Anda di halaman 1dari 7

Penas 01/jul/2011 Tipos de penas privativas de liberdade, restritivas de direitos e multas pecunirias. Regimes, progresso, regresso, remio e detrao.

Veja resumos relacionados Crimes hediondos

Suspenso condicional da pena - Sursis

Penas restritivas de direitos

veja mais

Definio Penas so sanes impostas pelo Estado contra pessoa que praticou alguma infrao penal. 1. Espcies de penas (art. 32 - Cdigo Penal - CP)

1.1.Penas privativas de liberdade (arts. 33 e seguintes - CP): previstas em abstrato nos respectivos tipos penais, devem ser aplicadas diretamente.

Tipos:

a) Recluso: cumprimento da pena em regime fechado, semiaberto ou aberto; b) Deteno: cumprimento da pena em regime semiaberto ou aberto, exceto quando houver necessidade de transferncia a regime fechado; c) Priso Simples: cumprimento da pena em regime semiaberto ou aberto, apenas para os casos de contraveno penal. 1.1.2.Regimes: so impostos segundo as regras do art. 33, 2, do CP, que determina o regime inicial conforme o mrito do condenado, observando-se tambm a quantidade de pena imposta e a reincidncia.

a) Fechado (art. 33, 1, "a" - CP): consiste no cumprimento da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia; b) Semiaberto (art. 33, 1, "b" - CP): consiste no cumprimento da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar;

c) Aberto (art. 33, 1, "c" - CP): consiste no cumprimento da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado.

Regime especial (art. 37 do CP): consiste no cumprimento da pena por mulheres em estabelecimento prprio e adequado s suas necessidades, conforme distino de estabelecimento, neste caso quanto ao sexo, exigido na Constituio Federal em seu art. 5, XLVIII. 1.1.3.Progresso: uma regra prevista no artigo 33, 2, do CP, em que as penas privativas de liberdade devem ser executadas progressivamente, ou seja, o condenado passar de um regime mais severo para um mais brando de forma gradativa, conforme o preenchimento dos requisitos legais, que so: cumprimento de 1/6 da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento (art. 112, caput - Lei de Execues Penais).

Cumpre ressaltar que a progresso ser sempre de um regime mais severo para o menos severo subsequente, sendo vedado, portanto, em nosso ordenamento jurdico ptrio, a progresso per saltum.

- Requisitos da progresso

Regime fechado > Regime semiaberto: a) cumprir, no mnimo, 1/6 da pena imposta ou do total de penas;

b) demonstrar bom comportamento.

Regime semiaberto > Regime aberto: a) cumprir 1/6 do restante da pena (se iniciado em regime fechado) / cumprir 1/6 do total da pena (se iniciado em regime semiaberto);

b) aceitar o programa da priso-albergue e condies impostas pelo juiz;

c) estiver trabalhando ou comprovar possibilidade de faz-lo imediatamente;

d) apresentar indcios de que ir ajustar-se ao novo regime, por meio dos seus antecedentes ou exames a que tenha sido submetido.

Observao: conforme os 1 e 2 do art. 2 da nova lei de crimes hediondos (Lei n 11.464/07), no caso de condenao por crime hediondo ou equiparado, o cumprimento da pena iniciar ser sempre em regime fechado e a progresso para regime menos rigoroso est condicionada ao cumprimento de 2/5 da pena se o condenado for ru primrio ou 3/5, se for reincidente. Exemplos: um ru primrio, condenado a cumprir pena de 14 anos, ter a possibilidade da progresso da pena aps cumprir 5 anos e 6 meses (14=1/5 > 14/5 > 2,8 > 2,8 * 2 > 5,6 > 2/5 = 5,6); um ru reincidente, condenado a cumprir pena de 14 anos, ter a possibilidade da progresso da pena aps cumprir 8 anos e 4 meses (14=1/5 > 14/5 > 2,8 > 2,8 * 3> 8,4 > 3/5 = 8,4). 1.1.4.Regresso: oposto da progresso, uma regra prevista no art. 118 da LEP, que transfere o condenado de um regime para outro mais rigoroso.

Em contrapartida do que ocorre com a progresso, a admitida a regresso per saltum, ou seja, o condenado pode ser transferido do regime aberto para o fechado, independente de passar anteriormente pelo regime semiaberto.

Hipteses

a) praticar fato definido como crime doloso;

b) praticar falta grave;

c) sofrer nova condenao, cuja soma com a pena em execuo impossibilita o cabimento do regime atual. 1.1.5.Direitos do preso (art. 38 - CP): todos os direitos no atingidos pela perda da liberdade do preso sero conservados.

1.1.6.Trabalho do preso (art. 39 - CP): ser sempre remunerado, conservando-se os benefcios da Previdncia Social.

1.1.7.Remio (art. 126 e ss. - LEP): instituto que estabelece ao condenado a possibilidade de reduo da pena pelo trabalho ou estudo, descontando-se 1 dia de pena a cada 3 dias trabalhados e, em caso de estudo, a cada 12 horas de frequncia escolar, divididas, no mnimo em 3 dias. O juiz poder revogar at 1/3 do tempo remido, em caso em falta grave.

1.1.8.Detrao (art. 42 - CP): resume-se em abater da pena privativa de liberdade e na medida de segurana (art. 96 - CP) o tempo de permanncia em crcere durante o processo, em razo de priso preventiva, em flagrante, administrativa ou qualquer outra forma de priso provisria. Desta forma, se algum foi condenado a 6 anos e 8 meses e permaneceu preso por 5 meses no decorrer do processo, ter que cumprir uma pena de 6 anos e 3 meses. A detrao pode ser aplicada em qualquer regime. Tambm possvel sua aplicao quando a pena for substituda por penas restritivas de direito, j que o tempo de cumprimento desta pena permanece o mesmo ainda que seja para substituir a pena privativa de liberdade. 1.2.Penas restritivas de direitos (arts. 43 e seguintes - CP): tm carter substitutivo, sendo aplicadas posteriormente s penas privativas de liberdade, desde que presentes os requisitos legais para tanto.

Classificao

a) prestao pecuniria (art. 45, 1 - CP): conforme sua previso legal consiste no pagamento em dinheiro de valor fixado pelo juiz vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada com destinao social. O juiz tambm pode, mediante aceitao do beneficirio, substituir a prestao em dinheiro por prestao de natureza diversa como, por exemplo, entrega de cestas bsicas;

b) perda de bens e valores (art. 45, 3 - CP): consiste no confisco de bens e valores (ttulos, aes) pertencentes ao condenado, revertido ao Fundo Penitencirio Nacional, na quantia referente ao montante do prejuzo causado ou do provento (vantagem financeira) obtido pelo agente ou por terceiro em consequncia do crime praticado, prevalecendo a de maior valor; c) prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas (art. 46 - CP): consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado junto a entidades sociais, hospitais, orfanatos, escolas e outros estabelecimentos congneres, em programas comunitrios ou estatais (conforme o 2 deste artigo). Para haver a

concesso da substituio da pena necessrio que o ru tenha sido condenado a cumprir pena privativa de liberdade superior a 6 meses e, ainda, que as tarefas no prejudiquem sua jornada normal de trabalho. As tarefas devero ser estabelecidas de acordo com a aptido do condenado e cumpridas em razo de 1 hora por dia;

d) interdio temporria de direitos (art. 47 - CP): as penas de interdio temporria de direitos consistem em:

I - proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo (art. 47, I - CP): aplica-se aos crimes praticados no exerccio de cargo, funo, atividade pblica ou mandato eletivo sempre que infringirem seus respectivos deveres. II - proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico (art. 47, II - CP): aplica-se aos crimes praticados no exerccio de profisso, atividade e ofcio sempre que infringirem seus respectivos deveres.

III - suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo (art. 47, III CP): aplica-se aos crimes culposos praticados no trnsito. IV - proibio de frequentar determinados lugares (art. 47, IV - CP): aplica-se aos lugares onde h relao entre o crime praticado e a pessoa do agente, com o objetivo de prevenir que este volte a frequentar respectivo estabelecimento e cometa novo crime.

e) limitao de fim de semana (art. 48 - CP): consiste na obrigao do condenado de permanecer, aos sbados e domingos, por 5 horas dirias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado e, durante a sua permanncia, podero ser ministrados cursos e palestras ou atribudas atividades alternativas (art. 48, nico - CP).

1.2.1.Substituio (art. 44, 2 - CP): consiste nas regras necessrias para a substituio de pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos. Sendo a pena igual ou inferior a 1 ano poder ser substituda por multa ou por uma pena restritiva de direitos. Caso a pena inicialmente fixada seja inferior a 6 meses no poder ser aplicada a pena de prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas (art. 46, caput - CP). Se a pena for superior a 1 ano, ela poder ser substituda por pena restritiva de direitos e multa ou duas penas restritivas de direitos.

1.2.2.Converso de penas restritivas de direitos em privativas de liberdade (art. 44, 4 - CP): consiste na perda do benefcio que foi concedido ao condenado quando houver o descumprimento injustificado das condies impostas pelo juiz da condenao. Desta forma, a pena restritiva de direitos retornar sua pena original, a pena privativa de liberdade. Deve-se lembrar que, "no clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso" (art, 44, 4, do CP).

1.3.Penas de multa (ou pecunirias) (arts. 49 e seguintes - CP): conforme o caput, 1 parte, do artigo 49 do CP, a pena de multa "consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa". 1.3.1.Clculo do valor da multa: o valor do dia-multa no pode ser inferior a 1/30 (um trigsimo) do maior salrio mnimo mensal vigente na poca do fato, nem superior a 05 (cinco) vezes este valor. Eis um exemplo prtico do clculo:

Valor do maior salrio mnimo mensal vigente = R$ 330,00 Valor mnimo de dia-multa = 1/30 => 330/30 => R$ 11,00 Valor mximo de dia-multa = 5x330 => R$ 1.650,00 Desta forma, o valor de dia-multa a ser fixado pelo juiz dever ser no mnimo 12 (doze) reais e no mximo 1.800 (mil e oitocentos) reais. Se o mnimo de diasmulta corresponde a 10 (dez) dias e o mximo 360 (trezentos e sessenta), obtmse o valor total da multa fazendo o seguinte clculo:

X (dias-multa) multiplicado por Y (valor do dia-multa fixado pelo juiz) = Total da pena de dias-multa. 1.3.2.Pagamento da multa (art. 50 - CP): aps 10 (dez) dias da sentena condenatria transitar em julgado, o ru dever iniciar o pagamento da multa. A cobrana da multa poder ser efetuada por meio de desconto no vencimento ou salrio do condenado em trs hipteses: 1) quando a pena for aplicada isoladamente; 2) quando a pena for aplicada cumulativamente com uma pena restritiva de direitos; 3) quando for concedida a suspenso condicional da pena. Estas hipteses sero possveis, desde que o desconto no incida sobre os recursos indispensveis ao sustento do condenado e de sua famlia, conforme o 2 do art. 50 do CP.

1.3.3.Fixao da pena de multa: para estabelecer o nmero de dias-multa, que ser no mnimo de 10 dias e no mximo de 360 dias (art. 49, caput, 2 parte - CP), o juiz dever observar a culpabilidade do agente, conforme o critrio previsto

nos arts. 59, caput e 68, caput, ambos do CP. Para a fixao do valor do diamulta o juiz dever analisar a situao econmica do condenado (art. 60 - CP). Referncia bibliogrfica

GONALVES, Victor Eduardo Rios. Direito Penal: Parte Geral - 12 edio Editora Saraiva - 2006; NUCCI, Gulherme de Souza. Manual de Direito Penal: Parte Geral/Parte Especial 2 edio revista, atualizada e ampliada Editora RT 2006;

Anda mungkin juga menyukai