Anda di halaman 1dari 8

TRABALHANDO COM SEQUNCIA DIDTICA NAS AULAS DE LNGUA PORTUGUESA

Marcelo Santana dos Santos Curso de Especializao em Estudos Lingusticos e Literrios aplicados ao ensino de Lngua Portuguesa- FJAV Orientadora: Maria Josefa de Jesus Almeida

Esta sequncia didtica foi aplicada com os alunos do 8 ano, da Escola Municipal Dr. Slvio Csar Leite, localizada no povoado Taperinha dos Gatos, no municpio de Lagarto. A atividade rendeu muitas discusses entre os alunos, inclusive levantamentos de questes atuais to polmicas, como o uso de drogas e o homossexualismo, problemas observados em dois filhos da personagem do conto trabalhado. Contedo: Leitura e escrita Texto: Ela, de Assuero Cardoso Barbosa Tema: A vida da mulher dona de casa. Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; Desenvolver a leitura do conto; Trabalhar a interpretao do conto lido; Estabelecer a relao entre o que foi lido e o conhecido; Identificar a crtica que foi veiculada ao conto;

Identificar as caractersticas do gnero textual conto; Realizar uma produo textual.

Etapas: 1 etapa: Conhecendo o autor Perguntar o que os alunos sabem sobre o poeta Assuero Cardoso Barbosa e se eles conhecem alguma obra dele? Fazer uma apresentao do autor turma.

2 etapa: Lendo o texto Ler com a turma o conto "Ela" e pedir que os alunos comentem sobre o que mais lhes chamou a ateno. 3etapa: Interpretando o texto De que fala o texto? Quem conta a histria? O que ela descreve em todo o texto? Quais as preocupaes da mulher relatadas no texto? Que sentimentos da mulher so apresentados no texto? Como a mulher gostaria que fosse a sua vida? Por que voc acha que ela disse isso? Do que a mulher sente mais falta em sua vida? Por que ela se sente uma mulher infeliz? Por que ela est descontente com a sua vida? Por que a mulher no sente valorizada nesse mundo? Se voc fosse uma das personagens do texto, o que faria para que ela no se sentisse desvalorizada? Que relao existe entre a mulher e uma empregada domstica? Essa mulher deixou de aproveitar a sua vida? Justifique.

4 etapa: Comparando a fico com o mundo real Voc conhece algum que vive da mesma forma que a personagem desse texto? Se conhece, relate um pouco sobre o que voc a respeito da vida dela? Como sua me vista dentro de sua casa? Justifique. De que forma seu pai v a sua me em casa? O que ele faz para que ela se sinta amada e valorizada? E voc, como enxerga a sua me? O que voc e seus irmos tm feito para demonstrar amor a sua me? O que faz para que sua me se sinta valorizada? Que relao pode ser estabelecida entre a histria lida e a realidade?

5 etapa: Descobrindo a crtica no texto Ao que o autor quis criticar atravs desse texto? Que elementos do texto fez com que voc chegasse a essa crtica? Por que as mulheres donas de casa so tratadas dessa forma? Voc concorda com a forma como essa mulher tratada dentro de sua casa? Como ela deveria ser tratada?

6 etapa: Estudando as caractersticas do conto O narrador desse conto participa da histria? Como, ento, ele chamado? Quem so as personagens? H antagonista nessa histria? Se existe, Indique-o. Em que lugar ocorrem os fatos? Existe alguma expresso que indica quando a histria aconteceu? O tempo em que os fatos acontecem determinado ou indeterminado? Como se d a relao personagem/enredo no conto lido?

7 etapa: Produo textual Produzir um pequeno texto sobre expondo as opinies dos alunos sobre a crtica presente no conto.

Anda mungkin juga menyukai