Anda di halaman 1dari 4

Aneldeos

Geraldo, Mrcio, ris, Carol, Gabriela, Renan

Universidade Federal de Viosa Campus Florestal 2 Ano Tcnico em Informtica Trabalho de Biologia Prof. Sintia

27/06/2010

Aneldeos
O solo uma parte da biosfera geralmente repleta de vida. Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo no so visveis a olho n, mas h outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo a minhoca. Ela vive em solo mido, como , geralmente, o solo frtil que serve como canteiro (de horta ou jardim). A minhoca pertence ao filo dos aneldeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anis. Os aneldeos compreendem cerca de 15 mil espcies, com representantes que vivem no solo mido, na gua doce e na gua salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre. Caractersticas gerais dos aneldeos Alm da minhoca, existem vrias espcies de aneldeos. Podemos citar animais pequenos como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milmetros de comprimento - e tambm animais de grande porte - como o minhocuu, que atinge dois metros.

Minhocuu Sanguessuga

O habitat dos aneldeos pode ser a gua dos mares e oceanos ou a gua doce e a terra mida. Eles so considerados os mais complexos dos vermes. Alm do tubo digestrio completo, tm um sistema circulatrio fechado, isto , tm boca e nus e tambm apresentam um sistema circulatrio em que o sangue s circula dentro dos vasos. O corpo dos aneldeos revestido por uma pele fina e mida. Essa uma caracterstica importante da respirao cutnea - respirao realizada atravs da pele, pois os gases respiratrios no atravessam superfcies secas.

Na maioria das vezes, os aneldeos so hermafroditas, isto , cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundao cruzada e recproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.

Classificao dos aneldeos


Podemos classificar os aneldeos utilizando como critrio a presena ou a ausncia de estruturas semelhantes a pelos e a quantidade dessas cerdas. H trs grupos de aneldeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, possvel identificar como so as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".

Oligoquetos
Apresentam poucas cerdas por anel. No h parapdios (pequenas projees do corpo que auxiliam a locomoo) nem cabea diferenciada do restante do corpo. O principal representante desse grupo a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina pelcula e produz uma substncia viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possveis substncias txicas e mantm a umidade, que fundamental para a respirao cutnea. Nesse animal, visvel o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundao cruzada, trocando espermatozoides. Aps a reproduo, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens. O sistema digestrio formado por uma boca; um papo, que parece uma grande cmera; uma moela, por onde o alimento triturado; um longo intestino, que termina no nus, situado no ultimo anel do corpo. O sistema circulatrio fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que ns, seres humanos, possumos. O sistema nervoso formado por clulas nervosas que coordenam vrias funes do corpo. A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "tneis", atua como arado, aumentando a aerao e a circulao da gua. Alm disso, as suas fezes contm, substncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo, fertilizando o solo.

Poliquetos
Possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Cada anel tem um par de projees laterais, os parapdios, no qual esto implantadas as cerdas. Os poliquetos so carnvoros. Muitas vezes, so canibais, isto , devoram outros poliquetos.

Aquetos
Os aquetos (tambm chamados hirudneos) no possuem cerdas e apresentam ventosas, que ajudam na fixao e na locomoo. Nesse grupo, est a sanguessuga. Ela hermafrodita e vive em solo mido e pantanoso ou em gua doce. Existem tambm algumas espcies marinhas. A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas tambm pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centmetros.

Anda mungkin juga menyukai