Anda di halaman 1dari 10

Curso: Direito Disciplina: Direito Processual Civil IV - Recursos Professora: Ana Ketsia B. M.

Pinheiro Ttulo da aula: Teoria Geral dos Recursos Metodologia: aula expositiva. Aula 1

1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso o meio voluntrio pelo qual se busca, dentro de um mesmo processo, invalidar, reformar ou integrar uma deciso. Por ser remdio voluntrio, exclui do mbito de incidncia do conceito de recurso a remessa necessria, que regulada em dispositivo que se encontra fora do ttulo do CPC que cuida dos recursos (CPC, art. 475). O recurso prolonga o estado de litispendncia, no instaura processo novo. meio voluntrio, pois ato da parte, o juiz no pode recorrer. , ao mesmo tempo, um direito e um nus, pois quem no recorre, em princpio, se sujeita precluso. Como j mencionado, recurso meio impugnativo dentro de um mesmo processo. O exerccio do recurso provoca a continuao do processo, no gerando um novo processo. H meios impugnativos que geram novos processos. So as chamadas aes autnomas de impugnao. Principais aes autnomas de impugnao:

Ao rescisria: uma ao destinada desconstituio da sentena de mrito transitada em julgado. uma ao tpica, porque as suas hipteses de cabimento esto taxativamente previstas na lei (art. 485 do CPC). Ex.: violao de literal disposio de lei.

Ao anulatria de ato processual (art. 486 do CPC): anulatria de atos das partes praticados em Juzo, nas formas da lei civil. Os fundamentos dessa ao esto previstos pelo direito material. Ex.: se a parte realizar uma transao em erro, pode ela ser anulada por meio dessa ao anulatria;

Mandado de segurana: disciplinado pela lei 12.016/09, que veda seu uso quanto a ato administrativo de que caiba recurso administrativo com efeito

suspensivo, independente de cauo.

Na mesma linha, entende-se no

admissvel o mandado de segurana contra deciso judicial em face da qual caiba recurso com efeito suspensivo, bem como contra deciso transitada em julgado. Atualmente, o CPC estatui que possvel dar efeito suspensivo ao agravo de instrumento e apelao nos casos do art. 520 do CPC (casos de apelao s no efeito devolutivo). Esse efeito suspensivo pode ser deferido nas hipteses do art. 558 e sempre que houver fundado receio de dano irreparvel. Por este motivo, no cabvel o mandado de segurana para dar efeito suspensivo ao recurso, pois esse efeito suspensivo pode ser obtido dentro do prprio processo, sendo que h carncia do mandado de segurana por falta de interesse de agir.

Ao declaratria de nulidade de sentena por vcio de citao: a falta ou nulidade de citao tambm pode ser alegada por meio das seguintes vias judiciais: embargos execuo (art. 741, inc. I, do CPC), desde que o processo tenha corrido revelia do ru, e ao rescisria.

Habeas corpus: normalmente empregado em matria penal. O CPC, em seu art. 558, prev o agravo de instrumento com efeito suspensivo para as decises que imponham a priso do devedor de alimentos.

1.1. Invalidar, Reformar ou Integrar uma Deciso.

Invalidar desconstituir, decretar a nulidade de uma deciso. A invalidao do ato acarreta a nulidade de todos os atos subseqentes naquilo em que eles forem dependentes. Quando o rgo ad quem decreta a invalidade, deve determinar o retorno dos autos ao Juzo a quo, para que ele profira uma nova deciso. O rgo ad quem no pode prosseguir no julgamento, sob pena de supresso de instncia.

Reformar inverter o resultado do julgamento. A regra que o acrdo, mesmo quando mantm a sentena, a substitui.

Integrar completar. Consiste em fazer com que a deciso seja reeditada. O rgo esclarece o que havia dito com obscuridade, omisso ou contradio.

1.2. Princpio do duplo grau de jurisdio O instituto do recurso vem sempre correlacionado com o princpio do duplo grau de jurisdio, que consiste na possibilidade de submeter-se a lide a exames sucessivos, por juzes diferentes, como garantia da boa soluo. Mas este princpio est garantido na atual Constituio Federal? Este questionamento divide os processualistas brasileiros, pois, apesar do art. 5 dispor que assegurado aos litigantes, em processo administrativo ou judicial o direito ampla defesa e ao contraditrio, com todos os meios e recursos a ele inerentes, alguns defendem que, ao utilizar o termo recurso, o legislador constitucional no se refere ao sentido estrito do termo, ou seja, ao sistema recursal processual, mas possibilidade, em tese, de que toda deciso comporte impugnao por vias autnomas. Todavia, o princpio do duplo grau de jurisdio, que aparece na dogmtica processual desde os tempos mais remotos como princpio processual relacionado aos recursos, vez que se constitui na possibilidade de anlise, por outro rgo, do inconformismo do interessado (parte, MP ou terceiro) quanto deciso proferida, o princpio do duplo grau de jurisdio vem sofrendo crticas mesmo dentre os doutrinadores que aceitam o seu carter constitucional. Isto porque a doutrina enumera alguns pontos negativos desse princpio: a) a dificuldade de acesso justia; b) o desprestgio da primeira instncia; c) a quebra de unidade do poder jurisdicional; d) a inutilidade do procedimento oral. Fora isso, h casos em que o prprio texto constitucional compete e tribunais superiores o exerccio do primeiro grau de jurisdio, sem conferir a possibilidade de

um segundo grau. Nestas situaes, ao tribunal superior se comete o exerccio de grau nico de jurisdio, revelando-se, com isso, que o duplo grau de jurisdio no est referido, na estrutura constitucional em termos absolutos. Na verdade, o duplo grau de jurisdio no chegar a ser uma garantia, pois a CF a ele apenas se refere, no o garantindo. A nica Constituio que tratou do duplo grau de jurisdio como garantia absoluta foi a de 1824; as demais deixaram de lhe conferir tal atributo. Sendo assim, possvel haver excees ao princpio, podendo a legislao infraconstitucional restringir ou at eliminar recursos em casos especficos. Por fim, deve-se esclarecer que, sendo o duplo grau de jurisdio um princpio, ele pode entrar em rota de coliso com outros princpios, principalmente com o princpio da efetividade do processo, devendo ser ponderado pelo magistrado, em situaes concretas, qual deve prevalecer, luz da aplicao da proporcionalidade. 1.3 Sentena De acordo com o conceito legal (CPC, art. 162, 1), com as alteraes trazidas pela Lei 11.232/05, sentena o ato do juiz que implica tanto nas situaes previstas no art. 267 como no art. 269, ou seja, pelo qual o juiz extingue o processo com ou sem o julgamento do mrito. De acordo com o critrio doutrinrio, todavia, o ato que pe fim ao procedimento em 1. grau da jurisdio. Em 2. grau, as decises recebem o nome de acrdos. Hoje em dia, proferida a sentena, o juiz no mais encerra sua atividade jurisdicional, pois dever continuar a atuar, agora na fase executiva. A sentena, portanto, nem sempre encerrar toda a fase do procedimento, quer porque pode haver recurso, a prolongar a litispendncia, quer porque, sendo demanda originria de Tribunal, a ato que por fim ao procedimento ser acrdo ou deciso monocrtica de membro de tribunal, e no sentena, deciso proferida por juzo singular. Obviamente, possvel utilizar o termo sentena como sinnimo de

deciso judicial, mas no esse o sentido do 1 do art. 162 do CPC, que se refere a uma determinada modalidade de deciso judicial, com o claro objetivo de organizar o sistema recursal. 1.4 Pressupostos de Admissibilidade dos Recursos Os recursos, como a prpria ao, esto sujeitos a um duplo Juzo, ou seja, um Juzo de admissibilidade e um Juzo de mrito. No Juzo de admissibilidade esto situados os pressupostos recursais, que so anlogos s condies da ao e aos pressupostos processuais. O Juzo de admissibilidade positivo conduz ao conhecimento do recurso, ou seja, esto presentes os pressupostos processuais. O Juzo de admissibilidade negativo no conduz ao conhecimento do recurso, por falta de um ou mais pressupostos processuais. No Juzo de mrito, haver a apreciao da pretenso recursal, podendo ocorrer o provimento ou o improvimento do recurso. Os pressupostos processuais dividem-se em:

pressupostos objetivos: cabimento, tempestividade, regularidade formal, inexistncia de fato impeditivo ou extintivo;

pressupostos subjetivos: interesse processual e legitimidade.

1.4. Pressupostos Objetivos 1.4.1. Cabimento. Princpio da fungibilidade. Regras da singularidade e da taxatividade dos recursos. preciso que o ato impugnado seja suscetvel, em tese, de ataque. No exame de cabimento devem ser respondidas duas perguntas: a) a deciso , em tese, recorrvel? b) qual o recurso cabvel contra essa deciso? Se se interpe o recurso adequado contra uma deciso recorrvel, superado est esse requisito de admissibilidade recursal.

A doutrina costuma identificar trs princpios do sistema recursal brasileiro correlatos ao estudo do cabimento: fungibilidade, unirrecorribilidade (singularidade) e taxatividade. Rigorosamente, princpio , apenas o da fungibilidade, os demais so regras extradas do direito processual civil O Princpio da Taxatividade ou Tipicidade dos Recursos, pelo qual a enumerao dos recursos deve ser taxativamente prevista em lei. O rol legal dos recursos numerus clausus, ou seja, s h os recursos legalmente previstos (CPC, art. 496). Alm destes, podem ser lembrados: o recurso inominado nos Juizados Especiais, dentre outros. Alm de previso legal, h a necessidade de se usar o recurso adequado. A adequao do recurso se d pela natureza do ato recorrido. A sentena, que tem por finalidade por fim ao procedimento em 1. grau apelvel. As decises interlocutrias (ato pelo qual o juiz decide uma questo incidente surgida no curso processo) so agravveis. Ex.: indeferimento de pedido de realizao de percia uma questo incidente, sendo agravvel. Em princpio, os despachos de mero expediente (destinam-se a dar impulso ao processo) so irrecorrveis; presume-se que eles no tm contedo decisrio. J o Princpio da Fungibilidade Recursal consiste na possibilidade de que um recurso seja conhecido como outro recurso. Essa regra no est prevista expressamente no Cdigo de Processo Civil, havendo registro de previso expressa no diploma processual de 1939. Contudo, a jurisprudncia a reconhece, em razo de sua necessidade ainda patente, no considerada quando da edio do atual Cdigo, em 1973. Tem apoio na instrumentalidade das formas, sendo que o recurso aproveitado se puder atingir seu objetivo. So requisitos para que isso possa ocorrer:

Inocorrncia de erro grosseiro (inescusvel). Fala-se em erro grosseiro quando nada justificaria a troca de um recurso pelo outro, pois no h

qualquer controvrsia sobre o tema. Exemplo: a lei dispe expressamente que o recurso cabvel a apelao e o recorrente interpe um agravo.

Dvida objetiva acerca do cabimento do recurso. necessrio existir uma dvida razoavelmente aceita, como a equivocidade do texto da lei ou as divergncias doutrinrias. Ex.: indeferimento liminar da reconveno, que, para uma parcela da doutrina caracteriza deciso interlocutria, desafiando recurso de agravo, ao passo que, para alguns doutrinadores sentena, devendo ser atacada por apelao.

Ausncia de m-f por parte do recorrente. Aquele que atua com dolo processual, objetivando um fim ilcito, para tumultuar o processo, no ter em seu favor o reconhecimento do princpio da fungibilidade recursal.

Preservao do prazo do recurso cabvel, ou seja, interposio do recurso no prazo menor.

Problema surgido com a fungibilidade:

juntada das peas na interposio do agravo por instrumento.

A regra da unicidade, singularidade ou unirrecorribilidade dos recursos significa que o recurso cabvel um s, excluindo-se outras formas de recurso. No possvel, portanto, a utilizao simultnea de dois recursos contra a mesma deciso. Ressalvadas as excees adiante mencionadas, a interposio de mais de um recurso contra uma deciso implica inadmissibilidade do recurso interposto por ltimo. Trata-se de uma regra implcita no sistema recursal brasileiro. Vejamos as excees:
Art. 498. Quando o dispositivo do acrdo contiver julgamento por maioria de votos e julgamento unnime, e forem interpostos embargos infringentes, o prazo

para recurso extraordinrio ou recurso especial, relativamente ao julgamento unnime, ficar sobrestado at a intimao da deciso nos embargos.

Pargrafo nico. Quando no forem interpostos embargos infringentes, o prazo relativo parte unnime da deciso ter como dia de incio aquele em que transitar em julgado a deciso por maioria de votos.

De acordo com a redao do art. 498, pode-se vislumbrar, numa anlise desatenta, que alm dos recursos extraordinrio ou especial, tambm caibam embargos infringentes. Todavia, deve-se observar que, nesta hiptese, tendo em vista o mesmo art. 498, o recorrente dever interpor primeiro os embargos infringentes e, aps o seu julgamento, os recursos extraordinrios. , portanto, apenas uma aparente quebra do princpio da unirrecorribilidade. No caso dos embargos de declarao, pode ocorrer o duplo recurso contra uma s deciso. Mas, na realidade, os recursos sero sucessivos (e no simultneos), porque o primeiro interrompe o prazo de apelao (art. 538). 1.4.2. Tempestividade Consiste na observncia do prazo para interpor o ato. Prazo o lapso temporal previsto pela lei para a prtica de determinado ato. O prazo recursal peremptrio, insuscetvel de dilao convencional pelas partes (art. 182, CPC). Vigoram as regras gerais sobre prazos do CPC, quais sejam:

a contagem do prazo se d pela excluso do dia inicial e incluso do dia final, a partir da intimao da deciso (CPC, art. 506);

os prazos no se suspendem, nem se interrompem pela supervenincia de feriados;

os prazos somente se suspendem nas frias (art. 179), em caso de obstculo criado pela prpria parte (art. 180) ou pelo juzo ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes ou de seu procurador

H regras especiais que se aplicam interposio dos recursos. So elas:

se ocorrer a morte da parte ou do advogado, ou causa de fora maior no curso do prazo recursal, haver a integral devoluo do prazo, ou seja, h interrupo do prazo;

o termo inicial do prazo recursal est condicionado cientificao da parte:

prazo comea a fluir da leitura da sentena em audincia, desde que as partes tenham sido intimadas para a audincia;

quando a sentena no for prolatada em audincia, o prazo comea a fluir a partir da intimao das partes na pessoa de seus advogados;

conta-se o prazo a partir da publicao do dispositivo do acrdo no Dirio Oficial.

Ateno: Nas comarcas onde for difcil o transporte, poder o juiz prorrogar o prazo recursal por at 60 dias, podendo tal prazo ser excedido em caso de calamidade pblica (art. 182); Nas causas em que for parte a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico, computa-se me dobro o prazo recursal (art. 188, CPC). O benefcio no se aplica ao prazo de contrarrazes: MP e Fazenda tem prazo simples para responder ao recurso; A lei 9.469/97 estendeu esse benefcio s autarquias e fundaes pblicas; Os defensores pblicos tem prazo em dobro para recorrer e responder ao recurso (arts. 44, I e 128, I, da Lei Complementar n. 80)

A tempestividade do recurso, em regra, conta-se com base no protocolo do juzo, segundo as normas de organizao judiciria. Recurso interposto antes da publicao do julgado O que ocorre se o sucumbente no aguarda a intimao e se antecipa, ajuizando o recurso to logo toma conhecimento do julgado? Primeiro, o STF defendeu a esdrxula tese da intempestividade do recurso prematuro (aquele interposto antes da intimao da deciso). Atualmente, todavia, cedio o entendimento jurisprudencial de que a cincia inequvoca do decisrio suficiente para deflagrar o curso do prazo recursal, tornando desnecessria a intimao da parte. Segundo Theodoro Jr., no razovel a interpretao que conduz intempestividade do recurso prematuro, nem se harmoniza com a viso de instrumentalidade e economia processual que domina o processo civil, no campo do acesso justia.

Anda mungkin juga menyukai