Anda di halaman 1dari 16

Ser: direito de todos e de cada um

Maria Aldia Brando Silveira Guilherme Maria Socorro Brando Everton

Ser: direito de todos e de cada um


Aprendendo a conviver com as diferenas
Maria Aldia Brando Silveira Guilherme Maria Socorro Brando Everton

Neste fascculo daremos continuidade enfatizando os direitos fundamentais da criana, do adolescente, da mulher, do idoso, das pessoas com deficincia e dos povos indgenas.

Objetivos:
Conhecer as polticas pblicas, legislaes pertinentes e documentos oficiais destinados a promover e a garantir o respeito diversidade e o desenvolvimento de uma cultura de paz e cidadania; Reconhecer aes fundamentadas em princpios de convivncia, com vista construo de uma sociedade livre de preconceitos e qualquer tipo de violncia, pela via de processos participativos e democrticos; Refletir sobre a responsabilidade de cada indivduo na promoo da paz por meio do exerccio do respeito s diferenas e na luta pela igualdade dos direitos humanos. Vamos retomar uma questo j levantada em fascculos anteriores: haver paz sem respeito ao outro, s diferenas, sem efetivao da dignidade humana, sem solidariedade e fraternidade entre homens e mulheres? Acreditamos que no! Mas como superar essa crise ameaadora da vida e da pessoa humana? A resposta pode estar nas sempre atuais palavras de Martin Luther King Jr.: Por intermdio da educao, procuraremos mudar mentalidades. [...] procuraremos mudar sentimentos internos. Entende-se por sentimentos internos o amor, o preconceito, o dio... Essa reflexo auxilia na compreenso de que o caminho da paz no se faz sem uma educao pautada no desenvolvimento umnilateral do homem, expressa no Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. Art. 13, 1:
A educao deve orientar-se para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do sentido de sua dignidade, e deve fortalecer o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

O desafio est em aprender a pensar com liberdade e nos convencer do direito que temos de pensar de forma diferente; mas que esse direito no nos autoriza a desprezar quem pensa diferente de ns. O valioso estar nessa diferena que nos fortalece, complementa e enriquece como sociedade e como povo. O futuro agora! No esperemos o amanh! Entendamos a solicitao de uma nova postura. Comece agora a ser, a fazer e a comprometer-se com a convocao da
Universidade Aberta do Nordeste

130

hora presente. Se a violao aos direitos humanos nos oprime, amarra e desumaniza, temos uma forma de venc-la: tornando-a conhecimento, experincia, reflexo e ao. No podemos dedicar uma etapa reflexo e outra ao, uma a conhecer os Direitos Humanos e outra a defend-los, tudo tem que ser simultneo. E este tempo nos espera.

Envelhecer com dignidade


Olha estas velhas rvores, mais belas Do que as rvores moas, mais amigas, Tanto mais belas quanto mais antigas, Vencedoras da idade e das procelas(...) No choremos amigo, a mocidade! Envelheamos rindo. Envelheamos Como as rvores fortes envelhecem(...)
A velhice Olavo Bilac

Antnio Barbosa. A educao no sistema capitalista e o homem omnilateral

Pensar o cidado enquanto ser omnilateral conceb-lo como sujeito de direitos e deveres, construtor de sua histria(...). LCIO,

O poema A velhice ilustra o sentimento que devemos ter em relao ao nosso envelhecer. Todos, se tivermos sorte, envelheceremos. Crescemos para ver a vida se desdobrar em seu perodo de maturidade, onde desfrutaremos das experincias acumuladas e dos sonhos construdos. No livro A Velhice, Simone de Beauvoir anuncia que preciso considerar a prpria velhice como a poca privilegiada da existncia, pois ela traz experincia, sabedoria e paz. A velhice deixaria aberta ao indivduo uma ampla gama de possibilidades e que se assim compreendida, a vida humana no conheceria declnio.(Beauvoir, 1990, p. 56). Loureiro (1998, p. 21) completa: a velhice apenas uma fase diferente da existncia, mas ainda vida, que pode e deve ser bem vivida. No diferente das outras, essa fase da vida tem suas delcias e suas dores. Ser idoso significa sentir a maravilha de toda uma vida compartilhada com a famlia e os amigos, a sabedoria das muitas experincias vividas. Mas ser idoso tambm pode ser um desafio diante das injustias. Assim, ser velho lutar para continuar sendo homem. Continuar sendo homem de direitos, cidado. Lutar contra o preconceito contra a excluso dos idosos numa sociedade que, inevitavelmente, privilegia o jovem e o novo, considerando, muitas vezes o idoso como um indivduo intil e fraco, desqualificado para compor a fora de trabalho. (Chau apud Bosi, 2001). Na nossa sociedade, ser velho significa na maioria das vezes estar excludo de vrios lugares

131

Direitos Humanos e Gerao de Paz

sociais. Beauvoir (1990) nos convida a romper o silncio opressor que opera na velhice, dando vez e voz queles que foram silenciados por tanto tempo.
DIGNIDADE FELICIDADE ATIVIDADE VITALIDADE QUALIDADE RESPEITABILIDADE

A pessoa idosa tem direitos que devem ser por todos observados, pois, um dia, esses direitos pertencero queles a quem a vida brindar com a LONGEVIDADE.

A longevidade do homem uma realidade incontestvel. A cada nova poca prolonga-se o tempo da existncia. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), o Brasil tem 18 milhes de pessoas com mais de 60 anos, representando 10% da populao. A expectativa que at 2025 sejam mais de 30 milhes. As projees demogrficas indicam que o Brasil ocupar o 6 lugar no ranking mundial, com o maior nmero de pessoas idosas. Apesar do aumento da expectativa de vida, no Brasil, ainda evidente o descaso, o preconceito e a dificuldade no acesso a servios primrios, causando sofrimento queles que rumam a nova fase da vida: a terceira idade.

Voc sabia?
No Brasil, idoso uma pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos, e tem vrios benefcios e protees pela lei. Ser idoso no sinnimo de doena ou limitao. A pessoa com mais de sessenta anos pode produzir, ter uma vida ativa e um papel central na famlia. O idoso pode participar de atividades prazerosas: como danar, compartilhar o seu tempo com os amigos, a famlia e namorar, j que idade no sinnimo de mau humor, impotncia ou incapacidade.

Conhea alguns dos direitos garantidos por lei e que possibilitam a todos os idosos usufruir melhor desta fase to importante da vida, a melhor idade:

Constituio Federal: artigo 230


O artigo 3, inciso IV, da Constituio Federal/88, prev, como objetivo fundamental da Repblica, promover o bem de todos, sem preconceito ou discriminao em razo da idade do cidado. Isso significa que o idoso tem seu espao no diploma mximo do Direito Brasileiro! O artigo 230 esclarece: A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida.

Universidade Aberta do Nordeste

132

Poltica Nacional do Idoso: Lei n 8.842/94


Estabelece as aes governamentais gerais e especficas, tendo como principal objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, bem como criar condies para promover sua integrao e participao na comunidade, conferindo-lhes os mecanismos necessrios para a incluso social atravs da sade, esportes, lazer, educao, habitao, trabalho e prioridade nos atendimentos.

Estatuto do Idoso: Lei n 10.741/03


Regula os direitos assegurados s pessoas com sessenta anos ou mais. Se destaca por garantir os direitos fundamentais do idoso, em condies de igualdade, liberdade e dignidade com os outros, como garante o artigo 4: Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade ou opresso, e todo atentado aos seus direitos, por ao ou omisso, ser punido na forma da lei. Se a legislao vigente estabelece a garantia desses direitos, quem so os responsveis pela efetivao dos mesmos?
Estado
Tem o dever de garantir polticas pblicas para o atendimento pleno do idoso.

Famlia
Deve acolher o idoso em seu ncleo, de modo a possibilitar uma vida digna, com respeito e afeto.

Sociedade
Tem a obrigao de inclu-lo nas suas atividades, como uma pessoa til; sem discriminao, respeitando suas limitaes e valorizando suas experincias.

Idoso
Deve conhecer seus direitos e exigi-los sempre que violados.

A legislao, por si s, no suficiente. Para concretizar e fazer cumprir as determinaes necessria uma ao coletiva. As conquistas s sero plenamente alcanadas se contarmos com participao de todos os cidados, inclusive da prpria pessoa idosa que tanto contribui para o exerccio da cidadania e que tem o direito de viver em condies de respeito, igualdade e dignidade. Quem hoje no v ou no se importa com o descaso, a violncia, o abandono com os quais so tratados nossos idosos, amanh ser velho e ter, provavelmente, o mesmo tratamento. O idoso j foi criana e a criana ser idosa. Respeitar os direitos do idoso respeitar a si mesmo! Pense nisso!

Incluso social da pessoa com deficincia. Haver paz sem incluso?


Retomemos o Art. 1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948): Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo

133

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Deficiente aquele que no consegue modificar sua vida, aceitando as imposies de outras pessoas ou da sociedade em que vive (...). Louco quem no procura ser feliz com o que possui. Cego aquele que no v seu prximo morrer de frio, de fome, de misria (...) Surdo aquele que no tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmo.(...). Mudo aquele que no consegue falar o que sente e se esconde por trs da mscara da hipocrisia. Paraltico quem no consegue andar na direo daqueles que precisam de sua ajuda. (...) http://pensador. uol.com.br

e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade. Ora, somos iguais, somos irmos, pertencemos mesma famlia: a humanidade! Independentemente das diferenas, temos os mesmos direitos. O conceito de deficincia tem passado por inmeras definies, muitas vezes inadequadas, reforando o preconceito, a segregao e a discriminao. A terminologia correta especialmente importante quando abordamos assuntos tradicionalmente eivados de preconceitos, estigmas e esteretipos, como o caso das deficincias que, cerca de, 14,5% da populao brasileira possuem (Sassaki, 2002, p. 6) Conforme o Artigo 3 do Decreto Federal n 3.298/1999, decincia entendida como todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuzos na sua locomoo, na coordenao de movimentos, na fala, na compreenso de informaes, na orientao espacial ou na percepo e contato com as outras pessoas.

Breve histrico
Na antiguidade, alguns deficientes eram exterminados por serem considerados empecilhos sobrevivncia do grupo, j que no podiam cooperar com sua fora de trabalho e dependiam de outros para proteo e sustento.
Lei das XII Tbuas: na Roma antiga, os patriarcas eram autorizados a matar seus filhos defeituosos. O mesmo acontecia em Esparta; Hindus: estimulavam o ingresso dos deficientes visuais nas funes religiosas; Atenienses: por inuncia de Aristteles, protegiam seus doentes e deficientes em sistema semelhante nossa Previdncia Social; Idade Mdia: sob inuncia do Cristianismo, os senhores feudais amparavam os deficientes e os doentes em casas de assistncia; Revoluo Francesa at o sculo XIX: o deficiente era encaminhado para viver em convento ou em hospcios e o ensino era especial; Sculo XX: as duas Guerras Mundiais resultaram em um grande contingente de deficientes fsicos, o que suscitou a formao de inmeros movimentos em defesa dos direitos das minorias e o fortalecimento do conceito de integrao das pessoas com deficincia sociedade.
Fonte: Disponvel em: www.cut.org.br

A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Decincia, da ONU, aprovada em 2006 pela Assembleia das Naes Unidas define em seu Art. 1: Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdades de condies com as demais pessoas.
Universidade Aberta do Nordeste

134

A terminologia deficincia passou por diversas modificaes, acompanhando as transformaes de valores e conceitos de cada poca. O termo correto atualmente Pessoa com Deficincia, utilizado no texto da Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Decincia. No Brasil, a partir de 1980, com a preparao do Ano Internacional das Pessoas com Decincia, iniciou-se um processo de participao e ao poltica mais organizada que resultou em avanos, como a Carta de Direitos Especcos da Constituio Federal de 1988, que assegura s pessoas com deficincia a proteo ao trabalho, acesso educao, sade, assistncia social e acessibilidade. A partir da outros decretos e legislaes foram aprovados, incentivando estados e municpios a adotarem medidas. Na prtica, tem sido diferente. A discriminao, o desrespeito s leis e a dificuldade na implantao de polticas pblicas so as maiores barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficincia na busca de seus direitos fundamentais e universais. Apesar desse cenrio de resistncia por parte de alguns setores da sociedade incluso da pessoa com deficincia, a luta organizada do segmento tem sido responsvel por importantes conquistas, como a educao inclusiva como Poltica de Estado e a Lei de Cotas (Art. 93 da Lei n 8213/91), que determina a contratao de trabalhadores com deficincia nas empresas privadas. Outro avano foi a ratificao pelo Brasil em 2008 da Conveno da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficincia. Apesar dos avanos no que diz respeito legislao, a excluso se reflete at hoje em diversos setores da sociedade. A incluso uma proposta, um ideal. Se quisermos que nossa sociedade seja acessvel, que todas as pessoas com deficincia participem em igualdade de oportunidades, preciso fazer desse ideal uma realidade. A ao de cada um de ns e das instituies, deve ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos legalizados e implementar aes que garantam o acesso de todos. Ora, mudar essa realidade de excluso de uma hora para outra impossvel. Mas desejar uma sociedade acessvel e, se empenhar pela sua construo, possvel! J hora de a sociedade se preparar para lidar com a diversidade humana. urgente a incluso e a equidade de oportunidade para todos. Afinal, onde houver excluso, segregao ou discriminao no haver paz. Maria T eresa Egler Mantoan, pesquisadora na rea do direito incondicional de todos os alunos educao escolar, afirma que a incluso o privilgio de conviver com as diferenas. (Fonte: Revista Nova Escola, 2005, p. 24)

ECA: Diploma legal para efetivao dos direitos da criana e do adolescente


Todos os dias milhes de crianas e adolescentes so vtimas de guerra, violncia, discriminao, negligncia, crueldade e explorao. Em nosso pas, essa realidade no diferente. Nossas crianas e adolescentes, mesmo tendo uma lei especfica

135

Direitos Humanos e Gerao de Paz

que garanta seus direitos e deveres, o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei 8.069), continuam tendo seus direitos violados: direitos vida, sade, dignidade, convivncia familiar, educao, cultura, esporte e lazer. O ECA inaugurou, alm de um novo marco legal, uma nova forma de olhar para os meninos e meninas brasileiros. A conquista no caiu do cu, antes, fruto de muitas lutas, mobilizao e do trabalho persistente de pessoas que acreditam em um mundo melhor para nossas crianas, e consequentemente, para as futuras geraes. A fora da lei no mudou a realidade das crianas e adolescentes como num passe de mgica. Mas vale reconhecer os avanos. A partir de 13 de julho de 1990, uma nova fase de garantia de direitos realmente se iniciou. Hoje, continuamos querendo mudanas, sonhando com um pas que proteja, de fato, suas crianas e adolescentes. As crianas e adolescentes sofrem vrias formas de violncia. Conhea quais so:
Explorao econmica (trabalho Infantil): quando crianas e adolescentes so constrangidos, convencidos ou obrigados a exercer funes e a assumir responsabilidades de adulto. Negligncia: falta de cuidados com a sua proteo e desenvolvimento. Abandono: ausncia da pessoa de quem a criana ou o adolescente est sob cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade. Violncia fsica: uso da fora fsica para machucar de forma intencional, no-acidental. Violncia psicolgica: conjunto de atitudes, palavras e aes que objetivam constranger, envergonhar, censurar e pressionar a criana ou o adolescente de modo permanente. Violncia institucional: qualquer manifestao de violncia praticada por instituies formais ou por seus representantes. Omisso institucional: omisso dos rgos em cumprir as suas atividades de assegurar sua proteo e defesa. Violncia sexual: violao dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianas e adolescentes.
Fonte: portal.mj.gov.br

Acreditando que a aplicao da legislao condio bsica para a construo de uma sociedade sem violncia, mais uma vez levantamos a bandeira da educao como condio primordial para a efetivao e a garantia dos direitos inerentes pessoa humana, nesse caso, as crianas e adolescentes. Assim ser possvel efetivar o artigo 4 do ECA: dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Por meio da coparticipao das famlias e membros da sociedade civil, incluindo-se os educadores, ser possvel que crianas e adolescentes desenvolvam uma cultura de no-violncia nas escolas, nas ruas, nos bairros, enfim, no seu entorno.
Universidade Aberta do Nordeste

136

O ECA nos aproxima do alcance da cidadania e da consolidao da dignidade humana anunciada por esse diploma legal. O art. 1 no deixa dvida: o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades da pessoa em desenvolvimento [...] e, de acordo com o art. 3, desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade. Em 2013, o ECA completa 23 anos e ainda h um longo caminho at que se tenha os direitos das crianas e dos adolescentes garantidos, a comear pela elaborao e execuo das polticas pblicas, especialmente na rea da educao, entendida como um direito estratgico para a garantia da igualdade para crianas e adolescentes. O que temos a ver com isso? Ora, se cuidamos de nossas crianas, cuidamos no s do nosso futuro, mas do presente, uma vez que todas as formas de violncia afetam o crescimento saudvel das nossas crianas e adolescentes. Isso incide sobre o pas, cujo desenvolvimento no depende apenas da rea econmica, mas tambm dos direitos humanos. por isso que a Constituio Federal refora a responsabilidade da sociedade, famlia, comunidade e Estado na garantia dos direitos dos meninos e meninas do pas. Cada um de ns faz parte disso! Como diz a cano de Ivan Lins: Depende de ns, quem j foi ou ainda criana. Alertamos para a necessidade de todos conhecerem mais sobre essa legislao, pois entendemos que todos somos responsveis por sua efetivao de forma prtica e real no convvio familiar, escolar e social. Seja por meio da legislao, seja pelos meios de comunicao, pelas leituras dentro ou fora do contexto escolar, essa mensagem deve ser anunciada aos quatro ventos! Aprendamos com o Cordel do Estatuto da Criana e do Adolescente, com msica e dana... o que importa que aprendamos a efetivar na prtica cotidiana os direitos legais institucionalizados. Essa responsabilidade nossa! Vou contar para vocs O que deixou to contente Todo o nosso pas, Porm especialmente A quem a todo instante Um pblico to importante: Criana e adolescente. (...) Cabe a cada um de ns Exigir seu cumprimento Indo s autoridades Ou at ao parlamento Pra que o ECA no seja Reclames de quem verseja Palavra lanada ao vento.(....) Mas intil amigos Se ficarmos todos ss Tentando fazer cumpri-lo. Temos que juntar a voz. Sempre que algum precisar Deve o ECA apresentar Pra se desatar os ns. (...)
(Texto na ntegra disponvel em: www.pucrs.br/mj/poema-cordel-84.php)

137

Direitos Humanos e Gerao de Paz

A guerra entre os sexos clama por paz h milnios

Nenhuma desigualdade entre as pessoas faz parte da natureza humana. Desde os primrdios da civilizao, h a perpetuao do poder masculino, por meio do direito, dos costumes, da cultura, que durante muito tempo legitimou a posio inferior tanto social quanto poltica, da mulher. Infelizmente, entre homens e mulheres ainda possvel constatar profunda discrepncia de direitos, apesar dos avanos considerveis nos ltimos anos. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (1789) foi uma das cartas pioneiras na conquista de liberdades individuais, que reconhecia o homem em sentido genrico como cidado e sujeito de direitos. Olympe de Gouges, uma mulher revolucionria, escreveu a Declarao dos Direitos da Mulher, em 1791, na tentativa de incluir a mulher como sujeito de direitos. Por conta do espanto e da repulsa gerados por desse documento, Olympe foi executada na guilhotina em 1793. A luta da mulher pelo seu espao, no como coadjuvante, mas como protagonista ao lado do homem nas relaes sociais, comeou a ter resultado no fim do sculo XIX, com o movimento pelo voto das mulheres na Inglaterra e com as greves no trabalho industrial. O Dia Internacional da Mulher foi proclamado no contexto dessa luta, devido greve feita pelas operrias em Nova Iorque, em 1857, que culminou em um abominvel massacre contra 129 mulheres, que foram queimadas vivas em uma indstria txtil.

08 de maro
E, assim, voltamos ao comeo: era uma vez uma mulher (...), duas mulheres (...), talvez 129 mulheres. A data era 8 de maro de 1857; mas bem podia ser de 1914 ou (quem sabe?) de 1917. E voltamos a esse comeo mesmo para concluir que o fato de o Dia Internacional da Mulher estar ou no oficialmente ligado a esse ou quele momento histrico no o foco mais significativo da reexo que ora se apresenta. Afinal, o dia 8 de maro universalizou-se, isso fato. E universalizou-se pela similaridade dos eventos mundiais relacionados luta das mulheres. Hoje, sem sombra de dvidas, a data mais que um simples dia de comemorao ou de lembranas. , na verdade, uma inegvel oportunidade para o mergulho consciente nas mais profundas reexes sobre a situao da mulher: sobre seu presente concreto, seus sonhos, seu futuro real. dia para pensar, repensar e organizar as mudanas em benefcio da mulher e, consequentemente, de toda a sociedade. Os outros 364 dias do ano so, certamente, para realiz-las. (Fonte: Senado Federal Online)

Universidade Aberta do Nordeste

138

O papel da mulher na sociedade, em geral, vem refletindo uma luta pela sua cidadania, que ao longo da histria lhe foi negada. Somente nos anos setenta do sculo XX, com o aparecimento da luta feminista, a mulher foi crescendo no cenrio mundial e passou a disputar sua posio em um mesmo patamar que o homem. No longo caminho de construo da cidadania das mulheres, a Constituio Cidad de 1988 representa um marco histrico: proclama a igualdade jurdica entre homens e mulheres; amplia os direitos civis, sociais e econmicos das mulheres; estabelece a igualdade de direitos e responsabilidades na famlia; define como princpio do Estado brasileiro a no-discriminao por motivo de sexo, raa e etnia; probe a discriminao da mulher no mercado de trabalho e estabelece direitos reprodutivos(Art. 5, 6, 7 e 226). Segundo a Carta Magna: homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes(Art. 5). Existem vrias formas de violncia contra a mulher, incluindo a discriminao. Apesar do aprimoramento da legislao nacional quanto defesa dos direitos das mulheres, a verdade que muitas brasileiras ainda no tm conscincia da sua igualdade perante os homens, legitimando, assim, o preconceito e a intolerncia de gnero.

O que violncia contra a mulher?


Violncia o ato de agresso ou mesmo a omisso que causa sofrimento fsico ou psicolgico vtima. Quando a mulher sofre qualquer tipo de agresso, estar amparada, como todo cidado, pelas leis comuns, devendo procurar imediatamente a delegacia mais prxima. Quando a violncia praticada em casa, por familiares, por pessoas que convivem no mesmo ambiente domstico mesmo que no sejam parentes ou pelo marido, companheiro ou companheira, a mulher agredida ter a proteo da Lei n 11.340/06, denominada Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra mulher. Segundo a Lei (Captulo II, Art. 7), a violncia contra a mulher pode ser fsica, psicolgica, sexual, moral e patrimonial: Fsica: qualquer conduta que ofenda sua integridade fsica ou sade corporal. Psicolgica ou Emocional: qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuio da autoestima. Sexual: presenciar, manter ou participar de relao sexual no desejada, mediante intimidao, ameaa, coao ou uso da fora. Patrimonial: qualquer conduta que configure reteno, subtrao, destruio parcial ou total de bens pertencentes ofendida, por medo, coao ou induo. Moral: qualquer conduta que atinja a honra e a imagem das mulheres, em forma de calnia, difamao ou injria (ofendendo-a diretamente). A violncia contra a mulher se expressa de diversas maneiras. Vale compreender que essa situao ocorre tambm pela forma como a mulher vista na sociedade culturalmente machista e patriarcal. Uma cultura que pode e deve ser mudada. A

139

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Lei Maria da Penha, smbolo de luta contra a violncia, essa lei nasceu em homenagem biofarmacutica Maria da Penha Fernandes, protagonista de uma histria de violncia cometida por seu marido Marco Antnio Heredias Viveiros, professor universitrio, que por duas vezes atentou contra sua vida, sendo que na segunda vez, deixou-a paraplgica . A violncia ocorreu em 1983, porm a trajetria de Maria da Penha para conseguir a aprovao e fazer valer a lei durou 13 anos.

legislao atual reconhece a igualdade da mulher, nas suas especificidades. Por isso, fundamental que as violaes aos direitos humanos das mulheres sejam denunciadas. preciso procurar ajuda e romper esse ciclo de violncia e privaes de direitos que assombra as mulheres. Nenhuma mudana ocorrer se no houver disposio e empenho de todos, homens e mulheres! A guerra entre os sexos clama por paz h milnios. Muitas batalhas foram vencidas, mas no podemos cruzar os braos. As conquistas precisam ser sustentadas. Vamos continuar nesta cruzada e esperar que a nova gerao d passos maiores a fim de que a Lei vire rotina e as mulheres sejam cada vez mais respeitadas. A busca da igualdade e equidade (entendida como a igualdade, respeitando-se as diferenas) entre mulheres e homens nada mais do que a busca da paz para a humanidade.

Somos todos ndios


A busca pela paz e por um mundo onde as pessoas vivam e convivam em harmonia exige de cada um de ns a conscincia e o reconhecimento da diversidade de povos e culturas, de histrias e pensamentos existentes no Brasil, no planeta. Voc j parou para pensar sobre a diversidade de pessoas que habitam o seu entorno? J observou a fisionomia das pessoas que convivem com voc na sua rua, sua escola ou em seu ambiente de trabalho? J percebeu como somos diferentes no fsico, no modo de falar, de sentir e de agir? Agora pense nas diversas formas de preconceito e discriminao que penalizam os povos indgenas e seus descendentes, desrespeitando seus direitos humanos mais bsicos. Acreditando que a melhor forma de quebrar preconceitos atravs do conhecimento, vale conhecer as lutas e contribuies dos indgenas para a formao desse pas, como preconiza a Lei n 11.645/08 que, ao alterar a Lei n 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), torna obrigatrio o ensino de histria e cultura indgena nas escolas de Educao Bsica. A lei refora ainda que se deva ensinar a Histria e a Cultura Africana e Afrobrasileira, preceitos j estabelecidos com a Lei n 10.639/03. ...Surpreender a todos no por ser extico mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando ter sido o bvio. Nos versos da cano Um ndio, Caetano Veloso fala da estranheza, do esteretipo e da lamentao por no termos enxergado o ndio como de fato ele e por meio de sua prpria fala. Durante sculos de massacres, ora fsico, ora cultural, os indgenas foram invisibilizados, suas culturas relegadas categoria de selvagem, at ao ponto de serem declarados extintos, como aconteceu no Cear por decreto oficial (1863). Envergonhados de sua prpria origem, foram diminudos e subjugados. Vale refletir: houve de fato um encontro de culturas entre colonizadores e povos indgenas? Qual o significado deste encontro de culturas para estes povos?
Universidade Aberta do Nordeste

140

A Declarao dos Direitos dos Povos Indgenas proteger as mais de 370 milhes de pessoas que integram estas comunidades vulnerveis do mundo, constituindo um marco histrico para o movimento indgena e significando o estabelecimento de padres mnimos de respeito aos direitos dos povos indgenas do mundo.

Ora, os ndios foram os primeiros povos desta terra. Mesmo tendo uma cultura e lnguas diferenciadas fazem parte dela e devem gozar dos mesmos direitos. Durante muito tempo, os ndios foram estereotipados e tratados como indivduos exticos, selvagens. O respeito e a valorizao dos povos indgenas como cidados o primeiro passo para reconhecer a existncia e a permanncia destes na sociedade. preciso conhecer a diversidade desses povos com tantas histrias, saberes, tradies, culturas e lnguas prprias. Assim, contribuir para a gerao da paz requer o reconhecimento dos povos indgenas e de seus direitos. Felizmente, muitos j creem na capacidade de luta de forma organizada e pacfica. Os resultados j so visveis documentos oficiais, nacionais e internacionais. Vale destacar a aprovao da Declarao dos Direitos dos Povos Indgenas pela Assembleia Geral da ONU. No Brasil, o marco do reconhecimento dos Povos Indgenas serem diferentes a Constituio Federal de 1988, onde, pela primeira vez, o governo reconhece no artigo 231 a organizao social, costumes, lnguas, crenas e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo Unio demarc-las, proteg-las e fazer respeitar todos os seus bens. O Projeto de Lei n 6.001/73, denominado Estatuto dos Povos Indgenas, visa garantir a proteo e defesa dos direitos indgenas. O reconhecimento legal, a defesa e a efetivao dos direitos destes povos o mnimo que o homem considerado civilizado pode fazer. Quantas lutas foram travadas, quantas vozes foram caladas, quantos direitos foram violados, quantas vidas foram extintas, quanta sabedoria apagada? Em nome de qu? Que civilidade essa que dizima comunidades inteiras, num massacre de homens, mulheres e crianas que vivem em harmonia com a natureza, que se utilizam dos recursos naturais, preservando-os, que respeitam seus semelhantes e trabalham para o bem comum? Nesse contexto, quem o selvagem? Se desejamos um mundo de paz, no podemos calar diante da barbrie humana. urgente a luta por dignidade e pela vida de todos e de cada um, por um mundo verdadeiramente civilizado e humano. Essa luta nossa, depende de mim, depende de ns, afinal, somos todos ndios.

Trfico de mulheres e Redes de prostituio: Uma modalidade de violncia que est bastante relacionada com a globalizao liberal e mercantilizao do corpo e da vida das mulheres o trfico internacional de mulheres para redes de prostituio. Segundo a ONU, o trfico de mulheres a terceira atividade econmica ilcita mais rentvel, depois do trfico de drogas e armas. O Brasil um dos maiores fornecedores de mulheres e crianas para o trfico com fins de explorao sexual.

O caminho da paz s se faz com justia e direitos iguais


A edificao da paz s ser possvel quando construda sob os alicerces slidos e duradouros da cultura dos direitos humanos. Dessa forma, a construo de um mundo sem guerras ou qualquer outro tipo de violncia pessoa humana, responsabilidade de cada um de ns. Tarefa impossvel? A resposta vai depender de nossas escolhas. Se

141

Direitos Humanos e Gerao de Paz

escolhermos lutar pela vida, se continuarmos a desafiar, mesmo em meio s maiores dificuldades, a resposta ser SIM. Mas, se do contrrio, nos deixarmos dominar pelo medo, pelo conformismo, pelo egosmo; se ignorarmos ou desprezarmos os direitos humanos, se os interesses particulares prevalecerem sobre o bem comum, ento a resposta ser NO. Sua escolha pode fazer a diferena no destino da humanidade. Como vimos, as leis, por si s, no mudam pessoas nem realidades, no exilam preconceitos nem fazem regressar valores, s vezes raros como diamantes. Mas nos oferecem caminhos, pontes, acessos, instrumentos para serem garimpados. O direito um ato em permanente construo, no qual palavras nascem como flores, como dizia Hordelin. Precisamos do cuidado, para que no terreno da existncia no morram as sementes sem brotar para o mundo. Para quem acredita no que quer e luta dignamente, o que era impossvel, se torna possvel; o que era sonho, se torna realidade, dando lugar, neste cho da aridez humana, flor, ao amor, felicidade e satisfao do sonho realizado, para que novos sonhos surjam, brotem, floresam a partir do toque suave de nossas mos.

Sntese do fascculo
A necessidade do cuidado com o outro e o reconhecimento dos direitos fundamentais da criana, do adolescente, da mulher, do idoso, das pessoas com deficincia e dos povos indgenas so temas que merecem reflexes e prticas que garantam o respeito diversidade e o desenvolvimento de uma cultura de paz e cidadania. preciso reconhecer que aes fundamentadas em princpios de convivncia so essenciais para a construo de uma sociedade democrtica e livre de preconceitos. A promoo da paz responsabilidade de todos e de cada um, por meio do exerccio do respeito s diferenas e da luta pela igualdade dos direitos humanos. Afinal, no pode haver paz sem respeito ao outro e s diferenas, sem a efetivao da dignidade humana, sem o exerccio da solidariedade e da fraternidade. Conhecer a legislao um importante passo para o reconhecimento dos direitos e dos deveres de cada um, mas no suficiente. urgente a incluso e a equidade de oportunidade para todos, pois onde houver excluso, segregao ou discriminao no haver paz. A busca da igualdade e equidade nada mais do que a busca da paz para a humanidade. Busque-a voc tambm!

Universidade Aberta do Nordeste

142

Atividades
1. A informao o primeiro passo na luta pela garantia dos direitos humanos.

Por isso, pesquise e conhea os principais documentos criados no Brasil e no mundo a partir da Declarao dos Direitos Humanos e reflita: esses documentos promoveram mudanas sociais visveis aos grupos socialmente excludos? 2. Quem so e onde esto os povos indgenas da sua regio, do seu estado? Qual o histrico de preservao de suas terras, de seus direitos? 3. Como vimos, mulheres, crianas, adolescentes, idosos e pessoas com deficincia tem seus direitos assegurados por lei. Mas temos cincia, tambm, de que muitos desses direitos no so efetivados, de fato. De que forma podemos contribuir para que esses grupos tenham seus direitos respeitados? 4. possvel perceber, ao seu redor, casos de violncia ou discriminao contra mulheres, crianas, adolescentes, idosos e pessoas com deficincia? Se sua resposta for sim, no tema, denuncie. Nossa omisso nos torna cmplices. Lutemos em favor da paz.

Referncias
BRASIL. Constituio Federal. Braslia, 05 de Outubro de 1988. _________. Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. _________. Estatuto do Idoso. Lei 10.741, de 01 de outubro de 2003. _________. Estatuto do ndio. Lei 6.001, de 19 de Dezembro de 1973. _________. Declarao Universal dos Direitos Humanos: ideal de justia, caminhos da paz. Braslia: Senado Federal. Secretaria Especial de Editorao e Publicaes, 2008. DISPONVEL EM: http://www.senado. gov.br/senadores/Senador/psimon.pdf _________. Lei Maria da Penha - n 11.340/06. Braslia, 07 de Agosto de 2006. BARSTED, Leila Linhares; PITANGUY, Jacqueline. Org. O Progresso das Mulheres no Brasil 2003 2010. Rio de Janeiro: CEPIA ; Braslia: ONU Mulheres, 2011. CHAU, M.S. Apresentao: os trabalhos da memria. In: BOSI, E. Memria e sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. COE, Frank Azevedo, HUNTTNER, Edison; RAMOS, Andr Raimundo Ferreira. Org. Sculos Indgenas no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. GODOY, Andra. Direitos das pessoas portadoras de deficincia cartilha da incluso Minas Gerais: PUC, 2000. LOUREIRO, Altair M. L. A velhice, o tempo e a morte. Braslia: UNB, 1998. ONU. Declarao da Organizao das Naes Unidas sobre o direito dos Povos Indgenas, 13 de setembro de 2007. PERRUSO, Camila Akemi. Gnero e Direitos Humanos. So Paulo: CDH, 2005. NOVA ESCOLA. A escola que de todas as crianas. So Paulo: Abril Colees. v. 20, n.182, maio 2005.

143

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Autoras
Maria Aldia Brando Silveira Guilherme: Pedagoga em Regime Especial pela Universidade Estadual Vale do Acara (Uva), graduada com habilitao em Arte e Educao Fsica pela Universidade Estadual do Cear (Uece). Especialista em Gesto Escolar, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Psicopedagogia, pela Faculdades Inta-CE, e Educao Biocntrica, pela Universidade Estadual do Cear (Uece). Com experincia na Educao Infantil, inicialmente como professora e, posteriormente, como assistente tcnica pedaggica da clula de Educao Infantil da Secretaria Municipal de Educao de Acara, e articuladora pedaggica do Programa Nacional de Formao de Professores de Educao Infantil (Proinfantil). Ministrou o ensino de Arte, em nvel fundamental e mdio. Atuou como diretora e coordenadora pedaggica de escolas da rede municipal. Em 2010, atuou como professora e diretora de turma na Escola de Educao Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, onde, desde 2011, assume a funo de coordenadora escolar. Maria Socorro Brando Everton: Pedagoga em Regime Especial pela Universidade Estadual Vale do Acara (UVA); graduada em Histria e Filosofia pela Universidade Estadual do Cear (Uece). Experincia no ensino de Histria e Arte, em nvel fundamental e mdio e em Nvel Superior nas disciplinas de Histria Antiga, Medieval e Histria da frica. Atuou como diretora e coordenadora pedaggica de escolas da rede municipal e como Professora Coordenadora da rea (PCA) de Cincias Humanas. Em 2009, atuou como professora diretora de turma na EEEP Tomaz Pompeu de Souza Brasil, como professora formadora do Projeto Professor Aprendiz e, desde 2010, atua coordenadora regional do Projeto Professor Diretor da Turma na 3 CREDE. Enquanto especialista em Histria das Culturas Afro-brasileiras, ministra formaes para professores na rea da Educao tnicorracial e possui vrios projetos desenvolvidos nesta rea. Possui, ainda, o ttulo de especialista em Gesto Pblica pela Universidade Estadual do Cear (Uece).

Expediente

ISBN: 978-85-7529-572-4

Presidente Luciana Dummar | Coordenao do Curso Rosamaria de Medeiros Arnt | Coordenao Acadmico-Administrativa | Ana Paula Costa Salmin | Editora Regina Ribeiro | Editor Adjunto Raymundo Netto | Coordenador de Produo Editorial Srgio Falco | Editor de Design Amaurcio Cortez | Projeto Grfico e Capas Amaurcio Cortez e Welton Travassos | Ilustraes Karlson Gracie | Editorao Eletrnica Welton Travassos | Reviso Tarcila Sampaio | Catalogao na Fonte Kelly Pereira

Realizao

Apoio Cultural

Apoio

Anda mungkin juga menyukai