Anda di halaman 1dari 3

ATIVIDADES DE PORTFLIO DA DISCIPLINA DE CINCIA, TECNOLOGIA E EDUCAO.

Referncia: DEMO. Pedro. O Porvir: desafio das Linguagens do sculo XXI . Curitiba: Ibpex, 2 edio, 2008. Atividades aplicadas: prticas Questo 1 Realizamos uma entrevista com alunos do ensino fundamental e mdio a respeito dos tipos de leitores existentes e constatamos que em sua maioria eles so leitores imersivos, mas sem deixar de ser movente tambm. O leitor contemplativo aquele voltado leitura impressa e esttica, o leitor de antigamente, que se concentra no silncio e sozinho, aquele que l e reflete durante todo livro, hoje em dia, de acordo com a nossa pesquisa verificamos que nossos jovens no tm esse tipo de hbito, portanto no se encaixam nesse perfil. J o leitor movente, que citamos acima que todos so um pouco, o que realiza a leitura dinmica, est sempre lendo em outdoors, cartazes, banners, porm, uma leitura superficial, fragmentada e na maioria das vezes nem se lembra o que leu, nesse perfil todos ns temos fazemos diariamente esse tipo de leitura, inclusive nossos alunos pesquisados, pois faz parte de nosso cotidiano e da mdia atual criar esse tipo de texto. E enfim, o leitor imersivo, o qual nossos alunos mais se enquadram, o que est na atualidade, o leitor digital, que dispensa o livro impresso para a leitura na tela do computador que traz grandes atrativos como som, imagem, vdeos, dentre outros, permite que leiam textos em tempo real de todos os assuntos esto eles onde estiverem e seu texto no manipulvel, todas essas caractersticas fazem parte de praticamente todos os pesquisados, pois essa nova leitura virtual muito atrativa e envolvente, fascina os nossos jovens de tal maneira que chega ao ponto de sufoc-los nesse mundo fazendo-os esquecer do mundo real.

Questo 2 a ) Para esses profissionais, qual a importncia da realidade virtual e da aprendizagem digital na formao dos alunos de hoje?

Para os profissionais entrevistados, a realidade virtual hoje o que move os alunos, pois por muitas vezes se deparam com comentrios e assuntos que os alunos visualizaram na internet, sendo assim para um melhor aprendizado dos mesmos a melhor forma aproveitar o virtual para discutir o real. Houve uma grande concordncia na opinio de todos em trazer a aprendizagem digital para dentro da escola podendo ilustrar a explicao com um datashow, por exemplo, outro ponto de concordncia foi o de ensinar os alunos como lidar com toda esta tecnologia de forma correta como proceder em pesquisas e visitas a sites. Porm houve unanimidade quando disseram que isto nos dias de hoje no possvel ainda devido grande falta de estrutura e equipamentos, precisamos primeiro da estrutura para depois comear a aplicar tudo isso.

b) A realidade virtual influencia na prtica do ensino aprendizagem desse profissional? Como? Por qu?

Sim, influencia com certeza, pois hoje h grande facilidade de busca de materiais disponibilizados na internet, alm de poder trocar arquivos com informaes por e-mail ou atravs dos sites que hospedam arquivos, podendo aprender mais rpido.

c) Descreva algumas vantagens da aprendizagem digital.

A aprendizagem digital traz informaes em tempo real, diferentemente do que tnhamos disponvel em livros, alm de permitir uma abertura maior do ensino podendo navegar atravs de hypertextos que nos levam a assuntos que desencadeiam outros. Tambm podendo aproveitar toda esta informao para tornar nossos alunos pesquisadores digitais, que buscam informaes de forma correta, que a proposta do futuro. Destacamos tambm a vantagem de poder exibir um filme atravs da lousa digital, por exemplo, enquanto falamos sobre o assunto, ou ainda pesquisar o tema que est

sendo trabalhado no momento em sala de aula com informaes completamente atualizadas.

Questo 3
3 ou 4 Acessos digitais Diariamente vezes por semana Participa de lista de discusso por correio eletrnico Usa correio eletrnico Navega na internet Usa a internet para o lazer 50% 25% 15% 7% 3% 10% 20% 40% 20% 10% 1 ou 2 vezes por semana

A cada 15 dias

Nunca

45%

35%

13%

5%

2%

25%

44%

16%

9%

6%

Por que na maioria das vezes os professores no esto inseridos adequadamente no mundo digital?

Acreditamos que muitos dos professores ainda no esto inseridos corretamente nesse novo mundo, o digital, devido a no saber como utiliz-lo de maneira que venha a beneficiar ele prprio e a seus alunos tambm. Existem ainda muitos professores que tem a idia que essa modernidade pode vir a atrapalhar sua profisso levando at mesmo a substituio do professor pela mquina, mas isso no uma probabilidade, pois como diz Pedro Demo, 2007, pg. 142 educar relao humana. Portanto o mundo digital deve ser um aliado e no uma ameaa, dessa forma podemos sim fazer muito bom uso dele, inclusive sendo pesquisadores ativos no que muito vem a beneficiar os alunos e manterse sempre atualizado e inteirado do mundo a que eles compartilham.

Temos tambm professores que tem acesso tecnologia digital facilmente, mas no a utilizam corretamente por falta de conhecimento ou experincia no ciberespao e continuam no modelo tradicional de ensino, ignorando este acesso.

Anda mungkin juga menyukai