Anda di halaman 1dari 7

Coluna lombar Vrtebras Lombares As maiores vrtebras individuais so as cinco vrtebras lombares.

Essas vrtebras so as mais resistentes na coluna vertebral, pois a sustentao do peso corporal aumenta em direo extremidade inferior da coluna. Por essa razo, os discos cartilaginosos entre as vrtebras lombares inferiores so os locais mais comuns de injria e processos patolgicos. APARNCIA DE "FOX TERRIER" Qualquer osso e suas partes, quando vistos em uma incidncia oblqua, so mais difceis de reconhecer que o mesmo osso observado na incidncia convencional frontal ou lateral. Uma vrtebra no exceo; no entanto, a imaginao pode nos ajudar no caso das vrtebras lombares. Uma boa incidncia oblqua a 45 projeta as vrias estruturas de tal forma que parece surgir o contorno de um fox terrier. A Fig. 9. 1 5 mostram os vrios componentes do co. A cabea e o pescoo do co so provavelmente as partes mais fceis de reconhecer. O pescoo a parte interarticular (parte da lmina que basicamente forma a regio do ombro do co). A orelha do co o processo articular superior, enquanto o olho formado pelo pedculo. O processo transverso forma o nariz. As patas dianteiras so formadas pelo processo articular inferior.

INCIDNCIA AP (OU PA): COLUNA LOMBAR Tamanho do filme - 35 x 43 em sentido longitudinal, ou 30 x 40. Posio do Paciente O paciente deve estar em decbito dorsal, com os joelhos fletidos e a cabea no travesseiro (pode tambm ser feito na posio ortosttica ou em decbito ventral; ver Observaes abaixo). Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa/grade. Colocar os braos do paciente ao lado do corpo ou sobre o trax. Assegure-se de que no h rotao do trax ou da pelve. Rc: Direcione o RC perpendicular ao filme, centralizar ao nvel da crista ilaca. Respirao Prender a respirao na expirao.

Observao: A flexo dos joelhos alinha a coluna, o que ajuda a abrir os Espaos dos discos intervertebrais. A radiografia pode ser feita em posio pronada como uma incidncia PA, que situa os interespaos mais proximamente da posio paralela aos raios divergentes. A posio ortosttica pode ser til para demonstrar a postura de carga da coluna. Estruturas Mostradas: Corpos vertebrais lombares, articulaes intervertebrais, processos transversos e espinhosos, articulaes SI e sacro so mostrados.

Perfil Tamanho do filme - 35 x 43 cm em sentido longitudinal, Posio do Paciente: Posicionar o paciente em decbito lateral, travesseiro para a cabea, joelhos fletidos, com suporte entre os joelhos e tornozelos para melhor manter uma posio lateral verdadeira e garantir conforto ao paciente, Alinhar o plano coronal mdio em relao ao RC e linha mdia da mesa Colocar suporte radiotransparente sob a cintura, de modo necessrio a colocar o eixo longitudinal da coluna quase paralelo mesa (palpe o processo espinhoso para determinar; ver Observaes).Assegurar-se de que a pelve e o tronco esto em posio lateral verdadeira. Raio Central Direcionar o RC perpendicular ao eixo longitudinal da coluna centralizar ao nvel da crista ilaca (L4-5). Respirao Prender a respirao na expirao. Observaes: Embora o paciente masculino mdio (e algumas pacientes femininas) no precise de angulao do RC, um paciente com uma pelve ampla e trax estreito pode exigir um ngulo caudal de 5 a 10 e at mesmo um suporte, como mostrado na Fig. 9.37. Se o paciente tem uma curvatura lateral (escoliose) da coluna (determinada pela visualizao da coluna por trs, com o paciente na posio ortosttica e com o avental hospitalar aberto), o paciente deve ser colocado em qualquer posio lateral que coloque a curvatura, ou convexidade da coluna, para baixo, para mostrar melhor os espaos intervertebrais.

Estruturas Mostradas: Forames intervertebrais de L1aL4, corpos vertebrais, articulaes intervertebrais, processos espinhosos e a juno de LS e S 1 so visveis.

Oblqua Tamanho do filme - 30 x 35 cm em sentido longitudinal Posio do Paciente O paciente deve estar em posio de semidecbito dorsal (OPD ou OPE) ou semidecbito ventral (OAD ou OAE). Fazer a rotao do corpo a 45 para situar coluna vertebral diretamente sobre a linha mdia da mesa e/ou grade, alinhada ao RC Fletir o Joelho para dar estabilidade e conforto. Dar suporte parte inferior do dorso e pelve com esponjas radiotransparentes para manter a posio. (Esse suporte fortemente recomendado para impedir que os pacientes segurem na borda da mesa, com risco de trauma dos dedos). Raio Central Perpendicular ao filme centralizar para L3 ao nvel da margem costal inferior 4 cm acima da crista ilaca. Respirao Prender a respirao na expirao. Estruturas Mostradas: Articulaes zigapofisarias so visveis. (OPD e OPE mostram o lado de baixo; OAD e OAE mostram o lado de cima.). O fox terrier deve ser visualizado, e a articulao interapofisria deve parecer aberta.

Rotina para Escoliose

PA ou AP Patologia Demonstrada O grau e a gravidade da escoliose so mostrados. Uma rotina para escoliose frequentemente inclui duas imagens AP (ou PA) feitas para comparao - uma ortosttica e uma deitada. Tamanho do filme- 35 x 43 cm Filtros de compensao para se obter uma densidade mais uniforme ao longo da coluna vertebral Posio do Paciente; Posicionar o paciente na posio ortosttica e deitada, com peso distribudo igualmente em ambos os ps na posio ortosttica. Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia do filme, com os braos ao lado do corpo. Assegurar-se de que no haja rotao do tronco ou da pelve. (Escoliose pode resultar em toro e rotao das vrtebras, tornando alguma rotao inevitvel.) Posicionar a margem inferior do filme no mnimo de 1 a 2 polegadas (3 a 5 cm) abaixo da crista ilaca (centralizar a altura determinada pelo tamanho do filme e/ou rea de escoliose). Raio Central RC perpendicular, direcionado para o ponto mdio do filme. DFODI (100 a 150 cm); DFoFi maior exigida com filmes maiores para obter a colimao necessria Respirao Prender a respirao na expirao. Observaes: Uma incidncia PA em vez de uma AP recomendada devido reduo significativa na dose nas reas radiossensveis, como as mamas femininas e a glndula tireoide. Estudos mostraram que essa incidncia resulta em aproximadamente 90% de reduo na dosagem para as mamas* (ver tambm quadros de cones de doses acima).Escoliose geralmente exige exames repetidos por vrios anos na infncia, com nfase na necessidade de proteo cuidadosa. Estruturas Mostradas: Vrtebras lombares e torcicas, aproximadamente a 2 polegadas (5 cm) das cristas ilacas.

POSIO LATERAL ORTOSTTICA: ROTINA PARA ESCOLIOSE

Patologia Demonstrada Espondilolitese, grau de cifose ou lordose. Tamanho do filme-35 x 43 em sentido longitudinal, Uso de filtros de compensao para obter uma densidade mais uniforme o longo da coluna vertebral Proteo Posicionar escudos de contato ou escudos de sombra sobre as gnadas sem obscurecer a rea de interesse. Usar escudos mamrios para mulheres jovens. Posio do Paciente: Posicionar o paciente em posio ortosttica lateral com os braos elevados, ou se oscilante, segurando um suporte sua frente. O lado convexo da curva posicionado contra o filme.. Situar a pelve e o tronco em uma posio lateral verdadeira conforme possvel. . Alinhar o plano coronal mdio do corpo em relao ao RC e linha mdia do filme. A margem inferior do filme deve estar no mnimo de 1 a 2 polegadas (3 a 5 cm) abaixo do nvel das cristas ilacas (centralizao determinada pelo tamanho do filme pelo tamanho do paciente). Raio Central RC perpendicular, direcionado para o ponto mdio do filme. Estruturas Mostradas: Vrtebras lombares e torcicas so demonstradas em uma posio lateral.

INCIDNCIA AP (PA) -INCLlNAO PARA DIREITA E PARA ESQUERDA: Patologia Demonstrada O aspecto de movimento da coluna vertebral avaliado. Tamanho do filme-35 x 43 cm

Marcador de ortostatismo para posio ortosttica. Uso de filtros de compensao para ajudar a obter uma densidade mais Uniforme ao longo da coluna vertebral Posio do Paciente: Fazer a imagem com o paciente na posio ortosttica ou deitada e como uma AP ou PA, com os braos do paciente ao lado do corpo. Posio da Parte Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa/grade. Assegurar-se de que no haja rotao do tronco ou da pelve, se possvel. Situar o limite inferior do filme a 1 a 2 polegadas (3 a 5 cm) abaixo da crista ilaca. Com a pelve agindo como uma escora, pea ao paciente para inclinar-se lateralmente (flexo lateral) o quanto for possvel para cada lado. Se deitado, mova a parte superior do tronco e as pernas para alcanar flexo lateral mxima. Repita os passos acima no lado oposto. Raio Central RC perpendicular, direcionado para o ponto mdio do filme. DFoFi de 40 a 60 polegadas (100 a 150 cm); DFoFi maior exigida para obter a colimao adequada. Respirao Prender a respirao na expirao. Observaes: A pelve deve permanecer o mais imvel possvel durante o posicionamento. A pelve age como uma escora (ponto de eixo) durante as mudanas de posio. As radiografias podem ser feitas como incidncias PA se feitas na posio ortosttica, para reduzir significativamente a exposio dos rgos radiossensveis. Estruturas Mostradas: Uma incidncia AP/PA da coluna torcica e lombar, visvel.

POSIO LATERAL HIPEREXTENSO E HIPERFLEXO: Patologia Demonstrada A incidncia usada para avaliar mobilidade em um local de fuso vertebral. Posies inclinadas para a direita e para a esquerda so tambm geralmente parte de uma rotina para fuso vertebral e so as mesmas feitas nas rotinas para escoliose Rotina para Fuso Vertebral Tamanho do filme-35 x 43

Posio do Paciente: Posicionar o paciente na posio lateral deitada, com travesseiro para a cabea e suporte entre os joelhos (ver Observaes para possvel posio ortosttica). Posicionar a borda inferior do filme 1 a 2 polegadas (3 a 5 cm) abaixo da crista ilaca. Posio da Parte Alinhar o plano coronal mdio linha mdia da mesa. Hperflexo: Usando a pelve como uma estaca, pea ao paciente para assumir a posio fetal (inclinado para frente) e puxar as pernas para cima o quanto for possvel. Hperextenso: Usando a pelve como um ponto de apoio, pea ao paciente para mover o tronco e as pernas posteriormente o quanto for possvel para hiperestender o eixo longitudinal do corpo. Assegurar-se de que no haja rotao do trax ou da pelve. Raio Central Direcionar o RC perpendicularmente ao filme. Centralizar o RC em relao ao local de fuso, se conhecido, ou em relao Ao centro do filme. Observaes: A radiografia tambm pode ser feita com o paciente em p e ereto ou sentado em um tamborete, primeiro inclinando-se para frente o quanto possvel, segurando as pernas do tamborete, e ento se inclinando para trs o quanto possvel, segurando a parte de trs do tamborete para manter-se na posio. A pelve deve permanecer o mais imvel possvel durante o posicionamento. A pelve age como um ponto de apoio (ponto de articulao ou eixo) durante as mudanas de posio. Critrios Radiogrficos Estruturas Mostradas: Uma vista lateral das vrtebras lombares em hiperflexo e hiperextenso.

Anda mungkin juga menyukai