Anda di halaman 1dari 12

Professor: Hudson Fabiano Costa.

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO


REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO: (EXPRESSO NOVA, MODERNA) PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA Os princpios ainda no so totalmente definidos pela doutrina. Conjunto de princpios que definem o direito administrativo. Para estar na lista, o principio deve ter relao lgica com os demais. Conjunto harmnico de princpios, com correlao lgica. Um mesmo caso pode ter vrios princpios que se apliquem a ele. A ponderao dos interesses deve ser feita pelo bom senso quanto aos princpios. Princpios de base (pedras de toque segundo o doutrinador Celso Bandeira de Mello): 1) principio da supremacia do interesse pblico: a sobreposio do interesse pblico sobre interesse particular, individual. Obs.: interesse pblico (no o da maquina, do administrador) do povo, da coletividade. Interesse da maioria. Se da maioria no da maquina. Obs.2: implcito, mas est presente nos institutos do Estado. Clausulas exorbitantes. Ex: poder de policia, desapropriao. Na pratica o administrador percebe interesse particular. Alguns autores defendem acabar com este principio, porque usam desta superioridade para praticar atos ilcitos, abusivos (corrente minoritria). Abuso/arbitrariedade deixaria de existir? Claro que no. Se fosse aplicado corretamente no haveria abuso. A doutrina majoritria diz que no basta apagar principio. O que deve ser feito a aplicao de verdade, da forma correta, aplicao de forma plena, verdadeira. Deve haver uma reestruturao.

2) principio da indisponibilidade do interesse pblico: a administrao pode quase tudo em nome da soberania, s no pode dispor, abrir mo do interesse pblico. Administrador exerce funo pblica em nome do povo. O interesse no dele, assim no pode dispor. Traz funo pblica tem obrigao de cuidar, encargo, de proteger. munus publico obrigao de cuidar, de proteger; no tem liberalidade para dispor. implcito no ordenamento jurdico. Aparece sempre que administrao tem oportunidade de fazer o melhor e no o fez. Art. 37, caput, CF princpios mnimos Administrao (EC 19/98) Art. 37, CF - A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte. O art. 37, CF traz os princpios mnimos: 1) legalidade: dois enfoques: 1.1) para o direito pblico: o administrador s pode fazer o que est previsto, autorizado na lei (subordinao a lei). O que vale o que est na lei. Ex: aumento de salrio, criar novo cargo deve estar na lei. 1.2) para direito privado: para particular, critrio da no contradio a lei. Tudo pode, salvo o que contrariar a lei. Administrar aplicar a lei de ofcio este o princpio da legalidade. Conceito de Seabra Fagundes. Principio da legalidade mais amplo do que o principio da reserva de lei (reserva matria para determinado tipo, escolha de espcie normativa). Principio da legalidade a aplicao das leis e a aplicao dos princpios constitucionais (jurisprudncia fala disso) o controle de legalidade em

sentido amplo. de fundamental importncia e est na base do conceito de Estado de Direito (que obedece prprias leis) Se foi observado determinado ato administrativo, por ex, de acordo com a razoabilidade, podemos dizer que de acordo com a legalidade em sentido amplo, tal ato foi observado de acordo com a legalidade na modalidade princpio da razoabilidade. 2) impessoalidade: ausncia de subjetividade. Exemplos que representam este princpio na CF: - concurso pblico - licitao Administrao deve agir sem interesse particular. No pode agir de forma pessoal. No est s no ato praticado pelo administrador. a ausncia de subjetividade, pois o administrador no pode buscar interesses pessoais. Atos so da pessoa jurdica, no do administrador, da sua pessoa. Mas sim da pessoa jurdica a que ele pertence. Estes atos tambm so impessoais. O ato praticado causou dano. Quem paga, quem responde? Pessoa jurdica em regra. Nepotismo: proibio para o parentesco no servio pblico. Vedada a presena de parente na Administrao Pblica. EC 45 CNJ/ CNMJ sem parentesco at 3 grau, cnjuge ou companheiro nas seguintes hipteses: - cargos de livre nomeao/exonerao; - cargo em comisso (nomeado quando quiser); - contrataes temporrias (sem concurso pblico); - contratao ou licitao por dispensa; Salvo se participar de licitao (pela porta da frente), se participar de concurso pblico (desde que limpo). No pode nepotismo cruzado: eu contrato seu parente e voc contrata o meu. Designaes recprocas igual a nepotismo cruzado. Se no d para fiscalizar na prpria pessoa jurdica / mesmo poder, muito mais difcil seria em outro poder. A proibio do nepotismo resulta na aplicao de 4 princpios constitucionais:

Impessoalidade; Moralidade; Eficincia; Isonomia.

Impessoalidade x finalidade: 2 correntes: a) tradicional: principio da impessoalidade significa que administrados no podem buscar interesses prprios. Impessoalidade sinnimo de finalidade. (Doutrinador Elly Lopes Meireles) b) moderna: principio da finalidade autnomo e no se mistura com impessoalidade. So separados. Finalidade significa buscar a vontade maior da lei, o esprito da lei. (Doutrinador Celso Antnio). Art. 2o da Lei n. 9784 - A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. Obs.: impessoalidade traduz idia que Administrao deve tratar a todos igualmente, inclusive sem favoritismo. Impessoalidade est ligada igualdade ou isonomia constitucional, enquanto moralidade est ligado lealdade e boa f (correto). Questes de concursos da CESPE: Princpio da impessoalidade significa que a administrao pblica tem que tratar todos os administrados de forma igual, no pode criar discriminaes benficas ou malficas, nenhum tipo de discriminao admitida, nada disso pode atingir a administrao pblica. (alternativa: CORRETA) conceito do Doutrinador Celso Antnio. O princpio da impessoalidade est ligado ao da igualdade, enquanto o da moralidade est ligado boa-f e lealdade. (alternativa: CORRETA). 3) moralidade: ligado a idia de honestidade/lealdade e boa f.

Correo de atitudes. Conceito vago e indeterminado. Reconhece moralidade, mas nunca sozinha. Conceito no bem definido o que dificulta sua aplicao pelo judicirio. O que a moralidade para a sociedade? O que certo ou errado? Mas isto basta para a Administrao? Moralidade Administrativa mais rigorosa. Tem que ser a melhor administrao possvel e correo de atitudes. Melhor administrao possvel - princpio da eficincia (princpios atrelados). Boa administrao parece ser princpio da eficincia, mas isso ocorre porque geralmente os princpios so atrelados, isso consequncia do regime jurdico administrativo. 4) publicidade: 1) dar conhecimento, fazer com transparncia. O administrador exerce a atividade pblica, ou seja, interesse do povo. Nada mais justo que dono (titular) do direito saber seus direitos. Se d conhecimento significa que transparente; 2) inicio de produo de efeitos. No contrato administrativo comea a produzir efeitos a partir de sua publicao. (art. 61, Pargrafo nico da Lei n. 8.666/93); 3) inicio da contagem dos prazos; 4) mecanismo de controle. A partir da publicao possvel controlar o ato. Questes de concursos da CESPE: A licitao, na modalidade convite no tem publicidade. (Alternativa INCORRETA Resposta: no convite no existe publicao do instrumento convocatrio, mas publicidade h sim: portas abertas, notificar pessoalmente etc.). Em regra deve publicar. Tendo dever de publicar e no o fazendo o que acontece? Improbidade administrativa, na modalidade atentatria contra os princpios da administrao (Lei n. 8.429/92).

Excepcionalmente publicidade no aparece. Quando? Excees: - art. 5 XXXIII segurana do Estado, sociedade. - art. 5 X no pode publicar se violar a intimidade, a honra, imagem. - art. 5 LX atos processuais em sigilo na forma da lei. Ex.: direito de famlia na via judicial. Sigilo em processo tico profissional: para proteger carreira do profissional; se for publicado antes de investigao pode prejudicar o profissional (Lei n. 8.112). O remdio cabvel quando se nega informao que no so pessoais, que so do interesse do impetrante, o Mandado de Segurana. O Habeas data cabvel quando a informao pretendida relativa pessoa do impetrante. Ex.: solicitar informaes sobre um carro que pretende comprar quando estas forem negadas cabe Mandado de Segurana e no Habeas Data. Art. 37, CR - A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. Art. 37, 1 da CR tem que informar, mas no pode ter nome, smbolo e imagem que represente promoo. Deve ser observado com bom senso. O simples fato de ter nome no quer dizer que viola o dispositivo. Se fizer promoo pessoal ai sim ocorrer improbidade administrativa. Como se escolhe nome de bem jurdico? Se tiver nome de poltico vivo, etc., gera improbidade administrativa por promoo. Art. 37, 1 da CR - promoo pessoal representa violao a quais princpios? R.: Moralidade, impessoalidade, eficincia, legalidade desrespeita esses princpios. No fere precipuamente (cuidado com a expresso) o principio da publicidade.

Questes de concursos da CESPE: Propaganda publicitria vinculada ao nome de poltico ... viola precipuamente o princpio da publicidade. (Alternativa INCORRETA Resposta: no fere em primeiro plano o princpio da publicidade. Fere precipuamente a legalidade, moralidade, eficincia e a impessoalidade). 5) eficincia: a partir da EC 19/98 ganha nova roupagem de principio constitucional expresso. Estava implcito na CR e expresso em lei (art. 6, Lei n. 8.987/95). Atualmente est explcito tambm na CR, no art. 37. Significa: 1) idia de ausncia de desperdcio no jogar fora dinheiro publico 2) sujeito deve produzir com agilidade. Produtividade. 3) economia (deve ser econmico) Ganha a eficincia outros institutos quando entra na CR: a) avaliao do servidor pblico: estabilidade. Se no tivesse estabilidade o servidor seria diferente. EC 19 atinge estabilidade, no a altera. Servidor precisa para adquirir estabilidade de: - concurso pblico; - nomeao em cargo efetivo; - 3 anos de atividade, exerccio (no se fala em estgio); e - avaliao de desempenho (aprovao) ele tem que ser eficiente. o exerccio da eficincia. Perda da estabilidade: - por processo judicial transitado em julgado; - por processo administrativo com contraditrio e ampla defesa; e - por avaliao peridica (a partir de 1988) depende da lei da carreira. Tem essa possibilidade de retirar estabilidade. b) art. 169, CR racionalizao da mquina administrativa. S possvel gastar na folha de pagamento o limite previsto na lei complementar (LC n. 101/2000, art. 19). Para Unio at limite de 50%; para Estados e Municpios at limite de 60%. CR complementa: se est acima do limite vai cortar gastos:

1- cargos em comisso e funo de confiana 20%; 2- servidores no estveis de acordo com a necessidade, sem limite mximo; 3- servidor estvel s chega aqui em ltimo lugar. Vai ser exonerado, com indenizao (demisso s por pena). Se for para exonerar mquina, deve extinguir cargo e s pode recri-lo 04 anos depois. c) prestao do servio pblico ou obra pblica: eficincia quanto aos meios + eficincia quanto aos resultados. Menor valor possvel + melhores resultados. Doutrina alerta para principio da eficincia, apesar de estar na CR, no aplicado no Brasil com deveria. Ainda utopia. Principio da Isonomia: tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, de acordo com a medida da desigualdade. - ver o fator de descriminao. - ver se est com o objetivo da norma. Se estiver est de acordo (compatvel entre eles). Incompatibilidade entre o fator de discriminao e o objetivo da norma, viola o princpio da isonomia. Limite de idade em concurso pblico constitucional (peso, altura) podem aparecer desde que justificado com atribuies do cargo e previsto em lei. No suficiente que esteja previsto somente no edital, necessita tambm estar previsto na lei da carreira respectiva. Jurisprudncia pacifica. Principio do contraditrio x principio da ampla defesa: Eles esto sempre juntos Art. 5, LV, CR. Processo administrativo tem contraditrio e ampla defesa. Fica mais fcil anular processo se houver algum desrespeito aos princpios. Previsto conforme CR. Contraditrio: dar cincia da existncia do processo. Cristalizao no judicirio. Para via administrativa ainda no assim. Ningum pode ser condenado ou processado sem ter conhecimento. Constitui bilateralidade da relao no processo. Dada cincia do conhecimento do processo, d a parte direito de defesa (oportunidade de defesa).

Ampla defesa: dar parte a oportunidade que ela se defenda. Se ela vai fazer ou no problema dela. So desdobramentos para o exerccio da ampla defesa: a) defesa prvia: tem que ter procedimento e penas (que devem ser pr estabelecidas) prvias para que se de a defesa prvia. Provas pr estabelecidas; b) garantia de informao - deve saber o porqu do processo, deve ter garantias de informao tem direito as cpias? Tem direito cpias, desde que pague por elas. Tem direito a viabilidade das informaes. c) prova: produo de provas. Prova produzida igual prova avaliada, para convencimento do juiz. d) presena do advogado no processo administrativo: Smula Vinculante 5: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. (Smula Vinculante obriga todos os rgos do judicirio. No precisa de advogado a Smula 343 do STJ ( obrigatria a presena de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar.), ainda est l, mas no serve mais. No tem que indenizar nada e advogado no precisa ir audincia. A Smula 343 era mais moderna, de acordo com a realidade, porm a Smula Vinculante 5 do STF a que vale hoje. Smula Vinculante 3: Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. (A administrao exerce atividade e no final do exerccio leva contas ao TCU. TCU chamava administrao se tivesse problema e no chamava empresa para participar do principio, com a Smula Vinculante 3 (dar contraditrio e ampla defesa) a empresa envolvida agora. Ressalva quanto aposentadoria: Depende de duas manifestaes de vontade (Administrao e TCU). Somente depois das duas manifestaes que se chama pessoa, se ela j tem o direito. Como ele no tem o direito aposentadoria, o seu direito no atingido, porque o ato de aposentadoria ato administrativo complexo que depende de ato do tribunal de contas + ato da adminstrao.

Principio da proporcionalidade e da razoabilidade: Deve agir de forma proporcional e racional. Principio da razoabilidade: agir de forma razovel? - o administrador deve agir de forma equilibrada, com coerncia, congruncia. - proibio aos excessos, exageros de forma lgica. um limite as atividades do administrador. So limites discricionariedade os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Tem liberdade, mas restrita a razoabilidade. Principio da proporcionalidade: embutida no principio da razoabilidade. Conseqncia do principio da razoabilidade. Tem que haver o equilbrio entre a medida tomada e o ato. Deve usar dose certa entre atos e medidas inerentes a ele. - no pode causar mais prejuzo que beneficio. Deve haver um equilbrio. Controle de atos proporcionalidade: com principio da razoabilidade e da

- atos administrativos podem ser revistos pelo judicirio, no que tange legalidade (em sentido amplo). Aplicao da lei e aplicao da CR (e dos princpios constitucionais). Poder judicirio pode rever mrito do ato administrativo? Mrito liberdade, discricionariedade. No pode rever mrito (que a liberdade e viola princpio da separao de poderes). Se ato viola principio da razoabilidade e proporcionalidade pode o judicirio rever? Controle de legalidade o controle de mrito? de legalidade por isso que pode controlar. Ex.: o caso de o administrador ter dinheiro para construir 1 hospital ou 1 escola e ele opta por construir uma praa, sendo que tem gente morrendo. Razoabilidade e proporcionalidade esto implcitas na CR e explcitos na lei ordinria (Lei n. 9.784/99, art. 2). Principio da continuidade do servio publico: O Estado tem obrigatoriedade de prestao do servio pblico de forma ininterrupta.

E o direito de greve? E o inadimplemento do usurio? Inadimplemento do usurio: Art. 6 da Lei n. 8.987 - Toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 1 Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. 2 A atualidade compreende a modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e expanso do servio. 3 No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. Direito de greve - servidor pblico tem direito de greve (art. 37, VII, CR). ...na forma da lei... qual lei? R.: Lei Ordinria antes da EC 19/98, teria que ser por Lei Complementar. Mas a lei at hoje no foi editada. S h lei para os trabalhadores comuns. Lei n. 7.783/89 que o STF decidiu, enquanto no houver lei regulamentando greve para o servidor, aplicar-se, no que couber, a estes. Principio da auto-tutela: Administrao pode rever seus prprios atos. cabvel a reviso quando so ilegais por anulao (legalidade) e inconvenientes pela revogao (convenincia). Smula 346 STF: a administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Smula 473 STF: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade,

respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. A Doutrinadora Maria Silvia de Pietro diz que a Administrao tem dever de tutela com seus prprios atos (reviso). Tem dever de zelo, de cuidado com suas coisas, bens, patrimnios, interesses (no unnime na doutrina) Principio da especialidade: Fala da Administrao direta criando Administrao indireta. Administrao direta Estados, Municpios, Unio e DF Administrao Indireta autarquias, fundaes publicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista. Cria por meio de lei, que define qual a finalidade da pessoa jurdica, entrando ai os princpios. As pessoas jurdicas da Administrao indireta so criadas para uma finalidade especifica e a ela so vinculadas. Como modificar? Por meio de lei. Principio da presuno de legitimidade: Leia-se legitimidade + legalidade + veracidade Os atos administrativos de legitimidade (obedecer regras morais), legalidade (lei) e veracidade (com a verdade). uma presuno relativa (pode ser constatada, discutida). A quem cabe o nus da prova? Cabe a quem alega, o administrado. Conseqncia pratica da presuno de legitimidade. praticado, aplicado de imediato.

Anda mungkin juga menyukai