Anda di halaman 1dari 5

BSI - UFRPE Aluna: Mariana Moura Disiplina: Sistemas de Apoio Deciso Professora: Telma Lucia

Abordagem Comportamental do Processo de Deciso

Deciso o processo de anlise e escolha entre as alternativas disponveis de cursos de ao que a pessoa dever seguir. Toda deciso envolve seis elementos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Tomador de deciso a pessoa; Objetivos que pretende alcanar; Preferncias critrios para a escolha; Estratgia ao/aes para atingir os objetivos; Situao aspectos do ambiente; Resultado a consequncia da estratgia.

O processo decisorial complexo e depende das caractersticas pessoais do tomador de decises, da situao em que est envolvido e da maneira como percebe a situao. So sete as etapas que envolvem o processo decisorial: 1. 2. 3. 4. 5. Percepo da situao que envolve algum problema; Anlise e definio do problema; Definio dos objetivos; Procura de alternativas de soluo ou de cursos de ao; Escolha (Seleo) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos; 6. Avaliao e comparao das alternativas; 7. Implementao da alternativa escolhida. O processo decisorial pode ser entendido ressaltando que, se a presso para a tomada de uma deciso for grande, as etapas 3, 5 e 7 podem ser suprimidas e, quando no h presso, algumas podem ser expandidas. O processo decisrio permite a soluo de problemas ou o defrontamento com situaes. A subjetividade nas decises individuais, segundo Thomas (1998) apud Chiavenato (2002) decorrente de alguns fatores: 1. Racionalidade limitada: as decises so tomadas tendo como base uma parte da situao ou apenas alguns aspectos dela.

2. Imperfeio das decises: no h decises perfeitas e sim, o que a faz ser escolhida ter como base a sua eficincia, ou seja, resultados mximos com a utilizao do mnimo de recursos. 3. Relatividade das decises: quando se toma uma deciso, h a renncia de outras, ao passo que nessa mesma deciso com o decorrer do tempo originar outras decises. 4. Hierarquizao das decises: estabelece-se uma hierarquia para diferenciar o que um meio e o que um fim. 5. Racionalidade administrativa: tudo planejado e orientado para se alcanar os objetivos da melhor maneira. 6. Influncia organizacional: a organizao estabelece um processo decisrio prprio que consiste em diviso de tarefas, padres de desempenho, sistemas de autoridade, canais de comunicao e treinamento e doutrinao. A Teoria Comportamental percebe a organizao como um sistema de decises em que cada membro participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decises individuais a respeito de alternativas racionais de comportamento (CHIAVENATO, 2002, p. 143). Ou seja, mostra que no somente o administrador quem toma as decises dentro da empresa, mas sim todos os membros que dela fazem parte, compondo assim um complexo sistema de decises. Surge ento a Teoria das Decises, fundada por Hebert Simon, na qual busca explicar o comportamento de cada indivduo dentro de uma organizao. Herbert Simon e March, em 1957, desenvolveram o conceito de racionalidade limitada, que exprime a incapacidade do tomador de decises de dominar a complexidade do mundo, de compreender todas as informaes, de dominar o tempo, como tambm o lado cognitivo. Estas caractersticas esto presentes no modelo comportamental, em que as informaes so imperfeitas e incompletas, no se tem um conjunto completo de alternativas conhecidas e o tomador de deciso deve escolher a primeira alternativa minimamente aceitvel. As decises no programadas, definidas por SIMON como sendo aquelas que podem ser determinantes dos resultados empresariais, so imprevisveis e o seu processo requer o uso da capacidade humana de anlise e sntese. No podem ser delegadas s mquinas, pois exigem tambm discernimento e criatividade. Na tipologia de THOMPSON & TUDEN (1959) essas decises podem ser classificadas como sendo do tipo por inspirao, j que so incertas tanto as preferncias sobre possveis resultados quanto as crenas sobre relao de causa e efeito.

Uma das dificuldades de utilizao de processos decisrios genuinamente racionais a multiplicidade de tarefas desempenhadas pelo tomador de decises. MINTZBERG (1973) afirma que os dirigentes gastam a maior parte do tempo freqentando e conduzindo reunies, realizando trabalho diversificado e intercalado com interrupes. As tcnicas analticas de deciso, aps serem recebidas com entusiasmo, so expulsas pelas portas dos fundos da empresa. Para ele, o que prevalece so aspectos ligados intuio no processo decisrio. Ratificando isso, MOTTA (1988) diz que o trabalho do executivo mais diversificado do que se pode inferir a partir de modelos que mostram um indivduo voltado para formulao de polticas, planejamento e estratgias organizacionais. Sendo assim, preciso que haja na organizao pessoas realmente intuitivas. A intuio vista como um impulso para a ao em que no se faz uso do raciocnio lgico e tida como altamente impregnada dos conhecimentos e experincias acumulados pelo indivduo. Esse cartesianismo que impregna o modelo racional de tomada de deciso, "apoiado em mtodos quantitativos" vem sendo destitudo pela proposta do modelo comportamental baseado no uso da intuio na tomada de deciso (Vergara, 1991).

REFERNCIAS

(http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-modelo-comportamental-

de-tomada-de-decisoes-na-area-de-marketing/14587/)

http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/delcio/materiais/Abordagem_Comport amental.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental_da_administra%C3%A7%C3%A3 o http://www.mettodo.com.br/pdf/Discutindo%20o%20Processo%20Decisorio.pdf

ANEXO - Comparao - Processo Decisrio Clssico e Comportamental:

Anda mungkin juga menyukai