Anda di halaman 1dari 4

Teso e tenso: aspectos psicticos do universo

O mito de Prometeu talvez seja um dos mitos mais belos da mitologia grega. Por amor humanidade ele roubou o fogo dos deuses e trouxe a luz e o conhecimento ao mundo dos homens. Na histria da humanidade muitos foram os prometeus que trouxeram o fogo para as cavernas da ignorncia e pores da alienao. O fogo representa a luz que ilumina e clareia. O elemento xamnico cuja misso a transmutao atravs da gnose ou conhecimento espiritual. Na regio do lago Titicaca o grande prometeu foi o sacerdote lemuriano Aramu Muru. No Mxico o mestre atlante Quetzcoalt; na ndia Rama, no Oriente Mdio Jesus e no Egito o maior dos sacerdotes atlantes Thoth. Todos eles e muitos outros trouxeram para a humanidade o fogo avatrico do conhecimento inicitico. Por amor ao humano, eles mergulharam na densidade existencial vivendo a crucificao esotrica da descida ao plano concreto fsico e o mergulho na piscina da Barreira de Freqncia (campo astral da Terra) que muitas tradies chamam de samsara. Os seus ensinamentos foram registrados nos livros sagrados, nas pedras dos templos e nos papiros simblicos. Tambm ficaram arquivados e armazenados nos registros akashicos, um tipo de banco da dados no nvel csmico. O grande mestre Thoth trouxe para o Egito os conhecimentos do Kybalion, livro cabalstico atlante que tratava das leis universais e dhrmicas. Esse sacerdote atlante - lemuriano da escola de Naacal deixou um legado inicitico que trata das sete leis csmicas principais. Quem compreend-las viver uma vida mais sbia e criativa. Infelizmente, falsos gurus da modernidade transformaram a lei da atrao nos fermentos da arrogncia e onipotncia e que esto engrossando o bolo do ego de muitos carentes de sabedoria. A lei da atrao est sendo distorcida e mal empregada servindo a uma ideologia materialista e consumista disfarada de sabedoria espiritual. Os magos cinzas disfarados de mestres e gurus acabam estimulando a vaidade e a onipotncia do ego que apenas espera a satisfao dos prprios desejos.

As outras seis leis foram engavetadas e esquecidas e isso pura perverso. O sagrado est sendo profanado e corrompido. A lei da polaridade uma dessas seis leis que foram negligenciadas pelos adeptos da nova religio do "eu posso tudo". Segundo esta lei, o universo tem uma bipolaridade e muitos psiquiatras csmicos j diagnosticaram esse quadro na grande anamnese da psique csmica. Os filsofos Hegel, Nagarjuna, Lao Ts, Herclito, Morin e o fsico quntico Bohr, por exemplo, analisaram esse quadro psiquitrico csmico. Mas cada qual com a sua prpria lente dialtica. Ns podemos pensar que o universo vive um sintoma de bipolaridade, pois a manifestao gera bipolaridade e a bipolaridade gera manifestao. A psicanlise do cosmos no identifica um transtorno psiquitrico (transtorno bipolar), cuja indicao clnica seria a da medicao com Ltio ou a internao em um hospital psiquitrico. Essa bipolaridade criativa e saudvel. Boa loucura e criatividade andam juntas e de mos dadas. Os filsofos do Taosmo conheciam essas oscilaes do estado de humor csmico! A idia do "yin" e do "yang" ilustra bem isto. A grande dana csmica acontece tendo como pano de fundo um equilbrio dinmico entre essas duas foras opostas e complementares. O grande filsofo Herclito de feso, j citado acima, tambm percebeu isto. Essas foras opostas geram uma tenso responsvel por todo o devir csmico. A poisis ou gerao acontece nesta bipolaridade. A palavra poesia vem de poiesis. O poeta cria na dana das oscilaes e a poesia filha deste jogo dialtico entre as oposies. Mas esta tenso entre os opostos acontece dentro de uma unidade (o "Logos" de Flon ou o Uno de Plotino) estabelecendo um equilbrio dinmico e criativo. Existe uma harmonia oculta nas foras opostas e a tenso gerada na oscilao rtmica da bipolaridade (outra lei do Kybalion a lei do ritmo) gera criatividade e avano! O diagnstico da psiquiatria csmica, portanto, no preocupante. Essa bipolaridade a condio da vida e do movimento. A negao da tenso e do conflito impossibilita o avano evolutivo. A negao da tenso leva ausncia do teso.

O filsofo Herclito dizia que o conflito o pai de todas as coisas. Neste contexto, a justia no significa apaziguamento e sim, aceitao e bom manejo do conflito. Para o bom manejo do conflito necessria a percepo da unidade nas oposies atravs do intelecto notico. Ele capaz de abraar e contemplar esta unidade. A transcendncia exatamente a realizao da percepo de que no jogo das oposies existe uma algo mais que integra e acolhe as dualidades. Um terceiro que vincula e une em uma sntese criativa e edificante. Por isto, o desenvolvimento daquilo que Jung chama de funo transcendente central para o aprimoramento desta capacidade de ir alm das dualidades e encontrar a unidade nas oposies. Na viso gnstica, essa integrao ou yoga feita pelo Logos. Mas fazer esse yoga no tarefa nada fcil. Esse processo dificultado pelas defesas do nosso ego. Isso porque ele trabalha com a lgica exclusiva de Aristteles que divide de um lado o que e do outro lado o que no (ser e no ser). Aquilo que a psicanalista Melanie Klein chamava de defesa esquizo-paranide funciona mais ou menos desta maneira. A lgica usada neste tipo de defesa, no consegue abraar as contradies e chegar unidade na multiplicidade (ser e no ser). A lgica da funo transcendente inclusiva e integradora. Ela abraa as oposies e transcende na sntese da unidade, as tenses da multiplicidade sem a negao das diferenas. Por isto essa funo est associada a vivncia do Logos. Ela aceita a verdade de que somos e no somos ao mesmo tempo, acolhendo a realidade de sermos contraditrios e no - lineares. Mas que parte da alma humana capaz de realizar isto? Sem dvida alguma o Self espiritual. Ele sim capaz de chegar na harmonia oculta de Herclito ou na harmonia pr-estabelecida de Leibniz. Enquanto a lgica aristotlica do ego no for substituda pela lgica inclusiva do Self ficar difcil encontrar na tenso da multiplicidade e da oposio, o teso da unidade que integra e harmoniza. Um gozo que no flico, mas dhrmico. Para entender a mente do universo manifesto necessrio compreender que ele bipolar e paradoxal.

A aceitao de que ele tem um quadro bipolar que oscila num ritmo prprio e muitas vezes fora do nosso controle fundamental para uma passagem mais criativa e sbia neste universo fenomnico. Mas para isto, o ego precisa ser transcendido! E transcender no significa negar ou reprimir o nosso ego. Transcender significa ir alm, no precisando haver excluso de nada. Por isto, a Psicologia da Ascenso (Inicitica) to necessria. O homem precisa no apenas uma psicologia para o ego mas tambm de uma Psicologia Multidimensional para o Self. O ser humano necessita de uma Psicologia que o ajude a chegar ao Self Espiritual e isso significa ganhar conscincia da presena Crstica em nossa profundidade. Assim sendo, penso que o grande desafio humano aprender a arte de encontrar na tenso da multiplicidade o teso da unidade. A lgica aristotlica to utilizada pelo nosso ego (que no reconhece a unidade na tenso da multiplicidade) precisa ser substituda pela lgica das contradies do "Self" Espiritual. Esta consegue transcender as dualidades e chegar a uma sntese integrativa (teso da unidade). Os opostos so complementares e no antagnicos. O dia em que o ser humano aprender esta lio cabalstica, poder viver plenamente o arqutipo de sntese Crstico, condio para o ato de amar. Na dialtica evolutiva, no h o teso da unidade sem a tenso da pluralidade! Sem a tenso no h o teso. E sem o teso, no h o grande orgasmo mstico da iluminao espiritual. Por isto o "Budismo Vajrayana" nos diz que no h nirvana (unidade da essncia) sem samsara (pluralidade da existncia). Quem sabe um dia ns aceitaremos com tranqilidade a verdade de Augusto dos Anjos: "a mesma boca que beija tambm aquela que escarra!

Anda mungkin juga menyukai