Anda di halaman 1dari 9

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2 ETAPA

PORTUGUS

COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

PORTUGUS
TEXTO 1

(Nicolau Sevcenko. Isto, Edio especial. Vida digital, 1999. Adaptado).

Vida digital
Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas h to misteriosas quanto o tempo. A ironia que mal nos damos conta disso. Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noo de tempo, aceita por todos nossa volta, tendemos a achar que ela a nica que corresponde realidade. Causa um grande choque saber que outras culturas tm formas diferentes de perceber o tempo e de representar o curso da histria. Ainda assim, acreditamos que elas esto erradas e ns, certos. Ledo engano. Historicamente, o tempo foi percebido de formas diferentes. Os gregos antigos tinham uma noo cclica do tempo. Para eles, o tempo se iniciava com as prodigiosas eras de ouro e dos deuses, declinando depois, at chegar crise final com a fraqueza e penria da era dos homens, quando, ento, se reiniciava o ciclo. Para os romanos, o tempo se enfraquecia na medida em que se afastava do mais sagrado dos eventos: a fundao de Roma. Na Idade Mdia, prevalecia o tempo recursivo, pelo qual os cristos acreditavam percorrer uma via penitencial, desde a expulso do Jardim do den at o retorno ao Paraso. Foi s com a consolidao do capitalismo, a partir do Renascimento, que passou a prevalecer uma noo de tempo quantitativo, dividido em unidades idnticas e vazias de qualquer contedo mtico, cujo smbolo mximo foi o relgio mecnico, com seu incansvel tic-tac. Essa foi tambm a poca em que a cincia e a tcnica se tornaram preponderantes. Nesse contexto, o maior dos cientistas modernos, Sir. Isaac Newton, formalizou o conceito de tempo como sendo absoluto. Como pertencemos a esse tempo moderno, ele que apreendemos, em casa, na escola e nos relgios ao redor. E achamos, como Newton, que ele o nico verdadeiro! Mas o mundo moderno foi-se complicando, e esse conceito fixo e fechado se tornou cada vez menos satisfatrio. De fato, o amplo conhecimento de outras culturas e as grandes transformaes cientficas foraram a admitir que cada povo cria as noes de tempo que correspondam s suas formas e necessidades de vida. O que claro, no caso da cultura moderna, que nossa percepo de tempo ficou coligada ao desenvolvimento tecnolgico. Assim, dos moinhos de vento s caravelas, s ferrovias, aos veculos automotores, aos transatlnticos, aos avies, ao cinema, ao rdio, e tev, sentimos um efeito de acelerao permanente. O ltimo e mais dramtico episdio nesta saga da acelerao foi assinalado pela Revoluo da microeletrnica, a partir dos anos 70. Num repente, fomos invadidos por inmeros prodgios tcnicos: fax, bips, PCs, celulares, TVs a cabo, modems, e-mail... O aparato digital entrava em cena, em toda a sua multiplicidade de recursos. Tudo parece convergir para tornar as comunicaes mais rpidas, o trabalho mais produtivo, a vida mais fcil e para configurar uma nova concepo de tempo: um tempo extremamente clere, controlado, agora, pelo homem e suas tecnologias digitais.

01. Acerca da idia global desenvolvida no Texto 1, so


pertinentes os seguintes comentrios. 0-0) Fica evidente, no tratamento do tema, a mutao das concepes que, ao longo dos tempos, marca a viso de um determinado grupo. 1-1) H uma rede de inter-relaes: histria, cincia, cultura, formas de linguagem, tudo converge para definir o perfil de vida do homem. 2-2) Paira sobre cada grupo social o risco do etnocentrismo cultural: nenhum outro grupo parece perceber to bem o mundo como ele prprio. 3-3) Os conceitos que apreendemos em casa, na escola e em outros grupos sociais constituem um lastro cultural estvel e irretocvel. 4-4) O desenvolvimento tecnolgico, sobretudo na era moderna, deixou imune os valores culturais vinculados circulao das informaes. Resposta: VVVFF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. O texto reitera a idia de que as concepes que constituem o patrimnio cultural de um povo, ao longo dos tempos, se alteram. 1-1) Verdadeiro. As representaes que definem o perfil de vida do homem, em cada etapa de sua vida, so o resultado da rede de relaes estabelecidas entre histria, cincia, cultura e, inclusive, formas de linguagem. Somos feitos pelo social. 2-2) Verdadeiro. Somos todos sujeitos ao risco do etnocentrismo cultural: quase sempre interpretamos nosso modo de ver o mundo como o melhor de todos eles. 3-3) Falso. Nenhuma de nossas concepes estvel e irretocvel. Ns as revisamos constantemente. 4-4) Falso. O desenvolvimento tecnolgico, sobretudo na era moderna, atingiu tambm os valores culturais ligados ao universo da informao.

02. A tese defendida pelo autor em torno da noo de


tempo que mantemos sustentada no Texto 1 por argumentos que se interdependem. Vejamos. 0-0) Gregos, romanos e outros povos, de qualquer poca, perceberam o tempo conforme as condies da realidade em que viviam. 1-1) Todas as diferentes vises acerca do fenmeno tempo ficaram isentas de qualquer contedo mtico: contava o que era real. 2-2) A cincia oferece fundamentos inquestionveis para a definio dos conceitos, os quais adquirem, assim, o status irrevogvel de exatido. 3-3) O desenvolvimento tecnolgico, em ampla expanso na cultura moderna, repercutiu na percepo do conceito atual de tempo.

4-4) A percepo atual de um tempo extremamente acelerado uma decorrncia da quebra de limites propiciada pela microeletrnica. Resposta: VFFVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Os povos, de todos os grupos, perceberam o tempo (e no s!) conforme as condies da realidade em que estavam inseridos. 0-0) Falso. Pode-se perceber um contedo mtico em algumas das diferentes vises acerca do fenmeno tempo: lembremos, por exemplo, a viso sustentada pelos gregos. 2-2) Falso. A cincia, por mais que procure fundamentos para as generalizaes que faz, nunca pode ser considerada como inquestionvel e irrevogvel. 3-3) Verdadeiro. Com efeito, o conceito atual de tempo, na cultura moderna, sensivelmente afetado pelas invenes tecnolgicas: o tempo mais rpido. 4-4) Verdadeiro. Os diferentes recursos tcnicos nos do a impresso de que o mundo menor, as distncias so mais curtas e tudo flui de forma bem mais acelerada.

final do texto. 4-4) Verdadeiro. Como se diz na justificativa anterior, a noo de tempo reiterada no ltimo pargrafo e, quanto a isso, feita uma referncia explcita interveno do homem e da tecnologia.

04. Considerando os sentidos atualizados pelas palavras


do Texto 1, observaes. podemos fazer as seguintes

03. A composio do Texto 1 obedeceu a alguns


critrios de seqenciao, enumerar em seguida. como passamos a

0-0) No trecho: Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas h to misteriosas quanto o tempo, as duas palavras sublinhadas funcionam como sinnimos. 1-1) No trecho: Ledo engano, o autor pretende caracterizar um engano maldoso, resultante de m-f. 2-2) No trecho: Na Idade Mdia, prevalecia o tempo recursivo, o autor quer dizer um tempo que tende a reocorrer. 3-3) No trecho: Essa foi tambm a poca em que a cincia e a tcnica se tornaram preponderantes, o termo destacado equivale a consistentes e precisas. 4-4) No trecho: O mais dramtico episdio nesta saga da acelerao foi assinalado pela Revoluo da microeletrnica, o autor se refere prtica das narrativas lendrias. Resposta: VFVFV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. De fato, as palavras intrigantes e misteriosas funcionam, nesse contexto, como equivalentes semanticamente. 1-1) Falso. Por Ledo engano o autor pretende caracterizar um engano leve ou um engano sem malcia, de boa f. 2-2) Verdadeiro. De fato, um tempo recursivo um tempo que tende a voltar a ocorrer. 4-4) Falso. Algo preponderante quando se destaca, quando predomina e, no, quando consistente ou preciso. 4-4) Verdadeiro. A palavra saga , de fato, adequada para caracterizar a prtica das narrativas lendrias

0-0) O primeiro pargrafo justifica o ttulo do texto e j adianta dados explcitos sobre as especificidades interativas da vida digital. 1-1) H uma seqncia histrica de informaes, nos pargrafos 2, 3, 4 e 5, nos quais se traa a evoluo do conceito de tempo em diferentes culturas. 2-2) Aluses ao conceito de tempo na poca moderna restringem-se ao pargrafo 4, no qual so referidas grandes transformaes cientficas dessa poca. 3-3) A vinculao entre a noo de tempo e o desenvolvimento tecnolgico o tpico do penltimo pargrafo, que j prepara o acesso concluso final. 4-4) A noo de tempo reiterada no ltimo pargrafo, acrescida agora de uma aluso interveno direta do homem e da tecnologia. Resposta: FVFVV Justificativa: 0-0) Falso. No primeiro pargrafo o autor introduz a idia de tempo mas no adianta dados sobre as especificidades da vida digital. 1-1) Verdadeiro. De fato, nos pargrafos 2, 3, 4 e 5, o autor traa uma espcie de seqncia histrica relativa evoluo do conceito de tempo em diferentes culturas. 2-2) Falso. No pargrafo 5 tambm so feitas aluses ao conceito de tempo na poca moderna: uma percepo de tempo que ficou coligada ao desenvolvimento tecnolgico. 3-3) Verdadeiro. Na verdade, o penltimo pargrafo se desenvolve em torno da vinculao entre a noo de tempo e os avanos da tecnologia, o que funciona como gancho para a concluso

05. Em um texto, aparecem marcas pelas quais se pode


identificar as pretenses comunicativas do autor. No Texto 1, tais marcas tm funes claras, como se observa nos comentrios a seguir. 0-0) Em: Historicamente, o tempo foi percebido de formas diferentes, o termo sublinhado delimita o mbito de validade da afirmao. 1-1) Em: Mas o mundo moderno foi-se complicando, o autor sinaliza que vai mudar a direo de seus argumentos. 2-2) Em: Como pertencemos a esse tempo moderno, ele que apreendemos..., o segmento sublinhado sinaliza que o autor est fazendo uma comparao.

3-3) Em: O que claro, no caso da cultura moderna, que nossa percepo de tempo ficou coligada ao desenvolvimento tecnolgico, os segmentos sublinhados do mais nfase declarao feita. 4-4) Em: Tudo parece convergir para tornar as comunicaes mais rpidas, o termo sublinhado atenua o carter contundente da afirmao.

verdadeiro. Resposta: VVFVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Com o uso do advrbio Historicamente, o autor delimita o espao em que sua afirmao pode ser considerada vlida. 1-1) Verdadeiro. O sentido do conectivo mas de oposio e, por isso, sinaliza que a direo dos argumentos apresentados vai mudar. 2-2) Falso. O sentido aqui atualizado pela expresso como no implica comparao. Trata-se de uma relao de causalidade. 3-3) Verdadeiro. De fato, os segmentos sublinhados so um recurso sinttico de dar mais nfase declarao feita. 4-4) Verdadeiro. Dizer que Tudo parece convergir uma forma de deixar a afirmao mais branda, menos categrica.

articulador, que reiotera, que retoma, que resume o que dito anteriormente.

07. Analise o fragmento com que se inicia o Texto 1:


Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas h to misteriosas quanto o tempo. Acerca de sua composio sinttica, podemos afirmar o que segue. 0-0) O verbo haver, nesse caso, impessoal; a norma , no sentido aqui atualizado, us-lo sempre como impessoal. 1-1) A impessoalidade do verbo haver no se mantm quando se trata de uma locuo verbal; portanto, a norma seria dizer-se: Devem haver muitas coisas intrigantes. 2-2) No portugus do Brasil, comum o uso do verbo ter em lugar do verbo haver; por exemplo: Tem muitas coisas misteriosas no mundo. 3-3) O verbo existir tambm de uso muito freqente, nesse contexto; sua concordncia com o sujeito segue a norma-padro prescrita na gramtica. 4-4) V-se, por vezes, algum dizer ou escrever: Houveram coisas misteriosas. Essa concordncia aceita pela norma-padro, por tratar-se de uma exceo: o verbo principia o enunciado. Resposta: VFVVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. O verbo haver, no sentido de existir, impessoal; a norma , com esse sentido, us-lo sempre como impessoal. 1-1) Falso. A impessoalidade do verbo haver, no sentido de existir, atinge tambm o verbo que funciona como seu auxiliar. 2-2) Verdadeiro. De fato, o uso do verbo ter no lugar do verbo haver comum no portugus brasileiro, at mesmo em contextos formais. 3-3) Verdadeiro. O verbo existir um verbo que recebe as flexes de pessoa e nmero, conforme as prescries da norma-padro. 4-4) Falso. O fato de o verbo haver principiar o enunciado no altera seu carter de impessoalidade, quando usado no sentido de existir. TEXTO 2

06. A coeso de um texto ocorre por meio de diferentes


recursos sinttico-semnticos. Analise as observaes feitas a seguir acerca da coeso, ou seja, da articulao entre partes do Texto 1. 0-0) A repetio da palavra tempo que aparece do primeiro ao ltimo pargrafo um sinal de que o mesmo tema se mantm ao longo do texto. 1-1) Palavras com sentidos afins (como tempo, relgio, eras, rpido etc.) criam uma associao semntica que promove no texto articulao e unidade. 2-2) Nem todos os recursos coesivos aparecem em todos os textos. Assim que o Texto 1 construdo sem as marcas explicitas dos conectivos conjuntivos. 3-3) Ao longo do Texto 1, pronomes vo reiterando as referncias ou predicaes feitas previamente, como em: Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas h to misteriosas quanto o tempo. A ironia que mal nos damos conta disso. 4-4) No comeo do ltimo pargrafo, o autor opta por deixar implcita a articulao com o pargrafo anterior: de fato, no ocorrem a formas de reiterao. Resposta: VVFVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. A repetio de uma palavra reconhecida na literatura lingstica como um dos recursos pelo qual se marca a concentrao temtica de um texto ou de um pargrafo. 1-1) Verdadeiro. Palavras semanticamente afins ou associadas concorrem para promover a necessria articulao e unidade do texto. 2-2) Falso. Ocorrem no texto em anlise vrios conectivos conjuntivos, tais como: que, e, quando, como, entre outros. 3-3) Verdadeiro. O pronome (d)isso reitera ou retoma a predicao feita anteriormente: poucas coisas h to misteriosas quanto o tempo. 4-4) Falso. No comeo do ltimo pargrafo, o uso do pronome tudo funciona como um

Compro, logo existo.


Templo de culto mercadoria, o modelo do Shopping Center, como o conhecemos hoje, nasceu nos Estados Unidos na dcada de 1950. So espaos privados, objetivamente planejados, para a supremacia da ao de comprar. O que se compra nesses centros, contudo, muito mais do que mercadoria, servios, alimentao e lazer. Compra-se distino social, sensao de segurana e iluso de felicidade e liberdade. O Shopping Center um centro de comrcio que se completa com alimentao, servios e lazer. Ali o consumidor de mercadorias se mistura com o consumidor de servios e de diverso, sentindo-se protegido e moderno. Fugindo de aspectos negativos dos centros das cidades e da busca conjunta de solues para eles, os Shopping Centers vendem a imagem de serem locais com uma melhor qualidade de vida por possurem ruas cobertas, iluminadas, limpas e seguras: praas, fontes, bulevares recriados, cinemas e atraes prontas e relativamente fceis de serem adquiridas ao menos para os que podem pagar. como se o mundo de fora, a vida real, no lhes dissesse respeito... O que essa catedral das mercadorias pretende criar um espao urbano ideal, concentrando vrias opes de consumo e consagrando-se como ponto de encontro para uma populao seleta de seres semiformados, incompletos, que aceitam fenmenos historicamente construdos como se fizessem parte do curso da natureza. O imaginrio que se impe o da plenitude da vida pelo consumo. Nesses espaos, podemos ocupar-nos apenas dos nossos desejos aguados com as inmeras possibilidades disponveis de aquisio. Prevalece a idia do compro, logo existo. Alm disso, esse mundo de sonhos que o Shopping Center acaba reforando nas pessoas uma viso individualista da vida, onde os valores propagados so todos relacionados s necessidades e aos desejos individuais eu quero, eu posso, eu compro. (Valquria Padilha. A sociologia vai ao Shopping Center. Cincia Hoje, maio de 2007, p. 30-35. Adaptado.)

Resposta: FFVFV Justificativa: 0-0) Falso. O texto adverte explicitamente que o poder consumir no garantia de plenitude de vida. 1-1) Falso. O Texto no afirma a urgncia da criao de espaos urbanos ideais. Chega a dizer apenas que os Shoppings Centers parecem ser espaos ideais. 2-2) Verdadeiro. A autora adverte para a concepo ingnua de que o ato de comprar assegura o estado de ser feliz. 3-3) Falso. Pelo contrrio, a autora chama a ateno para o fato de que os centros comerciais instigam o individualismo. 4-4) Verdadeiro. A autora nos convoca para a superao do individualismo e para o fortalecimento da solidariedade.

09. O principal equvoco para o qual a autora do Texto 2


nos alerta aquele de que: 0-0) a realizao do indivduo existe na medida em que ele exercita seu poder de compra. 1-1) os shopping centers no oferecem total garantia de segurana pessoal. 2-2) a plenitude da vida alcanada pelo acesso ao grande consumo. 3-3) os shopping centers, essa catedral das mercadorias, no concentram, de fato, vrias opes de consumo. 4-4) nem sempre acorre aos shopping centers uma populao seleta de consumidores. Resposta: VFVFF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. A autora aponta exatamente a iluso de alguns que pem no poder de compra sua possibilidade realizao pessoal. 1-1) Falso. Se os shopping centers no oferecem total garantia de segurana pessoal, isso no representa um equvoco focalizado pela autora. 2-2) Verdadeiro. De fato, equvoco pensar que a plenitude da vida alcanada pelo poder de consumir. 3-3) Falso. O que afirmado nessa opo no constitui objeto de advertncia da autora. 4-4) Falso. O fato de nem sempre acorrer aos shopping centers uma populao seleta de consumidores no consitui o equvovo para o qual a autora nos adverte.

08. O Texto 2, na forma mais, ou menos explcita como


aborda o tema escolhido, convoca o leitor a aceitar: 0-0) a plenitude da vida, que garantida pela alegria de poder consumir. 1-1) a urgncia de criao de espaos urbanos ideais, a servio da populao seleta e formada. 2-2) os riscos subjacentes ao engodo que pode existir na ligao entre comprar e ser feliz. 3-3) os valores inerentes s funes dos centros comerciais, onde sobressai o lado solidrio do homem. 4-4) a superao do individualismo e o fortalecimento da compreenso do valor da vida solidria.

10. A referncia a Shopping Centers foi realizada no


Texto 2 por meio de expresses como: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) Templo de culto mercadoria (pargrafo 1). essa catedral das mercadorias (pargrafo 3). O imaginrio que se impe (pargrafo 3). Nesses espaos (pargrafo 3). esse mundo de sonhos (pargrafo 4).

Resposta: VVFVV Justificativa: De fato, a referncia a Shopping Centers retomada no texto por 0-0), Templo de culto mercadoria; 1-1) essa catedral das mercadorias; 3-3) Nesses espaos; 4-4) esse mundo de sonhos. Logo: 0-0) Verdadeiro. 1-1) Verdadeiro. 2-2) Falso. O segmento O imaginrio que se impe no retoma a referncia a Shopping Centers. 3-3) Verdadeiro. 4-4) Verdadeiro.

Resposta: VFVFV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Compro, logo existo implica uma conluso, formulada com clareza. O conectivo logo , nesse caso, um marcador explcito. 1-1) Falso. Os Shopping Centers so metaforicamente referidos no texto como templos e catedrais. 2-2) Verdadeiro. De fato, os termos bulevares e Shopping Center, como tantos outros, so exemplos de emprstimo lingstico, um fato previsvel quando acontece o contato entre lnguas diferentes. 3-3) Falso. Nem predomina no texto a opo por perodos curtos nem se trata de um gnero expositivo e informal. 4-4) Verdadeiro. De fato a repetio do pronome eu na ltima linha do texto um recurso de nfase e torna o enunciado mais contundente e categrico.

11. A indicao, j no primeiro pargrafo, de que o tema


abordado vai tomar uma direo oposta dada por expresses ou termos como: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) espaos privados. como o conhecemos hoje. contudo. objetivamente planejados. ao de comprar.

13. A posio do advrbio no enunciado significativa.


Mud-la pode alterar o sentido pretendido. Assim, podemos dizer que as mudanas feitas na posio do advrbio alteraram o sentido dos trechos nas seguintes proposies: 0-0) So espaos privados, objetivamente planejados, para a supremacia da ao de comprar.; So espaos privados, planejados, para a supremacia da ao de comprar objetivamente. 1-1) o modelo do Shopping Center, como o conhecemos hoje, nasceu nos Estados Unidos na dcada de 1950.; o modelo do Shopping Center, como hoje o conhecemos, nasceu nos Estados Unidos na dcada de 1950. 2-2) seres (...) que aceitam fenmenos historicamente construdos; seres (...) que aceitam historicamente fenmenos construdos. 3-3) Nesses espaos, podemos ocupar-nos apenas dos nossos desejos; Apenas nesses espaos, podemos ocupar-nos dos nossos desejos. 4-4) Nesses espaos, podemos ocupar-nos apenas dos nossos desejos; Nesses espaos, podemos ocupar-nos dos nossos desejos apenas.

Resposta: FFVFF Justificativa: O nico segmento que implica um sentido contrrio e que pode, portanto, sinalizar que a argumentao vai tomar um sentido contrrio contudo. Logo: 0-0) Falso. 1-1) Falso. 2-2) Verdadeiro. 3-3) Falso. 4-4) Falso.

12. Analisando aspectos lingsticos de palavras e


outros segmentos presentes no Texto 2, observamos que: 0-0) o titulo do texto corresponde a uma conluso, formulada em termos claros e precisos. 1-1) metforas usadas no texto atestam uma percepo dos Shopping Centers como algo profano e alheio ao mundo religioso. 2-2) os termos bulevares e Shopping Center caracterizam casos de emprstimo lingstico, fenmeno que decorre do contato entre lnguas diferentes. 3-3) a opo por perodos curtos que prevalece em todo o texto sugere que se trata de um gnero expositivo e informal. 4-4) a reiterao do pronome eu na ltima linha do texto tem um valor enftico e confere ao enunciado um tom mais contundente.

Resposta: VFVVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Houve alterao no sentido do enunciado: aqui o advrbio incide sobre o escopo de comprar (comprar objetivamente). 1-1) Falso. No houve alterao de sentido: o advrbio se situa no mesmo mbito. 2-2) Verdadeiro. Houve alterao: uma coisa so fenmenos historicamente construdos, outra, aceitar historicamente algo. 3-3) Verdadeiro. clara a alterao: de ocuparnos apenas dos nossos desejos para apenas nesses espaos. 4-4) Falso. No h alterao. O escopo do advrbio continua o mesmo.

Eu etiqueta
Em minha cala est grudado um nome Que no meu de batismo ou de cartrio Um nome ... estranho Meu bluso traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, h marca de cigarro Que no fumo, at hoje no fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas so comunicados a meus ps. Meu tnis proclama colorido De alguma coisa no provada Por este provador de longa idade. Meu leno, meu relgio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xcara, minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabea ao bico dos sapatos, So mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidncias. Costume, hbito, premncia, indispensabilidade, E fazem de mim homem-anncio itinerante, Escravo da matria anunciada. (...) Peo que meu nome retifiquem. J no me convm o ttulo de homem. Meu nome coisa. Eu sou a Coisa, coisamente.
(Carlos Drummond de Andrade)

14. Observe o trecho: os Shopping Centers vendem a


imagem de serem locais com uma melhor qualidade de vida por possurem ruas cobertas, iluminadas, limpas e seguras: praas, fontes, bulevares recriados, cinemas e atraes prontas e relativamente fceis de serem adquiridas ao menos para os que podem pagar. Analise os comentrios acerca da funo de alguns de seus itens ou fragmentos. 0-0) O uso das aspas em qualidade de vida indica que se trata de uma expresso de outro autor. 1-1) Grande parte do trecho constituda por uma enumerao; da o uso de tantas vrgulas. 2-2) Em: os Shopping Centers vendem a imagem, a palavra sublinhada tem um sentido metafrico. 3-3) O carter apelativo desse trecho propiciou o uso de verbos no presente do indicativo. 4-4) Em: ao menos para os que podem pagar, feita uma ressalva; a expresso ao menos sinaliza isso. Resposta: FVVFV Justificativa: 0-0) Falso. No se trata de uma citao. O uso das aspas em qualidade de vida sinaliza para uma duplicidade de sentido que o autor tem em vista. 1-1) Verdadeiro. clara a srie de itens enumerados e, por isso, o uso das vrgulas (separam termos coordenados). 2-2) Verdadeiro. O sentido da palavra vender, nesse contexto, claramente figurado, imagtico. 3-3) Falso. Esse trecho no tem um carter apelativo. Tampouco, o presente do indicativo seria a opo a predominar em um texto apelativo. 4-4) Verdadeiro. claro o sentido de ressalva expresso nesse contexto pela expresso ao menos.

15. O tema que serve de objeto para a reflexo de


Drummond, no poema transcrito acima, relaciona-se com a questo levantada no Texto 2, pois: 0-0) mostra o fascnio exercido pela fantasia e miragem do consumo. 1-1) adverte contra o perigo da alienao que ronda as facilidades do consumo. 2-2) destaca a fora que os aparelhos publicitrios exercem sobre o indivduo. 3-3) exalta a funcionalidade dos rtulos em locais de grande movimentao de negcios. 4-4) enaltece a condio do homem livre e senhor de suas decises.

TEXTO 3

Resposta: VVVFV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. O poema, embora de forma uma tanto sutil, critica o endeusamento do consumo. 1-1) Verdadeiro. Tambm sutilmente, o autor refere a coisificao do homem, provocada pela etiquetagem publicitria, que corresponde exatamente a esse processo de alienao. 2-2) Verdadeiro. De fato, o autor enfatiza o poder que a etiqueta (em sentido bem amplo) tem sobre a identidade dos indivduos. 3-3) Falso. Em nenhum segmento o poema ressalta a funcionalidade dos rtulos, onde quer que seja. 4-4) Verdadeiro. Est implcita no texto a idia de que o homem no deve abrir mo de sua condio de ser livre e senhor de suas decises.

16. O poema de Drummond apresenta particularidades


lingsticas que merecem ser destacadas. 0-0) O fragmento transcrito se confunde com um depoimento ou uma confisso pessoal. 1-1) O uso reiterado da primeira pessoa do singular assume no poema um carter individualizante. 2-2) Os objetos detalhadamente mencionados reforam a idia de que nada escapa aos interesses da publicidade. 3-3) A palavra etiqueta, que consta no ttulo, j antecipa a idia central do poema: vestimo-nos, movemo-nos como anunciantes. 4-4) Os dois ltimos versos do um tom categrico sua concluso: o homem est convertido em objeto de venda. Resposta: VVVVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. O autor fala de sua prpria experincia de ser etiqueta. 1-1) Verdadeiro. De fato, o uso reiterado da primeira pessoa atesta esse tom de depoimento pessoal do poema. 2-2) Verdadeiro: Cada item mencionado refora a idia de que somos convertidos em amostras de tudo que pode ser vendido. 3-3) Verdadeiro: Na verdade, a palavra etiqueta expressa o sentido maior do poema e a crtica a esse uso do homem como placa de anncio. 4-4) Verdadeiro. As funes morfossintticas diferentes para o nome coisa atestam essa desumanizao da condio maior do homem livre e autnomo.

Anda mungkin juga menyukai