Anda di halaman 1dari 27

Prtica de Leitura e Escrita

De Repente, nas Profundezas do Bosque1 Prtica de leitura sugerida para 5 e 6a sries do Ensino Fundamental2

Justificativa
Como manifestaes culturais, a Literatura e a Arte no devem ser reduzidas a meras listagens de escolas, autores e suas caractersticas. No ensino das diversas linguagens artsticas, no se pode mais abandonar quer o eixo da produo (eixo potico), quer o da recepo (eixoesttico),querodacrtica. (PropostaCurriculardoEstadodeSoPaulo,p.38.SEESP.2008)

ParajustificarapresentepropostadePrticadeleitura,entendemosdesumaimportnciadestacardois aspectos: a tradio da escola no trabalho com a leitura literria e o papel do conhecimento da teoria literria na formao do leitor literrio. Para abordar o primeiro aspecto, no poderamos dizer mais nemmelhordoquejdisseSoares 3 : A defesa da leitura literria na escola tem sido feita por pensadores das mais diversas reas. Entretanto, ainda permanecem desafiadoras as questes: O que a leitura literria? Como promovlanaescola? Buscando refletiragir sobre essas questes, nos limites dessas prticas, partiremos da ideia de que a leitura literria s existe na relao direta do aluno com o texto. Tratase de uma relao bsica,mastantasvezesdesprezadapelosusoseabusosdaliteraturanaescola 4 . Falarsobrealiteratura,tomarfragmentosdelaparatrabalharatividadeslingusticas,outomla como ponto de partida para produes avaliativas (resumo, ficha de leitura, prova) so exemplos, j bastante condenados, de como fazer da literatura pretexto para outras aprendizagens que, alm de s vezes serem pouco significativas, podem implicar resistncia e aversodosalunosanovasexperinciasdeleituras. Ento basta que o professor oferea ao aluno a oportunidade de ler literatura na escola? Esse outro equvoco igualmente perigoso. No podemos ignorar queo graude letramento literrio da maior parte dos alunos ainda pequeno, faltamlhes experincias de leitura literria, que lhes permita jogar com o pacto ficcional, que todo texto literrio prope, repetindo ou renovando umgnero.

1 2

OZ,Amos.Derepente,nasprofundezasdobosque.SoPaulo:CompanhiadasLetras. ElaboradoporShirleyGoulartdeOliveiraGarcaJurado. 3 Trecho da Justificativa da proposta de leitura Nas asas do pavo: o tema do cordel em versos, que tambm passa a integrar o projeto PrticasdeLeitura,elaboradoporMarisaBalthasarSoares. 4 Aexpressofoiemprestadadoensaiohomnimo,deMarisaLajolo(Globo.RJ/PortoAlegre,1982).

Este ltimo pargrafo de Soares nos leva a abordar o segundo aspecto de que falamos inicialmente: o papel do conhecimento da teoria literria na formao do leitor literrio. Reconhecendo que um dos problemas que se colocam para a formao do leitor literrio a falta de experincias com este tipo de leitura, preciso tomarmos como preocupaoo que especfico do texto literrio. Sem a inteno de trazer a polmica discusso sobre o que ou no literrio, entendemos como consenso que parte do que se constitui como literrio o modo como o escritor se apropria dos recursos que tem e lhes d umaformatalqueimprimeaotextoumstatusesttico. Dito isto, entendemos que faz parte da formao do leitor literrio abrirlhe os olhos, chamarlhe a atenoparaessesmodosdecomposiodostextosliterrios.ComobemcolocamPlatoeFiorin 5 : Fruir um texto literrio perceber essa recriao do contedo na expresso e no meramente compreender o contedo; entender os significados dos elementos da expresso. No texto literrio, o escritor no apenas procura dizer o mundo, mas recrilo nas palavras, de modo que, nele,importanoapenasoquesediz,masomodocomosediz.[nfaseadicionada] Chamar a ateno do aluno para o modo como o escritor diz o que diz oferecerlhe ao longo do processo de compreenso do objeto literrio os conhecimentos necessrios para fazer discriminaes, valoraes e escolhas. E neste sentido que entendemos que o conhecimento da teoria literria, diferente de ser um fim em si mesmo, deve ser o meio pelo qual os alunos iro se formando como fruidoresdetextosliterrios. Assim, fazse necessrio promover o desenvolvimento da competncia leitora por meio da mobilizao de procedimentos e capacidades tanto da compreenso do contedo (o que se diz), quanto da compreenso do modo como se diz na relao com o que se diz. Tais procedimentos e capacidades podemserresumidosem: Capacidades de compreenso 6 , que envolvem: ativar conhecimentos prvios sobre o que ser lido; levantar hipteses sobre os contedos ou propriedades dos textos; checar hipteses; localizare/oucopiarinformaes;compararinformaes;generalizar;produzirinferncias. Capacidades de apreciao e rplica 7 , que envolvem: recuperar o contexto de produo do texto; ter claras quais so as finalidades e metas da atividade de leitura; perceber relaes de intertextualidade e de interdiscursividade; perceber outras linguagens como elementos constitutivos dos sentidos dos textos; elaborar apreciaesestticase/ou afetivase, finalmente, elaborarapreciaesrelativasavaloresticose/oupolticos. Nisto se resume a finalidade maior da proposio da presente Prtica de leitura: promover o desenvolvimento de capacidades leitoras, colocando os conhecimentos da teoria literria a servio da fruio.

5 6

PLATO,FranciscoeFIORIN,JosLuiz.Paraentenderotextoleituraeredao.SoPaulo:tica,2001,p.20. Adaptado de ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. So Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congressorealizadoemmaiode2004. 7 Ibidem.

Objetivos
Esperasequepormeiodestaatividadeosalunos: ampliemsuaproficinciaparaaleituradetextosmaisextensos,oudecomplexidademaior, atribuindolhessentidosadequados; posicionemsecriticamente,reconhecendoposiesideolgicaspresentesnotexto; demonstreminteressepelaliteratura,considerandoaformadeexpressodaculturadeumpovo; apropriemse,duranteoprocessodecompreenso,deconhecimentosdeteorialiterriaquelhes possibilitemfruirmelhorotexto; interessemseportrocarimpresseseinformaescomoutrosleitores.

Procedimentos metodolgicos
Este projeto de leitura prope a organizao de uma situao didtica baseada no trabalho com trs modalidadesdeleitura 8 :aleiturafeitapeloprofessoremsaladeaula,associadaleituraprogramadae colaborativa 9 . As duas primeiras modalidades combinadas so uma forma de organizao do trabalho de leitura altamente indicada para o aluno perceber o professor como leitor e para se discutir coletivamente um ttulo considerado difcil para os alunos seja em relao ao contedo, seja em relao forma e ao estilo porque permite um acompanhamento do processo de compreenso, possibilitando mediaes do professor ao longo do processo, reduzindo parte da complexidade da tarefaecompartilhandoaresponsabilidade. Nestetipodeorganizaodotrabalhodeleitura,defineseottulo,montaseumcronogramadeleitura, distribuindo um certo nmero de captulos ou pginas em um certo perodo. Ao final de cada perodo, organizaseumasituaodidticaemquesediscuteotrecholido. A modalidade de leitura colaborativa possibilita antecipar diferentes focos de observao, ao longo do processo de leitura, de modo que os alunos a faam com objetivos prvios, com a previso de momentos de verdadeira reflexo e compartilhamento dessa experincia e das compreenses dos textos. Assim,acadasemana,diferentesformasdeorganizaodasalaestoprevistas: Aula expositiva dialogada para a apresentao do projeto, contextualizao da leitura proposta e ativaodeconhecimentosprviossobreotemadaobra;

KtiaBrkling:ReferencialCurriculardeLnguaPortuguesa.VersoPreliminar.ColgioHebraicoBrasileiroRenascena.SoPaulo(SP); jun/08. 9 Ver,arespeito:KtiaBrkling,Leituraeformadordeleitores.2003.Disponvelem http://educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=2;etambmNormaA.S.Ferreira:Dosamores difceis:umaleituracompartilhadanaauladeLnguaPortuguesa.Disponvelnapgina www.fe.unicamp.br/alle/textos/NSAFDosAmoresDificeis.pdf.

Aulas com leitura feita pelo professor, com paradas planejadas para compartilhar impresses, levantarouchecarhiptesessobreoenredodaobra; Aulascomdiscussesemgrupooucoletivas,quandoserocompartilhadasasanotaespessoaisde cadaum,leiturasdetrechosfeitasnocoletivopeloprofessoroupelosalunos.

O trabalho com a leitura do livro proposto exigir cerca de 8 aulas da disciplina, que devero ser distribudas ao longo de um ou dois meses, a critrio do professor.

Recursos necessrios
livro (1 por aluno): De Repente, nas Profundezas do Bosque, de Ams Oz. Editora Companhia das Letras.Valorestimado:entreR$22,70eR$32,50; papelkraftpararegistroscoletivos; papelsulfiteA4; cartuchodetintapreta,cartuchodetintacoloridaoutonerparaimprimir: projetoparaoprofessor; cpiasparatodososalunosdoEsquemadaspersonagensedosquatroRoteirosdeLeitura.

Providncias necessrias
preparar as cpias do Anexo 1 (Esquema de personagens) para que os alunos possam uslo na primeiraaula; preparar as cpias dos Anexos 3, 4, 5 e 6, Roteiros de Leitura que sero distribudos nas aulas 4, 6 e 7; prepararempapelkraft(ousimilar)areproduoemtamanhograndedoEsquemadepersonagens paraorientaropreenchimentodomesmopelosalunos; afixar o papel kraft no lugar em que ficar durante o projeto (parede ou lousa), no qual sero feitos osregistroscoletivosqueenvolvamlevantamentodehiptesessobreoenredo. caso opte por fazer uso do material complementar para discusso final, na aula 8, assistir com antecednciaaovdeoindicado.

Cronogramas e Aes
CronogramadeleituradoromanceDeRepente,nasProfundezasdoBosque
AULAS CONTEDOSEATIVIDADESPREVISTAS Apresentaodoprojetoeleiturafeitapeloprofessordoscaptulos1a4 Aulas 1e2 Preenchimentodeesquemacompersonagensdoromanceesuascaractersticas maismarcantes(Anexo1) Inciodoregistrocoletivosobreasaes Orientaoparaaleitura,emcasa,doscaptulos5a9. Comentriossobreoscaptuloslidos Aula3 Registrocoletivo Observaoeanlisedotipodenarradoredousodosdiscursosdiretoeindireto Leiturafeitapeloprofessordoscaptulos10a13 Discussoemgrupo,seguindopropostaderoteiroprvio(Anexo3) Aula4 Registrocoletivo Exploraodeumdosrecursosestticosusadosnoromance:arepetioeseus efeitosdesentido Orientaoparaaleitura,emcasa,doscaptulos14a19(Anexo4) Aula5 Socializaodosttulosapresentadosparaoscaptulos14a19 Registrocoletivo Leiturafeitapeloprofessordoscaptulos20a22,comparadasparachecagemde compreensoelevantamentodehipteses Aula6 Registrocoletivo Orientaoparaaleitura,emcasa,doscaptulos23a30(Anexo5) Registrocoletivo Aula7 Finalizaodaleituradoromance,feitapeloprofessorcaptulos31a33 OrientaoparaaatualizaodasinformaesdoEsquemadepersonagens (Anexo6) RetomadadoEsquemadepersonagensparadiscussodasescolhasfeitaspelo autor Aula8 Discussodarelaoentreaobraearealidade Produodecomentriocoletivosobreaobraparapostagemnainternet

Aulas 1 e 2
1PASSOApresentaodoprojeto Reserve duas aulas (de preferncia dobradinha ou uma bem prxima da outra) para fazer a apresentao do projeto e a leitura dos captulos 1 a 4 da obra para os alunos acompanharem em seuslivros. Se for possvel, em todas as aulas de leitura, organize a sala em um grande crculo, de modo que todossevejam. Esclarea que os alunos lero parte do livro na sala de aula e parte em casa, com uma programao que ser definida por voc durante o trabalho com o livro. J defina com eles qual ser a regularidadedetrabalhocomaobra,seumaouduasaulasporsemana. Inicie a preparao para a leitura, colocando na lousa o ttulo da obra e apresente aos alunos algumasquestesiniciaisparareflexo: A histria que vamos ler fala de um lugar que no tem um animal sequer! Vocs j imaginaram um lugar assim, sem nenhum animal? Como seria o nosso mundo sem nenhum animal?Elesfariamfalta?Porqu? Que tipos de relaes ns, humanos, temos com os animais? Essas relaes so sempre pacficas? Quem aqui da sala tem animais? Que animais vocs tm? Como a relao de vocs com seusanimais?Vocsgostamdeles?Soimportantesemsuasvidas? Por que vocs acham que nesse lugar, onde se passa a histria que vamos ler, no tem nenhumanimal?Serquenuncateve?Oqueteriaacontecidocomeles? Ahistriavaienvolverummistrioaserdesvendado!Quemistrioser? Ottulodaobranosdalgumapistasobreoassuntoouomistriodolivro? Aps tal discusso, distribua o livro e solicite que observem se a capa (frente e costas) tambm nos d alguma dica sobre o assunto do livro. Certamente eles observaro que na capa de trs h uma pequena resenha sobre a obra, que j fornece algumas dicas: anuncia algumas personagens, diz do que se trata a obra e traz, inclusive,algumas caractersticasdo estilo do autor do livro. Resgate com elesasinformaessobreolivroeauxilieosacompreenderapartefinal,quandosedizqueaobra uma fbula estranha e encantadora sobre a importncia da independncia do esprito como antdoto intolerncia e ao obscurantismo. Veja se conseguem inferir o significado de antdoto e obscurantismo no contexto. Essa apreciao que o resenhista faz da obra (e do estilo do autor) poderserrelacionadaorigemdoescritor,umavezqueIsraelestnoOrienteMdio,regiomuito conhecida pelos conflitos religiosos e polticos, movidos, em parte, pela intolerncia e fanatismo de parceladapopulaodaregio(conferircomassugestesdedoisitensabaixo).

Depois de lerem a resenha, pergunte, ainda, se ela j ajudou a checar algumas das hipteses levantadas sobre a histria (sobre a existncia ou no dos bichos em algum momento; sobre o mistrioaserdesvendado). Aindaexplorandoesseprimeirocontatocomolivro,peaqueobservemonomedoautor.Pergunte se eles j haviam ouvido falar desse nome e se no livro eles podero encontrar mais alguma informao sobre ele (alm da que aparece na resenha), assim como encontraram sobre a histria do livro. Leveos a explorar as contracapas e as folhas finais at que encontrem a pgina em que aparece uma breve biografia do autor. Pea que leiam e pergunte o que conseguiram saber sobre ele. Vale a pena comentar que, como um escritor israelense, ele vive numa regio de muitos conflitos e intolerncias polticas e religiosas. Caso considere pertinente, mostre a localizao de Israel no mapa e fale um pouco sobre a origem desse povo. Para isso, pea a ajuda do professor de Histriae/oudodeGeografia,casosejapossvel.

2PASSOLeituradoscaptulospeloprofessor Anunciequeirocomearaleituradolivroequenosquatroprimeiroscaptulospraticamentetodas as personagens sero apresentadas. Como se trata de um romance que envolve um certo mistrio, os alunos iro montar um esquemacom essas personagenspara que entendam a relao entreelas e o papel de cada uma no enredo. Pea, ento, que fiquem atentos s personagens que aparecem, desde o captulo 1. Distribua para cada um a cpia do Esquema de Personagens (ver Anexo 1) e orienteosacolaroroteironocadernodadisciplina.

Esquema geral das personagens (Anexo 1)

Aldeia

Apsaleituradecadacaptulo,orienteopreenchimentodoEsquema.Sugerimosque,considerando as personagens principais citadas nos 4 captulos, elas fiquem dispostas em torno do quadro da aldeia,comonomodelo(versugestodepreenchimentocompletonoAnexo2).
7

Esquemageraldaspersonagens
Nimi ProfessoraEmanuela

Mati

Aldeia

Maia

Nehi,odemnioda montanha

Osanimais quesumiram

Em cada quadro, os alunos devero colocar, ainda, as caractersticas mais marcantes das personagens, conforme for avanando a narrativa. Isso significa que nem todos os quadros sero completamentepreenchidosnestafase.

Sobreocaptulo1: Aps a leitura do captulo 1, sugerimos que os alunos team comentrios e elaborem hipteses, oralmente,sobre: as caractersticas de Nimi e como as crianas da escola o tratam antes de seu desaparecimentoedepoisdesuavolta; oquepodeteracontecidocomNiminobosque; comotodaaaldeiaotratava; comoMatieMaiaotratavam. Feitostaiscomentrios,orienteosainiciaropreenchimentodoEsquemadePersonagens,conforme jdestacadoemitensanteriores(versugestodepreenchimentocompletonoAnexo2). Finalize a discusso sobre o contedo, propondo que comecem a fazer o registro coletivo das informaes que parecem ser importantes para descobrir algo sobre o mistrio ou sobre o que ir acontecer na histria. Use o papel kraft para tal registro. Voc poder perguntar, ao final de cada captulo: O que j podemos saber sobre a histria? Quais consequncias ou pistas sobre a histria essasinformaespodemtrazer?(verexemploderegistronopapelkraft).

Especialmente sobre este captulo, algumas perguntas especficas podem ajudar a observar informaesimportantes: Peloquelemos,poderamosdizerquenuncahouveanimaisnaaldeia? OqueaconteceuaNimiteralgumaimportncianahistria? Obosquepodeteralgoavercomomistriodahistria? Vamos relembrar o ttulo De repente, nas Profundezas do Bosque. Nessas profundezas dobosqueencontraremosalgodebomouderuim?
Ateno, professor: importante garantir que nesse momento ocorra uma discusso oral. No transforme essasquestesemexercciosdeperguntaerespostaescritos.Aideiaconstruirummomentoemquesepossa conversarsobreoquefoilidoeoquesepdeobservarsobreaobra.

Exemploderegistro Detalhes/fatosimportantes AProfessoraEmanuelafalade animaisqueexistiramnaaldeia. Nimificoumeiomalucodepoisque voltoudobosque. Etc. Possveispistas/consequnciasparaa histria Algo estranho parece acontecer por l e isso pode ter algo a ver com a ausncia de animais na aldeia. Pode ser que tenha algum monstro por l (naresenhafalasedemonstro!). Ento,algoaconteceuparaqueeles sumissem.Oquepoderiaser?

Sobreocaptulo2: Antecipeque,comaleituradocaptulo2,elespoderocoletarinformaessobrecomoolugar ondesepassaahistria,parasintetizaremepreencheremoquadrocorrespondentealdeia(no EsquemadePersonagens).Aofinaldocaptulo,definacomelesquaisasprincipaiscaractersticas quepodemseratribudasaldeiaefaacomelesoregistronoEsquema. Confiracomosalunossehalgoparaacrescentarnoregistrogeralqueestsendofeito,nopapel kraft.

Exemploderegistro Detalhes/fatosimportantes Aaldeiaisoladaedizemque amaldioada. Etc. Possveispistas/consequnciasparaa histria Ento,devehaveralgodemagia nessahistria.Algummago, feiticeiro...Eledeveseroresponsvel pelosumiodosanimais.

Nesse momento da conversa, seria interessante chamar a ateno dos alunos para como o autor constriocenrio/espaoondesepassaranarrativa. Apartirdoqueonarradordescreve,passamosaconstruiraimagemdeumlugardesolador,triste!E para essa descrio, o autor escolheu formas de estruturar as frases e determinadas palavras que ajudassem a construir esta imagem (efeito de sentido). Retome com os alunos o incio do captulo e pea para que eles indiquem as palavras que ajudaram a dar essear triste e desolador. Pegue como exemplo o primeiro pargrafo e solicite que eles indiquem em cada frase as palavras que ajudam a construiresseclima.Faaumalistacomessaspalavrasedepoispergunte: 1. Essas palavras todas poderiam ser usadas para descrever um lugar que fosse cheio de beleza ealegria?Porqu?

Prossigachamandoaatenoparaaideiadeisolamentodaaldeia,presentenosegundopargrafo, pormeiodaseguintequesto: 2. Vocs observaram como a paisagem (ou o espao fsico) da aldeia? Vamos ver quais palavrasnosdoaideiadecomoessapaisagem?

O espao uma categoria muito importante para a construo da narrativa. por meio da criao do espaoqueseconstituemoselementosfsicos queservemdecenrioparaodesenrolardaaoepara a movimentao das personagens. No caso desse romance, a construo do espao ajuda a construir a verossimilhana da histria: s aceitamos como possvel ou coerente o fato de as crianas no saberem daexistnciadosanimaisforadaliporqueadescriodoespaoconstriaideiadeisolamentodaaldeia emrelaoaorestodomundo.Vejamoscomoistosematerializanaconstruodo1pargrafo: A aldeia era cinzenta e triste. volta dela apenas montes e bosques, nuvens e vento. No havia outras aldeias nas redondezas. Quase nunca chegavam forasteiros, nem sequer visitantes ocasionais. Trinta, talvez quarenta casas pequenas se espalhavam ao longo do declive, no vale fechado e rodeado por montes ngremes. Somente a oeste havia uma abertura estrita entre as montanhas, e por essa abertura passava o nico caminho que levava aldeia, mas no ia adiante,porquenohavianenhumadiante:aliterminavaomundo. Ostrechosemnegritosoaspartesquepodemserdestacadaspelogrupo.Observecomoaescolhados adjetivos cinzenta e triste j d informao sobre como percebido o lugar; e tudo o que vem a seguir de certo modo explica, desenvolve esta percepo. A escolha das palavras com valor negativo que significanegao,ausncia,nasfrases2,3e4quecompemopargrafo,ajudaaconstruiressavisode umaaldeiacinzentaetriste.
10

Apartirdafrase5,atofinaldopargrafo,adescriodoespaopassaademonstraroquoisoladoo lugar, geograficamente (ver palavras em negrito). E como j foi dito, a forma como descrito torna a aldeiaisolada,distantedorestodomundo. Ainda interessante chamar a ateno para o 2 pargrafo que, na mesma perspectiva do incio do primeiro, apresenta uma enumerao tambm marcada pela negao, pelo que no h na aldeia o queaumentaaindamaisasensaodetristezaqueolugarcausa.Oestranhosilncioenfaticamente reiterado pela ausncia de cada um dos animais que so mencionados e pelo silncio, inclusive dos moradoresdaaldeia. Vez por outra aparecia um vendedor ambulante, ou algum arteso, ou simplesmente algum mendigo perdido. Mas nenhum peregrino pemanecia mais que duas noites, porque a aldeia era amaldioada: um estranho silncio pairava sempre ali, nenhuma vaca mugia, nenhum burro zurrava, nenhum pssaro chilreava, nenhum grupo de gansos selvagens cortava o cu vazio, tampoucoosaldeesfalavamentresi,soestritamentenecessrio. Com esta descrio do lugar, somos colocados, como leitores, dentro de um espao narrativo que nos d sinais do que esperar da histria. J esperamos um certo mistrio, uma certa tenso nas aes que sucederoenamovimentaodaspersonagensnesseespao!
muito importante chamar a ateno dos alunos para os cuidados do autor ao construir a sua histria: tudo tem que estar encaixado, ajustado ao enredo para que ns, como leitores, concordemos em pactuar com a histria, em crer que ela real nesse espao ficcional. E a construo do espao, especialmente nesse romance,umaspectoimportantssimoparaqueissoacontea.

Sobreoscaptulos3e4: Prossiga com a leitura dos dois prximos captulos, sem paradas. Depois de lidos, preencha com os alunos o Esquema de Personagens (ver sugesto do esquema completo no Anexo 2). Uma vez finalizado o esquema, eles podero consultlo sempre que necessrio, para ajudlos a pensar em como as personagens com suas caractersticas podem estar associadas aos acontecimentos da histria.

Pea a eles que observem, com a ajuda do esquema preenchido, como muitas das personagens so nomeadas. Eles podero observar uma tendncia peculiar do narrador ao se referir a elas: Llia, a padeira viva; Almon, o pescador;Solina,acostureira;Danir,oconsertadordetelhadosetc. Pergunte a eles por que acham que elas so apresentadas assim e oua as opinies, acolhendoas como possveis e avaliando com eles as mais pertinentes. Interessante notar que, sempre que se refere a tais personagensofazdestamaneira,comoseoqueelasfazemfossepartedoqueso,comoumsobrenome!

Passeparaoresgatedosdetalhesimportantesparaoregistrocoletivo.

11

Exemploderegistro Detalhes/fatosimportantes Aaldeiaisoladaesilenciosa (nenhumrudodeanimais),ningum deforapermanecialporqueeraum lugaramaldioado. Osanimais,defato,existiam,mas desapareceram. Osadultosnogostavamdese lembrardoquehouve. Ascrianasaprendiamsobrecomo eramosbichospormeiodos desenhosdeAlmonedasaulasda ProfessoraEmanuela. Possveispistas/consequnciasparaa histria Osilnciodaaldeiaprovocavamedo naspessoas.Paratersido amaldioada,devehaveralgode magianessahistria.Algummago, feiticeiro...Eledeveseroresponsvel pelosumiodosanimais.

Porqu?Tinhammedo?Oquede terrvelteriaacontecido?

MaiaeMatitmumsegredo(quase sabiamdealgoquelhesera proibidopg.16)epensamna possibilidadedeentrarnaescurido dobosqueparatentaresclarecerat quepontoosegredoera verdadeiro. OpaideMatirevelaque aconteceramcoisasdasquaisno podemseorgulhar. Danir,oconsertadordetelhados, comsuasconversas,ofereciaos poucosmomentosdealegriada aldeia. Aoanoitecer,opovodaaldeiase recolhiaemsuascasasepermanecia fechadoenaescuridoato amanhecer. Etc.

Estasduaspersonagensparecemno quereresquecer.Notinhammedo? Entoserqueoqueaconteceufoi assustadorparatodos?Ousfoi triste? Osegredopareceteravercomo bosque.Quesegredoseriaesseque sentrandonobosquepara esclarecerseeraverdadeoque sabiam?Possivelmenteteriarelao comosumiodosanimais... Ento,oqueaconteceufoi responsabilidadedealgunsdeles.

Porqu?Oqueacontecianoite? Tinhammedodoqu?Algo relacionadoaobosqueeaomonstro Nehi?

12

Ateno: Avalie a pertinncia de o registro coletivo ser menos detalhado e apresentar apenas as formulaes de hipteses. A vantagem do registro tal como estamos propondo propiciar antecipaes em relao histria, por meio da formulao de hipteses, momentos de checagem e reformulaes de hipteses e, quandopossvel,explicitarrelaesdecausaeefeitoentreosacontecimentosapresentados.

3PASSOOrientaoparaaleituraemcasa Aps finalizar o levantamento de informaes e a elaborao de algumas hipteses, orienteos para a leitura dos captulos 5, 6, 7, 8 e 9 (pg. 23 a 43), que devero fazer em casa. Mostrelhes que os captulos so pequenos e que no devero ter dificuldades para llos em uma semana. Sugira que elesleiamumpordia.Paraestimullos,resgateofinaldocaptulo4elanceestapergunta: Porqueopovodaaldeiatinhatantoscuidadoscomsuascasasaocairdanoite? Pea que anotem o que conseguirem descobrir sobre isto nos prximos captulos. Diga que tais anotaespoderoajudarnoregistrocoletivoqueestofazendo.

Aula 3
1PASSOResgatedosfatoseinformaesimportantes doscaptuloslidoseregistrocoletivo(de5a9) Inicie a aula retomando a questo apresentada no final da aula anterior: O que vocs descobriram sobreomotivodeopovodaaldeiatomartantoscuidadoscomsuascasasaocairdanoite? Deixe que todos falem, sem se preocupar com as anotaes no registro coletivo. Somente quando tiverem finalizado a discusso, proponha que eles selecionem, ento, o que merece ser anotado no registro e quais possibilidades as informaes selecionadas do para compreender a histria, responderaperguntasfeitasantesouelaboraroutrashipteses.

2PASSOObservaodealgumascaractersticasliterriasdaobra Depois da discusso sobre os captulos, pergunte ao grupo se acharam complicado ler os captulos sozinhos e quais foram as dificuldades. Voc poder fazer uso da ficha de acompanhamento de leitura,sugeridanoitemAvaliaodoProjeto. Provavelmente uma das dificuldades que os alunos podero enfrentar na leitura, quando sozinhos, ser diferenciar quando o narrador est falando e quando falam as personagens, uma vez que o escritor no faz uso nem de aspas, nem de itlico e nem de travesso para introduzir as falas (o discurso direto). Ento, antes de finalizar a aula, promova uma discusso sobre mais dois aspectos da obra: quem est contando a histria e como as falas das personagens aparecem, por meio de perguntasdotipo: D para saber quem est contando a histria? Ser que alguma das personagens que registramosouno?Apessoaquecontapareceparticipardosacontecimentosdahistria?
13

Quando queremos dar a voz para uma personagem falar numa histria, costumamos usar o travesso,lembram?Nestecaptulovocsviramalgumtravesso? Se no tem travesso, significa que nenhuma personagem falou por ela mesma ou alguma daspersonagensqueapareceramaquifalaramcomsuasprpriasvozes?Ondeissoaparece? Retomecomelesaleituradotrechoaseguir(pg.24,apartirdofinal do3pargrafo)epealhes queobservemeidentifiquememquemomentoonarradorestfalandoporsioupelaspersonagens eemquemomentoonarradorestdandovozaelas. MaisumavezMaiafaloumecomatrevimentoacadahistriadeescuridoqueamecontava, ameninadiziaqueeratagareliceebobagem.svezeseladizia:Todaessaaldeiaestmeiomaluca, me,evoc,umpoucomaisdoquetodos. Llia dizia: Talvez seja at bom que voc simplesmente no saiba nada disso. Talvez aqui entre ns exista de verdade uma antiga loucura. E voc, Maia, melhor que voc simplesmente no saiba nada disso. Nada. Pois quem no sabe no pode ser considerado culpado. E tambm no se contamina. Contaminadequ,mame? Decoisasnotoboas,Maia.Decoisasnadaboas.Ebasta. Depois que os alunos identificarem as vozes, pea para observarem, ento, como elas aparecem marcadas no texto? (Como a gente pode saber quando o narrador est falando e quando a personagemestfalando?)

Essa discusso visa a mostrarlhes que nem sempre o escritor faz uso do travesso (ou das aspas ou do itlico) paraintroduzirodiscursodireto(afala)daspersonagens. Nessetrecho,possvelidentificarousododiscursodiretodeduasmaneiras:
1) pormeiodaintroduodeverbosdedizer(discendi),seguidosdedoispontos:

a. svezeseladizia:(noprimeiropargrafodotrecho); b. Lliadizia:(nosegundopargrafodotrecho); 2) por meio da simples identificao da presena da primeira pessoa (a que fala) e/ou da segunda pessoa ou palavra correspondente (a pessoa com quem se fala). No caso, dos exemplos do trecho, temos a presena do vocativo que se refere pessoa com quem a personagem est falando: a. Contaminadequ,mame? b. Decoisasnotoboas,Maia.
Vejase que ao usar o vocativo Mame, sabemos que, quem est falando, a filha, portanto, Maia! Algo semelhante acontece quando na outra frase aparece o vocativo Maia, logo na sequncia fala da filha sabemosque,porestarlogodepoisdafaladeMaia,eporsereferirfilha,quemestfalandoLlia,ame.

Haveroutrosmomentosemqueasfalasdonarradoredaspersonagenssemisturam,produzindoo que chamamos de discurso indireto livre. Avalie se seria o caso de explorar esse tipo de discurso, nessemomento.Umbomtermmetroparaissosevieremdogrupodvidassobreacompreenso detrechosemqueessetipodediscursoacontea. Umrecursomuitousadoemtodaanarrativaarepetiodeideias,dedescriesoudeexpresses que produzem redundncia com diferentes efeitos de sentido. Vale a pena chamar a ateno para
14

um tipo de ocorrncia de repetio de palavras e expresses que produz um efeito muito interessante.Destacamosdoistrechos: Trecho1(pg.23,1pargrafo) Noiteapsnoite,todooespaoexteriorpertenceaNehi,odemniodamontanha.Noiteapsnoite, assim segredavam alguns pais a seus filhos, por trs das venezianas de ferro fechadas, noite aps noite,Nehi,odemniodamontanha,descedeseupalcionegroatrsdosmontesedosbosques... Trecho2(pg.35,2pargrafo) Nunca, mas nunca mesmo, de maneira alguma, mas de maneira alguma de verdade, diziam os pais aosfilhos,quenuncaedemaneiraalgumaseatrevessemasairdecasadepoisdeescurecer. Perguntaspossveis: 1. Por que h essa repetio de palavras e expresses nestes trechos? Vocs acham que intencionalouumproblemadotexto?(considerarostrechossublinhados) 2. Que sentido voc acha que tem a repetio em cada trecho? Que ideia se quer reforar em cadaum? 3. Quem vocs acham que est falando nestes trechos? O narrador ou os pais das crianas da aldeia?Comovocpodeconfirmarisso? 4. Senohouvessearepetio,comoficariaotrecho?Otextoprovocariaamesmasensaona gente? Vale a penaaproveitar os trechose,baseandose na 3 questo, retomar a discusso sobre discurso direto e indireto, feita em itens anteriores, de modo que os alunos identifiquem nestes trechos o uso do discurso indireto (a personagem falando indiretamente, pela voz do narrador). Chame a atenoparaodestaqueemnegrito.

importante que os alunos percebam a diferena entre usar e no usar a repetio. Se os dois trechos fossem escritossemarepetio,ficariamassim:

Trecho1 Noite aps noite, todo o espao exterior pertence a Nehi, o demnio da montanha, assim segredavamalgunspaisaseusfilhos.Portrsdasvenezianasdeferrofechadas,Nehi,odemnioda montanha,descedeseupalcionegroatrsdosmontesedosbosques... Trecho2 Diziamospaisaosfilhos,quenuncaseatrevessemasairdecasadepoisdeescurecer.
Sem as repeties, as falas dos pais perdem muito em expressividade. No trecho 1, a repetio da expresso Noite aps noite enfatiza a ideia, materializa a caracterstica persistente e cotidiana do que relatado: Nehi vemnoiteapsnoite,noiteapsnoite,noiteapsnoite... J no segundo trecho, a repetio apresenta um sentido diferente: traz para a fala do narrador o tom de insistncia dos pais em relao ao que esto solicitando aos filhos: Nunca, mas nunca mesmo, de maneira alguma, mas de maneira alguma de verdade, nunca e de maneira alguma se atrevam a sair de casa depois de escurecer.

15

Como nesta aula no houve leitura feita pelo professor nem encaminhamento de leitura a ser feita em casa pelo aluno, recomendamos que a Aula 4 (que prev leitura feita pelo professor) seja realizada na mesma semana (o mais perto possvel da aula 3) para no correr o risco de os alunos perderemoritmo(eamotivao)deleitura.

Aula 4
1PASSOLeiturapeloprofessordoscaptulos10,11,12e13 Providencie cpia do Anexo 3, o roteiro para discusso da leitura dos captulos. Proponha formao de duplas ou tercetos e solicite que se agrupem de modo que todos fiquem um de frente para o outro. Esclareaqueosalunosfaroaleituradetodososcaptulosdefinidoselogodepoiselesdiscutiroo roteiro que lhes foi apresentado. Distribua uma cpia para cada um e esclarea que todos devem fazeroregistro. Faa a leitura com muita expressividade, de modo a prender a ateno do aluno. Depois de lidos os captulos,definaumtempoparafazeremadiscussopropostanoroteiro.

2PASSODiscussonosgruposesocializao Finalizado o tempo, pea para que o grupo socialize os resultados das discusses. V anotando as opes de ttulos que aparecem e discuta com eles as diferenas que indiquem que os alunos elegeram informaes diferentes como as principais em cada captulo lido. Aceite as possibilidades que sejam coerentes com as informaes importantes do captulo. Por exemplo: o captulo 10 fala do segredo de Mati e Maia. Portanto, o ttulo tem de fazer alguma referncia a ele: O segredo; O segredodeMatieMaia;Elesviramumpeixe;Osanimaisexistem!etc.

3PASSOPreenchimentodoregistrocoletivo Uma vez socializados os ttulos que cada grupo atribuiu aos captulos lidos, ser mais rpido fazer o registro coletivo do que merece ser anotado e das possibilidades que as informaes selecionadas possam dar para a compreenso da histria, responder a perguntas feitas antes ou elaborar outras hipteses. Providencie cpia para cada aluno do roteiro de leitura disponvel no Anexo 4. Finalize a aula orientando os alunos a ler, em casa, os captulos 14 a 19 (pg. 58 a 84), e a fazer o que se pede no roteiro(omesmoquefoisolicitadona1questodoroteiroparadiscussonosgrupos): Considerando o que aconteceu de mais importante em cada um dos captulos que voc vai ler, que ttulo daria para cada um? Tente encontrar um ttulo que d pistas que ajudem a se descobrirmaissobreomistriodahistria.

16

Aula 5
1PASSOSocializandoosttulos(captulos14a19) Inicieaaularetomandoaquestoapresentadanofinaldaaulaanterior,disponvelnoroteiro,efaa omesmotipodediscussosobreaspossibilidadesdettulos,propostonaaulaanterior.

2PASSOPreenchimentodoregistrocoletivo Uma vez socializados os ttulos que cada grupo atribuiu aos captulos lidos, ser mais rpido fazer o registro coletivo do que merece ser anotado e das possibilidades que as informaes selecionadas possam dar para a compreenso da histria, responder a perguntas feitas antes ou elaborar outras hipteses. Como nesta aula no houve leitura feita pelo professor nem encaminhamento de leitura a ser feita em casa pelo aluno, recomendamos que a Aula 6 (que prev leitura feita pelo professor) seja realizada na mesma semana (o mais perto possvel da aula 5) para no correr o risco de os alunos perderemoritmo(eamotivao)deleitura.

Aula 6
1PASSOLeiturafeitapeloprofessordoscaptulos20,21e22 Faaaleituradocaptulo20commuitaexpressividade,demodoaprenderaatenodoaluno.Este captulo muito importante para retomar um aspecto da discusso inicial que se refere s relaes dohomemcomosanimais.Proponhaapergunta: Uma das questes que discutimos no incio da leitura tinha a ver com os tipos de relaes que os humanos tm com os animais. O modo como Mati reage experincia de tocar no gatolembraalgumtipoderelaoquecostumamostercomosanimais?Qual?
A descrio detalhada das reaes fsicas que Mati tem ao tocar o gato, remetenos relao de troca afetiva que os humanos tm com determinados animais: o narrador fala da reao de prazer em acariciar o animal e devloentregueaocarinho;dasensaodecalmaquesentimosaoacariciarumanimal.

Depois da discusso, prossiga com a leitura dos captulos 21 e 22, propondo ao final as seguintes questes: Vocs acham que os animais foram aprisionados nesse lugar, como disseram os moradores daaldeia?Oque,notexto,podecomprovarasuaopinio? Adescriodarelaoentreosanimaiseolugarondevivemconfirmaounegaahiptesede queosumiodosanimaisobradeummonstro?Porqu? Quempodeserohomemqueaparecenofinaldocaptulo22?

17

Finalizada a discusso destas questes, proponha que eles selecionem, ento, o que merece ser anotado sobre esses captulos, no registro, e que possibilidades as informaes selecionadas do paracompreenderahistria,responderaperguntasfeitasantesouelaboraroutrashipteses. Providencie o roteiro de leitura (disponvel no Anexo 5) e orienteos a ler os captulos 23 a 30 (pg. 98a127).Orienteosacolaroroteironocadernodadisciplina.

Aula 7
1PASSORegistrocoletivo Proponha que os alunos socializem as anotaes que fizeram, seguindo o roteiro. Por meio dessas anotaespoderserfinalizadooregistrocoletivoiniciadonaprimeiraaula.

2PASSOFinalizaodaleituradoromance(feitapeloprofessorcaptulos31,32e33) Antes de iniciar a leitura final do romance, faa uma pergunta turma e anote as diferentes respostas:Comovocsachamquevaiterminarestahistria,agoraqueomistriofoidesvendado? Leiacomexpressividadeostrscaptulosfinais.Depoiscoloqueemdiscusso: 1. Oqueacharamdofinal? 2. Qualofinalpensandopelaturmaquemaisseaproximoudofinaldaobra? 3. Considerandotodaahistria,vocsdiriamqueelapodeserrealouno?Porqu? Emrelaoaestaltimapergunta,sugiraque,coletivamente,faamumalistasobreoqueahistria temquepossalembraromundorealeoqueelatemdefico. Para finalizar a aula, orienteos para a ltima lio de casa relacionada ao romance: pea que retomemoEsquemadePersonagenscoladonocaderno,quecomeouaserpreenchidonaprimeira aula, e vejam se h algo mais a acrescentar sobre cada uma das personagens citadas para a discusso final sobre o romance. Pea ainda que reflitam sobre as questes propostas no roteiro finaldeleitura(Anexo6).Osobjetivosdaretomadadoesquemasodois: verificar os acrscimos que podero ser feitos s personagens e o quanto essas descries mudamaverdadeiranaturezadealgumas,como,porexemplo,apersonagemNehi,anteso demnio das montanhas; depois Neman, aquele que j foi um dos meninos da aldeia, no passado; depois do esquema completo, utilizlo para refletir sobre as questes propostas no ltimo roteiro(Anexo6).

18

Aula 8
1PASSORetornandoaoEsquemadePersonagens Promova a socializao do que cada um complementou em seu Esquema de Personagens e do que cadaumpensousobreasquestessugeridasnoroteiro(Anexo6).Nalistadaspersonagensqueso tratadaspornomesgenricos(quenorecebemnomeprprio)apareceroospaisdeNimi,opai deMati,ascrianasdaaldeia/daescola,osadultosdaaldeia/ospaisdosfilhos. Apsdiscutirasrazespelasquaisachamqueestaspersonagensnorecebemnomesprprios,veja se perceberam o que h de comum entre as personagens com nome prprio (so as que sofrem deboche) e as personagens sem nome prprio (so as que debocham) e prossiga com outras perguntas: Considerando o que observamos, tem pouca ou muita gente que debocha dos outros na histria? Temos poucas ou muitas personagens que sofrem o deboche? Por que as pessoas debochamumasdasoutras? Quandofalamosospais,ascrianasdaideiademuitooupouco? Pensando em situaes reais, aqui na escola, por exemplo (ou em outros contextos), a gente vsituaesassim:emquemuitosdebochamdeumououtroalunoouprofessor? Noromancequelemossefalabastantesobreodebochequeaspessoassofrem.Qualaideia que o autor parece defender sobre o assunto? Quais as partes da histria que demonstram essaideiadefendida. Vocachaimportantediscutiresseassunto?Porqu? Voc diria que a leitura deste livro nos ajuda a pensar sobre as relaes que temos com as pessoasnonossodiaadia?Como?
Oobjetivodessadiscussoqueosalunospercebamqueaspersonagenssemnome(referidasgenericamente) tm em comum o fato de, em algum momento da narrativa, negar o que aconteceu na aldeia (ou sentir vergonha, medo) ou debochar dos que acreditam na existncia dos animais. Por outro lado, se observarmos as personagensquerecebemnomeprprio,comexceodeDanir,osdemaissofremalgumtipodediscriminao daspersonagenssemnome.Mas,aindaassim,Danirseaproximadasoutraspersonagenscomnomepornunca negaraexistnciadosanimais. Interessantenotarqueessaestratgia doescritor dedarnomesprprios a alguns eno nomear outrosnos levaaparticularizarquemdiscriminadoeageneralizarquemdiscrimina,oquepodesignificarqueaspessoas em geral discriminam determinadas pessoas que no se enquadram no perfil do que geral ou igual ou parecidoconsigomesmo. As personagens que sofrem deboche so apresentadas com comportamentos que no so vistos como adequadospelosdemaismoradoresdaaldeiaeissooslevaaseremseparadosdorestantedogrupo,aserem considerados meio loucos, diferentes do que se espera. Ao longo do romance, o autor expressa uma crtica a esse tipo de comportamento que demonstra ignorncia em relao s diferenas. Essa crtica especialmente visvel na personagem Maia quando se preocupa com Nimi j logo no primeiro captulo, por exemplo; tambm contesta a atitude de Nehi, olho por olho, dente por dente, dizendo que o que ele faz vingana e no resolve o problema dele, s alimenta mais suas mgoas. O final do livro sinaliza que tanto Maia quanto Matiresolvemenfrentarasituaononegaraverdadequesabem,nemisolaremsedorestantedaspessoas daaldeia,mesmocorrendooriscodeseremmotivodechacota. 19

Se focarmos nos momentos da obra em que se fala das agresses verbais e fsicas que Nehi (Neman) sofreu quandocriana,odebochecomquefalavamdaProfessoraEmanuela,deAlmonedeNimi,podemosrelacionar esses momentos com um dos problemas mais antigos e mais atuais nas relaes entre colegas de escola: o bullying nome que se d prtica de atos de violncia fsica ou psicolgica, geralmente por grupos, a certos indivduos: alguns alunos passam a ser alvo de agresses fsicas ou morais, sem um motivo lgico. Basta que tenham alguma diferena fsica ou cultural para que comecem a ser ofendidos ou agredidos por outros. por essas e outras (como muitas das guerras que conhecemos atravs da Histria, alimentadas pela ignorncia e desrespeitoaooutro)queessetemamuitoimportantedeserdiscutido. Caso avalie pertinente, voc poder propor que a classe assista a um vdeo que trata da questo, com o objetivodeexplicitarmelhoroproblemaesubsidiaradiscussosobreotema. http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19almdeumlinkparaumvdeo sobreumareportagemexibidanoJornalNacional (http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=mGbmqdGeokM),ositetrazumvastomaterialsobreo tema:textos,outrosvdeos,dicasparaoprofessoretc.

Sugestoparafinalizaroprojeto: Para este momento, seria interessante propor a elaborao coletiva de comentrios sobre o que acharam da obra, com o objetivo de recomendarem (ou no) a leitura do livro para outros possveis leitores. Para tanto, ser necessrio chegarem a um consenso sobre o que acharam da obra e quais qualidades iro destacar. Caso voc tenha acesso internet, seria muito interessante disponibilizar o comentrio da turma em algum site. Por exemplo, o site da Livraria Cultura tem um espao para comentrios dos leitores (acesse www.livrariacultura.com.br, faa uma busca pelo ttulo da obra e ser aberta a pgina com as referncias do livro: s clicar sobre o ttulo que outra pgina ser aberta com acesso sinopse do livro e aos comentrios de leitores). L eles podero ter acesso tambm ao que outrosleitoresacharamdaobraecompararcomassuasprpriasapreciaes. Avaliaodoprojeto Ao longo do projeto, avalie a participao do grupo. Observe as dificuldades recorrentes no processo e reflita sobre formas de reorganizar o seu trabalho, de modo a questionar sobre tais dificuldades. Voc pode acompanhar mais proximamente, elaborando instrumentos escritos de acompanhamento dos registros e discusses. semelhana do que sugerido por Ktia Brkling, no texto Leitura e Formao deleitores 10 eapresentadoaseguir:

10

Disponvel em www.educarede.com.br

20

DIRIODELEITURA DATA TRECHOLIDO DIFICULDADES ENCONTRADAS FACILIDADES DELEITURA COMENTRIOS PESSOAIS

Ao final do projeto, faa uma avaliao com eles. Isso poder ser feito de modo mais informal, solicitando que eles comentem o que acharam da experincia de ler um livro desta forma: lendo o livro em casa e em classe, discutindo com os colegas, fazendo registros coletivos e individuais, elaborando mapasdepersonagense,finalmente,escrevendoumcomentriocoletivosobreolivroepublicandoo nainternet. De outro modo, voc pode elaborar outros instrumentos escritos, como os tambm sugeridos por Ktia Brkling,nomesmotextojcitado.Vejamodelos.

21

Anexo 1 - EsquemageraldaspersonagensDeRepente,nasprofundezasdoBosque,deAmsOz

Aldeia

22

Anexo 2 Sugestodopreenchimentodoesquemageraldaspersonagensdaaldeia
Nimi, o potro: criana diferente das outras, imaginativa; que acreditava no que a professora Emanuela dizia sobre os animais e sofria muito o deboche das crianas da escola. Depois que entrou e saiu do bosque passou a sofrer da doena do relincho. No final: amigo de Nehi, com histrias de vida muito semelhantes. Pai de Nimi: na fala do pai percebe-se medo e vergonha pelo que aconteceu na aldeia. Professora Emanuela: mulher de meia-idade, solteira, que falava da existncia de animais na vila, em seu tempo de criana. Por isso sofria o deboche das crianas que no acreditavam nela. No final: descobre-se que era a garota de quem Neman (Nehi) gostava, quando criana. Outros moradores da aldeia (os adultos): pareciam ter medo ou vergonha do que acontecera na aldeia e viviam querendo esquecer ou negar a existncia dos animais em tempos antigos.

Aldeia Mati: amigo de Maia, tinha um segredo com ela; mostra-se um pouco medroso e menos constestador; em alguns momentos recebe o deboche das crianas da escola. lugar sombrio, distante de tudo e amaldioado; de onde fugiram todos os animais. Maia: amiga de Mati, corajosa, contestadora e defensora de Nimi; em alguns momentos recebe o deboche das crianas da escola.

Llia, a me de Maia, padeira e viva: tambm sofria o deboche dos moradores por ter o hbito de jogar farelos de po no final da tarde, como se houvesse pombos na aldeia.

As crianas da vila: a maioria no acreditava na existncia dos animais e debochava de todos que diziam acreditar ou ter ouvido ou visto animais na aldeia.

Solina, a costureira: antes do desaparecimento dos animais criava ovelhas; era triste e cuidava com carinho do marido invlido, Guinom.; uma das personagens que sofrem com o deboche da aldeia.

Nehi, o demnio da montanha: No incio: um monstro, um feiticeiro que havia seqestrado os animais da aldeia para se vingar. No final: um dos antigos moradores da aldeia que sofria o deboche do povo e se afastou da vila, acompanhado dos animais. Muito integrado natureza que parecia atender a seus pedidos. Os animais que sumiram: a gata Tima, de Emanuela; o cachorro Zito, de Almon; as ovelhas de Solina; os pssaros alimentados por Llia e todos os outros animais citados na parte final do livro

Almon, o pescador: amava seu cachorro; agora era lavrador; vivia desenhando os animais nas madeiras; conversava com seu espantalho; sofria o deboche das pessoas da aldeia.

Guinom, o marido de Solina: era criador de animais e depois de entrar e sair do bosque passou a viver em uma cadeira de rodas. Tinha a doena do esquecimento e pensava ser um cabrito.

Danir, o consertador de telhados: homem bastante animado que sempre se reunia com amigos para cantar. Sempre falava dos animais de outros tempos e do dia que traria novos animais para a aldeia. Trazia alegria para a aldeia.

23

Anexo 3
Derepente,nasprofundezasdobosque,deAmsOz ROTEIROPARAADISCUSSODOSCAPTULOS10a13
1) Considerando o que aconteceu demais importante em cada um dos captulos que vocs leram, que ttulo dariam a cada um? Tentem encontrar um ttulo que d pistas que ajudem a se descobrir mais sobreomistriodahistria. Captulo10 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Captulo11 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Captulo12 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Captulo13 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2) Ogrupotevealgumadificuldadeparaentenderoscaptulos?Oquenoficouclaro? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________


24

Anexo 4
Derepente,nasprofundezasdobosque,deAmsOz ROTEIROPARAADISCUSSODOSCAPTULOS14a19
1) Considerando o que aconteceu demais importante em cada um dos captulos que vocs leram, que ttulo dariam a cada um? Tentem encontrar um ttulo que d pistas que ajudem a se descobrir mais sobreomistriodahistria. Captulo14 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Captulo15 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Captulo16 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Captulo17 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Captulo18 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Captulo19 _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________


25

Anexo 5
Derepente,nasprofundezasdobosque,deAmsOz ROTEIROPARAADISCUSSODOSCAPTULOS23a30
1) Quemeraohomemcitadopelonarradornofinaldocaptulo22? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2) Ahistriacontadapelohomemmuitosemelhantedeoutrapersonagemdoromance. a. Quepersonagemessa?________________________________ b. Oquehdesemelhantenashistriasdasduaspersonagens? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 3) Enfim,Nehiummonstro?Umfeiticeiro? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 4) E,afinal,queculpaosmoradoresdaaldeiatmemrelaoaosumiodosanimais? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

26

Anexo 6
Derepente,nasprofundezasdobosque,deAmsOz ROTEIROPARAADISCUSSOCONSTRUODASPERSONAGENS
DepoisquevocacabardepreencheroEsquemadePersonagens,penseumpoucosobreelas,apartir dasperguntasaseguir: 1. Vocsperceberamquehalgunspersonagensdaaldeiaquenorecebemnomenolivro?Vamosver quemso? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. Porqueserqueessaspersonagensnorecebemnomesprprios? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Oqueelastmemcomum? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 3. Easpersonagensquetmnome?Tmalgoemcomum? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

27

Anda mungkin juga menyukai