Anda di halaman 1dari 37

administrao pblica

a gesto dos interesses pblicos por meio da prestao de servios pblicos, sendo dividida em administrao direta e indireta. A administrao direta aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Nesse caso, os rgos no possuem personalidade jurdica prpria, patrimnio, nem autonomia administrativa. Diferentemente da administrao direta, a qual o Estado exerce suas funes diretamente; na administrao indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execuo das funes para que outras pessoas jurdicas, ligadas a ele, possam realizar. A administrao indireta composta pelas autarquias, fundaes, sociedades de economia mista, empresas pblicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurdica prpria, patrimnio e autonomia administrativa.

Administrao pblica , em sentido prtico ou subjetivo, o conjunto de rgos, servios e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas pblicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfao das necessidades coletivas variadas, tais como a segurana, a cultura, a sade e o bem estar das populaes. A administrao pblica o conjunto das normas, leis e funes desempenhadas para organizar a administrao do Estado em todas as suas instncias.1 A Administrao Pblica tem como principal objetivo o interesse pblico, seguindo os princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Uma pessoa empregada na administrao pblica diz-se servidor pblico ou funcionrio pblico.

Administrao direta e indireta

Administrao direta aquela composta por rgos pblicos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. So os prprios organismos dirigentes, seus ministrios, secretarias, alm dos rgos subordinados. No possuem personalidade jurdica prpria, patrimnio e autonomia administrativa e cujas despesas so realizadas diretamente atravs do oramento da referida esfera. Caracterizam-se pela desconcentrao administrativa, que uma distribuio interna de competncias, sem a delegao a uma pessoa jurdica diversa. Administrao indireta aquela composta por entidades com personalidade jurdica prpria, patrimnio e autonomia administrativa e cujas despesas so realizadas atravs de oramento prprio. So exemplos as autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista. A administrao indireta caracteriza-se pela descentralizao administrativa, ou seja, a competncia distribuda de uma pessoa jurdica para outra.7 So essas as caractersticas das entidades pertencentes administrao indireta:8 Autarquias: servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada; Fundao pblica: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito publico, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes;

Empresa pblica: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei especfica para a explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito; Conforme dispe o art 5 do Decreto-Lei n 900, de 1969: Desde que a maioria do capital votante permanea de propriedade da Unio, ser admitida, no capital da Empresa Pblica, a participao de outras pessoas jurdicas de direito pblico interno, bem como de entidades da Administrao Indireta da Unio, dos Estados, Distrito Federal e Municpios. Sociedades de economia mista: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio ou a entidade da Administrao Indireta.9 Empresas controladas pelo Poder Pblico podem ou no compor a Administrao Indireta, dependendo de sua criao ter sido ou no autorizada por lei. Existem subsidirias que so controladas pelo Estado, de forma indireta, e no so sociedades de economia mista, pois no decorreram de autorizao legislativa. No caso das que no foram criadas aps autorizao legislativa, elas s se submetem s derrogaes do direito privado quando seja expressamente previsto por lei ou pela Constituio Federal de 1988, como neste exemplo: "Art. 37. XII, CF - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico".

Agncias reguladoras e executivas


As agncias executivas e reguladoras fazem parte da administrao pblica indireta, so pessoas jurdicas de direito pblico interno e consideradas como autarquias especiais. Sua principal funo o controle de pessoas privadas incumbidas da prestao de servios pblicos, sob o regime de concesso ou permisso. Agncias reguladoras As agncias reguladoras so autarquias de regime especial, que regulam as atividades econmicas desenvolvidas pelo setor privado. Tais agncias tm poder de polcia, podendo aplicar sanes. Possuem certa independncia em relao ao Poder Executivo, motivo pelo so chamadas de "autarquias de regime especial". Nota-se que a Constituio Federal faz referncia a "rgo regulador", no utilizando o termo "agncia reguladora". Sendo "autarquias de regime especial", tais agncias detm prerrogativas especiais relacionadas ampliao de sua autonomia gerencial, administrativa e financeira. Embora tenham funo normativa, no podem editar atos normativas primrios (leis e similares), mas to somente atos secundrios (instrues normativas).10 Sua funo regular a prestao de servios pblicos, organizar e fiscalizar esses servios a serem prestados por concessionrias ou permissionrias, com o objetivo garantir o direito do usurio ao servio pblico de qualidade. No h muitas diferenas em relao tradicional autarquia, a no ser uma maior autonomia financeira e administrativa, alm de seus diretores serem eleitos para mandato por tempo determinado. Essas entidades podem ter as seguintes finalidades bsicas: fiscalizar servios pblicos (ANEEL, ANTT, ANAC, ANTAQ); fomentar e fiscalizar determinadas atividades privadas (ANCINE); regulamentar, controlar e fiscalizar atividades econmicas (ANP); exercer atividades tpicas de estado (ANVS, ANVISA]] e ANS]]).

Agncias executivas

So pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, ou at mesmo rgos pblicos, integrantes da Administrao Pblica Direta ou Indireta, que podem celebrar contrato de gesto com objetivo de reduzir custos, otimizar e aperfeioar a prestao de servios pblicos. O poder pblico poder qualificar como agncias executivas as autarquias e fundaes pblicas que com ele entabulem um contrato de gesto (CF, art. 37, 8) e atendam a outros requisitos previstos na Lei 9.649/1998 (art. 51). O contrato de gesto celebrado com o Poder Pblico possibilita a ampliao da autonomia gerencial, oramentria e financeira das entidades da Administrao Indireta. Tem por objeto a fixao de metas de desempenho para a entidade administrativa, a qual se compromete a cumpri-las, nos prazos acordados. Celebrado o precitado contrato, o reconhecimento respectiva autarquia ou fundao pblica como agncia executiva concretizado por decreto. Se a entidade autrquica ou fundacional descumprir as exigncias previstas na lei e no contrato de gesto, poder ocorrer sua desqualificao, tambm por meio de decreto.10 Seu objetivo principal a execuo de atividades administrativas. Nelas h uma autonomia financeira e administrativa ainda maior. So requisitos para transformar uma autarquia ou fundao em uma agncia executiva: tenham planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento; tenham celebrado contrato de gesto com o ministrio supervisor. Podemos citar como exemplos como agncias executivas o INMETRO (uma autarquia) e a ABIN (apesar de ter o termo "agncia" em seu nome, no uma autarquia, mas um rgo pblico).11
Servidor pblico todo aquele empregado de uma administrao estatal. Sendo uma designao geral, engloba todos aqueles que mantm vnculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades poltico-administrativas, bem como em suas respectivas [[autarquia]s e fundaes de direito pblico, ou ainda, uma definio a todo aquele que mantm um vnculo empregatcio com o Estado, e seu pagamento provm da arrecadao pblica de impostos, sendo sua atividade chamada de "Tpica de Estado",geralmente originrio de concurso pblico pois defensor do setor pblico, que diferente da atividade do Poltico, detentor de um mandato pblico, que est diretamente ligado ao Governo e no necessariamente ao Estado de Direito, sendo sua atribuio a defesa do Estado de Direito, principalmente contra a Corrupo Poltica ou Governamental de um eleito, que costuma destruir o Estado(Historicamente); um Estado corrompido demonstra geralmente que essa funo, cargo ou serventia no funciona adequadamente.

Segundo o Cdigo Penal brasileiro assim define o funcionrio ou servidor pblico: "Art. 327 Considera-se funcionrio ou servidor pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego, serventia ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica."

Regime Jurdico dos Servidores Pblicos


Originariamente, a Constituio Federal havia estabelecido que seria aplicado aos entes federativos um regime jurdico nico para todas as suas contrataes. Posteriormente, a Emenda Constitucional n. 19 flexibilizou tal exigncia, estabelecendo a possibilidade de adoo de regime estatutrio ou celetista, mas foi restabelecido o disposto anteriormente aps a apreciao da ADIn 2.135. A regulamentao do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das Autarquias e das fundaes pblicas federais realizada, no Brasil, pela Lei Federal n. 8.112/1990. No esto includos no regime jurdico estabelecido por esta lei os empregados pblicos federais que so regulados pelos ditames da Consolidao das Leis do Trabalho e da Lei Federal n. 9.962/2000. Ressalve-se que a partir da Constituio Federal de 1988, ambos os regimes devem respeitar algumas regras constitucionalmente estabelecidas, como, por exemplo: todos os admitidos pelo empregador pblico devem estar sujeitos a um processo seletivo ou concurso pblico.

Assim, no Brasil existem os chamados servidores estatutrios (vinculados ao regime da Lei Federal n. 8.112) e os chamados servidores celetistas (obedecem Consolidao das Leis do Trabalho). Todavia, tendo em vista a concesso de cautelar com efeitos ex nunc na data de 2 de agosto de 2007 na ADIn 2.135, que suspendeu a eficcia da EC 19 na parte em que modifica o caput do Art. 39 da CF/1988 por violao ao Art. 60, II, da CF/1988 (vcio de iniciativa), o Regime Jurdico nico foi restabelecido.

Funcionrio Pblico
A expresso funcionrio pblico no empregada na Constituio Federal de 1988, que preferiu empregar a designao "servidor pblico" e "agente pblico" para referir os trabalhadores do Estado. Agente Pblico a designao mais abrangente: alcana os agente polticos, os servidores pblicos e os particulares em atuao colaboradora. Os servidores pblicos so referidos como categoria de agentes pblicos: so os agentes permanentes, profissionais, a servio da Administrao Pblica. No Cdigo Penal Brasileiro, contudo, h referncia a funcionrio pblico, que tem abrangncia maior que a do servidor pblico. Um mesrio, por exemplo, ao exercer uma funo pblica (ajudar no processo eleitoral), funcionrio pblico (em relao aos atos praticados como mesrio), apesar de ter uma funo pblica transitria e no remunerada.

Provimento
Provimento o ato administrativo de preenchimento de cargo pblico, regulamentado no Brasil pela Lei N 8.112, de 11 de novembro de 19901 . De acordo com a legislao, o provimento poder se dar mediante nomeao, promoo, readaptao, reverso, aproveitamento, reintegrao e reconduo. Cada uma destas formas de provimento tem um significado especial na administrao pblica e especificam a forma legal de acesso ao cargo pblico no Brasil.

Retribuio pecuniria
A retribuio pecuniria referente aos servios prestados pelo agente pblico ao estado se d da seguinte forma2 : 1. Vencimento: a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei; 2. Remunerao: o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei; 3. Subsdio: a retribuio pecuniria exclusiva e fixada em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. Esse tipo de remunerao no a regra geral e aplica-se aos casos que a lei especificar; 4. Provento: a retribuio pecuniria paga ao exercente de cargo pblico quando passa da atividade para a inatividade, ou seja, quando se aposenta; 5. Penso: a retribuio pecuniria paga s pessoas a quem a lei atribui a condio de beneficirias do servidor pblico que veio a falecer. CF/88 Art. 39 4: O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso disposto no art. 37, X eX

Deve-se ressaltar que nenhum salrio dentro do servio pblico pode ser superior ao valor dos subsdios pagos aos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Apesar dessas regras existirem, muitas pessoas se questionam se elas so, de fato, obedecidas.

Cargo em comisso
O cargo em comisso, antigamente chamado cargo de confiana, destinado a funes de direo, chefia ou assessoramento. O servidor pode ser efetivo (de carreira) ou uma pessoa de fora da administrao, o provimento no se d por concurso, a nomeao livre e, como no possui estabilidade, o servidor pode ser exonerado a qualquer tempo. Nesse caso, se um servidor efetivo, volta para o cargo normal e, se uma pessoa anteriormente estranha ao servio pblico, perde o vnculo com a administrao pblica. O servidor comissionado no possui os mesmos direitos do efetivo, principalmemte a previdncia prpria, filiado ao INSS. Existe tambm a funo de confiana, que uma funo sem cargo prprio, isto , o servidor efetivo sai da sua funo normal e assume a funo que seria do cargo em comisso. Permanece, ento, com seu cargo normal e uma funo especial.3

Princpios da Administrao Pblica


1. Conceito de princpios:

So regras que servem de interpretao das demais normas jurdicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da lei. Os princpios procuram eliminar lacunas, oferecendo coerncia e harmonia para o ordenamento jurdico.

2. Localizao dos princpios da Administrao Pblica:


Alguns princpios encontram-se no artigo 37 da Constituio, mas no esgotam a matria. Exemplo de princpios que no esto no rol do artigo 37 da Constituio: O Princpio da isonomia, o Princpio da supermacia do interesse pblico, o Princpio da proporcionalidade, o Princpio da finalidade, o Princpio da motivao.

Tendo em vista que o rol do artigo 37 da Constituio Federal exemplificativo, os Estados podem criar outros quando da elaborao da sua Constituio (poder constituinte derivado), mas observando aqueles previstos na Constituio Federal (art. 25 da CF). O artigo 111 da Constituio do Estado de So Paulo determina que a Administrao Pblica direta, indireta e fundacional de qualquer dos poderes do Estado obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivao e interesse pblico.

Os Municpios e o Distrito Federal tambm tm essa possibilidade quando da elaborao de suas leis orgnicas, desde que observados os previstos na Constituio Federal (art. 29 e 32 da CF).

O legislador infraconstitucional tambm pode estabelecer outros princpios, desde que no exclua aqueles previstos no artigo 37 da Constituio Federal.

Princpios da Administrao Pblica Previstos no Artigo 37 da Constituio Federal


1. Quem deve se submeter aos Princpios do art. 37 da Constituio Federal:

Como regra geral, a Administrao direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios. Assim, as Autarquias, Fundaes Pblicas, Agncias reguladoras e executivas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista tambm esto submetidas a esses princpios.

2. Princpios previstos no artigo 37 da Constituio Federal:

Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Princpio da Legalidade
1.

Importncia:
O Princpio da legalidade fundamento do Estado democrtico de direito, tendo por fim combater o poder arbitrrio do Estado. Os conflitos devem ser resolvidos pela lei e no mais atravs da fora.

2. Conceito:
Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (art. 5, II da CF).

O Princpio da legalidade aparece simultaneamente como um limite e como uma garantia, pois ao mesmo tempo que um limite a atuao do Poder Pblico, visto que este s poder atuar com base na lei, tambm uma garantia a ns administrados, visto que s deveremos cumprir as exigncias do Estado se estiverem previstas na lei. Se as exigncias no estiverem de acordo com a lei sero invlidas e, portanto, estaro sujeitas a um controle do Poder Judicirio.
Segundo o princpio da legalidade, o administrador no pode fazer o que bem entender na busca do interesse pblico, ou seja, tem que agir segundo a lei, s podendo fazer aquilo que a lei expressamente autoriza e no silncio da lei esta proibido de agir. J o administrado pode fazer tudo aquilo que a lei no probe e o que silencia a respeito. Portanto, tem uma maior liberdade do que o administrador.

Assim, se diz que no campo do direito pblico a atividade administrativa deve estar baseada numa relao de subordinao com a lei (Administrar a aplicar a lei de ofcio, aplicar a lei sempre) e no campo do direito privado a atividade desenvolvida pelos particulares deve estar baseada na no contradio com a lei.

3. Conceito de Lei:
Quando o princpio da legalidade menciona lei quer referir-se a todos os atos normativos primrios que tenham o mesmo nvel de eficcia da lei ordinria. Ex: Medidas provisrias, resolues, decretos legislativos. No se refere aos atos infralegais, pois estes no podem limitar os atos das pessoas, isto , no podem restringir a liberdade das pessoas.

A Administrao, ao impor unilateralmente obrigaes aos administrados por meio de atos infralegais, dever faz-lo dentro dos limites estabelecidos por aquela lei qual pretendem dar execuo. Compete privativamente ao Presidente da Repblica sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo (art. 84, IV da CF). Cabe ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem o poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa (art. 49, V da CF).

4. Princpio da legalidade em outros ramos do direito:

No direito penal (Princpio da estrita legalidade): Tambm aparece como limite atuao do Estado e como garantia dos administrados contra os abusos do direito de punir, visto que uma conduta s poder ser considerada como crime e punida, se estiver prevista previamente em lei. No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal
(art. 5, XXIX da Constituio Federal).

No direito tributrio: Tambm se apresenta como limite atuao do Estado, visto que a Unio, os Estado, o Distrito Federal e os Municpios no podero exigir, nem majorar tributos, seno em virtude de lei (art. 150 da CF). H excees que sero estudadas em direito tributrio.

Princpio da Impessoalidade
1. Conceito:
A Administrao deve manter-se numa posio de neutralidade em relao aos administrados, ficando proibida de estabelecer discriminaes gratuitas. S pode fazer discriminaes que se justifiquem em razo do interesse coletivo, pois as gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que so espcies do gnero ilegalidade.

Impessoalidade para ingressar na Administrao Pblica: O administrador no pode contratar quem quiser, mas somente quem passar no concurso pblico, respeitando a ordem de classificao. O concurso pode trazer discriminaes, mas no gratuitas, devendo assim estar relacionada natureza do cargo.

Impessoalidade na contratao de servios ou aquisio de bens: O administrador s poder contratar atravs de licitao. O edital de licitao pode trazer discriminaes, mas no gratuitas.

Impessoalidade na liquidao de seus dbitos: A Administrao tem que respeitar a ordem cronolgica de apresentao dos precatrios para evitar privilgios. Se for quebrada a ordem pode gerar seqestro de verbas pblicas, crime de responsabilidade e interveno federal.

exceo dos crditos de natureza alimentar, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em
virtude de sentena judiciria far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta

dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim (art. 100 da CF).

2. Teoria do rgo:
Esta Teoria atribui a responsabilidade pelos danos causados a terceiros, em vista de atos administrativos, no ao agente que o praticou, mas pessoa jurdica por ele representada.

As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondero pelos danos que
seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (art. 37, 6 da CF).

3. Publicidade nos meios de comunicao de atos do governo:

A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo,
informativo, ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos (art. 37, 1 da CF).

A publicidade dos atos de governo deve ser impessoal em razo dos interesses que o Poder Pblico representa quando atua. Tal publicidade uma obrigao imposta ao administrador, no tendo qualquer relao com a com a propaganda eleitoral gratuita.

Princpio da Moralidade
1. Conceito:
A Administrao deve atuar com moralidade, isto de acordo com a lei. Tendo em vista que tal princpio integra o conceito de legalidade, decorre a concluso de que ato imoral ato ilegal, ato inconstitucional e, portanto, o ato administrativo estar sujeito a um controle do Poder Judicirio.

2. Instrumento para se combater a imoralidade dos atos administrativos:


Ao Civil Pblica: S pode ser promovida por pessoa jurdica. Ex: Ministrio Pblico, Associao de Classe e etc.

Ao Popular: S pode ser promovida por pessoa fsica que esteja no pleno exerccio dos direitos polticos.

Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou
entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m f, isento de custas judiciais e nus de sucumbncia (art. 5, LXXIII da CF). Tendo em vista que s se anula o que ilegal, confirma-se a idia de que ato imoral ato ilegal.

Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular (smula 365 do STF).
O prazo prescricional para propositura da ao de improbidade administrativa de 5 anos a contar do trmino do exerccio do mandato, cargo em comisso ou funo de confiana (art. 23, I, da Lei 8429/92)

3. Hipteses exemplificativas de imoralidade administrativa:

Atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 9 da Lei 8429/92). Ex: Utilizao em obra ou servio particular, de veculos, materiais ou equipamentos pblicos.

Atos de improbidade administrativa que importem em prejuzo ao errio (art. 10 da Lei 8429/92). Ex: Aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao do mercado.

Atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao (art. 11 da Lei 8429/92). Ex: Fraude licitude de concurso pblico. crime de responsabilidade o ato do Presidente da Repblica que atente contra a Constituio Federal, especialmente contra probidade administrativa (art. 85, V da CF).

4. Sanes aos agentes pblicos que pratiquem atos imorais:

Os atos de improbidade administrativa importaro na suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a
indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio (cofres pblicos), na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (art. 37, 4 da CF).

Estas sanes podem ser aplicadas simultaneamente, precedendo de instrumentos que apurem as irregularidades praticadas pelo servidor, ou seja, de processo administrativo disciplinar ou sindicncia, garantindo o contraditrio e a ampla defesa.

Cabe ao legislador infraconstitucional estabelecer a forma e a gradao dessas sanes.

4.1 Cominaes previstas na Lei 8429/92:

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 12, I da Lei 8429/92):

Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio Ressarcimento integral do dano, quando houver Perda da funo pblica Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos Pagamento de multa de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que causem prejuzo ao errio (art. 12, II da Lei 8429/92):

Ressarcimento integral do dano. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos. Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos.

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao

Pblica (art. 12, III da Lei 8429/92):

Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

Princpio da Publicidade
1. Conceito:

A Administrao tem o dever de manter plena transparncia de todos os seus comportamentos, inclusive de oferecer informaes que estejam armazenadas em seus bancos de dados, quando sejam solicitadas, em razo dos interesses que ela representa quando atua. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral,
que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5, XXXIII da CF). O prazo para que as informaes sejam prestadas de 15 dias (Lei 9051/95).

A lei disciplinar as formas de participao do usurio na Administrao direta e indireta, regulando especialmente o acesso
dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5, X e XXXIII (art. 37, 3, II da CF).

2. Excees ao princpio da publicidade:

Tendo em vista que algumas informaes devero permanecer em sigilo, podemos concluir que o princpio da publicidade no absoluto. Informaes que comprometam o direito a intimidade das pessoas (art. 37, 3, II da CF): So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao (art. 5, X da CF). Informaes de interesse particular ou coletivo quando imprescindveis para a segurana da sociedade ou do Estado (art. 5, XXXIII da CF). 3. Garantias contra a negativa injustificada de oferecimento pelo Poder Pblico: Habeas data: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente personalssima (a respeito do
requerente). Toda informao ao meu respeito de meu interesse particular, mas nem toda informao de meu interesse particular ao meu respeito.

Mandado de segurana: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente de meu interesse privado ou coletivo ou geral.

Cabe mandado de segurana, pois tenho direito lquido e certo a obter informaes de meu interesse privado ou coletivo e geral. Ex: Informao sobre o nmero em que est o precatrio; Sobre um parente que desapareceu; sobre plano de desapropriao em determinado imvel; Sobre transferncia de um preso para outra penitenciria.

A negativa de publicidade aos atos oficiais caracteriza improbidade administrativa. Improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11, IV da Lei 8429/92).

O no oferecimento de certides de atos ou contratos municipais, dentro do prazo estabelecido em lei, gera como conseqncia a caracterizao de crime de responsabilidade do prefeito (art.1, XV do Decreto-lei 201/67).

Princpio da Eficincia
1. Conceito:
A Administrao Pblica deve buscar um aperfeioamento na prestao dos servios pblicos, mantendo ou melhorando a qualidade dos servios, com economia de despesas. - Binmio: qualidade nos servios + racionalidade de gastos.

relevante lembrar que mesmo antes da incluso deste princpio na Constituio com a emenda constitucional 19/98, a Administrao j tinha a obrigao de ser eficiente na prestao de servios. Ex: Lei 8078/90; Lei 8987/95.

2. Princpio da eficincia na Constituio:

A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou
provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao (art. 37, II da CF). Tambm presente no princpio da impessoalidade.

A Unio, os Estados, e o Distrito Federal mantero escolas de governo para formao e aperfeioamento dos
servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos como um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados (art. 39, 2 da CF).

O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico submete-se a um estgio probatrio de 3 anos, em que o administrador ir apurar a eficincia na prtica (art. 41 da CF). Ex: O administrador verificar a freqncia, o rendimento do trabalho, o cumprimento de ordens emitidas pelo superior.

Como condio aquisio de estabilidade, o servidor est submetido avaliao de desempenho por uma
comisso constituda para essa finalidade (art. 41, 4 da CF): Trata-se de uma norma de eficcia limitada, pois esta na inteira dependncia de uma lei que dir quem vai integrar a comisso, quais sero os critrios, quais matria sero avaliadas e etc.

O servidor pblico estvel poder perder o cargo em razo de insuficincia de desempenho, mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada a ampla defesa e contraditrio (art. 41, III da CF): Trata-se de uma norma de eficcia limitada, pois est na inteira dependncia da lei.

A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios
no poder exceder aos limites estabelecidos em lei complementar (art. 169 da CF).

A LC 101/00 estabeleceu que a Unio no pode gastar com seu pessoal mais de 50% do que arrecada. J os Municpios e os Estados no podem gastar mais de 60% do que arrecadam. Para cumprimento destes limites acima o Poder Pblico pode tomar algumas medidas (art. 169, 3 da CF):

Reduo de pelo menos 20% as despesas com servidores que titularizem cargo em comisso e funo de confiana (art. 169, 3, I da CF). Exonerao dos servidores no estveis (art. 169, 3, II da CF). Se as medidas acima no forem suficientes, dispensaro servidores estveis, desde que o ato normativo especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto de reduo de pessoal (art. 169, 4 da CF). O Poder Pblico deve demonstrar porque a escolha recaiu em determinado servidor, tendo em vista que os critrios no so livres, isto , que deve considerar o tempo de servio, a remunerao percebida o nmero de dependentes, a idade do servidor e etc. Assim, o servidor pblico pode perder o cargo por excesso de quadro ou despesa, quando o Poder Pblico estiver gastando mais do que lhe for permitido, sendo assegurado o contraditrio e ampla defesa.

A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser
ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: o prazo de durao do contrato; os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes, a remunerao do pessoal (art. 37, 8, I, II e III da CF): Trata-se do contrato de gesto atravs do qual se oferece maior autonomia s Autarquias e Fundaes em troca do atingimento, durante prazo certo e determinado de novas metas de desempenho (Agncias executivas).

Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios
provenientes da economia com despesas decorrentes de cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade (art. 39, 7 da CF).

Princpios da Administrao Pblica Previstos No Previstos no Artigo 37 da Constituio Federal Princpio da isonomia ou igualdade formal
1. Conceito:
Aristteles afirmava que a lei tinha que dar tratamento desigual s pessoas que so desiguais e igual aos iguais. A igualdade no exclui a desigualdade de tratamento indispensvel em face da particularidade da situao.

A lei s poder estabelecer discriminaes se o fator de descriminao utilizado no caso concreto estiver relacionado com o objetivo da norma, pois caso contrrio ofender o princpio da isonomia. Ex: A idade mxima de 60 anos para o cargo de estivador est relacionado com o objetivo da norma.

A lei s pode tratar as pessoas de maneira diversa se a distino entre elas justificar tal tratamento, seno seria inconstitucional. Assim, trata diferentemente para alcanar uma igualdade real (material, substancial) e no uma igualdade formal.

2. Princpio da isonomia na Constituio:

2. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: promover o bem de todos sem preconceitos
de origem, raa, sexo, cor idade e qualquer outras formas de discriminao (art. 3, IV da Constituio Federal).

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza... (art. 5 da Constituio Federal). So direitos dos trabalhadores: Proibio de diferena de salrio, de exerccio de funes e de critrio de admisso
por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil (art. 7, XXX da Constituio Federal).

Princpio da Motivao
1. Conceito:
A Administrao est obrigada a motivar todos os atos que edita, pois quando atua representa interesses da coletividade. preciso dar motivao dos atos ao povo, pois ele o titular da res publica (coisa pblica).

O administrador deve motivar at mesmo os atos discricionrios (aqueles que envolvem juzo de convenincia e oportunidade), pois s com ela o cidado ter condies de saber se o Estado esta agindo de acordo com a lei. Para Hely Lopes Meirelles, a motivao s obrigatria nos atos vinculados.

H quem afirme que quando o ato no for praticado de forma escrita (Ex: Sinal, comando verbal) ou quando a lei especificar de tal forma o motivo do ato que deixe induvidoso, inclusive quanto aos seus aspectos temporais e espaciais, o nico fato que pode se caracterizar como motivo do ato (Ex: aposentadoria compulsria) no ser obrigatria a motivao. Assim, a motivao s ser pressuposto de validade do ato administrativo, quando obrigatria.

2. Motivao segundo o Estatuto do servidor pblico da Unio (Lei 8112/90):


Segundo o artigo 140 da Lei 8112/90, motivar tem duplo significado. Assim, o ato de imposio de penalidade sempre mencionar o fundamento legal (dispositivos em que o administrador baseou sua deciso) e causa da sano disciplinar (fatos que levaro o administrador a aplicar o dispositivo legal para quela situao concreta).

A lei, quando editada genrica, abstrata e impessoal, portanto preciso que o administrador demonstre os fatos que o levaram a aplicar aquele dispositivo legal para o caso concreto. S atravs dos fatos que se pode apurar se houve razoabilidade (correspondncia) entre o que a lei abstratamente prev e os fatos concretos levados ao administrador.

3. Falta de motivao:
A falta de motivao leva invalidao, ilegitimidade do ato, pois no h o que falar em ampla defesa e contraditrio se no h motivao. Os atos invlidos por falta de motivao estaro sujeitos tambm a um controle pelo Poder Judicirio.

4. Motivao nas decises proferidas pelo Poder Judicirio:


Se at mesmo no exerccio de funes tpicas pelo Judicirio, a Constituio exige fundamentao, a mesma concluso e por muito maior razo se aplica para a Administrao quando da sua funo atpica ou principal.

Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as decises, sob pena de
nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar em determinados atos s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes (art. 93, IX da CF).

As decises administrativas dos tribunais sero motivadas, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de
seus membros (art. 93, X da CF).

Princpio da Autotutela

1. Conceito:
A Administrao Pblica tem possibilidade de revisar (rever) seus prprios atos, devendo anul-los por razes de ilegalidade (quando nulos) e podendo revog-los por razes de convenincia ou oportunidade (quando inoportunos ou inconvenientes).

Anulao: Tanto a Administrao como o Judicirio podem anular um ato administrativo. A anulao gera efeitos ex tunc, isto , retroage at o momento em que o ato foi editado, com a finalidade de eliminar todos os seus efeitos at ento.

A Administrao pode declarar a nulidade dos seus prprios atos (smula 346 STF).
Revogao: Somente a Administrao pode faz-la. Caso o Judicirio pudesse rever os atos por razes de convenincia ou oportunidade estaria ofendendo a separao dos poderes. A revogao gera efeitos ex nunc, pois at o momento da revogao o ato era vlido.

Anulao Fundamento
Por razes de ilegalidade

Revogao
Por razes de convenincia e oportunidade Administrao

Competncia Efeitos

Administrao e Judicirio

Gera efeitos ex tunc

Gera efeitos ex nunc

2. Alegao de direito adquirido contra ato anulado e revogado:


Em relao a um ato anulado no se pode invocar direito adquirido, pois desde o incio o ato no era legal. J em relao a um ato revogado pode se invocar direito adquirido, pois o ato era vlido.

A Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se
originam direitos, ou revog-los, por motivos de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvados em todos os casos, a apreciao judicial (2a parte da sumula 473 do STF).

Princpio da Continuidade da Prestao do Servio Pblico


1. Conceito:
A execuo de um servio pblico no pode vir a ser interrompida. Assim, a greve dos servidores pblicos no pode implicar em paralisao total da atividade, caso contrrio ser inconstitucional (art. 37, VII da CF).

2. No ser descontinuidade do servio pblico:

Servio pblico interrompido por situao emergencial (art. 6, 3 da lei 8987/95): Interrupo resultante de uma imprevisibilidade. A situao

emergencial

deve

ser

motivada,

pois

resulta

de

ato

administrativo.

Se a situao emergencial decorrer de negligncia do fornecedor, o servio pblico no poder ser interrompido.

Servio pblico interrompido, aps aviso prvio, por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes (art. 6, 3, I da lei 8987/95). Servio pblico interrompido, aps aviso prvio, no caso de inadimplncia do usurio, considerado o interesse da coletividade (art. 6, 3, II da lei 8987/95): Cabe ao fornecedor provar que avisou e no ao usurio, por fora do Cdigo de Defesa do Consumidor. Se no houver comunicao, o corte ser ilegal e o usurio poder invocar todos os direitos do consumidor, pois o servio pblico uma relao de consumo, j que no deixa de ser servio s porque pblico. H vrias posies sobre esta hiptese: H quem entenda que o servio pblico pode ser interrompido nesta hiptese pois, caso contrrio, seria um convite aberto inadimplncia e o servio se tornaria invivel concessionria, portanto autoriza-se o corte para preservar o interesse da coletividade (Posio das Procuradorias). O fornecedor do servio tem que provar que avisou por fora do Cdigo de Defesa do Consumidor, j que servio pblico uma relao de consumo. Se no houver comunicao o corte ser ilegal. H quem entenda que o corte no pode ocorrer em razo da continuidade do servio. O art. 22 do CDC dispe que os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias, ou sob qualquer outra forma de empreendimento so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e quanto aos essenciais contnuos. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Cdigo (art. 22, pargrafo nico do CDC).

Princpio da Razoabilidade 1. Conceito: O Poder Pblico est obrigado, a cada ato que edita, a mostrar a pertinncia (correspondncia) em relao previso abstrata em lei e os fatos em concreto que foram trazidos sua apreciao. Este princpio tem relao com o princpio da motivao. Se no houver correspondncia entre a lei o fato, o ato no ser proporcional. Ex: Servidor chegou atrasado no servio. Embora nunca tenha faltado, o administrador, por no gostar dele, o demitiu. H previso legal para a demisso, mas falta correspondncia para com a

nica falta apresentada ao administrador.

Resumo do Livro por:symone Autor : Rdson Saleme Summary rating: 3 stars (20 Avaliaes) Visitas : 7589 Palavras:600

Object 1

Object 2

ENTIDADES E RGOS PBLICOS E AGENTES ADMINISTRATIVOS O governo age atravs das entidades estatais (Unio, os Estados e os Municpios). Estas, por sua vez, esto divididas em rgos pblicos, como o Ministrio do Trabalho ou o Ministrio da Fazenda. Em princpio, os rgos pblicos no tm pe rsonalidade jurdica prpria, seus atos so atribudos entidade estatal a que pertencem. Mas, podem os rgos pblicos ter representao prpria e ingressar em juzo, na defesa de suas prerrogativas, contra outros rgos pblicos. As entidades e rgos pblicos classificam-se da seguinte forma: Independentes: os derivados da Constituio, como o Senado Federal. Autnomos: tem autonomia tcnica e financeira, como os Ministrios. Superiores so os rgos de direo, mas sem autonomia tcnica, como as Coordenadorias e Gabinetes. Subalternos so rgos de execuo, como as Sees e os Servios. Simples so os que no tm outros rgos agregados sua estrutura. Compostos so os que tm outros rgos agregados sua estrutura, para funes complementares ou especializadas. Singulares ou monocrticos: tem um s titular, como a Presidncia da Repblica. Colegiados. possui duas ou mais pessoas, como os Conselhos ou os Tribunais. rgo pblico uma unidade com atribuio especfica dentro da organizao do Estado. composto por agentes pblicos que dirigem e compem o rgo, voltado para o cumprimento de uma atividade estatal. Os rgos pblicos formam a estrutura do Estado, mas no tm personalidade jurdica, uma vez que so apenas parte de uma estrutura maior, essa sim detentora de personalidade. Como parte da estrutura maior, o rgo pblico no tem vontade prpria, limitando-se a cumprir suas finalidades dentro da competncia funcional que lhes foi determinada pela organizao estatal.

ndice 1 Ele me nto s 2 Cla ssif ica o 3 Ref er nci as Elementos Esto presentes num rgo pblico: funo pblica cargo pblico agente pblico Classificao Quanto posio estatal rgos independentes- So os definidos na Constituio e representativos dos Poderes do Estado. No possuem qualquer subordinao hierrquica e somente so controlados uns pelos outros. Ex.: Congresso Nacional, Cmara dos Deputados, Senado Federal, Chefias do Executivo, Tribunais e Juzes e Tribunais de Contas. rgos autnomos - So os subordinados diretamente cpula da Administrao. Tm ampla autonomia administrativa, financeira e tcnica, caracterizando-se como rgos diretivos, com funes de planejamento, superviso, coordenao e controle das atividades que constituem sua rea de competncia. Seus dirigentes so, em geral, agentes polticos nomeados em comisso. So os Ministrios e Secretarias, bem como a AGU (AdvocaciaGeral da Unio), Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e as Procuradorias dos Estados e Municpios. rgos superiores - Detm poder de direo, controle, deciso e comando dos assuntos de sua competncia especfica. Representam as primeiras divises dos rgos independentes e autnomos. Ex.: Gabinetes, Coordenadorias, Departamentos, Divises, etc. rgos subalternos - So os que se destinam execuo dos trabalhos de rotina, cumprindo

ordens superiores. Ex.: portarias, sees de expediente, etc. Quanto estrutura rgos simples rgos compostos rgos Federais rgos estaduais rgos Municipais

rgos Simples: so tambm conhecidos por unitrios, so aqueles que possuem apenas um nico centro de competncia, sua caracterstica fundamental a ausncia de outro rgo em sua estrutura, para auxili-lo no desempenho de suas funes rgos Compostos: So aqueles os quais detm estruturas compostas por outros rgos menores, seja com desempenho de funo principal seja de auxilio nas atividades, as funes so distribudas em vrios centros de competncia, sob a superviso do rgo de chefia. rgos Federais:DPF - Departamento de Polcia Federal, SRF - Secretaria da Receita Federal. Quanto atuao funcional rgos Singulares: so aqueles que decidem e atuam por meio de um nico agente, o chefe. Os rgos singulares possuem vrios agentes auxiliares, mas sua caracterstica de singularidade expressa pelo desenvolvimento de sua funo por um nico agente, em geral o titular. rgos Coletivos: so aqueles que decidem pela manifestao de vrios membros, de forma conjunta e por maioria, sem a prevalncia da vontade do chefe.A vontade da maioria imposta de forma legal, regimental ou estatutria. Ministrios do Brasil O Poder Executivo no Brasil composto atualmente por 24 ministrios, dez secretarias da presidncia com status de ministrio e cinco rgos com status de ministrio.1 Cada ministrio responsvel por uma rea especfica e liderado por um ministro. Os ministros so escolhidos pelo Presidente da Repblica a cada mandato, que atualmente no Brasil de 4 anos.

Bandeira do Ministro de Estado do Brasil. Dentre os Ministrios e respectivas Autarquias que compem o Governo Federal, o mais antigo o da Justia, criado em 3 de julho de 1822, pelo Prncipe Regente D. Pedro, com nome de Secretaria de Estado de Negcios da Justia. Os ministros auxiliam o Presidente da Repblica no exerccio do Poder Executivo. O de Relaes Exteriores, por exemplo, assessora na formulao e execuo da poltica externa brasileira. Os Ministrios elaboram normas, acompanham e avaliam os programas federais, formulam e implementam as polticas para os setores que representam. So encarregados, ainda, de estabelecer estratgias, diretrizes e prioridades na aplicao dos recursos pblicos. O ltimo Ministrio criado trata-se da transformao da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) em Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), pela lei 11.958/09 de 26 de junho de 2009.

Ministrios do Brasil A tabela a seguir mostra a relao com os ministrios, os ocupantes da pasta, o partido poltico e os oramentos anuais de 2007, 2008 e 2009. As indicaes ao lado dos oramentos anuais mostram se houve acrscimo ( ) ou decrscimo ( ) em relao ao oramento ano anterior. Os valores dos oramentos anuais so referentes a dotao (oramento aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da Repblica acrescido ou subtrado por eventuais crditos adicionais e/ou remanejamentos) e no valores empenhados (valor compromissado ou registrado no oramento ainda no pago) ou mesmo pagos (desembolso realizado pelo Governo).2 Esses so os atuais ministros, do Governo Dilma Rousseff:3 Ministrio Sigla Atual Partido ministro(a) Oramento Oramento Oramento em 2007 em 2008 em 2009 (bilhes (bilhes (bilhes de reais)4 de reais)5 de reais)2

Agricultura, Pecuria e Antnio MAPA PMDB 6,71 6,97 7,73 Abastecimento Andrade O Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) um ministrio do poder executivo do Brasil. A competncia deste ministrio formular e implementar as polticas para desenvolvimento do agronegcio, integrando os aspectos de mercado, tecnolgicos, organizacionais e ambientais, para o atendimento dos consumidores do pas e do exterior, promovendo a segurana alimentar, a gerao de renda e emprego, a reduo das desigualdades e a incluso social. O MAPA exerce suas atividades nas Unidades da Federao atravs das Superintendncias Federais de Agricultura (SFA's). Aguinaldo PP 9,10 7,00 9,85 Ribeiro Ministrio das Cidades, criado em 1 de janeiro de 2003, tem como objetivo combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaos mais humanizados, ampliando o acesso da populao moradia, ao saneamento e ao transporte. Cincia, Tecnologia e Marco Antonio MCTI 5,45 5,99 6,14 Inovao Raupp O Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI) pertence administrao direta do governo federal do Brasil, responsvel pela formulao e implementao da Poltica Nacional de Cincia e Tecnologia, e tem suas aes pautadas nas disposies do Captulo IV da Constituio Federal de 1988. Cidades MCidades Foi criado durante o governo de Jos Sarney em 15 de maro de 1985, pelo Decreto n 91.146, como rgo central do sistema federal de cincia e tecnologia.2 O surgimento desse novo ministrio, alm de expressar a importncia poltica desse segmento, atendeu a um antigo anseio da comunidade cientfica e tecnolgica nacional. Sua rea de competncia abriga o patrimnio cientfico e tecnolgico e seu desenvolvimento, a poltica de cooperao e intercmbio concernente a esse patrimnio, a definio da Poltica Nacional de Cincia e Tecnologia, a coordenao de polticas setoriais, a poltica nacional de pesquisa, desenvolvimento, produo e aplicao de novos materiais e servios de alta tecnologia. Paulo Bernardo

Comunicaes

MC

PT

4,90

4,95

6,28

Cultura Defesa Desenvolvimento Agrrio Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior Desenvolvimento Social e Combate Fome Educao Esporte Fazenda Integrao Nacional Justia Meio Ambiente Minas e Energia Pesca e Aquicultura Planejamento, Oramento e Gesto Previdncia Social Relaes Exteriores Sade

MinC MD MDA MDIC

Marta Suplicy PT Celso Amorim PT Pepe Vargas Fernando Pimentel Tereza Campello Aloizio Mercadante Aldo Rebelo Guido Mantega Fernando Bezerra Coelho Jos Eduardo Cardozo Izabella Teixeira Edison Lobo Marcelo Crivella Mirian Belchior Garibaldi Alves Filho Antonio Patriota Alexandre Padilha Manoel Dias Csar Borges Gasto Vieira PT PT

1,08 41,71 4,12 1,40

1,28 43,12 3,81 1,38

1,38 52,11 4,70 1,61

MDS MEC ME MF MI MJ MMA MME MPA MPOG MPS MRE MS

PT PT PCdoB PT PSB PT PMDB PRB PT PMDB PT

24,86 29,48 1,58 15,12 10,84 7,66 2,80 5,49

28,60 31,73 1,16 14,33 12,88 8,42 3,00 5,93

32,70 40,68 1,40 19,37 14,68 9,20 3,52 7,21

4,68 192,93 1,97 52,99

8,58 209,68 1,74 52,59

11,04 239,94 1,89 59,66

Trabalho e Emprego MTE PDT 36,32 38,13 42,04 Transportes MT PR 14,37 13,27 14,50 Turismo MTur PMDB 2,10 2,68 3,03 Oramento total dos ministrios 477,66 507,52 594,00 Oramento da Presidncia da Repblica 4,59 5,49 7,21 Secretarias com status de ministrio (ligadas Presidncia da Repblica) Secretaria de Assuntos Marcelo Neri SAE Estratgicos (interino) Secretaria de Aviao Moreira SAC PMDB Civil Franco Secretaria de SeCom Helena Chagas Comunicao Social Secretaria dos Direitos SDH Maria do PT

Humanos Secretaria da Micro e Pequena Empresa SMPE

Rosrio Guilherme Afif Domingos

PSD

Secretaria de Polticas de Promoo da SEPPIR Igualdade Racial Secretaria de Polticas SPM para as Mulheres Secretaria de Portos SEP

Luiza Helena PT de Bairros Eleonora Menicucci Lenidas Cristino Gilberto Carvalho PT PSB

Secretaria-Geral da SG PT Presidncia Secretaria de Relaes SRI Ideli Salvatti PT Institucionais rgos com status de ministrio (ligados Presidncia da Repblica) Advocacia-Geral da Lus Incio AGU Unio Lucena Adams Alexandre Banco Central BC Tombini Gleisi Casa Civil CC PT Hoffmann Controladoria-Geral da Jorge Hage CGU Unio Sobrinho Jos Elito Gabinete de Segurana GSI Carvalho Institucional Siqueira O Ministrio das Comunicaes um rgo do poder Executivo brasileiro encarregado das polticas de radiodifuso, servios postais e telecomunicaes. O patrono do Ministrio das Comunicaes o Marechal Rondon que chefiou a construo das linhas telegrficas nas regies Centro-Oeste e Norte. Foi criado pelo decreto-lei n 236/1967 de 28 de fevereiro de 1967 do presidente Castello Branco. O Ministrio da Cultura (MinC) do Brasil foi criado em 15 de maro de 1985 pelo decreto n 91.144, no governo de Jos Sarney.2 Antes as atribuies desta pasta eram de autoridade do Ministrio da Educao, que de 1953 a 1985 chamava-se Ministrio da Educao e Cultura (MEC). O MinC responsvel pelas letras, artes, folclore e outras formas de expresso da cultura nacional e pelo patrimnio histrico, arqueolgico, artstico e cultural do Brasil.3 O Ministrio da Defesa (MD) o rgo do Governo Federal incumbido de exercer a direo superior das Foras Armadas, constitudas pela Marinha, pelo Exrcito e pela Aeronutica. Uma de suas principais tarefas o estabelecimento de polticas ligadas Defesa e Segurana do Pas, caso da Poltica de Defesa Nacional (PDN), atualizada em julho de 2005. Criado em 10 de junho de 1999, pela lei complementar n 97,2 o Ministrio da Defesa o principal articulador de aes que envolvam mais de uma Fora Singular. O Ministrio tem sob sua responsabilidade uma vasta e diversificada gama de assuntos, alguns dos quais de grande sensibilidade e complexidade, como, por exemplo, as operaes militares; o oramento de defesa; poltica e estratgia militares; e o servio militar. O Ministrio da Defesa brasileiro tambm responsvel pela aviao civil, o que uma poltica que gerou controvrsias em vrias ocasies, como, por exemplo, quando foi

considerado uma punio em massa por insubordinao durante uma greve de controladores areos. O Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) do Brasil foi criado em 25 de novembro de 1999 pela medida provisria n 1.911-121 e sua ltima estrutura regimental foi definida pelo decreto n 7.255 de 4 de agosto de 2010,3 tem por competncias a reforma agrria e reordenamento agrrio, regularizao fundiria na Amaznia Legal, promoo do desenvolvimento sustentvel da agricultura familiar e das regies rurais e a identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos.O Ministrio do Desenvolvimento Agrrio exercer, em carter extraordinrio, as competncias relativas regularizao fundiria na Amaznia Legal de que trata o art. 33 da Lei no 11.952, de 25 de junho de 20094 . O Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior foi criado pela lei n 3.782 de 22 de julho de 1960 durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.1 Durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello foi extinto e suas atribuies divididas em outros ministrios.3 Foi recriado no governo do presidente Itamar Franco.4 reas de competncia5

Em 29 de janeiro de 2008, o ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Miguel Jorge, chega ao ministrio para participar da reunio da Cmara de Comrcio Exterior (Camex). Foto:Jos Cruz/ABr poltica de desenvolvimento da indstria, do comrcio e dos servios propriedade intelectual e transferncia de tecnologia metrologia, normalizao e qualidade industrial polticas de comrcio exterior regulamentao e execuo dos programas e atividades relativas ao comrcio exterior aplicao dos mecanismos de defesa comercial participao em negociaes internacionais relativas ao comrcio exterior formulao da poltica de apoio microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato execuo das atividades de registro do comrcio O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) o responsvel pelas polticas nacionais de desenvolvimento social, de segurana alimentar e nutricional, de assistncia social e de renda de cidadania no pas. tambm o gestor do Fundo Nacional de Assistncia Social (FNAS). Criado em 23 de janeiro de 2004 pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, cabe ainda ao MDS a misso de coordenar, supervisionar, controlar e avaliar a execuo dos programas de transferncia de renda, como o Fome Zero, cujo maior expoente o carto Bolsa Famlia, bem como aprovar os oramentos gerais do Servio Social da Indstria (SESI), do Servio Social do Comrcio (SESC) e do Servio Social do Transporte (SEST). O Ministrio da Educao (MEC) um rgo do governo federal do Brasil fundado no decreto n. 19.402, em 14 de novembro de 1930, com o nome de Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica, pelo ento presidente Getlio Vargas e era encarregado pelo estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, sade pblica e assistncia hospitalar. Este, estabelece como rea de competncia do MEC: poltica nacional de educao educao infantil

educao em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino mdio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educao profissional, educao especial e educao a distncia, exceto ensino militar avaliao, informao e pesquisa educacional pesquisa e extenso universitria magistrio assistncia financeira a famlias carentes para a escolarizao de seus filhos ou dependentes Ministerio dos esportes responsvel por construir uma poltica nacional de esporte. Alm de desenvolver o esporte de alto rendimento, o ministrio trabalha aes de incluso social por meio do esporte, garantindo populao brasileira o acesso gratuito prtica esportiva, qualidade de vida e desenvolvimento humano.

O Ministrio da Fazenda o rgo que, na estrutura administrativa da Repblica Federativa do Brasil, cuida da formulao e execuo da poltica econmica nacional, da administrao fazendria da Unio, por meio de sua Secretaria do Tesouro Nacional, e da administrao superior da estrutura fiscal federal, por meio de sua Secretaria da Receita Federal. Sua autoridade superior o Ministro de Estado da Fazenda. Hoje, o Ministrio da Fazenda responsvel pela formulao e execuo da poltica econmica do Brasil. Sua rea de atuao abrange assuntos diversos, dentre os quais se destacam: moeda, crdito e instituies financeiras; poltica e administrao tributria; administrao financeira e contabilidade pblica; dvida pblica; negociaes econmicas internacionais; preos em geral; tarifas pblicas e administradas; fiscalizao e controle do comrcio exterior; e acompanhamento da conjuntura econmica. "Se a atuao do Ministrio da Fazenda constitua pea essencial na direo dos negcios pblicos, ela enfrentou, desde o incio, e continuaria enfrentando durante todo o perodo imperial, mltiplas dificuldades decorrentes, em parte, da herana colonial, mas tambm das limitaes inevitveis de um pas novo que devia organizar-se quase a partir da estaca zero, ao mesmo tempo que, devido a este mesmo fato, no dispunha dos recursos financeiros, nem sobretudo dos recursos humanos exigidos por tal empreendimento". Trecho do livro Histria Administrativa do Brasil de Mircea Buescu. Ministrio da Integrao Nacional um rgo do governo federal brasileiro cuja criao se deu em 29 de julho de 1999, atravs da medida provisria n 1.911-8, convertida na lei n 10.683/2003, e teve sua estrutura regimental aprovada pelo decreto n 5.847 de 14 de julho de 2006, que estabeleceu as seguintes competncias para a instituio: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Formular e conduzir a poltica de desenvolvimento nacional integrada Formular planos e programas regionais de desenvolvimento Estabelecer estratgias de integrao das economias regionais Estabelecer diretrizes e prioridades na aplicao dos recursos dos programas de financiamento, de que trata a Constituio Federal Estabelecer diretrizes e prioridades na aplicao dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amaznia e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste Estabelecer de normas para cumprimento dos programas de financiamento dos fundos constitucionais e das programaes oramentrias dos fundos de investimentos regionais Acompanhar e avaliar os programas integrados de desenvolvimento nacional Defesa civil

9. Obras contra as secas e de infra-estrutura hdrica 10.Formular e conduzir a poltica nacional de irrigao 11.Ordenao territorial 12.Obras pblicas em faixas de fronteiras O Ministrio da Justia o rgo superior da administrao federal brasileira que trata das matrias relacionadas com a ordem jurdica, cidadania e garantias pessoais. Conforme o art. 1 do Anexo I ao #Decreto n6.061-15/03/2007, os assuntos atribudos ao Ministrio da Justia so os seguintes: I - defesa da ordem jurdica, dos direitos polticos e das garantias constitucionais; II - poltica judiciria; III - direitos dos ndios; IV - entorpecentes, segurana pblica, Polcias Federal, Rodoviria Federal e Ferroviria Federal e do Distrito Federal; V - defesa da ordem econmica nacional e dos direitos do consumidor; VI - planejamento, coordenao e administrao da poltica penitenciria nacional; VII - nacionalidade, imigrao e estrangeiros; VIII - ouvidoria-geral dos ndios e do consumidor; IX - ouvidoria das polcias federais; X - assistncia jurdica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados em lei; XI - defesa dos bens e dos prprios da Unio e das entidades integrantes da administrao pblica federal indireta; XII - articulao, coordenao, superviso, integrao e proposio das aes do Governo e do Sistema Nacional de Polticas sobre Drogas nos aspectos relacionados com as atividades de preveno, represso ao trfico ilcito e produo no autorizada de drogas, bem como aquelas relacionadas com o tratamento, a recuperao e a reinsero social de usurios e dependentes e ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas; XIII - coordenao e implementao dos trabalhos de consolidao dos atos normativos no mbito do Poder Executivo; XIV - preveno e represso lavagem de dinheiro e cooperao jurdica internacional; e XV - poltica nacional de arquivos. XVI - assistncia ao Presidente da Repblica em matrias no afetas a outro Ministrio. O Ministrio do Meio Ambiente (MMA) do Brasil foi criado com a denominao de Ministrio do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente, em 15 de maro de 1985, no governo de Jos Sarney, atravs do Decreto n 91.145. Anteriormente as atribuies desta pasta ficavam a cargo da Secretaria Especial de Meio Ambiente, do ento denominado Ministrio do Interior, criada atravs do Decreto n 73.030, de 30 de outubro de 1973. Em 1990, no governo Fernando Collor de Mello, o Ministrio do Meio Ambiente foi transformado em Secretaria do Meio Ambiente, diretamente vinculada Presidncia da Repblica. Esta situao foi revertida pouco mais de dois anos depois, em 19 de novembro de 1992, no governo Itamar Franco. Em 1993, foi transformado em Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia Legal e, em 1995, em

Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, adotando, posteriormente, o nome de Ministrio do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. Em 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso, retornou denominao de Ministrio do Meio Ambiente. Poltica nacional do meio ambiente2 Programas ambientais para a Amaznia Legal Poltica dos recursos hdricos Polticas de preservao, conservao e utilizao sustentvel de ecossistemas, biodiversidade e florestas Polticas para a integrao do meio ambiente e produo Estratgias para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentvel dos recursos naturais Zoneamento ecolgico-econmico O Ministrio de Minas e Energia (MME) foi criado em 1960, pela lei n 3.782, de 22 de julho de 1960. Anteriormente, os assuntos de minas e energia eram de competncia do Ministrio da Agricultura. Em 6 de agosto de 1997, a lei n 9.478 criou o Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE), vinculado Presidncia da Repblica e presidido pelo ministro de Minas e Energia, com a atribuio de propor ao presidente da Repblica polticas nacionais e medidas para o setor.O MME tem como empresas vinculadas a Eletrobras e a Petrobras, que so de economia mista. A Eletrobras, por sua vez, controla, as empresas Furnas Centrais Eltricas S.A., Companhia Hidro Eltrica do So Francisco (Chesf), Companhia de Gerao Trmica de Energia Eltrica (CGTEE), Centrais Eltricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), Eletrosul Centrais Eltricas S.A. (Eletrosul) e Eletrobrs Termonuclear S/A (Eletronuclear). Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA) assessora direta e imediatamente o Presidente da Repblica na formulao de polticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento da produo pesqueira e aqucola.1 O ministrio foi criado em 1 de janeiro de 2003 com o nome de Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (SEAP) pela medida provisria 103, que depois se transformou na lei n 10.683.2 A transformao em ministrio se deu pela lei n 11.958 de 26 de junho de 2009. O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MP)2 um Ministrio do Poder Executivo do Brasil. Sua funo planejar a administrao governamental, planejar custos, analisar a viabilidade de projetos, controlar oramentos, liberar fundos para estados e projetos do governo. As rea de competncia do ministrio so:3 participao na formulao do planejamento estratgico nacional avaliao dos impactos socioeconmicos das polticas e programas do Governo Federal e elaborao de estudos especiais para a reformulao de polticas realizao de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura socioeconmica e gesto dos sistemas cartogrficos e estatsticos nacionais elaborao, acompanhamento e avaliao do plano plurianual de investimentos e dos oramentos anuais viabilizao de novas fontes de recursos para os planos de governo coordenao da gesto de parcerias pblico-privadas formulao de diretrizes, coordenao das negociaes, acompanhamento e avaliao dos financiamentos externos de projetos pblicos com organismos multilaterais e agncias governamentais coordenao e gesto dos sistemas de planejamento e oramento federal, de pessoal civil, de administrao de recursos da informao e informtica e de servios gerais, bem como das

aes de organizao e modernizao administrativa do Governo Federal formulao de diretrizes, coordenao e definio de critrios de governana corporativa das empresas estatais federais administrao patrimonial poltica e diretrizes para modernizao do Estado A Previdncia Social o seguro social para a pessoa que contribui. uma instituio pblica que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdncia Social utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doena, invalidez, idade avanada, morte e desemprego involuntrio, ou mesmo a maternidade e a recluso. O Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil (MRE), tambm conhecido como Itamaraty, um rgo do Poder Executivo, responsvel pelo assessoramento do Presidente da Repblica na formulao, desempenho e acompanhamento das relaes do Brasil com outros pases e organismos internacionais. A atuao do Itamaraty cobre as vertentes poltica, comercial, econmica, financeira, cultural e consular das relaes externas, reas nas quais exerce as tarefas clssicas da diplomacia: representar, informar e negociar. O presente artigo tem por objetivo descrever sucintamente a atuao do MRE: sua importncia histrica e presente, funes e competncias legais e a pauta da agenda do Ministrio, principalmente quanto aos temas de maior importncia atual. O Ministrio da Sade, no Brasil, corresponde ao setor governamental responsvel pela administrao e manuteno da Sade pblica do pas. O primeiro Ministrio com aes na rea da sade foi criado em 1930, durante o governo de Getulio Vargas, com o nome de Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Publica. Em 1937 passou a se chamar Ministrio da Educao e Sade. Em 25 de julho de 1953 fica como Ministrio da Sade. Unidades Vinculadas Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrs) Fundao Nacional de Sade (Funasa) Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz) Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) Instituto Nacional de Cncer (Inca)

O Ministrio do Trabalho e Emprego um ministrio do governo do Brasil. Sua competncia abrange os seguintes assuntos: poltica e diretrizes para a gerao de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; poltica e diretrizes para a modernizao das relaes do trabalho; fiscalizao do trabalho, inclusive do trabalho porturio, bem como aplicao das sanes previstas em normas legais ou coletivas; poltica salarial; formao e desenvolvimento profissional; segurana e sade no trabalho; poltica de imigrao; e cooperativismo e associativismo urbanos. O atual ministro do Trabalho Manoel Dias. o Ministrio do Trabalho e Emprego que solicita anualmente a informao de RAIS dos empregadores brasileiros. O Ministrio dos Transportes do Brasil o rgo responsvel pelo assessoramento do presidente da Repblica na execuo e formulao e da poltica de transporte do pas.

O ministrio j teve diversas denominaes: 1860 a 1891 Secretaria de Estado dos Negcios da Agricultura, Comrcio e Obras Pblicas 1891 a 1906 Ministrio da Indstria, Viao e Obras Pblicas 1906 a 1967 Ministrio da Viao e Obras Pblicas 1967 a 1990 Ministrio dos Transportes 1990 a 1992 Ministrio da Infra-Estrutura 1992 a 1992 Ministrio dos Transportes e das Comunicaes 1992 a 2013 Ministrio dos Transportes O Ministrio do Turismo (MTur) objetiva "desenvolver o turismo como atividade econmica auto-sustentvel em gerao de empregos e divisas, proporcionando incluso social". A Secretaria Nacional de Polticas do Turismo (SNPT-MTur) tem como funo tratar da poltica nacional relativa ao setor em consonncia com as determinaes do Conselho Nacional do Turismo. tambm responsvel por criar polticas para fomentar a atividade. A Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPDT-MTur) tem como principal atividade tratar da ampliao da infra-estrutura em localidades tursticas ou com forte potencial turstico alm de trabalhar para a melhoria da qualidade dos servios prestados por empresas do setor turstico. A EMBRATUR a antiga Empresa Brasileira de Turismo que se reformulou e tornou-se o Instituto Brasileiro de Turismo. Tendo sua criao em 18 de novembro de 1966 a EMBRATUR tinha como funo fomentar a atividade, a gerao de emprego no setor e o desenvolvimento da atividade em todo o Brasil. Hoje o Instituto "concentra-se na promoo, no marketing e apoio comercializao dos produtos, servios e destinos tursticos" Levando a marca e as imagens do Brasil para o exterior. O Ministrio do turismo trabalha para a atividade turstica cadastrando as empresas do setor tais como as agncias de viagens e turismo, as Operadoras de Turismo, as Transportadoras tursticas e os profissionais como ao turismlogos, os Agentes de viagens alm de produzir o Planejamento do setor e fomentar a atividade. Em 09 de agosto de 2011 no governo Dilma Roussef a Polcia Federal desmantelou um suposto esquema de desvio de verbas do oramento da Unio por meio de emendas parlamentares. De acordo com a PF, h fraude no convnio de R$ 4,4 milhes firmado em 2009 entre o ministrio e o Ibrasi, que deveria ter beneficiado 1.900 pessoas por meio de cursos de capacitao.2 Poderes e Deveres do Administrador Pblico 1 INTRODUO O Estado, pode-se afirmar, uma fico jurdica, ou seja, constitui criao humana, de representao coletiva. Contudo, o Estado, por ser uma abstrao, no age por si mesmo. Nesse quadro, surgem os agentes pblicos, aos quais a ordem jurdica confere prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas para a consecuo dos interesses da sociedade. Esse conjunto de prerrogativas de direito pblico que a ordem jurdica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins1 denomina-se Poderes Administrativos. Regra geral, citados Poderes so concedidos por lei e destinam-se a instrumentalizar o Administrador Pblico para o atingimento do fim ltimo a que se presta o Estado: a satisfao dos interesses pblicos. Em contrapartida, por tutelarem interesses coletivos, impem-se aos agentes pblicos2, de modo geral, uma srie de deveres. Em determinadas hipteses, pode-se mesmo afirmar que os poderes convertem-se em verdadeiros deveres administrativos. De fato, enquanto na esfera privada o poder faculdade daquele que o detm, no setor pblico representa um dever do administrador para com a

comunidade que representa. A doutrina fala, ento, em Poder-dever de agir, a ser mais detalhado abaixo. H que se fazer diferena, ainda, entre Poderes Administrativos e Polticos. Aqueles, so poderes instrumentais da Administrao, instrumentos de trabalho para cumprimento de tarefas de natureza administrativa, como no poderia deixar de ser. J os Poderes Polticos so estruturais e inerentes organizao do Estado, integrando a organizao constitucional, sendo que a inter-relao entre estes objeto de estudo de ramo prprio do Direito, o Direito Constitucional. Por fim, inmeros so os Poderes e Deveres do Administrador Pblico. Desse modo, sero analisados aqueles reiteradamente abordados pelos principais autores da doutrina ptria. 2 DEVERES DO ADMINISTRADOR PBLICO Alm de poderes, os agentes administrativos, obviamente, detm deveres, em razo das atribuies que exercem. Dentre os principais, podem ser citados os seguintes, conforme aponta doutrina a respeito do assunto: 1. Dever de probidade; 2. Dever de prestar contas; 3. Dever de Eficincia: 4. Poder-dever de agir. 2.1 Dever de Probidade Ainda que no se estabelea ordem de importncia entre os deveres que devem nortear a conduta do Administrador Pblico, pode-se afirmar que o de probidade dos mais relevantes. Com efeito, alm de estar pautada na Lei, a conduta dos agentes pblicos deve ser honesta, reta, respeitando a noo de moral no s administrativa, mas tambm da prpria sociedade. de tal importncia a conduta proba que o Legislador a erigiu a status constitucional, conforme se v no 4, art. 37 da Carta Magna, verbis: Os atos de improbidade importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Em diversas normas encontram-se referncias improbidade, tal como na Lei 8.112/90, que estabelece o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio3. De toda forma, digna de destaque a Lei 8.429/92, que dispe sobre atos de improbidade administrativa. Um dos pontos de relevo daquela norma sua rea de abrangncia: atinge no s os agentes pblicos, mas tambm queles que induzam ou concorram para a prtica de ato de improbidade administrativa, ou dele se beneficie direta ou indiretamente, ainda que no seja agente pblico. Registre-se, ainda, que a Lei 8.429/92 de abrangncia nacional, isto , aplica-se Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. As sanes estabelecidas pela Lei de Improbidade Administrativa so de ordem administrativa, civil e poltica. Assim, a Lei 8.429 no cuida de sanes penais. De toda forma, a ocorrer infrao prevista na Lei 8.429 que seja tipificada como crime, nada impede que o infrator responda na esfera penal pelo fato cometido. Por fim, ressalte-se que os atos de improbidade sero abordados com maior propriedade mais a frente, em captulo especfico. 2.2 Dever de Prestar Contas Em decorrncia de gerir o que no lhe pertence, constitui dever do Administrador Pblico apresentar contas do que realizou toda coletividade. Ora, se na esfera privada j o assim, no poderia ser diferente no setor pblico. Bem esclarece Hely Lopes Meirelles, ao afirmar: a regra universal: quem gere dinheiro pblico ou administra bens ou interesses da comunidade deve contas

ao rgo competente para a fiscalizao. Pela regra, percebe-se que o dever de prestar contas maior do que se pensa: abrange no s aqueles que so Agentes Pblicos, mas a todos que tenham sob sua responsabilidade dinheiros, bens, ou interesses pblicos, independentemente de serem ou no administradores pblicos. 2.3 Dever de Eficincia Elevado categoria de Princpio Constitucional de Administrao Pblica (vide Emenda Constitucional 19/1998), o dever de eficincia impe que a atividade administrativa seja cada vez mais clere e tcnica, ou seja, que se busque no s o aumento quantitativo, mas tambm qualitativo do papel desempenhado pelo Administrador Pblico. A busca contnua pela eficincia resulta, sem dvida, em maiores benefcios prpria coletividade, da por que constitui dever do administrador. Inmeros exemplos da busca da eficincia pela Administrao podem ser observados em textos legais, tais como o Decreto Lei 200/674, ou mesmo na Constituio Federal5. 1. - Poder-dever de Agir. O poder que possui o agente pblico significa, em realidade, dever com relao comunidade, no sentido de quem o detm est na obrigao de exerc-lo, sendo inadmitida a sua renncia. Assim, difere em essncia com relao noo de poder na esfera privada, na qual o poder faculdade de agir para quem seu titular. Por oportuno, cite-se a lapidar lio, como de costume, do Prof. Hely Lopes Meirelles, que ensina: Se para o particular o poder de agir uma faculdade, para o administrador pblico uma obrigao de atuar, desde que se apresente o ensejo de exercit-lo em benefcio da comunidade. que o Direito Pblico ajunta ao poder do administrador o dever de administrar. Assim, conclui-se que pouca margem de deciso subsisti ao agente quando surge a oportunidade (dever) de agir. Disto resulta que a omisso da autoridade ou o silncio administrativo ocorridos quando seu dever atuar gerar a responsabilizao do agente omisso, autorizando a obteno do ato no realizado por via judicial, em regra, por intermdio de mandado de segurana, quando ferir direito lquido e certo do interessado. 3 PODERES DO ADMINISTRADOR PBLICO J se viu que aos agentes pblicos so concedidos poderes, para que bem desempenhem sua funo de elemento concretizador da vontade do Estado. A despeito da controvrsia que o assunto gera, faz-se necessrio abordar aqueles mais relevantes, com base na doutrina majoritria. 3.1 Poder Discricionrio: impossvel a Lei prever todas as condutas a serem adotadas pelo Administrador frente s situaes concretas que se apresentam e que exigem pronta soluo. Dessa maneira, a Lei faculta ao administrador a possibilidade de adotar uma dentre vrias (ou pelo menos mais de uma) condutas possveis, a qual deve estar alinhada ao melhor atendimento do interesse pblico, o que resulta num juzo discricionrio por parte do responsvel pelo ato, o qual, de forma alguma, pode ser confundido com um livre arbtrio, pois a Administrao Pblica, ao revs dos particulares de modo geral, s pode fazer aquilo que a Lei lhe determina (atuao/poder vinculado vide item 3.2 abaixo) ou autoriza. Neste ltimo caso que h discricionariedade. De toda forma, em ambas as situaes (vinculao ou discricionariedade), a conduta do agente deve estar pautada na legalidade, em nenhuma hiptese admitindo-se aes que desbordem tal limite, faltando ao administrador pblico, por conseguinte, a possibilidade de escolher livremente, da forma que melhor entender (livre arbtrio), uma vez que limitado, SEMPRE, pela Lei. Por tudo, pode-se afirmar que arbitrariedade , para a Administrao Pblica, sinnimo de ilegalidade. Afirma, com razo, o Prof. Jos dos Santos Carvalho Filho: convenincia e oportunidade so os elementos nucleares do poder discricionrio. A primeira indica em que condies vai se conduzir o agente; a segunda diz respeito ao momento em que a atividade deve ser produzida. Registre-se,

porm, que essa liberdade de escolha tem que se conformar com o fim colimado na lei... A lio auto-explicativa, sendo desnecessrios comentrios adicionais. Ainda que discricionrios, os atos praticados pela Administrao no refogem, de maneira alguma, ao controle judicial. Conforme se viu em captulo prprio, os elementos do ato administrativo so 5: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. Os 3 primeiros so sempre vinculados, ou seja, sobre estes o agente no possui liberdade quanto deciso a forma de agir. A discricionariedade, quando existente, reside nos dois ltimos, motivo e objeto, que constituem o que a doutrina denomina de mrito administrativo, existente nos atos discricionrios. Assim, mais fcil ao Poder Judicirio o controle daqueles 3 primeiros elementos, dada a sua vinculao. Quanto ao motivo e ao objeto, o Julgador (Juiz ou Tribunal) deve agir com cautela: no se admite que o controle judicial invada a competncia que, por lei, foi reservada ao Administrador, sob pena de ofender o princpio republicano da separao dos poderes. No possvel, portanto, o Judicirio controlar o mrito da deciso administrativa, desde que esta seja produzida dentro dos limites da lei. De qualquer forma, o Judicirio tem se utilizado dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, dentre outros fundamentos, para coibir excessos na discricionariedade administrativa. razovel a conduta que respeite critrios aceitveis do ponto de vista racional, ou seja, que leve em conta o senso comum de pessoas equilibradas, sensatas e prudentes. No se admite, assim, que a Administrao adote condutas bizarras, incoerentes, ou seja, em sntese, desarrazoadas6. A proporcionalidade pode ser traduzida como a adeqabilidade entre os meios utilizados e os fins pretendidos. Se a conduta do Administrador no respeita tal relao, ser excessiva, portanto, desproporcional. A idia central da proporcionalidade que ningum obrigado a suportar restries em sua liberdade ou propriedade que no sejam imprescindveis ao atendimento do interesse pblico. Pelo exposto, verifica-se que a apreciao do ato do Administrador sob a tica da razoabilidade e da proporcionalidade amplia a atuao do Judicirio, possibilitando a apreciao de atos que, sob o manto da discricionariedade, consubstanciam verdadeiros abusos de poder, podendo-se afirmar, por conseguinte, que o mrito administrativo uma faixa de liberdade cada vez mais estreita ao Administrador Pblico. 3.2 Poder Vinculado Tambm chamado de regrado, o Poder Vinculado aquele conferido por Lei Administrao para a prtica de atos nos quais a liberdade de atuao mnima, ou mesmo inexiste. Difere em essncia do Poder e, por conseqncia, dos atos administrativos discricionrios, nos quais h maior liberdade de atuao da Administrao. Nos atos vinculados, todos os elementos que o compem (competncia, finalidade, forma, motivo e objeto) no podem ser valorados pela Administrao, a qual no goza de liberdade para a prtica de atos vinculados. Da por que alguns autores considerarem que no existe Poder Vinculado, uma vez que esse no encerra prerrogativa do Poder Pblico, mas mera restrio atuao administrativa, constituindo, quando muito, atributos de outros poderes da Administrao. Essa a posio defendida por Maria Sylvia di Pietro, por exemplo. 3.3 Poder Regulamentar Conforme j dito, no haveria como o legislador prever todas as solues tcnicas a serem adotadas frente s situaes reais enfrentadas pela Administrao Pblica. Tampouco caberia a este mesmo legislador tornar exeqvel todas as normas que edite. A tarefa tornar-se-ia por demais onerosa, mesmo desvirtuando o sentido de abstrao e generalidade inerentes s normas legais. Incumbe Administrao, ento, complement-las, criando os mecanismos para sua efetiva implementao. Essa constitui a principal caracterizao do Poder Regulamentar, o qual, na lio do Prof. Jos dos Santos, pode ser conceituado como a prerrogativa conferida Administrao Pblica de editar atos gerais para complementar as leis e permitir sua efetiva implementao. Ressalte-se ainda que,

com acerto, alguns autores preferem falar em Poder Normativo ao invs de Poder Regulamentar, uma vez que este representa apenas uma das formas pelas quais se expressa aquele, coexistindo com outras. Adota essa posio, por exemplo, a Profa. Maria Sylvia di Pietro. 3.3.1 Natureza do Poder Regulamentar Constitui prerrogativa de direito pblico, dado que conferido aos rgos que tem por responsabilidade a gesto de interesses pblicos. o Poder Regulamentar, ainda, de natureza derivada, somente exercido com base em lei anterior. As leis, de sua parte, so normas originrias, arrimando-se diretamente na Constituio. 3.3.2 Materializao do Poder Regulamentar Basicamente, a formalizao do Poder ora tratado se d por meio dos regulamentos e decretos. Nessa linha, estatui o inc. IV, art. 84 da CF que compete ao Presidente da Repblica expedir decretos e regulamentos7 para a fiel execuo das leis. Em decorrncia do princpio da simetria constitucional, os Chefes de Executivos dos Estados possuem a mesma prerrogativa. Outras autoridades, como os Ministros, podem editar atos normativos (inc. II, nico, art. 87, CF). Tambm h possibilidade de outras entidades, tais como as agncias reguladoras, assim procederem. Para ambos os casos, evidentemente, h que se preservar os limites postos pelo princpio da legalidade. 3.3.3 Limites do Poder Regulamentar O Legislador no pode, sob pena de ofensa ao princpio de separao dos poderes, delegar in totum (integralmente) sua competncia legiferante ao executivo. Nessa situao, ocorreria uma delegao legislativa em branco, tida por inconstitucional pelo STF, e, assim, inaceitvel em nosso sistema jurdico. Mesmo naquelas matrias de alta dose de tecnicidade, a delegao concedida para a Administrao regulament-las dever ser limitada. Assim, o Legislativo poderia, por exemplo, determinar regras bsicas, enquanto Administrao caberia a regulamentao tcnica, de maior complexidade, de acordo com parmetros estabelecidos na norma. A Administrao no pode, portanto, a pretexto de regulamentar norma, criar direito, introduzindo novidade no mundo jurdico, dado que este papel cabe ao Legislativo, este sim, possuidor da prerrogativa de produzir novidades jurdicas. 3.3.4 Decretos e Regulamentos: de Execuo, autnomos e autorizados. Os decretos/regulamentos de execuo so regras jurdicas gerais, abstratas e impessoais, concebidas em funo de uma lei, para lhe dar fiel execuo e referentes atuao da Administrao. No mbito federal, a competncia para expedio desses decretos do Presidente da Repblica ( nico, art. 84), sendo tal competncia indelegvel. Fundamento bsico para a edio de decretos de execuo que estes devem ser editados em funo de uma Lei que futuramente exigir a participao da Administrao na sua efetivao. Assim, no seria razovel, ou mesmo legal, a Administrao, sob a argumentao de uso do Poder Regulamentar, expedir decretos de execuo em razo de normas que nada tem a ver com o exerccio de suas atribuies, tais como alguns dispositivos de direito comercial, por exemplo. Os decretos autnomos foram reintroduzidos em nossa ordem jurdica por intermdio da Emenda Constitucional 32/2001. A partir da promulgao desta, compete ao Presidente da Repblica dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. Ressalte-se que, a despeito do que estabelece a alnea a, a criao e extino de Ministrios e rgos da Administrao Pblica continua a depender de Lei (art. 88, CF). So duas situaes distintas, ento: tratando-se de organizao/funcionamento da administrao federal (alnea a), competncia do Presidente da Repblica, por meio de decreto (autnomo), competncia que delegvel, nos termos do art. 84, nico da CF/88; j a

criao/extino de Ministrios matria a ser tratada em lei. Por fim, decretos/regulamentos autorizados so os que complementam disposies de uma lei, em razo de expressa determinao contida nessa mesma norma para que o Executivo assim proceda. Ressalte-se, ainda que repetitivamente, a impossibilidade da Administrao prover por meio de atos administrativos situaes cuja regulamentao exija a edio de Lei. 3.3.5 Controle dos Atos Regulamentares A regra geral que os atos regulamentares (ou mesmo no regulamentares) devem ser praticados sem vcios. Veremos, contudo, em captulo prprio (referente aos Atos Administrativos), que, sob certas circunstncias, podem ser corrigidos (convalidados, a expresso correta) certos vcios. Nesse sentido, levando em conta a regra geral, verifica-se a existncia de uma srie de instrumentos ou mecanismos que visam coibir tal prtica nociva de se editar atos ilegais. Inicialmente, diga-se que, conforme o inc. V, art. 49 da CF, compete exclusivamente ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativo. Tal controle visa nitidamente impedir a usurpao da competncia legiferante do poder que, constitucionalmente, a detm, ou seja, visa restringir a invaso de competncia do Legislativo pelo Executivo. Com relao ao controle judicial dos atos regulamentares, este variar conforme a natureza destes e em razo norma infringida. No caso de conflito com a lei, o ato regulamentar estar sujeito ao controle de legalidade. De outra parte, o ato regulamentar poder ser submetido ao controle de constitucionalidade, desde que ofenda diretamente a Lei Maior. Nesta situao, no haver lei subordinadora do ato regulamentar editado, o qual ser qualificado como autnomo, podendo ser impugnado por intermdio da Ao Direta de Inconstitucionalidade, permissiva da invalidao dos atos que ofendem diretamente a constituio. Assim, conclui-se que s so passveis de controle direto de constitucionalidade os atos regulamentares normativos e autnomos. Nessa linha, j decidiu o STF: Ao Direta de Inconstitucionalidade Objeto Decreto. Uma vez ganhando contornos de verdadeiro ato autnomo, cabvel a ao direta de inconstitucionalidade8. Por fim, quando a Administrao deixar de regulamentar lei que para produo dos seus efeitos exija, imprescindivelmente, a edio de ato normativo prprio, os destinatrios do ato no editado podero utilizar o mandado de injuno, para gozar todas as vantagens que seriam decorrentes. Para tanto, a Lei produzida dever ter fixado prazo para sua regulamentao, o qual, por sua vez, transcorrer em branco quanto publicao do decreto regulamentar. Tal sada jurdica justificada, pois a omisso do Executivo no poderia inviabilizar direitos estabelecidos em norma editada pelo Legislativo. Ressalte-se que a omisso do ato normativo tem que se referir a direitos de ordem constitucional, que encontram supedneo no art. 5, inc. LXXI, verbis: conceder-se- mandado de injuno sempre que falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerente nacionalidade, soberania e cidadania. 3.4 Poder Hierrquico Nas relaes hierrquicas vislumbra-se vnculo de subordinao entre rgos e agentes que componham a relao de direito em questo. A despeito de ser inerente ao Executivo, no se pode afirmar que as relaes hierrquicas se restrinjam a este no mbito da Administrao Pblica. De fato, onde ocorra o desempenho da funo administrativa poder ocorrer uma relao hierrquica, mesmo no Legislativo ou no Judicirio. Mas, quando os membros desses dois poderes estiverem exercendo suas funes tpicas, de legislar ou de judicar (funes legislativa e jurisdicional, respectivamente), inexiste hierarquia. No h, portanto, hierarquia entre parlamentares ou membros da magistratura. o poder hierrquico que permite Administrao distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os

servidores do seu quadro de pessoal9. Nota-se, desse modo, a ntima relao existente entre o Poder Hierrquico e o Disciplinar, a ser visto logo abaixo. Do Poder Hierrquico resultam, ainda, as prerrogativas dos superiores de ordenar, fiscalizar, rever, delegar ou avocar, com relao aos subordinados. Ordenar implica impor ao subordinado a conduta a ser adotada diante do caso concreto. Consignese que o dever de obedincia do subordinado no ser absoluto: nos casos em as ordens emanadas pelos superiores foram manifestamente ilegais no h que se cumpri-las. A afirmativa encontra amparo mesmo no texto da atual Carta Magna, que estabelece, em seu art. 5, inc. II que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei. Regra no mesmo sentido est contida na Lei 8.112/90, que estabelece o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos da Unio, ao estatuir, no inc. IV, art. 116, que o servidor obrigado a cumprir com as ordens que lhes so dadas, salvo quando manifestamente ilegais. Fiscalizar significa verificar se a conduta dos subordinados se coaduna com o que dispem as normas legais e regulamentares, bem como em relao s diretrizes fixadas pelos agentes superiores. Revisar implica a apreciao pelos superiores quanto aos aspectos dos atos praticados pelos inferiores, no sentido de mant-los ou invalid-los. A reviso ocorrer de ofcio (iniciativa da Administrao) ou por provocao do interessado, e s poder ocorrer at quando o ato ainda no tenha se tornado definitivo para a Administrao ou no tenha gerado direito adquirido para o Administrado. Delegar consiste na transferncia de atribuies de um rgo a outro no aparelho administrativo10. No admitida com relao a atos polticos, bem como de um Poder para outro, salvo nos casos constitucionalmente previstos (por exemplo, no caso de lei delegada). Em nvel federal, h, hoje, norma que trata de tal instituto, a Lei 9.784/99, a ser tratada no captulo referente ao Processo Administrativo. Avocar a possibilidade que tem o superior de trazer para si as funes exercidas por um subalterno. medida excepcional, que s pode ser realizada luz de permissivo legal e que desonera o subordinado com relao qualquer responsabilidade referente ao ato praticado pelo superior. No pode ser avocada, destaque-se, a atribuio expressamente dada por lei a certo rgo ou agente, como no caso dos julgamentos de licitaes pelas comisses competentes. Finalmente, de se registrar que no se deve confundir vinculao com subordinao. Enquanto a primeira tem carter externo e conseqncia do controle que as pessoas federativas tm sobre as pessoas administrativas que compem a administrao indireta, a ltima de carter interno, estabelecida entre rgos de uma mesma entidade, como decorrncia do poder hierrquico. Assim, a relao da Unio com uma de suas autarquias de vinculao destas para com aquela, enquanto que a relao de uma diviso de um Ministrio (rgos criados) com relao ao prprio Ministrio de subordinao. 3.5 Poder Disciplinar Pode-se afirmar que o Poder Disciplinar decorre, em boa medida, do escalonamento hierrquico verificado no exerccio da atividade administrativa. Com efeito, se ao superior dado poder de fiscalizar os atos dos subordinados, nada mais lgico que, em verificando o descumprimento de ordens ou normas, tenha a possibilidade de impor as devidas sanes que a conduta infratora exija. Por oportuno, consigne-se o ensinamento de Hely Lopes Meirelles, que conceitua o Poder Disciplinar como faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. Cabem algumas pequenas observaes com relao ao conceito.

O Oramento pblico um instrumento de planejamento e execuo das Finanas pblicas. Na atualidade o conceito est intimamente ligado previso das Receitas e fixao das Despesas pblicas. No Brasil, sua natureza jurdica considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relao com o carter meramente autorizativo das despesas pblicas ali previstas. O oramento contem estimativa das receitas e autorizao para realizao de despesas da administrao pblica direta e indireta em um determinado exerccio, que, no Brasil, coincide com o ano civil. Os princpios oramentrios so os seguintes: Princpio da universalidade: a Lei oramentria anual deve trazer em pea nica a previso de todas as receitas, bem como a autorizao de todas as despesas da administrao direta e indireta, relativamente aos trs Poderes e, ainda, da seguridade social. Princpio da exclusividade: proibido incluir dispositivo na lei oramentria que contenha matria estranha ao seu objeto, conforme art. 165, 8, da Constituio brasileira. Princpio da unidade: numa nica lei devem ser previstas todas as receitas e gastos dos trs Poderes da Unio, seus rgos, fundos e entidades da administrao direta e indireta, existindo previso para o oramento de investimento nas empresas estatais federais e, ainda, o oramento da seguridade social. Princpio da periodicidade: para cada ano deve existir uma lei oramentria (art. 165, III, da Constituio brasileira). Princpio da no afetao ou no vinculao: um princpio destinado apenas aos impostos, que diz que proibida a vinculao de receitas de impostos a rgo, fundo ou despesa, salvo algumas excees legalmente previstas (art. 167, IV, da Constituio Federal). Princpio do equilbrio: princpio contido na Lei de Responsabilidade Fiscal, em que os gastos so condicionados arrecadao. Princpio da transparncia: contido no art. 165, 6, da Constituio Federal. Princpio da publicidade: contido em vrios dispositivos da Constituio brasileira. Princpio da quantificao dos crditos oramentrios: refere-se proibio da concesso e utilizao de crditos ilimitados.1 A concepo moderna dos chamados "princpios oramentrios" compreende regras flexveis, ou seja, que admitem excees. Em concursos pblicos, muito provavelmente, ser exigido do candidato o conhecimento das excees. 1. PRINCPIO DA UNIDADE: O oramento deve constar de uma pea nica Fundamento legal: Art. 2, Lei n 4.320/64

Observao: Cada esfera de governo deve possuir apenas 1 oramento. O princpio da unidade no significa que deve existir apenas um oramento aplicvel para todos os entes federados. Unidade oramentria x Unidade de Caixa[1]

Excees: Entidades Paraestatais dotadas de Autonomia Financeira (ex. Empresas estatais - apenas os seus investimentos devem constar da Lei Oramentria Anual. O Plano de Dispndios Globais (PDG), ato infralegal, constitui o oramento das empresas estatais abrangendo tambm as despesas de custeio).

Questo: A existncia do oramento fiscal, da seguridade social e o de investimentos das estatais viola o princpio da unidade? 2. PRINCPIO DA TOTALIDADE ORAMENTRIA: Admite a coexistncia de diversos oramentos, os quais, entretanto, devero receber consolidao para que o governo tenha uma viso geral do conjunto das finanas pblicas. O autor James Giacomonni sustenta que a CF/88 estabelece que a LOA respeita o princpio da totalidade oramentria, pois os trs oramentos (Fiscal, Seguridade Social e Investimento das Estatais) so elaborados de forma independente sofrendo, contudo, consolidao que possibilita o conhecimento do desempenho global das finanas pblicas. 3. PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE: O oramento (uno) deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. Art. Art. 3 Art. 165, 5, CF/88 2, e 4, Lei da n Lei n 4.320/64 4.320/64

Excees: Vide as excees do Princpio da Unidade. Por exemplo, as receitas e despesas operacionais das estatais no esto contidas no Oramento de Investimentos das Estatais, que compe a LOA. 4. PRINCPIO DO ORAMENTO BRUTO: (corolrio do princpio da universalidade): Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no oramento em seus valores brutos, sendo vedada qualquer deduo. Art. 6, da Lei n 4.320/64

Existem despesas que, ao serem realizadas, geram receitas ao Ente Pblico. Por outro lado, existem receitas que, ao serem arrecadadas, geram despesas. O princpio do oramento bruto veda que as despesas ou receitas sejam includas no oramento, nos seus montantes lquidos. Exemplo: No exemplo abaixo, no poder ser includa, no oramento, somente a Despesa Pessoal Lquida (R$ 700.000,00), mas devero ser previstas as receitas de IRRF e a da Contribuio Social e autorizada a Despesa de Pessoal Bruta (R$ 1.000.000,00). Realizao Valor Despesa (+) Receita (-) Receita (-) Despesa (=) da de R$ de R$ de R$ de R$ Pessoal Contribuies Despesa Pessoal de Pessoal (R$) Bruta 1.000.000,00 IRRF 200.000,00 Sociais 100.000,00 Lquida 700.000,00

5. PRINCPIO DA ANUALIDADE (OU PERIODICIDADE): O oramento autoriza a realizao das despesas por um perodo (exerccio financeiro). Os crditos oramentrios tem vigncia durante

perodo

fixado.

No Brasil, o exerccio financeiro coincidir com o Ano Civil (art. 34, Lei n 4.320/64). A no coincidncia do exerccio financeiro com o ano civil no implica em violao o princpio da anualidade. Existem Estados em que o oramento tem vigncia iniciando-se em 01.Ago.X1 e terminando em 31.07.X2, sem que se possa falar em violao ao princpio da anualidade. A existncia do PPA tambm no viola o princpio da anualidade. O PPA, segundo JAMES GIACOMONNI, no tem carter autorizativo, mas informativo. 6. PRINCPIO DA NO AFETAO OU NO VINCULAO

Art. 167, IV, CF/88 - veda a vinculao de impostos rgo, fundo ou despesa. Art. 167 So vedados:

IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; Excees: a) Repartio dos impostos cf. arts. 158/159, CF/88; b) Destinao de recursos para a Sade; c) Destinao de recursos para o desenvolvimento do ensino; d) Destinao de recursos para a atividade de administrao tributria; e) Prestao de garantias s operaes de crdito ARO; f) Art. 167, 4, CF/88 - garantia, contragarantia Unio e pagamento de dbitos para com esta. No tocante a este Princpio, convm esclarecer que os impostos so tributos destinados a cobertura dos Servios Pblicos Gerais "Uti universi". FUNDOS: FORMAS DE VINCULAO

Art. 71, Lei n 4.320/64: Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que, por lei, se vinculam realizao de determinados objetivos ou servios. Art. 167, IX, CF/88 - Vedao instituio de fundos de qualquer natureza sem autorizao legislativa. 7. PRINCPIO DA DISCRIMINAO OU ESPECIFICAO: discriminao ou detalhamento das receitas e despesas no oramento. Art. 5, Lei n 4.320/64: Vedao s dotaes globais destinadas a atender indiferentemente as despesas de pessoal, materiais e servios de terceiros, etc. As entidades pblicas podem realizar detalhamentos ainda maiores que os da Lei.

8. Art. 165,

PRINCPIO 8, CF/88 e

DA art. 7, da Lei

EXCLUSIVIDADE n 4.320/64. da Receita

Regra: Matrias

Exclusivas

da LOA: Fixao

da Despesa + Previso

Excees: a) autorizao para a abertura de crditos suplementares; b) autorizao para a realizao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita oramentria. Finalidade: Evitar as chamadas "caudas oramentrias", comuns na poca da 1a. Repblica. 9. CF/88 PRINCPIO DO EQUILBRIO: Preocupao Receita com Prevista o = Despesa Fixada corrente

dficit

Art. 167, III, CF/88 (REGRA DE OURO): Veda a realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital. Exceo: operaes de crdito autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; Finalidade: Evitar que as operaes de crdito (receitas de capital) sejam usadas para financiar despesas correntes (custeio, despesas com manuteno das atividades, etc.). Receitas Correntes + Receitas de Capital = Despesas Correntes + Despesas de Capital. 10. PRINCPIO DA CLAREZA: O oramento deve ser apresentado em linguagem clara e compreensvel para todas as pessoas que necessitam, de alguma forma, manipul-lo. 11. PRINCPIO DA PUBLICIDADE: Publicidade Formal: Publicao no Dirio Oficial 12. PRINCPIO DA EXATIDO: Preocupao com a realidade. Incide sobre os setores encarregados da estimativa de receitas e dos setores que solicitam recursos para a execuo das suas atividades/projetos. 13. PRINCPIO DA PROGRAMAO: O oramento deve expressar as realizaes e objetivos da forma programada. [1] O princpio da unidade de caixa estabelece que todas as receitas devem ser recolhidas em uma nica conta. Vide art. 56, da Lei n 4.320/64 (veda a fragmentao no recolhimento das receitas) e art. 43, 1, da Lei Complementar n 101/2000 (estabelece, entretanto, que as disponibilidades de caixa relativas Seguridade Social devero ser apartadas das demais disponibilidades do ente pblico).

Anda mungkin juga menyukai