Anda di halaman 1dari 7

ASPECTOS SOCIOLGICOS E AS QUESTES DE CIDADANIA NA DANA NA ESCOLA Carmem Meira1

Para que o aluno venha desenvolver sua conscincia de cidadania, torna-se necessrio buscar meios e analisar fatores que possam contribuir para que este objetivo seja alcanado, diante desta necessidade se deve observar o universo deste aluno, seu comportamento, sua relao social e sua forma de ver o mundo. Com esta anlise o aluno poder entender seus direitos e seus deveres de forma clara e objetiva, tornando-o um cidado crtico e atuante na sociedade. Um dos fatores importantssimos e indispensveis na vida e na formao do ser humano a educao, atravs dela o ser humano cresce e desenvolvese, abrindo as portas para o conhecimento e construindo um alicerce fundamental para sua vivncia social e profissional.
A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (LDB/ 1996)

Este desenvolvimento produzido pela educao, no que diz respeito dana, abre um amplo caminho para diversas possibilidades nela encontradas, pois na dana o indivduo redescobre seu corpo, suas possibilidades e como o mesmo atua no mundo. Sobre este assunto, Marques (1999), afirma que a dana produz conhecimento, fazendo com que o ser humano possa se expressar e vivenciar uma experincia esttica, sendo elemento para a sua educao social, trabalhando na sala de aula a comunicao e a expresso na interao constante entre professor e aluno, formando um espao artstico dentro da escola, indispensvel para a educao no mundo contemporneo. Vemos que dana e educao se interligam neste processo de conscientizao da cidadania, promovendo a ampliao do conhecimento
1

Professora de arte e educao, rea de dana no CMAE Anbal Bea SEMED/AM

deste aluno, fazendo com que o mesmo possa se expressar de maneira livre e consciente, tambm aprendendo a fazer leituras sobre obras e espetculos artsticos, tendo um novo olhar sobre estes. Todas estas propostas sobre dana no ambiente escolar vm gerar mudanas no contexto da sociedade e ambas sofrem mudanas, pois assim como o mundo evolui, a sociedade tambm passa por transformaes, o que tambm interfere na dana. Citando Santos (2003), a dana tem evoludo constantemente, sendo isto retratado em sua histria. Todas essas mudanas ocorridas vm favorecer os educadores em geral, que so beneficiados com um maior nmero de possibilidades, especialmente na escola. Devido essas mudanas a dana no mais vista como uma simples reproduo ou cpia de algo ou algum, mas torna-se hoje instrumento poderoso de socializao e educao se desenvolvida de maneira criativa, expressiva e comunicativa, pois possui diversas possibilidades de linguagem corporal. A importncia da dana na educao e na sociabilizao dos alunos de que ela possa vir atuar como agente transformador, pois como afirma o coregrafo Maurice Bjart, ela to importante quanto falar, contar ou aprender geografia. Ainda afirma o coregrafo Bjart, de acordo com Santos (2003), que cada uma das pessoas precisa sair de um espetculo, do qual tenha apreciado, pensando no problema apresentado, encarando-o ao nvel de existncia, trazendo a satisfao interior para a sua realidade. Observa-se nesta afirmao o quo importante a ao da dana na sociedade, o poder transformador de conscientizao que possui,

transformando mentalidades, promovendo uma significativa melhoria na realidade de alunos em situao de risco social. Verifica-se que: O lugar da dana nas casas, nas ruas, na vida (Garaudy apud Santos, 2003, p.2), s assim a dana poder exercer seu papel com xito. Todas essas afirmaes vm justificar a presena da dana na escola, pois as experincias vivenciadas por cada aluno, atravs dos movimentos realizados e aprendidos, sero vivenciadas e refletidas no seu cotidiano, sendo resultado desta ao transformadora.

A tenso permanece entre a prtica e a teoria, est na inter-relao dinmica e complexa de ambas, as quais so expresses da ao social humana. Portanto, os conflitos reforam um dos papis instigantes da dana como linguagem (Gamboa apud Santos 2003, p. 2).

Vivenciar a dana trazer tambm conflitos tona, pois como fora supracitado, h uma verdadeira tenso entre a teoria e a prtica, pois a complexidade da dana traz questes sobre a vida e a sociedade, falando sobre poltica, esttica, educao entre outros. A presena da dana na escola, traz experincias do movimento humano, promovendo o resgate cultural e social, atravs destas vivncias, porm no deve ser aplicada como um modelo de padro estabelecido, pois como j se afirmou a dana vai muito alm de simples repeties de movimentos, suas possibilidades criativas so diversas, negligenci-las seria tornar o ensino obsoleto e fora de contexto.
Ensinar e aprender a dana vivenciar, criar, expressar, brincar com o prprio corpo; deixar-se levar pela descoberta de inimaginveis movimentos, descobrir no corpo que o que certo pode estar errado e o que errado pode estar certo. Com relao ao belo, no existe para ele uma regra, uma viso unilateral, e sim multiplicidades, polissemias, dilogos e dialticas (Santos, 2003, p. 2).

Observados todos estes fatores, pode-se dizer que a dana faz parte da vida, ela ensina sobre como lidar e como conhecer o prprio corpo de uma maneira alegre e prazerosa, no existindo regras ou modelos preestabelecidos, levando o aluno a educar-se e preparando-o para o exerccio consciente da cidadania. Atravs das brincadeiras e criaes vivenciadas e aprendidas por este aluno, a cada gesto, a cada movimento, ele poder conhecer e entender o mundo de uma nova forma, entendendo seus significados na interao tempo e espao, sentindo, pensando e agindo, dando nfase criatividade de cada um. Sobre este assunto, Ostrwer (1987), fala do significado da criao, sendo o homem potencialmente e no excepcionalmente criador, pois a realidade que se prope de que o aluno possa reconhecer a arte como um meio de comunicao entre escola e sociedade, como elemento instigante, capaz de transformar atravs de uma ao social. No se prope que este

aluno venha tornar-se um artista, mas que venha obter e ampliar seu grau de conhecimento. Pensando sobre isto, devemos buscar meios para que este processo de dana-educao seja desenvolvido de uma forma em que os alunos possam sentir-se livres para expressar-se e comunicar-se, no esquecendo que os principais objetivos so a incluso social, a humanizao, a ludicidade, as diversas estticas e os princpios artsticos. A escola no deve buscar a perfeio nas danas realizadas em seu ambiente, deve sim, observar as possibilidades criativas que pode-se encontrar atravs deste trabalho e todo o conhecimento que ele gera na vida do aluno. A exemplo disso, podemos verificar o desenvolvimento deste aluno que torna-se criativo, espontneo, adquire autodisciplina e concentrao, alm de desenvolver um melhor relacionamento pessoal. Da se v a importncia de levarmos esta ao para dentro e fora da escola, pois toda a sociedade precisa conscientiza-se do papel da arte e seus benefcios.
importante introduzir a arte do movimento no currculo escolar, nas creches, fbricas, ruas e bibliotecas, ou seja, nos diversos espaos educativos, formais e informais, para os diferentes grupos, de forma que todos possam vivenciar e experienciar a dana, sentir e conhecer a sua prpria histria e expressar sua emoo (Arruda apud Santos 2003, p. 3).

Vemos desta forma que o processo dana-educao vai alm do universo da escola podendo atuar de forma positiva no contexto social, interferindo na vida e no cotidiano das pessoas de forma a promover o conhecimento e o fortalecimento de sua cultura. O que se pode perceber que a dana sempre esteve inserida no contexto social e cultural, com sua importncia e necessidade na vida do homem, pois como afirma Bregolato (2000), a dana sempre esteve presente na vida ser humano em diversas ocasies importantes como no nascimento, nos funerais, na vida religiosa e nas colheitas. Utilizava-se de suas danas para prestar culto aos seus deuses, expressando toda sua emoo atravs do movimento.

Diante dessas afirmaes, podemos constatar que a dana faz parte da vida do homem e principalmente no que diz respeito a sua socializao, pois como j anteriormente citado, o homem sempre realizou suas danas em meio a ocasies importantes nas quais sempre esteve em conjunto com os demais, como por exemplo, nas danas indgenas. Citando Bregolato (2000), realizar as danas indgenas significa promover o resgate da mais legtima cultura brasileira e para os alunos, realizla constitui-se em conhecer o porqu de sua criao e de suas expresses, fazendo com que esta cultura se propague e as razes nacionais sejam valorizadas. Este conhecimento sobre cultura vem trazer enriquecimento vida do aluno que passa a conhecer outras realidades, como no caso, a indgena onde pode compreender os significados e a histria deste povo, contribuindo para o fim do preconceito, aprendendo a respeitar e ser respeitado. Neste aprendizado sobre cultura, respeito e quebra de preconceitos verifica-se que a educao vem assumir neste contexto um fator de suma importncia, sobre isso Herkenhoff (2001, p. 54) declara:

A Educao Popular para os Direitos Humanos pode jogar um papel decisivo no crescimento da cidadania, na formao da conscincia da dignidade inerente a todo ser humano e, mesmo num estgio mais avanado, na conscincia da grandeza de todos os seres, como expresso csmica da criao.

Esta educao vem apontar diretamente ao que aqui se prope, a conscincia de cidadania e como verificamos, ela se desenvolve na vida do ser humano como fator decisivo, ou seja, como alicerce para a sua formao e compreenso de sua existncia. Na dana educao esta realidade desenvolve-se claramente, pois como afirma Marques (1999), o aluno interage, percebe e imagina dentro de seu mundo, compreendendo-o atravs dos contextos apresentados e transformando-os, desta forma consegue ter um melhor entendimento sobre arte, educao e sociedade. Percebe-se neste contexto, uma verdadeira ligao e a necessidade da arte no contexto escolar, pois o desenvolvimento do aluno e seu entendimento

em relao sociedade torna-se ampliado, fazendo com que este aluno compreenda e saiba lidar com as questes pertinentes ao seu contexto social. Nesta questo ainda cabe ressaltar o papel do professor que conforme Marques (1999), deve estabelecer um dilogo constante com o aluno, gerando uma infinitude de conhecimentos, que tambm geraro uma ampla rede de significados na relao entre arte e sociedade. vlido ressaltar que o aluno no um mero receptor neste processo, conforme Herkenhoff (2001, p. 54):
A educao no uma doao dos que julgam saber aos que se supe nada saibam. O educador no a antinomia do educando. Deve ser recusada, como acanhada, a concepo que v o educando como arquivista de dados fornecidos pelo educador. Rejeite-se por imprestvel, a passividade do educando, na dinmica do processo educacional. Diga-se no a educao paternalista. No ao programa imposto e ao ritmo preestabelecido. No a autosuficincia do educador.

Vemos assim que tanto professor como aluno deve estabelecer um dilogo para que a proposta educacional possa alcanar seus objetivos, sendo uma troca constante entre ambos, em uma relao horizontal. Herkenhoff (2001), ainda afirma que na educao libertadora a comunicao um ponto fundamental e que esta educao busca fazer do ser humano um agente transformador no mundo, onde os marginalizados possam refletir sobre sua realidade, compreendendo e indo a encontro de caminhos que possam melhorar sua condio social. Analisando por este prisma, a educao entra como forte aliado neste processo, pois se abrem novas possibilidades para as pessoas em situao de risco social, que encontram na dana contribuies necessrias para seu desenvolvimento. Sobre isso os PCNS, afirmam que a dana contribui para este desenvolvimento, no que diz respeito construo da imagem corporal, conjunto parcial de caractersticas indispensveis para seu crescimento individual e sua conscincia social. Sendo de extrema importncia na formao humana, no pode ser descartado da escola o ensino de dana, devido a esses fatores que produzem mudanas e transformaes necessrias tanto vida destes alunos quanto a

sociedade como um todo, que como notrio perceber, tambm ser influenciada por esta ao educativa. Cabe levar a estes alunos um ensino comprometido com um processo de formao e desenvolvimento humanizador do sujeito, trazendo a eles a oportunidade de conhecer a dana, pois dificilmente poderiam ter contato com esta arte a no ser no ambiente escolar, assim a dana pode ser proporcionada como uma ao educativa e cultural, repleta de sentidos e significados, contribuindo para a construo da cidadania destes alunos.
Art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. (Estatuto da Criana e do Adolescente)

Sendo a arte e a cultura direitos assegurados para a criana e o adolescente, vemos a necessidade de expandirmos o ensino dana a comear pelas escolas, para que estes direitos sejam realmente vlidos e possam melhorar a realidade de vida dos alunos envolvidos nesta proposta de danaeducao. Como observado nos pargrafos anteriores, podemos constatar que a dana educao vem agir de forma a contribuir para o processo de conscincia da cidadania dos alunos envolvidos neste processo, atravs de propostas educacionais que atuem de acordo com a realidade dos mesmos, tornando-os conhecedores de seus direitos e deveres para consigo mesmo e para com a sociedade.

Anda mungkin juga menyukai