Anda di halaman 1dari 14

ISSN ISSN

0103-5665 0103-5665

301

ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE O USO DA


EMPATIA EM CASOS E SITUAES LIMITE

Perla Klautau de Araujo Pimentel* Nelson Coelho Junior**

RESUMO
Este artigo visa contribuir para a construo, por meio do conceito axial de empatia, de uma abordagem terica e prtica que oriente o manejo clnico de casos e situaes limite, refratrios ao mtodo psicanaltico clssico. O exame da noo de empatia ser realizado a partir de trs perspectivas: como modalidade de escuta, como forma de comunicao e como fator teraputico. Nossa proposta a de dar sustentao adoo da empatia como ferramenta clnica capaz de ampliar o horizonte de interveno, incluindo possibilidades de ao que o mtodo interpretativo no comporta. Palavras-chave: empatia; interpretao; casos-limites.

ABSTRACT SOME NOTES ABOUT THE USE OF EMPATHY IN BORDERLINE CASES AND SITUATIONS
The article aims to contribute to the construction, through the axial concept of empathy, of both a theoretical and clinical approach which may offer some guidance on the management of borderline cases and situations not easily treated by the classical psychoanalytical method. The study of the notion of empathy will be done from three perspectives: as a mode of listening, as a form of communication and as a therapeutic factor. Our goal is to sustain the adoption of empathy as a clinical tool that allows the expansion of the limits of intervention, including new possibilities of action not provided by the interpretative method alone. Keywords: empathy; interpretation; borderline cases.

* Psicanalista; Mestre e doutora em Psicologia Clnica pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Ps-doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo (USP). ** Psicanalista; Doutor em Psicologia Clnica e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo (USP).
PSIC.P C SIC LIN .C ., LIN RIO ., DE RIO JANEIRO DE J ANEIRO , VOL,.21, VOLN .15, .2, N P.301 .2, P.X 314, Y, 2003 2009

302 O USO DA EMPATIA

INTRODUO
A problemtica discutida no presente trabalho tem incio nos anos 1920, mais especificamente quando Freud e seus discpulos se depararam com limites que os fizeram questionar a eficcia da tcnica interpretativa. O tratamento clssico das neuroses consistia em uma talking cure, sustentada pela associao livre por parte do analisando, pela ateno flutuante e pela interpretao do material edpico recalcado por parte do analista. Diante dos desafios proporcionados pelos quadros psicopatolgicos que no se amoldam ao tratamento padro dos conflitos edipianos, o estudo de conceitos e operadores clnicos capazes de fazer face s limitaes impostas pelo mtodo interpretativo torna-se imprescindvel para o alargamento do horizonte psicanaltico. O uso da empatia deve ser entendido como um fator decisivo no manejo de casos e situaes clnicas nas quais o tratamento esbarra em obstculos que limitam o poder das intervenes verbais do analista. So quadros que conduzem a clnica psicanaltica aos limites do interpretvel e que no se alinham classificao organizada em torno das definies tradicionais de neurose, psicose e perverso. Tais casos, situados na fronteira entre essas trs estruturas, recebem o mais variado tipo de nomenclatura, englobando uma ampla gama de experincias que tm em comum a dificuldade de simbolizao. Para analisar os diferentes quadros psicopatolgicos refratrios s abordagens clnicas tradicionais, necessrio um remanejamento da tcnica apoiado em uma melhor compreenso dos modos de subjetivao que encontram razes nas experincias vividas nas fases mais precoces da constituio do psiquismo. Isto implica elucidar o processo intersubjetivo que se passa nos primrdios da vida psquica, quando o beb, ainda sem o equipamento lingustico que adquirir posteriormente, organiza o seu mundo vivido por meio de um complexo processo de agenciamento de sentidos, disposies, padres de resposta ao meio, etc, que j comea a moldar decisivamente sua singularidade no mundo. As experincias vividas nessa fase inicial da vida imprimem marcas decisivas no processo por meio do qual o beb se subjetiva, moldando assim suas inclinaes, suas preferncias, suas formas de gozar e sofrer, sua forma de agir no mundo, seu modo de sentir e responder s injunes da vida. Do ponto de vista clnico importante notar que a maior parte das marcas impressas nesta fase inicial da vida psquica permanece gravada num plano de difcil acesso por meio da palavra, da memria verbal e, consequentemente, da interpretao. Formam parte de um imenso territrio psquico inscrito na memria corporal, governado por mecanismos inconscientes dificilmente acessveis por meio de intervenes verbais, pois sua inscrio anterior emergncia do sujeito
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

USO DA EMPATIA

303

linguisticamente organizado. Trata-se de uma memria e de uma forma de conhecimento de si e do mundo de natureza procedural, ou seja, no mediadas pelos conceitos e significados que a linguagem tornar possvel mais adiante na vida. Ela est inscrita mas no escrita, por assim dizer, na memria, no funcionamento psquico do sujeito. Para que se tenha acesso a esse plano da experincia subjetiva preciso contar com modos de conhecimento e de interao com o outro que no dependam da operao verbal, que permitam uma aproximao e entendimento do sentido da experincia do outro com base na percepo, na ressonncia afetiva e na sintonia emocional. neste sentido que a empatia ganha uma importncia decisiva como operador clnico, abrindo caminhos alternativos para o mtodo interpretativo. A empatia um fenmeno que se d no campo da experincia pr-reflexiva. Ela indica a capacidade de estabelecer um contato direto, ou seja, no mediado por palavras ou conceitos, com estados afetivos de outro ser humano. Ela implica, portanto, um modo de cognio perceptual, que se d fora do campo verbal, discursivo ou proposicional. Desta forma, pode ser caracterizada como uma forma de escuta. Alm disso, ela se constitui tambm como um modo de comunicao entre sujeitos, que acontece independentemente da inteno consciente, permitindo que se estabelea um tipo de troca subjetiva sem a interveno da fala. Como consequncia do impacto desta troca, modificaes na experincia dos sujeitos podem ocorrer. Deste modo, a empatia pode operar na clnica como um fator de transformao. Em outras palavras, ela age como um fator teraputico. A empatia, portanto, se apresenta como um conceito e uma experincia capazes de oferecer importantes subsdios para a anlise de casos e situaes limite.

CASOS E SITUAES LIMITE: OBSTCULOS IMPOSTOS TCNICA


INTERPRETATIVA

A discusso sobre os limites impostos tcnica interpretativa no nova. Pelo contrrio, como j foi dito, a problemtica em questo est presente no cenrio psicanaltico desde 1920. Em nota para o artigo freudiano de 1937 (1990) intitulado Anlise terminvel e interminvel, Strachey se refere ao pessimismo de Freud em relao ao alcance da eficcia teraputica da psicanlise. Certamente, o pessimismo de Freud reflete seu encontro com casos no analisveis pelo mtodo clssico. A expresso casos e situaes-limite uma das formas de designar determinados momentos de uma anlise em que a tcnica interpretativa encontra um limite no que diz respeito ao seu funcionamento.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

304 O USO DA EMPATIA

Quatro anos antes de escrever Anlise terminvel e interminvel (Freud, [1937] 1990), mais especificamente, na Conferncia XXXIV, Freud ([1933] 1990) declara que nunca fora um terapeuta entusiasta e mostra-se ciente dos sucessos e dos obstculos inerentes ao processo analtico. No que se refere eficcia da tcnica analtica, afirma que esta se encontra diretamente ligada ao montante de rigidez psquica presente e forma da doena tratada. Freud afirma que por maiores que sejam a elasticidade da vida mental e a possibilidade de reviver antigas situaes, nem tudo pode ser trazido luz novamente (Freud, [1933] 1990: 152), j que certas modificaes na vida psquica parecem ter se tornado definitivas, permanecendo sob a forma de processos mentais enrijecidos. A rigidez psquica caracterizada pelas modificaes que se cristalizam sob a forma de cicatriz, em Anlise terminvel e interminvel (Freud, [1937] 1990), recebe o nome de alteraes do ego. Este termo deve ser entendido como uma cicatriz adquirida nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. As alteraes efetuadas no ego so resultado do uso dos mecanismos de defesa desenvolvidos a fim de evitar as primeiras situaes de perigo, angstia e desprazer. Na maioria das vezes, o analisando repete essas reaes durante o trabalho analtico. Tal fato impe obstculos aos esforos efetuados por parte do analista, j que os mecanismos de defesa tornam-se modalidades regulares de reao do carter, encontrando-se distanciados do conflito inconsciente. Desta forma, para atingir as alteraes do ego, preciso que se empreenda uma anlise dos mecanismos de defesa. neste momento que os obstculos se colocam no caminho da cura: a dificuldade em questo que os mecanismos defensivos dirigidos contra um perigo anterior reaparecem no tratamento como resistncias contra o prprio restabelecimento (Freud, [1937] 1990: 271). Sendo assim, durante o trabalho com as resistncias, o eu deixa de cumprir o acordo em que a situao analtica se funda, desobedecendo regra fundamental. O corolrio disso que o eu se retrai e a confiana no analista abalada. O analisando passa a tratar o analista como um estranho que lhe est fazendo exigncias desagradveis, e comporta-se com ele exatamente como uma criana que no gosta do estranho e que no acredita em nada do que este lhe diz (Freud, [1937] 1990: 272). Diante de tal comportamento, Freud encontra duas sadas: considerar o caso no analisvel ou prolongar a durao do tratamento. Preocupado com a legitimao cientfica da psicanlise, Freud transfere a incumbncia de prolongar a durao do tratamento e de encontrar tcnicas capazes de atestar o sucesso do mtodo analtico para seus mais notveis discpulos. Nessa tarefa, quem mais se destacou foi Ferenczi. Apesar de no se incumbir diretamente dos casos que exigiam uma anlise de longa durao, Freud manteve-se atento ao trabalho efetuado pelos seus seguidores. Em se tratando da anPSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

USO DA EMPATIA

305

lise das resistncias, no V Congresso Psicanaltico Internacional realizado em Budapeste, Freud recomenda uma mudana de atitude do analista: nos casos em que a anlise da transferncia no se apresenta como recurso suficiente para vencer as resistncias e desentravar o processo, cabe ao analista adotar uma postura mais ativa. Uma maior atividade do analista era necessria devido ao fato de a interpretao no fazer estremecer os obstculos erigidos durante a anlise dos mecanismos de defesa: no parece natural que o devamos ajudar de outra maneira, colocando-o na situao mental mais favorvel soluo dos conflitos que temos em vista? (Freud, [1918] 1990: 204). Acho, declara Freud, que uma atividade dessa natureza, por parte do mdico que analisa, irrepreensvel e inteiramente justificada (idem). Para Freud, este tipo de ao deve ser efetuado sob privao num estado de abstinncia. Seguindo esta recomendao, no ano seguinte, Ferenczi estabelece a tcnica ativa como medida a ser utilizada com pacientes resistentes ao mtodo interpretativo. Em 1920, na sua comunicao apresentada no VI Congresso da Associao Internacional de Psicanlise, intitulada Prolongamentos da tcnica ativa em psicanlise, Ferenczi ([1920] 1993) apresenta as primeiras formulaes a respeito dos procedimentos tcnicos utilizados com os pacientes resistentes ao mtodo interpretativo. Ao seguir o princpio de abstinncia recomendado por Freud, Ferenczi aposta na frustrao, ou melhor, no aumento da tenso suscitado atravs do desprazer imposto pela realizao de uma tarefa obrigatria ou pela renncia a certas aes agradveis (excitao masturbatria das partes genitais, estereotipias e tiques, ou excitaes de outras partes do corpo) como meio de exacerbar os sintomas e aumentar a violncia do conflito. De acordo com essa lgica, a atividade provoca o aumento de tenso e, consequentemente, o recrudescimento da resistncia, ao irritar a sensibilidade do ego (Ferenczi, [1920] 1993). O resultado disso a perturbao da tranquilidade de regies psquicas distantes ou profundamente recalcadas que a anlise tinha at ento poupado, de sorte que seus produtos encontram sob a forma de ideias significativas o caminho da conscincia (ibid.: 124). De forma resumida, atravs do aumento de tenso que o material recalcado torna-se consciente e pronto para ser analisado. Seis anos depois, em seu artigo Contraindicaes da tcnica ativa, Ferenczi ([1926] 1993) nota que tal artifcio, ao invs de diminuir, aumenta a resistncia ao tratamento: a atividade, na medida em que se prope a aumentar a tenso psquica mediante recusas, injunes e interdies desagradveis a fim de obter um material novo, vai exacerbar inevitavelmente a resistncia do paciente (ibid.: 366). Desta forma, o aumento da tenso que era tido como pontoPSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

306 O USO DA EMPATIA

chave para a anlise das resistncias passa a ser adotado como uma contraindicao para o avano do processo analtico que se encontra emperrado. Diante de tal constatao, o aumento da tenso provocado pela frustrao imposta por um comportamento ativo do analista deveria ser abrandado: as nossas instrues ativas no devem ser, segundo a expresso de um colega que analisei, de uma intransigncia estrita, mas de uma flexibilidade elstica (ibid.: 367-368). Seguindo esta pista, dois anos mais tarde, Ferenczi prope uma elasticidade da tcnica psicanaltica que ser adotada como nova ferramenta teraputica. Em 1928, na conferncia intitulada Elasticidade da tcnica psicanaltica, Ferenczi ([1928] 1993), postula a noo de tato psicolgico como norteadora da ao do analista. Tato psicolgico definido como a faculdade de sentir com (Einfulung), como o estabelecimento de um contato emptico que tem a funo de possibilitar uma compreenso emocional de quando e como se comunica alguma coisa ao analisando (ibid.: 27). Ao usar o tato como guia durante as sesses, Ferenczi introduz um novo ingrediente tcnica analtica: a empatia (Chertok e Stengers, 1990). A introduo da empatia na cena psicanaltica coloca em ato o afastamento de Ferenczi em relao ao mtodo ativo recomendado e aprovado por Freud. Deve ficar claro que a atividade introduzida na tcnica clssica no era concebida como uma inovao, mas sim como uma adaptao que no transgredia a regra da neutralidade. Afinal, a tcnica ativa equivalia a um instrumento, a uma espcie de artifcio com uso restrito e temporrio cujo intuito era o de provocar ou acelerar a investigao do material psquico inconsciente. Depois de atingir este objetivo, cabia ao analista retornar posio de neutralidade. Como sabido, um dos motivos que impulsionaram Freud a criar a regra da neutralidade foi o de afastar a psicanlise da sugesto e singulariz-la como cincia. Neste ponto, importante notar que o uso da empatia representava uma ameaa de retorno a vivncias guiadas pelo afeto que a regra da neutralidade e o estabelecimento do enquadre analtico tiveram a funo de dissipar.

EMPATIA: NOVO INGREDIENTE OU RETORNO S ORIGENS?


Se, por um lado, o uso da empatia poderia ser encarado como uma ameaa de retorno aos tempos pr-psicanalticos, por outro, a introduo da empatia representava um novo ingrediente cena analtica. Ferenczi foi o primeiro analista a utilizar a empatia como ferramenta clnica1. A noo de tato psicolgico foi conPSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

USO DA EMPATIA

307

cebida como um instrumento capaz de superar gradualmente os limites impostos pelo mtodo interpretativo. Neste sentido, o tato tem a funo de fornecer uma compreenso emptica dotada da capacidade de colocar o analista no mesmo diapaso do analisando. Dessa forma, o analista passa a participar da sesso com seus processos psquicos, tornando-se parte do processo de simbolizao com sua presena sensvel. Isto provoca uma mudana referente qualidade da presena do analista que inclui todo o seu funcionamento mental, envolvendo mudanas de sensibilidade e percepo. Com isto, o analista desloca sua presena do recuo estratgico que lhe permite estar atento ao discurso do paciente de modo flutuante e torna-se parte integrante da tarefa de acessar o material recalcado. Durante as duas dcadas posteriores, a empatia no se consolidou como ferramenta clnica. Num movimento anlogo ao efetuado por Ferenczi em relao tcnica ativa, Kohut, no final dos anos cinquenta, concede empatia um lugar de destaque. Ao se posicionar contra a anlise das defesas, valorizada como o aspecto central da cura pela psicologia do ego, Kohut faz da empatia a palavrachave de seu vocabulrio, concebendo-a como o instrumento principal da psicanlise. No artigo de 1959, Introspection, empathy, and psychoanalysis An examination of the relationship between mode of observation and theory, a empatia conceituada como um mtodo de observao e coleta de dados que delimita o campo psicanaltico. Sem fazer referncias a Ferenczi, Kohut adota uma visada cientfica e define a empatia como o constituinte essencial da observao de fenmenos psicolgicos. Partindo da constatao de que no possvel utilizar os rgos do sentido para examinar o mundo interno, Kohut postula que para entrar em contato com contedos psquicos imprescindvel fazer uso da empatia. Diferentemente do que ocorre com o observador de fenmenos fsicos, cabe ao psicanalista observador de fenmenos psquicos empatizar com o outro e, a partir da, coletar dados. Do primeiro para o segundo, h uma mudana de posio: o observador deixa de adotar uma postura de distanciamento do fenmeno observado e passa a participar ativamente, tornando-se parte da observao. Ao postular a empatia como mtodo de observao, Kohut procura dar psicanlise carter cientfico. Para tal, no poupa esforos na direo de legitimar a empatia como modalidade de escuta teraputica. No artigo de 1959, Kohut refere-se a Breuer e a Freud como pioneiros no emprego cientfico da empatia e afirma que a associao livre e a anlise das resistncias so instrumentos auxiliares, empregados a servio do mtodo introspectivo e emptico. Neste sentido, a empatia definida como pilar da psicanlise. Para fazer valer seu ideal cientfico, Kohut tem a preocupao de deixar claro que, ao
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

308 O USO DA EMPATIA

fazer uso da empatia, o analista no perde a objetividade da observao. Pelo contrrio, ao lado desta, uma dimenso subjetiva instalada. Portanto, quando o analista assume a postura de observador participante, os campos objetivo e subjetivo passam a coexistir2. Alm de conferir status cientfico psicanlise, Kohut faz da empatia uma ferramenta clnica. Concebida no s como modalidade de escuta, a empatia tambm conceituada como um processo de comunicao que, por si s, possui efeito teraputico. De acordo com o vocabulrio kohutiano, a empatia definida como sinnimo de introspeco vicariante, ou seja, como uma introspeco no lugar do outro. A ideia que, ao entrar em sintonia com os contedos no verbais, o analista identifica-se com os afetos de seu analisando, obtendo, assim, uma compreenso emocional destes. Seguindo este raciocnio, a empatia pode ser definida como uma forma particular de percepo que utilizada como ferramenta clnica, isto , como via de acesso ao material inconsciente recalcado.

EMPATIA: UMA FERRAMENTA CLNICA PARA A ANLISE DE CASOS E SITUAES-LIMITE


As inovaes propostas por Ferenczi e Kohut geraram frutos. As ideias do primeiro foram acolhidas e desenvolvidas na Inglaterra pelos psicanalistas do chamado Middle Group, em especial por Winnicott e Balint. O trabalho de Kohut nos Estados Unidos tornou-se a base para o desenvolvimento da psicologia do self. Atualmente, as medidas referentes elasticidade da tcnica analtica propostas por Ferenczi como alternativas tcnica ativa e a reabilitao da empatia efetuada por Kohut como mudana do dispositivo clnico utilizado pela psicologia do ego tornaram-se algumas das principais referncias relativas ao enfrentamento dos impasses da clnica psicanaltica. Seguindo o caminho aberto por estes dois pioneiros, surgem algumas indagaes: que uso o analista pode fazer da empatia no manejo de casos e situaes limite? Como a empatia pode ser utilizada como ferramenta clnica para superar os entraves impostos pelo mtodo clssico? Como possvel, atravs da empatia, ter acesso aos contedos que foram inscritos no psiquismo mas no sofreram o processo de recalcamento? Para obter elementos que auxiliem a responder tais perguntas, a empatia deve ser examinada a partir de trs perspectivas: como modalidade de escuta, como forma de comunicao e como fator teraputico. A primeira perspectiva foi desenvolvida por Ferenczi e Kohut por meio, respectivamente, das noes de tato psicolgico e de introspeco vicria. Em ambas,
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

USO DA EMPATIA

309

a empatia considerada condio prvia para a interpretao. Quando Ferenczi ([1928] 1993) prope o tato psicolgico como modalidade de escuta, ele o faz com base numa premissa: o tato ou seja, a faculdade de sentir com funciona como uma bssola para a ao do analista. Ao usar este tipo de compreenso emocional como guia durante as sesses, o analista percebe quando se deve calar e aguardar outras associaes; e em que momento o silncio uma tortura intil para o paciente, etc (Ferenczi, [1928] 1993: 27). Desta forma, o uso da empatia informa o momento oportuno para a interpretao do contedo pulsional recalcado. No manejo de casos e situaes limite, a interpretao passa a no funcionar como uma ferramenta clnica eficaz e, consequentemente, o processo analtico esbarra em obstculos que limitam o poder das intervenes verbais do analista. Isto ocorre porque o material inconsciente em jogo foi inscrito no psiquismo em uma poca do desenvolvimento infantil anterior ao estabelecimento do status de unidade do eu. Nestes casos, a tcnica interpretativa clssica deve ser deixada de lado. O que est em jogo no a decifrao do contedo inconsciente recalcado, mas sim a integrao de experincias que, embora no discursivamente organizadas, so articuladas, ordenadas e carregadas de sentido3. Este o momento oportuno para fazer uso da empatia como forma de comunicao. Tal faceta da empatia encontra seu fundamento no modo mais primitivo de comunicao, a relao me-beb. Ferenczi e Kohut, pioneiros no uso psicanaltico da empatia, reconheceram a importncia da investigao desta temtica mas no se dedicaram a ela. Herdeiro da tradio ferencziana, e pediatra de formao, Winnicott foi um dos psicanalistas que mais se dedicaram ao exame do estabelecimento das primeiras relaes do beb com seu entorno. Algumas de suas principais elaboraes tericas refletem a importncia dada relao me-beb como primeira forma de comunicao. Em sua teorizao sobre o desenvolvimento emocional primitivo, Winnicott parte do que ele concebe como paradigma das primeiras formas de comunicao estabelecidas entre o recm-nascido e sua me: a amamentao. Esta relao inicia-se numa poca em que o psiquismo no se encontra plenamente estruturado. Desta forma, o papel desempenhado pelos cuidados maternos possui a funo de promover a maturao do psiquismo, contribuindo de maneira crucial para a facilitao ou para o comprometimento do desenvolvimento infantil. De acordo com o vocabulrio winnicottiano, cuidados maternos e ambiente devem ser considerados sinnimos, j que, no incio, a me funciona, tanto em termos biolgicos quanto em termos psicolgicos, como o primeiro ambiente para o beb. Com a criana ainda no tero, ou no colo sendo segurada e cuidada, a me fornece o
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

310 O USO DA EMPATIA

ambiente fsico que gradualmente torna-se psicolgico. O importante nesta equivalncia de termos perceber que a me, em um primeiro momento, meambiente. E mais: ambiente, me e cuidados maternos no podem ser pensados de forma separada do beb. Winnicott ([1945] 2000) postula um estado inicial de indiferenciao euno-eu, cuja unidade no o indivduo isolado mas sim o conjunto ambienteindivduo. Isto quer dizer que, no comeo da vida, o beb forma com os cuidados maternos uma unidade. Unidade esta que dual, isto , constituda por um recm-nascido absolutamente dependente dos cuidados maternos e por uma me que se encontra em um estado de preocupao materna primria. Winnicott ([1956] 2000) descreve esta noo como um estado psicolgico em que toda mulher grvida sadia ingressa pouco antes de dar luz. Quando a me acometida pela preocupao materna primria, ela capaz de empatizar com seu beb. Um estado aguado de sensibilidade aflorado, fazendo com que ela atenda s necessidades de seu filho, estabelecendo assim um tipo refinado de sintonia: em grande parte ela o beb e o beb ela (Winnicott, [1966] 1999: 4). O beb, por sua vez, completamente dependente dos cuidados maternos, a ponto de no se diferenciar deles. Nesta poca, os cuidados maternos ainda no so percebidos como tais, e sequer se so bem ou mal desempenhados. Em tal momento, indiferente saber se existe ou no alteridade, pois para o beb ainda no h a percepo da exterioridade. Para entender o que foi descrito acima, necessrio examinar o funcionamento da me e do beb, observado por Winnicott ([1945] 2000) naquilo que ele denomina como a experincia da primeira mamada terica. Enquanto a me atesta sua presena fornecendo o seio e o seu desejo de alimentar um beb faminto, o beb capaz de conceber a ideia de que algo ir satisfazer sua necessidade: encontramos aqui uma rea de superposio denominada momento de iluso. Em outras palavras, o beb vem ao seio, quando faminto, pronto para alucinar alguma coisa que pode ser atacada. Nesse momento aparece o bico real, e ele pode sentir que esse bico era exatamente o que ele estava alucinando (Winnicott, [1945] 2000: 227). A superposio dos dois processos revela uma rea intermediria de experincia que abarca uma situao de mutualidade (Winnicott, [1969] 1994: 198). Este tipo de experincia deve ser entendido como um processo silencioso que marca o incio da comunicao humana: por meio da capacidade de empatizar com as necessidades do beb, a me oferece a possibilidade de o beb identificarse com ela. a partir destes momentos de identificao que o beb inicia o processo de integrao de suas experincias em termos de espao-tempo, constituindo, assim, os primeiros rudimentos de um sentimento de self.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

USO DA EMPATIA

311

O que se observa no manejo de casos e situaes limite so dificuldades ou situaes traumticas ocorridas nesses estgios precoces do desenvolvimento, o que traz como consequncia uma no realizao ou uma perturbao do processo de integrao pessoal. Esta perturbao no se expressa atravs do recalcamento de desejos. Ela se expressa no modo como a relao com o ambiente organizada: em pacientes cujo status de unidade no se encontra estabelecido, o que est em questo a situao de dependncia absoluta ambiental (Winnicott, [1960] 1990). Mais precisamente, trata-se da dependncia dos cuidados inicialmente recebidos de um ambiente confivel. Nos casos em que a no-integrao assume o aspecto dominante da personalidade, necessrio, para que o processo analtico avance, primeiramente a instaurao de um ambiente que inspire confiana. Nestes casos, a situao de dependncia encontra-se em primeiro plano e fornece a indicao do paciente ao analista de como ele deve se comportar mais que de como ele deve interpretar (Winnicott, [1959-1964] 1990: 117). Sendo assim, a tcnica adequada consiste no oferecimento de um ambiente de holding capaz de fornecer o suporte necessrio para a integrao de experincias vividas em momentos anteriores emergncia do sujeito linguisticamente organizado. Na traduo da obra de Winnicott para o portugus, o termo holding foi mantido com a grafia original. No foi encontrada nenhuma palavra ou expresso em portugus capaz de abranger o significado deste termo. Na lngua inglesa, a palavra holding utilizada no sentido do verbo to hold, que possui alguns significados compatveis com a ideia de Winnicott: segurar, aguentar, sustentar e conter. Sendo assim, a expresso em questo deve ser entendida como uma sustentao proveniente do ambiente que possui a peculiaridade de adaptar-se s necessidades que vo se modificando ao longo do tempo. esta espcie de manejo no-interpretativo que possibilita ao sujeito ainda no integrado restabelecer o status de unidade. Portanto, nestes casos, a proviso ambiental encontra-se em primeiro plano: o que est em questo a constncia, a sustentao e a adaptao emptica do analista s necessidades do paciente ainda no integrado (Winnicott, [1969] 1994). De acordo com esta lgica, ambiente, setting teraputico e a pessoa do analista devem ser considerados equivalentes. O setting deve ser encarado como parte integrante da personalidade do analista tornando-se, assim, pea fundamental para a construo do sentimento de confiana (Salem, 2006). Neste contexto, a empatia atua como um fator teraputico, operando como elemento crucial para o estabelecimento de uma relao de confiabilidade entre o analista e o analisando. Deste modo, o setting deve ser encarado como parte integrante
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

312 O USO DA EMPATIA

da personalidade do analista (Winnicott, [1954a] 2000, [1954b] 2000). Isto inclui a totalidade de elementos que constituem o relacionamento analtico dos quais a contratransferncia merece destaque. Numa viso ampliada, a contratransferncia no se encontra limitada aos aspectos positivos ou negativos produzidos pela transferncia, ela vai alm: abrange todo o funcionamento mental do analista (Green, [1975] 1986). A conduo da anlise de casos e situaes limite exige que o analista se afaste de uma posio baseada prioritariamente na escuta do material inconsciente recalcado e adote uma posio mais ativa, participando com sua presena sensvel do processo analtico. A adoo de uma certa atividade provoca uma mudana na qualidade da presena do analista, que passa a incluir todo o seu funcionamento mental, envolvendo mudanas de sensibilidade, de ateno e de percepo. Ao estabelecer um contato emptico, o analista se coloca no mesmo diapaso do paciente e passa a participar da sesso com seus processos psquicos. Isto significa que os processos perceptuais e cognitivos do analista tornam-se parte do processo de integrao do sujeito em anlise. Diante de tais consideraes, a empatia pode ser considerada uma pea chave para a orientao do manejo clnico de casos e situaes refratrias ao mtodo psicanaltico clssico. A adoo da empatia como operador clnico permite um remanejamento da tcnica clssica apoiado em uma melhor compreenso dos modos de subjetivao que encontram razes nas experincias vividas nas fases mais precoces da constituio do psiquismo. Desta forma, o uso da empatia permite ampliar o horizonte de interveno, incluindo possibilidades de ao que o mtodo interpretativo no comporta.

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

Chertok, L. & Stengers, I. (1990). O corao e a razo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ferenczi, S. (1920). Prolongamentos da tcnica ativa em psicanlise. In: Sndor Ferenczi: Obras completas, Psicanlise III (pp. 109-126). So Paulo: Martins Fontes, 1993. . (1926). Contraindicaes da tcnica ativa. In: Sndor Ferenczi: Obras completas, Psicanlise III (pp. 365-376). So Paulo: Martins Fontes, 1993. . (1928). Elasticidade da tcnica psicanaltica. In: Sndor Ferenczi: Obras completas, Psicanlise IV (pp. 25-36). So Paulo: Martins Fontes, 1993. Freud, S. (1918). Linhas de progresso na terapia analtica. Obras completas, ESB, v. XVII. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

USO DA EMPATIA

313

. (1933). Conferncia XXXIV. Obras completas, ESB, v. XXII. Rio de Janeiro: Imago, 1990. . (1937). Anlise terminvel e interminvel. Obras completas, ESB, v. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1990. Green, A. (1975). O analista, a simbolizao e a ausncia no contexto analtico. In: Sobre a loucura pessoal (pp. 36-65). Rio de Janeiro: Imago, 1986. Kohut, H. (1959). Introspection, empathy, and psychoanalysis An examination of the relationship between mode of observation and theory. Journal of American Psychoanalytic Association, 7, 459-483. . (1981). Introspection, empathy, and the semi-circle of mental health. The International Journal of Psychoanalysis, 63, 395-407. Pigman, G. W. (1995). Freud and the history of empathy. The International Journal of Psychoanalysis, 76, 237-256. Salem, P. (2006). A gramtica da quietude: um estudo sobre hbito e confiana na formao da identidade. Tese de Doutorado, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Winnicott, W. (1945). O desenvolvimento emocional primitivo. In: Da pediatria psicanlise (pp. 269-285). Rio de Janeiro: Imago, 2000. . (1954a). Aspectos clnicos e metapsicolgicos da regresso no contexto psicanaltico. In: Da pediatria psicanlise (pp. 374-392). Rio de Janeiro: Imago, 2000. . (1954b). Retraimento e regresso. In: Da pediatria psicanlise (pp. 347-354). Rio de Janeiro: Imago, 2000. . (1956). A preocupao materna primria. In: Da pediatria psicanlise (pp. 491-498). Rio de Janeiro: Imago, 2000. . (1959-1964). Classificao: existe uma contribuio classificao psiquitrica? In: O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (pp. 114-127). Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. . (1960). Teoria do relacionamento paterno-infantil. In: O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (pp. 38-54). Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. . (1966). A me dedicada comum. In: O beb e suas mes (pp. 1-11). So Paulo: Martins Fontes, 1999. . (1969). A experincia me-beb de mutualidade. In: Winnicott, C.; Shepherd, R. e Davis, M. Exploraes psicanalticas (pp. 195-202). Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994.

PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

314 O USO DA EMPATIA

NOTAS
1

Embora Freud tenha usado o termo, ele no o fez de forma diretamente relacionada tcnica psicanaltica (Pigman, 1995). Os desdobramentos desta premissa podem ser encontrados em um dos ltimos artigos escritos pelo autor (Kohut, 1981). Aqui, sentido diz respeito ordenao, direcionamento ou regulao do campo experiencial que se d sem o uso do equipamento semntico da linguagem e que permite a aquisio de um certo tipo de conhecimento (perceptual, no inferencial ou no-discursivo) que possibilita o estabelecimento de padres de resposta a estmulos e desafios do meio. Nesta acepo, sentido se diferencia de significao, que implica o uso de palavras e que possibilita um tipo de organizao semntica da experincia mediada pelo uso de conceitos.

Recebido em 06 de novembro de 2008 Aceito para publicao em 13 de junho de 2009

PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.301 314, 2009

Anda mungkin juga menyukai