Anda di halaman 1dari 17

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE

Novembro/2011

Concurso Pblico para provimento do cargo de

Tcnico de Controle Externo Tcnico em Edificaes ou de Estradas


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova F06, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova F06, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 7 referem-se ao texto seguinte.

A extino de espcies animais natural. De todas aquelas que j viveram neste planeta, 99% esto agora desaparecidas, e deve-se contar com o sumio de algumas subespcies. A questo a rapidez com que isso ocorre. Estudos mostram que o impacto da humanidade acelerou em 100 vezes o ritmo natural de extino de espcies. Muitos cientistas acreditam que estamos assistindo sexta extino; as outras cinco ocorreram em pocas pretritas. O impacto do homem sobre o ambiente e seu efeito devastador para a sobrevivncia de muitos animais podem ser separados em cinco ameaas, todas elas contornveis, sem causar a runa da economia humana: a perda ou fragmentao de hbitats, a caa predatria (a captura mais rpida do que a capacidade de reproduo), a poluio, com destaque para pesticidas agrcolas e efluentes urbanos lanados em guas, a alterao climtica e a introduo pelo homem de animais estranhos a determinado bioma. O principal problema , sem dvida, a perda do hbitat. Quase 70% dos vertebrados que aparecem na lista de espcies ameaadas so vtimas da expanso agrcola. Desmatamento, reduo da camada polar, poluio dos oceanos destroem biomas, tornando a vida difcil ou impossvel para os animais que deles dependem para sobreviver. A atual extino, no , felizmente, um destino inevitvel. "Tornou-se consenso em boa parte do mundo que devemos nos preocupar com a natureza e que s assim continuaremos a nos desenvolver", diz a diretora da Global Footprint Network, organizao dedicada a calcular o impacto do homem na biodiversidade. "H mais engajamento na luta pela conservao, sobretudo por parte das empresas", completa.
(Filipe Vilicic. Veja, Edio Especial, Sustentabilidade, dez. 2010. p. 60-62, com adaptaes)

1.

Toda a exposio do texto caminha para a concluso de que (A) deve haver maior controle da expanso agrcola para reduzir a degradao do meio ambiente e, por consequncia, a extino de inmeras espcies animais. a tentativa de algumas organizaes no sentido de preservar a biodiversidade no tem produzido resultados relevantes, pois a extino de espcies animais decorre naturalmente das alteraes climticas do planeta. j se percebe maior conscientizao, em quase todo o planeta, com relao necessria preservao do meio ambiente no sentido de minimizar o impacto da ao humana como forma de garantir a biodiversidade. ainda no h evidncias a respeito dos resultados da atividade humana na diminuio da biodiversidade, embora a ameaa a algumas espcies esteja se tornando o foco principal de estudos cientficos mais recentes. a destruio da biodiversidade ser inevitvel, em pouco tempo, pois preciso escolher entre a produo de alimentos necessrios sobrevivncia humana e a destinao de reas para a conservao de espcies animais.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

2.

Estudos mostram que o impacto da humanidade acelerou em 100 vezes o ritmo natural de extino de espcies. (incio do 2 pargrafo) Com a informao acima, o autor (A) (B) busca comprovar a observao, apoiada em estudos cientficos, de que A extino de espcies animais natural. apresenta um fato que vem justificar a afirmativa expressa anteriormente de que A questo a rapidez com que isso ocorre. assinala certa desconfiana em relao s cinco ameaas para a sobrevivncia das espcies, todas elas contornveis, sem causar a runa da economia humana. condena algumas atividades decorrentes da presena humana, especialmente a expanso agrcola que, no entanto, considera ser inevitvel. discorda do posicionamento assumido pela diretora da organizao dedicada a calcular o impacto do homem na biodiversidade.
TCESE-Conhecimentos Gerais2

(C)

(D)

(E) 2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


3. O sentido da expresso todas elas contornveis (2 pargrafo) se relaciona com (A) o fato j constatado de que atualmente quase impossvel garantir a preservao da natureza em razo do atual desenvolvimento humano. a constatao da inevitvel extino de espcies animais decorrente da atividade humana no planeta, que garante a sobrevivncia da humanidade. a importncia da expanso das reas de cultivo de alimentos, ainda que haja prejuzos a alguns biomas e s espcies animais que neles vivem. as evidncias trazidas por estudos recentes de que h ciclos naturais de extino de espcies animais sem interferncia direta da ao humana. as atividades desenvolvidas por organizaes voltadas para a preservao do meio ambiente no sentido de minimizar a possvel extino de espcies animais.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

4.

Identifica-se uma opinio pessoal e no um simples fato no segmento: (A) (B) A atual extino, no , felizmente, um destino inevitvel. De todas aquelas que j viveram neste planeta, 99% esto agora desaparecidas, e deve-se contar com o sumio de algumas subespcies. Quase 70% dos vertebrados que aparecem na lista de espcies ameaadas so vtimas da expanso agrcola. A extino de espcies animais natural. Desmatamento, reduo da camada polar, poluio dos oceanos destroem biomas, tornando a vida difcil ou impossvel para os animais que deles dependem para sobreviver.

(C) (D) (E)

5.

Em relao ao emprego de sinais de pontuao no texto, est INCORRETA a afirmativa: (A) Muitos cientistas acreditam que estamos assistindo sexta extino; as outras cinco ocorreram em pocas pretritas. o (2 pargrafo) O ponto e vrgula surge para separar os dois segmentos do perodo por meio de uma pausa mais forte. (B) (C) O longo segmento introduzido pelos dois-pontos no 2 pargrafo constitui uma enumerao especificativa. ... tornando a vida difcil ou impossvel para os animais que deles dependem para sobreviver. (3 pargrafo) A presena de uma vrgula aps o pronome que seria facultativa, pois no traria nenhuma alterao estrutura da frase. (D) (a captura mais rpida do que a capacidade de reproduo) O segmento entre parnteses, no 2 pargrafo, contm sentido explicativo para a expresso caa predatria. (E) Os segmentos isolados por aspas no ltimo pargrafo correspondem a transcries das palavras de uma autoridade envolvida com o problema apontado no texto.
o o o

6.

... e deve-se contar com o sumio de algumas subespcies. (1 pargrafo) A mesma relao existente entre o verbo e seu complemento, grifados no segmento acima, est em: (A) (B) (C) (D) (E) ... 99% esto agora desaparecidas ... ... sem causar a runa da economia humana ... O principal problema , sem dvida, a perda do hbitat. ... que aparecem na lista de espcies ameaadas ... Desmatamento, reduo da camada polar, poluio dos oceanos destroem biomas ... 3

TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


7. A conservao de espcies animais pode ser considerada uma escolha racional. O respeito vida pressupe uma relao espiritual com a natureza. A natureza nos cerca. Necessitamos da biodiversidade para nossa sobrevivncia. As frases acima se articulam de modo lgico, claro e correto no perodo: (A) J que a conservao de espcies animais pode ser considerada uma escolha racional, com que o respeito vida pressupe uma relao espiritual na natureza em nossa volta, porque necessitamos da biodiversidade para nossa sobrevivncia. Alm do respeito vida, que pressupe uma relao espiritual com a natureza que nos cerca, a conservao de espcies animais pode ser considerada uma escolha racional, tendo em vista que necessitamos da biodiversidade para nossa sobrevivncia. Como a natureza nos cerca, e que necessitamos da biodiversidade para nossa sobrevivncia, a conservao de espcies animais vem a ser considerada uma escolha racional, como a relao espiritual com a natureza sendo o suposto respeito vida. A natureza nos cerca, de que necessitamos da biodiversidade para nossa sobrevivncia, com a conservao de espcies animais devendo se considerar uma escolha racional, com o respeito vida pressupondo uma relao espiritual com a natureza. Tendo em vista que a conservao de espcies animais pode ser considerada uma escolha racional, com o respeito vida que supe a relao espiritual com a natureza, ela que nos cerca, sendo necessrio a biodiversidade para nossa sobrevivncia.

(B)

(C)

(D)

(E)

Ateno:

As questes de nmeros 8 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Vivemos na muito alardeada Era da Informao. Por cortesia da internet, temos a impresso de ter acesso imediato a tudo que algum poderia querer saber. Certamente somos mais bem informados em histria, ao menos quantitativamente. H trilhes e trilhes de bytes circulando no ter tudo para ser colhido e ser objeto de pensamento. E precisamente esta a questo. No passado, ns colhamos informaes no s para saber as coisas. Isso era apenas o comeo. Ns tambm colhamos informaes para convert-las em alguma coisa maior que fatos e, em ltima anlise, mais til: em ideias que explicavam as informaes. Buscvamos no s apreender o mundo, mas realmente compreend-lo, que a funo primordial das ideias. Grandes ideias explicam o mundo e nos explicam uns aos outros. Karl Marx chamou a ateno para a relao entre meios de produo e nossos sistemas sociais e polticos. Sigmund Freud nos ensinou a explorar nossas mentes como meio para compreender nossas emoes e comportamentos. Einstein reescreveu a fsica. Mais recentemente, Marshall McLuhan teorizou sobre a natureza da comunicao moderna e seu efeito na vida contempornea. Essas ideias permitiram que nos desprendssemos de nossa existncia e tentssemos responder s grandes e atemorizantes questes de nossas vidas. Mas se a informao foi um dia um alimento de ideias, na ltima dcada ela se tornou sua concorrente. Preferimos conhecer a pensar porque o conhecer tem mais valor imediato. Ele nos mantm "por dentro", nos mantm conectados com nossos amigos e nossa tribo. As ideias so to etreas, to pouco prticas, trabalho demais para recompensa de menos. Poucos falam ideias. Todos falam informao, geralmente informao pessoal.
[Neal Gabler (The New York Times, trad. de Celso M. Paciornik), A22, Internacional. O Estado de S. Paulo, 21 de agosto de 2011, com adaptaes]

8.

No texto, o autor (A) (B) (C) (D) (E) reconhece a atual facilidade com que as pessoas conseguem obter as mais diversas informaes, concluindo pela real importncia desse amplo conhecimento. lamenta a influncia das informaes disseminadas pela internet no pensamento dos grandes tericos da humanidade. defende a tese de que, apesar do enorme afluxo de informaes, a sociedade moderna desconhece quase inteiramente os ensinamentos do passado. condena os avanos tecnolgicos, ainda que os meios eletrnicos possam favorecer a difuso de ideias grandiosas por todo o mundo. deixa clara a diferena entre o que se percebe apenas como fatos, muitas vezes sem maior relevncia, e aquilo que se entende usualmente por ideias.
TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


9. E precisamente esta a questo. (2 pargrafo) A questo apontada refere-se (A) (B) (C) (D) (E) superioridade do nmero de informaes trazidas pelos meios de comunicao disponveis atualmente sobre as grandes ideias do passado, que perderam parte de seu valor no mundo moderno. convico de que ser possvel retomar as grandes teorias formuladas por clebres pensadores a partir de um conhecimento histrico mais amplo, a ser oferecido pelos atuais sistemas de comunicao. observao a respeito da enorme quantidade de informaes disponveis curiosidade de qualquer pessoa e da pouca disposio para uma anlise mais aprofundada do contedo trazido por essas mesmas informaes. valorizao de todo o trabalho desenvolvido por grandes pensadores que vm tentando explicar fenmenos da realidade que nos cerca, bem como as relaes inerentes a toda a vida em sociedade. importncia da internet no mundo moderno, que permitiu a universalizao do conhecimento, dando margem ao aprofundamento das discusses concernentes s relaes humanas.
o o

10.

O teor do 3 pargrafo (A) (B) (C) (D) (E) justifica, por meio de exemplos, a afirmativa de que Grandes ideias explicam o mundo e nos explicam uns aos outros. confirma a declarao de que Certamente somos mais bem informados em histria, ao menos quantitativamente. tenta comprovar que H trilhes e trilhes de bytes circulando no ter tudo para ser colhido e ser objeto de pensamento. leva concluso lgica de que Preferimos conhecer a pensar porque o conhecer tem mais valor imediato. reala a importncia do conhecimento, porque Ele nos mantm "por dentro", nos mantm conectados com nossos amigos e nossa tribo.
o

11.

Isso era apenas o comeo. (2 pargrafo) O sentido da frase acima reitera, no texto, o fato de que (A) (B) (C) (D) (E) o conhecimento da histria deveria permitir aos cientistas a reformulao de suas hipteses, nem todas devidamente comprovadas no decorrer do tempo. a compreenso do mundo atual, movido por um enorme conjunto de informaes transmitidas virtualmente, est alm de qualquer tentativa de explicao terica. as teorias que explicavam o mundo perderam parte de sua utilidade diante do avano vertiginoso da tecnologia, que permite acesso imediato a todas as informaes. a assimilao de informaes, no passado, era o ponto de partida para a formulao de teorias no sentido de explicar o mundo, o homem e as relaes sociais. a utilizao da imensa quantidade de informaes trazidas pela internet tornou o homem mais capacitado a repensar as grandes questes da vida moderna.
o

12.

Por cortesia da internet, temos a impresso de ter acesso imediato a tudo que algum poderia querer saber. (1 pargrafo) Entende-se do segmento grifado acima: (A) (B) (C) (D) (E) crtica capacidade e rapidez na transmisso de informaes que caracterizam a internet. expresso que tenta ignorar a abrangncia da internet e sua presena dominante no mundo todo. aceitao de que o surgimento da internet permitiu a divulgao do conhecimento histrico no mundo todo. observao irnica do autor, quanto ao acmulo de informaes obtidas facilmente na internet. pleno reconhecimento da atual importncia da internet na obteno de mltiplas informaes.
o

13.

Poucos falam ideias. Todos falam informao, geralmente informao pessoal. (4 pargrafo) O emprego do verbo falar, nas frases acima,

I. coerente com o teor do texto, ao realar o fato de que h interesse no maior nmero de informaes, apenas, e no no
desenvolvimento de ideias.

II. se contrape ao que dita a norma culta quanto regncia desse verbo, indicando uso incorreto em um texto expositivo. III. indica ausncia de clareza na exposio, pois deveria ter sido empregado o verbo dizer, cujo sentido se mostra mais
adequado ao contexto. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I. III. I e II. I e III. II e III.


5

TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


14. No passado, ns colhamos informaes no s para saber as coisas. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Vivemos na muito alardeada Era da Informao. ... em ideias que explicavam as informaes. ... e nos explicam uns aos outros. ... que nos desprendssemos de nossa existncia ... ... nos mantm conectados com nossos amigos e nossa tribo.

15.

A concordncia verbal e nominal est inteiramente respeitada na frase: (A) Apesar da grande divulgao de informaes pela internet, falta interesse de pensadores que se debruce sobre as grandes questes do mundo moderno para atribuir sentido a elas. Na era atual, cincia, argumentao lgica e debate foi suplantado pela quantidade, rapidez e consequente superficialidade das informaes que se encontra sempre disposio na internet. muitos os fatores que impedem um aprofundamento das grandes questes humanas, porque o acmulo de ideias privilegiam a superficialidade das relaes, ainda que no aceitemos esse fato. A despeito dos gigantescos avanos tecnolgicos, possvel perceber um retrocesso intelectual no modo de pensar as grandes questes da vida moderna, muitas delas originadas desse mesmo avano. Os sites de relacionamento pessoal tornou-se a principal forma de comunicao entre os jovens, e esto superando os meios impressos, onde geralmente se desenvolve as grandes ideias.

(B)

(C)

(D)

(E)

Ateno:

As questes de nmeros 16 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Entrou na cidade por acaso. Cidade no, cidadezinha, um ovo de codorna, porque era to pequenina que dava d. Cinco ruas, ou quatro, e uma incompleta, uma bodega, um bar, uma padaria e a agncia do correio, onde o funcionrio dormia o dia todo por falta de carta e telegrama. Quase ningum sabia ler, pudera. Missa, uma vez por ms, quando o padre da parquia vizinha aparecia e, assim mesmo, com pressa. A praa era to mida que a igreja lhe tomou toda a rea. Na feira, qualquer carneiro que se abatesse, em lugar da vaca, daria para a populao inteira e ainda se jogaria a sobra para os cachorros, que no eram tantos assim. Urubu no aparecia, porque a carnia era diminuta, no dando para satisfazer a um bando, sendo melhor parar e pairar em lugar maior. A prefeitura funcionava numa casa alugada, duas salas e o sanitrio no fundo do quintal, que, por muito tempo, foi a nica obra erguida no centro urbano, e, assim mesmo, porque o prefeito sofria de incontinncia urinria. Mas o motorista sentiu alguma coisa o atraindo, uma fora o puxando para dentro da cidade, talvez um recado para dar, algo velho, que por ali ainda existisse, para comprar, talvez encomenda de algum doutor da capital, e entrou, com seu Opala, carro de praa, ruas adentro, nenhuma calada. Ningum melhor para fazer favor que o pessoal do interior. No sabia ao certo por que deixou a estrada e entrou.
(Wladimir Souza Carvalho. Valor do co da rapariga do cabo. In: Feijo de Cego. Curitiba: Juru, 2010. p. 131)

16.

Entrou na cidade por acaso. A mesma ideia est reproduzida, com outras palavras, em: (A) (B) (C) (D) (E) ... e a agncia do correio, onde o funcionrio dormia o dia todo por falta de carta e telegrama. ... quando o padre da parquia vizinha aparecia e, assim mesmo, com pressa. Urubu no aparecia, porque a carnia era diminuta, no dando para satisfazer a um bando ... A prefeitura funcionava numa casa alugada, duas salas e o sanitrio no fundo do quintal ... No sabia ao certo por que deixou a estrada e entrou.
TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 17 e 18, considere a frase transcrita a seguir. A praa era to mida que a igreja lhe tomou toda a rea.

17.

Entre as afirmativas que compem o perodo acima identificam-se, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) noo de causa e de consequncia. um fato real e uma opinio pessoal. uma constatao e sua razo principal. certa situao e sua finalidade. uma observao e uma ressalva.

18.

O sentido atribudo frase pelo pronome lhe est corretamente reproduzido em: (A) (B) (C) (D) (E) Sem rea maior, a igreja tomou a praa. A igreja tomou toda a diminuta rea de sua praa. A rea da praa, com sua igreja, era diminuta. A igreja, com sua praa to mida, estendeu-se por ela. A praa, com sua rea diminuta, tomou a igreja.

19.

... e ainda se jogaria a sobra para os cachorros ... O mesmo sentido que a forma verbal atribui frase est corretamente reproduzido em: (A) (B) (C) (D) (E) e ainda os cachorros se jogariam sobre a sobra. e a sobra ainda costuma ser jogada para os cachorros. e ainda seria jogada a sobra para os cachorros. e com a sobra ainda iria para os cachorros. e seriam jogados aos cachorros a sobra.

20.

Considere: Na pequena cidade vrias pessoas estavam paradas ...... frente de uma casa. O motorista, atento ...... condies da estrada, resolveu entrar. Pretendia pedir informaes ...... algum morador. As lacunas da frase acima devem ser corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) a - as - a a - as - - as - - s - - s - a 7

TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


Raciocnio Lgico 21. Considere a sequncia de figuras abaixo, formadas por tijolos de forma cbica (todas as arestas dos tijolos com o mesmo tamanho): .

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Se todas as figuras obedecem mesma lgica de formao apresentada acima, deduz-se, corretamente, que a Figura 6 apresentar um total de (A) (B) (C) (D) (E) 22. 108 tijolos. 126 tijolos. 144 tijolos. 162 tijolos. 186 tijolos.

Andr, Bernardo e Carlos, candidatos a um emprego, so submetidos a uma prova e o resultado apresentou as seguintes informaes:

I. Andr no foi o primeiro colocado. II. Bernardo no foi o segundo colocado. III. Carlos no foi o terceiro colocado.
Sabendo-se que no houve empates, verdade que (A) (B) (C) (D) (E) 23. Andr obteve a pior nota. Carlos foi o segundo colocado. a nota de Bernardo foi superior nota de Andr. a nota de Carlos foi superior nota de Andr. a nota de Bernardo no foi superior nota de Carlos.

Em uma repartio pblica com 20 funcionrios, 8 possuem o curso superior, 7 possuem o curso mdio sem o curso superior e 5 possuem apenas o ensino fundamental. Deseja-se constituir um grupo de trabalho com estes funcionrios para realizar uma determinada tarefa. Escolhendo aleatoriamente os funcionrios, o nmero mnimo de funcionrios que devem fazer parte do grupo de trabalho para se ter certeza de que pelo menos um funcionrio possui curso superior (A) (B) (C) (D) (E) 8. 12. 13. 15. 16.

24.

Duas modalidades de esporte so oferecidas para os 200 alunos de um colgio: basquete e futebol. Sabe-se que 140 alunos praticam basquete, 100 praticam futebol e 20 no praticam nenhuma destas modalidades. O nmero de alunos que praticam uma e somente uma destas modalidades (A) (B) (C) (D) (E) 120. 100. 80. 60. 40.

25.

s 3 horas, a medida do menor ngulo formado pelos ponteiros das horas e dos minutos de um relgio igual a 90. Exatamente 50 minutos depois, o menor ngulo formado pelos ponteiros das horas e dos minutos apresenta uma medida igual a (A) (B) (C) (D) (E) 120. 135. 150. 160. 175.
TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


Legislao Especfica do Estado de Sergipe 26. Compete ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe emitir parecer prvio referente s contas prestadas anualmente pelos Prefeitos, a contar do seu recebimento, independentemente de diligncias e notificaes, em at (A) (B) (C) (D) (E) 30 dias. 60 dias. 90 dias. 180 dias. 360 dias.

27.

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe verificou irregularidades quando da apreciao de ato administrativo de dirigente de uma autarquia municipal, o que motivou o estabelecimento de prazo para a adoo de providncias necessrias ao exato cumprimento da lei. Findado esse prazo, foi verificado que no ocorreu a devida regularizao. Nesse caso, cabe ao TCE-SE, sempre que possvel, a (A) (B) (C) (D) (E) anulao do ato impugnado, comunicando a deciso Assembleia Legislativa. anulao do ato impugnado, comunicando a deciso respectiva Cmara Municipal. sustao da execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Assembleia Legislativa. sustao da execuo e posterior anulao do ato impugnado, comunicando a deciso respectiva Cmara Municipal e Assembleia Legislativa. sustao da execuo do ato impugnado, comunicando a deciso respectiva Cmara Municipal.

28.

Nos termos do Cdigo de Organizao e de Procedimento da Administrao Pblica do Estado de Sergipe, determinado princpio estabelece que, no desempenho da funo administrativa suscetvel de agravar a situao jurdica dos administrados, somente sero adotadas providncias cuja extenso e intensidade sejam indispensveis para a realizao do correspondente interesse pblico. Trata-se do Princpio da (A) (B) (C) (D) (E) proporcionalidade. razoabilidade. legalidade. motivao. responsabilidade patrimonial.

29.

A responsabilidade pela aplicao das tcnicas de gesto na Administrao Pblica Estadual ficar a cargo dos Secretrios de Estado quanto (A) (B) (C) (D) (E) s entidades da Administrao Indireta, aos rgos do Poder Executivo, Procuradoria-Geral e Defensoria Geral do Estado. s entidades da Administrao Indireta e aos rgos do Poder Executivo, exceo da Procuradoria-Geral e Defensoria Geral do Estado. aos rgos do Poder Executivo, Procuradoria-Geral e Defensoria Geral do Estado, exceo das entidades da Administrao Indireta. aos rgos do Poder Executivo, exceo das entidades da Administrao Indireta, da Procuradoria-Geral e da Defensoria Geral do Estado. s entidades da Administrao Indireta, Procuradoria-Geral e Defensoria Geral do Estado, exceo dos rgos do Poder Executivo.

30.

Nas hipteses abaixo, a interveno do Estado em municpio sergipano se dar por meio de representao do TCE-SE ao Governador do Estado, salvo quando (A) (B) (C) deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por dois anos consecutivos, a dvida fundada. no forem prestadas as contas devidas, na forma da lei. deixar de recolher por seis meses consecutivos ou alternados, aos rgos oficiais da Previdncia Social, os valores descontados em folha de pagamento dos seus servidores. forem praticados atos de corrupo na administrao municipal. no tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino. 9

(D) (E)

TCESE-Conhecimentos Gerais2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Sobre a avaliao de riscos ambientais, considere:

I. o processo que avalia a probabilidade de que efeitos sade humana ou efeitos ecolgicos possam ocorrer, ou
estejam ocorrendo, como resultado exposio a um ou mais fatores de estresse.

II. a probabilidade condicional da ocorrncia de um acontecimento ecolgico especfico, associado explicao das suas
consequncias ecolgicas.

III. Anlise de riscos ambientais abrange a reduo de biodiversidade, a perda de recursos comerciais importantes e a
instabilidade do ecossistema.

IV. Quanto ao aspecto prtico, a anlise de riscos ambientais descrio quantitativa ou qualitativa da provvel ocorrncia
de um acontecimento ecolgico indesejado, sendo as suas consequncias raramente contempladas. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e IV. I e II, apenas. III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas.

32.

Para que se estabelea um risco ambiental, devem estar presentes, necessariamente, os seguintes elementos: (A) (B) (C) (D) (E) informaes sobre o risco, potencialidade e incertezas. caracterizao, coleta de dados e toxicidade. sistema de drenagem, conservao e proliferao. contaminante, via de exposio e receptor. regime de concesso, quantificao e caminhos de exposio.

33.

Em uma obra rodoviria, um sistema de drenagem de guas pluviais composto de uma srie de unidades e dispositivos hidrulicos para os quais existe uma terminologia prpria, na qual a parte da galeria situada entre dois poos de visita consecutivos chamada de (A) (B) (C) (D) (E) caixas de ligao. trecho de galeria. poos de visita. boca de lobo. greide.

34.

Em uma programa de manuteno de edificao, elementos como documentao dos sistemas, definio de contextos operacionais, diagrama funcional e caracterizao das fronteiras e/ou interfaces entre os subsistemas, entre outros, so gerados ou analisados na etapa chamada de (A) (B) (C) (D) (E) avaliao de funes significantes. avaliao da efetividade das atividades. anlise de modos de falha e efeitos. seleo dos sistemas e coleta de informaes. seleo de atividades aplicveis.
TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

10

Caderno de Prova F06, Tipo 001


35. A manuteno de edificaes

I. visa a preservar ou recuperar as condies ambientais adequadas ao uso previsto para as edificaes. II. inclui todos os servios realizados para prevenir ou corrigir a perda de desempenho decorrente da deteriorao dos seus
componentes, ou de atualizaes para atender s necessidades dos seus usurios.

III. deve incluir servios realizados para alterar, a critrio de um determinado rgo da administrao ou da chefia deste, o
uso da edificao. De acordo com a norma vigente, em relao ao processo de manuteno est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

II, apenas. I, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

36.

causa primria da ocorrncia de segregao do concreto, responsvel por um concreto de baixa qualidade: (A) diferena de tamanho dos agregados e das massas especficas dos componentes da mistura, decorrentes das etapas de transporte, lanamento e ou adensamento do concreto. etapa de apiloamento da superfcie do concreto executada com soquetes, mediante golpes sucessivos na massa, com frequncia acima da recomendada em norma especfica. operao de adensamento feita por meio de vibradores de imerso, em detrimento dos choques por instrumento de percusso, atribuindo, em contrapartida, expressivo aumento da permeabilidade do concreto. ocorrncia de tratamento trmico inadequado durante a fase de mistura do concreto, associada deficincia na aplicao das medidas de proteo contra a secagem da superfcie do concreto durante o transporte. altura de lanamento do concreto nas frmas ter sido efetuada sem choques, em desobedincia norma de se manter a distncia entre 3,0 e 5,0 metros do ponto de lanamento at a posio final na estrutura.

(B)

(C)

(D)

(E)

37.

So caractersticas das estruturas de concreto protendido: (A) formao de regio macia ao redor do pilar, faixas macias em nica direo e uso de frmas e escoramentos sem material de enchimento. facilidade de corte com fio quente ou com serra, baixo coeficiente de absoro e baixo mdulo de elasticidade. dispensa o emprego de isolante termo-acstico, concretagem feita em camadas e adoo de enchimento com concreto celular. integrao entre elementos de enchimento e pr-moldados, eliminao das tenses transversais e facilidade de moldagem. ausncia de fissurao, resistncia a ambientes agressivos e obteno de grandes vos.

(B) (C)

(D)

(E)

38.

Em coberturas em telhados, a estrutura de apoio constituda por (A) telhas de diversos materiais (cermica, fibrocimento, concreto, metlica e outros) e dimenses, tendo a funo de vedar as guas pluviais. rufos, calhas, condutores verticais e acessrios, tendo a funo de drenar as guas pluviais. tesouras, oites, pontaletes ou vigas, tendo a funo de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante do edifcio. teras, caibros e ripas, tendo a funo de absorver as cargas decorrentes da precipitao pluviomtricas e a sustentao das telhas. forro, sendo a funo de nivelar o teto e fornecer suporte s instalaes, assim como propiciar correo trmica em telhados de pequena altura. 11

(B) (C)

(D)

(E)

TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 001


39. Considere a figura.

1
O elemento identificado pelo nmero 2 denomina-se (A)

espaador laminado e tem como funo permitir a circulao do ar a fim de que a cobertura de telha no levante com a ao dos ventos. foil e tem como funo refletir o sol e facilitar a fixao das ripas e telhas. chapuz e tem como funo suportar o peso do telhado aps a aplicao das telhas. contraventamento e tem como funo suportar a ao dos ventos e proteger contra a incidncia da gua. subcobertura e tem como funo proteger o telhado da umidade e conferir isolamento trmico edificao.

(B) (C) (D) (E)

40.

O elemento responsvel pela criao de fluxo do ar refrigerante no sistema de climatizao, recebendo o vapor refrigerante em baixa presso e temperatura e elevando o vapor at uma temperatura e presso maior, chamado de (A) (B) (C) (D) (E) estabilizador. compressor. evaporador. pressostato. refrigerador.

41.

Considerando os parmetros bsicos de projetos de um sistema de climatizao residencial e os critrios estabelecidos na norma vigente, correto afirmar: (A) O ndice de insolao fundamental para a determinao dos parmetros de temperatura e velocidade do ar do recinto considerado, cuja medio deve ser feita com irradiao solar direta. A medio da temperatura para controle da diferena deve ser feita junto s aberturas (portas e janelas). O ar insuflado deve ser parcialmente filtrado, embora a renovao deva ocorrer de forma abrangente e total. A diferena entre as temperaturas do termmetro de bulbo seco, simultneas, entre dois pontos quaisquer de um recinto, ao nvel de 1,5 m, deve estar entre 3 C e 4 C. A velocidade do ar, medida com instrumentos de alta sensibilidade, deve ter valores mdios, medidos ao nvel de 1,5 m, entre 0,025 m/s e 0,25 m/s.

(B) (C) (D)

(E)

42.

Considerando as normas tcnicas de desempenho e os requisitos de aceitao do produto, as esquadrias de alumnio devem (A) ser suficientemente rgidas para suportar os esforos comuns de uso, de forma que suas partes no deformem visivelmente sob a ao de pessoas ou de foras da natureza, como ventos fortes. permitir perceber, visualmente, com as folhas fechadas e travadas, um espectro de luz, sem que se defina objetos do lado exterior, nas reas de juno das folhas. ter abertura limitada em 80% da rea, quanto s condies dos encaixes no alinhamento com as partes fixas, onde as frestas e folgas no podem superar 2,25 mm. ter aparncia geral uniforme, desprovida de manchas na anodizao ou na pintura, riscos ou amassamentos. A ocorrncia de faixas, descontinuidades, marcas de atrito ou quaisquer outros efeitos superficiais so admitidos nas bordas e laterais. ser fixadas com a alvenaria por meio de chumbadores. Os vos com caixilhos devem ser preenchidos com argamassa socada e ligeiramente sobreposta ao perfil, admitindo-se empenamento que no prejudique seu funcionamento.
TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

(B)

(C)

(D)

(E) 12

Caderno de Prova F06, Tipo 001


43. Em um projeto de arquitetura, o documento escrito que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construo a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as tcnicas exigidas para o seu emprego (A) (B) (C) (D) (E) o programa de necessidades. o memorial descritivo. o quadro geral de reas. a lista de materiais. o oramento.

44.

Em relao s cargas atuantes nas estruturas de madeira (como pontes, por exemplo), segundo as normas tcnicas especficas vigentes e considerando o tempo de exposio, local e natureza da aplicao, correto afirmar: (A) As cargas excepcionais e seus efeitos dinmicos so representados pelos elementos fsicos de proteo da construo e das combinaes de aes de curta e mdia durao impostas pelas foras axiais atuantes na base da estrutura. As situaes transitrias esto relacionadas aos esforos horizontais impostos pelo carregamento a que a estrutura estar sujeita durante o perodo de vida da construo. A carga permanente constituda pelo peso prprio dos materiais constituintes, pelos elementos operacionais utilizados nas etapas de execuo da obra e pelo peso das cargas de situao duradoura. As cargas acidentais so as aes variveis que atuam nas construes em funo de seu uso, por meio de pessoas, mobilirio, veculos, vento, entre outros, sendo as cargas acidentais verticais consideradas como de longa durao. As situaes excepcionais tm durao mdia-curta, sendo consideradas na estrutura para a determinao do ndice de deformaes e dos deslocamentos das peas do conjunto.

(B)

(C)

(D)

(E)

45.

Considerando a Lei no 8.666/93 e suas alteraes, as obras e os servios somente podero ser licitados quando

I. houver projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do
processo licitatrio.

II. existir oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios. III. houver previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento de, pelo menos, 80% das obrigaes
decorrentes de obras ou dos servios a serem executados no exerccio financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

IV. o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da
Constituio Federal, quando for o caso. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

II e III, apenas. I, II e IV, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV.

46.

Sobre o sistema de impermeabilizao correto afirmar:

I. Os cimentos polimricos e cristalizantes so sistemas de impermeabilizao flexveis. II. A camada de regularizao tem a funo de proporcionar uma superfcie uniforme de apoio, adequada camada
impermevel.

III. O sistema de impermeabilizao flexvel apresenta baixa capacidade de absorver deformaes da base. IV. As mantas e as membranas asflticas e polimricas so utilizadas na impermeabilizao de coberturas e reas externas.
Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e IV. IV, apenas. III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. II e IV, apenas.
13

TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 001


47. O condutor utilizado como neutro deve ter a camada de isolamento na cor (A) (B) (C) (D) (E) amarelo. verde-amarelo. vermelho. azul-claro. verde.

48.

O documento que apresenta a previso da quantidade de produo e de desembolsos ao longo do tempo de execuo de uma obra (A) (B) (C) (D) (E) o grfico de Gauss. o diagrama PERT CPM. o cronograma fsico-financeiro. a curva de Student. a curva ABC.

49.

Para a produo de um metro cbico de concreto na obra foram utilizados: Produto cimento areia brita 1 brita 2 Quantidade 5 sacos 0,6 m3 0,3 m3 0,6 m3 Custo R$ 20,00/saco R$ 50,00/m3 R$ 100,00/m3 R$ 100,00/m3

Com base nos dados fornecidos, o custo total para produzir 5 m3 deste concreto ser (A) (B) (C) (D) (E) R$ R$ 950,00 800,00

R$ 1.100,00 R$ R$ 350,00 220,00

50.

Considere a simbologia sobre projeto de gua fria e esgoto.

II

III

Os componentes representados por I, II e III referem-se, respectivamente, a (A) (B) (C) (D) (E) 14 fossa, registro de gaveta e vlvula de reteno. poo de visita, tubo de queda e juno com derivao. joelho, vlvula de descarga e juno com derivao. torneira de boia, t com sada para cima e sifo. caixa sifonada, registro de presso e hidrmetro.
TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 001


51. Sobre as instalaes hidrulicas de gua fria, considere:

I. O ponto de suprimento a extremidade a jusante de tubulao diretamente ligada fonte de abastecimento que alimenta
o reservatrio de gua para uso domstico.

II. Registro de utilizao o componente instalado na tubulao destinado a interromper o fluxo de gua, que deve ser
utilizado totalmente aberto ou fechado.

III. Ramal a tubulao derivada da coluna de distribuio e destinada a alimentar sub-ramais. IV. As tubulaes devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da gua, em qualquer trecho da tubulao no atinja
valores superiores a 4 m/s.

V. Tubulao um conjunto de componentes basicamente formados de tubos, conexes, vlvulas e registros destinados a
conduzir gua fria. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, III e IV, apenas. II e III, apenas. I, III e V, apenas. III, IV e V, apenas. I, II, III, IV e V.

52.

Considere as figuras:
1
Viga
A B

Pilar

Vo da janela

Parede

Os elementos identificados pelos nmeros 1 e 2 denominam-se, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) encunhamento e verga. contraverga e enchimento. verga e contraverga. enchimento e verga. ligao e aperto.

53.

Considere as figuras.

II

A denominao e a funo das figuras I e II esto corretamente expressas no quadro abaixo em:

I
(A) (B) (C) (D) (E) chanshell moto scraper niveladora shovell nivelar escavar e transportar cortar e transportar raspar nivelar e escavar escavadeira (backhell) p de arrasto (dragline) retroescavadeira escavo-carregadeira scraper

II
plainar e carregar remover material mido carregar cortar taludes cavar valas 15

motoniveladora

TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 001


54. Na topografia, declinao magntica (A) (B) (C) (D) (E) qualquer plano que contm a linha que passa pelos polos Norte e Sul da Terra. a direo norte de um meridiano magntico, assinalada pela agulha de uma bssola imantada. o plano do meridiano geogrfico determinado por observaes astronmicas. o ngulo formado entre o norte magntico e o norte geogrfico. a interseco do plano meridiano com o plano do horizonte.

55.

Segundo as normas especficas de segurana do trabalho aplicadas construo civil, os canteiros de obra devem dispor, em sua rea de vivncia, de instalaes sanitrias constitudas de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio, na proporo de 1 (um) conjunto para cada grupo de (A) (B) (C) (D) (E) 25 trabalhadores. 15 trabalhadores. 20 trabalhadores. 10 trabalhadores. 5 trabalhadores.

56.

Sobre o revestimento de paredes externas com placas cermicas, considere:

I. Na vedao das juntas de movimentao, devem ser empregados selantes base de elastmeros. II. O tardoz da placa cermica deve conter engobes, que melhoram a aderncia argamassa colante. III. A placa cermica deve estar seca, sendo ideal retir-la da embalagem para o seu assentamento imediato. IV. O assentamento das placas cermicas deve ser realizado de cima para baixo, uma fiada de cada vez.
Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e IV. I e II, apenas. III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. I e III, apenas.

57.

Para a execuo dos servios de armao de ao foi contratado um profissional armador a R$ 100,00/h e um ajudante a R$ 50,00/h. Cada um tem produtividade de 0,20 h/kg de armao e os encargos sociais so de 100%. O custo total de mo de obra e encargos para a execuo de 1.000 kg de armao de ao de (A) (B) (C) (D) (E) R$ 60.000,00 R$ 30.000,00 R$ 20.000,00 R$ 15.000,00 R$ 10.000,00
TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

16

Caderno de Prova F06, Tipo 001


58. Considere o projeto de instalaes eltricas a seguir:
100

ss

160 2

4 3 2

COZINHA

s
1

Os smbolos indicados pelos nmeros 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) tomada mdia monofsica com terra, neutro, fase e terra. ponto de luz no teto, retorno, neutro e fase. tomada baixa monofsica com terra, fase, terra e retorno. ponto de luz no teto, terra, retorno e neutro. ponto de luz na parede, fase, neutro e terra.

59.

Considere a tabela a seguir sobre o cronograma fsico da obra:


Ms Atividade Escavao e retirada de Solo orgnico Fornecimento e Lanamento de material inerte, estril para sub-base Fornecimento e aplicao de base Revestimento asfltico 20 40 65 30 1 2 % 40 35 60 60 10 40 m3 m3 m3 m2 10.000 5.000 5.000 50.000 3 4 Unidade do servio Quantidade

Na tabela a atividade Fornecimento e aplicao de base foi realizada no ms 2, conforme previso. Essa mesma atividade, no ms 3, atingiu apenas 50% do volume previsto. Para que este servio seja concludo no ms 4, a empresa ter de executar (A) (B) (C) (D) (E) 1.000 m3 3.000 m3 2.500 m3 2.000 m3 1.500 m3

60.

Considere as figuras:

I
Observador

II

III

12

IV

I, II, III e IV da pea representada correspondem a, respectivamente, vistas


(A) (B) (C) (D) (E) lateral direita, frontal, lateral esquerda e superior. frontal, superior, lateral direita e lateral esquerda. superior, lateral direita, lateral esquerda e frontal. lateral esquerda, lateral direita, superior e frontal. frontal, lateral esquerda, lateral direita e superior. 17

TCESE-Tc.Controle Externo-Tc.Edif.Estradas-F06

Anda mungkin juga menyukai