Anda di halaman 1dari 23

Processo do Trabalho

Princpios

Processo do Trabalho Para o Direito os princpios cumprem um papel de fundamental importncia, pois, so os princpios que cumprem o mister de conter os regramentos mais bsicos da matria estudada. Os princpios so, assim, os pilares de fundamento que encontram-se expressos ou omissos nas normas jurdicas e ajudam os operadores do Direito a interpret-las e apliclas no caso concreto.

Processo do Trabalho Dentro da linha do estudo dos princpios de determinada disciplina jurdica, se faz necessria a observao da existncia de princpios gerais e especficos. No mbito do Direito Processual do Trabalho, os princpios gerais observados so os princpios Gerais do Direito Processual Comum, ou seja, os princpios do Direito Processual Civil.

Processo do Trabalho

Princpios comuns ao Processo Civil e o Processo do Trabalho

Princpio dispositivo O Princpio dispositivo ou da demanda a faculdade dada ao interessado em provocar o Poder Judicirio para a soluo do seu litgio. Conforme Carlos Henrique Bezerra Leite: Trata-se, pois, da livre iniciativa da pessoa que se sente lesada ou ameaada em relao a um pedido de que se diz titular. Importante frisar que no Processo do Trabalho existem algumas excees a referido princpio, inclusive pela distribuio do Jus Postulandi, obrigando a justia do Trabalho a dar andamento Ex Officio a vrios atos e procedimentos pela falta de conhecimento especfico das partes que litigam nesta esfera judiciria.

Princpio Inquisitivo Em complemento ao princpio dispositivo, temse o princpio inquisitivo ou do Impulso Oficial. Uma vez exercida pelo autor a provocao do Poder Judicirio, o processo passar a correr pelo chamado impulso oficial. Os atos sero realizados de ofcio pelo simples fato de que o Poder Judicirio tem a obrigao de julgar os processos que chegam ao seu conhecimento.

Princpio da instrumentalidade Informa neste princpio a ideia de que o processo a linguagem, o meio pelo qual o Direito Material realizado no Poder Judicirio. Tambm conhecido como princpio da finalidade, observa-se a finalidade do ato a ser realizado e no, necessariamente, o ato. Ou seja, cumprida a sua finalidade e no havendo nulidades insanveis, mesmo que o ato no tenha sido realizado como ordena a lei processual, o mesmo ser vlido.

Princpio da Impugnao especificada A contestao momento de se afirmar tudo o que se busca, de maneira completa e tempestiva, sob pena da ausncia da prpria defesa. Assim, para que a contestao (ou a prpria defesa) tenham o condo de tornar toda matria controvertida, deve impugnar todos os fatos alegados na inicial. Referida impugnao no considerada quando apenas genericamente considerada, mas sim, a impugnao especfica sobre todos os pontos alegados e informados na inicial. o chamado: nus da impugnao especificada, contido de maneira expressa no artigo 302 do CPC.

Princpio da Estabilidade da Lide A estabilidade informada no nome do princpio pode ser facilmente alterado para imutabilidade, pois, essa a ideia que se busca. A causa, uma vez apresentada ao Judicirio, e citada a parte adversa, no mais poder ser alterada ou desistida, se no com a aquiescncia de ambas as partes. Referido princpio relativo inclusive pela possibilidade de acordo entre as partes para alterao dos termos da inicial, porm, no pode o autor, apenas por ser o titular da ao, modificar a lide aps a formao do processo.

Princpio da Precluso Tendo em vista que o processo deve sempre seguir para atingir seus objetivos, inclusive de forma oficial (impulso oficial), realizar ou deixar de realizar um ato no momento em que se deveria faz-lo deve ter consequncias. Um grande exemplo so as nulidades: Nulidade no deve ser declarada de ofcio; salvo quando a nulidade for sobre matria de ordem pblica, que cabe ao Magistrado declar-la. Tipos de precluso:

Princpio da Precluso Consumativa a precluso pelo consumo do prazo, ou seja, pela realizao do ato. Mesmo realizado no primeiro dia do prazo, uma vez realizado, n ao h que se falar em novo ato para modificar o primeiro. Temporal a precluso pelo decurso do prazo in albis (em branco).

Princpio da Precluso
Lgica a realizao de um ato que, por lgica, modifica direitos posteriores. O melhor exemplo: Exceo de Incompetncia apresentada impede a apresentao posterior de conflito de competncia. Imagine que se realiza a exceo em um processo, para tanto, se concorda que a Justia do Trabalho competente, mas o local de curso do processo est errado. Depois se ingresse com Suscitao de Conflito de Competncia, dizendo que a Justia do Trabalho no competente para o ato. Existe, por lgica incoerncia entre o primeiro ato e o segundo.

Princpio da Precluso
Ordinatria perde-se a faculdade de realizao de determinado ato pelo simples fato de no se ter realizado um ato anterior que legitimaria o segundo. Exemplo: deixar de depositar em juzo o valor da execuo, impede a apresentao dos Embargos Execuo. Mxima a prpria Coisa julgada, ou seja, a precluso dos prazos para recursos de mrito, transitam em julgado a matria e impedem qualquer outro recurso.

Processo do Trabalho

Princpios Trabalho

especficos

do

Processo

do

Princpio da Proteo Tendo em vista o Jus Postulandi das partes, no difcil encontrar, no Processo do Trabalho, um empregado analfabeto e um empregador formado, com ps-graduao, e que j est acostumado com o trmite da audincia. Para proteger esse desequilbrio criado pelo prprio Poder Econmico, assim como na normal Material, o Direito Processual, realiza alguns desequilbrios na legislao, para buscar garantir s partes igualdade frente ao Magistrado. Porm, essa proteo temperada, como diz Mauro Schiavi em seu livro, pois o objetivo no a completa inverso de papeis, mas sim, a equidade aristotlica, o tratamento desigual dos desiguais.

Princpio da Informalidade A informalidade uma das maiores garantias de Justia do Processo do Trabalho pois, mesmo que o litigante no conhea o processo como todo, de forma simples, pode peticionar nos autos e garantir o seu exerccio de Direito. Como exemplo pode-se ver o artigo 899 da CLT que informa serem protocolados, os recursos, em peties simples. Mais que isso, o Processo do Trabalho deve fluir de forma clara, simples e acessvel a todos, cabendo s partes se manifestarem da forma que souberem e ao Magistrado, receber referidas manifestaes de forma a dar seguimento ao feito.

Princpio da Simplicidade A simplicidade o resultado da comparao do Processo do Trabalho e o Processo Civil, pois, o processo trabalhista corre de forma mais simples e, por isso, mais rpido e menos burocrtica. O objetivo da simplicidade garantir o acesso Justia pelas prprias partes que no dependero de um patrono exercer seus direitos neste ramo especializado da justia.

Princpio da Celeridade um reflexo direto da simplicidade e da informalidade dos atos. O Processo Trabalhista, por cuidar, na maior parte dos casos, de verbas salariais que sero usadas para a subsistncia da parte, deve ser realizado de maneira rpida e simples.

Princpio da Oralidade Os atos processuais devem ser realizados, primordialmente, verbal, permitindo uma realizao mais rpida e simples do processo. Dentro do 1 Grau, a ideia de que os procedimentos sejam realizados mais simples e sem demoras, ou seja, de maneira verbal, desde a inicial at as manifestaes finais da instruo processual. A oralidade deixa de ser realizada nos graus recursais, sendo exigido o peticionamento para os recursos, mesmo que de forma simples.

Princpio da Subsidiariedade O Processo do Trabalho no completo, melhor, no precisa ser completo, pois, pela existncia do Direito Processual Comum, os institutos comuns aos processos j se encontram definidos, no havendo necessidade de se repetir tudo o que j est regulamentado. Assim, aplica-se o artigo 769 da CLT, garantindo a aplicao subsidiria nos processos, a saber: Processo de conhecimento CPC; Processo Cautelar CPC; Processo de Execuo Lei de Execues Fiscais e aps o CPC.

Princpio da Funo Social do Processo do Trabalho Referido princpio uma consequncia lgica da observao atravs dos tempos, percebendo-se o Processo do Trabalho como de fundamental importncia para reduzir e dirimir os abusos dos empregadores e tomadores de servios face ao proletariado, tendo em vista o desequilbrio criado pelo Poder Econmico.

Princpio da Conciliao Os Processos na Justia do Trabalho devem ser instrudos para mostrar, s partes, as vantagens de uma composio entre as mesmas. Ora, se foram as partes que viveram a situao que provocou a lide, nada mais lgico do que as mesmas terem em suas mos o poder para dar fim ao processo resolvendo a lide por acordo.

Princpio da Normatizao Coletiva a ideia do exerccio do Poder Legislativo pelo Poder Judicirio. O Tribunal do Trabalho pode, nos casos em que se verificarem as condies necessrias, proferir as chamadas Sentenas Normativas, decises que sero aplicadas no apenas para as partes, mas sim, para uma coletividade inteira, passando a ser norma para a categoria envolvida.

Anda mungkin juga menyukai