1. Ao de mdia dureza como o ao de at 700 N/mm
2

Coluna B tipos de fresa a) ( ) H b) ( ) W c) ( ) N ngulo de cunha = 81 = 57 = 73 = 73 = 81 = 57 = 73 = 81 = 57

2. Alumnio, bronze e plsticos

a) ( ) H b) ( ) N c) ( ) W

3. Materiais duros e quebradios

a) ( ) N b) ( ) H c) ( ) W

7. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. a) ( ) Quanto maior o nmero de dentes maior a refrigerao dos dentes. b) ( ) Usinando material mole com fresas para trabalhar material mais duro, o acabamento da superfcie usinada melhorada. c) ( ) Quanto mais duro o material a ser usinado, maior deve ser o nmero de dentes. d) ( ) Quanto mais mole o material, menor deve ser o nmero de dentes da fresa.

16

Gabarito
1. c 2. 1 (b)

2. (a) 3. ( ) 4. (c ) 5. ( ) 3. b 4. b 5. a) Escolher a fresa entre os tipos W, N e H, de acordo com a resistncia dos materiais a usinar. b. Fresa de perfil constante c. Fresa para desbaste d. A facilidade na substituio das facas de corte e 6. 1 Fresa para rasgos (c )

2. (c ) 3. (b ) 7. (F) (F) (V) (V)

17

A A UA U L LA

42

42

Removendo o cavaco
N

a aula passada, tratamos das noes gerais sobre a operao de usinagem feita com mquinas fresadoras. Vimos, de modo geral, como se d a fresagem e aprendemos um pouco sobre as fresadoras e sua ferramenta, a fresa fresa. Mas isso ainda no suficiente para voc saber como fresar uma pea. Faltam os parmetros de corte, sobre os quais voc aprendeu no livro 2 deste mdulo. Pois bem, nesta aula vamos tratar dos parmetros de corte especficos para a fresagem. Por exemplo, suponha que na oficina seu chefe lhe d a tarefa de fresar uma pea com as seguintes caractersticas: ao com 85 kgf/mm de resistncia, 4 mm de profundidade de corte, fresa HSS de 6 dentes e 40 mm de dimetro. Como solucionar este problema? Ao longo desta aula voc aprender a resolver este e outros problemas relacionados fresagem. Mas lembre-se! muito importante no deixar dvidas para trs. Assim, no hesite em reler aulas passadas ou pedir ajuda ao seu orientador de aprendizagem.

Nossa aula

Como calcular a rpm, o avano e a profundidade de corte em fresagem


Voc deve estar lembrado que rpm, avano e profundidade de corte so parmetros de corte para qualquer tipo de usinagem. A escolha dos parmetros de corte uma etapa muito importante na fresagem. Parmetros de corte inadequados podem causar srios problemas, como alterar o acabamento superficial da pea e at mesmo reduzir a vida til da ferramenta. Como ento calcular os parmetros de corte na fresagem? O primeiro passo calcular a melhor rotao. Esta depende basicamente de dois elementos: o dimetro da fresa e a velocidade de corte. A velocidade de corte, por sua vez, vai depender de fatores como o tipo de material a ser usinado, o material da fresa e o tipo de aplicao da fresa.

Escolher a velocidade de corte uma tarefa relativamente simples. Os fabricantes das fresas fornecem tabelas com as velocidades de corte relacionadas com o material da fresa e da pea a ser trabalhada. Isso no bom? Mas fique ligado, porque as tabelas podem trazer tanto valores de Vc para ferramentas de ao rpido, as HSS (High Speed Steel), quanto para as fresas de metal duro. Ou ainda contemplar em um mesmo espao as Vc dos dois materiais: aos rpidos e metal duro. Dica tecnolgica As Vc para ferramentas de metal duro chegam a ser entre 6 a 8 vezes maior que as Vc utilizadas para ferramentas de ao rpido. Isso porque as ferramentas de metal duro tm maior resistncia ao desgaste.

A U L A

42

Escolha da velocidade de corte


Suponha que voc deve desbastar 4mm de profundidade em uma pea de ao de 85 kgf/mm2 de resistncia, utilizando uma fresa de ao rpido. Qual deve ser a velocidade de corte da ferramenta? Para responder a esta questo, a primeira coisa a fazer observar a tabela abaixo.

O passo seguinte verificar na coluna de materiais a classificao em que se enquadra a pea. Veja detalhe. ao de 60 - 90 kgf/mm 14 - 16 20 - 24 26 - 30

Observou que o ao da pea est classificado entre 60 e 90 kgf/mm2 ? Agora s relacionar a resistncia do ao profundidade de desbaste pedida. Veja o detalhe abaixo. ao de 60 - 90 kgf/mm 14 - 16 20 - 24 26 - 30

Ento, a Vc que se deve usar para usinar um ao de 85 kgf/mm 2 de resistncia a uma profundidade de 4 mm de 20 a 24 m/min.

A U L A

42

Caso a profundidade de corte fosse outra, 8 mm, por exemplo, a velocidade de corte seria de 14 a 16 m/min m/min. Dica tecnolgica Observe na tabela. Quanto maior a profundidade de corte, menor ser o valor da velocidade de corte. Acima demos o exemplo de um tipo de tabela em que se relacionam a resistncia e a dureza Brinell de alguns materiais com a velocidade de corte da fresa. Ainda h tambm a simples classificao de materiais como o lato, por exemplo, sem referncia sua resistncia ou dureza. Mas h outros tipos de tabelas. Para ter acesso a uma maior variedade delas, voc deve consultar uma biblioteca ou pedir catlogos de fornecedores de fresas. Alis, consultar catlogos algo que voc deve fazer com freqncia, pois vai garantir que voc fique ligado com o que h de mais atualizado no mercado.

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 1 Qual a velocidade de corte adequada para fazer o acabamento em uma pea de ferro fundido com dureza Brinell de 200HB e profundidade de corte de 1,5 mm, utilizando-se uma fresa de ao rpido?

Achada a velocidade de corte, podemos calcular a rpm. Antes, porm, preciso mais um dado, o dimetro da fresa fresa. Mas este no preciso calcular: basta medir a fresa. Ento, vamos ao clculo da rpm?

Clculo da rotao da fresa (rpm)


Vc 1000 pd

n=

Calculamos a rpm com a frmula acima. Vamos ver como aplic-la? Tomemos o exemplo do ao com 85 kgf/mm e profundidade de corte de 4 mm. Tnhamos que Vc = 20 - 24 m/min m/min. Supondo que devemos utilizar uma fresa de dimetro de 40 mm, que rpm dever ser selecionada na mquina? Considerando p igual a aproximadamente 3,14, temos:

n=

22 1000 3,14 40

n = 175 rpm
Como se v, o valor utilizado foi de 22 m/min m/min, ou seja, a mdia da velocidade de corte encontrada na tabela. E o resultado: n = 175 rpm rpm.

O valor 175 rpm deve ser selecionado na fresadora. Mas vamos supor que a gama de rotaes da sua fresadora no contempla este valor. Mas dispe de valores aproximados, 120 e 210 rpm, por exemplo. Qual dos valores utilizar? De preferncia utilize o valor maior, que garante maior produo de peas. Cuide porm para que ele no ultrapasse a velocidade de corte recomendada pelo fabricante. Caso contrrio, pode haver problemas com sua ferramenta, como queima dos dentes de corte e, conseqentemente, perda do corte. E tambm problemas no acabamento superficial, que pode ficar rugoso, por exemplo. Ento, se optamos pelo maior valor de rpm encontrado, no exemplo acima 210 rpm, devemos calcular a velocidade de corte real real. Para isso invertemos a frmula usada para o clculo da rpm. Veja abaixo.

A U L A

42

Vc =

npd \ 1000

Substituindo os novos valores temos:

Vc =

210 3,14 40 1000

Vc = 26,39 m/min
Como se v acima, o valor encontrado ultrapassou a faixa recomendada pelo fabricante. Neste caso no possvel utilizar a rpm maior mais prxima na mquina. Ento, a escolha deve recair sobre a menor rpm mais prxima, a fim de no danificar a fresa.

Exerccio 2 Calcule a rpm necessria para fresar uma pea de lato com uma fresa de ao rpido com dimetro de 50 mm e profundidade de corte de 3 mm.

Pare! Estude! Responda!

Calculamos a rpm. O que j permite pr a ferramenta em movimento. Mas ainda precisamos fazer avanar a mesa que leva a pea ao encontro da ferramenta. Isso porque se a pea no avana at a ferramenta, no h a retirada contnua do cavaco. Ento vamos aprender a calcular o avano da mesa?

Clculo do avano da mesa


Para calcular o avano da mesa, consultamos inicialmente uma tabela. Isto nos d o valor de avano por dente da fresa. Para consultar a tabela, preciso conhecer o material, o tipo de fresa e identificar se a operao de desbaste ou acabamento.

A U L A

42

Tambm preciso saber o nmero de dentes da fresa. Para isto basta observ-la.

ESCOLHA DO AVANO POR DENTE PARA FRESAS DE AO RPIDO

Vamos ver como aplicar essas informaes? Ainda tomando o primeiro exemplo, vamos supor que preciso fazer o desbaste de 4 mm de profundidade em uma pea de ao com 85 kgf/mm de resistncia. A fresa cilndrica com 6 dentes e 40 mm de dimetro. Qual ser o avano adequado?

Primeira medida localizar na tabela da pgina anterior o material da pea. Veja detalhe abaixo. ao de 60-90 kgf/mm cilndrica 0,20 0,24 0,08

A U L A

42

Localizado o material, possvel relacion-lo com o tipo de fresa escolhido. Veja detalhe. ao de 60-90 kgf/mm cilndrica 0,20 0,24 0,08

Feito isso, s relacionar o material e o tipo de fresa ao tipo de usinagem desejado. No caso, desbaste com 4 mm de profundidade. Veja detalhe abaixo. ao de 60-90 kgf/mm cilndrica 0,20 0,24 0,08

Pois bem, o avano recomendado : 0,24 mm/dente Achado o avano por dente da fresa, resta encontrar o avano da mesa, a ser selecionado na mquina como fizemos com a rpm. Veja como proceder. Vamos supor uma fresa de trabalho com seis dentes (z = 6). Se cada dente avanar 0,24 mm, em uma volta da fresa quanto avanar a mesa? Para achar a resposta s multiplicar o nmero de dentes (z) pelo avano por dentes (ad). Veja abaixo: av = ad z em que: z = nmero de dentes ad = avano por dente av = avano por volta Substituindo vem: av = 0,24 6 av = 1,44 m/volta O resultado que o avano da mesa por volta da fresa de 1,44 mm. Mas vamos continuar nosso raciocnio. Temos que em cada volta da fresa a mesa avanou 1,44 mm com a fresa trabalhando em uma rotao de 120 rpm. Tivemos que optar pela menor rpm, devido velocidade de corte, lembra-se? Mas ento quanto avanar a mesa em um minuto? Respondemos a esta pergunta, utilizando a frmula de avano da mesa: am = av n em que: am = avano da mesa av = avano por volta n = rotao Substituindo vem: am = 1,44 120 am = 172,8 mm/min

A U L A

42

O resultado que a mesa avanar 172,8 mm/min, com a fresa trabalhando em 120 rpm. O valor de 172,8 mm/min deve ser selecionado na fresadora. Caso no seja possvel, deve-se escolher o avano menor mais prximo. Isso evitar que cada dente corte um valor acima do recomendado pelo fabricante. O que poderia acarretar um desgaste excessivo e at mesmo a quebra do dente. Agora podemos entender por que no comeo da aula dissemos, com relao ao clculo da rpm, que devemos escolher a rotao maior. Vamos ao clculo! Vamos ver em quanto avanaria a mesa, se usssemos a rotao de 210 rpm em vez de 120 rpm. Teramos: am = 1,44 210 am = 302,4 mm/min Ou seja, com a fresa trabalhando em 210 rpm, a mesa avanar 302,4 mm/min. Dica tecnolgica Maior rotao da fresa gera maior avano da mesa. E o resultado maior produo de peas em um mesmo intervalo de tempo.

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 3 Dada uma pea de ao de 55 kgf/mm de resistncia e utilizando uma fresa circular de 40 dentes retos, dimetro de 80 mm e profundidade de corte de 7 mm, determine: Vc rpm ad av am

Profundidade de corte
Finalmente, o ltimo passo antes de usinar uma pea escolher a profundidade de corte, para saber quantas passadas a ferramenta deve dar sobre a pea a fim de retirar o sobremetal e deixar a pea no tamanho desejado. Este um dado prtico. Depende muito da experincia do operador em identificar a resistncia e robustez da fresadora. n de passes = sobremetal profundidade de corte

Para escolher a profundidade de corte, preciso antes medir a pea em bruto, a fim de determinar a quantidade de sobremetal a ser removida. Com este dado em mos, decide-se o nmero de passadas da fresa sobre a pea.

Durante a operao, as passadas so executadas sobre a pea, levantando-se a mesa da fresadora ou abaixando-se a fresa.

A U L A

Dica tecnolgica Na prtica, a mxima profundidade de corte adotada de at 1/3 da altura da fresa.

42

Em que: p = profundidade de corte (mximo 1/3 da altura da fresa) h = altura da fresa

Exerccio 4 Voc recebeu uma pea de ferro fundido com dureza Brinell de 170HB e 15 mm de sobremetal. A fresa disponvel cilndrica de 8 dentes, 40 mm de dimetro e mxima profundidade de corte de 5 mm. Determine: Vc rpm ad av am n de passes

Pare! Estude! Responda!

A A UA U L LA

43

43

Fresando superfcies planas


as aulas passadas voc estudou os tipos de fresadoras e fresas e como determinar os parmetros de corte para fresar. Mas para comear a fresar necessrio saber mais. preciso saber escolher a fresa e a fresadora de acordo com o tipo de perfil que ser executado na pea. E tambm saber fixar a fresa e a pea na mquina. o que vamos fazer nas prximas aulas. Nesta primeira aula sobre operaes de fresagem, vamos aprender informaes bsicas sobre como fresar superfcies planas. Usinar uma superfcie plana uma das operaes mais simples e comuns na fresagem mecnica. uma operao que pode ser executada em qualquer tipo de fresadora. Fique atento! Querendo saber mais, no hesite em consultar a bibliografia indicada no final do livro.

Nossa aula

Como fresar superfcie plana, plana inclinada e em esquadro


Existem duas formas de fresar superfcies: a tangencial e a frontal. Na fresagem tangencial, o eixo de rotao da fresa paralelo superfcie da pea que est sendo usinada. Na fresagem frontal, o eixo de rotao perpendicular superfcie da pea. Tanto a fresagem tangencial quanto a frontal podem ser executadas em qualquer tipo de fresadora. Veja figuras a seguir.

fresagem tangencial em fresadora horizontal

A U L A

fresagem frontal em fresadora vertical

43

fresagem tangencial em fresadora vertical

fresagem frontal em fresadora horizontal

Com esta pequena introduo, j podemos entrar no assunto. Distinguimos na fresagem em superfcie plana trs casos: fresagem de superfcie plana simples, de superfcie plana perpendicular a uma superfcie de referncia e, finalmente, de superfcie plana inclinada.

Fresagem simples de superfcie plana

Vamos supor que voc entra na oficina e recebe a tarefa de usinar a superfcie plana de uma pea de ferro fundido de 50 x 50 mm e dureza de 240HB, conforme desenho. Voc dispe de uma fresadora horizontal e fresa com 10 dentes e 40 mm de dimetro. Por onde comear?

A U L A

43

O primeiro passo escolher a fresa com relao ao material da pea. Sabendo que o material ferro fundido, com dureza de 240HB, que tipo de fresa voc deve usar? Recordar aprender Para usinar ferro fundido com dureza de 240HB, a fresa recomendada a de tipo H.

Escolhido o tipo de fresa quanto ao material, preciso especific-la quanto ao trabalho que ela vai realizar. Para fresar superfcies planas, a fresa indicada a plana, tambm conhecida como fresa cilndrica. Veja, a seguir, alguns tipos bsicos de fresas cilndricas.
fresa cilndrica de haste paralela (fresa de topo) fresa de topo para mandril com chaveta transversal (fresa frontal para mandril)

fresa cilndrica para mandril com chaveta longitudinal

Como vamos fazer uma fresagem tangencial em superfcie plana utilizando fresadora horizontal, escolhemos trabalhar com a fresa cilndrica para mandril com chaveta longitudinal. Trata-se de um tipo de fresa muito utilizada para usinar superfcies planas em fresadora horizontal. A fresa cilndrica para mandril com chaveta longitudinal permite uma fixao mais rgida mquina. E isso garante maior retirada de material e tambm um melhor acabamento da superfcie. Dica tecnolgica Caso a largura da fresa no seja suficiente para usinar toda a extenso da superfcie da pea, monte duas ou mais fresas, com a inclinao das hlices ou facas laterais de corte invertidas, isto , uma hlice com inclinao esquerda e a outra direita. Veja figura abaixo.

Tendo escolhido a fresa, o passo seguinte a fixao da pea. Como fazer? Voc pode escolher entre vrias formas de fixao, de acordo com o perfil da pea e o esforo de corte que ela sofre. Pode-se fixar a pea diretamente mesa ou com o auxlio de dispositivos de fixao como: morsa, cantoneiras, calos regulveis (macaquinhos), aparelhos divisores e outros.

A U L A

43

fixao em morsa

fixao sobre a mesa

fixao com aparelho divisor

fixao em cantoneira

A U L A

43

Recordar aprender No movimento discordante, o esforo de corte tende a arrancar a pea do dispositivo onde ela se encontra fixada. No concordante, o esforo de corte tende a empurrar a pea contra o dispositivo em que ela est fixada.

movimento concordante

movimento discordante

Em nosso exemplo, o movimento adotado o tangencial discordante, pois a pea a usinar de pequena dimenso e formato regular. Isso nos permite optar pela fixao em morsa, apesar de haver o risco de a pea ser arrancada, durante a fresagem.

fixao em morsa

Agora podemos fixar a fresa. Esta fixao pode ser por pinas e mandris, tambm chamados eixos porta-fresas. Os mandris dispem de hastes com cones do tipo morse ou ISO. Esta uma informao importante na hora de fixar a fresa. O mandril de cone morse fixado por presso e deve ser utilizado para trabalhos em que a fresa no seja submetida a grandes esforos. Nesse caso, o mandril recomendado o de cone ISO, cujo sistema de fixao impede que ele se solte durante a operao de fresagem. Veja a seguir tipos de mandril e como eles so fixados.

mandril para fresa com furo rosqueado

A U L A

43
mandril para fresas de hastes cnicas

eixo porta-fresas (haste longa)

eixo porta-fresas curto (mandril porta-fresas)

mandril porta-pinas

Optamos por trabalhar com o eixo porta-fresas do tipo haste longo, por ser o mais adequado nossa fresa de trabalho, a cilndrica com chaveta longitudinal. O mandril escolhido garante menor vibrao da ferramenta durante a usinagem e, portanto, melhor acabamento. Finalmente, resta determinar os parmetros de corte. Vamos relembrar como fazer isso? O primeiro passo determinar a velocidade de corte. Para isso precisamos da profundidade de corte, da dureza do material e do material da fresa. No nosso caso: 5 mm, 240HB, ao rpido (HSS).

A U L A

43

Com esses dados, encontramos na tabela de velocidade de corte o valor 12-18 m/min. Agora podemos calcular a rpm. Lembra que devemos ficar com a mdia do valor encontrado na tabela? Pois bem, o resultado do clculo da rotao ser de 120 rpm. Passemos ao clculo do avano da mesa. Para isso vamos precisar do avano por dente da fresa. Consultando a tabela de avano por dente da fresa, vamos encontrar 0,20 mm/dente. Com isto j possvel calcular o avano da mesa, que de 240 mm/min. Percebeu que esses so os clculos dos parmetros de corte necessrios para regular a fresadora? Bem, aprendemos a escolher e a fixar a pea e a fresa mquina. Tambm determinamos os parmetros de corte com os quais regulamos a mquina. Agora s usinar!

Fresagem de superfcie plana perpendicular a uma superfcie de referncia (fresagem em esquadro)


Na oficina comum dizer sobre duas superfcies que formam um ngulo reto, isto de 90, que elas esto em esquadro. A expresso fresar em esquadro significa fresar uma superfcie em 90 com relao a uma outra. Em outras palavras, fresar uma superfcie perpendicular a uma superfcie de referncia. Fresar em esquadro o mesmo que usinar uma superfcie plana. Isso quer dizer que os critrios para a escolha da ferramenta e parmetros de corte so os mesmos. Ento, o que muda? O que muda que agora vamos tomar uma superfcie j usinada como referncia para usinar as demais. Veja figura a seguir.

Vamos ver como fazer? Primeiro, devemos escolher a fresa, lembra? Como vamos trabalhar com movimento discordante frontal e fresadora vertical, ela no pode ser a mesma recomendada para o primeiro caso. A fresa adequada agora a cilndrica frontal para mandril com chaveta transversal.

fresa cilndrica frontal para mandril com chaveta transversal

Mas ainda mantemos o tipo, isto , a fresa tipo H, visto que o material da pea continua sendo o ferro fundido. Feita a escolha da fresa, podemos escolher o meio de fixao da pea. Como no exemplo anterior, o meio recomendado a morsa.

A U L A

43

fixao em morsa

Para fixar a fresa, vamos usar um eixo porta-fresas curto. Este dispe de chaveta transversal e parafuso que asseguram uma boa fixao da fresa.

fixao de fresa em eixo porta-fresas curto

Acabamos de escolher os meios de fixao da pea e da fresa. Devemos ento determinar os parmetros de cortes. Estes so os mesmos que os encontrados no primeiro caso. Mas como vamos usinar os quatro lados da pea, precisamos dividir o valor do sobremetal por dois, a fim de determinar quanto ser retirado de cada superfcie. Vamos ver como fazer? Tnhamos que o sobremetal da pea era de 10 mm e a profundidade de corte de 5 mm.

Notemos que o dimetro da fresa menor que a largura da pea. Nesse caso, para remover a camada de material desejada, necessrio dar mais de uma passada com a fresa sobre a pea, mas sem alterar a profundidade de corte. Para tanto, s deslocar a mesa no sentido transversal ao seu avano.

A U L A

43

Neste momento, devemos observar que no mximo 2/3 do dimetro da fresa fiquem em contato com a pea. Isto favorece a refrigerao dos dentes da fresa, uma vez que necessariamente 1/3 de seu dimetro ficar fora. Recordar aprender A refrigerao dos dentes evita o superaquecimento da fresa e contribui, portanto, para o aumento da vida til desta.

Bem, escolhemos o tipo de fresa e como fix-la. E sabemos como efetuar o desbaste. O que falta? Fixar a pea e usinar suas superfcies. Vamos faz-lo? Para isso vamos retomar o exemplo do primeiro caso. Com a diferena que agora em vez de usinar uma s superfcie, vamos usinar quatro. O primeiro passo fixar a pea morsa. Dentre as quatro superfcies, escolha a de formato menos irregular, que se apia melhor contra o mordente fixo. Encoste esta superfcie ao mordente fixo da morsa e fixe-a, utilizando um rolete. Usine a primeira superfcie, que passa a ser ento a superfcie de referncia para as demais. Veja figura abaixo.

Dica tecnolgica Em geral, as peas em bruto tm formato irregular, o que torna difcil sua fixao. Isso pode ser solucionado, colocando-se um rolete entre a pea e o mordente mvel da morsa, como mostra a figura.

Como j temos uma superfcie de referncia, vamos aprender a usinar a segunda superfcie. Mas antes, retire a pea da morsa, lime as rebarbas e limpe a morsa. Em seguida, coloque de novo a superfcie de referncia da pea em contato com o mordente fixo da morsa. Fixe-a, utilizando um rolete.

Fixada a pea, usine a segunda superfcie em esquadro com a superfcie de referncia. Aps a usinagem, retire a pea da morsa, lime as rebarbas e limpe a morsa. Antes de usinar a terceira superfcie, verifique se a superfcie que voc acabou de usinar est em esquadro, isto , perpendicular superfcie de referncia. Para isso use um esquadro de luz.

A U L A

43

Agora podemos passar usinagem da terceira superfcie. Para isso, gire a pea em 180, isto , de maneira que a ltima superfcie usinada fique voltada para baixo e a superfcie de referncia continue encostada no mordente fixo. Fixe-a, utilizando um rolete. Usine a terceira superfcie.

Aps a usinagem, retire a pea da morsa, lime as rebarbas e limpe a morsa. Em seguida, para usinar a quarta e ltima superfcie, fixe de novo a pea, utilizando calos para apia-la bem contra a base da morsa. Usine esta superfcie.

Dica tecnolgica Use calos para assentar bem a pea. Se for necessrio, d umas pancadinhas de leve na pea at assent-la. Utilize um martelo de cobre ou lato, ou qualquer outro material macio, para no danificar a pea.

Acabando de usinar a quarta superfcie, solte a pea, lime as rebarbas. A pea est pronta.

Pare! AEstude! U L A Responda!

43

Exerccio 1 Complete as frases abaixo: a) Na fresagem frontal, a largura da superfcie a ser fresada no deve exceder a ........... do dimetro da fresa. b) Uma pea em bruto, de superfcie irregular, deve ser fixada morsa com o auxlio de ............................... para ficar mais bem assentada contra o mordente fixo. Exerccio 2 Escolha a alternativa correta. Entre a usinagem de uma superfcie e outra em esquadro, devemos: a) ( ) trocar a fresa; b) ( ) trocar o meio de fixao; c) ( ) limpar a morsa e retirar as rebarbas da pea; d) ( ) aumentar a rpm e o avano da mesa.

Fresagem de superfcie plana inclinada


H trs modos de fresar uma superfcie plana inclinada: pela inclinao da morsa, pela inclinao do cabeote vertical ou pela inclinao da mesa.

inclinao da morsa

inclinao da mesa

inclinao do cabeote

Dica tecnolgica A inclinao do cabeote deve ser feita aps a fixao e alinhamento da morsa ou da pea no sentido de deslocamento da mesa. Este alinhamento necessrio na fresagem de superfcies planas inclinadas e tambm na fresagem de rasgos, canais e rebaixos. O alinhamento da morsa ou da pea deve ser feito independentemente do tipo de fresadora com a qual estamos trabalhando.

A fresagem de superfcie plana inclinada segue os mesmos critrios que a fresagem em esquadro para a escolha da fresa e dos parmetros de corte. A diferena que com este tipo de fresagem, preciso fazer o alinhamento da morsa ou da pea no sentido de deslocamento da mesa. O alinhamento necessrio por que como se trata de fresagem de uma superfcie inclinada, se a mesa no avanar paralelamente superfcie da pea a tendncia o chanfro ficar desalinhado.

A U L A

43

Vamos aprender como fazer isso? Retomemos mais uma vez o exemplo dado no primeiro caso. Agora a pea de ferro fundido j est com as quatro superfcies usinadas. Pede-se ento para voc fresar uma superfcie inclinada a 45 em uma de suas arestas.

Por onde comear? Do mesmo modo que nos casos anteriores: pela escolha da fresa, dos meios de fixao e dos parmetros de corte. Nesse terceiro caso, como estamos tambm utilizando a fresadora vertical, a fresa deve ser tipo H e cilndrica frontal para mandril com chaveta. Ou seja, a mesma utilizada para a fresagem de superfcies perpendiculares a uma superfcie de referncia. Tambm devem ser os mesmos os meios de fixao da pea e da fresa e os parmetros de corte. Assim vamos utilizar morsa e um eixo porta-fresa curto. E os parmetros de corte sero: 120 rpm e 240 mm/min para o avano da mesa.

A U L A

Feito isso, podemos alinhar a morsa ou a pea. Veja como fazer. Primeiro, limpe a mesa da fresadora e a base da morsa. Fixe a morsa sobre a mesa.

43

Agora, fixe o relgio comparador ao cabeote da mquina. Para isso utilize uma base magntica.

Coloque a ponta do relgio comparador em contato com o mordente fixo da morsa.

Observao: Cuide para que a ponta do relgio comparador pressione o mordente em pelo menos uma volta, a fim de garantir o contato. Movimente a mesa manualmente ao longo do comprimento do mordente fixo da morsa.

A U L A

43

Observao: Acompanhe atentamente o movimento do ponteiro do relgio, para verificar se a morsa est alinhada ou no. Solte os parafusos de fixao da morsa. Corrija o alinhamento se necessrio. Para isso, gire a morsa no sentido inverso ao erro. Fixe de novo a morsa mesa da mquina. Repita estes passos quantas vezes for necessrio at obter no relgio comparador uma variao prxima a zero.

Dica tecnolgica O alinhamento da pea segue os mesmos procedimentos que os observados para o alinhamento da morsa. Ao alinhar a pea, certifique-se de que a superfcie de alinhamento tenha sido previamente usinada.

Voc aprendeu como alinhar a morsa e a pea em relao ao sentido de deslocamento da mesa. Agora s usinar!

Exerccio 3 Em que tipo de fresagem necessrio o alinhamento da morsa? Exerccio 4 Qual a mnima presso com que a ponta do relgio comparador deve trabalhar em contato com o mordente fixo da morsa quando estamos fazendo o alinhamento? Por qu? Exerccio 5 Em que sentido deve ser alinhado o mordente fixo da morsa?

Pare! Estude! Responda!

A A UA U L LA

44

44

Fresando ranhuras retas - I


a aula passada voc aprendeu como fresar superfcies planas e superfcies planas inclinadas. Viu como escolher os dispositivos para fixao da pea e da fresa de acordo com o trabalho a ser executado. E tambm como fixar a pea e a fresa mquina. Nesta aula voc vai aprender a fresar ranhuras retas. Ranhura o mesmo que entalhe, rasgo ou canal. Ento fresar ranhuras retas o mesmo que abrir canais retos em uma pea. Um exemplo de ranhura o entalhe da chave fixa, conhecida como chave de boca, utilizada para apertar parafusos de cabea sextavada ou quadrada. H vrios tipos de ranhuras retas. Nesta aula voc vai aprender como fazer ranhuras retas por reproduo do perfil da fresa. Esta uma operao que servir de base para outras como fresar rasgos em T, trapezoidais e outros. A operao de fresar ranhuras retas pressupe uma outra etapa conhecida como puxar coordenadas. Puxar coordenadas deslocar a ferramenta em relao a uma superfcie ou linha de referncia, at um ponto definido. Trata-se de uma etapa necessria que garante que a ranhura fique exatamente no lugar previsto no desenho da pea. Voc vai entender melhor quando falarmos sobre isso. Estude bem, e no se esquea de reler aulas passadas, caso voc precise relembrar conceitos j aprendidos!

Nossa aula

Como fresar ranhuras retas


Para fresar ranhuras retas, necessrio antes puxar uma coordenada. Vamos aprender a fazer isso? Puxar coordenadas em fresadoras Puxar uma coordenada deslocar a ferramenta de modo que ela fique na posio exata para executar o trabalho, conforme estabelecido no desenho da pea. O deslocamento da ferramenta feito em relao a um furo, um rebaixo ou mesmo uma superfcie j usinada da pea.

Para puxar coordenadas preciso tangenciar a superfcie de referncia da pea, isto , uma superfcie j usinada. Tangenciar o mesmo que tocar. Podemos tangenciar uma superfcie de referncia por meio da fresa, do centralizador ou de um pino retificado.

A U L A

44

Tangenciamento com a fresa Fixe a ferramenta mquina. Suba a mesa da fresadora e posicione a fresa ao lado da pea. Leve a pea at a fresa, de modo que voc possa observar quando esta toca a superfcie de referncia da pea.

tangenciamento com fresa circular (em fresadora horizontal)

tangenciamento com fresa de topo (em fresadora vertical)

Dica tecnolgica H dois modos de tangenciar a superfcie de referncia da pea com a fresa. Voc pode trabalhar com a fresa em movimento e em baixa rotao, como fazem os operadores experientes, ou girar a fresa manualmente, como os operadores menos experientes. Neste caso, a fresa no pode estar em movimento, isto , a mquina deve estar desligada. Zere o anel graduado da mesa da fresadora. Desa a mesa para afastar a pea da fresa. Puxando a primeira coordenada Puxe a primeira coordenada, deslocando a pea at a posio de usinagem.

Recordar aprender Antes de puxar a coordenada, voc precisa fazer o clculo do avano da mesa por diviso do anel graduado e de quantas divises deste anel voc deve avanar.

A U L A

44

Com a fresa posicionada sobre a pea, suba a mesa da fresadora lenta e cuidadosamente, at que a fresa tangencie a face superior da pea. Zere o anel graduado do fuso de subida da mesa. Dica tecnolgica Uma maneira de observar quando a ferramenta tangencia a pea utilizar um pedao de papel untado em leo e aderido superfcie da pea. No momento em que a ferramenta toca o papel, este se desprende da superfcie. Se voc usar este recurso, no esquea de acrescentar a espessura do papel coordenada de deslocamento, quando for fazer os clculos.

Retire a fresa de cima da pea. Puxando a segunda coordenada Suba mesa, para puxar a segunda coordenada, isto , a coordenada da profundidade de corte. Retire a pea.

Fique por dentro Para puxar coordenadas de preciso, recomendado o uso do centralizador marva ou de um pino retificado.

Tangenciamento com o centralizador marva O centralizador marva um dispositivo preso ao eixo-rvore por meio de um mandril ou pina. Ele constitudo de uma haste superior e uma inferior. A haste superior presa ao mandril e unida haste inferior por uma mola. A haste inferior entra em contato com a pea. As superfcies de contato das hastes se desalinham quando ocorre o tangenciamento, isto , quando o centralizador toca a superfcie de referncia da pea.

tangenciamento com o centralizador marva

Tangenciamento com o pino retificado O pino retificado um dispositivo fixado mquina por meio de um mandril ou pina. Para tangenciar a pea, pintamos o dispositivo com tinta de traagem. Sabemos que ocorreu o tangenciamento, porque a tinta do pino riscada no momento em que este toca a superfcie de referncia da pea.

A U L A

44

tangenciamento por meio de um pino retificado

Tanto o centralizador marva quanto o pino retificado apresentam a vantagem de no danificar a superfcie da pea a usinar. Por isso so recomendados para trabalhos em que necessrio tangenciar uma superfcie que no pode ser danificada. Voc aprendeu como puxar coordenadas, tangenciando a fresa superfcie de referncia. Podemos ento aplicar um exerccio. Vamos supor que temos de deslocar uma coordenada no valor de 30 mm. Sabendo que o passo do fuso da mesa da fresadora de 4 mm e que o anel graduado tem 100 divises, quantas divises no anel graduado devemos avanar? Primeira coisa a fazer calcular o valor do avano por diviso. Temos que: pf A= n divises em que: A = avano por diviso do anel graduado pf = passo do fuso n = n de divises do anel graduado Substituindo temos: 4 A= 100 A = 0,04 Ento, o avano por diviso do anel graduado igual a 0,04 mm. Com isso podemos calcular o nmero de divises a avanar. Temos que: x = valor da coordenada A Substituindo vem: x = 30 mm 0,04 x = 750 divises Respondemos questo. Para puxarmos a coordenada, devemos avanar 750 divises no anel graduado, ou seja, sete voltas e meia.

Pare! AEstude! U L A Responda!

44

Exerccio 1 Suponha que voc precisa deslocar uma coordenada no valor de 26 mm. Sabendo que o passo do fuso da mesa da fresadora de 6 mm e que o anel graduado tem 120 divises, quantas divises no anel graduado devem ser avanadas?

Fresar ranhuras retas por reproduo do perfil da fresa


Na fresagem de ranhuras retas por reproduo do perfil da fresa so obtidos perfis variados. Veja abaixo.

Vamos aprender a fazer uma ranhura reta por reproduo do perfil da fresa, por meio do exemplo a seguir. Suponha que voc deve abrir um canal em uma pea, conforme desenho abaixo. O que fazer?

Para comear, voc j deve ter alinhado a superfcie de referncia assim como a morsa. Tambm j deve ter determinado os parmetros de corte e escolhido a fresa. Vamos supor que a escolha recaiu sobre a fresa de topo de haste paralela, a qual s pode ser fixada por meio de mandril porta-pina. Ento, como continuar? Tangencie a fresa superficie de referncia e zere o anel graduado. Desa a mesa da fresadora e desloque a ferramenta no valor da coordenada. Este igual cota do desenho (20 mm) mais o dimetro da fresa (10 mm). Suba a mesa at tangenciar a superfcie da pea e zere o anel graduado. Retire a fresa de cima da superfcie da pea. Suba a mesa at a profundidade de corte desejada.

Recordar aprender Lembre-se de que voc s pode retirar at um mximo de 1/3 da altura da fresa por passada.

A U L A

44
Pare! Estude! Responda!

Faa a usinagem.

Exerccio 2 Responda s questes. a) Para que usamos a operao de puxar coordenadas? b) Para que tangenciamos a ferramenta uma superfcie de referncia?

A A UA U L LA

45

45

Fresando ranhuras retas - II


a aula passada voc aprendeu como fresar ranhuras retas por reproduo do perfil da fresa. Nesta aula voc vai aprender como fresar ranhuras em T, trapezoidal e de chaveta. Estude bem e faa os exerccios. E no hesite em recorrer a aulas passadas, quando necessrio!

Nossa aula

Como fresar ranhuras em T, trapezoidal e de chaveta


Como fresar uma ranhura em T A ranhura em T uma ranhura reta com perfil em forma da letra T T. Trata-se de uma ranhura encontrada em mesas de mquinas como plainas, fresadoras e furadeiras. As ranhuras em T funcionam como guias para porcas e parafusos, empregados na fixao de peas e dispositivos em mquinas. Veja detalhe abaixo.

As ranhuras em T so normalizadas pelas normas DIN, NBR e outras. Vamos ver como fresar uma ranhura em T? Fixe e alinhe a pea. Escolha a fresa adequada largura da ranhura. Para isso consulte uma tabela normalizada. Fixe a fresa.

Determine os parmetros de corte. Puxe a coordenada e frese a ranhura retangular. Deixe 0,5 mm a menos na profundidade para fazer o acabamento no fundo da ranhura. Troque a fresa para fazer o desbaste da ranhura em T. Utilize a fresa do tipo T, tambm chamada Woodruff. A haste da fresa deve ter dimetro menor que a largura da ranhura a ser feita. Desbaste a ranhura perpendicular anterior.

A U L A

45

Dica tecnolgica A operao de fresar ranhuras em T requer uma refrigerao contnua e abundante, para evitar aquecimento excessivo da fresa e garantir a remoo do cavaco. Caso no seja possvel usar refrigerante, pare a mquina para retirar os cavacos da ranhura. Caso contrrio, a ferramenta e a pea podem ser danificadas. Troque de novo a fresa. Se possvel, utilize fresa com dimenses normalizadas que permita fazer a ranhura em T em um s passe. Termine a ranhura. Para isso, centre a fresa e coloque-a na altura definitiva.

Dica tecnolgica Na etapa de acabamento, escolha o menor avano possvel. A fresa Woodruff muito sensvel e poder quebrar-se caso seja utilizado um avano superior ao que ela pode suportar.

Voc acabou de aprender como fazer uma ranhura em T. Podemos aplicar um exerccio. Vamos supor que voc deve fazer uma ranhura em T, conforme o desenho ao lado. Como proceder?

A U L A

45

Primeira coisa a fazer fixar e alinhar a pea. Depois, abra o canal com uma fresa cilndrica de topo de 10 mm de dimetro. Pode usar tambm uma fresa circular de trs cortes, com largura de 10 mm, como mostra a figura.

rasgo com fresa de topo

rasgo com fresa circular

Observao: Cuide para que o canal fique com no mximo 18,5 mm de profundidade. Troque a fresa por uma do tipo T para ranhura, conforme mostra o detalhe de tabela. d1 = 16 b=8 d2 = 6,5 d3 = 10 l1 = 12 l2 = 63

Abra o canal em T. Para isso posicione a fresa na altura de 19 mm como indicado no desenho da pea. Observou que o canal pedido tem 18 mm de largura e a fresa de trabalho, apenas 16 mm de dimetro? Como conseguir ento um canal de 18 mm? Simples! Depois que voc der uma passada com a fresa, o canal aberto ficar com 16 mm de largura. Para que ele mea 18 mm, voc vai precisar deslocar a mesa da fresadora em um mlimetro, no sentido transversal ao deslocamento dela. Aps isso, necessrio dar mais uma passada com a fresa, para usinar o mlimetro deslocado. Com isso voc obtm um canal com 17 mm de largura. E agora? Agora voc precisa deslocar a mesa da fresadora no sentido transversal em mais 2 mm. Mas, desta vez, em sentido inverso ao do primeiro deslocamento. Acompanhe o raciocnio. Se voc voltar a mesa da fresadora em apenas um milmetro,vai estar apenas centralizando a fresa no canal. Deslocando-a em 2 mm, voc estar posicionando a fresa de modo que ela retire um milmetro no outro lado do canal. Assim, o canal fica com 18 mm de largura, conforme pedido no desenho. Quanto altura de 8 mm, ela obtida com a fresa escolhida, isto , b = 8 mm. E est pronta a ranhura em T! Agora s limpar a pea e retirar as rebarbas.

Exerccio 1 Qual a fresa T mais indicada para usinar um canal em T conforme desenho a seguir? (Utilize tabela DIN)

Pare! A U L Estude! A Responda!

45

Exerccio 2 Que tipos de fresas devem ser utilizadas, para abrir um rasgo retangular a fim de fresar um canal em T? Exerccio 3 Por que se deve utilizar refrigerao em abundncia para fresar rasgos em T? Exerccio 4 Por que preciso utilizar pequenos avanos da mesa da fresadora quando se usam fresas do tipo Woodruff?

A U L A

Como fazer uma ranhura trapezoidal


A ranhura trapezoidal tem perfil em forma trapezoidal. Ela utilizada na construo de guias para elementos de mquinas. H vrios tipos de ranhura trapezoidal. Dentre elas a mais comum a ranhura conhecida como rabo-deandorinha. Veja abaixo.

45

rabo-de-andorinha

Vamos ver como fazer uma ranhura trapezoidal? Siga os passos. Fixe e alinhe a pea. Fixe a fresa para fazer a ranhura retangular. Puxe a coordenada. Determine os parmetros de corte. Frese uma ranhura de seo retangular, inscrita na seo trapezoidal. Deixe aproximadamente 0,5 mm de sobremetal no fundo e nas laterais do rasgo retangular, para fazer o acabamento.

Troque a fresa por uma fresa angular, de acordo com o perfil desejado da ranhura. Frese a ranhura. Dica tecnolgica Utilize em abundncia jato de refrigerante para remover os cavacos da ranhura.

Como fazer um rabo-de-andorinha


Agora que voc aprendeu a fresar ranhuras retas trapezoidais, podemos aplicar um exerccio, no mesmo? Vamos fazer um rabo-de-andorinha? Para comear alinhe e fixe a pea. Em seguida abra a ranhura retangular, de modo que ela fique com 7,5 mm de profundidade e largura menor que a medida y, mostrada no desenho a seguir. Para isso necessrio calcular a medida da ranhura. Veja como fazer.

Vamos supor que voc recebeu uma pea conforme o desenho abaixo. O que fazer?

A U L A

45

Observe o tringulo abaixo:

Recordar aprender cateto oposto cateto adjacente

tangente =

Em seguida, fazemos o clculo: Tg 60 = 8 r \x= 8 @ 4,6 1,73

x=

8 Tg60

O resultado encontrado foi x = 4,6 mm, no mesmo? Agora voc j pode calcular a abertura y. Para isto s montar o clculo como segue. y = 47 - 2 (4,6) - 2 0,5 = 36,8 mm Ento, o mximo de largura que a ranhura retangular pode ter 36,8 mm, aproximadamente. Dica tecnolgica O valor 0,5 mm da equao dada corresponde ao sobremetal deixado nas laterais da ranhura para fazer o acabamento.

A U L A

45

Para um valor de y = 36 e x = 4,6, o dimetro (d1) mximo da fresa deve ser de 40 mm. Com isso, voc consegue usinar um lado do rabo-de-andorinha de cada vez.

Feitos os clculos, hora de escolher a fresa angular. Esta pode ser uma fresa angular de topo para mandril ou uma fresa angular com haste cilndrica. Vamos supor que voc tenha optado pela fresa angular de haste cilndrica. S resta agora conhecer as medidas desta fresa. Isto fcil. Sabendo as medidas da ranhura que a fresa deve abrir, 47 mm x 8 mm e 60, e que o dimetro mximo (d1) da fresa 40 mm, s consultar uma tabela de dimenses normalizadas de fresas, como mostrado abaixo.

Voc deve ter encontrado que a fresa com dimetro mais prximo a 40 mm a de 25 mm, como no detalhe abaixo, no mesmo? 60 25 10 67 12

Agora s usinar. Para isso, utilize a fresa escolhida e fixe-a ao mandril porta-pinas. A fresa est centralizada no canal retangular. Ento, desloque a mesa no sentido transversal, de forma a usinar uma das laterais da ranhura. Usine esta lateral.

Feito isso, desloque a mesa no sentido transversal, contrrio ao primeiro deslocamento. Usine a segunda lateral. Dica tecnolgica As fresas angulares so frgeis porque seus dentes formam ngulos muito agudos. Por isso, sempre que trabalhar com elas, adote o movimento discordante. Ainda, no nicio da fresagem, utilize avano manual da mesa. Depois, para terminar a fresagem, passe para o avano automtico. Assim, voc evita danos fresa, como a quebra de dentes. Voc viu como fazer para fresar um rabo-de-andorinha. Que tal responder a algumas questes? Exerccio 5 Que fresa voc deve utilizar para fresar um rabo-de-andorinha, conforme o desenho abaixo? (Consulte tabela normalizada de fresas, p. 54)

A U L A

45

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 6 Por que necessrio determinar os valores de x e y , quando se usina um rasgo do tipo rabo-de-andorinha? Exerccio 7 Para que preciso deixar um sobremetal de 0,5 mm nas paredes da ranhura retangular, quando se usina um rasgo do tipo rabo-de-andorinha? Exerccio 8 Por que se deve optar pelo movimento discordante quando se usina um rasgo do tipo rabo-de-andorinha?

Como fazer ranhuras de chavetas


A ranhura de chaveta um rasgo onde se encaixa a chaveta. A chaveta um elemento de mquina, normalizado, que transmite movimento de rotao a outros elementos. Tome -se o exemplo de uma polia montada em um eixo de motor. Sem a chaveta, o eixo gira em falso e no transmite o movimento de rotao para a polia. Para abrir uma ranhura ou rasgo de chaveta, seguimos os mesmos passos das operaes anteriores de fresar ranhuras retas. O cuidado est na escolha da fresa, a qual vai depender do perfil do rasgo que se quer obter. Em geral, utilizamos fresa de topo, fresa do tipo Woodruff ou fresa circular de trs cortes normalizadas, segundo as dimenses da chaveta.

A U L A

45

Vamos ver como fazer rasgos de chaveta? Vamos supor que voc deve fazer um rasgo de chaveta do tipo Woodruff, conforme desenho abaixo. Por onde comear?

Fixe e alinhe a pea. Em seguida, consulte a tabela de fresas normalizadas para determinar as medidas da fresa Woodruff. Estas medidas devem ser adequadas para abrir um rasgo de 6 mm x 8,4 mm, conforme indicado no desenho da pea.

A fresa indicada a que tem as seguintes dimenses: 6 x 10 25 7,5 10 6 60 46

Feito isso, fixe a fresa com um mandril porta-pinas. Em seguida, determine os parmetros de corte e tangencie a lateral da pea com a fresa.

A U L A

45

Agora desa a mesa da fresadora e puxe a coordenada at o centro do eixo. Depois, suba a mesa lenta e cuidadosamente, a fim de tangenciar de novo a superfcie com a fresa.

Zere ento o anel graduado do fuso de subida da mesa e usine a pea. Para isso, suba de novo a mesa lenta e cuidadosamente, at obter a profundidade do rasgo. Utilize o avano manual.

Dica tecnolgica Na operao de fresar rasgos de chaveta do tipo Woodruff, o avano da ferramenta deve ser manual e lento, para evitar a quebra da fresa. Ainda, a refrigerao deve ser contnua e abundante, para evitar excessivo aquecimento da ferramenta e possibilitar a remoo dos cavacos. Com isto, evita-se tambm a quebra da ferramenta.

Exerccio 9 Assinale a alternativa correta: O dimetro da haste da fresa Woodruff para ranhuras em T deve ser: a) ( ) igual largura da ranhura retangular; b) ( ) maior que a largura da ranhura retangular; c) ( ) menor que a largura da ranhura retangular; d) ( ) menor que o comprimento da ranhura retangular.

Pare! Estude! Responda!

A U L A

45

Exerccio 10 Responda: Para que serve uma ranhura em T em mesas de mquinas? Exerccio 11 Que fresa Woodruff deve ser usada para abrir o rasgo de chaveta Woodruff? b = 8 mm h = 10 mm Exerccio 12 Ordene de 1 a 8 os passos abaixo, para abrir um rasgo em T. a) ( ) Fixe a fresa. b) ( ) Puxe a coordenada e frese a ranhura retangular. c) ( ) Centre a fresa na altura e termine a ranhura. d) ( ) Fixe e alinhe a pea. e) ( ) Escolha a fresa adequada largura da ranhura. f) ( ) Troque a fresa novamente. g) ( ) Determine os parmetros de corte. h) ( ) Troque a fresa para fazer o desbaste da ranhura em T. Exerccio 13 Complete as sentenas abaixo: a) A ................... um elemento de mquina normalizado que transmite movimento de rotao. b) Geralmente, utilizamos fresa.................... , fresa ................... de trs cortes, normalizadas segundo as dimenses da chaveta Woodruff. c) A escolha da fresa depende do ................... do rasgo ou ranhura que se quer obter. d) Na falta da chaveta, o eixo gira em falso e no transmite o movimento de ....................

A L AL AUU

46 Fresando com aparelho divisor


a aula passada voc viu como fresar ranhuras retas do tipo T, trapezoidal e de chaveta. Nesta aula voc vai aprender como fresar utilizando o aparelho divisor universal. Clculo Tcnico Tcnico), o aparelho divisor um Como voc deve estar lembrado (Clculo acessrio utilizado na mquina fresadora para fazer divises no movimento de giro da pea. As divises so muito teis, quando se quer fresar com preciso superfcies, que devem guardar uma distncia angular igual distncia angular de uma outra superfcie, tomada como referncia. Assim, o aparelho divisor permite fresar quadrados, hexgonos, rodas dentadas ou outros perfis, que dificilmente poderiam ser obtidos de outra maneira. Estude bem e faa os exerccios. No hesite em pedir ajuda ao seu orientador de aprendizagem ou a recorrer a aulas e mdulos passados, caso necessrio.

46

Fresar um quadrado com aparelho divisor universal


O aparelho divisor universal permite fazer divises direta, indireta e diferenciais. Nesta aula voc vai ver como fresar, utilizando a diviso direta. Os procedimentos para fresar com o aparelho divisor universal so os mesmos que para qualquer operao de fresagem. Assim, voc escolhe o tipo e dimenses da fresa, dependendo do perfil que vai ser trabalhado, bem como do material da pea e da fresadora de que voc dispe. O que muda que agora voc vai precisar fazer alguns clculos de diviso e tambm aprender como fixar a pea ao aparelho divisor. Vamos ver como fazer isso ? Vamos supor que voc recebe uma pea cilndrica, conforme desenho ao lado. Pede-se para voc fresar em uma de suas extremidades um quadrado de 25 mm. Por onde comear?

Nossa aula

A U L A

46

Escolha o disco divisor. Este dever ter um nmero de furos mltiplo do nmero de superfcies a serem fresadas. Como voc deve fresar um quadrado, o disco deve ter um nmero de furos mltiplo de 4, no mesmo? Ento vamos supor que voc tenha escolhido um disco de 24 furos. Calcule o nmero de furos ou encaixes do disco divisor. Com este clculo, voc vai saber exatamente quantos furos devem ser deslocados para usinar cada superfcie do perfil desejado, em relao primeira. Veja a frmula abaixo: D N

E=

D = nmero de furos do disco divisor N = divises a efetuar E = nmero de furos a deslocar Substituindo vem: E = 24 4

E = 6 Ento, voc deve deslocar 6 furos no disco de 24, para usinar as superfcies do quadrado. Como o dimetro da pea tem 36 mm, ser que possvel fresar o quadrado de 25 25 de lado como pedido? Qual a soluo? Calcular o dimetro mnimo que a pea deve ter. Calcule o dimetro mnimo da pea. Veja a frmula abaixo: a 2 = b 2 + c2 Substituindo vem : a2 a2 a2 a a = 252 + 252 = 625 + 625 = 1250 = 1250 = 35,35

Com este clculo, voc encontrou que o dimetro mnimo da pea de, aproximadamente, 35,35 mm. Portanto, possvel fazer o quadrado, visto que a pea tem 36 mm de dimetro. Com isso, voc pode passar fresagem.

Fixe a pea. Para isso, fixe primeiramente uma das extremidades na placa do cabeote divisor. Em seguida, a outra extremidade em um contraponta, caso o comprimento da pea (L) seja maior que 1,5 vez o dimetro da pea (D). Se se tratar de uma pea de comprimento (L) menor que 1,5 vez o dimetro (D), no preciso utilizar o contraponta. Nesse caso, utilize somente a placa universal. Veja figuras abaixo:

A U L A

46

Dica tecnolgica A extremidade da pea onde ser colocado o contraponta deve ser furada no torno com uma broca de centro.

Escolha a fresa e em seguida fixe-a. Determine os parmetros de corte. Determine a profundidade de corte. Veja como fazer. a= D-d 2

a = profundidade de corte D = dimetro do material d = medida do quadrado Resolvendo, vem: a= 36 - 25 2 11 2

a=

a = 5,5 Voc tem ento que, para fresar um quadrado de 25 mm em um eixo de 36 mm de dimetro, a profundidade de corte necessria igual a 5,5. Veja figura acima. Tangencie a superfcie da pea com a fresa. Zere o anel graduado do fuso de subida da mesa. Retire a fresa de cima da pea. Suba a mesa at a profundidade de corte desejada. Usine a primeira face plana. Mea a face usinada. A medida encontrada deve corresponder metade do dimetro da pea mais a metade da medida de um lado do quadrado, como na figura acima, ou seja: 18 + 12,5 = 30,5. A figura a seguir mostra a pea fixa placa do divisor e com uma face j usinada.

A U L A

46
Gire no divisor 6 furos para fresar a segunda superfcie perpendicular primeira. Usine as demais superfcies, seguindo o mesmo procedimento utilizado para a fresagem da segunda superfcie. No esquea de conferir a medida a cada superfcie usinada.

Voc acabou de aprender como fresar um quadrado, utilizando o aparelho divisor universal e diviso direta. Que tal responder a algumas questes?

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 1 x ) que um material deve ter, para que se possa Qual o mnimo dimetro (x fresar um quadrado de lados igual a 20 mm?

Exerccio 2 Com que ferramenta deve ser feito o furo de centro para fixar o contraponta pea? Exerccio 3 Quantos furos devem ser deslocados para fazer cada uma das faces de um sextavado em uma pea, utilizando-se um disco de 18 furos no aparelho divisor? Exerccio 4 Que discos devemos utilizar para fresar oito lados equiangulares em uma pea? (Utilize a tabela de discos ao lado.)
FUROS DISCOS

1 15 16 17 18 19 20

2 21 23 27 29 31 33

3 37 39 41 43 47 49

A L AL AUU

47 Furando com a fresadora


esta aula voc vai aprender sobre a operao de furar na fresadora. Trata-se de uma operao utilizada para fazer furos de pouca preciso ou como uma operao prvia a outras operaes como a de mandrilar ou alargar. Estude bem e no hesite em rever aulas passadas para relembrar assuntos j aprendidos, como puxar coordenadas, escolher uma broca ou clculo de rpm, entre outros.

47

Como furar na fresadora


Dependendo do trabalho a ser feito, a operao de furar na fresadora executada com uma broca. Esta fixada diretamente na rvore horizontal ou vertical da mquina, ou por meio de um mandril porta-brocas. Nesta aula, vamos utilizar uma fresadora universal e fixar a broca no cabeote vertical por meio de um mandril. A pea ser fixada em uma mesa divisora com relao de 40/1. Veja, ao lado, a figura de uma mesa divisora. Fique por dentro A mesa divisora tambm utilizada para fresar ranhuras de trajetrias circunferenciais, abrir ranhuras internas ou externas e fresar contornos. Veja as figuras a seguir.

Nossa aula

ranhura circunferencial

ranhuras internas e externas

contorno

A U L A

Vamos ver ento como furar na fresadora? Vamos supor que voc precisa fazer 12 furos distantes 30 um do outro, conforme desenho. Por onde comear?

47

Centralize o eixo do divisor com o eixo da rvore da fresadora. Dica tecnolgica Voc pode centralizar o eixo do divisor com a rvore da fresadora de duas maneiras. A primeira por meio de pontos de centragem e a segunda por meio de um cilindro-padro e relgio apalpador.

pontos de centragem

cilindro-padro

Fixe a pea na mesa divisora. Monte o disco divisor na mesa divisora. Para isso voc precisa fazer o clculo da diviso angular.

Clculo da diviso angular


Para calcular a diviso angular, voc utiliza a seguinte frmula: Vm = ca 360

em que: Vm c a 360 = = = = nmero de voltas do manpulo nmero de dentes da coroa do divisor ngulo a ser deslocado ngulo de uma volta completa

Substituindo vem: Vm = Vm = 40 30 360 1200 360 120 6 \ 3 360 18

A U L A

47

Simplificando vem: Vm = 3

O resultado mostra que para fazer furos distantes 30 uns dos outros, voc vai precisar dar trs voltas completas no manpulo e avanar 6 furos em um disco de 18 furos. Monte a broca de centro no mandril porta-brocas e regule a rpm. Puxe a coordenada e trave a mesa da fresadora . Faa os furos de centro. Retire a broca de centro e monte a broca helicoidal.

Recordar aprender As brocas helicoidais so classificadas em H , N e W . Assim, escolha o tipo de broca e os ngulos de afiao em funo do material a usinar.

Regule de novo a rpm. Inicie a furao com movimento manual. Para isso, leve a pea at broca, fazendo com que esta penetre at o incio da parte cilndrica. Observao: Retire com freqncia o cavaco com um pincel a fim de evitar que a broca se quebre.

Termine a furao com o avano automtico. Para isso, situe e fixe os limitadores de fim de curso da mesa. Dicas tecnolgicas Refrigere com freqncia a zona de corte com fluidos de corte adequados. Caso a broca de trabalho tenha dimetro superior a 12 mm, faa primeiro um furo de guia com uma broca de dimetro ligeiramente superior a alma da broca. Quando for fazer furos no passantes, utilize o paqumetro ou um calibre de profundidade para verificar a profundidade. Limpe o furo antes. Gire o manpulo da mesa divisora no valor encontrado no clculo, a fim de posicionar a pea para fazer o segundo furo. Repita o passo acima para fazer os furos restantes. Rebarbe os furos.

Pare! AEstude! U L A Responda!

47

Exerccio 1 Que acessrio da fresadora utilizado para fresar ranhuras de trajetria circunferencial? Exerccio 2 Qual deve ser o dimetro do furo de guia, se o dimetro final de furo for maior que 12 mm? Exerccio 3 Voc precisa fazer furos distantes em 45 um do outro em uma pea fixada a uma mesa divisora. Sabendo que a coroa desta mesa tem 120 dentes, determine: a) o nmero de voltas que deve ser dado no manpulo; b) o nmero de furos do disco a ser montado na mesa.

A L AL AUU

Fresando engrenagens cilndricas com dentes retos


a aula passada voc viu como furar na fresadora, utilizando a mesa divisora. Nesta aula voc vai aprender a fresar engrenagens, utilizando o aparelho divisor universal e fazendo a diviso indireta. A operao de fresar engrenagens uma das mais importantes que o fresador executa. Ela pode ser realizada em mquinas fresadoras, no caso de uma s engrenagem. Ou em mquinas especiais, quando se trata de produo em srie, como veremos mais tarde na aula reservada para isso. Voc provavelmente sabe o que engrenagem. um conjunto de pelo menos duas rodas dentadas em que uma transmite movimento outra. Mas no dia-adia da oficina, costuma-se chamar engrenagem prpria roda dentada. A engrenagem tem vrias aplicaes. Assim voc vai encontrar engrenagens em uma mquina de moer cana ou no cmbio de um automvel. Alm de, naturalmente, encontrar engrenagens no sistema de transmisso de movimento das mquinas, de um modo em geral. Estude bem, faa os exerccios e, quando necessrio, no hesite em rever conceitos dados em aulas anteriores.

48

48

Como fresar engrenagens cilndricas com dentes retos


J dissemos que as engrenagens podem ser produzidas em mquinas especiais alm das fresadoras. Nas fresadoras, os dentes das engrenagens so usinados com fresas de perfil constante tambm chamadas de fresas mdulo. O conceito de mdulo j foi introduzido em Clculo Tcnico. Nesta aula voc vai aprender como fazer os clculos para selecionar corretamente a fresa mdulo e poder assim usinar as engrenagens. Mas primeiro vamos retomar o conceito de mdulo.

Nossa aula

A U L A

48

Recordar aprender Mdulo de uma engrenagem o quociente resultante da diviso do dimetro primitivo pelo nmero de dentes. O mdulo sempre expresso em milmetros. Com o mdulo, voc pode calcular quase todas as dimenses de uma engrenagem. O mdulo normalizado e expresso com nmeros inteiros ou decimais muito simples. Veja abaixo a figura de um mdulo.

Percebeu o que o mdulo? Cada parte do dimetro primitivo, no mesmo? Isso nos leva a deduzir que se o mdulo expresso em uma medida inteira ou decimal muito simples, tambm sero expressas por nmeros inteiros e decimais muito simples a medida do dimetro primitivo e outras dimenses mltiplas do mdulo. Voc relembrou o conceito de mdulo, podemos ento calcular os elementos necessrios construo de um par de engrenagens. Vamos supor que voc recebe a tarefa de fazer um par de engrenagens. Voc sabe que o nmero de dentes da engrenagem 1 (Z1) igual a 25, o da engrenagem 2 (Z2) igual a 80 e o mdulo igual a 3. Por onde comear? Primeiro, voc deve conferir se as dimenses da pea (o blanque) que recebeu esto corretas. Para isso, voc calcula os dimetros primitivo e externo das engrenagens bem como o comprimento dos dentes.

Clculo do dimetro primitivo das engrenagens


m= dp \ dp = m Z z

Calculando vem: para a engrenagem 1 dp1 = m Z1 dp1 = 3 25 dp1 = 75 mm

para a engrenagem 2 dp2 = m Z2 dp2 = 3 80 dp2 = 240 mm

Assim, tem-se que o dimetro primitivo da engrenagem 1 igual a 75 mm e o da engrenagem 2 igual a 240 mm. Feito isso, voc pode calcular o dimetro externo (de) das engrenagens.

Clculo do dimetro externo das engrenagens


de = dp + 2 m

A U L A

48

para a engrenagem 1 de1 = 75 + 2 3 \ de1 = 75 + 6 \ de1 = 81 mm para a engrenagem 2 de2 = 240 + 2 3 \ de2 = 240 + 6 \ de2 = 246 mm
Assim, o dimetro externo da engrenagem 1 igual a 81 mm e o da engrenagem 2 igual a 246 mm. Essas devem ser tambm as medidas do dimetro externo dos blanques. Aps isso, preciso calcular o comprimento dos dentes (b) das engrenagens. Dica tecnolgica Segundo a ABNT, a medida do comprimento dos dentes oscila de 6 a 10 m. usual trabalhar com a mdia: 8 m.

Clculo do comprimento dos dentes


Tanto para a engrenagem 1 quanto para a engrenagem 2, tem-se que: b=8m b=83 b = 24 mm Com os valores encontrados, voc pode conferir o dimetro externo e a largura dos blanques. Esta deve ser igual medida do comprimento dos dentes. E em seguida calcular a altura dos dentes, a fim de determinar quanto voc dever aprofundar com a fresa no blanque para construir a engrenagem. Para isso, voc precisa conhecer o ngulo de presso (Elementos de Mquina e Clculo Tcnico) Tcnico). Veja figura abaixo.

Recordar aprender O ngulo de presso (a) pode ter 15 ou 20, conforme o perfil da fresa que for utilizada. O mais utilizado o de 20.

A U L A

Clculo da altura do dente


Antes de calcular a altura do dente, preciso saber que ela normalizada como segue: DIN/ABNT 2,166 m ASA (USA) 2,157 m ISO (UNE 10.016) 2,25 m

48

Vamos supor que para executar sua tarefa, voc vai usar a norma DIN/ABNT e a = 20. Qual deve ser ento o valor de h? Voc tem que: h = 2,166 m Substituindo vem: h = 2,166 3 h = 6,498 mm Assim, a altura do dente de 6,498 mm. Isso significa que a fresa deve penetrar no blanque nesta profundidade. Veja a figura abaixo.

Feitos todos os clculos, s resta escolher a fresa.

Escolha da fresa
As fresas para usinar engrenagens so as fresas mdulo. Elas so fornecidas em um jogo de oito para cada mdulo at o mdulo 10. A partir deste mdulo, as fresas mdulo so fornecidas em um jogo de 15, porque os perfis dos dentes tm maior dimenso. Dica tecnolgica Acima do mdulo 4, recomenda-se que a engrenagem seja desbastada com uma fresa apropriada. E em seguida, para o acabamento, pode-se retomar a fresa de trabalho original.

A escolha da fresa est condicionada ao nmero de dentes das engrenagens.


N DA FRESA MDULO N DE DENTES DA ENGRENAGEM

A U L A

1 2 3 4 5 6 7 8

(Z) 12 e 13 14 a 16 17 a 20 21 a 25 26 a 34 35 a 54 55 a 134 135 para cima e cremalheira

48

J para usinar engrenagens acima do mdulo 10, o jogo de 15 fresas fornecido como segue:
N DA FRESA N DE DENTES

1 (Z) 12

11/2 13

2 14

21/2 15 e 16

3 17 e 18

31/2 19 e 20

4 21 e 22

41/2 23 e 25

5 26 e 29

51/2 30 e 34

6 35 e 41

61/2 42 e 54

7 55 e 79

71/2

80 135 e para 134 cima

Com esses dados, voc j pode escolher a fresa para executar sua tarefa. Assim, para a engrenagem 1, em que Z1 = 25, a fresa deve ser a nmero 4. J para a engrenagem 2, em que Z2 = 80, a fresa deve ser a nmero 7.

Usinando dentes retos para engrenagens clndricas


Voc vai aprender a usinar dentes retos, utilizando a mesma tarefa do incio da aula. Nela pede-se que voc faa um par de engrenagens, sendo que a engrenagem 1 deve ter 25 dentes e a engrenagem 2 ter 80 dentes. Voc tem ainda as seguintes medidas:

engrenagem 1 Z = 25 dp = 75 mm de = 81 mm b = 24 mm a = 20 h = 6,498 mm

engrenagem 2 Z = 80 dp = 240 mm de = 246 mm b = 24 mm a = 20 h = 6,498 mm

Fresando a engrenagem 1
Monte e prepare o cabeote divisor. Para isso voc precisa calcular o nmero de furos que o disco deve ter. Este clculo, como dissemos no incio da aula, deve ser o da diviso indireta. Vamos ver como fazer?

Clculo da diviso indireta


A diviso indireta mais utilizada que a diviso direta, pois permite maior nmero de divises. O nome diviso indireta provm do sistema de transmisso de movimento do manpulo para a rvore. Veja a figura a seguir.

A U L A

48

Para fazer uma diviso indireta simples, utiliza-se a seguinte frmula: n= RD Z

em que: RD = relao do divisor Z = nmero de divises a efetuar Dica tecnolgica A relao do divisor de 40/1, 60/1, 80/1 e 120/1, sendo a mais utilizada a de 40/1. Vamos supor que o cabeote da mquina com a qual voc est trabalhando tenha uma relao de diviso de 40/1. Agora s efetuar o clculo. Ento para uma engrenagem de 25 dentes e uma relao de divisor de 40/1, tem-se que: RD Z Substituindo vem: n=
40 25

discos

n = 40 ou 15 1 furos volta 25 Com o resultado obtido, tem-se que preciso dar uma volta e mais 15 furos em um disco de 25 furos. Como no existe um disco de 25 furos, necessrio montar uma frao equivalente a 15/25. Veja abaixo: 15 25 5 = 3 5 5

A frao obtida leva a outra frao equivalente. Isto vai permitir escolher um disco com nmero de furos normalizados. Veja: 3 5 3 = 9 3 15

O resultado encontrado foi 9/15. Isto significa que voc deve utilizar um disco com 15 furos e nele deslocar 9 furos. Dica tecnolgica Voc pode tambm utilizar um disco de 20 furos e deslocar 12. Resumindo, para cada dente fresado, voc deve girar uma volta completa e mais 9 furos no manpulo do aparelho divisor. Vamos usinagem: Fixe a pea em um mandril e este no aparelho divisor. Fixe o disco no aparelho divisor e regule o setor para 9 furos. Veja a figura ao lado. Fixe a fresa. Esta deve ser para mdulo 3, n 4, uma vez que a engrenagem deve ter 25 dentes. Observao: Sabemos que a fresa a utilizar deve ser a mdulo 3, n 4, pela tabela normalizada de fresas. Faa a primeira ranhura. Para isso, posicione a fresa no centro do eixo e tangencie a pea. Retire a fresa de cima da pea e suba a mesa at a profundidade de corte desejada. Inicie o corte manualmente e em seguida complete o passe com o movimento automtico. Observao: D quantos passes forem necessrios para obter a altura do dente que h = 6,498 mm.

A U L A

48

Gire a pea para fresar a ranhura seguinte. Para isso, desloque novamente o manpulo do aparelho divisor em uma volta mais 9 furos. Faa a ranhura. Aps isso, estar pronto o primeiro dente. Mea o dente usinado. Veja a figura.

Proceda da mesma maneira para fazer as demais ranhuras e dentes.

A U L A

Fresando a engrenagem 2
Para fresar a engrenagem 2, voc deve seguir os mesmos passos que para fresar a engrenagem 1. Mas com algumas diferenas. Como agora a engrenagem a usinar deve ter 80 dentes, vai ser necessrio escolher um outro disco para o aparelho divisor assim como uma outra fresa. Escolher a fresa simples. Basta consultar a tabela. Sabendo que m = 3 e Z = 80, a fresa deve ser a mdulo 3, n 4. Quanto ao disco necessrio fazer o clculo de diviso indireta.Vamos faz-lo? Vamos tomar a frmula: n = RD Z Substituindo vem: n= 40 80

48

Simplificando vem: 1 2 Com o resultado obtido, isto , 1/2, sabe-se que preciso dar meia-volta em qualquer disco de nmero par de divises. n=

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 1 Que fresa deve ser utilizada para fresar uma engrenagem com 120 dentes e mdulo 4? (Utilize a tabela.) Exerccio 2 Sabendo que a engrenagem a fresar tem 120 dentes e a relao do aparelho divisor de 40/1, responda: a) Quantos furos deve ter o disco divisor? b) Quantas voltas e quantos furos devem ser avanados?

A L AL AUU

Fresando engrenagens cilndricas com dentes helicoidais


a aula passada voc viu como fresar engrenagens cilndricas de dentes retos, utilizando o aparelho divisor universal e diviso indireta. Nesta aula voc vai aprender a fresar engrenagens cilndricas com dentes helicoidais, utilizando uma grade de engrenagens. Para fresar engrenagens de dentes helicoidais, voc vai utilizar outros conceitos como passo normal (pn), passo frontal (pf), passo da hlice (ph), passo constante da fresadora e nmero de dentes imaginrios (Zi). Estude bem! E no esquea de recorrer a aulas passadas, caso necessrio.

49

49

Como fresar engrenagens cilndricas com dentes helicoidais


Para fresar engrenagens cilndricas com dentes helicoidais, preciso conhecer o ngulo de inclinao (b). Este apresenta os seguintes passos: passo normal, frontal e o passo da hlice (ph). Veja figura.

Nossa aula

O passo da hlice calculado por meio da seguinte frmula: ph = dp p tgb

Tambm preciso conhecer o passo constante da fresadora bem como a grade de engrenagens. O passo constante da fresadora (pc) dado pelo valor da relao de transmisso do aparelho divisor vezes o valor do passo do fuso da mesa (pF), ou seja, pc = RD pF .

A U L A

Com o passo constante da fresadora calcula-se a grade de engrenagens. Grade de engrenagens um conjunto de engrenagens que transmite movimento sincronizado entre o fuso da mesa e o aparelho divisor universal. Veja figura a seguir.

49

O nmero de dentes das engrenagens que compem a grade determinado por meio da seguinte relao: passo constante da fresadora = passo da hlice da engrenagem engrenagens motrizes engrenagens conduzidas

Tambm importante a escolha da fresa mdulo. Esta pode ser feita utilizando-se o nmero de dentes normal e o ngulo b ou calculando-se o nmero de dentes imaginrio da fresa. O clculo do nmero de dentes imaginrio (Zi) feito por meio da seguinte frmula: Zi = Z 3 cos b

Com o resultado desta equao, consulta-se a tabela normalizada de fresas mdulo e obtm-se o nmero da fresa. Com essas informaes, podemos passar usinagem. Vamos supor que voc recebe a tarefa de fazer uma engrenagem cilndrica de dentes helicoidais, em que: Z = 50 b = 22 mn = 3 passo do fuso = 5 mm RD = 40 1

coleo de engrenagens: 25, 30, 40, 50, 55, 60, 70, 80, 90, 100 e 127. Como fazer? Primeiramente, voc deve calcular o mdulo frontal da engrenagem.

Clculo do mdulo frontal da engrenagem


mf = m cosb

A U L A

49

mf =

3 0,92718

mf = 3,236 Ento, o mdulo frontal da engrenagem igual a 3,236 mm. Em seguida, voc calcula o dimetro primitivo.

Clculo do dimetro primitivo da engrenagem


mf = dp \ dp = mf Z Z

Calculando vem: dp1 = mf Z1 dp1 = 3,236 50 dp1 = 161,8 mm Assim, tem-se que o dimetro primitivo da engrenagem igual a 161,8 mm. Feito isso, voc pode calcular o dimetro externo (de) da engrenagem.

Clculo do dimetro externo da engrenagem


de = dp + 2m de = 161,8 + 2 3 de = 161,8 + 6 de = 167,8 mm O dimetro externo da engrenagem igual a 167,8 mm. Essa deve ser tambm a medida do dimetro externo do blanque. Aps isso, pode-se calcular a espessura (b) da engrenagem e a altura do dente. Para a espessura, aplica-se a mesma frmula utilizada para o clculo do comprimento de dentes retos, isto : b = 8 3. Tambm uma velha conhecida sua a frmula para o clculo da altura do dente, ou seja: h = 2,166 3 \ h = 6,498 mm Agora, j possvel escolher a fresa. Para isso, vamos utilizar o clculo do nmero de dentes imaginrio (Zi).

A U L A

Clculo do nmero imaginrio de dentes


Zi = 50 0,797 Z 3 cos b

49
Zi =

Zi = 62 Conhecendo o valor de Zi, voc pode escolher a fresa mdulo, de acordo com a tabela. Recordar aprender
N DA FRESA MDULO N DE DENTES DA ENGRENAGEM

1 2 3 4 5 6 7 8

(Z) 12 e 13 14 a 16 17 a 20 21 a 25 26 a 34 35 a 54 55 a 134 135 para cima e cremalheira

Assim de acordo com a tabela, a fresa mdulo deve ser a de nmero 7. Voc acabou de escolher a fresa mdulo, calculando o nmero de dentes imaginrio. Mas, como dissemos, voc tambm pode escolher a fresa, utilizando o nmero normal de dentes (Z) e o ngulo b. Neste caso, o nmero da fresa dado por um diagrama. Veja ao lado. Como mostra o diagrama, para b = 22 e Z = 50 a fresa mdulo a de nmero 7, ou seja, a mesma encontrada por meio do clculo de nmero imaginrio de dentes.

Dica tecnolgica Caso a engrenagem fosse de dentes retos, a fresa seria a de n 6. Para uma engrenagem de dentes helicoidais, o nmero da fresa deve ser maior, porque o dimetro primitivo frontal deste tipo de engrenagem maior que o seu dimetro primitivo normal.

Voc j tem os valores para usinar a engrenagem e j escolheu a fresa; hora de determinar as engrenagens que vo compor a grade. Voc sabe que o passo do fuso da mesa da fresadora igual a 5 mm e que a relao do divisor de 40/1. Com isso, voc pode determinar o passo constante da fresadora, multiplicando o passo do fuso pela relao do divisor. Veja: pc = 40 5 pc = 200 mm Feito isso, voc calcula o passo da hlice da engrenagem. Veja: ph = dp p tgb

A U L A

49

ph =

161,8 3,1416 0,404

ph = 1258,3 O resultado que o passo da hlice igual a 1258,3 mm. Tendo os valores de pc e de ph, voc pode determinar as engrenagens da grade.

Clculo da grade das engrenagens


Substituindo na frmula, vem: 200 1260

Observao: O denominador acima foi arredondado para tornar possvel a simplificao da frao. Trata-se de um erro aceitvel, visto que o passo da hlice igual a quase 1300 mm. 10 Simplificando a frao, vem: 63 Ou seja, devamos ter uma engrenagem com 10 dentes e outra com 63 dentes. Como a coleo disponvel de engenagens no contempla esses nmeros de dentes (pgina 76), necessrio encontrar fraes equivalentes aos nmeros de dentes disponveis na coleo. Assim: 40 25 motrizes 10 1 10 10 10 100 4 25 = = = = = = 63 79 7 90 630 7 90 70 90 conduzidas 40 25 , 70 90

Com a frao

monta-se a grade com engrenagens de 40, 25, 70 e 90 dentes, para usinar a engrenagem cilndrica helicoidal, em que ph = 1260 mm e pc = 200 mm. Veja ao lado. O ltimo passo antes de montar a fresadora para usinar a engrenagem determinar o nmero de voltas que devem ser dadas no manpulo em relao ao disco divisor.

A U L A

Assim: n= RD 40 4 44 16 = = = = Z 50 5 54 20

49

16 . 20 Isso significa que para cada dente a usinar, voc deve regular o setor do disco do divisor em 16 furos em um disco de 20 furos. O resultado

Usinando dentes helicoidais para engrenagens clndricas


Vamos retomar o problema dado e acrescentar os valores calculados. Assim: dp = 161,8 de = 167,8 h = 6,498 b = 24 ph = 1 258,3 pc = 200 grade de engrenagens: motrizes = 40 e 25 conduzidas = 70 e 90 disco de 20 furos Monte e prepare o aparelho divisor. Fixe a pea em um mandril e este no aparelho divisor. Fixe o disco no aparelho divisor e regule o setor para 16 furos. Calcule o nmero de dentes das engrenagens que vo compor a grade de engrenagens. Como j vimos, estes valores so: 40, 25, 70 e 90. Monte a grade, conforme a figura da pgina 79. Fixe a fresa. Esta ser mdulo 3, n 7, uma vez que a engrenagem de 50 dentes. Incline a pea em relao fresa em 22, conforme figura abaixo. A inclinao da pea pode ser tanto direita quanto esquerda, a depender do sentido dos dentes que se quer obter.

Faa a primeira ranhura. Antes, posicione a fresa no centro do eixo e tangencie a pea. Retire a fresa de cima da pea e suba a mesa at a profundidade de corte desejada. Inicie o corte manualmente. Em seguida, complete o passe com o movimento automtico. D tantas passadas quanto necessrio para atingir h= 6,498 mm. Gire o material para fresar a ranhura seguinte. Para isso, desloque novamente o manpulo do aparelho divisor em 16 furos. Faa a ranhura. Depois, estar pronto o primeiro dente. Mea o dente usinado. Proceda da mesma maneira para fazer as demais ranhuras e dentes.

A U L A

49

Exerccio 1 Para uma engrenagem helicoidal de 60 dentes, mdulo 4 e b = 45, determine: mf dp de h b Zi n da fresa ph Exerccio 2 Supondo uma relao de transmisso do divisor 60 , e passo do fuso da 1

Pare! Estude! Responda!

mesa igual a 6 mm, determine o passo constante da fresadora. Exerccio 3 Determine o passo da hlice (ph) de uma engrenagem helicoidal com 120 mm de dimetro primitivo (dp ) e b = 24. Exerccio 4 Calcule a grade de engrenagens necessria para usinar uma engrenagem em que: ph = 400 mm RD = 40 1

passo de fuso da fresadora = 5 mm (Utilize coleo de engrenagens da pgina 76.) Exerccio 5 Qual a fresa indicada para usinar uma engrenagem de 85 dentes e b = 50. (Consulte o diagrama pgina 78.)

A A UA U L LA

50

50

Fresando engrenagens cnicas com dentes retos


a aula passada, voc aprendeu a fresar engrenagens cilndricas com dentes helicoidais, utilizando a grade de engrenagens. Nesta aula voc vai aprender a fresar engrenagens cnicas com dentes retos. Trata-se de engrenagens usadas para transmitir movimento de rotao entre dois eixos concorrentes, isto , que se cruzam. Um exemplo disso a furadeira manual, que voc deve conhecer. Elementos de Mquina Como voc deve estar lembrado (Elementos Mquina), h engrenagens cilndricas com dentes cnicos retos e helicoidais. Mas nesta aula vamos abordar especificamente as engrenagens com dentes cnicos retos com eixos inclinados a 90. Estude com bastante ateno os conceitos novos. E se for preciso, reveja aulas passadas para relembrar conceitos j aprendidos.

Nossa aula

Como fresar engrenagens cnicas com dentes retos


Para fresar engrenagens cnicas com dentes retos, voc vai precisar calcular alguns elementos novos, como mdulo mnimo (m), comprimento da geratriz do dente (G), ngulo de inclinao (s) do cabeote do aparelho divisor. Vamos tomar um exemplo. Suponha que voc recebe a tarefa de fazer uma engrenagem cnica com dentes retos, a qual deve ser montada em um eixo em um ngulo de 90 em relao a outro eixo. Os dados de que voc dispe so os seguintes: Z1 = 30 Z2 = 64 m=3 Por onde comear? Primeiro, voc deve calcular o dimetro primitivo da engrenagem 1. Ou seja: dp1 = M Z Resolvendo a frmula, o resultado : dp1 = 90 mm. Feito isso, preciso determinar o dimetro primitivo da engrenagem 2. Isto : dp2 = M Z. O resultado encontrado deve ser: dp2 = 192 mm. Com estes valores, voc pode calcular o ngulo primitivo (d) da engrenagem 1.

Clculo do ngulo primitivo


Este clculo feito por meio da frmula: dp1 Z tgd1 = = 1 dp2 Z2 em que: tgd1 = tangente do ngulo primitivo da engrenagem 1 dp1 = dimetro primitivo da engrenagem 1 dp2 = dimetro primitivo da engrenagem 2 Resolvendo para a engrenagem 1, vem: tgd1 = 90 192

A U L A

50

tgd1 = 0,46875 Este o valor da tangente para a engrenagem 1 1. Com esse valor, voc consulta uma tabela normalizada de tangentes. O resultado deve ser: d1 = 25653. Para a engrenagem 2 2, a frmula para calcular o ngulo primitivo : tgd2 = dp2 Z = 2 dp1 Z1

Guarde a informao. Voc vai precisar dela no final da aula para resolver os exerccios. Agora, preciso calcular a geratriz. Veja a figura abaixo.

A U L A

Clculo da geratriz
O clculo da geratriz feito por meio da frmula: send = dp1 2 G

50

em que: send = seno do ngulo primitivo dp1 = dimetro primitivo da engrenagem 1 G = geratriz Resolvendo vem: G= dp1 2 sen d 90 2 0,4244

G=

G = 106,03204 mm Aps isso, voc deve determinar o ngulo do fundo do dente (s), cujo valor voc vai precisar para dar a inclinao desejada do cabeote do aparelho divisor em relao mesa da fresadora. Veja figura.

Clculo do ngulo do fundo do dente


Para fazer este clculo, voc precisa antes determinar o ngulo do p do dente (y). Isto feito por meio da frmula: tgy = 1,166 M G

em que: tgy = tangente do ngulo do p do dente M = mdulo normal G = geratriz Resolvendo a frmula vem: tgy = 3,498 106,03204

A U L A

50

tgy = 0,03299 Com o valor desta tangente, e consultando a mesma tabela normalizada de tangentes, voc vai encontrar que: y = 1 53 22 . Com este valor de y, voc pode determinar o ngulo do fundo de dente ( s). Para isso, basta aplicar a frmula: s=d-y em que: s = ngulo do fundo do dente d = ngulo primitivo y = ngulo do p do dente Resolvendo vem: s= 25653 - 15322 s = 231331 Feito isso, determine o ngulo externo da engrenagem (y). Para isso voc necessita calcular o ngulo da cabea do dente.

Clculo do ngulo da cabea do dente


Para calcular o ngulo da cabea do dente, voc utiliza a seguinte frmula:

tgg =

M G

em que: tgg = tangente do ngulo da cabea do dente M = mdulo G = geratriz

A U L A

Resolvendo vem: tg g = 3 106,02358 tgg = 0,0282955 g = 13714 Agora, voc j pode calcular o ngulo externo da engrenagem.

50

Clculo do ngulo externo da engrenagem


Este clculo feito por meio da frmula: w=d+g em que: w = ngulo externo d = ngulo primitivo g = ngulo da cabea do dente Resolvendo vem: w = 25653 + 13714 w = 26447 Tendo este valor, voc calcula a altura da cabea do dente e, em seguida, o dimetro externo da engrenagem.

Clculo da altura da cabea do dente


Este clculo feito com a seguinte frmula: cosd = C M

em que: cosd = co-seno do ngulo primitivo C = cateto adjacente ao ngulo d M = mdulo Resolvendo vem: C M C = M cosd C = 3 0,9054597 C = 2,7163793 cosd =

Agora, para achar o dimetro externo do blanque s aplicar a frmula: de =dp1 + 2 C em que: de = dimetro externo da engrenagem dp = dimetro primitivo Resolvendo vem: de = 90 + 2 2,7163793 de = 95,432759 Agora, voc pode calcular o mdulo mnimo que vai lhe permitir escolher a fresa para fazer o dente.

A U L A

50

Clculo do mdulo mnimo


Para fazer este clculo, voc utiliza a frmula: m= 2 M 3

em que: m = mdulo mnimo M = mdulo normal Resolvendo vem: m = m=2 2 M 3

Dica tecnolgica O comprimento do dente deve corresponder no mximo a um tero da geratriz. Resta agora escolher a fresa. Esta escolha deve ser feita por meio do clculo do nmero de dentes equivalente.

Clculo do nmero de dentes equivalente (Z equiv)


Para calcular o nmero de dentes equivalente, voc utiliza a seguinte frmula:

Zequiv =

Z cosd

A U L A

em que:

50

Zequiv = nmero de dentes equivalente Z = nmero de dentes da engrenagem cosd = co-seno do ngulo primitivo
Substituindo vem:

Zequiv =

30 0,9054589

Zequiv = 33
Observao: Se as engrenagens fossem de dentes retos, os nmeros da fresa seriam 5 para Z1 e 7 para Z2. Como as engrenagens so cnicas com dentes retos, e devido ao uso do mdulo mnimo, o nmero da fresa passa a ser 8 para Z2. Para Z1, entretanto, a alterao d-se apenas no mdulo. Feitos todos os clculos, voc j pode comear a fresar.

Fresando engrenagem cnica com dentes retos


Vamos retomar a tarefa dada no incio da aula. Como os clculos j foram feitos, voc pode preparar a fresadora para usinar os dentes da engrenagem. Assim: Fixe a pea a um mandril e ambos ao aparelho divisor universal. Escolha o disco para o aparelho divisor. Para isto faa o clculo da diviso indireta, ou seja: N= RD Z

Resolvendo vem: 40 30 Simplificando vem: N= 1+ 10 6 1 = 1+ =1+ 18 3 30

Com este resultado, voc sabe que deve usar um disco de 18 furos e ajustar o setor do aparelho divisor em 6 furos. Incline o cabeote do aparelho divisor em um ngulo s. No nosso caso em 23 13 31. Fixe a fresa. No nosso caso, a fresa a de nmero 5, mdulo 2. Posicione a fresa no centro da pea e faa o tangenciamento na parte mais alta do blanque. Zere o anel graduado do fuso de subida da mesa.

Suba a mesa at a profundidade de corte. Ou seja: h = 2,166 M. Faa a primeira ranhura. Corrija os dentes. A correo necessria porque voc est usando fresa com valor do mdulo mnimo. Para a correo, proceda da seguinte maneira: e a) desloque a fresa no sentido transversal, no valor de e a espessura (e 2 da fresa medida no seu dimetro primitivo); b) atravs do aparelho divisor, gire a pea em 3 furos no mesmo sentido em que foi deslocada a fresa para a correo de um dos lados do dente. Veja figura abaixo.

A U L A

50

1 Observao: O valor 3 furos equivale a do passo da engrenagem. Observe 8 como este valor foi obtido.

Para dar o passo da engrenagem, voc deveria girar uma volta mais 6 furos em um disco de 18 furos. Ou seja: 6 + 18 = 24 furos. Portanto, o passo da engrenagem equivale a 24 furos. Mas, para corrigir o dente voc precisa girar o disco em 24 =3 8 Logo, voc vai girar o disco de 18 em 3 furos. Isto : c) feito o deslocamento da fresa e da pea, usine novamente o dente da engrenagem. Com isto, voc ter corrigido um lado do dente. Usine as outras ranhuras. Para isso, gire o manpulo do cabeote divisor em uma volta mais seis furos. Assim voc obtm um lado de cada dente j corrigido. Desloque a fresa novamente no sentido inverso ao do primeiro deslocamento, s que agora em uma distncia e. Gire a pea em 6 furos, tambm no sentido inverso ao primeiro. Usine a segunda face de cada dente.
1/8

deste valor.

Pare! AEstude! U L A Responda!

50

Exerccio 1 Dado um par de engrenagens cnicas com dentes retos montado em eixos dispostos a 90, onde Z1 = 35, Z2= 80 e M = 2, determine: dp1 dp2 d1 d2

Exerccio 2 Calcule o comprimento dos dentes das engrenagens 1 e 2 acima em 1/3 da geratriz. Exerccio 3 Em que valor de s deve ser inclinado o cabeote do aparelho divisor, para que seja possvel usinar os dentes das engrenagens 1 e 2, sendo que: Z1 = 35, Z2 = 80 e M =2? s1 s2

Exerccio 4 Sendo M = 2, determine o mdulo mnimo (m) necessrio para a escolha da fresa mdulo a fim de usinar o mesmo par de engrenagens dado acima. Exerccio 5 Calcule o Zequiv. para as mesmas engrenagens: Zequiv 1 Zequiv 2

Exerccio 6 Com os valores de Zequiv1 e Zequiv2 encontrados, determine o n das fresas para fresar o mesmo par de engrenagens.

A L AL AUU

51 Fresando pelo processo Rennia


t ento voc viu como fresar segundo processos convencionais. Agora voc vai ver alguns processos especiais de fresagem e as mquinas e fresas que executam esses processos. Nesta aula, voc vai aprender sobre o processo Rennia. A caracterstica principal do processo Rennia o movimento sincronizado de giro entre a pea e a ferramenta, a fresa caracol. A vantagem do movimento sincronizado que ele possibilita maior produo de peas bem como exatido em suas medidas. Como sempre, estude bem e faa os exerccios propostos. E, se precisar, recorra a aulas anteriores para rever conceitos j aprendidos.

51

O processo Rennia
Voc certamente j viu um par de engrenagens cilndricas em funcionamento. Ou uma rosca sem-fim e uma coroa. Vamos supor que voc substitua a coroa por um blanque de ao e a rosca sem-fim por uma ferramenta. Neste caso, a ferramenta teria geometria semelhante a rosca sem-fim. Porm, a hlice da rosca seria interrompida e apresentaria arestas de corte. Veja a figura.

Nossa aula

Essa a base de funcionamento de um sistema de gerao de engrenagens conhecido como processo Rennia. Nesse processo, a fresa e o disco de ao onde so usinados os dentes da engrenagem apresentam movimento de rotao. Isso significa que possvel submeter, ao mesmo tempo, vrios dentes ao processo de corte e assim reduzir o tempo, em relao aos processos convencionais, de fabricao da engrenagem .

A U L A

51

A mquina empregada nesse processo tambm chamada Rennia. Tratase de uma mquina utilizada para a produo, em larga escala, de engrenagens cilndricas com dentes retos ou helicoidais e coroas para parafusos sem-fim. Basicamente, a mquina Rennia formada por um cabeote porta-fresa e uma mesa porta-pea. Veja figura abaixo.

Nesse tipo de mquina a mesa porta-pea est ligada a uma grade de engrenagens que funciona como um aparelho divisor. Graas a isso, d-se o sincronismo de movimento entre a mesa e o deslocamento da fresa, isto , enquanto a mesa porta-pea realiza um movimento de giro, a fresa faz o movimento de corte. Ainda, ao mesmo tempo em que ocorre o movimento entre a pea e a fresa, o cabeote porta-ferramenta descreve um movimento vertical, de forma que quando a ferramenta deixa a pea, todos os dentes da engrenagem j tero sido usinados. a sincronizao de movimento entre a fresa e a mesa que torna possvel fresar maior nmero de dentes da engrenagem por vez, sem que para isso seja necessria a interveno constante do operador, como ocorre nos sistemas de fresagem convencionais em que a fresadora fresa um s dente por vez. O resultado que se consegue maior produo de peas, com maior rapidez e exatido nas medidas das peas.

No processo Rennia, a ferramenta utilizada a fresa caracol. A fresa caracol cilndrica e dispe de uma hlice com ngulo de inclinao definido (b). A hlice pode ter sentido esquerda ou direita. Na hlice encontram-se ranhuras. So as ranhuras que geram os dentes de corte que se sucedem em toda a espiral. Veja a figura.

Quanto escolha da fresa caracol, esta no feita de acordo com o nmero de dentes da engrenagem, como ocorre com a fresa mdulo. Ao contrrio, a escolha da fresa caracol determinada basicamente pelo nmero do mdulo da engrenagem e o ngulo de presso (a). Estes so dados que aparecem no corpo da fresa, como aparecem tambm o ngulo de inclinao da hlice (b) e a altura do dente da engrenagem. Assim, para utilizar a fresa caracol basta conhecer o mdulo da fresa e o ngulo de presso. O mdulo, como voc aprendeu em aulas passadas, padronizado em tabelas normalizadas DIN. Ainda, para usinar engrenagens cilndricas com dentes retos, preciso conhecer a inclinao da hlice da fresa caracol, para que se possa inclinar o cabeote do eixo porta-fresa. J na usinagem de engrenagens cilndricas com dentes helicoidais, a inclinao do eixo porta-fresa deve ser acrescida ou decrescida do ngulo de inclinao da hlice da engrenagem. Para isso basta saber se a hlice da engrenagem e a hlice da fresa tm sentido direita ou esquerda. Vamos ver como fresar com uma mquina Rennia? Vamos supor que voc recebe a tarefa de fazer uma engrenagem com dentes retos, utilizando o processo Rennia, em que: Z = 51 M= 2 a = 20 Por onde comear? Selecione a fresa. Esta deve ser uma fresa caracol, mdulo 2, com ngulo de presso igual a 20. Fixe a fresa. Incline o eixo porta-fresas em um ngulo igual ao de inclinao da hlice da fresa (o qual est registrado no corpo da fresa). Fixe a pea mesa. Utilize um mandril apropriado ou uma placa universal. Observao Observao: Se se tratar de uma pea de grandes propores, fixe-a diretamente mesa. Monte a grade divisora. Para isto consulte a tabela do fabricante que se encontra no catlogo da mquina. Veja abaixo esquema de montagem da grade divisora e detalhe da tabela.
Z 51 a 24 b 72 c 60 d 85

A U L A

51

Z = nmero de dentes b e c = engrenagens intermedirias a = engrenagem motriz d = engrenagem conduzida

A U L A

51

Fique por dentro A grade divisora exerce a funo de um aparelho divisor. Assim, voc pode mont-la tambm utilizando o recurso do clculo. Este feito com a seguinte frmula: 12 G a a = Z b b em que: 12 = constante a = engrenagem motriz G = nmero de entradas da fresa caracol b e c = engrenagens intermedirias Z = nmero de dentes da engrenagem d = engrenagem conduzida Observao: As engrenagens b e c devem ser montadas em um mesmo eixo. Regule a rotao da fresa, de acordo com o material da ferramenta e da pea. Regule tambm o avano de corte da ferramenta. Tangencie a pea e zere o anel graduado. Leve a fresa em direo pea no mesmo valor da profundidade de corte, a qual, como voc deve estar lembrado, se encontra gravado no corpo da fresa. Usine os dentes da engrenagem.

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 1 Qual o valor do ngulo em que devemos inclinar o eixo do cabeote portafresa, a fim de fresar engrenagens com dentes retos? Exerccio 2 Cite as vantagens do processo de fresagem Rennia em relao ao processo convencional? Exerccio 3 Que dados se encontram registrados na fresa caracol? Exerccio 4 Componha uma grade divisora para fresar uma engrenagem com dentes retos em que Z = 124. Consulte o detalhe de tabela abaixo.
Z 120 121 122 123 124 125 126 128 129 130 a 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 b 28 88 61 82 62 90 84 80 86 78 c 40 40 30 40 30 36 30 30 40 36 d 120 110 120 120 120 100 090 096 120 120

A L AL AUU

52 Fresando pelo processo Fellows


a aula passada, voc aprendeu como fresar segundo um processo especial, o Rennia. Nesta aula, voc vai ver outro processo especial de fresagem, o processo Fellows, que utilizado na indstria mecnica, principalmente em empresas fabricantes de mquinas, por permitir a construo de engrenagens externas e internas helicoidais com rapidez e exatido. Estude bem e, se necessrio, recorra a aulas passadas para rever conceitos j aprendidos.

52

O processo Fellows
Veja abaixo a figura de uma fresa Fellows usinando uma pea. Como voc pode perceber, trata-se de uma fresa muito parecida com uma engrenagem cilndrica com dentes retos. A diferena que a fresa Fellows apresenta em seus dentes uma cunha de corte que faz a usinagem do material.

Nossa aula

O aspecto construtivo da fresa mais os movimentos que ela executa constituem uma das vantagens do processo Fellows de fresagem. So eles que permitem fresar engrenagens com dentes escalonados em um mesmo eixo e em grande escala de produo. Veja, a seguir, alguns tipos de engrenagens produzidas pelo processo Fellows.

A U L A

52

engrenagens diversas

Um dos movimentos da fresa o de rotao, que dado pelo cabeote onde ela se encontra fixada. Alm desse movimento, a fresa Fellows executa tambm um movimento alternado de sobe e desce, o qual dado por um sistema de alavancas que trabalham em sincronia com o movimento da mesa. Trata-se de um movimento semelhante ao movimento do torpedo da plaina vertical, que voc j conhece. o movimento de sobe e desce da fresa que executa a fresagem propriamente dita do material. Ainda h um terceiro movimento efetuado pela fresa, o qual dado pelo movimento horizontal do cabeote porta-fresa. Trata-se de um movimento responsvel pela penetrao gradativa da fresa no blanque. A penetrao aumenta gradativamente graas a um came que se liga ao cabeote. Este excntrico funciona como o comando de vlvulas de um automvel. Quando sua parte mais distante do centro do eixo est em contato com a vlvula, esta se abre. Caso contrrio, isto , quando a parte mais proxima do eixo est em contato com a vlvula, esta se fecha. O mesmo ocorre com o cabeote porta-fresa. Quando a parte mais distante do centro do eixo est em contato com a mesa, maior a profundidade de corte, isto , mais a fresa penetra no blanque. Inversamente, quando a parte mais prxima do centro do eixo estiver em contato com a mesa, menor ser a profundidade de corte da fresa.

detalhe do came

Assim, como j dissemos, so os movimentos da fresa Fellows mais seu aspecto construtivo que fazem do processo Fellows um processo especial de fresagem. Mas no s a fresa que executa movimentos diferenciados com relao a outros processos de fresagem. Tambm a mesa executa movimentos especficos como o movimento de rotao, graas a uma grade de engrenagens que faz a funo do cabeote divisor, tal como ocorre no processo Rennia. Veja a figura.

A U L A

52

grade de engrenagens

A mesa executa tambm um movimento horizontal. O movimento horizontal da mesa faz com que durante o processo de usinagem ela seja aproximada da fresa no momento de descida desta e afastada dela no momento de subida. Em outras palavras, no h contato entre pea e ferramenta no momento de subida desta. No havendo este contato, no h o risco de a aresta da cunha de corte se quebrar e, com isso, provocar danos superfcie da pea. Assim, o contato entre pea e ferramenta no ocorre porque mesa e fresa trabalham sincronizadas. A sincronia de movimentos entre mesa e ferramenta o que caracteriza processos especiais de fresagem como o processo Fellows e lhe confere vantagens no encontradas nos processos convencionais de fresagem. Agora que voc entendeu como funciona o processo Fellows de fresagem, podemos ver como usinar por este processo.

Usinando pelo processo Fellows


Vamos supor que voc recebe a tarefa de fresar uma engrenagem de dentes retos, em que: Z = 45 M = 2,5 ngulo de presso (a) = 20 largura do blanque (b) = 20 mm Por onde comear? Escolha a fresa.

Observao: Pode-se escolher entre dois tipos de fresa. Veja a tabela a seguir.

A U L A MDULO
Cortador 3 Cortador 4

1 76

1.25 61

1.5 51

1.75 43

2 38

2.25 34

2.5 30

2.75 28

3 25

3.25 23

3.5 22

3.75 20

4 19

52

Nmero de dentes Nmero de dentes

100 80

66

58

50

44

40

36

33

31

29

27

25

Assim, tem-se a possibilidade de escolher entre a fresa A e B: fresa A fresa B = 3 = 4 M = 2,5 M = 2,5 Z = 30 Z = 40 No nosso caso vamos utilizar a fresa B. Fixe o blanque mesa. Utilize um mandril apropriado. Fixe o cortador no eixo-rvore, por meio de um mandril apropriado. Monte a grade divisria. Para isso, utilize a tabela do fabricante ou calcule as engrenagens que iro compor a grade.

Dica tecnolgica O clculo da grade de engrenagens feito por meio da frmula: Z A C = Zn B D em que: Z = Zn = A = B, C = D = nmero de dentes da engrenagem nmero de dentes da fresa engrenagem motriz engrenagens intermedirias engrenagem conduzida

No nosso caso, escolhemos trabalhar com a tabela do fabricante. Veja detalhe.


Z 44 45 46 A 44 45 46 B Zn Zn Zn C 60 60 60 D 60 60 60

Assim, temos que: A = 45 C = 60 B = 40 D = 60 Determine a altura do dente. Para isso, utilize a frmula: h = 2,25 M em que: h = profundidade do dente M = mdulo 2,25 = constante, considerando-se a folga de engrenamento

Dica tecnolgica Voc aprendeu que a altura do dente dada pela frmula: h = 2,166 M. Mas na fresagem pelo sistema Fellows, necessrio aumentar essa altura de 2,22 a 2,25 M. O valor 2,25 o mais usado. Substituindo vem: h = 2,25 2,5 h = 5,625 Com este resultado, tem-se que a altura do dente igual a 5,625. Regule o curso de subida e descida da ferramenta. Este deve ser de 2 a 3 mm maior que a largura do dente. Determine o nmero de golpes da ferramenta. Para isto, utilize tabela do fabricante. No nosso caso, este nmero de 436 golpes/min, conforme detalhe de tabela.
largura da engrenagem 16 18 20 22 24 curso de subida e descida da ferramenta 19 21 23 26 28 velocidade de corte em m/ min. 10 12,5 16 20 25 31,5 40 50 63 nmero terico de golpes p/ min. 210 268 242 222 196 335 303 275 245 227 413 374 341 302 280 530 478 436 386 358 670 605 655 490 455

A U L A

52

690 612 570

Monte o came. Para isso, considere o grau de usinagem exigido no desenho. No nosso caso, a usinagem ser feita em um s passe. Tangencie o blanque com a fresa. Para isso: a) posicione o came em seu ponto mais alto; b) zere o anel graduado do cabeote porta-fresa; c) gire manualmente o came at que a fresa se afaste da pea em todo o curso dele; d) posicione o came em seu ponto mais baixo. Usine a engrenagem.

A A UA U L LA

53

53

Fresando com CNC


A

sigla CNC significa comando numrico computadorizado e refere-se a mquinas-ferramenta comandadas por computadores. A primeira mquina-ferramenta controlada por computador foi uma fresadora. Ela surgiu em 1952 e destinava-se a usinar peas de geometrias complicadas utilizadas em avies e helicpteros. Na verdade, tratava-se de uma fresadora j existente fabricada por uma empresa americana chamada Cincinnati que sofreu modificaes em seus componentes mecnicos e recebeu um controlador eletrnico. Este primeiro controlador eletrnico no lembra, nem de longe, os pequenos e poderosos controles numricos atuais. Eles tinham vrias vezes o tamanho da prpria mquina, consumiam muita energia eltrica, falhavam freqentemente e sua capacidade de clculo era muito limitada, se comparada tecnologia atualmente disponvel. No entanto, apesar dessas limitaes, essa fresadora inaugurou a era das mquinas-ferramenta CNC. Durante cerca de oito anos, entre 1952 e 1960, a utilidade desse novo tipo de tecnologia foi testada nos mercados dos Estados Unidos e da Europa. Os usurios de mquinas-ferramenta, desconfiados da eficincia dos equipamentos e assustados com os preos elevados, no aderiram imediatamente ao novo conceito de produo. Apenas poucas indstrias, como a aeronutica e a automobilstica, tinham condies financeiras para adquirir este tipo de equipamento. Com a reduo progressiva dos custos e o aumento da capacidade de clculo dos controladores eletrnicos, a tecnologia CNC popularizou-se entre indstrias pequenas e mdias. Hoje, praticamente impossvel imaginar a indstria, principalmente os setores mecnico e metalrgico, sem a presena de mquinasferramenta CNC. Os benefcios trazidos pela aplicao de comandos numricos a mquinasferramenta foram inmeros: fabricao de peas de geometrias mais complexas, tolerncias dimensionais mais estreitas e melhor acabamento superficial;

maior repetibilidade das caractersticas do produto: as peas produzidas so idnticas umas s outras, independentemente dos fatores humanos; reduo da fadiga dos operadores humanos, que passam a ser responsveis apenas por tarefas de preparao, programao e controle de produo das mquinas; flexibilizao da produo, ou seja, possibilidade de fabricao de pequenos lotes de uma grande variedade de peas, sem que para isso sejam necessrios ajustes demorados no equipamento;

A U L A

53

Mas como freqentemente ocorre no campo das inovaes tecnolgicas, o uso das mquinas CNC tambm trouxe alguns problemas, como: necessidade de investimentos relativamente elevados para aquisio dos equipamentos; necessidade de treinamento e capacitao de mo-de-obra, para utilizao de todo o potencial tecnolgico das mquinas; desemprego nos segmentos de indstria onde foram instaladas.

Alguns desses problemas, no entanto, poderiam ser solucionados na prpria empresa. Assim, a recapacitao dos operrios para novos postos de trabalho ou at sua absoro pelos prprios fabricantes dos equipamentos automticos so solues viveis, que dependem basicamente da poltica social da empresa.

Fresadoras CNC
Voc j conhece o processo de fresamento convencional que utiliza fresadoras convencionais. Voc deve ento estar se perguntando: afinal, o que tem uma fresadora CNC que uma fresadora convencional no tem? Se voc olhar para uma fresadora CNC, vai notar componentes que j lhe so familiares como o cabeote e a mesa, por exemplo. Mas, com certeza, vai sentir falta de muitos outros presentes na velha fresadora convencional. Para comear, no h manpulos. Tambm no h aquelas alavancas e tabelas que permitem a determinao das rotaes e avanos. Em compensao, voc vai se ver, face a face, com um painel cheio de botes, teclas e luzes coloridas e uma tela, como as de um televisor, com um amontoado de informaes que, em um primeiro momento, vo lhe deixar atordoado.

Nossa aula

fresadora CNC

Logo, voc vai se perguntar como fazer para movimentar a pea ou a ferramenta. A resposta est no grande armrio de metal prximo mquina. Nesse armrio esto os componentes eltricos e eletrnicos, que so responsveis pelo controle da operao da mquina. Entre esses componentes encontrase o comando numrico computadorizado (CNC), que um computador responsvel, principalmente, pelos movimentos da mquina.

A U L A

53

Alm do CNC, h tambm os drivers. Esses so um conjunto de circuitos eletrnicos, destinados a controlar a rotao do motor e uma srie de outros componentes auxiliares. Vamos ver como tudo isso funciona? O comando numrico l, interpreta e executa cada um dos cdigos que compem o programa de usinagem da pea. Por exemplo, vamos supor que voc quer que o eixo longitudinal da fresadora se desloque para a coordenada 120 mm, com um avano de 250 mm/min. Para que o CNC entenda isso, voc deve programar G1 X120. F250. Mas no se preocupe agora com esses cdigos. Eles sero estudados oportunamente. Para executar uma ordem, o CNC envia uma mensagem ao motor que est ligado ao eixo longitudinal da mquina. A ordem, na verdade, um sinal eltrico que deixa o comando numrico para acionar diretamente o motor. No entanto, como este sinal eltrico muito fraco e insuficiente, necessrio amplific-lo. A amplificao do sinal eltrico feita pelos drivers. Em outras palavras, o driver recebe um sinalzinho do CNC e envia um sinalzo ao motor. A partir da o motor gira no ngulo e velocidade desejados. Viu por que os manpulos e as alavancas no so mais necessrios? Mas ainda resta um problema: ser que a ordem foi fielmente obedecida? Ser que o motor girou exatamente o que voc queria e na velocidade que voc determinou? Voc pode verificar se a ordem dada pelo CNC foi cumprida por meio dos sensores. Os sensores so os olhos do comando numrico. Eles informam ao CNC o que est ocorrendo com a mquina e permitem a correo de eventuais desvios entre o programado e o real. Os principais sensores so os de posio e de velocidade. Em relao s fresadoras convencionais, alm de toda esta parafernlia eletrnica, as fresadoras CNC modernas tambm apresentam melhoramentos mecnicos. Assim, os fusos, antes trapezoidais, passam a ter um perfil semicircular e contam com esferas para reduzir o atrito e aumentar a exatido da mquina. Com os mesmos objetivos, os antigos barramentos so substitudos por guias lineares de rolamentos. Alm disso, a estrutura da mquina tambm reforada para permitir maiores taxas de remoo de cavacos. Finalmente, as fresadoras CNC so adequadas para a produo de pequenos lotes de peas de um mesmo tipo e, s vezes, um lote nico.

Os centros de usinagem
A evoluo natural das fresadoras acabou por dar origem aos chamados centros de usinagem. Os centros de usinagem so, na verdade, fresadoras s quais se juntaram outros sistemas mecnicos e eletrnicos, para obter uma mquina mais verstil.

Todo centro de usinagem tem um dispositivo conhecido como magazine de ferramentas. O magazine tem a funo de alojar um certo nmero de ferramentas, o qual pode chegar a mais de uma centena. Os magazines constituem-se, normalmente, de um cabeote giratrio e de esteiras. O cabeote giratrio, tambm conhecido como torre ou revlver, comporta poucas ferramentas. As esteiras ou correntes arrastam os porta-ferramentas e comportam uma grande quantidade de ferramentas.

A U L A

53

centro de usinagem

Para efetuar a troca da ferramenta que est no cabeote por uma das que se encontram no magazine, necessrio um mecanismo conhecido como ATC, abreviao do termo, em ingls, Automatic Tool Changer, ou seja, trocador automtico de ferramentas. Os magazines e os ATCs possibilitam a troca automtica de uma ferramenta por outra e aumentam a independncia da mquina em relao presena do operador humano. Uma mesma mquina pode fazer operaes de fresamento, furao, mandrilamento, alargamento, rosqueamento etc., eliminando-se o tempo gasto na preparao de vrias mquinas e o transporte do produto entre elas. Assim, o produto fica pronto mais rapidamente e a um custo menor. Estes fatores podem ser decisivos para a sobrevivncia da empresa, principalmente se for levada em conta a concorrncia internacional qual se encontram cada dia mais sujeitas. Os centros de usinagem, ao contrrio das fresadoras CNC, so mais utilizados na produo de lotes mdios e grandes de peas. Nesse caso, a tecnologia CNC, voltada para a flexibilidade, isto , a produo de lotes mdios de peas variadas, foge do tipo de aplicao para a qual foi criada.

Colocando os pontos nos eixos


Em mquinas comandadas numericamente, um conceito muito importante o de eixo. O nmero de eixos o nmero de movimentos que a mquina pode executar ao mesmo tempo. Como os tornos, as fresadoras e centros de usinagem tm eixos longitudinal e transversal, denominados X e Y, respectivamente. Alm desses, possuem ainda o eixo vertical (nas mquinas verticais) ou horizontal (nas fresadoras e centros de usinagem horizontais). O eixo vertical chamado eixo Z. Quando os eixos X, Y e Z se movimentam ao mesmo tempo, diz-se que as mquinas so de trs eixos. Quando a ferramenta pode se movimentar simultaneamente nos eixos X e Y, ficando o eixo Z somente para os movimentos de aproximao e afastamento da ferramenta em relao pea, diz-se que se trata de uma mquina de dois eixos e meio.

A U L A

53

Esta caracterstica importante quando se desejam fresar superfcies com formatos complicados, como as dos moldes destinados a estampar peas de carroceria de automveis. Para que a chapa de ao adquira aquele formato todo arredondado, ao ser prensada, a cavidade do estampo deve ter a mesma geometria. Antigamente, e mesmo ainda hoje, a usinagem dessa cavidade era feita com o auxlio das fresadoras copiadoras. As mquinas apalpavam um modelo e faziam a ferramenta reproduzir a geometria desse modelo sobre um bloco de ao. Atualmente, possvel usinar todo o molde com a ajuda das fresadoras CNC. Para peas de formatos ainda mais complicados, principalmente as utilizadas na construo de avies, existem fresadoras com 4 ou 5 eixos,como a mostrada na figura ao lado. Nessas mquinas, alm dos eixos lineares X, Y e Z, a ferramenta ainda pode apresentar um ou dois movimentos angulares, com cursos de aproximadamente 40.

fresadora de 5 eixos

Conversando com um centro de usinagem CNC


Vamos supor que voc precisa elaborar um programa para usinar em uma fresadora CNC a pea apresentada abaixo. Por onde comear?

Fase inicial da programao


Determine os valores das coordenadas dos pontos que compem o perfil a ser fresado. Observe que, agora, os eixos so denominados X e Y, e no mais X e Z, como no caso dos tornos.
PONTO COORDENADA COORDENADA

A U L A

53

X A B C D E F G H I 10. 50. 50. 55. 70. 70. 60. 00 00

Y 00 00 10. 15. 15. 40. 50. 50. 10.

Tabela de coordenadas dos pontos do perfil a ser fresado

Indique o nmero de identificao do programa. Assim, o primeiro bloco do programa fica: O 1500 Informe ao comando numrico da mquina que a unidade de medida dos valores de coordenadas so milmetros. Como no caso do torno, isso feito com a funo G21. Dica tecnolgica Se voc programasse a funo G20, os valores de coordenadas seriam entendidos como sendo em polegadas. Alm disso, as coordenadas devem ser interpretadas como absolutas e no relativas. O que feito, portanto, por meio da funo G90.

Informe igualmente unidade o valor de avano indicado pela funo F nos blocos de movimentao linear e circular. H duas possibilidades:
G94 avano F em mm/min G95 avano F em mm/rot

Selecione a funo G94. Ou seja, a unidade de avano ser mm/min. Informe, finalmente, mquina em que lugar da memria do comando numrico encontram-se as informaes necessrias localizao do zeropea. Tem-se assim o segundo bloco do programa: G21 G90 G94 G55. Dica tecnolgica Nem todas as fresadoras e centros de usinagem so programados dessa maneira. Na verdade, um grande nmero deles apresenta seis endereos onde podem ser armazenados os dados referentes localizao do zero-pea. Esses endereos so indicados por meio das funes G54 a G59. No nosso caso escolhemos a funo G55. Isso significa que, quando a mquina for preparada para usinar a pea programada, o preparador deve, necessariamente, registrar a localizao do ponto zero-pea, de acordo com o estabelecido no programa, ou seja, no endereo G55.

A U L A

53

Fixe no cabeote da mquina ferramenta para usinar o perfil. A fresa escolhida deve ser a de topo de dimetro 8 mm. Monte a fresa na posio nmero 4 do magazine. Gire o magazine da mquina e posicione a ferramenta selecionada de modo que o mecanismo de troca (ACT) possa agarr-la. Para isso use o bloco T04. Programe a funo M6 para realizar a troca. Logo, este bloco fica M6. Observao: A troca ocorre quando o ATC retira a ferramenta que est no cabeote e coloca-a no magazine.

Ligue o motor do cabeote da mquina. Para isso: a) selecione a rotao desejada por meio da funo S. Por exemplo, S2400, ou seja, 2400 rpm; b) em seguida, ligue o motor, fazendo a ferramenta girar no sentido horrio, isto no sentido da ferramenta para a mesa da mquina. Para isso, use a funo M3. Caso esteja usando uma fresa com hlice esquerda, faa-a girar no sentido anti-horrio por meio da funo M4; c) tem-se ento o bloco S2400 M3.

Agora, aproxime a ferramenta da pea. O bloco de movimentao fica G0 X - 10.Y - 10. Z50. Dica tecnolgica Se o centro de usinagem for uma mquina de trs eixos, aproxime a ferramenta por meio de um movimento que ocorra ao mesmo tempo nos eixos X, Y e Z. Escolha um ponto de aproximao 50 mm acima da superfcie da pea, a fim de evitar colises com dispositivos de fixao.

Desa a ferramenta segundo o eixo Z, at que a ponta da fresa atinja a coordenada Z = -10 mm. Considere uma profundidade de corte de 10 mm. Ligue, ainda nesta posio, o fluido de corte por meio da funo M8. Temse, ento, o bloco G0 Z - 10.M8.

Compensao da ferramenta
Antes de iniciar a usinagem do perfil, necessrio ativar a compensao da ferramenta. Isto feito programando-se a funo de compensao em um bloco e, no bloco seguinte, posicionando-se a ferramenta, de modo que a periferia da fresa tangencie o primeiro elemento do perfil.

Dica tecnolgica A compensao da ferramenta necessria porque quando o comando numrico executa uma funo de movimentao, como G0 ou G1, por exemplo, o centro da ferramenta posicionado na coordenada do ponto desejado. Mas, no nosso caso, a periferia da fresa, e no seu centro, que deve seguir o perfil formado pelos pontos dados na tabela da pgina anterior.

Assim, quando compensamos o raio da ferramenta por meio da funo G42 ou G41, estamos compensando a diferena que existe entre o centro da ferramenta e a sua periferia, ou seja, o raio da fresa de topo. Se a fresa percorre o perfil e permanece sua direita, a compensao feita com o auxlio da funo G42. o que ocorre quando a fresa passa pelos pontos A, B, C, D e sucessivamente. Se, pelo contrrio, a fresa percorre o perfil em sentido oposto, ou seja, passando pelo pontos I, H, G, F etc., ela permanece esquerda do perfil. Neste caso, usamos a funo G41. Veja a figura.

A U L A

53

No nosso caso, escolhemos percorrer o perfil no sentido anti-horrio. Assim, a fresa permanece direita do perfil. Ento, a funo de compensao ser G42. O ponto de aproximao escolhido ser o da coordenada -10,0. Ento, os blocos do programa ficam G42, G0 X-10 Y0.

Com a ferramenta j compensada, pode-se iniciar a usinagem do perfil. Para isso, proceda como segue. Faa um deslocamento linear at o ponto A. Utilize o seguinte bloco: G1 X10. Y0. F250. Dica tecnolgica No necessrio repetir em um bloco o que no mudou em relao ao bloco anterior.

Continue o deslocamento at o ponto B atravs do seguinte bloco: G1 X . 50.Y0. F250. Desloque at o ponto C, usando o bloco G1 X50. Y10. F250. Descreva o arco no sentido horrio levando a ferramenta at o ponto D com G2 X55. Y15. R5. F250.

Pare! AEstude! U L A Responda!

53

Exerccio 1 Escreva os blocos de movimentao at completar o perfil, isto , at chegar novamente ao ponto A. Em seguida, confira os blocos escritos com os blocos abaixo: De D para E: G1 X70. Y15. F250; De E para F: G1 X70. Y40. F250; De F para G: G3 X60. Y50. R10. F250; De G para H: G1 X0. Y50. F250; De H para I: G1 X0. Y10. F250; De I para A: G1 X10. Y0. F250;

Terminamos a usinagem. Vamos ento programar um movimento de sada da ferramenta.

Programando o movimento de sada da ferramenta


Proceda da seguinte maneira: programe o movimento de sada da ferramenta at o ponto de coordenada, segundo uma tangente ao perfil -20,-10; desligue, em seguida, o fluido de corte por meio da funo M9. Os blocos ficam ento G0 X-20.Y-10. M9; desloque a fresa no sentido positivo do eixo Z, subindo at uma posio que permita a retirada da pea do dispositivo de fixao; desligue o motor do cabeote por meio da funo M5. Tem-se ento: G0 Z200. M5; indique o trmino do programa com o bloco M30.

Pare! Estude! Responda!

Exerccio 2 Crie, para cada uma das peas da figura abaixo, um programa de usinagem para dar um passe de acabamento ao longo do perfil externo.

Anda mungkin juga menyukai