Anda di halaman 1dari 6

E.E Dr.

Sentaro Takaoka
Caio Gustavo Rodrigues da Cruz Bruno Henrique da Costa Karina Caroline de Oliveira

Relatrio de Fsica

Prof Alessandra Di Benedetto

Mogi das Cruzes 2011

Introduo: O trabalho prope a construo de um calormetro de baixo


custo, que substitua um calormetro convencional. Calormetros so aparelhos que nos permitem estudar os processos de troca de calor e as propriedades trmicas dos materiais. Trabalha-se, em particular, com a propriedade de que o calor cedido por um corpo ser absorvido pelos demais, at que no haja mais qualquer diferena de temperatura nos materiais. Num calormetro as perdas de calor para o ambiente devem ser mnimas, para que o calormetro seja mais preciso. Pensando nisso as paredes que revestem o calormetro devem ser compostas de materiais alternativos que sejam isolantes trmicos. Um calormetro ideal no permite qualquer perda de calor para o ambiente e o seu contedo pode ser considerado um sistema isolado.

Objetivo: Calcular e estudar a capacidade trmica de um calormetro


caseiro

Parte experimental:
Materiais utilizados Para a confeco de um calormetro alternativo, utilizamos os seguintes materiais: Calormetro caseiro: Lata de alumnio de 350 ml e um Isolante trmico de garrafas de cerveja feito de isopor; Calormetro de garra trmica que substitui de forma satisfatria o calormetro convencional: Parte interna de vidro espelhado da garrafa trmica, uma base de isopor e uma tanta feita sob medida de isopor;

Materiais utilizados no experimento: Calormetro confeccionado; Backer; Termmetro; Ebulidor e Fogo; Copo de medidas; gua 350 ml.

Procedimento experimental:
Com 350 ml de gua em temperatura ambiente, colocamos no backer e introduzimos o ebulidor, aguardamos at que a gua comece a mudar de estado. A temperatura da gua fervendo ser medida e utilizada na frmula como (tia) temperatura inicial da gua. Enquanto isso com o termmetro medimos a temperatura ambiente, que igual temperatura inicial do calormetro, representado na frmula como (tic). Com a gua em ebulio, colocamos dentro do calormetro muito rapidamente (para que a gua no troque calor com o ambiente). Fechado assim a tampa do calormetro e colocando o termmetro. Observa-se a temperatura da gua trocando calor com o calormetro, assim quando se percebe certa estabilidade de temperatura, anotamos a mesma como temperatura final, utilizada na formula como (tfa) da gua e (tfc) do calormetro. Lembrando de sempre e anotar os dados, o mais preciso possvel.

Dados coletados: Experimento feito em casa com o calormetro


alternativo.

Dados: gua Calormetro

ma = 350ml tia=97C c=1cal/gC tfa=93C

tic=21C tfc=93C Ctc=?

Ctc= Capacidade trmica do calormetro


Resultados experimentais:

Qa mac(tfa tia) 3501(93-97) 350(-4) -1400

+ + + + +

Qc Ctc(tfc tic) Ctc(93-21) Ctc(72) 72Ctc

=0 =0 =0 =0 =0

72Ctc=1400 Ctc=
Formlas:

Ctc=19,45cal/gC

Q= mac(tf ti) Q=Ct(tf-ti)

Dados coletados: Experimento feito em casa com a garra trmica pelo


motivo de substituir de forma satisfatria o calormetro convencional.

Dados: gua Garrafa trmica

ma = 350ml tia=97C c=1cal/gC tfa=94C

tic=20C tfc=94C Ctc=?

Ctc= Capacidade trmica da Garrafa trmica


Resultados experimentais:

Qa mac(tfa tia) 3501(94-97) 350(-3) -1050

+ + + + +

Qc Ctc(tfc tic) Ctc(94-20) Ctc(74) 74Ctc

=0 =0 =0 =0 =0

74Ctc=1050 Ctc=
Formlas:

Ctc=14,19cal/gC

Q= mac(tf ti) Q=Ct(tf-ti)

Concluso:
Os experimentos realizados com o calormetro caseiro obtiveram resultados satisfatrios em relao ao calormetro convencional que tem sua Ct=20,74cal/gC. Portanto a qualidade de isolamento trmico conta a favor do calormetro alternativo, com sua Ct=19,45cal/gC . Tambm utilizamos a garrafa trmica, para comparao de resultados, em razo de sua perda de calor ser mnima, ou seja, depois de colocada a gua fervendo a garrafa trmica mantm a temperatura estagnada durante muito tempo, obtendo uma Ct=14,19cal/gC . Dentre algumas vezes, que foi repetido o experimento, temos vrios resultados para o calormetro caseiro, podendo assim retirar uma mdia dos resultados, de modo que o mesmo obtenha preciso em sua Capacidade trmica. Sendo assim a mdia de

Ct=19,58cal/gC

Referncias bibliogrficas: 1. Referncia o relatrio Laboratrio calormetro de baixo custo caseiro de


Carlos Eduardo Labur, Rogrio Rodrigues Depto. de Fsica UEL Londrina PR.

Anda mungkin juga menyukai