Anda di halaman 1dari 8

AUTOMAO DE BIBLIOTECAS

a utilizao da informtica visando modernizar e aperfeioar as rotinas, produtos e servios de uma biblioteca. Mas automatizar uma biblioteca no somente introduzir computadores e instalar um software de gerenciamento de acervo, e sim um planejamento sistemtico que envolve recursos humanos, treinamento de pessoal e pesquisa sistemtica de todo os processos administrativos da instituio. Gerenciar, selecionar e avaliar softwares de automao de biblioteca uma atividade fundamental para o bibliotecrio e este deve se manter atualizado com a literatura da rea e com o mercado.

3 elementos fundamentais para automao de bibliotecas


ISO 2709 A norma ISO 2709 Documentation Format for Bibliographic Interchange on Magnetic Tape foi desenvolvida pelo Comit Tcnico ISO/TC 46, Informao e Documentao, Subcomit SC 4 Aplicativos de computador na informao e documentao, da International Organization for Standardization (ISO). Esta norma especifica os requisitos para o formato de intercmbio de registros

bibliogrfica. No define a extenso do contedo de documentos individuais e nem designa significado algum para os pargrafos, indicadores ou identificadores, sendo essas especificaes as funes dos formatos de implementao. Os dados, em meio magntico, esto estruturados de forma a possibilitar o intercmbio de registros bibliogrficos. Porm, esta caracterstica no elimina a incompatibilidade entre os registros que utilizam diferentes formatos de entrada e, principalmente, diferentes regras de entrada de dados. A ISO se preocupa em apresentar uma estrutura generalizada, ou seja, um arcabouo projetado especialmente para a comunicao entre sistemas de processamento de dados, e no para uso como formato de processamento dentro dos sistemas. Da forma como foi estruturada, item indispensvel que deve ser contemplado pelos produtores de softwares para automao de bibliotecas, pois possibilita a padronizao entre registros no que se refere estrutura para intercmbio de informaes que, do ponto de vista tcnico, a base filosfica que norteia, direciona e fundamenta as aes de uma biblioteca. Este preceito legitima o uso desta norma nos processos de automao.

Z39.50 Protocolo originalmente proposto em 1984 para ser utilizado com informaes bibliogrficas pela National Information Standard Organization (NISO). Foram disponibilizadas as verses 1988, 1992, 1994 e, finalmente, aprovado com a verso 1995. o protocolo prprio para recuperao de informao bibliogrfica de computador para computador, possibilitando ao usurio de um sistema pesquisar e recuperar informaes de outro sistema, ambos implementados neste padro. Especifica formatos e procedimentos administrando a troca de mensagens entre um cliente e um servidor, habilitando o cliente a solicitar que o servidor consulte um banco de dados, identifique registros e recupere um ou todos os dados identificados. Destina-se comunicao entre aplicaes para recuperao de informaes, e no promove a interao entre o cliente e o usurio. O cliente o computador pessoal ou a estao de trabalho do usurio que executa parte ou todo o processamento do aplicativo. O servidor o computador central que mantm os bancos de dados e atende a solicitaes dos clientes. O padro Z39.50 um padro de midleware cliente-servidor. Isto quer dizer que fica entre a comunicao do cliente com o servidor. Com o uso deste padro, permite-se que determinado servidor possa usar os servios de diversos servidores ou fornecedores diferentes, e um determinado servidor possa prestar servios para diversos clientes ou fornecedores. Para exemplificar e melhor esclarecer, se este protocolo no existisse, a biblioteca que quisesse recuperar registros bibliogrficos de vrios bancos de dados deveria dispor de tantos clientes quantos fossem os catlogos ou bancos de dados que se quisesse consultar. Certamente mais um instrumento tecnolgico disponvel para facilitar o processo de intercmbio bibliogrfico. As informaes aqui apresentadas sobre o Protocolo Z39.50 so aquelas necessrias e suficientes compreenso do bibliotecrio. Tal qual a ISSO 2709, este protocolo deve ser utilizado com maior habilidade pelos analistas de sistemas do que pelo bibliotecrio.

CONVERSO RETROSPECTIVA As bibliotecas, ao iniciar o processo de automao, possuem, na maioria das vezes, um acervo acumulado contendo o registro bibliogrfico de diversos tipos de documentos, acervo este organizado manualmente com a elaborao de fichas catalogrficas dispostas em ordem alfabtica por autor, ttulo e assunto, ou mesmo em sistemas informatizados. Qualquer que seja a opo pelo software, a biblioteca precisar incluir estes registros no novo sistema. A esta ao denomina-se Converso Retrospectiva (CR), que significa converter os dados existentes para que sejam utilizados pela novo software.

Em resumo, para a automao de bibliotecas sum software deve casar bem ISO 2709, o protocolo Z39.50 e o formato MARC, que est detalhado na parte especfica de catalogao. SOFTWARES UTILIZADOS POR ALGUMAS BIBLIOTECAS BRASILEIRAS RVBI - ALEPH PGR - PERGAMUM PGT - PERGAMUM USP - ALEPH/DEDALUS IBICT - PHL INMETRO - SYSBIBLI UNIFESP - PHL UFMG - PERGAMUM UFPE - PERGAMUM ABL - SOPHIA TCU - SOPHIA SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE SP - ALEXANDRIA UNB - PERGAMUM FIOCRUZ - PHL INPI - PERGAMUM INPE - SOPHIA ITA - SOPHIA TRT 2(SP) - SIABI MPF e MPT PERGAMUM

INDEXAO

Indexar construir representaes do contedo do documento numa forma que se preste a sua incluso em algum tipo de base de dados. Etapas da indexao: Em geral, as etapas so: O conhecimento prvio do documento; A determinao de seu tema principal; A identificao do elementos do contedo que devem ser descritos e a extrao dos termos correspondentes; A verificao da pertinncia dos termos escolhidos; A traduo do termos da linguagem natural para termos correspondentes da linguagem documentria, se for o caso; A verificao da pertinncia da descrio; A formalizao da descrio quando o sistema prev regra especiais de apresentao ou de escrita. Para Lancaster: 1. Anlise conceitual identificar os assuntos, os conceitos tratados no documento. 2. Traduo a converso da anlise conceitual num determinado conjunto de termos de indexao. Para Robredo: 1 anlise conceitual do contedo significativo do documento, ou seja, identificao do assunto; 2 expresso desta anlise atravs de um conjunto de palavras, frases ou cdigos que representem o assunto; 3 traduo das descries de assuntos relevantes para a linguagem de indexao; 4 organizao das descries padronizadas dos assuntos de acordo com a sintaxe da linguagem de indexao.

Vocabulrios controlados: so essencialmente uma lista de termos autorizados. Sua importncia se deve a: Controlar sinnimos, optando por uma nica forma padronizada, com remissivas para as outras. Diferenciar homgrafos; Reunir ou ligar termos cujos significados apresentem uma relao mais estreita entre si. Identifica-se trs tipos de vocabulrios controlados: Classificaes bibliogrficas (como CDU, CDD, CDDir, BLISS), listas de cabealhos de assuntos (como o LCSH), e tesauros.

INDEXAO: Conceitos e definies importantes

Derivao X Atribuio Indexao por derivao, ou derivada, ou derivativa, ou ainda, por extrao, palavras ou expresses que realmente ocorrem no documento so selecionadas para representar o seu contedo temtico. Uma forma primitiva de indexao derivada o Unitermo, que emprega apenas termos formados por uma nica palavra tirada do documento. Indexao por atribuio, ou atributiva, envolve a atribuio de termos ao documento a partir de uma fonte que no o prprio documento. Exaustividade X Especificidade Exaustividade: quantidade de termos que descrevem um documento. Especifidade: quantidade de termos especficos que descrevem um documento.

Preciso X Revocao Preciso: quantidade de documentos teis encontrados. Ou, como coloca Lancaster, capacidade de evitar documentos inteis. Revocao (Recall): quantidade de documentos recuperados.

Pr-coordenao X Ps-Coordenao Pr-coordenao: os termos j esto combinados no momento da indexao, como nos Vocabulrios controlados, nas Listas de cabealhos de assunto, e nas classificaes bibliogrficas. Ps-coordenados: os termos so combinados no momento da busca. Entre as formas de melhorar a indexao, destacam-se: Indexao ponderada: consiste em atribuir pesos aos termos, de forma que o termo mais importante tenha mais peso na indexao. Termo Peso A 10 B 5 C 1 Elos entre termos: um meio de evitar falsas associaes. O documento segmentado em subdocumentos, cada um deles referindo-se a um assunto separado ainda que os asuntos de cada um estejam intimamente relacionados entre si. Oriente Mdio, Naes rabe, Lderes poltico, Israel, Egito Opinio pblica, Pesquisas por telefone, Estados Unidos, Atitudes, Oriente Mdio Estados Unidos, Ajuda externa, Egito, Israel Conferncias de Paz, Oriente Mdio Indicadores de funo: tem como funo evitar a relao incorreta entre os termos. So cdigos que tornam explcitas as relaes entre os termos. Os elos e funes foram introduzidos na dcada de 1960. KWIC(Keyword in context)|KWOC(KW out of context) So ndices pr-coordenados. A diferena que nos ndices KWOC as palavraschave so repetidas fora do contexto, usadas como se fosses cabealhos de assunto. H ainda o ndica KWAC ( Keyword and Context), cuja distino do ndice KWOC, segundo Lancaster (2004), no muito til. Coerncia na indexao Coerncia interindexadores: quando vrios indexadores concordam com a indexao. Coerncia intra-indexador: quando o indexador concorda com suas indexaes anteriores. Caractersticas dos ndices pr-coordenados: 1. difcil representar a multidimensionalidade das relaes entre os termos. 2. Os termos somente podem ser listados numa determinada sequncia, o que implica que o primeiro mais importante que os demais.

3. No fcil, seno impossvel, combinar termo no momento em que se faz a busca. SLIC (Selective Listing in Combination) um programa que organiza a sequncia de termos em ordem alfabtica. PRECIS (Preserved Context Indexing System) um sistema de indexao de assuntos que emprega a pr-coordenao para o registro temtico da informao. Proporciona um contexto para o termo.

Leitura do indexador e qualidade da indexao:


O que o indexador deve ler para fazer a indexao?

Ttulo Resumo (se houver) Sumrio Introduo, frases e pargrafos de abertura de captulos, e as concluses; Ilustraes, grficos, tabelas e legendas; Palavras ou grupos de palavras que apaream sublinhados ou impressos com destaque.
Fatores que influenciam a qualidade da indexao so fatores que se refletem diretamente na qualidade da indexao. No podemos esquecer que quem faz a indexao um ser humano, com sua nica histria de vida, susceptvel s vrias nuances do ambiente, do documento, etc. Vejamos os fatores colocados por Lancaster(2004) Ligados ao Indexador

Conhecimento do assunto Experincia Concentrao Capacidade de leitura e compreenso

Ligados ao documento

Contedo temtico Complexidade Lngua e linguagem Extenso Apresentao e sumarizao

Fatores ambientais

Calor/Refrigerao Iluminao Rudo


Ligados ao vocabulrio

Especifidade/Sintaxe Ambiguidade/Impreciso Qualidade do vocabulrio de entradas Qualidade da estrutura Disponibilidade de instrumentos auxiliares afins

Ligados ao processo

Tipo de indexao Regras e instrues Produtividade exigida Exaustividade da indexao

Anda mungkin juga menyukai