Anda di halaman 1dari 16

Universidade Federal de Ouro Preto BCC 740 Inteligncia Artificial em C.A.

Departamento de Computao

Primeiro Trabalho
Assunto: Construo de um Sistema Especialista utilizando a ferramenta Sinta

Daniel Hosken Pires

Ouro Preto Junho de 2013

PRIMEIRO TRABALHO
(Sistema especialista no plantio de mudas de mudas de eucalpto)

Construo especialista no

do

sistema de

plantio

mudas de eucaltpo utilizando a ferramenta avaliao Sinta, da para disciplina

Inteligncia Artificial, do curso de Engenharia de Controle e Automao, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Ouro Preto Junho de 2013

INTRODUO ...................................................................................................... 4 OBJETIVOS ........................................................................................................... 5 DESCRIO DO PROBLEMA ........................................................................... 5 MODELAGEM ....................................................................................................... 8 IMPLEMENTAO ........................................................................................... 10 EXEMPLO DE UTILIZAO ........................................................................... 12 CONCLUSO....................................................................................................... 15

INTRODUO

A Engenharia Florestal o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentvel de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espcies vegetais e procura melhorar suas caractersticas, analisando as condies necessrias a sua adaptao ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservao de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera reas degradadas, cuida da arborizao urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma rea. Esse engenheiro tambm efetua vistorias, percias e avaliaes, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuao, visa segurana e aos impactos socioambientais. O trabalho em questo, visa atuar na rea de plantio e suvicultura de eucalpto. Atualmente, do eucalipto, tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se leos essenciais empregados em produtos de limpeza e alimentcios, em perfumes e at em remdios. A casca oferece tanino, usado no curtimento do couro. O tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tbuas para embalagens e mveis. Sua fibra utilizada como matria-prima para a fabricao de papel e celulose. A automatizao ser realizada atuando na maquina responsavel pelo processo de crescimento da muda de eucalpto.

OBJETIVOS Obter uma maquina de irrigao/fertilizao com atuao de herbicidas/inseticidas, e acompanhamento de crescimento de mudas de eucalpto. Maquina essa de forte preciso e alta confiabilidade, contendo as seguintes caracteristicas/funcionalidades: -Deteco de mudas: O sistema detectara aonde possui muda de eucalpto, afim de atuar no local. -Irrigao: O tipo de irrigao ira depender do horario do dia e da umidade do local, tendo assim, uma vazo e uma composio para cada situao. -Fertilizao/Herbicidas/Inseticidas: O fertilizante ira atuar em dias pr-definidos, com uma valvula de abre/fecha, abre = utilizar fertilizante e fecha = no utilizar fertilizante. -Acompanhamento do crecimento: O crecimento das mudas de eucalpto, ser observado por uma base de armazenamento de dados, onde em dias pr definidos, a maquina ter um sistema que tira foto da muda, durante um certo tempo t tambm definido pelo programador.

DESCRIO DO PROBLEMA

-Preparo do terreno e mapeamento do local:

O preparo do terreno est relacionado com as caractersticas da rea onde ser realizado o plantio. O preparo do solo para o plantio deve ser feito de maneira a

propiciar maior disponibilidade de gua para a cultura, visto que o regime hdrico do solo um fator essencial para o crescimento da maioria das espcies de eucalipo. Geralmente as operaes so realizadas na seguinte ordem: construo de estradas e aceiros desmatamento e aproveitamento da madeira enleiramento ou encoivaramento queima das leiras desenleiramento combate formiga revolvimento do solo sulcamento e/ou coveamento. -Espaamento do terreno:

Visando a produo de madeira para laminao, serraria e fina para papel e celulose, geralmente so utilizados os espaamentos de 3,0 x 2,5 (1.333 rvores/ha) ou 3,0 x 2,0 (1.666 rvores/ha). Com o advento dos plantios clonais, as empresas de celulose passaram a adotar espaamentos mais largos (como o de 3 m x 3 m), que suprem o maior espao aos gentipos idnticos. Na mecanizao e nas atividades de colheita, o aumento do espaamento torna-se uma necessidade visando condies mais adequadas produo de indivduos com maiores dimenses, que levam a uma maior produtividade dos equipamentos. Obs: Pegando como exemplo o espaamento de 3m x 3m, necessita-se tambm de um recuo de 3m x 3m para todas as extremidades do terreno. -Deteco de muda: Com um sensor de colorao no inicio da maquina, o sistema ir localizar aonde possui mudas, ativando assim a posio Sx, sendo x= cada uma das 49 situaes. -Irrigao:

A irrigao funciona com uma composio para parte da manh (7:00) e outra para a parte da tarde (18:00), sendo que a muda ser irrigada com um volume y de gua, sendo y variante com relao a umidade. (y1= 5 litros, y2= 3 litros, y3= 0 litros) -Fertilizao/Herbicidas/Inseticidas: O sistema haver alm da valvula de irrigao, mais 3 valvulas, sendo de fertilizao, herbicida e inseticida respectivamente, onde cada uma dela ir atuar, dependendo do estado definido pelo programador.

-Acompanhamento do crecimento: Capacitado de um sensor de time e maquina fotografica a prova dagua acoplada ao sistema, a maquina tera uma base de dados que armazenar fotos do crescimento das mudas, com intuito de acompanhamento e analise da mesma. -Perda de tempo com irrigao manual: A irrigao manual tem algumas restries e desvantagens, dentre elas podem-se citar: o custo alto de operrios (necessitam-se de no mnimo 2 operarios por maquina), preciso baixa de vazo e posio da muda, demora no processo de irrigao e custo alto da operao total que fica em torno de R$ 270,00 por hectre (combustivel, operrio, irrigao, depreciao).

MODELAGEM As variveis foram descritas conforme mostra abaixo: Dia da semana = segunda-feira domingo Fotografias Horrio Inconformidade Litros Muda = sim ou no Nivel de umidade = baixa, mdia ou alta Perodo = dirno ou noturno Quantidade de muda Umidade Irrigao = 5 litros por muda, 3 litros por muda, sem irrigao, irrigao constante, com fertilizante, com herbicida, com inseticida

-Fluxo de consulta (exemplo do fluxo de quinta-feira):

Obs: foi enviado o arquivo fluxo de consulta completo em formato .png -Tabela de possveis situaes:

Calendario de controle semanal:

IMPLEMENTAO

Em nossa implementao procuramos obter a melhor resposta para o problema da irrigao em mudas de eucapilito. Procuramos obter uma resposta com confiabilidade aceitavel o tipo de irrigao, se existe fotografia, a quantidade de agua em litros e o acrescimo de herbicida, fertilizao ou insceticida. Para tanto o utilizador do programa deve inserir o dia da semana, a existncia e quantidade de muda, bem como o periodo do dia e a umidade. Considerando que uma aplicao real os sensores apresentam certo variao de erros, atribuimos a resposta de existencia de muda, quantidade de muda e umide um grau de confiabilidade de forma que estas vriaveis afetam diretamente na resposta. Segue como exemplo o controle de irrigao da segunda-feira no periodo diurno:

Para o sistema devemos declarar vriaveis como se segue abaixo:

10

Bem como os objetivos do processo:

E ento aps criar a interface, aonde o usurio ir interagir com o processo, atravs de perguntas:

Podemos realizar a interaes atravs das regras para chegar a uma resposta para o determinado problema

11

Dessa forma obteremos a resposta do processo. EXEMPLO DE UTILIZAO Utilizando o programa SINTA, aplicando no setor de plantio de eucalpto:

12

13

14

CONCLUSO

O trabalho em questo teve o objetivo alcanado, onde demonstrou um sistema, capaz de monitorar o funcionamento de uma maquina automatizada no setor florestal, capaz ela de irrigar o terreno, com duas possibilidades de composio liquida, despejo de 5 litros e 3 litros, possuindo valvulas que fertilizam o solo, protejem com utilizao de inseticidas e herbicidas, alm de tambm poder conter um sistema com armazenamento de dados, capaz ele, de tirar fotografias da evoluo das mudas de eucalpto. Relembrando que o papel do programa SINTA foi fundamental, para analise de coerencia de dados, e confiabilidade de resposta. Na prtica, os dados de entrada do programa, seriam os resultados dos sensores do sistema, que poderiam trabalhar assim, de forma mais eficiente, rapida e pratica.

15

BIBLIOGRAFIA -http://www.mudaforte.com.br/ - http://www.ipef.br/images/silvicultura/plantio/ - http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/silvicultura/ - MANUAL DO USURIO EXPERT SINTA - Apostila CIC284 - Inteligncia Artificial em Controle e Automao - Entrevista com Jos Vicente Guimares Pires (Diretor florestal da empresa KTM ENGENHARIA)

16

Anda mungkin juga menyukai