Anda di halaman 1dari 8

8 CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA

Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

ESTUDO DO EFEITO DE REVESTIMENTOS NA RESISTNCIA AO DESGASTE DE MATRIZES DE RECORTE PARA A CONFORMAO A FRIO DE ELEMENTOS DE FIXAO
Knig, R.G.*, Oliveira, C.A.S., Gilapa, L.C.M * Mestre em Cincia e Engenharia de Materiais Universidade Federal de Santa Catarina , Coordenador de Engenharia de Produtos da Ciser Parafusos e Porcas. Endereo: Rua Cachoeira, 70 Centro, Joinville, Santa Catarina, CEP 89205-070, Brasil; DSc, Professor Associado, Departamento de Engenharia Mecnica Universidade Federal de Santa Catarina. Endereo: Campus Universitrio Trindade, CP 476, Trindade, Florianpolis, Santa Catarina, CEP 88040-900, Brasil; Mestre em Engenharia, Professor da Sociedade Educacional de Santa Catarina. Endereo: Rua Albano Schmidt, 3333, CP 401, Sagua, Joinville, Santa Catarina, CEP 89201-972, Brasil. *e-mail: rafael@ciser.com.br; e-mail: carlosa@emc.ufsc.br; e-mail: leonidas@sociesc.com.br

RESUMO O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de revestimentos na resistncia ao desgaste de matrizes de recorte utilizadas na conformao mecnica a frio de elementos de fixao. A abraso o mecanismo de desgaste predominante no processo de conformao estudado, promovido pelo atrito entre matria-prima e ferramenta. Foram analisadas matrizes de recorte revestidas com trs diferentes tipos de revestimentos, nitreto de titnio, carbonitreto de titnio e nitreto de cromo, aplicados por Deposio Fsica de Vapor. Estas ferramentas foram acompanhadas em escala industrial traando-se as curvas de evoluo do desgaste durante a conformao do ao SAE 1015. Em escala laboratorial, corpos de prova foram revestidos com os mesmos revestimentos das matrizes de recorte e submetidos a dois ensaios de desgaste, conforme normas ASTM G65 Ensaio de Desgaste Disco de Borracha-Areia Abrasiva e ASTM G99 Ensaio de Desgaste Pino-sobre-Disco. Os resultados obtidos nestes ensaios realizados em laboratrio, do ponto de vista qualitativo, puderam ser extrapolados para o acompanhamento industrial, tendo em vista a coerncia nos resultados destas avaliaes. O carbonitreto de titnio proporcionou as menores taxas de desgaste; o nitreto de cromo apresentou desempenho intermedirio, inferior ao carbonitreto de titnio, porm superior ao nitreto de titnio. PALAVRAS CHAVE Abraso; conformao mecnica; matrizes de recorte; revestimentos.

1630

INTRODUO Nas ltimas dcadas, a necessidade de reduo de custos nos processos produtivos imposta pelo desenvolvimento industrial, associada ao aumento crescente na competitividade com base na qualidade, levou os centros de pesquisa ao estudo de novos materiais e revestimentos com a finalidade de minimizar os efeitos do desgaste nas ferramentas. Revestir materiais com camadas duras resulta no aumento da resistncia ao desgaste e na diminuio do coeficiente de atrito, possibilitando um melhor desempenho tribolgico das ferramentas e a reduo nas paradas de mquina devido s falhas prematuras. O presente trabalho avaliou a resistncia ao desgaste de ferramentas e corpos de prova com trs diferentes revestimentos: o nitreto de titnio, o carbonitreto de titnio e o nitreto de cromo, aplicados pelo processo de Deposio Fsica de Vapor (P.V.D.). As ferramentas analisadas foram matrizes de recorte para a conformao mecnica a frio de parafusos sextavados. Em escala laboratorial, as resistncias ao desgaste destes revestimentos foram avaliadas atravs da realizao de ensaios de desgaste conforme as normas ASTM G 65 - Ensaio de desgaste disco de borracha-areia abrasiva e ASTM G 99 - Ensaio de desgaste pino-sobre-disco. MATERIAIS E MTODOS Acompanhamento industrial As ferramentas analisadas neste trabalho, Figura 1, foram utilizadas no recorte do perfil da cabea de parafusos sextavados, no quarto estgio de conformao de uma prensa progressiva do fabricante NATIONAL, modelo FORMAX FX24L, com razo de produo ajustada para a fabricao de 11.500 peas/hora. Uma representao esquemtica da seqncia de conformao de um parafuso sextavado apresentada na Figura 2 [1].

Figura 1 Vista lateral e vista frontal de uma matriz de recorte

Figura 2 Representao esquemtica da seqncia de conformao de um parafuso sextavado [1] As matrizes de recorte foram fabricadas em ao rpido AISI M2, cuja composio qumica tpica apresentada na Tabela 1 [2], temperadas e revenidas, com especificao de dureza de 61 a 63 HRC e revestidas com nitreto de titnio, nitreto de cromo e carbonitreto de titnio. A avaliao dos revestimentos foi realizada durante o processo de conformao mecnica a frio do ao baixo carbono SAE 1015, comumente utilizado no segmento de elementos de fixao. A composio qumica tpica do ao SAE 1015 apresentada na Tabela 2 [3].

Tabela 1 Composio qumica tpica do ao rpido AISI M2 [2] %C 0,89 %Mn 0,30 %Mo 4,90 %W 6,20 %Cr 4,20 %V 1,80

Tabela 2 Composio qumica tpica do ao SAE 1015 [3] %C 0,13/0,18 %Mn 0,30/0,60 %P 0,04 mx. %Si 0,10 mx. %Cr ----%S 0,05 mx.

A evoluo do desgaste das matrizes de recorte foi acompanhada atravs da variao da medida da distncia entre faces da cabea sextavada do parafuso, Figura 3 [1]. O perfil sextavado possibilita a medio de trs diferentes cotas entre as faces opostas da cabea do parafuso. A evoluo do desgaste foi efetuada atravs da mdia aritmtica destas trs cotas. A cada 1.000 parafusos produzidos, a medio destas trs cotas era realizada, registrando-se os valores encontrados. Este procedimento foi repetido at que se formaram rebarbas sob a cabea do parafuso, em virtude do desgaste e perda da capacidade de corte do gume da ferramenta.

Figura 3 Representao da distncia entre faces da cabea sextavada [1] Para realizar a medio da cota entre faces opostas da cabea sextavada do parafuso, foi utilizado um micrmetro digital MITUTOYO, modelo Coolant Proof srie 293, com resoluo de 0,001 mm. Ensaio de desgaste pino-sobre-disco As configuraes geomtricas dos corpos de prova utilizados no ensaio de desgaste pino-sobre-disco so apresentadas na Figura 4.

Figura 4 - Configuraes geomtricas do pino e do disco utilizados no ensaio de desgaste Os pinos foram fabricados com ao rpido AISI M2, temperados e revenidos com dureza na faixa de 61 a 63 HRC. Aps a fabricao, os pinos foram revestidos atravs do processo de Deposio Fsica de Vapor (P.V.D.). Os discos foram fabricados em ao carbono SAE 1075, cuja composio qumica apresentada na Tabela 3 [3], com durezas variando entre 45 e 52 HRC. Os discos, ao contrrio dos pinos utilizados neste mesmo ensaio, no foram revestidos. Tabela 3 - Composio qumica tpica do ao carbono SAE 1075 [3] %C 0,70/0,80 %Mn 0,40/0,70 %P 0,04 mx. %Si ----%Cr ----%B ----%S 0,05 mx.

O equipamento utilizado no ensaio de desgaste pino-sobre-disco apresentado na Figura 5. Neste equipamento, o disco rotacionado em seu prprio eixo, enquanto o pino mantido fixo.

Figura 5 - Equipamento utilizado para a realizao do ensaio de desgaste pino-sobre-disco [4] Para a realizao do ensaio, os seguintes parmetros foram adotados: carga: 20 N; rotao: 600 r.p.m.; distncia percorrida: 2.000 m. As medies de perda de massa foram realizadas a cada 200 m percorridos, totalizando assim dez medies para cada conjunto de pino e disco. A converso da perda de massa em perda volumtrica foi realizada utilizando o valor de 7,85 g/mm3 como densidade do ao rpido AISI M2 [2]. Ensaio de desgaste disco de borracha-areia abrasiva Os corpos de prova utilizados neste ensaio de desgaste tambm foram fabricados em ao rpido AISI M2, conforme descrito no ensaio anterior, tendo o mesmo tratamento trmico e revestimentos aplicados nos pinos do ensaio de desgaste pino-sobre-disco. A Figura 6 apresenta o equipamento utilizado neste ensaio.

Figura 6 - Equipamento utilizado para a realizao do ensaio de desgaste disco de borracha-areia abrasiva Os parmetros utilizados para a realizao do ensaio foram: tipo de abrasivo: areia com granulao 50 (0,3 mm); fluxo de abrasivo: 350 g/minuto; rotao do disco: 200 r.p.m. A quantidade de desgaste foi determinada atravs da medio das massas dos corpos de prova antes e aps a execuo de cada etapa do ensaio. Revestimentos As caractersticas nominais dos revestimentos, nitreto de titnio, nitreto de cromo e carbonitreto de titnio, analisados neste trabalho, so apresentadas na Tabela 4 [5]. Estes revestimentos foram aplicados pela BRASIMET COM. & IND. S.A., atravs da tcnica P.V.D. de desintegrao catdica por magnetron sputtering, com temperatura de 500 C para os trs revestimentos. A microdureza destes revestimentos foi avaliada atravs de medies nos corpos de prova utilizados no ensaio de desgaste disco de borracha-areia abrasiva, em regies no submetidas ao desgaste. Foram realizadas dez medies

em cada corpo de prova, totalizando quarenta medies para cada revestimento. Para a realizao destas medies, utilizou-se um microdurmetro do fabricante Shimadzu, modelo HMV 2, com carga de 50 g. Tabela 4 - Caractersticas nominais dos revestimentos [5] Microdureza [HV 0,05] 2.500 2.300 3.000 Espessura de camada [m] 1,0 6,0 1,0 20,0 1,0 4,0 Coeficiente de atrito (contra o ao 52100) 0,5 0,4 0,4 Temperatura de operao mxima [oC] 550 450 700

Revestimento Nitreto de titnio Nitreto de cromo Carbonitreto de titnio

RESULTADOS Microdureza Os valores encontrados experimentalmente so apresentados na forma de um histograma, conforme a Figura 7, com o intuito de possibilitar a avaliao da disperso dos resultados. Os valores mdios de microdureza e seus respectivos desvios padres so mostrados na Tabela 5.

Figura 7 - Histograma dos valores de microdureza dos revestimentos Tabela 5 - Valores mdios e desvio padro dos resultados dos ensaios de microdureza Revestimento Nitreto de titnio Nitreto de cromo Carbonitreto de titnio Valores mdios de dureza experimentais [HV 0,05] 2.269 2.455 3.164 Desvio padro experimental [HV 0,05] 278,7 356,4 299,9

Ensaio de desgaste pino-sobre-disco A Tabela 6 e a Figura 8 apresentam as perdas de volume dos pinos obtidas com a realizao do ensaio de desgaste pino-sobre-disco.

Tabela 6 - Perda volumtrica mdia acumulada dos pinos aps realizao do ensaio de desgaste pino-sobre-disco Distncia Percorrida [m] 0 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 1.800 2.000 Perda de volume mdia acumulada nos pinos revestidos [mm3] Nitreto de titnio Nitreto de cromo Carbonitreto de titnio 0,0000 0,0000 0,0000 0,0318 0,0064 0,0064 0,0573 0,0191 0,0127 0,1019 0,0382 0,0255 0,1210 0,0637 0,0510 0,2102 0,0764 0,0510 0,2866 0,1019 0,0637 0,3503 0,1083 0,0828 0,3949 0,1210 0,0955 0,4522 0,1338 0,1019 0,5032 0,1465 0,1083

Figura 8 - Evoluo da perda volumtrica dos pinos durante o ensaio de desgaste pino-sobre-disco

Comparando-se os resultados apresentados na Tabela 6, pode-se verificar que os pinos revestidos com carbonitreto de titnio tiveram uma perda volumtrica total 365 % menor que a perda volumtrica total do nitreto de titnio e 35% menor que a perda total do nitreto de cromo. Estas diferenas podem estar associadas a maior dureza superficial do carbonitreto de titnio que, conforme apresentado na Figura 7 e na Tabela 5, encontra-se em torno de 30 % superior a dureza dos outros dois revestimentos superficiais. A perda de volume dos pinos proporcionada pelo nitreto de titnio foi 243 % superior perda de volume dos pinos revestidos com nitreto de cromo. Este desempenho superior do nitreto de cromo pode estar associado tambm maior dureza superficial, Figura 7 e Tabela 5, e menor coeficiente de atrito, Tabela 4, encontrado neste revestimento. A Figura 8 mostra tambm que as curvas de evoluo do desgaste para os pinos revestidos com nitreto de cromo e com carbonitreto de titnio so caracterizadas por um crescimento linear em funo da distncia percorrida, com pequenas e quase constantes taxas de desgaste. Diferentemente, percebe-se que a curva de desgaste do nitreto de titnio pode ser dividida em dois estgios distintos. Devido ao crescimento acentuado da curva de perda de volume a partir de 800 metros percorridos, concluise que o efeito deste revestimento ocorreu apenas nos primeiros metros do ensaio.

Ensaio de desgaste disco de borracha-areia abrasiva A Tabela 7 e a Figura 9 apresentam as perdas de volume dos corpos de prova obtidas com a realizao do ensaio de desgaste disco de borracha-areia abrasiva. Tabela 7 - Perda volumtrica mdia acumulada dos corpos de prova atravs do ensaio de desgaste disco de borrachaareia abrasiva Tempo de Ensaio [s] 30 60 90 120 600 Perda de volume mdia acumulada nos pinos revestidos [mm3] Nitreto de titnio Nitreto de cromo Carbonitreto de titnio 0,3439 0,0467 0,0339 1,2186 0,1231 0,0636 2,3397 0,2547 0,0891 3,8853 0,8322 0,3142 21,0318 16,2080 13,9150

Figura 9 - Evoluo da perda volumtrica dos corpos de prova durante o ensaio de desgaste

Os corpos de prova revestidos com o nitreto de titnio, assim como no ensaio de desgaste pino-sobre-disco, apresentaram os piores desempenhos. Em apenas 30 segundos de ensaio, estes apresentaram perdas volumtricas equivalentes quelas encontradas somente aps 90 segundos de ensaio para os corpos de prova revestidos com nitreto de cromo e 120 segundos para os corpos de prova revestidos com carbonitreto de titnio. Conforme os resultados apresentados na Tabela 7, conclui-se que o carbonitreto de titnio foi o revestimento que possibilitou a menor perda volumtrica dentre os trs analisados. Percentualmente as perdas proporcionadas por este revestimento foram de 16 % e 51% menores quando comparadas com as perdas do nitreto de cromo e nitreto de titnio, respectivamente. Na comparao entre o nitreto de cromo e o nitreto de titnio, o primeiro apresentou uma perda volumtrica 30 % menor que o segundo. Acompanhamento industrial A Figura 10 apresenta os resultados encontrados no acompanhamento industrial das matrizes de recorte. O nmero mdio de peas produzidas com as matrizes revestidas com carbonitreto de titnio foi de 84.333 peas. Este valor corresponde a um acrscimo de 25 % na vida das ferramentas em relao ao nitreto de titnio, com mdia de 63.333 peas produzidas, e 13 % quando comparado s ferramentas revestidas com nitreto de cromo, com mdia de 73.000 peas produzidas. A combinao de propriedades encontradas na camada de carbonitreto de titnio, tais como alta dureza e baixo coeficiente de atrito, permitiu a este revestimento apresentar as menores taxas de desgaste, at a substituio da ferramenta. Estes resultados mostram que o carbonitreto de titnio o revestimento mais adequado para operaes de

alta abrasividade e obteno de um melhor desempenho em ferramentas com cantos vivos mecanicamente submetidos tenso.
Com parativo de Desgaste Mdio das Matrizes - Ao SAE 1015 0,050 Desgaste [mm] 0,040 0,030 0,020 0,010 0,000 0 20 40 60 80 100 120 Nm ero de peas produzidas [x1.000] Nitreto de Titnio Nitreto de Cromo Carbonitreto de Titnio

Figura 10 Comparativo de desgaste das matrizes de recorte revestidas.

CONCLUSES O revestimento de carbonitreto de titnio proporcionou excelente desempenho em todas as avaliaes de desgaste realizadas, tanto a nvel laboratorial quanto industrial. No acompanhamento das matrizes de recorte, proporcionou a maior vida mdia para os dois tipos de aos carbono conformados. A dureza superficial da camada, 30 % superior aos outros dois revestimentos, e o baixo coeficiente de atrito deste revestimento foram propriedades fundamentais para o desempenho superior. J o revestimento de nitreto de cromo teve um desempenho intermedirio, tornando-se uma opo de substituio ao nitreto de titnio em condies de abrasividade no muito severas. O ensaio de microdureza possibilitou avaliar os altos nveis de dureza superficial atingidos com a aplicao dos revestimentos. Atravs dos ensaios realizados, pode-se comprovar a importncia desta propriedade na resistncia ao desgaste abrasivo, tendo em vista que os revestimentos com maior dureza superficial apresentaram os melhores desempenhos. Os ensaios de desgaste permitiram avaliar e classificar o comportamento tribolgico dos trs revestimentos analisados neste estudo. Os resultados obtidos nestes ensaios realizados em laboratrio, do ponto de vista qualitativo, puderam ser extrapolados para o acompanhamento industrial, tendo em vista a coerncia nos resultados destas avaliaes. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem CISER Parafusos e Porcas, Sociedade Superior de Ensino de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina pelo apoio. REFERNCIAS 1. PADRO DE PRODUO 547/2. Desenho de produo interno Ciser Parafusos e Porcas. Joinville, 2005. 2. VILLARES METALS. Catlogo tcnico sobre aos ferramenta. So Paulo, 2003. 3. SAE J403. Chemical Compositions of SAE Carbon Steels. Warrendale, 1995. 4. DAL COMUNI, J. F.; FAGUNDES, T. A. Estudo do desgaste dos revestimentos em pinos. 2004. Trabalho de concluso de curso - Instituto Superior Tupy, Sociedade de Ensino Superior de Santa Catarina, Joinville. 5. DUROTIN. BRASIMET: propriedades dos revestimentos superficiais. Disponvel em: <http://www.brasimet.com.br/durotin/tipos.asp>. Acesso em: 15 jul. 2004.

Anda mungkin juga menyukai