Anda di halaman 1dari 7

FRANZ BOAS crticas aos mtodos da antropologia evolucionista, reao s teorias racialistas e objetivos da pesquisa antropolgica

FRANZ BOAS: crticas aos mtodos da antropologia evolucionista, reao s teorias racialistas e objetivos da pesquisa antropolgica

Marcel Luis de Moraes Oliveira

Resumo
A antropologia evolucionista que propunha uma nica linha de desenvolvimento para a humanidade em geral e o racialismo, teoria que faz julgamentos de valor dos indivduos a partir de caractersticas fenotpicas, eram dominantes at a primeira metade do sculo XX, quando Franz Boas, atravs de artigos e conferncias analisados no presente texto, surge com crticas a essas teorias, propondo uma nova antropologia fundamentada no conceito de cultura como o mais importante para a diversidade humana, o relativismo metodolgico, o mtodo histrico e a necessidade de estudar cada cultura como uma cultura em si.

Palavras-chave: Franz Boas, antropologia evolucionista, teorias racialistas

A antropologia evolucionista

A antropologia evolucionista uma das correntes da antropologia. Dominante at o incio do sculo XX, tem como seus expoentes, Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer. Partindo da observao de traos fundamentais em comum, essa linha interpretativa parte da suposio de uma histria comum a toda humanidade. De acordo com Morgan (2004), essa linha de pensamento antropolgico apreendia trs estgios de desenvolvimento para a cultura humana: pode-se afirmar agora, com base em convincente evidncia, que a selvageria precedeu a barbrie em todas as tribos da humanidade, assim como se sabe que a barbrie precedeu a civilizao. A histria da raa humana uma s na fonte, na experincia, no progresso. (p. 44)

Esses trs estgios so capazes de explicar a ocorrncia de elementos semelhantes em diferentes pocas e lugares do planeta e a grande variedade de culturas existentes no mundo. Nem todas alcanaram o ltimo estgio de desenvolvimento o europeu, havendo ainda muitos homens no estgio de selvageria e barbrie. Esses, considerados resqucios do passado. A antropologia, ento, precisava responder uma srie de questes, como os selvagens passaram condio de selvagens e esses civilizao? Por que algumas tribos foram deixadas para trs na trajetria do desenvolvimento humano enquanto outras evoluram mais rapidamente? E quais so as leis gerais que governam o desenvolvimento humano? E, possvel a partir do conhecimento dessas leis regular o agir humano? Sendo estas ltimas o verdadeiro objetivo antropolgico na viso de Frazer (2004).

Os pressupostos terico-metodolgicos da antropologia evolucionista


Para chegar a tais respostas, a antropologia evolucionista utiliza o mtodo comparativo (ou novo mtodo) como metodologia, partindo do pressuposto terico de uma nica mentalidade capaz de gerar nico caminho de desenvolvimento possvel para a sociedade humana, o estudo pode ser descrito como a embriologia do pensamento e das instituies humanas, ou, para ser mais preciso, como aquela pesquisa que busca verificar, primeiro, as crenas e costumes dos selvagens, e, segundo, as relquias dessas crenas e costumes que sobreviveram como fsseis entre povos de cultura mais elevada (FRAZER, 2004, p. 106)

A idia de considerar as tribos no-europias como fsseis vivos, passveis de estudo, evidenciada no seguinte trecho: Em suma, a selvageria a condio primitiva da humanidade, e, se quisermos entender o que era o homem primitivo, temos que saber o que o homem selvagem hoje. (ibidem, p. 108)

Entretanto, o autor salienta que os selvagens hoje, so primitivos quando comparados com a cultura europia, no em relao ao homem primitivo original, tal como ele emergiu do estado de existncia bestial, quando colocado ao lado destes, o selvagem moderno um ser altamente desenvolvido e culto. Por conta dessa diferena entre o homem selvagem atual e o primevo, ficam muitos abismos na compreenso da evoluo humana que s podem ser cobertos por hipteses. Na antropologia, como na biologia, tais ligaes so construdas pelo Mtodo Comparativo, que nos capacita a tomar emprestado os elos de uma cadeia de evidncias para suprir as faltas em outra. () a legitimidade do Mtodo Comparativo assenta-se na bem estabelecida similaridade do funcionamento da mente humana em todas as raas de homens, (ibidem, p. 120)

O mtodo comparativo surge ento considerando uma igualdade geral da natureza humana, na figura dos germes primrios de pensamento (MORGAN, 2004, p.44) que levam os homens evoluo. A partir da disposio lado a lado das culturas e comparao entre tais elementos, torna-se possvel conhecer a trajetria da evoluo da humanidade, estabelecer as leis que regem essa evoluo e descobrir os estgios em que cada povo comparado se encontra.

As crticas de Franz Boas aos pressupostos tericometodolgicos da antropologia evolucionista


A primeira crtica boasiana a tais pressupostos reside no fato de que a mentalidade humana no algo uniforme e obedece a um conjunto determinado de leis, tampouco os so os possveis caminhos para o desenvolvimento das sociedades: As idias no existem de forma idntica por toda parte: elas variam. Tem-se acumulado material suficiente para mostrar que as causas dessas variaes so tanto externas, isto , baseadas no ambiente (), quanto internas, isto , fundadas sobre condies psicolgicas. A influncia dos fatores externos e internos corporifica um grupo de leis que governa o desenvolvimento da cultura. (BOAS, 2009, p. 27)

Como a mente humana complexa e variada, tambm o so as instituies, invenes e descobertas criadas a partir dela. Boas no aceita o pressuposto terico de que os mesmos fenmenos se desenvolvam da mesma maneira e a partir da mesma causa em todo lugar, afirmando que h uma multiplicidade de caminhos para que esses fenmenos possam se desenvolver. Para o autor, antes de tomar os fenmenos humanos como unignitos, deve-se primeiro considerar a comparabilidade do material. Para ele, inconcebvel comparar tribos completamente diferentes, que surgiram de forma dspar e supor que suas invenes se do a partir da mesma causa. Antes, preciso verificar se tais fenmenos no teriam se desenvolvido de maneira independente ou se teriam sido transmitidas de um povo a outro. Para evitar amarrar os fenmenos e forar sua adequao dentro de uma camisade-fora terica o estabelecimento de grandes generalizaes, Franz Boas sugere o estudo das culturas tomadas individualmente e em sua totalidade, para a partir da avanar para a busca das leis rgias da sociedade e no o contrrio. Esse mtodo de induo emprica chamado de mtodo histrico e defendido por Boas como oposio ao ineficaz mtodo comparativo.

As teorias racialistas
Para Todorov (1993), racialismo a teoria produzida na Europa Ocidental entre os sculos XVIII e XX a partir de diferenas constatadas em anlises do prprio grupo humano, fundamentado em idias etnocntricas, essa doutrina surge de julgamentos de valor que so feitos aps as descries sobre os outros encontrados pelos navegantes na frica e na Amrica. Tem entre os seus representantes, Buffon, Renan, Le Bon, Taine e Gobineau. Essa teoria afirma a existncia de uma hierarquia humana com base biolgica, hierarquia esta que tem uma suposta analogia com a produo cultural dos diferentes grupos. (JESUS, 2008, p. 174) Buffon (apud TODOROV, 1993) considera os homens pertencentes a uma mesma espcie (algo confirmado pela fecundao mtua) e, portanto, pode-se julg-los pelos mesmos critrios. O autor sugere uma hierarquizao atravs da sociabilidade e grau de civilizao que um povo pode alcanar, criando oposies entre a civilizao ou a polidez versus a barbrie e a selvageria. Partindo dessa lgica, no topo da pirmide racial esto os europeus ocidentais, logo em seguida, os outros europeus, abaixo, as populaes asiticas e africanas, e na base, esto os selvagens americanos. Essas diferenciaes sociais levam o autor a interrogar-se sobre a unidade do gnero humano, encontrando trs parmetros constituintes da variedade no gnero humano: a cor da pele, a forma/tamanho do corpo e a cultura. importante ressaltar que para Buffon, o fsico e o moral se misturam enquanto caractersticas capazes de diferenciar as raas humanas.

Outro intelectual racialista, Renan (apud TODOROV, 1993), a partir da oposio entre arianos e semitas, prope uma hierarquizao dos indivduos na categoria raa, atravs da humanidade em brancos (os mais superiores), amarelos e pretos (os mais inferiores). Estando a raa negra no final dessa estratificao, sua tendncia ser eliminada, j que sua inferioridade racial a torna incivilizvel e no suscetvel ao progresso, enquanto a raa branca o padro absoluto de beleza, inclusive, nunca tendo conhecido o estado selvagem. As teorias racialistas consideram a mistura das raas como uma degradao e atribuem toda degenerao mistura de sangues: os povos s degeneram em seguida s misturas e na proporo em que sofrem (JESUS, 2008, p. 182). A mistura de raas faria com que os povos acabassem perdendo seus valores intrnsecos, j que seu sangue foi paulatinamente modificado atravs dos acrscimos resultantes das misturas.

Reao Boasiana s teorias racialistas


Em 1931, Franz Boas, ento presidente da American Association for the Advancement of Science (AAAS), faz uma conferncia, reproduzida em Raa e Progresso que critica vigorosamente estas teorias, at ento dominantes no senso comum e no ambiente acadmico. Acredito que o estado atual de nosso conhecimento nos autoriza a dizer que, embora os indivduos difiram, as diferenas biolgicas entre as raas so pequenas. No h razo para acreditar que uma raa seja naturalmente mais inteligente, dotada de grande fora de vontade, ou emocionalmente mais estvel do que outra, e que essa diferena iria influenciar significativamente sua cultura. Tambm no h razo para acreditar que as diferenas entre as raas so to grandes, que os descendentes de casamentos mistos devem ser inferiores a seus pais. Biologicamente no h razo para se opor endogenia em grupos saudveis, nem mistura das principais raas. (BOAS, 2009, p. 82)

Esse trecho retirado da referida conferncia resume a recusa boasiana ao pensamento vigente da poca. O autor comea sua argumentao desconstruindo o tipo ideal de cada uma das raas, apontando para a existncia de diversos indivduos que pertencem quele grupo racial e que no se enquadram nos preconceitos abstrados a partir de nossas experincias mais cotidianas que nos induzem a formao de padres para as raas. Essa variabilidade de caractersticas comum a todos os grupos tnicos e resultado da mistura de raas, mistura essa que desempenhou um papel importante na formao de vrias populaes modernas, inclusive as europias. Boas pontua que no h evidncias de que mestios sejam inferiores de qualquer maneira s raas ditas puras, chamando ateno para que a degenerao biolgica mais facilmente encontrada em sociedades com intensa endogamia. No referente s caractersticas raciais, o autor sugere que elas no so totalmente estveis e que esto mais sujeitas a modificaes influenciadas pelo ambiente social e geogrfico do que por fatores tnicos da mesma maneira que ele desconsidera o

resultado dos chamados testes de inteligncia, por acreditar que o ambiente cultural dos indivduos o fator mais importante para determinar o resultado desses testes, no o conjunto de caractersticas fenotpicas. Boas prope tambm que a problemtica da mistura racial mais influenciada por questes culturais que biolgicas. Grupos sociais tendem a no permitir que seres estranhos venham se juntar e aponta como esse fenmeno se d nas mais diversas esferas e ainda contrape o argumento racialista de que as raas inferiores tendem a ser subjugadas pelas superiores, sendo a guerra o instrumento usado para a poda humana, afirmando que na guerra, so os fisicamente fortes que so eliminados e os devastadores flagelos da humanidade so espalhados independentemente da raa.

Propostas de Franz Boas quanto aos objetivos da pesquisa antropolgica


Franz Boas (2009) afirma que o objetivo almejado com o estudo da humanidade a tentativa de compreender os passos pelos quais o homem tornou-se aquilo que biolgica, psicolgica e culturalmente. (p. 88) Para que a antropologia possa alcanar tal objetivo necessrio que ela recorra histria, de modo que seja possvel a compreenso do desenvolvimento da forma corporal humana, das suas funes fisiolgicas, da sua mente e da cultura: A menos que saibamos como a cultura de cada grupo humano se tornou aquilo que , no podemos ter a esperana de alcanar qualquer concluso relativa s condies que controlam a histria geral da cultura. (ibidem, p. 97)

O estudo da histria das culturas fornece pistas para que se possa compreender como as culturas se tornaram aquilo que so. O entendimento da dinmica das sociedades existentes tambm facilita a compreenso dos processos histricos e da evoluo das formas de vida. Conhecer a maneira como as culturas se estabeleceram e se firmaram nas sociedades permite compreender, atravs das relaes entre indivduo e sociedade, os fenmenos individuais, e isso mais que estabelecer leis gerais do desenvolvimento da humanidade sem considerar a reao do indivduo cultura, como pretendia a antropologia evolucionista combatida por Boas. Considerando essa reao individual cultura, a anlise de culturas estrangeiras habilitaria o observador a analisar os seus prprios comportamentos e se perceber enquanto um produto cultural. Ao constatar quais traos de comportamento so moldadas pela cultura, o pesquisador pode compreender quais so universais a todos os seres humanos e partindo desse conhecimento sobre a universalidade e da variedade

das culturas, a antropologia pode nos ajudar a moldar o futuro curso da humanidade. (ibidem, p. 109)

Referncias bibliogrficas

BOAS, Franz. As limitaes do mtodo comparativo da antropologia. In: Antropologia cultural. Trad. Celso Castro 5. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009. ________. Os objetivos da pesquisa antropolgica. In: Antropologia cultural. Trad. Celso Castro 5. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009 ________. Raa e progresso. In: Antropologia cultural. Trad. Celso Castro 5. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009. FRAZER, James George. O escopo da antropologia social. In: Evolucionismo cultural. Org. Celso Castro Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004. JESUS, Marcelo Siqueira de. A dialtica da teoria racialista como saber para problematizar em pesquisas sobre questes raciais no campo da educao fsica escolar. In: Motrivivncia. Ano XX. N 30, 2008, PP. 169-184. MORGAN, Lewis Henry. A sociedade antiga ou investigaes sobre as linhas do progresso humano desde a selvageria, atravs da barbrie, at a civilizao. In: Evolucionismo cultural. Org. Celso Castro Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004. TODOROV, Tzveten. Ns e os outros: a reflexo francesa sobre a diversidade humana. Trad. Srgio Ges de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1993.

Anda mungkin juga menyukai