Anda di halaman 1dari 3

Matriz de Referncia de Lngua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil Tpicos e Descritores 4 Srie do Ensino Fundamental

Tpico II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto

Este tpico requer dos alunos duas competncias bsicas, a saber: a interpretao de textos que conjugam duas linguagens a verbal e a no-verbal e o reconhecimento da finalidade do texto por meio da identificao dos diferentes gneros textuais. Para o desenvolvimento dessas competncias, tanto o texto escrito quanto as imagens que o acompanham so importantes, na medida em que propiciam ao leitor relacionar informaes e se engajar significados. em diferentes atividades de construo de

D5 Interpretar texto com o auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilizao de elementos grficos (no-verbais) como apoio na construo do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e no-verbal (textos multissemiticos). Essa habilidade pode ser avaliada por meio de textos compostos por grficos, desenhos, fotos, tirinhas, charges. Por exemplo, dado um texto no-verbal e pede-se ao aluno que identifique os sentimentos dos personagens expressos pelo apoio da imagem, ou d-se um texto ilustrado e solicita-se o reconhecimento da relao entre a ilustrao e o texto.

Exemplo de item do descritor D5:

GRAVEI ESTE VDEO ANTES DE MORRER PARA MOSTRAR QUE NUNCA TEMI A MORTE SEMPRE ACREDITEI NA VIDA ETERNA

MESMO NESTE MOMENTO, VOCS PODEM SENTIR MINHA PRESENA!

... PORQUE ESTOU BEM ATRS DE VOC!

VOC OLHOU, N?

Jim Meddick. Rob. In folha de So Paulo, 27/04/1993.

No 3 quadrinho, a expresso do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou (A) acanhado. (B) (C) (D) aterrorizado. decepcionado. estressado.

D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

habilidade

que

pode

ser

avaliada

por

este

descritor

refere-se ao

reconhecimento, por parte do aluno, do gnero ao qual se refere o texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. Essa habilidade avaliada por meio da leitura de textos integrais ou de fragmentos de textos de diferentes gneros, como notcias, fbulas, avisos, anncios, cartas, convites, instrues, propagandas, entre outros, solicitando ao aluno a d i entificao explcita de sua finalidade.

Exemplo de item do descritor D9:

EVA FURNARI EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianas. Eva Furnari nasceu em Roma (Itlia) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em So Paulo. Desde muito jovem, sua atrao eram os livros de estampas --e no causa estranhamento algum imagin-Ia envolvida com cores, lpis e pincis, desenhando mundos e personagens para habit-Ios... Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plsticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associao dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prdios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experincia das narrativas visuais. Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histrias sem texto verbal, isto , contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lanado pela tica, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleo Peixe Vivo, premiada pela Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLlJ. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustrao" --Trucks (tica, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) --setes lureas concedidas pela FNLlJ e o Prmio APCA pelo conjunto de sua obra. http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html A finalidade do texto (A) (B) (C) (D) apresentar dados sobre vendas de livros. divulgar os livros de uma autora. informar sobre a vida de uma autora. instruir sobre o manuseio de livros.

10

15

Anda mungkin juga menyukai