Anda di halaman 1dari 3

Introduo

O Protocolo de Kyoto um instrumento internacional, ratificado em 15 de maro de 1998, que visa reduzir as emisses de gases poluentes. Estes, so responsveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, aps ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japo).

Objetivos e Informaes

No documento, h um cronograma em que os pases so obrigados a reduzir, em 5,2%, a emisso de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo so: dixido de carbono, gs metano, xido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes ltimos trs so eliminados principalmente por indstrias.

A emisso destes poluentes deve ocorrer em vrios setores econmicos e ambientais. Os pases devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere aes comuns como, por exemplo:

aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustveis, energia elica, biomassa e solar);

proteo de florestas e outras reas verdes;

otimizao de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;

diminuio das emisses de metano, presentes em sistemas de depsito de lixo orgnico.

- definio de regras para a emisso dos crditos de carbono (certificados emitidos quando h a reduo da emisso de gases poluentes).

Expectativas

Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8 C at o final do sculo XXI. Desta forma, o ser humano poder evitar as catstrofes climticas de alta intensidade que esto previstas para o futuro.

Quais as metas? Pases industrializados se comprometeram em reduzir, at 2012, as suas emisses de dixido de carbono a nveis pelo menos 5% menores do que os que vigoravam em 1990. A meta de reduo varia de um signatrio para outro. Os pases da Unio Europia, por exemplo, tm de cortar as emisses em 8%, enquanto o Japo se comprometeu com uma reduo de 5%. Alguns pases que tm emisses baixas podem at aument-las. As metas esto sendo atingidas? O total de emisses de dixido de carbono caiu 3% entre 1990 e 2000. No entanto, a queda aconteceu principalmente por causa do declnio econmico nas ex-repblicas soviticas e mascarou um aumento de 8% nas emisses entre os pases ricos. A ONU afirma que os pases industrializados esto fora da meta e prev para 2010 um aumento de 10% em relao a 1990. Segundo a organizao, apenas quatro pases da Unio Europia tm chance de atingir as metas. Por que os Estados Unidos ficaram de fora do acordo? O presidente George W. Bush retirou-se das negociaes sobre o protocolo em 2001, alegando que a sua implementao prejudicaria a economia do pas. O governo Bush considera o tratado fatalmente fracassado. Um dos argumentos que no h exigncia em relao aos pases em desenvolvimento, para que tambm diminuam suas emisses. Bush disse ser a favor de redues por meio de medidas voluntrias e novas tecnologias no campo energtico. Kyoto vai fazer uma grande diferena?

A maioria dos cientistas que estudam o clima diz que as metas institudas em Kyoto apenas tocam a superfcie do problema. O acordo visa a reduzir as emisses nos pases industrializados em 5%. praticamente consenso entre esses especialistas que, para evitar as piores conseqncias das mudanas climticas, seria preciso uma reduo de 60%. Os defensores do acordo dizem que o tratado fez com que vrios pases transformassem em lei a meta de redues das emisses e que, sem o protocolo, polticos e empresas tentando implementar medidas ecolgicas teriam dificuldades ainda maiores. Qual a situao do Brasil e de outros pases em desenvolvimento? O acordo diz que os pases em desenvolvimento, como o Brasil, so os que menos contribuem para as mudanas climticas e, no entanto, tendem a ser os mais afetados pelos seus efeitos. Embora muitos tenham aderido ao protocolo, pases em desenvolvimento no tiveram de se comprometer com metas especficas. Como signatrios, no entanto, eles precisam manter a ONU informada do seu nvel de emisses e buscar o desenvolvimento de estratgias para as mudanas climticas. Entre as grandes economias em desenvolvimento, a China e ndia tambm ratificaram o protocolo.

Anda mungkin juga menyukai