Anda di halaman 1dari 4

Info Leite

infoleite2012@gmail.com
NESTA EDIO
AOS LEITORES............................................pag.2 QUERO MAIS SADE...................................pag.3 FINAS DO LEITE...........................................pag.3 SEU DISTRITO..............................................pag.4 MEIO AMBIENTE..........................................pag.4

n5 / ANO 1 AGO. - 2013

infoleite facebook
EDITORIAL

Quem no se lembra dos velhos faroestes de Clint Eastwood no papel de justiceiro solitrio que aparecia do nada, e sozinho eliminava corruptos e corruptores das velhas cidades do Oeste? Era esta a forma de se combater as injustias, desmandos e desonestidade, que os jovens de antanho tinham, ou seja, a do heri individual que, com seu colt 45, resolvia os problemas das comunidades. Hoje, felizmente, as mazelas tm outras formas mais brandas de serem resolvidas. Por exemplo, a de se delegar poderes a pessoas eleitas, que representariam os seus concidados nos diversos rgos representativos, como prefeituras e cmara de vereadores. Esse modelo seria o ideal, dentro de circunstncias democrticas em que vivemos, mas tem se mostrado falho, por razes de natureza humana. Referimos s facilidades de co-optao e adaptao ao sistema poltico atual, onde os outrora idealistas e romnticos se enquadram nos papis dos outrora criticados e repetem os seus erros. Ademais, a maioria dos nossos eleitos de hoje se preocupa mais com a mdia, fazendo o papel de mocinhos, nos palanques, palcos e plpitos. Outro modo de que as comunidades tm para resolver seus problemas, aparentemente mais laborioso, devido a nossa profunda cultura paternalista, o associativismo. Neste caso a participao de todos, armados de vontade poltica e desarmados de mgoas e rancores pessoais imprescindvel. o caso de mutires de vizinhos, formao de cooperativas de trabalho e outras formas de atuaes coletivas. Isto passa, necessariamente, pela ao crtica em nossos rgos representativos, como a Associao Comunitria de Moradores, independente de diretorias . A participao dos bons, na certa inibir os oportunistas de planto, que fazem deste trabalho sadio uma rampa de acesso aos seus interesses individuais, em detrimento dos interesses coletivos.

A estrada est erodindo (acima)

Leia mais sobre o lixo na pgina 4.

Lixo na entrada do Gouveia; um carto postal negativo do SA do Leite.

AOS LEITORES:
As associaes de moradores deste pas tm histria. Foram criadas espontaneamente com objetivo de defender os habitantes de bairros ou de distritos contra as mazelas e problemas que os cercam, tais como o da moradia, transporte coletivo, do abastecimento de gua e outros. Muitas vezes, leitor, seus dirigente eram duramente perseguidos, como aconteceu na pouca saudosa poca da ditadura militar. Hoje, as associaes tem um papel institucionalizado, esto organizadas em federaes e so fundamentais como instrumentos de reivindicao e luta das comunidades que as compem. Seus objetivos, explcitos nos seus estatutos, so primordialmente a melhoria da qualidade de vida e com poderes e deveres reconhecidos pelo Cdigo Civil Brasileiro. Elas fiscalizam obras, as embargam se necessrio, e algumas podem at multar certos infratores. Mas, como em toda associao, a participao de seus associados tem papel primordial. Aqui no Leite temos a nossa, a Associao Comunitria dos Moradores de Santo Antnio do Leite, mas que , meu leitor, distante de seu pblico, ou seja, dos moradores daqui. Esta distncia pode at ser medida, considerando-se, por exemplo, a nfima participao nas ltimas eleies para a nova diretoria, quando menos de cinquenta eleitores estiveram presentes, ou seja menos de 2% dos votantes em potencial. Descrena, poderia ser uma hiptese, leitor, para explicar este fato. A nossa Associao estaria longe e fechada aos prprios moradores. Uma outra possibilidade a de que 98% dos leitenses seriam alienados e politicamente incorretos. Ser que voc, querido leitor, apresentaria um outro motivo para tamanha discrepncia? O Infoleite todo ouvidos. Cartas para a redao e d sua opinio, paciente leitor.

O BRAZIL NO CONHECE O BRASIL


O FUTEBOL E A INCLUSO SOCIAL S se for o nosso futebol. Com direito a cerveja, refrigerante e churrasquinho do bom, tudo a preos camaradas. A gente senta no cho, brinca com todo mundo, ri a vontade, debocha do juz. Enfim, este agora o nosso futebol, que podemos ver de perto. Porque o outro, s na TV. E olhe l. De fato, os governos esto praticando a poltica de incluso social no nobre esporte breto, mas s para os bacanas. A conta, como sempre, ser mandada para ns, o povo. PROTESTOS Uma frase de um office boy no primeiro dia de protestos em So Paulo: ns no lutamos por uma diferena de 20 centavos na passagem de nibus; lutamos por cidadania. O autor no estudante da USP, um office boy. Esta afirmao contrastou em muito com a violncia da polcia e com as ameaas diretas, no primeiro momento, de governadores, prefeitos e ministros de Estado. Estes mesmos, que nos anos de chumbo, manifestaram nas ruas, protestando contra a ditadura e reivindicando direitos bsicos. Humano, demasiado humano.

HERRAR UMANO
Nossas desculpas pelas diversas vrgulas e outros erros no Infoleite 4, como por exemplo, na seo da Cultura: o plural de arteso, a pessoa que faz artesanato, artesos e no arteses como digitamos. Outro erro, foi relacionado ao nosso endereo eletrnico. O correto : infoleite2012@gmail.com Anotem ai.

RETORNO
Alguns curtiram a nossa pgina no Facebook, outros, pessoalmente incentivaram. O erro na grafia do e-mail prejudicou muito, mas mesmo assim recebemos um, do Flvio Andrade, de Ouro Preto, parabenizando-nos e dizendo: um informativo sempre uma ferramenta forte para a prtica da cidadania. Obrigado a todos que retornaram.

GUAS BONSAI
Cursos Consultoria e vendas J.C.Lana (31) 8568-8826 aguasbonsai@gmail.com

EXPEDIENTE:
Email: infoleite2012@gmail.com Facebook

modelos - maquetes pinturas - aquarelas


paulo fiotti santo antnio do leite - ouro preto (31) 3553-4360

Equipe: Eliane Leo/ JCLana/ M. E. Scalzo/ Patrizia Rampazzo/ Paulo Fiote Tiragem: 500 exemplares Grfica: Pontual - Itabirito

Finas do Leite
Fina de cabeleireira

&

Alhures

QUERO MAIS SADE


CONVERSA COM POLYANA

Uma porta, uma cadeira, um espelho, uma cabeleireira. Uma no, a cabeleireira. Falo da Cludia, que com suas mos geis e sobretudo profissionais, faz revitalizaes de cabelo, cortes ousados, penteados top de fazer qualquer coiffeur derreter de inveja. Ela atende a todos, mas no faz unhas, nem barbas. Pena pelas barbas. A comunidade metrossexual com certeza, agradeceria. O salo da Cludia fica perto da praa do Eraldo; ela atende com agenda.

Pousada diferente
Santo Antnio do Leite tem muitas pousadas, umas melhores, outras iguais e uma diferente, a Pousada Prana Lorien. Ela fica no silncio dos cantos do Leite, na Passagem. L voc descansa e passeia. Mas, aulas de yoga, massagens teraputicas, prticas de meditao, muita paz e astral fazem a diferena. Tudo isso olhado com muito carinho pela Isabele, que com seus movimentos serenos e calmos, coordena a Prana Lorien. Mais do que uma pousada, a Prana faz muito bem ao corpo e alma. Completa.

Ja, ns terrr tambm uma ndio


Nesta comunidade de muitas nacionalidades e etnias, temos um ndio. Veio da Serra Gacha, aprecia o chimarro, uma milonga e um bom churrasco. Os representantes da plebe ignara e rude, que ainda acham que todo ndio preguioso, vo certamente quebrar a cara. O homem uma mquina, criativo e caprichoso. Constri cercas de bambu, sua especialidade, para ningum , nem mesmo um outro ndio ou alemo, botar defeito. Seu telefone de contato 8605 8056.

Patrzia das mscaras


assim que a comunidade chama esta italiana leitense da nata. Vindo das cercanias de Veneza, Patrizia, depois de percorrer meio mundo, veio parar graciosamente aqui h 21 anos, e aqui ficou. Trouxe pouco na sua mochila e muito na sua cabea. Refiro-me cultura italiana, em particular ao artesanato fabuloso das mscaras carnavalescas venezianas, relgios de parede e trabalho em vidro. Um texto uma forma pobre para descrever a riqueza de seus trabalhos. O melhor a fazer visitar a sua loja, o Atelier Pacha, lugar onde voc tambm vai encontrar um papo de primeira, pi italiano, ecco!

Polyana Tomazini enfermeira, e coordenadora da equipe de sade da Unidade de Ateno Primria da Sade de Santo Antnio do Leite. Essa Unidade atende, alm do nosso distrito, as comunidades de Engenheiro Corra, Miguel Burnier e Mota, totalizando cerca de trs mil habitantes. Ela se desloca para atendimento semanal para estes outros distritos e acumulas, sem gratificao, o cargo de gerente do nosso posto. Para Polyana seria fundamental a contratao de um gerente de fato, para que ela possa exercer melhor a sua atividade fim, ou seja, a de enfermeira. Dentro desse quadro, ela e sua equipe procuram aprimorar a ateno bsica a todos os pacientes, normatizando as consultas e orientando os usurios. Ela recomenda: ao se sentir doente, as pessoas devem se dirigir imediatamente unidade ou, se impossibilitado for, ligar. Se for constatada urgncia ou emergncia, o paciente ter atendimento imediato ou encaminhado a outros centros, como por exemplo, a UPA de Cachoeira. Se no, este passa pelo Acolhimento, e uma consulta ser marcada. Para os pacientes portadores de doenas crnicas, como, por exemplo, hipertensos e diabticos, e que fazem uso contnuo de medicamentos, fundamental no deixar o prazo de validade da receita vencer, pois o atendimento na maioria dos casos, no imediato, requerendo, muitas vezes, dias para a consulta e obteno de nova receita para retirada dos medicamentos, tanto na farmcia da UPA de Cachoeira, como na Farmcia Popular. Ela lembra que as receitas tm validades diferentes: para a Farmcia popular de 4 meses; para a UPA, a receita vale por 6 meses a partir da data da emisso. Outras regras so observadas para os medicamentos controlados. No dia da consulta, o usurio deve procurar a recepo dos posto e aguardar a sua vez. Quanto aos exames de laboratrio, Polyana adverte que cada unidade tem uma cota mensal e prioridade para gestantes, idosos e doentes graves. Por fim, mas no menos importante, ela enfatiza que, a funo das Unidades de preveno e de promoo sade, bem como ateno acessvel, integrada e continuada de todos os usurios. Para o melhor funcionamento do nosso posto ponto pacfico de que haja uma colaborao dos pacientes quanto s estas normas, sendo imprescindvel o empenho de todos.

Bandeirantes Grill
Cachoeira do Campo surpreende. Quem diria que, almoar um fil de salmo ao molho de alcaparras, com salada variada e uma boa massa e a preos acessveis nossas combalidas algibeiras, fosse privilgio de uns poucos? E para o paladar dos mais conservadores tambm tem a tradicional comida mineira, com direito a umbigo de banana, tropeiro e couve. No falta aquele churrasco habilmente talhado pelo mestre Giovanni, bem como a simpatia de seus proprietrios, sempre inovando. O ambiente, ah, o ambiente...ar condicionado e um fundo musical da legtima MPB. Terno e gravata? No, parece at que precisa, mas l descontrao pura. Confira.

DENGUE No vero passado, a dengue bateu em nossas portas, mas fomos mais uma vez salvos.... por pouco. Os mosquitos tm aqui o seu habitat e esto sadios, por enquanto. At picarem um ser humano contaminado pelo virus. Com a chegada do frio, a epidemia ficou mais controlada, mas os ovos do transmissor depositados em guas paradas estaro vivos at o prximo vero. A nica forma vivel de se controlar com eficcia a doena, por enquanto, pelo combate ao mosquito, eliminando os seus focos. nica. E depende s da mudana de hbitos e atitudes de ns, os humanos. Ns no ganhamos a guerra. A luta continua, companheiros.

Sol e Luar
Se voc quer algo extico, um sol com lua, ou lua com sol, mas sempre um bom motivo para um rstico com muita arte, tira gosto variado e uma boa cerveja gelada; vale a pena conhecer o Sol e Luar. Ali no Gouveia, logo atrs do Salo Comunitrio. A FALTA DE MEDICAMENTOS NA UPA Governantes que nos poupem!!! A questo da sade deveria ser uma das prioridades de qualquer governo. Tem-se oramento para obras de Copas e Olimpadas, teria que ter tambm para sade dos brasileiros. O que era razovel, agora piorou. Faltam sempre medicamentos na UPA de Cachoeira. O pessoal de l informa que no sabe quando a situao se normalizar. Tristeza maior do que esta ver mes carregando seus bebs voltando de mos vazias depois daquela caminhada at a UPA. Definitivamente, pobre sofre!

Lanchonete Estrada Real


Sucos, aa, doces variados, sorvete, alm de deliciosos e avantajados caldos. Agora sob nova direo e com uma saborosa cerveja gelada. A lanchonete Estrada Real fica na Chapada. bom dar uma conferida.

O LIXO DO LEITE
Segunda parte O fim da Segunda Guerra Mundial trouxe para os Estados Unidos, o retorno de milhares de soldados ao pas e um grande problema para a economia americana. Como alocar este enorme contingente de pracinhas em um mercado de trabalho sem vagas? Um economista local deu a soluo: o fim do bem durvel e o incio do bem descartvel. Com a implementao desta idia, aumentou a rotatividade da produo industrial, resolveu a questo do emprego na poca e mudou os costumes do mundo com a criao do descartvel. Do carro ao refrigerante, hoje quase tudo descartvel. E o destino deste aquele saco plstico preto, tambm descartvel, que deixado o mais longe possvel das nossas casas, para seu eventual recolhimento por caminhes da Prefeitura. O tal economista americano pode ter dado uma soluo imediata para a vida dos american boys, mas criou um problema enorme para o mundo: o aumento do lixo. Plstico, pets, latas, vidro, isopor, papel, papelo, pilhas e at mveis e eletrodomsticos fazem parte do nosso lixo, com o destino certo para os lixes ou aterros ditos sanitrios, os quais poluem, por atacado, o meio ambiente. Esta a soluo apresentada por grande parte dos municpios mineiros, inclusive o de Ouro Preto. O lixo do nosso municpio jogado fora e pouco dele reaproveitado ou reciclado. Se em nosso cotidiano o lixo desprezado, o mesmo pode-se dizer que, aqui na Vila Rica, o tratamento do assunto no dos mais privilegiados aos olhos dos prefeitos e vereadores. Existem leis que incentivam o municpio e moradores coleta seletiva; s cumpri-las. Mas os nossos alcaides e edis esto mais preocupados com projetos faranicos, como tneis e aeroportos. Projetos comezinhos, como a coleta seletiva, so deixados pra l porque no geram...votos. Polticos parte, leitenses frente. O Infoleite quer contribuir para o estabelecimento da coleta e comercializao dos reciclados no distrito. Cremos que isso vivel e j existem pessoas interessadas na compra de pets e outros plsticos, papelo, papel e vidro. Voc estaria disposto a participar desta campanha? se estiver, deixe sua sugesto por escrito de como faz-la no correio daqui, ou atravs de e-mail ou do Facebook. As solues dos problemas do Leite, como o lixo, s daro com a participao efetiva de cada um de seus moradores. Se a prefeitura incompetente para resolv-los, ser que tambm somos? Falando com Flvio: (autor da Lei Complementar n113) Flvio Andrade o autor da lei que reduz o valor do IPTU aos contribuintes que se cadastraram na Prefeitura de Ouro Preto em razo das suas adeses coleta seletiva do lixo. Para Flvio, o desconto ainda pequeno, mas um avano. A populao respondeu de pronto e cerca de quinhentas pessoas aderiram ao programa na primeira semana aps a promulgao de lei, em 2012. O ambientalista acrescenta que o problema do lixo crnico em nosso municpio. A Prefeitura, atravs de uma empresa terceirizada, recolhe cerca de 45 toneladas de lixo por dia, coleta em todos os distritos e na sede, sendo despejado, depois de viagens de at 50 Km, na localidade da Rancharia, na estrada para Santa Rita. Este lixo, denominado de aterro controlado, est saturado e com o tempo de vencimento esgotado. Segundo Flvio, a separao do lixo poderia ser feita na casa de cada cidado, destinando o material reciclvel a alguma associao de catadores. Uma Opinio contrria a Lei Complementar n 113 Segundo, M.E. Scalzo, da nossa equipe, e moradora de Ouro Preto a lei ainda injusta, pois, premia os habitantes com maiores recursos. A instalao de equipamentos para capacitao de energia solar e de armazenamento de guas pluvias, tem custo elevado.

SEU DISTRITO
A estrada para Cachoeira do Campo corre srios riscos, e
corremos todos que por ela trafegam. Est cheia de defeitos na pista de rolamento, alm de ser muito perigosa devido ao seu planejamento. Ela agora apresenta problemas generalizados no seu leito e uma cratera se abrindo, dia aps dia, corroendo de forma lenta, porm, gradualmente, o barranco. Sempre bom lembrar que esse caminho est no meio de voorocas. E para complicar a situao, alguns desavisados, perto dali, tornaram o pouco do acostamento que ela tem, em um lixo, o que aumenta a eroso local. Os acidentes so constantes, a prudncia de muitos motoristas no ajuda, assim como o descaso de todos ns. E para complicar temos ainda os carretes, que com seu peso agrava mais ainda a situao. Perder esta estrada, mesmo de forma temporria, ser um grande transtorno para ns, moradores, que dependemos, muitas vezes ao dia, de suas boas condies. E por falar em carretes... Em uma tentativa de evitar maiores problemas, recentemente, limparam e cercaram a rea. Ser que os desavisados estariam agora...avisados? CARRETES NO LEITE Carregando brita, da Bemil at a Gerdau, em Engenheiro Corra, os carretes passam por aqui, diariamente, fazendo barulho, quebrando estradas, ameaando motoristas, pedestres e o nosso patrimnio, continuam circulando revelia da populao. O Leite no um mimerioduto, e se eles, os empresrios, que se apropriam do espao pblico para o lucro fcil, vo caar as facilidades em outras parquias. Leitenses, manifestem-se!!! O CAMPO DO CATTE Parabns aos moradores do Catete! Quiseram fazer um campo de futebol e esto fazendo. Com as prprias mos. Fizeram dvidas pessoais em depsitos de construo, organizaram mutires de trabalhos, abriram livro de ouro, enfim, correram atrs. O campo est l. A idia e a sua execuo foi exclusivamente dos moradores de Catte...A vieram os polticos... depois da ona morta que aparecem os valentes. O DOM BOSCO NOSSO Corre de boca pequena que, a antiga Gaiola Dourada j estaria quase na mo da Educao, contrariando o Turismo. H quem tambm diga que a soluo seria salomnica, dividindo a rea entre seus postulantes, a UFOP e Polcia Militar. Algum leitor sabe de outra? Nesse tempo de imprensa discreta, s nos restam, a internet e a boca pequena. FESTAS JUNINAS Estamos naquele tempo de festas juninas, um momento importante na nossa cultura. Aqui no SA do Leite, tivemos a tradicional festa do Catte, no dia 15, com um recorde de pblico. A alegria, foi animada por Edson e Nazareno, no forr, e Didico e sua turma que puxaram a quadrilha, durou at as primeiras horas da manh. No houve policiamento, nem confuses. S animao. No dia 22, a festa na Chapada, na pracinha, j denominada da Praa Nossa, com novidades no coreto, acolheu a festa de So Joo, tradicional comemorao. Com muita bandeirolas coloridas, arcos de bambu e fogueira, muita msica e dana, quento, canjica, bala para a meninada, caldos e um delicioso tropeiro, a animao durou da tarde de Sbado at madrugada de domingo. Claro, a quadrilha teve seu espao no intervalo do Didico do Bandolim e sua Banda. Uma presena bastante significativa do pessoal que refletiu a satisfao de poder compartilhar de um espao agradvel para a comunidade. E vamos l, no caminho da roa que ano que vem tem mais. Parabns aos organizadores!

O lixo

(Patrizzia Rampazzo)

Dejetos - Escria - imundice - Lixo = tudo aquilo que no presta e se deita fora. Deita fora? Como isto? Sim, deita fora da casa, deita l na rua. Lixo em toda parte, em todas as ruas. Lixo j faz parte da paisagem. Paisagem para ratos, mosquitos, baratas, bactrias e doenas! Paisagem na qual voc pisa toda hora e traz para dentro de sua casa, o lixo que l voc deitou de uma forma invisvel, mas que l voc deixou. Sejamos conscientes; para deixar as doenas fora de casa, mantenha limpa a rua, deixe o lixo para o lixeiro recolher no dia certo, at l, mantenha-o guardado no seu quintal. Seja saudvel e ajude tambm seu vizinho s-lo! Preserve a vida - preserve o planeta. Para preservar a vida, preserve o seu entorno.

Anda mungkin juga menyukai