Anda di halaman 1dari 36

A geografia viva da revoluo

Luis Lopes Diniz Filho Departamento de Geografia da UFPR Verso de 23 de janeiro de 2011.

Em artigo apresentado durante o IX Colquio Internacional de Geocrtica, Ana Fani Alessandri Carlos (2007) afirma que a teoria social crtica e radical, depois dos grandes avanos experimentados nas dcadas de 1970 e 1980, estaria atualmente em refluxo. Isso seria resultado da influncia do pensamento neoliberal na geografia, o qual, com seus postulados de produtividade e competncia no trabalho cientfico, submeteria as pesquisas s exigncias do mercado e faria com que essa disciplina ganhasse uma expresso ideolgica o que recoloca a questo do papel (responsabilidade) do gegrafo na compreenso da sociedade atual. No intuito de dar resposta ao dito refluxo, a autora estrutura sua argumentao da seguinte maneira: inicia com um arrazoado sobre a natureza crtica do momento histrico atual, prossegue com refutaes ao artigo Certa m herana marxista (Diniz Filho, 2002) e s geografias aplicada, cultural e do turismo; e conclui com uma proposta de metageografia. Numa avaliao geral do artigo, pode-se concluir que toda a argumentao elaborada revela a fragilidade dos pressupostos da geocrtica no contexto histrico de crise das esquerdas, e que em funo dessa fragilidade que a autora lana mo das estratgias mais usuais dos intelectuais crticos nesse contexto, quais sejam: refutar os argumentos apresentados contra as teses marxistas sem discutilos, ignorar a ausncia de propostas consistentes e radicais de transformao da sociedade e, por fim, lanar contra o capitalismo acusaes que no condizem com a realidade. Para demonstrar como essas e outras estratgias retricas se desenvolvem em seu texto, cabe fazer uma anlise das crticas feitas ao artigo Certa m herana marxista.

Ainda sobre as influncias do marxismo na geografia Embora seja enfadonho, preciso iniciar a anlise das refutaes que a autora tece contra meu artigo com vrias correes de leitura. Ao comentar uma passagem que trata da geocrtica brasileira, a autora assegura que o artigo fala apenas de um marxismo que se utilizou das categorias de Marx, referenciando seus estudos em Marx, criando um discurso cientfico marxista ou mesmo um jargo marxista, mas nunca um conhecimento crtico e radical da realidade brasileira tendo como espinha dorsal o materialismo dialtico (Carlos, 2007). No entanto, o que est dito no artigo justamente o contrrio, isto , que a geocrtica brasileira nasceu perseguindo o mesmo objetivo bsico da vertente anglosax, ou seja, construir uma geografia marxista (Diniz Filho, 2002, p. 79-80 sem negrito no original). E o artigo ainda procurou demonstrar isso por meio de uma breve anlise dos trabalhos de Antonio Carlos Robert Moraes, Wanderley Messias da Costa e Ruy Moreira embora este ltimo tenha afirmado, durante o I Colquio nacional de ps-graduao em geografia , que no marxista e que nunca teve a inteno de elaborar uma geografia marxista 1. No bastasse esse erro crasso de interpretao, Carlos ainda complementa sua crtica dizendo que parece ser despropositada, tambm, a generalizao de que a influncia do marxismo na geografia tenha sido, exclusivamente, de vertente poltico-ideolgica (Carlos, 2007). No entanto, o que est dito no artigo :
[...] o marxismo exerceu influncia decisiva na gnese e desenvolvimento da geografia crtica, influncia essa que, apesar e tambm por causa das diferenciaes assinaladas [entre os autores], manifestou-se em quatro esferas estreitamente complementares da produo geogrfica, a saber: a) no plano epistemolgico, subsidiando os esforos de redefinio do objeto da disciplina, fornecendo um mtodo de anlise que se procurava aplicar a esse objeto e ainda um discurso que atribua ao mtodo marxista uma cientificidade inquestionvel; b) no plano terico, por oferecer uma teoria crtica ampla do capitalismo e um sistema de conceitos e teorias mais especficas passveis de serem aplicadas no estudo de
1

interessante notar que Ruy Moreira, cujos trabalhos mais recentes apresentam uma influncia ps-modernista, nega a existncia de uma corrente que se possa chamar de geografia crtica e relativiza a influncia do marxismo sobre a renovao havida na geografia brasileira a partir de meados dos anos 1970 (Moreira, 2002). Por sua vez, Carlos (2007), que se mantm marxista, no s destaca a importncia dessa tradio de pensamento para a renovao como sustenta ter havido um recuo na perspectiva crtica devido ao abandono do marxismo por muitos gegrafos.

temas geogrficos; c) na esfera ideolgica, moldando (e ao mesmo tempo se amoldando) viso de mundo dos gegrafos, isto , s representaes e valores simblicos que orientam seus posicionamentos polticos; d) no plano deontolgico, estabelecendo a existncia de um estreito vnculo entre cincia, tica e poltica e enfatizando a necessidade da ao militante, a qual deveria tomar por base os pressupostos tericos e metodolgicos mencionados para assumir um carter cientfico e socialmente transformador (Diniz Filho, 2002, p. 83 itlico no original).

A nica explicao para um erro de interpretao de texto to grosseiro quanto esse que a autora leu o artigo s pressas e se ps a redigir uma contestao sem se dar ao trabalho de refletir sobre ele. Talvez a despreocupao da autora se devesse ao fato de que seu artigo foi elaborado visando uma apresentao oral durante evento cientfico, tipo de trabalho que, em geral, no passa por avaliao prvia. No entanto, tal circunstncia deveria ter aumentado sua preocupao em fazer uma leitura cuidadosa do trabalho que escolheu como objeto de suas refutaes, a fim de evitar que mal entendidos comeassem a circular oralmente a partir das pessoas que assistiram sua fala. O problema mais grave considerando-se que os erros de leitura no terminaram por a:
Se Diniz [Filho] acerta quando constata em Milton Santos a proposta de elaborar uma viso crtica da sociedade ancorada no legado marxista, erra ao acreditar que autores como Lacoste, Harvey e Soja, apenas se utilizaram intensamente de conceitos e teorias de extrao marxista com o intuito de incorporar o marxismo geografia ou mesmo reduzindo a ideia de ideologia aquela falsa conscincia. Ora, o leitor atento desses autores certamente chegar a uma outra concluso, por exemplo, a de que estes autores pensaram a realidade com os fundamentos terico-metodolgicos herdados por Marx, prolongando ou mesmo superando algumas de suas ideias (Carlos, 2007).

Muito pelo contrrio, o que est escrito no texto que Milton Santos nunca se props a elaborar uma geografia marxista, devido sua opo pelo ecletismo terico e metodolgico, ao contrrio de autores como David Harvey e Edward Soja. E o que est dito no texto sobre estes ltimos textualmente isto:
[...] diversos gegrafos anglo-saxes, e em especial norte-americanos, propuseram-se a construir uma perspectiva de anlise do espao baseada essencialmente no instrumental terico e metodolgico fornecido pelo marxismo, quer dizer, uma geografia marxista de fato. Isso significa que o marxismo forneceria um mtodo de anlise (o materialismo histrico dialtico), uma teoria

crtica abrangente da sociedade capitalista (da qual se desdobravam vrias teorias especficas, como a teoria da renda da terra, as leis do desenvolvimento desigual e combinado etc.) e ainda uma teoria da transformao social, ou da revoluo (Diniz Filho, 2002, p. 78).

O comentrio da autora demonstra que ela no se deu ao trabalho nem de entender os objetivos do texto que criticou. A primeira seo do artigo tinha por objetivo demonstrar que tal influncia foi a pedra angular na edificao da geografia crtica, na medida em que o pensamento marxista a principal referncia epistemolgica, tica e poltica dessa vertente da geografia, em que pese a heterogeneidade terico-metodolgica dos autores que a compe. Nesse sentido, o artigo procura demonstrar que a forma e intensidade da influncia marxista variam muito segundo o pas, instituio e autor considerados, mas que em todos os representantes da geocrtica se manifesta uma profunda influncia marxista. No caso de autores como Harvey e Soja, tal influncia foi muito maior, j que buscaram produzir realmente uma geografia marxista. Mas essa no era a proposta de Yves Lacoste, ao contrrio da interpretao de Carlos. Conforme se l em Certa m herana marxista (mas a autora no se deu ao trabalho de discutir essa passagem) as relaes de Lacoste com o marxismo sempre foram ambguas (Gomes, 2003). Esse autor nunca se props a produzir uma geografia marxista e at alertou quanto aos riscos inerentes assimilao do marxismo pelos gegrafos, mas, ao mesmo tempo, manifestava simpatia pelo socialismo real em seus trabalhos sobre o subdesenvolvimento e uma viso crtica do capitalismo profundamente influenciada por teorias e ideologias marxistas, alm de refletir sobre as relaes entre cincia, tica e poltica nos mesmos termos em que os intelectuais marxistas costumam faz-lo (Lacoste, 1989, p. 142). Adicionalmente, percebe-se que Carlos no tece nenhum comentrio sobre a mudana de perspectiva de Harvey e Soja, que trocaram o marxismo pelo psmodernismo, embora tenham continuado a fazer uso de vrias teorias marxistas em suas reflexes, teorias essas que passaram a fazer parte de um repertrio ecltico tpico do ps-modernismo. compreensvel o silncio da autora sobre essa mudana, pois no se trata a de um refluxo da teoria social crtica, mas de

uma renovao dessa corrente ocorrida em resposta crise do marxismo (Diniz Filho, 2002; 2003), crise essa que Carlos no reconhece. Com efeito, no momento em que a autora afirma haver muitos gegrafos que abandonaram o marxismo, sugere que isso teria se dado em funo de fatores que pouco ou nada teriam a ver com dificuldades intrnsecas do mtodo e das teorias marxistas para explicar o mundo contemporneo. Ela afirma que o abandono do marxismo [ocorreu] sem uma crtica profunda e consequente capaz de enfocar seus limites, bem como a necessidade de sua superao (Carlos, 2007). Mas por que essa tal crtica mais profunda no foi feita? A resposta, como visto, estaria nas cobranas de produtividade e de competncia no trabalho cientfico, prprias do neoliberalismo, que submeteriam as pesquisas s exigncias do mercado. Ora, o primeiro equvoco nesse raciocnio est na ilao de que exigncias de produtividade implicam enfraquecer o sentido crtico do trabalho cientfico, j que a produtividade avaliada com critrios quantitativos e formalistas, que no levam em considerao o contedo dos trabalhos produzidos pelos pesquisadores. Dada a hegemonia da geocrtica, um autor com discurso crtico e radical possui muito melhores chances de exibir produtividade, e assim ter acesso a cargos, bolsas e verbas, do que aquele que trilhar outros caminhos em suas pesquisas. Convites para participao em bancas, publicaes conjuntas e apresentao de conferncias, sem falar nas citaes de trabalhos publicados, tendem a ser muito maiores para aqueles que mostrarem competncia em avanar dentro do paradigma dominante. E a geografia humana, pela prpria natureza dos temas que estuda, oferece conhecimentos muito mais utilizveis pelo Estado do que pelo mercado isso talvez fosse diferente se o legado da geografia quantitativa tivesse tido continuidade, mas no o caso. Sendo assim, o acesso a cargos de consultoria e a verbas de instituies estatais para a realizao de pesquisas no prejudicado pelo radicalismo das teorias utilizadas pelos pesquisadores. Este pode at funcionar como credencial para garantir o acesso, a depender do alinhamento ideolgico do governo de turno, mesmo que as funes do cargo e/ou o tema da pesquisa no digam respeito diretamente proposio

de utopias. Quanto ao mercado de livros, o sucesso de vendas das obras didticas pautadas pela geocrtica, como as de Jos W. Vesentini (1998; 2006), a prova cabal de que as ideias radicais podem se transformar em mercadorias altamente vendveis (Diniz Filho, 2009). Outro equvoco de Carlos a ideia de que o abandono do marxismo por muitos gegrafos implicou um refluxo da teoria social crtica e radical. Na verdade, os pressupostos da geocrtica continuam a guiar a maioria dos trabalhos geogrficos, sem qualquer reviso. O que tem havido, desde o final dos anos 1980, somente uma integrao do marxismo a abordagens humanistas e psmodernas, mas sem que haja qualquer reavaliao crtica quanto pertinncia das teorias marxistas para a explicao do capitalismo contemporneo 2. Pelo contrrio, esse cruzamento de perspectivas bastante heterogneas, mas que partilham de um ponto de vista profundamente crtico em relao ao capitalismo e economia de mercado, ocorreu justamente para tornar possvel a muitos gegrafos marxistas se adaptarem a um contexto histrico de crise do marxismo sem abrirem mo do objetivo de construir uma teoria social crtica a partir da geografia (Diniz Filho, 2002). A esses equvocos, soma-se ainda o argumento complementar de que haveria um declnio da influncia marxista decorrente das leituras reducionistas e economicistas da obra de Marx feitas por muitos gegrafos, bem como tentativa de explicar o mundo contemporneo recorrendo diretamente a essa fonte, sem considerar que o sculo XXI pe a sociedade diante de condies histricas muito distintas daquelas sob as quais Marx escreveu (Carlos, 2007). A autora supe que a influncia marxista foi reduzida devido a equvocos cometidos pelos gegrafos, no por dificuldades intrnsecas aplicao das teorias econmicas marxistas nos
2

O elo comum que ajuda a explicar como essa integrao tem sido possvel, dentro e fora da geografia, a influncia do romantismo sobre essas correntes. De um lado, as crticas psmodernas razo e ao modelo normativo de cincia reproduzem grande parte das contestaes que o romantismo j lanava contra esse modelo cientfico nos sculos XVIII e XIX (Gomes, 2003, p. 32-36). De outro lado: No espanta, pois, se encontrarmos no pensamento atual junes inesperadas como a de um marxismo catlico, ou de um catolicismo marxista. Basta que se acentue o lado romntico das produes do jovem Marx, ou elementos retricos das obras de maturidade, para se produzir um Marx adequado para fornecer as razes que justificam a comunidade como soluo sentimental fora do mundo burgus. Para isto, preciso apenas abstrair da exposio marxista o essencial lado secularizante, perfeitamente unido ao respeito pela razo e pela cincia, na trilha de Hegel e dos iluministas (Romano, 1981, p. 163-164).

estudos sobre o espao, nem por erros que j estivessem contidos na obra de Marx, e nem mesmo pela incapacidade dos marxistas oferecerem alternativas factveis de superao do capitalismo. Entretanto, perfeitamente legtimo afirmar, com base nas inmeras contradies entre as teorias de Marx e as formas assumidas pelo desenvolvimento capitalista no sculo XX, que o desgaste do marxismo se deve justamente a uma combinao desses trs fatores. O artigo Certa m herana marxista fez uma enumerao dessas contradies, reconhecidas por autores marxistas (Diniz Filho, 2002, p. 90-95), mas Carlos ignorou-as completamente, dando prosseguimento estratgia de desconsiderar argumentos e atacar com acusaes sadas de uma leitura desleixada do que foi escrito. Segundo a autora (2007), Diniz [Filho], [...] ignora o fato de que a proposta utpica de Marx s possvel com o fim do Estado e no com seu fortalecimento, que o projeto hegeliano e tambm generaliza de maneira incorreta que os gegrafos marxistas defendem a natureza reflexa do espao frente sociedade. Comeando pelo fim, preciso reproduzir integralmente a passagem que a autora mutilou e distorceu:
As teses desse autor [Soja] chamam ateno tambm para outro risco presente na geografia crtica. Se vlida a preocupao em dotar a geografia de independncia epistemolgica, por outro lado essa busca pode, em certos casos, predispor assimilao e/ou formulao de teorias que incorrem em formas variadas de fetichismo do espao. E significativo notar que, se as acusaes de fetichismo so comumente lanadas pelos gegrafos marxistas que defendem a natureza reflexa do espao frente sociedade , por outro lado o prprio marxismo vulgar forneceu instrumentos para a fetichizao (Diniz Filho, 2002, p. 97 sem negrito no original).

Como se v, no houve generalizao alguma, pois o texto no diz que os gegrafos marxistas pensam o espao como reflexo da sociedade, mas sim que h gegrafos marxistas que defendem a natureza reflexa do espao, os quais, por isso mesmo, lanam acusaes de fetichismo espacial contra certas abordagens marxistas, tais como as teorias do intercmbio desigual. Portanto, Carlos lanou mo de um estratagema retrico bastante comum, que pode ser denominado ampliao indevida, pois consiste em expandir uma afirmao para alm de seus

limites, exagerando-a propositalmente para facilitar o trabalho de contest-la. O filsofo Arthur Schopenhauer (1997, p. 124-128) j havia indicado esse estratagema como um dos mais utilizados no debate de ideias, mas, fiel ao estilo irnico do seu estudo, restringiu-se a dar exemplos minimamente sofisticados de como ele costuma ser usado, sem mencionar aqueles que, como Carlos, alteram as palavras usadas pelo adversrio mesmo quando as colocam entre aspas, como ao escrever os gegrafos marxistas no lugar de pelos gegrafos marxistas. Todavia, o mais grave na distoro feita pela autora no est na reproduo indevida do texto citado, mas principalmente no fato de ela fazer-se de cega diante da reviso bibliogrfica realizada antes dessa passagem! Nessa reviso, com efeito, est claro que h gegrafos marxistas que defendem a natureza reflexa do espao, como Antonio Carlos Robert de Moraes e Wanderley Messias da Costa, e aqueles que, como Soja e Harvey, procuram demonstrar a impossibilidade de pensar as relaes sociedade/espao com base na ideia de causalidade unidirecional (Diniz Filho, 2002, p. 79). No que diz respeito acusao de ignorncia quanto ao fato de que a utopia marxiana s realizvel com o fim do Estado, basta reproduzir a passagem em que essa questo comentada no artigo para dirimir qualquer dvida: segundo Paul Singer, a concretizao do ideal de uma sociedade socialista, para Marx e a maioria das correntes marxistas, passava necessariamente pela industrializao e pelo planejamento estatal centralizado (Diniz Filho, 2002, p. 89 sem negrito no original). Por no se dar ao trabalho de fazer uma leitura atenta do texto criticado, a autora erra o alvo ao lanar acusaes de desconhecimento, j que mira em mim e acerta em Paul Singer. E no capaz de perceber que, nessa passagem, Singer no est nem a dizer que a economia planificada a ltima etapa na construo da utopia marxiana, mas apenas que uma etapa necessria para tanto. Outra acusao falsa se d quando a autora sustenta que o meu artigo incorre em injustia e preconceito ao afirmar, de forma generalizadora: o que problemtico nessa continuidade da influncia marxista sobre a geografia brasileira, porm, o fato de que o marxismo que informa os trabalhos de muitos

gegrafos ainda o mesmo marxismo vulgar e dogmtico caracterstico das dcadas de 70 e 80 (Diniz Filho, 2002, p. 86). Imputar essa generalizao ao artigo repetir o estratagema da ampliao indevida, posto que houve o cuidado de afirmar que a adeso ao marxismo vulgar prpria de muitos gegrafos, no de todos eles. Eu fui orientado pelos gegrafos marxistas Antonio Carlos Robert de Moraes e Wanderley Messias da Costa desde a iniciao cientfica at o doutorado, e nunca os considerei marxistas vulgares. Tanto que, em meu texto, Moraes era citado justamente em apoio ao diagnstico da forte presena de leituras vulgares e/ou superficiais do marxismo na gnese da geografia crtica. Assim, como a prpria Ana Fani Alessandri Carlos (2007) reconhece que a obra de Marx foi reduzida, dogmatizada e desconhecida por muitos gegrafos que se pretendiam marxistas, conclui-se que a avaliao feita com base nos autores mencionados no est realmente em discordncia com a viso da autora. Ao mesmo tempo em que distorce o contedo do artigo ao rebater suas concluses, a autora procura demonstrar que a crise do marxismo natural e at benfazeja, recorrendo para tanto a esta citao de Agnes Heller:
Honestamente no me sinto em crise, talvez, porque simplesmente, escolhi o meu prprio Marx. E, com base nessa interpretao, busco definir suas alternativas filosficas. O marxismo se encontra diante de problemas difceis, mas que surjam esses problemas! Com efeito, h tambm tarefas terrivelmente fceis; muito fcil, por exemplo, pr fim de um s golpe aos direitos de liberdade; pensar em resolver tudo por meio de uma ditadura; tudo isso absurdamente fcil. Conseguir construir uma sociedade plenamente democrtica e socialista ao contrrio um trabalho muito difcil. No pode ser imaginado de modo romntico (Heller, 1983, citado por Carlos, 2007).

interessante notar como a palavra crise muda de sentido a depender do assunto tratado por intelectuais marxistas. Quando falam em crise econmica, poltica, cultural, etc., a palavra serve para descrever um quadro terrvel de contradies, conflitos e injustias que tenderiam a se acirrar com o tempo at inviabilizar a reproduo da sociedade capitalista; mas, ao falar em crise do marxismo, o objetivo apenas dizer que h muitos problemas novos sobre os quais refletir e que nada impede o marxismo (todas as suas vertentes?) de responder adequadamente a tais problemas.

Mas o principal destacar que a citao de Heller no serve to bem quanto parece estratgia usada por Carlos. No momento em que Heller afirma que escolheu seu prprio Marx, com efeito, j deixa entrever que no possvel defender a tradio marxista em bloco diante das novas questes trazidas pela derrocada socialista e pelo desenvolvimento do capitalismo . Assim, quando se admite que h muitos Marx e que os ltimos cem anos trouxeram inmeras questes que no estavam previstas em sua obra, fica demonstrado que preciso debater a fundo a crise do marxismo para, se no refugar toda a tradio de pensamento iniciada em Marx, ao menos decidir quais teses e correntes marxistas merecem realmente ir para a lata de lixo da histria. No livro Para mudar a vida, a prpria Agnes Heller faz crticas contundentes ao leninismo, teoria poltica que, segundo ela, no serve como norte para a construo do socialismo democrtico e nem foi capaz de levar a URSS ao socialismo esse pas constituiria uma formao social especfica, que poderia ser denominada ditadura sobre os carecimentos (1982, p. 106). Essa uma questo de grande importncia para os intelectuais brasileiros, a includos os gegrafos. O Marx que inspirou Emir Sader a defender enfaticamente a ditadura de Fidel Castro, com o argumento de que a falta de democracia poltica em Cuba seria compensada pela democracia social que haveria nesse pas (Velasco, 2007), de fato compatvel com um projeto de socialismo democrtico? E o Marx que levou o gegrafo Armem Mamigonian a exclamar eu sado os atentados de 11 de setembro (Magnoli, 2001) num debate ocorrido pouco depois desse episdio? Ele aceitvel ou deve ser abandonado completamente? Dcadas atrs, Heller (1982) j acusava certos jogos de palavras disfarados de dialtica usados para sustentar que as ditaduras comunistas seriam, na verdade, democracias. Do mesmo modo, criticava os esquerdistas que se solidarizam com ditaduras do Terceiro Mundo que sejam ou paream ser antiimperialistas, tais como [...] a Lbia e o Iraque, onde ainda se cortam as orelhas e as mos dos ladres: ou seja, com dois sistemas sociais que devem ser julgados como reacionrios e obscurantistas. E isso para no falar da hospitalidade que esses pases do a expoentes do terrorismo internacional, deixando que

construam at mesmo campos de treinamento (Heller, 1982, p.121). Alm disso, essa autora rejeitava as posies de esquerda que, ao defenderem o direito dos palestinos ao seu prprio Estado, negavam esse mesmo direito aos israelenses e ainda apoiavam aes terroristas. Se intelectuais que passam a vida a falar em nome do socialismo e da democracia fazem opes polticas como essas de Sader e Mamigonian, no de surpreender que a sociedade democrtica e socialista defendida por Heller no seja fato histrico. bvio que Carlos no responde a nenhuma dessas questes que as prprias ideias de Heller suscitam, j que seu intento apenas usar essa autora para tergiversar sobre a crise do marxismo. Nesse sentido, Carlos reproduz um dos mtodos de argumentao mais comuns entre os intelectuais de esquerda no contexto de crise do socialismo, o qual consiste em invocar a pluralidade do marxismo para deixar de lado qualquer discusso mais aprofundada sobre a validade ou no das teses de Marx e sobre as causas da derrocada socialista. Por sinal, uma consequncia da aplicao desse mtodo a incapacidade dos marxistas de formular propostas coerentes e viveis de polticas pblicas. Srgio Besserman Vianna, ao criticar o silncio de muitos intelectuais no que concerne ao escndalo do mensalo e ao estelionato eleitoral praticado pelo governo Lula, mostra como a pluralidade ideolgica serviu de desculpa para a inexistncia de uma reflexo sobre as consequncias da crise do socialismo:
O PT e a maior parte dos intelectuais ao seu redor constituiu um dos raros partidos de esquerda do mundo que se recusaram a enfrentar a questo [do fracasso do modelo de planejamento centralizado]. A existncia de tendncias forneceu o biombo: uns pensam de um jeito, outros, de outro, e, na verdade, ningum pensava nada (Vianna, 2006).

Ana Fani Alessandri Carlos age da mesma forma no que diz respeito crise do marxismo: silencia sobre as contradies entre as teorias marxistas e o desenvolvimento do capitalismo e contorna a discusso sobre essa crise com uma referncia breve pluralidade interna da tradio marxista. Em seguida, complementa essa estratgia remetendo o debate para o campo da epistemologia da geografia, conforme segue.

Teoria do espao versus teoria social crtica O nico momento em que Carlos procura discutir de forma mais articulada, embora repita a afirmao falsa de que eu generalizo a viso de Moraes e Costa sobre o carter reflexo do espao para o conjunto da geografia marxista, quando afirma o seguinte:
[...] a meno aos estudos urbanos carece de argumentao, principalmente se considerarmos o fato de que ao contrrio do que afirma o autor, o materialismo dialtico e a noo de produo tal qual analisados por Marx (noo esta cujo contedo o autor ignora, pois a reduz, como muitos outros gegrafos, a apenas uma de suas determinaes) permitiu a construo da passagem da noo de organizao do espao para aquela de produo do espao, muito diferente da ideia de reflexo da sociedade tal qual apontada pelo autor. Isto porque a noo de produo se vincula produo da humanidade do homem e diz respeito s condies de vida da sociedade numa multiplicidade de aspectos, e como , por ela, determinado. A noo de produo tal qual proposta por Marx aponta, por sua vez, para a reproduo e evidencia a perspectiva de compreenso de uma totalidade que no se restringe ao plano do econmico, mas abre-se para o entendimento da sociedade em seu movimento mais amplo, o que pressupe uma totalidade mais ampla e muda os termos da anlise espacial (Carlos, 2007).

O trabalho que a autora critica procura mapear os problemas relacionados forma como o marxismo foi assimilado pela geocrtica e tambm os vrios elementos da crise dessa tradio de pensamento, a qual j se arrasta desde o final dos anos 1960, no mnimo. Nesse sentido, o artigo comenta explicitamente que as leituras economicistas da obra de Marx estavam entre os problemas mais evidentes na forma como se deu a incorporao do marxismo pelos gegrafos, sendo ento descabida a acusao de que o trabalho reduzia a anlise marxista a uma nica dimenso3. Alm de ignorar as passagens do artigo que desmentem sua crtica, a autora ainda emprega um estratagema retrico bastante comum, ao qual se pode denominar desvio, e que consiste em deslocar a discusso do assunto especfico
3

Muito antes disso, minha dissertao de mestrado (Diniz Filho, 1994) j se baseava nas crticas de Antonio C. R. Moraes (1988) ao economicismo para proceder a uma anlise marxista dos discursos elaborados e difundidos pela ditadura do Estado Novo acerca do territrio brasileiro.

que est sendo tratado para um outro assunto relacionado direta ou indiretamente com ele (Schopenhauer, 1997). No caso, Carlos se desvia da questo que eu indiquei, que a dificuldade para empregar as teorias econmicas marxistas no estudo do espao urbano e regional (Diniz Filho, 2002, p. 98), apelando para a ideia de que acusar essa dificuldade implica reduzir a anlise marxista sua dimenso econmica, ilao essa sem a menor lgica. Mas tal desvio no consegue esconder que, em se partido da concepo de que o conceito de produo do espao remete a uma totalidade dialtica, que abrange portanto mltiplas determinaes, a aplicao do marxismo fica comprometida se as suas teorias econmicas no derem conta de explicar a produo material do espao, pois assim a totalidade referida fica mutilada de uma de suas dimenses, a qual precisa ser explicada pelo recurso a outras teorias. Alm disso, a referncia s instncias no econmicas da sociedade abrangidas pelo conceito de produo do espao no esconde a debilidade das teses defendidas pelos gegrafos com base nesse conceito. O pressuposto de que o homem s pode ser plenamente humano na vigncia de uma sociedade socialista s pode ser demonstrado na medida em que houver uma contradio intrnseca entre as reivindicaes populares e a instituio da propriedade privada. Mas, nos trabalhos de geografia urbana inspirados pela geocrtica, verifica-se que tal pressuposto contestado pela ausncia de apoio popular para as propostas de planejamento baseadas nos conceitos de produo do espao e de direito cidade. Ironicamente, embora os marxistas sempre afirmem que o critrio da verdade das teorias a prtica social, vm-se obrigados a apelar para a crtica da democracia representativa e para teorias conspiratrias no intuito de explicar porque suas teorias radicais no encontram respaldo para alm de algumas organizaes de ativistas de esquerda (Ferreira, 2007; Pintaudi, 2007; Randolph, 2007; Rodrigues, 2007). As consideraes tecidas nesses trabalhos sobre a subjetividade do homem urbano, suas vivncias e o imaginrio coletivo manifestam apenas uma esperana vaga de que a instituio de mecanismos de participao popular na verdade, aparelhamento ideolgico de Estado ainda possa fazer brotar a radicalidade que as teses marxistas pressupem.

Mas um aspecto positivo nas consideraes feitas pela autora sobre o conceito de produo do espao que elas do ensejo para abordar um ponto que, por falta de espao, no pde ser discutido em Certa m herana marxista: a tenso existente na geocrtica entre as propostas de anlise do espao, concebido como um ente analtico independente, dentro do conjunto das cincias sociais (Santos, 1996, p. 18), e aquelas que enfatizam o estudo dos movimentos sociais para explicar o espao e as formas de apropriao da natureza. De fato, uma diferena essencial entre a geografia crtica e a quantitativa est no pressuposto de que, sendo o espao uma construo social, preciso explicar a sociedade para entender o espao (Lencioni, 1997, p. 177). Ao mesmo tempo, os gegrafos crticos so claros em afirmar que a geografia uma cincia social, mas que tem no estudo do espao e das formas de apropriao da natureza a base de sua autonomia epistemolgica em relao s outras disciplinas da sociedade. Assim, no intuito de produzir uma teoria crtica do capitalismo a partir dos fenmenos estudados pela geografia e, portanto, sem proceder mera reproduo de teorias j elaboradas pelas outras cincias sociais, os gegrafos recorreram a diversos conceitos de natureza totalizante (originrios ou no do marxismo) para definir seu objeto. As definies de espao como acmulo desigual de tempos de trabalho e como um conjunto indissocivel de um sistema de objetos e um sistema de aes demonstram isso, o que tambm ocorre com os conceitos de valorizao do espao e de dialtica socioespacial, de maneira que o conceito de produo do espao, comentado por Carlos, apenas um dentre muitos exemplos (Santos, 1978 e 1996; Costa; Moraes, 1984; Soja, 1993). Mas essas definies totalizantes so capazes de dirimir a tenso entre as abordagens centradas na construo de uma teoria do espao e aquelas que enfatizam o estudo das lutas sociais? Ao refletir sobre a questo, Edward Soja sustenta que, por assumir o postulado de que os processos e contradies da sociedade s so inteligveis na perspectiva da luta de classes, em seus desdobramentos histricos, a geografia se viu na impossibilidade de desenvolver uma teoria da sociedade capitalista que afirme o espao como dimenso essencial

da estrutura do capitalismo e de suas contradies. Assim, uma das frmulas empregadas por esse autor para resolver o problema reciclar algumas velhas teorias marxistas do intercmbio desigual para sustentar a tese de que o capitalismo depende de mecanismos de explorao entre pases e entre regies para contrabalanar os efeitos da lei da queda tendencial da taxa de lucro (Soja, 1993). Ainda assim, tal explicao precisa se apoiar numa questionvel dialtica scio-espacial para convencer o leitor de que as relaes de explorao econmica so simultaneamente sociais e espaciais, como tambm para justificar que as regies so, em certo sentido, pessoas, classes, formaes sociais, e assim por diante4. Mas justamente por essa forma cambiante de trabalhar conceitos de natureza social e espacial que a viso de Soja se ope dos gegrafos marxistas para os quais [...] no h processos espaciais, mas os processos sociais manifestando-se sobre a superfcie terrestre. O espao terrestre apresenta uma srie enorme e complexa de fenmenos naturais e sociais que se estendem sobre o espao concreto (Costa; Moraes, 1984, p. 128 itlico no original). esse mesmo tipo de conceituao ambgua que aparece nos trabalhos em que Milton Santos procurou demonstrar o papel ativo do espao, como se nota em sua tentativa de construir uma teoria do Brasil:
Pode-se entretanto atribuir ao lugar, em si mesmo, esse poder? Ou o poder de comando e de regulao so deferidos a entidades pblicas e privadas, dotadas de fora? Sem dvida, o exerccio do poder regulatrio por empresas e pelo poder pblico no independente dos sistemas de engenharia e dos sistemas normativos presentes em cada lugar, mas este, em si mesmo, no dispe de nenhuma fora de comando. Retomamos assim a definio do espao como um conjunto indissocivel de sistemas de objetos e de sistemas de ao, considerao indispensvel para no se atribuir valor absoluto metfora. Tomando essa cautela, pode-se dizer que h espaos que comandam e espaos que obedecem, mas o comando e a obedincia resultam de um conjunto de condies, e no de uma delas isoladamente (Santos; Silveira, 2003, p. 265).

nesse sentido que Moraes (2007, p. 140-141) alerta que o conceito de espao deveria ficar restrito aos sistemas de objetos, pois a incluso das aes humanas no prprio conceito de espao abre caminho para o fetichismo espacial.
4

Uma crtica a essa dialtica pode ser encontrada em (Diniz Filho, 1999).

A passagem citada acima um timo exemplo disso, pois reconhece que o exerccio do poder um atributo exclusivo das instituies, mas, com uma retrica confusa, afirma que o poder regulatrio, em si mesmo, no dispe de nenhuma fora de comando (sic!) e inclui as aes no conceito de espao para poder inferir que os lugares mantm relaes de poder entre si. Outro geocrtico que rejeita esse tipo de abordagem Vesentini, para quem a influncia do livro Por uma geografia nova, de Milton Santos, foi muito menor do que a das obras de outros autores crticos devido, sobretudo, falta de engajamento poltico e ausncia dos sujeitos sociais nas anlises, problema ao qual se somavam as ambiguidades na noo de espao e sua fetichizao. Para demonstrar isso, o autor cita como exemplos a questo da moradia, os estudos sobre fronteiras e territrios, e a luta pela terra, posto que qualquer pesquisa sobre esses temas deve necessariamente privilegiar o estudo dos sujeitos sociais em luta, e no uma espaciologia abstrata (Vesentini, 2001). Da a fragilidade do livro Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI , de Milton Santos:
Existe nas 473 pginas dessa obra um amontoado de dados estatsticos, mapas e informaes descritivas, que podem ser facilmente obtidos por qualquer pessoa em almanaques ou anurios especializados sobre a rede bancria no Brasil, os aeroportos, as redes de transportes, as refinarias de petrleo e os dutos, os shopping centers etc. e nenhuma tese ou ideia nova a respeito do significado disso tudo, apenas a constante repetio, em cada captulo, de que alguns espaos mandam (o Sudeste, especialmente So Paulo) e outros obedecem. No existe nenhuma anlise dos sujeitos, das classes ou grupos sociais, e nem mesmo qualquer referncia s lutas e conflitos ou aos projetos que (re)constroem o espao ou o territrio (Vesentini, 2001)

O exemplo da luta pela terra interessante para ressaltar essa tenso epistemolgica da geocrtica, pois, enquanto autores como Vesentini sustentam que o foco da anlise tem de recair sobre os sujeitos sociais, a concepo oposta tambm comparece s discusses. comum ouvir, nas sesses de debate que se sucedem s mesas redondas sobre geografia agrria, a crtica de que os trabalhos centrados no estudo da questo camponesa so excessivamente sociolgicos, posto que a categoria classe social mostra-se muito mais importante nesses trabalhos do que a categoria espao. A essas crticas Ariovaldo Umbelino de

Oliveira responde que h duas vertentes na geografia crtica: aquela que visa produzir uma teoria do espao, cujo maior representante Milton Santos, e a vertente que busca elaborar uma teoria do territrio, centrada essencialmente no estudo das lutas polticas. Bernardo Manano Fernandes, talvez por avaliar que os dois lados do debate esto parcialmente corretos, elaborou uma proposta tericometodolgica na qual o objeto de estudo no nem o espao em si nem os movimentos sociais, mas sim o que ele denomina movimentos scio-espaciais e movimentos socioterritoriais, numa tentativa de substituir os conceitos sociolgicos de movimento social por conceitos especificamente geogrficos (Fernandes, 2005; 2000). Essa proposta resolve a questo? A resposta negativa, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque essa proposta no d conta de abranger o temrio geogrfico em seu conjunto (e nem parece ser essa a inteno de Fernandes, mais preocupado em demonstrar a especificidade dos estudos geogrficos sobre reforma agrria, luta por moradia e outros temas correlatos). O tema das migraes internas, para citar apenas um exemplo, abarca um conjunto de questes e teorias que vai muito alm das reivindicaes de certos grupos polticos quanto propriedade de imveis rurais ou urbanos (Povoa-Neto, 1997). Em segundo lugar, cabe dizer que, mesmo que se restrinja a avaliao apenas geografia agrria, o conceito de movimento socioterritorial e outros que lhe so auxiliares mostram-se dispensveis para realizar o objetivo essencial da geocrtica, a saber, elaborar uma crtica radical da sociedade capitalista baseada no estudo do espao e das formas de apropriao da natureza. De fato, os gegrafos agrrios brasileiros, a includo Fernandes, so aliados incondicionais do MST e de outras organizaes radicais de luta pela reforma agrria, do mesmo modo que acontece com muitos outros cientistas sociais que tambm encampam as bandeiras desses grupos. No entanto, conceitos tais como territorializao, desterritorializao e reterritorializao no conduzem a nenhuma teoria capaz de provar a superioridade econmica e social do modelo de reforma agrria defendido por esses grupos que seja essencialmente distinta daquelas utilizadas por pesquisadores de outras reas. A

velha oposio entre terra de trabalho e terra de negcio, elaborada por Jos de Souza Martins e utilizada por Fernandes (2000), j d conta da formulao de uma teoria justificadora de propostas de reforma agrria rpida e macia, ainda que no seja essa a viso atual do prprio Martins (2004) sobre o tema. Em funo disso, uma maneira de produzir pesquisas geogrficas aptas a subsidiar as lutas polticas dessas organizaes e que no se confundam com as pesquisas de socilogos agrrios organizar bancos de dados georeferenciados sobre acampamentos, assentamentos, conflitos agrrios, e assim por diante. Mas esse o momento em que Ana Fani Alessandri Carlos (2007), embora elogiando os objetivos desse tipo de pesquisa, critica a elaborao de certos produtos dela derivados. Segundo a autora, a distribuio espacial das ocupaes em si no esclarece as lutas, uma vez que no ilumina sua negatividade, mas apenas as localiza espacialmente (Carlos, 2007). Em suma, a geocrtica utiliza conceitos totalizantes de espao, produo do espao e dialtica socioespacial para produzir teorias geogrficas anticapitalistas, mas tal procedimento leva ao dilema de escolher entre aplicar teorias produzidas por intelectuais de outras cincias para explicar os conflitos sociais ou produzir teorias que afirmam o papel ativo do espao, mas que so facilmente criticveis por perderem o foco nas lutas polticas e/ou por descreverem essas lutas por meio de metforas espaciais fetichistas. Considerando-se que as dificuldades de lidar com essa questo j se arrastam h cerca de trinta anos, est na hora de discutir se o problema no se deve impossibilidade lgica de elaborar uma teoria do espao que consiga ser tambm uma crtica de raiz ao capitalismo sem incorrer em alguma forma de fetichismo espacial, impossibilidade essa que nenhuma dialtica consegue disfarar. O mais importante, porm, no discutir se haveria ou no caminhos possveis para resolver essa contradio. Ressaltar sua existncia relevante para demonstrar que a assimilao do marxismo pela geografia muito mais problemtica do que parece primeira vista, mas carrega em si o perigo de concentrar os debates numa questo epistemolgica interna disciplina, quando na verdade a crise da geocrtica apenas um reflexo da crise mais ampla da

teoria social crtica. E essa crise reflexo no s da ausncia de um projeto socialista definido, mas tambm, e principalmente, da incapacidade desse corpo terico explicar os avanos do capitalismo em termos da capacidade de combinar crescimento econmico, democracia e bem-estar social.

Utopias indefinidas Logo em seu incio, o artigo publicado por Carlos no site do IX Colquio repete pela ensima vez uma das ideias centrais da teoria social crtica, qual seja, a de que o mundo contemporneo se encontra numa crise generalizada (Gomes, 2003), ao mesmo tempo econmica, poltica, social, ecolgica, cultural, etc., para logo em seguida concluir que:
[...] um debate sobre as solues possveis diante de um mundo em crise passa, necessariamente, pela potncia analtica das cincias sociais, capaz de revelar as contradies que explicitam a dinmica da realidade. Portanto antes de se buscar solues que permitam a reproduo do sistema capitalista, faz-se necessrio encontrar as possibilidades de sua superao e, de fato, o desenvolvimento do capitalismo provou, concretamente, que ele no tem uma misso civilizatria (Carlos, 2007).

Nessa passagem, a autora reafirma dois pressupostos fundamentais do pensamento radical que, ao serem incorporados pela geocrtica, j nos anos 1970, assumiram a seguinte formulao: as questes ambientais e socioespaciais so frutos da lgica de funcionamento do capitalismo, e o planejamento estatal, por isso mesmo, incapaz de oferecer respostas efetivas a tais questes, que s podem ser resolvidas plenamente com a superao da sociedade capitalista. Contudo, tal afirmao, observada luz dos argumentos que a autora elabora no restante do artigo, j pe a nu a crise da teoria social crtica, posto que seu trabalho no faz absolutamente nenhuma discusso sobre as ditas solues possveis e tambm no menciona qualquer proposta concreta de superao do capitalismo, ou mesmo alguma diretriz geral de mudanas viveis que pudessem levar a esse resultado. O caminho da superao estaria em substituir a economia de mercado pelo planejamento estatal centralizado, como se tentou no socialismo

real, ou em alguma frmula inovadora de realizao dos ideais socialistas compatvel com o funcionamento do mercado? O argumento de que uma discusso sobre propostas extrapolaria os objetivos do seu trabalho no seria aceitvel, pois, se houvesse intelectuais crticos capazes de formular respostas claras e originais para essa questo, seria muito simples mencion-las, com as devidas citaes s obras que delas tratassem. J no artigo Certa m herana marxista (Diniz Filho, 2002) foi relatado que, durante o debate Adeus ao socialismo?, realizado em abril de 1991 no Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento Cebrap, houve um consenso entre os presentes (na maior parte, intelectuais marxistas ou bastante influenciados pelo marxismo) de que o socialismo no vivel sem um arranjo entre a ao planejadora do Estado e o funcionamento do mercado, concluso essa que levou Luiz Felipe de Alencastro a indagar quais elementos de um socialismo assim concebido no seriam contemplados pelo welfare state. A resposta que ele recebeu foi o silncio, mesmo depois de sua pergunta haver sido repetida por outro debatedor, durante o mesmo debate. Carlos ignorou olimpicamente essa questo, que estava no trabalho criticado em seu artigo, e se dedicou a repetir os pressupostos do pensamento radical sem qualquer discusso sobre as solues que, segundo ela, os intelectuais crticos tm o dever de encontrar. De fato, o silncio de Carlos sobre essa questo, assim como o silncio dos debatedores ante a pergunta de Alencastro, so sintomas de um contexto de crise terica e prtica das esquerdas, no qual os intelectuais crticos se dividem entre os saudosos de velhos modelos e aqueles que, desejando encontrar frmulas alternativas de socialismo, admitem no ter propostas claras a fazer. Vale a pena comentar algumas vises de socialismo para demonstrar isso. Comeando pelo filsofo Jos Paulo Netto, v-se que ele ainda defende o modelo de economia planificada, mas desde que corrigido por [...] reais processos autogestionrios aptos para otimizar (com a liquidao de traos e excrescncias burocrticos) a alocao central de recursos (Netto, 2001, p. 72 itlico no original). E esse autor conserva tambm a tese de que o uso da violncia inevitvel para a construo do socialismo, embora recorra a eufemismos para

enunci-la. Aps rejeitar o reformismo limitado, afirma que as foras comprometidas com o socialismo devem [...] descartar os modelos de desenlaces explosivos e insurrecionais, mas sem iludir-se quanto (e preparando-se politicamente para) inevitabilidade de momentos traumticos num processo certamente pouco idlico [...] (Netto, 2001, p. 53 itlicos no original). Em contraste, Paul Singer, no debate mencionado, reconheceu a superioridade do mercado como mecanismo de orientao das decises de investimento em setores que produzem mercadorias no padronizadas, como a indstria do vesturio, e por isso props substituir o planejamento centralizado por um planejamento parcial, isto , um modelo no qual o Estado operaria apenas os setores que produzem bens padronizados, como a indstria de insumos bsicos, e que demandariam um controle mais centralizado. Por sua vez, Maria da Conceio Tavares, embora afirmando que a crtica do marxismo economia capitalista se mantm vlida, admitiu defender o socialismo com base apenas no desejo de realizar uma utopia, justificativa que remete a discusso para a esfera das paixes e interesses, segundo suas palavras. Da ela haver afirmado, em resposta crtica de que a superao do pensamento utpico era justamente um postulado central do trabalho terico de Marx, que ningum manda fazer socialismo cientfico! sic (Singer et. al., 1991, p. 19). Mas, apesar da defesa religiosa do socialismo utpico, a autora suficientemente lcida para no encampar propostas de mudana da economia brasileira que transponham as fronteiras da tradio histrico-estruturalista do pensamento econmico latinoamericano, isto , da reforma do capitalismo perifrico por meio de forte interveno econmica estatal (Belluzzo; Tavares, 2002). J um autor que tem o bom senso de fugir das profisses de f socialistas, mas tambm no consegue superar o impasse em que Tavares patina, Ruy Fausto (2007). Numa entrevista sobre o seu livro A esquerda difcil, esse filsofo reconhece que no fcil propor programas para compor um projeto socialista democrtico, mas apenas pensar em algumas ideias. Uma delas mudar o sistema de cobrana do imposto de renda para combater a desigualdade, medida essa que, somada a um conjunto vago de medidas econmicas que facilitem o

desenvolvimento, liberariam recursos para uma reforma profunda dos sistemas de educao e de sade. E como fica o mercado dentro desse esboo to indefinido de projeto socialista? Segundo esse autor, o socialismo seria uma sociedade em que h mercadoria e mercado, mas em que o capital de uma forma ou de outra controlado, e neutralizado nos seus efeitos. O mais perto que chegou de alguma proposta socialista foi quando manifestou esperanas em relao economia solidria, embora sem tecer qualquer considerao sobre as reais possibilidades de generalizao do cooperativismo como sistema produtivo. Portanto, Ruy Fausto, em 2007, estava na mesma situao de Tavares e de outros participantes do debate sobre a crise do socialismo realizada no Cebrap, em 1991: ele reconhece que o socialismo no pode dispensar o mercado e, por isso mesmo, no capaz de pensar em medidas que no possam ser contempladas dentro de um padro de welfare state com caractersticas universalistas e distributivistas e combinado com uma significativa interveno econmica estatal. devido incapacidade de fazer propostas radicais e consistentes que os autores marxistas preferem dedicar-se crtica do capitalismo, como se v nas reflexes de Jos de Souza Martins. Esse autor afirma que o desmanche dos Estados socialistas ocorreu devido ao esquecimento de que a crtica dialtica das experincias socialistas tem de ser um elemento essencial da construo do socialismo. Tal equvoco teria levado tais experincias a se tornarem frmulas rgidas, aplicadas sem que se questionassem os efeitos da limitao da liberdade e sem a preocupao de verificar constantemente, luz das relaes entre teoria e prtica, a verdade histrica do projeto socialista (Martins, 2004, p. 156). Contudo, o autor no tece nenhuma considerao sobre os problemas econmicos e sociais concretos que levaram derrocada socialista e no diz nem uma palavra sobre a tese de que h deficincias e contradies que so inerentes economia planificada. No esclarece, pois, se continua vlido o projeto de construir uma sociedade sem mercado ou se uma economia socialista deveria preservar os mecanismos de mercado, embora instituindo formas de controle diferentes daquelas j existentes nos pases capitalistas.

Em seguida, para demonstrar a validade da crtica socialista ao capitalismo, o autor tece consideraes superficiais, ambguas e incoerentes sobre pobreza e desigualdade. Comea dizendo que o capitalismo contemporneo cria pobreza material, fome e misria do mesmo modo que no sculo XIX, mas, pouco adiante, diz que hoje a pobreza relativa, mas ainda pobreza, uma pobreza perversa porque confunde a vtima, d-lhe a impresso de ter quando no tem, porque lhe oferece coisas, quantidades, bens materiais no lugar de sua emancipao como ser humano, de sua liberdade, como senhor do prprio destino (Martins, 2004, p. 157). Ora, dizer que a pobreza tornou-se relativa porque mesmo os pobres tm acesso a bens de consumo contradiz a afirmao de que o capitalismo continua a produzir misria e fome. Para tentar resolver essa incoerncia, o autor menciona sumariamente que h desigualdades entre pases e apela para o esteretipo de que os favelados do Rio e de So Paulo deixam de comer todos os dias para poderem comprar televiso 5. Assim, ele diz que em muitos lugares o capitalismo ainda priva as pessoas de casa, comida e roupa, enquanto em outros h privao de acesso escola e a bens culturais. Acrescenta tambm que na sia, frica e Amrica Latina o capitalismo priva os trabalhadores de liberdade, o que se verifica na prtica do trabalho escravo. J nos pases ricos, onde evidente a universalizao do acesso a bens essenciais e educao, bem como o respeito s leis trabalhistas, Martins afirma somente que o capitalismo priva de esperana, sobretudo os jovens, numa referncia ao elevado desemprego (Martins, 2004, p. 157). Todavia, nenhum desses argumentos resolve a contradio entre atribuir ao capitalismo a produo da misria e, ao mesmo tempo, admitir que em muitos pases capitalistas a pobreza apenas relativa. Para demonstrar que a fome e a misria so inerentes ao capitalismo, seria preciso ao menos apresentar informaes empricas que demonstrassem que esses problemas esto se agravando ou que o contingente populacional afetado tem se mantido estvel em termos absolutos ou relativamente ao conjunto da populao mundial. No entanto,
5

A mesma ideia aparece em livros didticos de Vesentini (2005, p. 236), para quem os pobres so to sugestionados pela propaganda que deixam de se alimentar adequadamente para poderem comprar roupas e eletrodomsticos.

Martins no apresenta nenhuma evidncia emprica para justificar seu diagnstico, o qual pode ser facilmente contestado pela srie histrica de alguns indicadores sociais. Basta comparar as estatsticas oficiais sobre estado nutricional e posse de bens durveis para constatar que falso o esteretipo de que os pobres deixam de comer bem para imitarem os hbitos de consumo da classe mdia. No Brasil, a desnutrio j quase inexistente, e a reduo da frequncia dos casos de dficit de peso se deu concomitantemente com a generalizao de televisores, geladeiras e conjuntos de som, entre outros bens de consumo durvel (IBGE, 2007; 2006; 2004; ALMEIDA, 1998). Alm disso, se o autor admite que h pases capitalistas que eliminaram as situaes de fome e de pobreza absoluta, s faz sentido acusar o capitalismo de produzir essas situaes em outros pases recorrendo-se a alguma teoria do intercmbio desigual que demonstre que a riqueza dos primeiros se constri pela explorao dos segundos. Mas as teorias das trocas desiguais, que sempre foram acusadas de incompatveis com a teoria marxista do valor (Diniz Filho, 1999), mostram-se to desacreditadas nos dias de hoje que Martins nem sequer as menciona. Alm disso, qualificar as altas taxas de desemprego vigentes em alguns pases desenvolvidos como problema inerente ao capitalismo contemporneo implica ignorar que o desempenho de cada pas em termos de gerao de postos de trabalho varia muito, sendo que os fatores determinantes dessas variaes esto ligados escolaridade, legislao trabalhista e s transformaes tecnolgicas. Segundo Jos Pastore, nos pases em que a legislao trabalhista flexvel, o desenvolvimento tecnolgico cria mais empregos do que destri, dandose o inverso nos pases com legislao rgida. No ano 2000, enquanto os EUA apresentavam uma taxa de desemprego de 4,1% e os Tigres Asiticos uma taxa mdia de 5,0%, pases com instituies rgidas, como Alemanha, Frana e Espanha, apresentavam taxas de 11%, 10% e de 15%, respectivamente (Pastore, 2009). Nesse contexto, Martins, nos anos 2000, encontrava-se na mesma posio em que estavam os participantes do j mencionado debate Adeus ao socialismo?, em 1991. Nesse evento, alguns debatedores afirmaram que o capitalismo foi

vitorioso somente num seleto grupo de pases, mas nenhum deles props justificar esse diagnstico acusando a existncia de mecanismos de explorao do tipo centro/periferia (Diniz Filho, 2002, p. 91). Por esse motivo, Maria Hermnia Tavares de Almeida alertou esses participantes do debate de que o xito dos paises capitalistas desenvolvidos no pode ser tratado como se fosse uma experincia idiossincrtica desprovida de interesse terico (Singer et al., 1991, p. 28). Afinal de contas, as leis de funcionamento do capitalismo no podem ser vlidas somente para alguns pases. O essencial, porm, ressaltar que esse vcuo de propostas em que se encontra a teoria social crtica demonstra porque Ana Fani Alessandri Carlos no esclarece coisa alguma a respeito de como poderia ser a tal superao do capitalismo (mesmo aps afirmar que os cientistas sociais tm o dever de descobrir caminhos para tanto) e depois se dedica a atacar esse sistema. Ora, o artigo Certa m herana marxista j chamava ateno para a ideia de que o maior desafio que se impe aos tericos marxistas no dar explicaes para a derrocada do socialismo, mas entender os avanos sociais do capitalismo. Carlos se exime de discutir esse assunto, afirma categoricamente que o capitalismo no possui uma misso civilizatria, e segue adiante. Mas ser que o capitalismo no possui de fato nenhum papel civilizatrio ou historicamente progressista? Os avanos sociais produzidos pelo capitalismo Com efeito, preciso questionar o significado que Carlos atribui ao termo misso civilizatria, o qual no foi explicitado em seu texto. O processo civilizatrio consiste unicamente na constituio de padres de sociabilidade e de valores culturais considerados humanistas luz da filosofia marxista? Ou a autora pensa num movimento mais amplo, que inclui no somente essas transformaes de ordem sociocultural como tambm a elevao dos nveis de educao e de bem-estar da sociedade, que seria uma pr-condio para o advento do socialismo? Se a primeira resposta for verdadeira, isso significa que a autora, embora ciente do progresso material e social que o capitalismo tem gerado,

prefere restringir-se a uma crtica filosfica ao capitalismo para poder negar-lhe qualquer positividade. Se a segunda resposta for verdadeira, conclui-se que a autora nega ao capitalismo qualquer sentido civilizatrio porque ignora ou faz de conta que no v os avanos socioeconmicos e polticos que esto sendo alcanados em todos os continentes. Demonstrao evidente disso est no fato de que, de 1981 a 2005, o nmero de habitantes do mundo em desenvolvimento que vivia com menos de 1,25 dlares por dia, a preos de 2005, caiu de 1,9 bilhes para 1,4 bilhes. Assim, a participao relativa dos mais pobres na populao total dessa regio foi reduzida de metade para cerca de um quarto (Chen; Ravallion, 2008). Resultados semelhantes so obtidos mesmo quando se usa o limite de um dlar dirio per capita como critrio para definir a linha de pobreza, posto que, de 1984 a 2004, o percentual de pessoas vivendo nessa situao nos pases em desenvolvimento caiu expressivamente, de 33% para 18% (Ferreira; Leite; Ravallion, 2007, p. 2-3). E a causa principal desse processo foi o crescimento econmico, como demonstram diversas pesquisas internacionais. Com base numa amostra de 16 pases, Martin Ravallion calcula que 64% da variao observada na queda da proporo de pobres de cada um deles se explicam pelas diferenas das suas respectivas taxas de crescimento econmico. J um estudo do Banco Mundial referente a uma amostra maior de pases estima que 52% dessa variao se deveram exclusivamente ao crescimento. A importncia do crescimento econmico predominante, sobretudo, quando se consideram perodos de tempo longos, chegando a responder por 71% a 97% da reduo do nmero proporcional de pobres (Ferreira; Leite; Ravallion, 2007, p. 2-3). Assim, o crescimento econmico produzido pela economia de mercado cria uma tendncia estrutural reduo da pobreza, embora a elasticidade da relao entre essas duas variveis seja afetada significativamente por fatores econmicos, demogrficos e institucionais, como se pode notar na comparao entre pases ou entre diferentes perodos da histria de um mesmo pas, caso do Brasil (Ferreira; Leite; Ravallion, 2007, p.5; Barros, et al., 2007).

Alm de diminuir o nmero de pobres, o desenvolvimento capitalista vem produzindo uma ampliao do excedente econmico que oferece s instituies pblicas e privadas recursos para alcanar uma forte elevao dos nveis de bemestar social. Os dados divulgados anualmente pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento PNUD mostram que o ndice de desenvolvimento humano IDH de praticamente todos os pases pesquisados melhora em relao aos ndices dos anos anteriores, demonstrando assim que a sociedade capitalista continua sendo capaz de elevar a renda per capita, a escolaridade e a esperana de vida. Esse um fato notrio e incontestvel, mas, dada a insistncia com que intelectuais crticos vociferam que o mundo est passando por uma catstrofe social, talvez no seja ocioso detalhar um pouco as informaes.

Grfico 1

Os dados mostram claramente que, nas ltimas dcadas, tem havido um processo ininterrupto de elevao do IDH em quase todas as regies do mundo. Uma exceo o espao formado pela Europa Central e Oriental mais a Comunidade dos Estados Independentes, no qual houve uma crise econmica de propores desastrosas na primeira metade dos anos 1990, resultante da queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da URSS. De 1995 a 2004, a regio voltou ao patamar em que estava antes da derrocada do socialismo, podendo ento avanar mais. Nesse sentido, a elevao do desenvolvimento humano foi interrompida justamente onde se deu o colapso do modelo de sociedade preferido por intelectuais como Milton Santos, o qual sempre defendeu as ditaduras comunistas em suas falas nos eventos de geografia.

A segunda exceo no contexto internacional a frica Subsaariana, cujo IDH cresceu lentamente nos anos 1975-1990, permaneceu praticamente estagnado na primeira metade dos anos 1990, e depois voltou a evoluir em ritmo lento. De acordo com o PNUD, isso se deve parcialmente a dificuldades econmicas, mas a razo principal est nos efeitos da epidemia de AIDS sobre a esperana de vida. Em todas as demais regies do mundo, verifica-se que no s tem havido melhora ininterrupta dos indicadores que compem o IDH nos ltimos anos como as distncias relativas entre os pases da OCDE e as outras regies do mundo diminuram. No caso das duas regies asiticas indicadas, a partir dos anos 1980 e 1990 que se acelera o processo de elevao do IDH, reduzindo mais depressa a distncia que as separa dos pases da OCDE no que diz respeito a esse indicador. Essa uma indicao clara de que a reduo das disparidades econmicas entre o mundo desenvolvido e diversos pases asiticos com crescimento altamente dinmico, tais como China, ndia, Malsia, Tailndia e Indonsia (Krugman, 1999, p. 47-48), reflete-se tambm nos indicadores sociais. A trajetria do Sul da sia, alis, forma um contraste muito interessante com a frica Subsaariana. Em 1975, essa regio asitica encontrava-se em estado to desolador quanto a africana, mas j na primeira metade dos anos 1980 houve um claro descolamento entre as suas respectivas trajetrias de elevao do IDH. Os indicadores de pobreza produzidos recentemente confirmam esse contraste na comparao da regio mais pobre da frica com regies asiticas, posto que, de 1981 a 2005, o percentual de pessoas que vivem com menos de 1,25 dlares por dia foi reduzido de 80% para 20% no Leste da sia, mas estacionou em cerca de metade da populao na frica Subsaariana (Chen; Ravallion, 2008). As informaes problematizam qualquer tentativa de explicar o desastre subsaariano como produto estrutural do funcionamento do capitalismo ou de relaes centro/periferia, pois, em se partindo do pressuposto de que as leis da acumulao de capital so prejudiciais para os mais pobres, torna-se imperioso responder por que essas leis haveriam de ser mais implacveis com os pobres da frica do que com os da sia. Portanto, impossvel negar que o capitalismo mantm seu papel histrico progressista, na medida em que continua sendo capaz

de gerar, em todos os continentes, massas humanas com maior poder de compra, escolaridade mais alta, vida mais longa e mais saudvel. certo que a essa constatao os intelectuais crticos podem contrapor que tais benefcios so muito desigualmente distribudos. Todavia, negar ao capitalismo um papel civilizatrio com o argumento de que a economia de mercado gera desigualdades econmicas uma tese que s poderia ser aceita sem questionamentos caso a desigualdade inerente ao sistema tivesse a pobreza absoluta como um dos seus resultados necessrios, o que no verdade. Muito pelo contrrio, o crescimento econmico engendrado pela economia de mercado o principal fator responsvel pela tendncia eliminao da pobreza absoluta, de sorte que as diferenas entre indivduos, pases e regies vo se tornando apenas relativas. Sendo assim, as invectivas dos intelectuais crticos contra as desigualdades s podem ser aceitas como argumentos vlidos contra a atribuio de um papel civilizatrio ao capitalismo caso se assumam como desejveis os valores igualitrios e coletivistas que orientam a viso de mundo desses intelectuais. Ou seja, somente caso se aceite a ideia de que civilizao sinnimo de socialismo. Todavia, h muitas objees que podem ser feitas aceitao de tais valores como base para definir um processo civilizatrio. No plano terico e ideolgico, cabe lembrar que um dos elementos centrais das teorias polticas autoritrias e totalitrias sempre foi a valorizao da ideia de comunidade, visvel tanto nas teorias tributrias do conservadorismo romntico quanto naquelas que pensam a histria como processo dotado de uma racionalidade imanente. Como afirma Roberto Romano, o campo de concentrao, instrumento de extermnio ou de reeducao pelo trabalho usado pelos vrios totalitarismos do sculo XX, o lugar para onde aponta toda ideologia de rebanho (1981, p. 48). Outra objeo a fazer que as concepes segundo as quais a sociedade de mercado tende autodestruio (as quais so bem anteriores ao marxismo, por sinal) simplesmente no se realizaram (Hirschman, 1986). Nesse sentido, legtimo ponderar que autores como Marx se equivocaram ao pensar a instituio da propriedade privada apenas como um meio para a apropriao de bens e

recursos, quando o direito de propriedade uma instituio que funciona como incentivo para que os indivduos produzam, invistam, troquem e gerem capital. Como afirma Hernandes De Soto, o equvoco de Marx foi no perceber completamente que a propriedade o processo indispensvel que fixa e dispe capital; que sem a propriedade a humanidade no pode converter os frutos de seu trabalho em formas fungveis e lquidas que podem ser diferenciadas, combinadas, divididas e investidas para produzirem mais-valia (2000, p. 55). Finalmente, cabe indagar porque a maximizao da igualdade econmica entre os indivduos deve ser vista como um fim em si mesmo, e fio condutor do processo civilizatrio, se o capitalismo oferece a cada sociedade a perspectiva de definir, pela via institucional, os nveis de desigualdade econmica e de exposio aos riscos da competio no mercado que so aceitveis em relao s suas tradies culturais e polticas e ao ritmo de crescimento econmico que se julgar satisfatrio para atender s novas demandas de consumo individual e coletivo. o que se constata quando se estudam as trajetrias de diversos pases capitalistas desenvolvidos ou em desenvolvimento, como EUA, Japo, pases da Europa Ocidental, Brasil, Coria do Sul, Chile, e tantos outros. Todas essas consideraes permitem questionar o pressuposto de que os gegrafos estariam eticamente impedidos de se dedicar quilo que Carlos (2007) e outros autores denominam geografia aplicada ao planejamento estatal ou privado. Pelo desejo de ser radicais, os gegrafos crticos sempre trabalharam com uma oposio simplista entre capitalismo e socialismo, menosprezando assim as enormes diferenas que existem entre as diversas formas de capitalismo e seus desempenhos econmicos e sociais distintos. Quando so aceitas tais diferenas, possvel fazer propostas concretas de reforma das instituies e de polticas territoriais, mesmo correndo-se o risco de errar, como os regulacionistas e alguns marxistas brasileiros erraram, nos anos 1980, ao defender o modelo japons. Mas, quando se segue o caminho da oposio radical ao capitalismo, sem reconhecer-lhe qualquer positividade histrica e nem fazer comparaes entre trajetrias nacionais diferenciadas, o destino do intelectual, na ausncia de uma alternativa socialista definida, sempre a crtica demaggica e estril.

Concluso A geografia crtica fruto da incorporao da teoria social crtica pelos gegrafos e, sendo assim, define-se pelo objetivo de fazer da geografia uma cincia social capaz de formular uma crtica radical da sociedade capitalista pelo estudo do espao e das formas de apropriao da natureza. Desse objetivo derivam os pressupostos fundamentais que do corpo a essa tendncia de pensamento geogrfico, dentre os quais podem ser destacados os seguintes: a tese de que os problemas socioespaciais e ambientais derivam da lgica inerente de funcionamento do capitalismo e a refutao do princpio da neutralidade do mtodo, em nome de uma reflexo que parte do interesse explcito de construir uma utopia anticapitalista (Diniz Filho, 2003). esse objetivo e os pressupostos que se definem a partir dele que do identidade e unidade geocrtica, a qual tornou-se hegemnica na geografia humana brasileira sob influncia do marxismo e manteve essa dominncia por meio de uma combinao ecltica de abordagens marxistas, humanistas e psmodernistas. Essa hegemonia to completa que os pressupostos fundamentais da geocrtica so reproduzidos pela maioria dos pesquisadores e professores, mas, ainda assim, aqueles que fazem diagnsticos catastrofistas do momento atual e depois culpam o capitalismo por esse quadro irrealista j no costumam se auto-identificar ou serem identificados como gegrafos crticos. Os exemplos de Rogrio Haesbaert (2004, p. 36) e de Marcelo Lopes de Souza (2005, p. 139) demonstram isso muito bem. Portanto, totalmente falsa a afirmao de que a geografia crtica e radical est em refluxo. O que perdeu influncia nos ltimos anos foi apenas a proposta de elaborar uma geografia marxista, j que poucos autores, alm de Carlos, se mantm fiis a esse projeto intelectual, embora as crticas marxistas ao capitalismo continuem sendo amplamente aceitas pelos gegrafos. Os artifcios retricos, omisses e incoerncias presentes nas crticas dessa autora ao artigo Certa m herana marxista revelam muito bem as razes desse declnio da

influncia marxista na geografia, ao mesmo tempo em que demonstram porque a geografia crtica se tornou mais ecltica nos ltimos anos: para poder afetar atualidade sem deixar de ser o que sempre foi.

Referncias ALMEIDA, A. C. O Brasil no final do sculo XX: um caso de sucesso. Dados [online], Rio de Janeiro, v. 41, n. 4, 1998. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S001152581998000400004&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 03 dez. 2010. BARROS, R. P. et al. A queda recente da desigualdade de renda no Brasil. In: BARROS, R. P.; FOGUEL, M. N.; ULYSSEA, G. (org.). Desigualdade de renda no Brasil: uma anlise da queda recente. Braslia: Ipea, v. 1, 2006. BELLUZZO, L. G. M.; TAVARES, M. C. Desenvolvimento no Brasil relembrando um velho tema. In: BIELSCHOWSKY, R.; MUSSI, C. (org.). Polticas para a retomada do crescimento: reflexes de economistas brasileiros. Braslia: Ipea: Cepal, 2002. CARLOS, A. F. A. A geografia crtica e a crtica da geografia. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRTICA, 9., 2007. Disponvel em: <http://www.ub.es/geocrit/9porto/anafani.htm> Acesso em: 18 ago. 2007. CHEN, S.; RAVALLION, M. The developing world is poorer than we thought, but no less successful in the fight against poverty. The World Bank, Development Research Group, ago. 2008 (Policy Research Working Paper, 4703). Disponvel em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1259575 > Acesso em: 04 mar. 2009. DE SOTO, H. O mistrio do Capital. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 2000. DINIZ FILHO, L. L. A geografia crtica brasileira: reflexes sobre um debate recente. Geografia, Rio Claro, v. 28, n. 3, p. 307-321, set.-dez. 2003. DINIZ FILHO, L. L. A situao do ensino no Brasil: doutrinao ideolgica e incapacidade de desenvolver competncias. Curitiba: Departamento de Geografia da UFPR, 28 fev. 2009. Disponvel em: <http://www.escolasempartido.org/docs/Situaao_do_ensino_no_Brasil> Acesso em: 12 maio 2009. DINIZ FILHO, L. L. Certa m herana marxista: elementos para repensar a geografia crtica. In: KOZEL, S.; MENDONA, F. A. (org.). Elementos de epistemologia da geografia contempornea. Curitiba: Ed. da UFPR, 2002.

DINIZ FILHO, L. L. Os equvocos da noo de regies que exploram regies: crtica ao conceito de transferncia geogrfica de valor de Edward Soja. Revista do Departamento de Geografia, So Paulo, n. 13, p. 165-186, 1999. DINIZ FILHO, L. L. Territrio e destino nacional: ideologias geogrficas e polticas territoriais no Estado Novo (1937-1945). Dissertao de Mestrado, Departamento de Geografia da FFLCH-USP, 1994. FAUSTO, R. Entrevista Folha. Folha de So Paulo, 26 ago. 2007. Disponvel em: <http://www.unisinos.br/ihu/index.php? option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=9152> Acesso em: 01 mar. 2009. Entrevista concedida a Rafael Cariello. FERNANDES, B. M. Movimento social como categoria geogrfica. Terra Livre, So Paulo, ano 16, n. 15, p. 59-85, 2000. FERREIRA, A. A produo do espao: entre dominao e apropriao. Um olhar sobre os movimentos sociais. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRTICA, 9., 2007. Disponvel em: < http://www.ub.es/geocrit/9porto/ aferrei.htm> Acesso em: 18 ago. 2007. FERREIRA, F. H. G; LEITE, P. G.; RAVALLION, M. Poverty reduction without economic growth? Explaining Brazils poverty dynamics, 1985-2004. The World Bank, Development Research Group, dec. 2007 (Policy Research Working Paper, 4431). Disponvel em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? abstract_id=1066223 > Acesso em: 04 mar. 2009. HAESBAERT, R. Precarizao, recluso e excluso territorial. Terra Livre, So Paulo, v. 2, n. 23, p.35-51, 2004. HELLER, A. Para mudar a vida : felicidade, liberdade e democracia. So Paulo: Brasiliense, 1982. HIRSCHMAN, A. Suavidade, poder e fraqueza da sociedade de mercado: interpretaes rivais, de Montesquieu a nossos dias. In: ________. A economia como cincia moral e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1986. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Pesquisa de oramentos familiares 2002-2003: anlise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Pesquisa de oramentos familiares 2002-2003: antropometria e anlise do estado nutricional de crianas e adolescentes no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Sistema de informaes e indicadores culturais 2003-2005 . Rio de Janeiro: IBGE, 2007. KRUGMAN, P. Internacionalismo pop. Rio de Janeiro: Campus; So Paulo: Publifolha, 1999. LENCIONI, S. Regio e geografia: uma introduo ao estudo da noo de regio. Tese de Livre Docncia, Departamento de geografia da FFLCH-USP, 1997.

MAGNOLI, D. Fascnio pelo terror. Folha de So Paulo, 03 dez. 2001. Disponvel em: <http://www.reforcofederal.hpg.com.br/n_debate_geografos.htm> Acesso em: 03 dez. 2010. MARTINS, J. S. Reforma agrria: o impossvel dilogo. 1. ed. 1. reimpr. So Paulo: Edusp, 2004. MORAES, A. C. R. Geografia: pequena histria crtica. So Paulo: Hucitec, 1984. MORAES, A. C. R. Ideologias geogrficas: espao, cultura e poltica no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1988. MORAES, A. C. R. Posfcio 20 edio. In: ___________ Geografia: pequena histria crtica. 21. ed. So Paulo: Annablume, 2007. MOREIRA, R. Velhos temas, novas formas. In: MENDONA, F. A.; KOZEL, S. (org.). Elementos de epistemologia da geografia contempornea . Curitiba: Editora da UFPR, 2002. NETTO, J. P. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal . 3. ed. So Paulo: Cortez, 2001 (Coleo Questes da Nossa poca, v. 20). PASTORE, J. Tecnologia, educao e legislao (seus impactos sobre o emprego). Disponvel em: <http://www2.desenvolvimento.gov.br/arquivo/sdp/outPublicacoes/tecindustrial/futI nduOpoDesafios/Pastore.pdf> Acesso em: 02 jul. 2009. PINTAUDI, S. M. Urbanismo: possvel projetar um futuro coletivo para a cidade? In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRTICA, 9., 2007. Disponvel em: <http://www.ub.es/geocrit/9porto/silvana.htm> Acesso em: 22 set. 2007. RANDOLPH, R. Do planejamento colaborativo ao planejamento subversivo: reflexes sobre limitaes e potencialidades de planos diretores no Brasil. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRTICA, 9., 2007, Porto Alegre. Disponvel em: <http://www.ub.es/geocrit/9porto/rainer.htm> Acesso em: 19 ago. 2007. RODRIGUES, A. M. A cidade como direito. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRTICA, 9., 2007, Porto Alegre. Disponvel em: <http://www.ub.es/geocrit/9porto/arlete.htm> Acesso em: 22 set. 2007. SANTOS, M. A natureza do espao: tcnica e tempo; razo e emoo. So Paulo: Anpur/Hucitec, 1996. SANTOS, M. Por uma geografia nova : da crtica da geografia a uma geografia crtica. So Paulo: Edusp-Hucitec, 1978. SCHOPENHAUER, A. Como vencer um debate sem precisar ter razo : em 38 estratagemas: (dialtica erstica). Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. SOJA, E. W. Geografias ps-modernas: a reafirmao do espao na teoria social crtica. RJ: Jorge Zahar, 1993. SOUZA, M. L. Clima de guerra civil? In: ALBUQUERQUE, E. S. (org.). Que pas esse? : pensando o Brasil contemporneo. 1. ed. So Paulo: Globo, 2005.

VELASCO, S. Fidel absolvido e reduo da maioridade penal no soluo. Prosa On Line. 15 set. 2007. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/post.asp?t=fidel-absolvido-reducao-damaioridade-penal-nao-solucao&cod_Post=73555&a=96> Acesso em: 25 abr. 2009. VESENTINI, J. W. A geografia crtica no Brasil: uma interpretao depoente. Departamento de geografia FFLCH-USP, out. 2001. Disponvel em <http://www.geocritica.hpg.ig.com.br/geocritica04-6.htm> Acesso em: 29 jun. 2006. VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espao geografia do Brasil. 28. ed. SP: tica, 1998. VESENTINI, J. W. Geografia: geografia geral e do Brasil, volume nico: livro do professor. 1. ed. So Paulo: tica, 2005. VIANNA, S. B. O silncio como mtodo. <http://www.primeiraleitura.com.br> Acesso em: 12 fev. 2006. Disponvel em

Anda mungkin juga menyukai