Anda di halaman 1dari 2

Os microrganismos tal como outros organismos vivos necessitam de obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente.

Para tanto diferentes meios de culturas so utilizados, contendo nutrientes apropriados para o seu crescimento. Alm do meio de cultura so necessrios outros cuidados tais como: condies de oxignio (presena ou ausncia), pH e presso osmtica, sendo estes adequados ao crescimento dos microrganismos. Para a preparao desses meios e manuteno importante observar as condies necessrias de assepsia, de modo que evite a contaminao dos microrganismos. Os meios de culturas podem ser classificados quanto ao estado fsico, quanto composio e quanto finalidade caracterstica. Os estado fsico divido em meios slidos, (contm agar) e meios lquidos (no possuem Agar). Em relao composio, podem ser naturais e artificiais, os artificiais ainda podem ser divididos em definidos e indefinidos (ou complexos). E em relao finalidade caracterstica que pode ser dividida em: enriquecimento, seletivo, diferencial, complexo, transporte e basal. O presente trabalho ir abordar o meio de cultura em relao finalidade caracterstica e os indefinidos. Enriquecimento: geralmente lquido, com a finalidade de permitir que as bactrias contidas em uma amostra clnica aumentem em nmero com o aumento da capacidade nutricional, pela adio de substncias como gema de ovo, sangue, plasma, soro, leite, etc. Seletivo: um meio slido que possui agentes inibidores de determinados microrganismos, para a finalidade de selecionar a espcie que se deseja isolar e identificar (permite a visualizao de UFCs). Diferencial: permite distino de diferentes gneros e espcies de microrganismos (meio slido), essa diferenciao evidenciada na mudana de colorao ou na morfologia das colnias. Exemplo: a diferenciao de bactrias fermentadoras e no fermentadoras da lactose no Agar EMB. Transporte: consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (Tioglicolato ou cistena). Geralmente mantm o pH favorvel, previne a desidratao de secrees durante o transporte e evita a oxidao e auto-destruio enzimtica dos patgenos presentes.

Basal: uma forma indefinida, que contm uma fonte de carbono tais como a glicose para o crescimento bacteriano, gua e vrios sais necessrios para o crescimento bacteriano Complexo: a composio qumica exata no conhecida, apenas feita uma estimativa qualitativa. So teis para culturas de microrganismos com requerimentos nutricionais complexos ou desconhecidos. Exemplo: meios suplementados com sangue, gema de ovo, alimentos e outros.

Referncias Bibliogrficas

Disponvel

em:

<http://www.uff.br/labac/Apostila_Pratica_Nutricao.pdf>.

Acessado em 21 de julho de 2013. Disponvel em:

<http://www.ufsm.br/microgeral/Praticas/Roteito%20pratica%20semeaduras.pdf>. Acessado em 21 de julho de 2013. Disponvel em: <http://www3.uma.pt/gcosta/docs/microbiology/prat2.pdf>.

Acessado em 21 de julho de 2013.

Anda mungkin juga menyukai